NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 301 e 302
Professor: Daiane Souza de Oliveira
Email: prof.daianebio@outlook.com
WhatsApp:(51) 993682237
_________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 16/03/2020
a 20/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Coronavírus
Para começar esse assunto, devemos saber que o
coronavírus não se trata de um vírus novo, ele foi isolado (separação do
material genético do vírus para estudo) em 1937, mas somente em 1965 que foi descrito como coronavírus,
por sua estrutura ser semelhante ao de uma coroa.
O coronavírus pertence a uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. No entanto, o coronavírus sofreu uma mutação, que
foi descoberto em 31/12/19, após registros de casos na China. Assim passou a
ser chamado de COVID-19.
Muitas pessoas são infectadas com os coronavírus mais
comuns ao longo da vida, as crianças pequenas são mais propensas a se
infectarem com eles. Sim, existem outros coronavírus, como o alpha coronavírus
229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1, esses são os mais comuns e capazes
de infectarem os humanos.
Lembrando que o coronavírus sofreu
uma mutação, surgindo assim um novo vírus, a COVID-19 (novo coronavírus).
A COVID-19 causa problemas
respiratórios semelhantes a gripe, e sintomas como tosse, febre e em casos mais
graves, dificuldade para respirar.
A principal forma de contágio da
COVID-19 (novo coronavírus), se dá através do contato com uma pessoa infectada,
que por sua vez transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Também se
propaga quando a pessoa toca em superfícies ou objetos contaminados e depois
tocando nos olhos, nariz ou boca.
Como modo de prevenção, lave
sempre as mãos com água e sabão, se não for possível, faça o uso do álcool em
gel.
Segue uma entrevista com o
Virologista Paulo Eduardo Brandão:
De acordo com o virologista Paulo
Eduardo Brandão, expert em coronavírus e professor da Universidade de São Paulo (USP),
há duas hipóteses mais documentadas: na primeira, o vírus foi entrando em
contato aos poucos com a espécie humana e criando estratégias para fazer o
salto. Na segunda, ele teria vindo mais “pronto” de um morcego e feito a
transmissão interespécie de modo mais acelerado.
“Morcegos podem ser infectados por vários tipos de
coronavírus no mundo todo. Já encontramos até alguns exemplares com esses vírus
na cidade de São Paulo”, diz Brandão. Que fique claro: os bichos daqui
carregavam OUTROS coronavírus, não o causador da pandemia.
Na história natural da passagem
para o corpo humano, ainda se suspeita que o vírus da Covid-19 possa ter feito
um pit stop evolutivo num mamífero chamado
pangolim, como mostra essa matéria de VEJA. O certo,
porém, é que a coisa veio de morcegos. E lá na China.
“É provável que o contato silvestre tenha sido o
principal vetor de transmissão. Nessas situações, as pessoas têm contato com
saliva e fezes dos morcegos”, avalia Brandão. Essa tese teria mais sustento que
a de que tudo começou com alguém que degustou sopa de morcego. No entanto, a
caça desses animais e a introdução deles em mercados pode ter dado sua pitada
de contribuição.
Teorias à parte, o que se sabe é que o novo
coronavírus já sofreu diversas mutações e tem uma configuração própria para
infectar seres humanos. “A evolução do vírus não para”, ressalta o professor da
USP.
Para aqueles que curtem teorias da
conspiração: a história de que o SARS-CoV-2 teria sido fabricado em laboratório não tem respaldo
algum da ciência. Inclusive, pesquisas preliminares indicam que, pela
análise genômica do vírus, há um padrão de mutações aleatório que o tornou mais
infeccioso para nossa espécie. Não é tecnologia. É seleção natural!
1. O que a COVID-19 causa?
2. Em que ano surgiu o primeiro caso de coronavírus?
3. Por que o nome de coronavírus?
4. O coronavírus é um vírus novo?
5. Como prevenir a COVID-19?
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 23/03/2020
a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
Genética
Conceitos
básicos de genéticaA Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Podemos dizer, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é 46.
Autossômico: Dizemos que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos, exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.
Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.
Codominância: Quando dois alelos que estão em heterozigose expressam-se.
Cromossomos: sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.
Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.
Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose.
Epistasia: Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.
Euploidia: Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.
Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.
Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.
Genótipo: Constituição genética de uma pessoa.
Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.
Recessividade: Um gene recessivo só se expressa em homozigose.
Exercícios:
1. Em
algumas situações, é possível perceber que um alelo de um determinado lócus
gênico inibe a ação de outro alelo em outro lócus. Essa situação em que um gene
mascara a expressão de outro é chamada de:
a)
Codominância.
b) Recessividade.
c)
Epistasia.
d)
Euploidia.
e)
Homozigose
2. Analise as alternativas a seguir e
marque aquela que explica corretamente o significado do termo heterozigoto.
a)
Heterozigotos são indivíduos que apresentam diferentes alelos.
b)
Heterozigotos são indivíduos que possuem o mesmo alelo em um mesmo lócus e em
cromossomos homólogos.
c)
Heterozigotos são indivíduos que apresentam alterações cromossômicas em todo o
conjunto cromossômico.
d)
Heterozigotos são indivíduos que apresentam alelos diferentes em um mesmo lócus
e em cromossomos homólogos.
e)
Heterozigotos são indivíduos que apresentam genes que só se expressam aos
pares.
3.
Observe a representação do perfil cromossômico de uma mulher:
A
constituição cromossômica de um indivíduo é chamada de:
b)
Genética.
c)
Cariótipo.
d)
Genótipo.
e)
Cromossomia.
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 30/03/2020
a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Fenótipo e Genótipo
Fenótipo e Genótipo são dois conceitos fundamentais no
estudo da genética, visto que representam as características físicas e
comportamentais dos indivíduos (fenótipo), bem como suas caraterísticas
genéticas (genótipo). Esses conceitos foram criados no início do século XX,
pelo pesquisador dinamarquês Wilhelm Ludvig Johannsen (1857-1927).
Fenótipo:
O conceito de fenótipo está relacionado com as
características externas, morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos
indivíduos, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua
maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto
de genes (genótipo). Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade
da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros.
Nesse sentido, podemos pensar em dois irmãos, os quais
possuem a mesma tonalidade de pele; porém, um deles vive numa cidade praiana,
toma muito mais sol e possui pele mais morena. Por outro lado, seu irmão, o
qual vive na cidade grande, possui uma pele mais clara, determinada pelo meio
em que vive. Por isso, o fenótipo é sobretudo, resultado da interação do genótipo
com o ambiente
Genótipo:
O conceito de genótipo associa-se às características
internas, à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de
cromossomos ou sequência de genes herdado dos pais, os quais somado às
influências ambientais, determinará seu fenótipo (características externas). Em
outras palavras, o genótipo determina o fenótipo, sendo portanto, um
característica fixa do organismo e mantida durante toda a vida e,
diferentemente do fenótipo, não sofre alterações em contato com o meio ambiente.
Dessa forma, o genótipo representa a constituição
gênica de cada pessoa, composto dos genes maternos e paternos, e sua
representação é baseada nos genes alelos dominantes, indicados pelas letras
maiúsculas (AA) ou genes recessivos (aa), como exemplo, tem-se o albinismo,
doença rara associada à falta de melanina na pele, representada por genes
alelos recessivos (aa), em contraposição aos indivíduos que apresentam taxas
normais de melanina na pele, os dominantes (AA), ou em maior número.
____________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 06/04/2020
a 09/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
1° Lei de Mendel
Gregor
Mendel (1822-1884), conhecido como o pai da genética, foi um monge agostiniano
que contribuiu fortemente para a compreensão atual dessa ciência. Realizando
experimentos com ervilhas em um mosteiro na Áustria, ele acabou postulando as
atualmente chamadas Leis de Mendel.
Mendel
realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos
de hereditariedade. Ele resolveu utilizar as ervilhas porque elas realizam
autofecundação, possuem ciclo de vida curto, são cultivadas facilmente e
produzem um grande número de descendentes.
As
ervilhas, além das vantagens já citadas, possuem características simples de se
observar, tais como a cor e a forma da semente. Mendel analisou sete dessas
características que não possuíam intermediários: textura da semente, cor da
semente, cor do tegumento, forma das vagens, cor das vagens, posição das flores
e altura das plantas.
O
monge passou dois anos selecionando as sementes antes de iniciar o seu estudo,
o que contribuiu muito para a obtenção de resultados precisos. Ele acreditava
que cada característica da planta deveria ser determinada por um fator.
Para
realizar seus experimentos, ele usou as plantas que foram chamadas por ele de
puras. Essas linhagens caracterizavam-se pelo fato de serem fruto de
autofecundação por várias gerações. Para obter plantas puras, ele realizava a
autofecundação e analisava os descendentes, que deveriam possuir a mesma
característica da planta que os originou.
Em
um dos seus experimentos, Mendel cruzou plantas puras de sementes lisas com
plantas puras de sementes rugosas. Ele esperava obter indivíduos que fossem uma
mistura entre as características lisas e rugosas. Entretanto, o que ele
observou foi a presença apenas de sementes lisas. Esses indivíduos foram
chamados de híbridos por serem resultado de um cruzamento de plantas com
características diferentes.
A
partir do cruzamento de linhagens puras de ervilhas com sementes lisas e
rugosas, Mendel obteve apenas sementes lisas
Ele então pegou as plantas originadas desse
cruzamento (híbridos), cruzando-as entre si. Ele obteve desse cruzamento
sementes lisas e rugosas em uma proporção de 3: 1, ou seja, 75% das sementes
eram lisas e 25% eram rugosas.
Ao realizar o cruzamento dos híbridos, Mendel obteve uma proporção de lisas e rugosas de 3:1
Mendel resolveu chamar a característica que mais
apareceu nos indivíduos de dominante e
aquela que pouco se manifestou de recessiva. Ele
nomeou a geração que deu início ao experimento de parental (P), a primeira geração de filhos
de F1 e a segunda geração recebeu o nome de F2.
Para todos os caracteres analisados, Mendel
observou que a geração F2 sempre apresentava uma proporção de 3:1, o que
poderia sugerir que sempre haveria um fator que dominava sobre o outro.
Baseando-se nesses resultados, Mendel formulou
algumas hipóteses:
·
As características são determinadas por pares de
fatores hereditários.
·
Um fator é herdado da mãe e o outro é herdado do
pai.
·
Indivíduos ditos puros possuem os fatores iguais.
Já os híbridos possuem fatores diferentes entre si e produzem dois tipos de
gameta.
·
Quando dois fatores são encontrados em um
individuo, apenas um deles manifesta-se.
·
Quando os gametas formam-se, ocorre a separação dos
fatores.
Outro exemplo de Mendel:
Mendel
realizou o cruzamento entre plantas puras que apresentavam flores púrpuras e
plantas puras que apresentavam flores de cor branca. O cruzamento gerou
híbridos F1 100% com flores púrpuras. A cor das flores era exatamente como
aquela apresentadazpelas plantas puras, o que levou à seguinte questão: o que
aconteceu com o fator que determinava a cor branca das flores?
Mendel
não interrompeu seus trabalhos na geração F1, o que foi essencial para a
compreensão do processo. Após o resultado de 100% das plantas com flores
púrpuras, ele realizou a fecundação entre plantas F1 e teve uma grande
surpresa: as plantas que geravam flores brancas reapareceram.
O
resultado apresentado foi de, aproximadamente, três plantas com flores púrpuras
para uma planta com flor branca, ou seja, 75% das plantas geradas apresentavam
flores púrpuras, enquanto 25% apresentavam plantas com flores brancas.
Conclusões de Mendel
Com os resultados obtidos, Mendel chegou a algumas
importantes conclusões:
·
Existem fatores
responsáveis por uma determinada característica. No caso do experimento citado,
podemos concluir que existem fatores que determinam a cor branca e a cor
púrpura. Esses fatores são o que hoje conhecemos como genes e as versões desses
fatores são o que chamamos de alelo.
·
Cada indivíduo
possui dois fatores que determinam uma característica, sendo um fator herdado
do pai e outro da mãe. Isso significa que cada organismo herda dois alelos, um
proveniente da mãe e outro proveniente do pai. No caso da geração F1, os
descendentes apresentavam fatores para a flor branca e para a flor púrpura.
·
Existem fatores
dominantes e fatores recessivos. Os alelos dominantes são capazes de esconder
ou mascarar o alelo recessivo. No caso das flores púrpuras da geração F1, o
alelo para a cor púrpura era dominante e expressou-se, enquanto o alelo para a
cor branca não era. Os alelos recessivos só se expressam quando estão aos
pares.
·
Cada indivíduo
passa apenas um fator para cada característica em cada gameta. Isso significa
que os alelos separam-se durante a formação dos gametas e apenas um alelo
estará presente no gameta.
Diante dessas hipóteses, originou-se a Primeira Lei
de Mendel, também conhecida como Princípio da segregação dos fatores ou
Princípio da pureza dos gametas, que pode ser enunciada da seguinte maneira:
“Cada caráter é condicionado por um par de fatores
que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.”
__________________________________________________________________________________________
Observe as possíveis combinações para a formação dos descendentes
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 13/04/2020
a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
_________________________________________________________________________________
Quadro de Punnett
Uma das maneiras mais fáceis de visualizar os cruzamentos
realizados em Genética é
por meio do chamado quadro de Punnett. Desenvolvido pelo
geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967),
esse quadro é uma espécie de tabela em que é possível separar os possíveis
gametas e descobrir os genótipos dos descendentes.
Como
montar o quadro de Punnett?
O quadro de
Punett deve ser construído colocando-se na primeira coluna os possíveis gametas
de um indivíduo e, na primeira linha, os possíveis gametas do outro indivíduo. Imagine,
por exemplo, um caso em que um homem é heterozigoto para a produção de melanina
(Aa) e uma mulher é homozigota dominante (AA) para a mesma característica. Os
gametas do homem seriam A e a, e os da mulher seriam A e A. Nessa situação, o
quadro de Punnett seria representado da seguinte forma:
Realizar
o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um
dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro. Se o gameta A juntar-se ao gameta A, os indivíduos serão AA; caso o gameta A una-se ao gameta a, os indivíduos serão Aa. Veja o quadro:
GAMETAS
Para
determinar os genótipos dos descendentes, basta juntar o gameta de um indivíduo
com o gameta do outro
Pela
análise do quadro de Punnett, podemos concluir que a probabilidade de nascer
indivíduos AA é de 50%, assim como a probabilidade de nascer indivíduos Aa.
Veja
um exemplo:
(Vunesp-SP-
Modificada) A mamona (Ricinus communis) produz inflorescências contendo somente
flores pistiladas (flores femininas), quando o genótipo é recessivo, e inflorescências
mistas (flores femininas e flores masculinas), quando o genótipo é homozigoto
dominante ou heterozigoto.
Com
base nessas afirmações, que tipos de inflorescências serão produzidas nos
descendentes do seguinte cruzamento:
a)
NN x Nn?
Resolução:
a)
Resolver
essa questão é bastante simples. Primeiro devemos separar os gametas, observe:
Após separá-los, basta realizar as
combinações dos alelos das linhas com os alelos das colunas.
Observe as possíveis combinações para a formação dos descendentes
Observe que temos 50% de chance de os
descendentes serem homozigotos dominantes e 50% de chance de serem
heterozigotos. Nesse caso, como homozigotos dominantes e heterozigotos possuem
o mesmo fenótipo, teremos 100% de plantas com inflorescências mistas.
Exercícios:
1. (UFV) Nas plantas Clarkia elegans, o
alelo para flores brancas é recessivo em relação ao alelo para flores rosadas.
O pólen de uma flor rosada heterozigota é colocado no pistilo de uma flor
branca. Qual é a proporção de fenótipos esperados na prole?
a) 1 rosada : 1 branca.
b) 2 rosadas : 1 branca.
c) 1 rosada : 2 brancas.
d) 3 rosadas : 1 branca
2. (Unicentro - adaptada) O albinismo é uma condição que
determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é
condicionada por um gene recessivo a. Imagine um casal cuja mãe é homozigota
recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição. Qual é a probabilidade de
o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?
a) 1/4
b) 1/2
c) 3/4
d) 1/3
e) 2/3
3. Imagine que uma espécie de roedor apresente indivíduos
com pelo de coloração marrom e branca. A coloração branca é determinada por um
alelo recessivo b, e a cor marrom é determinada por um alelo dominante B. Qual
é a probabilidade de nascer um indivíduo branco do cruzamento entre dois
roedores heterozigotos para essa característica?
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%
_________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 20/04/2020
a 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Exercícios
sobre a 1° Lei de Mendel
1.(FUC-MT)
Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a)
100% vv, verdes;
b)
100% VV, amarelas;
c)
50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d)
25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
e)
25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.
2.Se
cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
a)
Apenas indivíduos Aa;
b)
Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
c)
Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
d)
Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.
3.O
sucesso dos experimentos de Mendel está diretamente ligado ao material
escolhido para sua pesquisa: ervilhas. Analise as alternativas abaixo e marque
a única que não representa uma vantagem do uso dessa espécie.
a) Fácil
cultivo.
b) Produz
poucos descendentes.
c) Ciclo
de vida curto.
d)
Facilidade de polinização artificial.
e) Possui
muitas variedades.
4.Mendel,
durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de
que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel
chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as):
a)
cromossomos.
b)
genes.
c) RNA.
d)
espermatozoides.
e)
fenótipos.
5.Sabemos
que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador
apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz
albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui
mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino?
a)
100%.
b) 75%.
c) 50%.
d) 25%.
e) 0%.
6.(UEPB
PB) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
I.
genótipo;
II. fenótipo;
III.
gene;
IV. heredograma.
A. É a
montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como
genealogia, mapa familiar ou pedigree.
B. Cada
segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C. É a constituição genética de um organismo,
ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
D. São as características internas ou externas
de um ser vivo, geneticamente determinadas
.Assinale
a alternativa correta:
a) I-A
; II-B ; III-D ; IV-C
b) I-C
; II-D ; III-B ; IV-A
c) I-B
; II-A ; III-D ; IV-C
d) I-A
; II-C ; III-B ; IV-D
e) I-D
; II-B ; III-A ; IV-C
7.(Unimes
SP) – A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O
alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual
a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros,
resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos
vermelhos?
a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
c) 75%
cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
d) 100%
cajus vermelhos.
e) 100% cajus amarelos.
_________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 27/04/2020
a 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
2°
Lei de Mendel
A segregação independente de dois ou mais pares de genes
Além
de estudar isoladamente diversas características fenotípicas da ervilha, Mendel
estudou também a transmissão combinada de duas ou mais características. Em um
de seus experimentos, por exemplo, foram considerados simultaneamente a cor da
semente, que pode ser amarela ou verde, e a textura da casca da semente, que
pode ser lisa ou rugosa.
A geração F2, obtida pela
autofecundação das plantas originadas das sementes de F1, era
composta por quatro tipos de sementes:
9/16 amarelo-lisas
3/16 amarelo-rugosas
3/16 verde-lisas
1/16 verde-rugosas
Em proporções essas frações representam 9 amarelo-lisas: 3
amarelo-rugosas: 3 verde-lisas: 1 verde-rugosa.
Com base nesse e em outros
experimentos, Mendel aventou a hipótese de que, na formação dos gametas, os
alelos para a cor da semente (Vv) segregam-se independentemente dos
alelos que condicionam a forma da semente (Rr). De acordo com isso, um
gameta portador do alelo V pode conter tanto o alelo R como
o alelo r, com igual chance, e o mesmo ocorre com os gametas
portadores do alelo v.
Uma planta duplo-heterozigota VvRr formaria,
de acordo com a hipótese da segregação independente, quatro tipos de gameta em
igual proporção: 1 VR: 1Vr: 1 vR: 1 vr.
_________________________________________________________________________________
A segregação independente de dois ou mais pares de genes
Plantas originadas de sementes amarelas e
lisas, ambos traços dominantes, foram cruzadas com plantas originadas de
sementes verdes e rugosas, traços recessivos. Todas as sementes produzidas na
geração F1 eram amarelas e lisas.
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 01/06/2020
a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
2°
Lei de Mendel
A segregação independente de dois ou mais pares de genes
Além
de estudar isoladamente diversas características fenotípicas da ervilha, Mendel
estudou também a transmissão combinada de duas ou mais características. Em um
de seus experimentos, por exemplo, foram considerados simultaneamente a cor da
semente, que pode ser amarela ou verde, e a textura da casca da semente, que
pode ser lisa ou rugosa.
A geração F2, obtida pela
autofecundação das plantas originadas das sementes de F1, era
composta por quatro tipos de sementes:
9/16 amarelo-lisas
3/16 amarelo-rugosas
3/16 verde-lisas
1/16 verde-rugosas
Em proporções essas frações representam 9 amarelo-lisas: 3
amarelo-rugosas: 3 verde-lisas: 1 verde-rugosa.
Com base nesse e em outros
experimentos, Mendel aventou a hipótese de que, na formação dos gametas, os
alelos para a cor da semente (Vv) segregam-se independentemente dos
alelos que condicionam a forma da semente (Rr). De acordo com isso, um
gameta portador do alelo V pode conter tanto o alelo R como
o alelo r, com igual chance, e o mesmo ocorre com os gametas
portadores do alelo v.
Uma planta duplo-heterozigota VvRr formaria,
de acordo com a hipótese da segregação independente, quatro tipos de gameta em
igual proporção: 1 VR: 1Vr: 1 vR: 1 vr.
_________________________________________________________________________
Conclusão
da segunda lei de Mendel
A proporção 9:3:3:1
Segregação independente de 3 pares de alelos
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 01/06/2020
a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
2°
Lei de Mendel
Conclusão
da segunda lei de Mendel
Mendel
concluiu que a segregação independente dos fatores para duas ou mais características
era um princípio geral, constituindo uma segunda lei da herança. Assim, ele
denominou esse princípio segunda lei da herança ou lei da segregação
independente, posteriormente chamada segunda lei de Mendel: Os fatores para duas ou mais características segregam-se no
híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao
acaso.
A proporção 9:3:3:1
Ao
estudar a herança simultânea de diversos pares de características. Mendel
sempre observou, em F2, a proporção fenotípica 9:3:3:1, consequência
da segregação independente ocorrida no duplo-heterozigoto, que origina quatro
tipos de gameta.
Segregação independente de 3 pares de alelos
Ao
estudar 3 pares de características simultaneamente, Mendel verificou que a
distribuição dos tipos de indivíduos em F2 seguia a proporção
de 27: 9: 9: 9: 3: 3: 3: 1. Isso indica que os genes para as 3 características
consideradas segregam-se independentemente nos indivíduos F1,
originando 8 tipos de gametas.
Em um
dos seus experimentos, Mendel considerou simultaneamente a cor (amarela ou
verde), a textura da casca (lisa ou rugosa) e a cor da casca da semente (cinza
ou branca).
O
cruzamento entre uma planta originada de semente homozigota dominante para as
três características (amarelo-liso-cinza) e uma planta originada de semente com
traços recessivos (verde-rugosa-branca) produz apenas ervilhas com fenótipo
dominante, amarelas, lisas e cinza. Esses indivíduos são heterozigotos para os
três pares de genes (VvRrBb). A segregação independente desses três pares de alelos,
nas plantas da geração F1, leva à formação de 8 tipos de gametas.
_________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano Data: 08/06/2020
a 12/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
_________________________________________________________________________________
2°
Lei de Mendel
Determinando
o número de tipos de gametas na segregação independente
Para determinar o número de tipos de gametas
formados por um indivíduo, segundo a segregação independente, basta aplicar a
expressão 2n, em que n representa o número de pares de alelos no genótipo que se
encontram na condição heterozigota.
Obtendo a
Proporção 9:3:3:1 sem Utilizar o Quadro de Cruzamentos
Genótipo
|
Valor de n
|
2n
|
Número de gametas
|
AA
|
0
|
20
|
1
|
Aa
|
1
|
21
|
2
|
AaBB
|
1
|
21
|
2
|
AaBb
|
2
|
22
|
4
|
AABbCCDd
|
2
|
22
|
4
|
AABbCcDd
|
3
|
23
|
8
|
AaBbCcDd
|
4
|
24
|
16
|
AaBbCcDdEe
|
5
|
25
|
32
|
A 2º lei de Mendel é um exemplo de
aplicação direta da regra do E de probabilidade, permitindo chegar aos mesmos resultados
sem a construção trabalhosa de quadro de cruzamentos. Vamos exemplificar,
partindo do cruzamento entre suas plantas de ervilha duplo heterozigotas:
P: VvRr X VvRr
- Consideremos, primeiro, o resultado
do cruzamento das duas características isoladamente:
Vv X Vv
|
Rr X Rr
|
3/4 sementes amarelas
|
3/4 sementes lisas
|
1/4 sementes verdes
|
1/4 sementes rugosas
|
·
Como desejamos considerar as duas características simultaneamente,
vamos calcular a probabilidade de obtermos sementes amarelas e lisas, já que se
trata de eventos independentes
sementes amarelas E sementes
lisas
|
3/4
X
3/4
=
9/16
|
·
E a probabilidade de obtermos sementes amarelas e rugosas:
sementes
amarelas
E
sementes rugosas
|
3/4
X
1/4 =
3/16
|
- Agora a probabilidade de
obtermos sementes verdes e lisas:
sementes verdes
E
sementes lisas
|
1/4
X
3/4
= 3/16
|
- Finalmente, a probabilidade
de nós obtermos sementes verdes e rugosas:
sementes verdes
E
sementes rugosas
|
1/4
X
1/4
= 1/16
|
Utilizando a regra do E,
chegamos ao mesmo resultado obtido na construção do quadro de cruzamentos com a
vantagem da rapidez na obtenção da resposta.
_________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano
Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
_________________________________________________________________________________
Atividades sobre a
2° Lei de Mendel
1. Qual
foi a conclusão de Mendel ao estudar características fenotípicas isoladas?
2. A Segunda Lei de Mendel, também
chamada de lei da segregação independente, diz que os fatores para duas ou mais
características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os
gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa lei, podemos concluir que
um indivíduo de genótipo BBCc terá gametas:
a) B, C e c.
b) BB e Cc.
c) BC e Bc.
d) BB, BC, Bc e Cc.
3. Imagine que uma mulher com olhos
escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope
(ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por
genes dominantes (C e M), marque a alternativa que indica a probabilidade de
nascer uma criança de olhos claros e visão normal.
a) ½
b) 1/3
c) ¼
d) 1/5
e) 1/6
4. (Acafe-SC) De acordo com as leis
de Mendel, indivíduos com genótipos
a) AaBb produzem gametas A, B, a e
b.
b) AaBB produzem gametas AB e aB.
c) Aa produzem gametas AA, Aa e
aa.
d) AA produzem gametas AA.
e) AABB produzem dois tipos de
gametas.
5. (UFC-CE) Um homem albino com
sangue tipo AB casou-se com uma mulher normal também com sangue tipo AB. O
casal pretende ter filhos. Qual a probabilidade de nascer uma criança albina do
sexo masculino e com tipo sanguíneo AB, sabendo-se que a mãe é normal
heterozigótica para albinismo?
a) 1/8.
b) 1/4.
c) 1/2.
d) 1/12.
e) 1/16.
_________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade 3°
ano
Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser
copiada no caderno de cada aluno.
_________________________________________________________________________________
Antígeno
e anticorpo
Os termos antígeno e anticorpo são bastante usados quando
estudamos a Imunologia, ou seja, quando estudamos a parte da Biologia
relacionada com o sistema imunológico. Conhecer
esses dois conceitos é fundamental para entender o processo de defesa do
organismo contra partículas e organismos estranhos. A seguir listaremos as principais diferenças entre antígenos e
anticorpos.
·
Antígenos
Denominamos de antígenos as
moléculas capazes de reagir com um anticorpo. Essa reação
pode provocar ou não uma resposta do nosso sistema imune. Nesse último caso, o
antígeno é conhecido como imunógeno. Como exemplo de antígenos, podemos citar
os vírus, as bactérias e até mesmo partículas desencadeadoras de alergias.
·
Anticorpos
Os anticorpos, por sua vez, são
glicoproteínas (proteínas
que apresentam oligossacarídeos ligados) conhecidas como imunoglobulinas (Ig). Essas
proteínas, bastante específicas, apresentam a capacidade de interagir com o
antígeno que desencadeou sua formação. A secreção dos anticorpos é feita pelos
plasmócitos, células que surgem a partir da diferenciação do linfócito
B,
uma célula do nosso sistema imunológico.
Ao interagir com o antígeno, os
anticorpos podem provocar uma série de processos que visam à proteção do nosso
corpo. Entre
as ações que os anticorpos podem realizar, destacam-se sua capacidade de
provocar a produção de sinais químicos que avisam outras células de defesa sobre
a presença de um invasor, além da sua capacidade de deixar partículas mais
suscetíveis ao processo de fagocitose.
Nos seres humanos, é possível identificar cinco classes
principais de anticorpos ou imunoglobulinas: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE. O tipo
mais abundante é o IgG, que atua, principalmente, ativando a fagocitose e
neutralizando os antígenos.
Soros
e vacinas
Conhecendo os
conceitos de antígenos e anticorpos, é extremamente fácil compreender o que
são soros
e vacinas. Os soros podem ser definidos como uma imunidade
passiva e temporária em que são injetados anticorpos já prontos contra
determinado antígeno. No caso das vacinas, a imunização é ativa e duradoura,
pois são administrados antígenos mortos ou atenuados a fim de que o próprio
organismo produza anticorpos contra aquele agente.
Diante da definição, é fácil perceber que o soro é
utilizado após o contato com o antígeno, uma vez que são injetados anticorpos
prontos, sendo, portanto, uma forma de cura. Já a vacina é utilizada como uma
forma de prevenção, uma vez que a imunização é mais duradoura e nosso próprio
organismo produz anticorpos contra a ação de um determinado antígeno ao qual
ainda não fomos expostos.
Os antígenos estimulam a produção de anticorpos
_________________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade
3° ano
Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser
copiada no caderno de cada aluno.
Sangue
O sangue é um tecido líquido formado por
diferentes tipos de células suspensas no plasma. Ele circula por todo nosso
corpo, através das veias e artérias.
As veias
levam o sangue dos órgãos e tecidos para o coração, enquanto as artérias levam
o sangue do coração para os órgãos e tecidos.
Já as
células, recebem sangue através de vasos sanguíneos de menor porte denominados
de arteríolas, vénulas e capilares.
Em um
adulto circulam, em média, seis litros de sangue.
Funções do Sangue
Uma das
funções básicas do sangue é o transporte de substâncias, das quais destacam-se:
·
Levar
oxigênio e nutrientes para as células;
·
Retirar
dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na
respiração celular);
·
Conduzir
hormônios pelo organismo.
O sangue desempenha um importante
papel de defender o corpo das ações de agentes nocivos.
Composição do Sangue
Composição
do sangue
O sangue
parece um líquido homogêneo, no entanto, com a observação por microscópio
pode-se verificar que ele é heterogêneo, sendo composto por glóbulos vermelhos,
glóbulos brancos, plaquetas e plasma.
O plasma, corresponde até 60% do
volume do sangue, é a parte líquida onde ficam suspensos os glóbulos vermelhos,
glóbulos brancos e plaquetas. A quantidade de cada componente pode variar
conforme o sexo e idade da pessoa.
Algumas
doenças, como a anemia, também podem causar
modificações nos valores normais dos componentes do sangue.
Glóbulos
Vermelhos
Hemácias
no interior de uma artéria
Os glóbulos vermelhos, também chamado de hemácias, são células em
maior quantidade nos humanos. Possuem a forma de um disco côncavo de ambos os
lados e não apresentam possuem núcleo.
Eles são produzidos pela medula óssea, ricos
em hemoglobina,
uma proteína cujo pigmento vermelho dá a cor característica ao sangue. Ela tem
a propriedade de transportar o oxigênio, desempenhando papel fundamental na
respiração.
Glóbulos
Brancos
Glóbulos
brancos visualizados através de microscopia eletrônica
Os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos são
produzidos na medula óssea. São células de defesa do organismo que pertencem ao
sistema imunológico.
Eles destroem os agentes estranhos, como
bactérias, vírus e as substâncias tóxicas que atacam nosso organismo e causam
infecções ou outras doenças. Além disso, também possuem papel importante na
coagulação do sangue.
No sangue há diversos tipos de leucócitos com
diferentes formatos, tamanhos e formas de núcleo: neutrófilos, monócitos,
basófilos, eosinófilos e linfócitos.
Os leucócitos são maiores que as hemácias, porém,
a quantidade deles no sangue é bem menor. Quando o organismo é atacado por
agentes estranhos, o número de leucócitos aumenta significativamente.
______________________________________________________________________________
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Biologia
Atividade
3° ano
Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
ser copiada no caderno de cada aluno.
Plaquetas
As plaquetas são fragmentos celulares sem núcleo
As plaquetas, também chamadas de trombócitos,
não são células, mas fragmentos celulares. A sua principal função está
relacionada ao processo de coagulação sanguínea.
Quando há
um ferimento, com rompimento de vasos sanguíneos, as plaquetas aderem às áreas
lesadas e produzem uma rede de fios extremamente finos que impedem a passagem
das hemácias e retém o sangue.
As
plaquetas estão presentes em cada gota de sangue e seu número é de
aproximadamente 150.000 a 400.000 plaquetas por milímetro cúbico em condições
normais de saúde.
Plasma
O plasma é a parte líquida do sangue
Ele é
constituído por grande quantidade de água, mais de 90%, onde encontram-se
dissolvidos os nutrientes (glicose, lipídios, aminoácidos, proteínas, sais
minerais e vitaminas), o gás oxigênio e hormônios, e os resíduos produzidos
pelas células, como gás carbônico e outras substâncias que devem ser eliminadas
do corpo.
_________________________________________________________________________________