NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 101, 102, 103 e 104
Professor: Filipe Afonso Froes Silva
Email: filipeacorianos@gmail.com
WhatsApp:
Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020
Leia o texto abaixo:
Classificação dos Seres Vivos
A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade
e compreender as relações
filogenéticas entre os organismos.
Inclui a taxonomia (ciência da
descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com
suas normas e princípios) e também a filogenia
(relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a
classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os
cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo
como eles se relacionam evolutivamente.
O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada
taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais
conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a
classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos,
organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.
Para isso se utilizam também características
ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os
táxons em questão. é a esse conjunto de investigações a respeito dos
táxons que se dá o nome de Sistemática. Nos últimos anos têm
sido tentadas classificações baseadas na semelhança entre genomas,
com grandes avanços em algumas áreas, especialmente quando se juntam a essas
informações aquelas oriundas dos outros campos da Biologia.
A classificação dos seres vivos é parte da
sistemática, ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a
coleta, preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de
várias áreas de pesquisa biológica.
O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles
no século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução e por terem
ou não sangue vermelho. O seu discípulo Teofrasto classificou as plantas por
seu uso e forma de cultivo.
Nos séculos XVII e XVIII os botânicos e zoólogos começaram
a delinear o atual sistema de categorias, ainda baseados em características
anatômicas superficiais. No entanto, como a ancestralidade comum pode ser a
causa de tais semelhanças, este sistema demonstrou aproximar-se da natureza, e
continua sendo a base da classificação atual. Lineu fez o primeiro trabalho
extenso de categorização, em 1758, criando a hierarquia atual.
A partir de Darwin a evolução passou a
ser considerada como paradigma central da Biologia, e com isso evidências da
paleontologia sobre formas ancestrais, e da embriologia sobre semelhanças nos
primeiros estágios de vida. No século XX, a genética e a fisiologia tornaram-se
importantes na classificação, como o uso recente da genética molecular na
comparação de códigos genéticos. Programas de computador específicos são usados
na análise matemática dos dados.
Em fevereiro de 2005 Edward Osborne Wilson, professor
aposentado da Universidade de Harvard, onde cunhou o termo biodiversidade
e participou da fundação da sociobiologia, ao defender um "projeto
genoma" da biodiversidade da Terra, propôs a criação de uma base de dados
digital com fotos detalhadas de todas a espécies vivas e a finalização do
projeto Árvore da vida. Em contraposição a uma sistemática baseada na biologia
celular e molecular, Wilson vê a necessidade da sistemática descritiva para
preservar a biodiversidade.
Do ponto de vista econômico, defendem Wilson, Peter Raven
e Dan Brooks, a sistemática pode trazer conhecimentos úteis na biotecnologia, e
na contenção de doenças emergentes. Mais da metade das espécies do planeta é
parasita, e a maioria delas ainda é desconhecida.
De acordo com a classificação vigente as espécies
descritas são agrupadas em gêneros.
Os gêneros são reunidos, se tiverem algumas características em comum, formando
uma família. Famílias, por sua vez, são agrupadas em uma ordem.
Ordens são reunidas em uma classe. Classes de seres vivos são
reunidas em filos. E os filos são, finalmente, componentes de
alguns dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia).
------------------------- Exercícios ---------------------------------
1 - Leia todo o texto com atenção.
2 - Escreva em seu caderno o que julgar importante para seu entendimento.
3 - Agora consulte o material para resolver as questões abaixo:
a - O que é taxionomia e que essa ciência estuda?
b - Porque a taxionomia é importante para o estudo da biologia?
c - De acordo com a classificação vigente as espécies descritas são agrupadas em categorias taxionômicas. Complete os espaços abaixo com a correta ordem:
ESPÉCIE > ______ > _______>_______>_______ >________ > REINO.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
Leia o texto abaixo:
A Filogênese dos Seres Vivos
Quais foram os ancestrais dos répteis (lagartos, cobras) que vivem na Terra
atual?
Essas e outras perguntas relativas à origem dos grandes
grupos de seres vivos eram difíceis de serem respondidas até surgir, em 1859, a
Teoria da evolução Biológica por Seleção Natural, proposta por
Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Com a compreensão de "como" a
evolução biológica ocorre, os biólogos passaram a sugerir hipóteses para
explicar a possível relação de parentesco entre os diversos grupos de seres
vivos.
Diagramas em forma de árvore - elaborados com dados de
anatomia e embriologia comparadas, além de informações derivadas do estudo de
fósseis - mostraram a hipotética origem de grupos a partir de supostos
ancestrais. Essas supostas "árvores genealógicas" ou
"filogenéticas" (do grego, phylon = raça, tribo + génesis
= fonte, origem, início) simbolizavam a história evolutiva dos grupos que eram
comparados, além de sugerir uma provável época de origem para cada um deles.
Como exemplo veja a figura abaixo.
O esquema representa uma provável "história
evolutiva" dos vertebrados. Note que estão representados os grupos atuais
- no topo do esquema - bem como os prováveis ancestrais. Perceba que o grupo
das lampreias (considerados "peixes" sem mandíbula) é bem antigo
(mais de 500 milhões de anos). Já cerca de 150 milhões de anos, provavelmente a
partir de um grupo de dinossauros ancestrais. Note, ainda, que o parentesco
existe entre aves e répteis é maior do que existe entre mamífero e répteis, e
que os três grupos foram originados de um ancestral comum.
Atualmente com um maior número de informações
sobre os grupos taxonômicos passaram-se a utilizar computadores para se gerar
as árvores filogenéticas e os cladogramas
para estabelecer as inúmeras relações entre os seres vivos.
------------------
EXERCÍCIOS -----------------
1-Leia com atenção as perguntas referentes ao texto
sobre “A Filogênese dos Seres Vivos”.
2- Em seu caderno copie e responda estes exercícios.
3-Marque com
(V) para verdadeiro ou (F) para falso:
a) ( ) A Filogenia considera relações de
ancestralidade comum entre grupos.
b) ( ) Árvores filogenéticas são diagramas que
representam relações de ancestralidade e descendências
c) ( ) A Classe Reptilia é
monofilética.
d) ( ) Nas árvores filogenéticas, as bifurcações
representam o surgimento de uma nova espécie (ou grupo).
e) ( ) Lineu foi uma figura notória no que se
diz respeito à adoção das filogenias para o estudo das espécies.
4 - A classificação dos seres vivos baseia-se em
princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um
ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os
grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados
cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da
evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual.
Com base na análise do cladograma considere as afirmativas abaixo:
I. O caráter representado pela letra B corresponde à
semente e pela letra C a flores e frutos.
II. Nos grupos abaixo do caráter representado pela
letra C não ocorrem sementes.
III. Todos os grupos acima do caráter representado
pela letra A, apresentam vasos condutores de seiva.
IV. O caráter representado pela letra C aparece
exclusivamente em Angiospermas.
V. Nos grupos abaixo do caráter representado pela
letra B, a reprodução ocorre independente da água.
Estão corretas as alternativas:
A) I, III e IV.
B) I II, III e V.
C) I, II e III.
D) II, III, IV e V.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.
-------------------------------------------------------------------------------------------FIM
ATIVIDADES DE 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020
https://drive.google.com/file/d/1-2HUkaixttpG67pTV2CrjBbzucuIlwk0/view?usp=sharing
ATIVIDADES DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
https://drive.google.com/open?id=1ICCz3aVl_CIBNjPEbRFjQH1bDS0yczlh
ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020
https://drive.google.com/open?id=1fiunNXJas4uJfIAou8NmiSQFxboc9LkR
ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020
https://drive.google.com/open?id=1cexacW3VoDMb1E1BQlfAdT-wZKTUhmp5
---------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
Leia o texto abaixo:
A Filogênese dos Seres Vivos
Quais foram os ancestrais dos répteis (lagartos, cobras) que vivem na Terra
atual?
Essas e outras perguntas relativas à origem dos grandes
grupos de seres vivos eram difíceis de serem respondidas até surgir, em 1859, a
Teoria da evolução Biológica por Seleção Natural, proposta por
Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Com a compreensão de "como" a
evolução biológica ocorre, os biólogos passaram a sugerir hipóteses para
explicar a possível relação de parentesco entre os diversos grupos de seres
vivos.
Diagramas em forma de árvore - elaborados com dados de
anatomia e embriologia comparadas, além de informações derivadas do estudo de
fósseis - mostraram a hipotética origem de grupos a partir de supostos
ancestrais. Essas supostas "árvores genealógicas" ou
"filogenéticas" (do grego, phylon = raça, tribo + génesis
= fonte, origem, início) simbolizavam a história evolutiva dos grupos que eram
comparados, além de sugerir uma provável época de origem para cada um deles.
Como exemplo veja a figura abaixo.
O esquema representa uma provável "história
evolutiva" dos vertebrados. Note que estão representados os grupos atuais
- no topo do esquema - bem como os prováveis ancestrais. Perceba que o grupo
das lampreias (considerados "peixes" sem mandíbula) é bem antigo
(mais de 500 milhões de anos). Já cerca de 150 milhões de anos, provavelmente a
partir de um grupo de dinossauros ancestrais. Note, ainda, que o parentesco
existe entre aves e répteis é maior do que existe entre mamífero e répteis, e
que os três grupos foram originados de um ancestral comum.
Atualmente com um maior número de informações
sobre os grupos taxonômicos passaram-se a utilizar computadores para se gerar
as árvores filogenéticas e os cladogramas
para estabelecer as inúmeras relações entre os seres vivos.
------------------
EXERCÍCIOS -----------------
1-Leia com atenção as perguntas referentes ao texto
sobre “A Filogênese dos Seres Vivos”.
2- Em seu caderno copie e responda estes exercícios.
3-Marque com
(V) para verdadeiro ou (F) para falso:
a) ( ) A Filogenia considera relações de
ancestralidade comum entre grupos.
b) ( ) Árvores filogenéticas são diagramas que
representam relações de ancestralidade e descendências
c) ( ) A Classe Reptilia é
monofilética.
d) ( ) Nas árvores filogenéticas, as bifurcações
representam o surgimento de uma nova espécie (ou grupo).
e) ( ) Lineu foi uma figura notória no que se
diz respeito à adoção das filogenias para o estudo das espécies.
4 - A classificação dos seres vivos baseia-se em
princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um
ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os
grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados
cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da
evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual.
Com base na análise do cladograma considere as afirmativas abaixo:
I. O caráter representado pela letra B corresponde à
semente e pela letra C a flores e frutos.
II. Nos grupos abaixo do caráter representado pela
letra C não ocorrem sementes.
III. Todos os grupos acima do caráter representado
pela letra A, apresentam vasos condutores de seiva.
IV. O caráter representado pela letra C aparece
exclusivamente em Angiospermas.
V. Nos grupos abaixo do caráter representado pela
letra B, a reprodução ocorre independente da água.
Estão corretas as alternativas:
A) I, III e IV.
B) I II, III e V.
C) I, II e III.
D) II, III, IV e V.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.
B) I II, III e V.
C) I, II e III.
D) II, III, IV e V.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.
-------------------------------------------------------------------------------------------FIM
ATIVIDADES DE 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020
https://drive.google.com/file/d/1-2HUkaixttpG67pTV2CrjBbzucuIlwk0/view?usp=sharing
ATIVIDADES DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
https://drive.google.com/open?id=1ICCz3aVl_CIBNjPEbRFjQH1bDS0yczlh
ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020
https://drive.google.com/open?id=1fiunNXJas4uJfIAou8NmiSQFxboc9LkR
ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020
https://drive.google.com/open?id=1cexacW3VoDMb1E1BQlfAdT-wZKTUhmp5