Páginas


7º ano - Geografia

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




Turmas: 71, 72 e 73

Professor: Alexsandro Barbosa Costa

Email: alex@portalgeobrasil.org

*Mensageiro On-line: clique aqui!

*O mensageiro ficará disponível em datas e horários marcados pela atividade no Blog. Ao liberar a comunicação, sempre fornecer o seu nome, escola e turma, para Tio Alex saber quem é e não ficar "boiando" na frente da tela, com a xícara do Darth Vader cheia de café frio.


Olá turmas!


Eu sou o prof. Alexsandro Costa, mas podem me chamar apenas de prof. Alex para ficar mais prático.

Começamos o ano de uma forma diferente de tudo que já experimentamos antes, um começo isolado, trancados dentro de casa, sem a rotina gostosa da escola, do convívio com os colegas, com os professores e com o poder de ir e vir. 

Apesar de estranho, chato e de certa forma angustiante, a pandemia nos trouxe uma proximidade nunca antes vista por várias gerações e nos aproximou também do sistema online de aulas. 

As aulas a distância ou Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino online que tem a tecnologia como grande aliada e pré-requisito para que a mesma aconteça de maneira eficiente.

Em um EAD, alunos e professores, ou tutores como também são conhecidos, interagem entre si através de um ambiente virtual de aprendizagem, onde estes permanecem separados espacial e/ou temporalmente, não sendo demandado um ambiente físico para ocorrer o processo de aprendizagem.

De forma resumida, se alguém perguntar a você o que é EAD você pode dizer que é um processo de aprendizagem baseado na interatividade, dinamismo e inovação que está transformando profundamente a educação como um todo em nosso país e em todo o mundo.

Caso algum familiar queira ler mais a respeito do EAD no Brasil, pode se informar melhor neste site: http://www.abed.org.br/site/pt/.

Gostaria de se familiarizar um pouco mais com o prof?

Beleza!


Não vale rir hein!

Uma vez que outra eu posto matérias interessantes sobre qualquer coisa. Assim, uma vez que outra, você pode passar por aqui e dar uma lida: https://zykonn.wordpress.com/.

Ei!

Antes de começar a sua viagem pelo Brasil, este sou eu:



Beleza?

Vamos começar!


Todas as atividades de Geografia devem ser feitas no caderno colocando a data referente ao período de estudo, o título do conteúdo, as perguntas ou desafios e as respostas.

Segue um exemplo para ficar bem claro:


Em casos que a atividade tenha algo diferente, haverá toda uma explicação específica para a mesma. Assim, não fique preocupado, o Tio Alex explicará tudo para que não fiquem chateados. Beleza?

Quando o isolamento for cancelado e as aulas recomeçarem, eu irei aplicar em cada caderno com as atividades lindas, completas e brilhantes o carimbo "joinha" do prof. Alex. 

Não conseguiu fazer?
Não estava de "boas" na semana?
Não "rola" fazer tudo em casa por diversos fins?

Não "esquenta" o Tio Alex ajuda e faremos juntos em sala de aula. Assim, não existe "tempo ruim" com Geografia.

Certinho?

Vamos iniciar nossos estudos!




Atividades Referentes ao Período
de 16/03/2020 até 20/03/2020

Titulo:

O Nosso Brasil Parte I

Atividade I:

Ler o texto a seguir sobre o Brasil

TEXTO ATIVIDADE I


Agora que você já leu o Texto da Atividade I, copie as perguntas no seu caderno e responda logo em seguida. Você pode responder após cada pergunta ou tudo no final numerando cada resposta de acordo com a pergunta. Qualquer uma das formas o Tio Alex aprova. 

Vamos ver as perguntas?

1) Qual o nome oficial do Brasil?

2) Quais são os países maiores que o Brasil em área territorial?

3) Quais são os países vizinhos do Brasil?

4) O tamanho do Brasil traz segundo o texto, uma desvantagem. Qual seria esta desvantagem?


ATIVIDADES SEM CADERNO

Use este site para encontrar o Brasil e saber mais sobre nosso país da América do Sul. Nestas atividades, apenas acesse e pratique para descobrir o Brasil nos mapas.


Observe este mapa do mundo e ache o Brasil.





Atividades Referentes ao Período

de 23/03/2020 até 27/03/2020

Titulo:

O Nosso Brasil Parte II

Atividade II:

Ler o texto a seguir sobre o Brasil

TEXTO ATIVIDADE II


Agora que você já leu o Texto da Atividade II, copie as perguntas no seu caderno e responda logo em seguida. Você pode responder após cada pergunta ou tudo no final numerando cada resposta de acordo com a pergunta. Qualquer uma das formas o Tio Alex aprova. 

Vamos ver as perguntas?

1) Por que o Brasil é chamado de País Tropical?

2) Segundo o texto, qual o formato aproximado do Brasil?

3) O Brasil não compartilha fronteira com quais países da América do Sul?

4) Qual o tamanho da fronteira terrestre e marítima do Brasil em Km?


ATIVIDADES SEM CADERNO

Use este site para saber mais sobre o nosso país.

IBGE - Saiba mais sobre o Brasil



Atividades Referentes ao Período

de 30/03/2020 até 03/04/2020

Titulo:

O Nosso Brasil Parte III

Atividade III:

Ler o texto a seguir sobre o Brasil

TEXTO ATIVIDADE III


Agora que você já leu o Texto da Atividade III, copie as perguntas no seu caderno e responda logo em seguida. Você pode responder após cada pergunta ou tudo no final numerando cada resposta de acordo com a pergunta. Qualquer uma das formas o Tio Alex aprova. 

Vamos ver as perguntas?

1) Quais são os quatro pontos extremos do Brasil?

2) Quantos e quais são os fusos horários do Brasil?


ATIVIDADES SEM CADERNO

Leia neste site o que são fusos horários

O QUE SÃO FUSOS HORÁRIOS?

Leia neste site a respeito dos fusos horários do Brasil

FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL

Leia neste site a respeito da extensão, localização e fronteiras do nosso país. Leia com atenção.

BRASIL FRONTEIRAS E TERRITÓRIO




Atividades Referentes ao Período

de 06/04/2020 até 10/04/2020

Titulo:

O Nosso Brasil Parte IV

Atividade IV:

Ler o texto a seguir sobre o Brasil

TEXTO ATIVIDADE IV


Agora que você já leu o Texto da Atividade IV, copie as perguntas no seu caderno e responda logo em seguida. Você pode responder após cada pergunta ou tudo no final numerando cada resposta de acordo com a pergunta. Qualquer uma das formas o Tio Alex aprova. 

Vamos aos desafios do Tio Alex?

1) Qual o maior estado do Brasil? Qual a sua região?

2) Qual o menor estado do Brasil? Qual a sua região?

3) Quantos estados pertencem a região Sul? Quais são estes estados?


ATIVIDADES SEM CADERNO

Neste site você pode obter informação sobre qualquer município ou estado do Brasil. Tente Rio Grande do Sul e depois Viamão. Não precisa anotar nada no caderno, apenas pratique usar o site.

USE ESTE SITE DO IBGE

Aqui você vai acessar um mapa do Brasil com seus estados e suas respectivas regiões.

MAPA DO BRASIL E REGIÕES

Veja logo a seguir um mapa do Brasil com seus estados e UFs (Unidades da Federação).







Atividades Referentes ao Período
de 13/04/2020 até 17/04/2020

Titulo:

O Nosso Brasil Parte V

Atividade V: MAPA



Vamos para as atividades?


1) Observe o mapa a seguir:

Observou?
Boa!

Agora me diga quantos estados do Brasil possuem contato com o Oceano Atlântico?

Oceano Atlântico Tio Alex? 
O que é isto?


Vamos dar uma lida aqui embaixo sobre ele?




Já leu?

Agora volte e responda a minha pergunta!
Ops, já esqueceu qual era?
O Tio Alex te relembra:

Agora me diga quantos estados do Brasil possuem contato com o Oceano Atlântico?

Vamos continuar agora!

2) Quais são estes estados que são banhados pelo Oceano Atlântico?

3) Liste os estados que possuem contato com o Oceano Atlântico, com suas capitais e suas respectivas Unidades de Federação, as famosas UFs.

Exemplo: 

Rio Grande do Sul - Capital: Porto Alegre - UF: RS
Rio de Janeiro - Capital: Rio de Janeiro - UF: RJ

4) Os estados que possuem contato com o Oceano Atlântico pertencem a que regiões IBGE do Brasil?

Se deu aquele "ops esqueci", volte e reveja a atividade anterior. Será muito importante ter a prática de ver, ler e interpretar mapas nas aulas sobre o Brasil. 

Tentou?
Conseguiu?

Se esta questão parece difícil, largue um pouco ela e faça a próxima atividade sem caderno aqui em baixo. Depois com mais calma e tomando um "sukinho beleuzas" volte e a faça.


ATIVIDADES SEM CADERNO

Use este site para focar um pouco sobre a questão 04 desta atividade semanal. Observe o mapa no final da atividade quantas vezes quiser, puder ou tiver paciência, kkkkkkk. O importante é não desistir e sempre "dar um tempo" quando tudo parecer absurdamente complexo e impossível de ser feito. Bom estudo e uma ótima semana!

REGIÕES DO BRASIL





Atividades Referentes ao Período
de 20/04/2020 até 24/04/2020

Titulo:

O Nosso Brasil e o COVID-19

Atividade:


Olá alunos!

Antes que surtem dizendo:
"Meldels o Tio Alex tá lôko"
"Ta postando outra atividade?"
"Antes de fechar a semana?"
"Tá doidin dos koko!"

Leia o textinho do sor:


Agora que estamos mais familiarizados com o Brasil, esta atividade é somente de leitura. Não precisam copiar nada no caderno. Ela é uma atividade informativa a respeito do COVID-19. 

Vamos ler um pouco sobre o COVID-19. Assim, não existe uma "pressão" em fazer agora, fazer correndo. Já vou deixar aqui para aqueles que estão "sedentos" por saber, por atividades, por estudar TUDO que aparece (kkkkkk). 

Outra vantagem é que vou ficar só na "camufla" por um tempo enquanto vocês estudam (espero de coração que sim) para depois quando voltarmos para a sala de aula querida e maravilhosa da escola termos vários assuntos para discutir. 

Assim, leia cada informação de cada botão quadrado verde da página a seguir. São nove tópicos, por favor leia cada um deles.



LEITURA SOBRE O CORONAVÍRUS - COVID-19



Agora que você já leu o TODOS os tópicos do site aqui em cima (se pulou, volte e leia para Tio Alex não ficar triste), acesse o site que mostra um painel da pandemia no Brasil. 

Como já foi visto o Brasil e as suas regiões com seus estados, fica mais interessante ver os mapas e não ficar "boiando" com patinho amarelo de borracha no meio de tanto mapa, cor e números. 

Se não leu nada do que está acima desta atividade, suba AGORA e comece de preferência pelo começo. Em Geografia é muito importante o estudo sequencial, pois,  um conteúdo faz parte do outro e serve de base (você não pode subir na escada para trocar a lâmpada antes de colocar a escada ou trocar a lâmpada sem saber como ou ter a lâmpada). 

Bem, agora que leu todo este "resmungo" do "Véio" Tio Alex, acesse o site aqui embaixo:





Deu sorrrrr, já lí tudo e agora?

Opa, já leu tudo?

Então vamos encerrar com um mapa (que novidade né?) que traz informações sobre a pandemia no mundo. Após ler as informações desta página você estará pronto para tomar seu suco de laranja com babosa (eeecaaaaa) e dançar doido na sala (melhor não né?).


Abração e até a próxima Atividade!
Abração Geográfico!

Ah é!
Esqueci do site com o mapa né?
Desculpem é a idade!
Tá aqui o bagulho, digo, site:

CORONAVÍRUS NO MUNDO


Atualização 20/04/2020
 
Olá alunos!

Estou trazendo novas fontes de informações sobre a pandemia para vocês, familiares e amigos. Temos agora gráficos de quarentena, impacto na economia provocadas pelo COVID-19. Lembrando que esta semana é apenas leitura informativa sobre o mundo atual e a doença. Registre no caderno algo se desejar e achar importante. Não há necessidade de responder nada esta semana.
Segue links caso desejem ficar "mais por dentro" da coisa toda que está "rolando" no mundo. Acreditem tem muita "treta" para resolver. Por enquanto se cuidem e fiquem em casa se for possível e viável ok?


Abração geográfico do Tio Alex!


Links aqui embaixo:


 Coronavírus: 11 gráficos que mostram as consequências da pandemia pelo mundo

Coronavírus: o mapa interativo que mostra os diferentes níveis de quarentena na América Latina

Painel de Leitos e Insumos

Como será a economia após o coronavírus?

Economia mundial vai ter a maior retração desde a crise de 29, projeta FMI

FMI prevê retração de 3% da economia mundial em 2020 por causa da Covid-19

Por que o coronavírus Covid-19 afeta a economia global?

População negra e Covid-19: desigualdades sociais e raciais ainda mais expostas

Covid-19: panorama geral e aspectos que envolvem a prática médica

Covid-19: OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia

Entidades alertam para importância do isolamento contra a covid-19

Artigo: A pandemia de Covid-19 e o isolamento social: saúde versus economia





Atividades Referentes ao Período
de 27/04/2020 até 01/05/2020

Titulo:

GAMEANDO GEO

Atividade:


Olá alunos!
Como estão no isolamento?
Espero que ainda não tenham surtado!
Olha o estado do Tio Alex: 


Completamente doindin dos Koko!


Esta semana vamos gamear um pouco para praticar os lance dos bagulhos dos trekos estudados. Beleza?

Tipo não ficou muito claro né?

Ok, vamos melhorar isto!

Esta semana vamos usar games para testar um pouco nossos estudos e melhorar o que deveríamos estar sabendo. Se ainda não sabemos, vai ser melhor ainda, pois, os games ajudam a praticar Geo Brasil.

Certinho?

Vamos ao games!

Para quem for usar um 
computador ou notebook 
(link abaixo de cada imagem):

Aponte no Mapa 01



Aponte e clique no Mapa 
o estado pedido no game!


Aponte no Mapa 02



Aponte e clique no mapa a cidade 
pedida (clique na bolinha branca)!


 Aponte a Bandeira


 Aponte e clique na bandeira do estado pedida!


Se quiser se testar e ir mais longe:

Mais jogos Geográficos



Para quem for usar o celular
(link abaixo de cada imagem):

 GAME 01

Neste App você pode escolher entre mapas, estados, capitais, bandeiras ou tudo junto. Alguns testes são de escrever o nome, outros de identificar no mapa, outros de clicar na opção correta. Para voltar use a seta cinza que aponta para esquerda no canto superior esquerdo. Para estudar você pode usar a opção Flashcards.


GAME ANDROID 01
GAME IPHONE

GAME 02

Neste App se você clicar em mapas (na bolha verde na parte debaixo) poderá estudar antes de jogar. Para jogar, clique em uma área do mapa ao abrir o game. Pode-se escolher entre estados e capitais. Para voltar, sempre use a seta azul que aponta para a esquerda no canto superior esquerdo da tela do App do Geo Game. Para jogar, arraste o nome do estado ou capital para o retângulo que julga ser o correto.
 
 GAME ANDROID 2



GAME 03

 Neste App você deve iniciar por regiões e ir liberando as demais opções de game conforme for avançando. Este é do tipo pergunta e clica, ou seja, o game te pergunta e você toca no mapa onde julga ser a resposta correta. O som é meio chato, tipo efeitos de magia de jogos infantis, mas fora isto, rola safo (kkkkkk). 

Tio não entendi sua declaração final!
Rola safo = o som é tolerável, pois, não é tão ruim assim.
Qualquer coisa, tira o som, não vá surtar e tocar o celular na parede ou para fora do pátio, ok? 

Seja feliz assim como o Tio Alex aqui embaixo:


Tá maluuuuukuuu meldels!

Segue o game então: 

 GAME ANDROID 3


GAME PARA IPHONE
  




Se quiserem explorar mais a Google Play:

Lista de Games Geográficos!


Feitoooooooooo amadooooos!

Aproveitem e joguem muito estes games!

Apesar de serem games, são ferramentas de estudo!


Ah mas, mas, são games sôr e meus pais vão dizer que eu estou brincando e não estudando!


Deixa com Tio Alex!

Chama eles e pede para olharem profundamente para a imagem a seguir. Vou falar com eles por pensamento e explicar que estes são jogos geográficos e não jogos tipo GTA, Destiny, Super Mario, Fortnite e outros tantos!




Pronto, depois de olharem pra esta foto durante 30 segundos tudo estará resolvido!

kkkkkkkkkkkkkkkk!


Abração Geográfico para todos!



Atividades Referentes ao Período
de 01/06/2020 até 06/06/2020

Titulo:

ESTUDQUEST


Atividade:


Olá alunos!

Desafio do Tio Alex!

Chegou a hora de mostrar que você é capaz!

Chegou a hora de mostrar que você estudou Geografia!

Ai Meldels sôrrrrrrrrrrr!

Para participar do evento épico desta semana,  basta encarar minha foto por cinco segundos aqui embaixo!


Pronto!

Você foi desafiado(a) para o evento!

Aqui está seu Passe de Desafio:


Para espantar a Criatura Geográfica da página de Geografia, basta ter coragem e clicar em EU TOPO O DESAFIO DA CRIATURA GEOGRÁFICA no final de todo este texto chato, longo com milhões de regras e palavras estranhas.

Primeiro, veja uma parte da Criatura (ela é muito assustadora para mostrar neste horário)!


Ok?

Agora você viu os ólio do bixu!

Para espantar (lutar com isto nóiz não é loko) a Criatura Geografia será necessário a união das três turmas para gerar pontos de interação (PI) suficientes para assustar a coisa!

Serão necessários pelo menos desenove (19) alunos (com PIs máximos) que se tornarão Guardiões da página para gerarem 700 PI acertando todas as respostas do desafio.

Com os 700 PI vocês poderão ativar o especial Repulsão Estelar (TÁ DOIDIS SÔR?) para espantar a Criatura da página. Só vale participar uma vez, por isso, será necessário fornecer um email válido (que exista, que seja possível entrar e ler, que se use, sacou?), nome verdadeiro (será confirmado pela chamada) e turma.

Qualquer email pode ser usado, desde que seja algum que seja usado (na ativa).


Participando do Desafio!

Ao ativar o desafio você terá que fornecer um email válido, seu Nome Verdadeiro, seu Nome de Guardião (personagem), escolher uma Classe (tipo de Guardião) e seu Artefato de Desafio (Ação), além dizer sua Idade e Turma.

Mas hein sôr?


Tipo assim:


Email: alex@portalgeobrasil.org (para onde irá meu comprovante de participação)

Nome Verdadeiro: Alexsandro Barbosa Costa (EU)

Nome do Guardião: Prof. das Galáxias Estratosféricas (Ficitício, ou seja, nome de herói, psssss, kkkkkk)

Classe: Construtor de Possibilidades (já que sou professor achei mais legal este, kkkkkkk)

Você poderá escolher entre 03 classes:

Defensor do Conteúdo (para quem gosta dos materiais do Blog)

Desbravador do Blog (para quem curte ficar entrando em todas as páginas do Blog mesmo sem precisar, kkkkk, Dãaaaaaa).

Construtor de Possibilidades (para quem gosta de criar coisas ou "viaja" lendo o  Blog, kkkk, tomando suco de Tamarindo com Babosa, ARGGGGG).

Turma: 845 (sim eu inventei isto!)

Qual a sua Idade: 42 Aninhos com cara de 16 (em cada perna e barriga, noooosaaaaa, kkkk).

Qual o seu Artefato de Ação (objeto especial para enfrentar o desafio):

Entre várias coisas interessantes (não vou contar) eu peguei uma Caneta Bic de Quatro Cores (Claaarooo!).

Feitooo!

A partir disto, inicia o desafio!

Leia a pergunta Espanta Chefão e escolha sua resposta.

No final, se tiver CERTEZA (Não vale usar dado e nem moeda da sorte), clique no botão ENVIAR e se prepare para saber o resultado.

Para sua felicidade ou não (kkkkkk), chegará um cópia de sua participação no evento clássico multi hyper ultra blaster épico (eiiiiitcha) no email que você usou para conseguir participar.

Isto que dizer que o seu responsável pode ler como foi sua doação para ajudar na atividade. Assim, CAPRICHE!

Existem perguntas bônus (estas não são  obrigatórias como as anteriores), caso queira ajudar o grupo a "chutar" a coisa o mais rápido possivel.

TUDO que possui um asterisco vermelho no formulário do desafio tem preenchimento ou escolha OBRIGATÓRIA (sim agora eu fui mau, kkkkkk).

Se puder converse com os colegas (sem sair de casa hein!) e tente saber como andam "as coisas".

Na quarta-feira sairá em um horário secreto uma prévia de quantos PIs vocês já conseguiram acumular.



Atenção para papais, mamães ou responsáveis (peça para eles lerem esta parte, certinho?):


1) Esta é uma atividade geográfica baseada em Gameficação, ou seja, o conteúdo está sendo explorado usando aspectos de um jogo (como se fosse um jogo) sem ser um simples jogo propriamente dito.


Para saberem mais sobre o assunto (se desejarem) por favor acessem os seguintes links:

https://seer.ufrgs.br/renote/article/download/53511/33027

https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/

http://blog.engage.bz/10-aplicativos-que-usam-gamification/

http://catarinasdesign.com.br/os-melhores-aplicativos-que-utilizam-gamification/

https://zykonn.files.wordpress.com/2016/12/o-que-e-gamificacao-1.png


Assuntos relacionados


https://zykonn.files.wordpress.com/2016/12/ensino-adaptativo.png


https://www.edools.com/sala-de-aula-invertida/

https://www.geekie.com.br/blog/sala-de-aula-invertida/

https://www.geekie.com.br/blog/ensino-hibrido/

https://lealmaria.wordpress.com/2009/07/31/conectivismo-uma-nova-teoria-da-aprendizagem/


Livros usados no projeto desta atividade






2) O email pedido pode ser de qualquer um da casa, pois, é através dele que o aluno recebe o seu comprovante (para alegria ou tristeza, kkkkkk) de participação do evento/atividade com a sua pontuação. Se desejarem criar um email para o evento (para se sentirem mais seguros) não tem problema. Mas, que fique claro, que este email não será usado para outros fins.

Veja como é a "cara" do comprovante que chegará em seu email cedido na atividade:


3) Os alunos podem ser ajudados a todo o momento (o formulário do desafio só é validado quando clicam ou tocam em Enviar), a atividade visa o movimento, a releitura, a busca, a competição, o estímulo pelo estudo. Estudar não precisa ser uma tortura, uma tarefa medonha que se restringe em decorar e acertar coisas para ganhar números que vão ditar quem você é na vida. Aqui, senhores responsáveis, buscamos integrar tecnologia, situação atual, estudo, diversão e cooperação em uma única tarefa. Sem pressão, sem a ideia comum de nota, sem penalidade, sem estereótipos (clique aqui para saber mais: https://www.dicio.com.br/estereotipo/), mas, apenas, estudo cooperativo descontraído. Lembrando que estamos envolvidos em uma atividade que parece um jogo, mas, que nos bastidores é estudo real de Geografia (mas não contem nada para ninguém).


Ok, agora que os senhores responsáveis já leram as explicações chatas do Tio Alex,  favor chamar o(a) desafiado(a) novamente para que continue lendo as instruções!


Voltou?

Vamos continuar!

O desafio acaba quando gerarem 700 pontos de interação (PI) ou mais acertando as respostas. Lembrem-se, quanto mais alunos participarem, mais fácil fica espantar a Criatura Geográfica.

Ao vencerem, uma medalha será colocada na atividade!

O prazo é até DOMINGO dia 07/06/2020 por volta das 23:59.

Vamos lá, está na hora de mostrar para o Tio que estão atentos e por "dentro" das aulas de Geo Brasil (Meldels agora ferrouci sôrrrrr,kkkkk).

NÃO SE ESQUEÇAM:

01) Não é prova;

02) Não fiquem tensos;

03) Não subam nos armários;

04) Não tentem tomar banho na pia do banheiro;

05) Esta é apenas uma atividade diferente de Geografia;

06) Números aqui não são notas, mas, são PIs, ou seja, pontos de interação;

07) Não existe ir bem ou ir mal, existe participação contra a Criatura Geográfica;

08) Gerar pouco PI significa que sou um "tapado" completo que devo me trancar dentro de uma caixa de ovo?

CLARO QUE NÃO JOVEM!

09) Esta atividade serve para verificar como "andamos" nos estudos. Pode servir de alívio, alerta, aviso, riso, choro, sono e etc. Depende de cada um.
Ao encarar o desafio cada um vai perceber se precisa relaxar, ler mais, ler menos, conversar mais, pesquisar mais, dançar, pular,
correr de pijama pela casa, dormir embaixo da mesa da cozinha, sentar de costas para a janela e etc.

kkkkkkkkkkkkkkk

Acho que fui claro né pessoas?

O Tio tá de "Brincs" é claro!

O que eu quero dizer é que cada um tem o seu ritmo, cada um tem o seu tempo e seu limite.
Através do desafio você pode medir isto, assim, ele pode parecer legal para uns,
completamente idiota para outros, desafiador ao extremo para alguns,
algo surreal talvez para um certo grupo.

O importante é que ele faça você refletir, pensar em algo diferente, sair da "mesmice". O simples fato de você ler tudo isto até aqui já é uma vitória.
Quer você sorria ou fique irritado já demonstra um ponto positivo, pois, tiramos você da base confortável e fizemos você se mover (mesmo que mentalmente).

Dito tuuuuuuuuuuuuuuuuuudooooooooooo isssstooooooooooooooooooo!

BOA SORTE GUARDIÕES!

QUE A COISA SEJA ESPANTADA ANTES DELA COMER A PÁGINA TODA!

Abração Geográfico e segue o link para começar a festa, digo desafio!




EU TOPO O DESAFIO DA CRIATURA GEOGRÁFICA

[ PENSE MUITO BEM ANTES DE ENTRAR NESTE PORTAL ]

DESAFIO AINDA ABERTO POR FALTA DE GUARDIÕES
PORTAL DISPONÍVEL



Atividades Referentes ao Período
de 08/06/2020 até 13/06/2020

Titulo:

REVISÃO BRASIL IBGE


Olá Champs!

Segue dois links importantes sobre as mudanças geográficas do Brasil feitas pelo IBGE!

Favor ler e atualizar suas anotações (que devem ser enormes até agora, espero). 

Sem correria na sala e favor tirar o pijama pois já é tarde!

kkkkkkkkk

Certo?

Segue os novos dados do Brasililililililil.

LEITURA 01

LEITURA 02

Mas Sôrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

O que é uma Região Metropolitana que aparece em um dos textos?

Boaaaaaa!

Segue uma leitura complementar sobre Região Metropolitana (RM)

Região Metropolitana

Aproveitando vamos ler sobre:

O que é uma RIDE?

O que é uma aglomeração urbana?

Os dois últimos links são da Wikipédia para facilitar o entendimento. Vamos discutir isto mais profundamente no futuro. Por enquanto já está "bastantão" para nós.

Galera, favor não esquecer de participar do evento/atividade anterior e cuidar a data de entrega das respostas dos exercícios/desafios através do meu e-mail.

Caso não tenham visto, ele é este a seguir:

alex@portalgeobrasil.org

Inté peoples!

Mas Hein?

Tipo fui!

Até Breve!

Sacas?

kkkkkkkk

No aguardo pessoal! 



Atividades Referentes ao Período
de 15/06/2020 até 20/06/2020

Titulo:

MAPA DO BRASIL: REGIÕES, ESTADOS E CAPITAIS


Olá Champs!

Já sei até o que vão dizer:

"Sôrrrrrr, di novo isto?" 

A resposta é Simmmmmm!

Fui "mauzão" agora!

kkkkkkkk

Mas é para o bem de todos e pela fraca participação no exercício da Criatura Geográfica que no fundo era para testar o que tinham estudado.

Mas eu sou chaaaaatooooo e em breve terá outro!

Por enquanto ficamos "Zen" apenas com uma leitura básica. Mas não pensem que eu vou ficar tomando suco de Tamarindo com Cebola Canadense (eca). Vou voltar semana que vem com um novo desafio e vou insistir até TODOS participarem. Caso tenham dúvida sobre minhas habilidades de convencimento segue uma amostra a seguir:



Sentiram o poder do Fly Marrecão Dourado?

Esta foto foi tirada contra a primeira Criatura Geográfica de um outro blog que eu participava.

kkkkkkkkkkkk

Ok pessoal!

Falando mais sério agora!

Vamos estudar e rir ao mesmo tempo, uma coisa não exclui a outra. Participar não machuca e ainda por cima lhe proporciona momentos ridículos como este acima e mais cultura e amor no coração. Segue o link para a leitura serena desta semana. O portal para o desafio não foi fechado e eu vos aguardo (mazaaa, português quase correto). Lembrando que ao participar clicando em ENVIAR no final do exercício você e eu recebemos automaticamente a confirmação de participação, assim como a pontuação. 

LEMBRANDO QUE NÃO É PROVA OU AVALIAÇÃO!

Ai sôrrrr não grita pô!

kkkkkkkkkkkkk.

Recado dado champs!

O que é champs Sôr?

Champions, ou seja, campeões!

Beleza peoples?

Segue link:

Mapa do Brasil (quase esqueci de colocar o link, kkkkk)

Abração Geográfico para todos vocês!



Atividades Referentes ao Período
de 22/06/2020 até 27/06/2020

Titulo:

  CONHECENDO O BRASIL ATRAVÉS DE EMPRESAS

PARTE I


Olá Champs!
Tio Alex na área!



Sim, versão avatar barato!
Mas é o que o tio pode fazer no momento!
Se alguém tem poderes de desenho, avisa o tio que envio uma foto de face para o artista voluntário, kkkkk.

Vamos começar esta semana um plano complexo de conhecer o Brasil usando uma abordagem diferente.

Ihhhhh sôrrrr lá vem bomba?

Bhaaaa, vou ser "mauzão" agora:

Talvez, kkkkkk.

Vamos a missão de vocês para esta semana equivalente a parte I do nosso estudo do Brasil:

PESQUISA


Pesquise usando a internet (sua ou do colega que pode ajudar) uma empresa (Uma) brasileira de cada Região IBGE. Lembrando que as regiões são: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Procure uma empresa de qualquer um dos estados que fazem parte da região. Ou seja, teremos cinco empresas, uma de cada região do Brasil.
Ok?
Vamos ao que nos interessa!

Uma vez que você encontre a empresa, colete os seguintes dados dela:

a) Nome;
b) Data de criação;
c) Ramo de negócio (o que produzem ou com o que trabalham);
d) Cidade e Estado de origem.
Anotem tudo isto em seu caderno ou em versão digital (DOC, DOCX, TXT e etc) no seu drive virtual, e-mail, smart ou dispositivo que permita editar o material.

Feito isto, aguardem a segunda parte quando o Tio voltar na semana que vem!


Só isso sôrrrrrrrrrrrrrrrr!
Tá de Brincs?
Ah, tipo, é, uh, esse,
NÃO
KKKKK!
Então segura o pijama e procura não tomar Xuk!
Você "quisss dizer" suco né Sôrrrrrrrr?
Não Champs, eu disse Xuk mesmo, kkkkkkk!


Nada contra o suco de tamarindo com chocolate,
mas este negócio aqui tem cheiro de:


Então peoples, se liga nos refris exóticos!
Tome por sua conta e risco!
kkkkkkkkkkk!
Aliás, descubram de onde é este refri (exótico) e me enviem os dados por gentileza.
Se no momento da pesquisa vocês sentirem alguma aflição e falta de esperança por sei lá qual motivo, eu aconselho um refri que vai resolver os seus problemas:


Galera, não é piada, ele existe mesmo!
Procurem e fiquem "pasmos" em descobrir a verdade!
A verdade está lá fora!



kkkkkkkkk!
Pra quem não entendeu, fica o desafio!
Acho que os pais podem ajudar!
Se a voz do tio voltar (tô "bixado") eu posto um vídeo com a minha lata do guaraná e comento sobre o gosto dele também e o que eu senti após tomar. 

Abração Geográfico! 


Atividades Referentes ao Período
de 29/06/2020 até 04/07/2020

Titulo:

  CONHECENDO O BRASIL ATRAVÉS DE EMPRESAS

PARTE II


Olá Champs!

Tio Alex na área!



Tudo Beleuzas galera?
Hora de tirar o pijama né?


kkkkkkkk

Vamos continuar nossa jornada pelo Brasil através de empresas e fazer umas coisinhas a mais!
Ihhhhhhhhhhhhhhh sôrrrrrrrrrrrr!
Pois é, é a vida peoples!
kkkkkkkkkkkk



Sem essa de ficar resmungando!
Sim, eu sei que estão!
kkkkkkkk
Létis Gôl (acho que é assim que se escreve)!

PARTE A

Agora que você já fez a pesquisa (espero que sim) e não ficou apenas cuidando do gato em cima da mesa (kkkkkk) vamos a continuação da nossa atividade das empresas!


Você irá clicar no link a seguir e preencher o formulário (outroooo sôrrr?) com seus dados básico e REAIS para logo em seguida marcar na lista os estados de origem de cada uma das cinco empresas pesquisadas. Cada empresa pesquisada pertence a um estado de cada região (foi o combinado se lembra?). No formulário você tem todos os estados do Brasil + Distrito Federal com suas UFs e bandeiras. 


Pô sôr não colocou os estados pelo nome completo?
Nãooooooooooooooooo!

Fui mauzão agora hein!

O objetivo aqui é fazer vocês revisitarem os materiais de estudo caso tenham esquecido (mas acho que não é o caso). 

Existe um mapa de referência com todas as UFs dos estados brasileiros para associação com a posição dos mesmos.

Di grátis vem as bandeiras dos estados e Distrito Federal para se habituarem aos desenhos fantásticos brasileiros estaduais.

Como existe UMA empresa de cada região, cada empresa vai pertencer a um estado de cada região, ou seja, se você marcar dois estados da mesma região algo deu errado na sua pesquisa!

Estão me ouvindo ainda?
Não durmam tomando este chocolate quente!


Ao menos me dá um pouco né?
kkkkkkkk

Resumindo:

1) Clicar no link no final da atividade;

2) Preencher e escolher os dados básicos 


As opções "Escolher" são do tipo caixa flutuante. Ao clicar na seta localizada a direita, uma lista abre e desce na tela com as opções disponíveis. Basta escolher a que melhor se "encaixa" na sua situação ou realidade e clicar na mesma;

3) Use o mapa disponível para ajudar a saber a qual estado pertence cada UF e respectivamente a bandeira (sim fui mauzão);

4) Clique no quadradinho da bandeira (onde está a UF). Lembrando que serão cinco ao todo. Marcar menos que cinco está ERRADO, marcar mais que cinco está ERRADO. Deverão ser marcadas apenas 05 (CINCO) bandeiras/UFs conforme pesquisa feita;



5) Finalmente clique em enviar para concluir a primeira parte desta atividade da semana!



 PARTE B
 
Para desafiá-los mais ainda, vamos fazer um pequeno exercício a respeito das ultimas atividades. Segue o mesmo formato de formulário, porém, este possui uma pontuação para estarem seus conhecimentos anteriores. Preencha com seus dados e ao final clique em enviar. Envio único, assim, abra, leia, revise os materiais e depois, quando estiver confortável, volte e responda oficialmente.

HORA DO SHOW!


LINK PESQUISA EMPRESAS

LINK EXERCÍCIOS


*Mensageiro On-line: clique aqui!

 

QUARTAS E QUINTAS

DAS 15:30 ÀS 17:00

 

* Se houver uma boa participação eu posto o vídeo do Guaraná Jesus aqui nesta parte  [   vídeo   ]. 

 


SEGUE UMA AJUDA DO TIO:

 

BANDEIRAS

 

MAPA DO BRASIL

 


Abração Geográfico!



Atividades Referentes ao Período
de 06/07/2020 até 11/07/2020

Titulo:

  
O Brasil na Água

Olá Champs!

Tio Alex na área!



Tudo Beleuzas galera?

Nosso último contato no Blog vai ser mais relax!

Vamos curtir um vídeo sobre uma área praticamente desconhecida do Brasil.

Quer saber qual é?

Assista 


e responda:

A) Que lugar é este?

B) Onde fica este lugar no Brasil?

C) Como este lugar se formou?

D) o que existe neste lugar?

Bom era isto Champs!

Nós vemos no Google Classroom!

Mas hein sôr?
Que bagulho é este?



MELDELS VCS AINDA 
NÃO FIZERAM O ACESSO AO 
NOVO SISTEMA?

NÃO BRINQUEM COM O TIO!

O Tio ajuda!
Vamos lá!


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.





Feitoooo Champs!

Abração Geográfico!