NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 301 e 302
Professor: Carla Michele Carvalho da Silva
Email: carlamcs20@hotmail.com
WhatsApp: 984631869
Atividades de 16/03 até 20/03
Devem ser entregues pelo e-mail ou
whats até o dia 17/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
Assinale a alternativa que melhor expresse o
efeito de humor contido na tirinha:
a) O discurso feminista de Susanita é
responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica,
denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.
b) Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita
e, através de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu
descontentamento.
c) A linguagem verbal não contribui para o
melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na
linguagem não verbal através da expressão exibida por Mafalda no último
quadrinho.
d) Susanita apresenta um discurso de acordo com
as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente
atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso
de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.
Mafalda, apesar de ser uma criança, já apresenta certo entendimento
sobre as principais questões que afligem a sociedade
Sobre os efeitos de humor da tirinha, pode-se
afirmar, exceto:
a) Mafalda emprega o mesmo valor semântico para
o vocábulo “indicador” no primeiro e no último quadrinho.
b) Mafalda não sabe a importância do dedo
indicador.
c) A expressão “dedo indicador” é utilizada de
maneira metafórica pelo autor da tirinha.
d) Mafalda ainda não sabe exatamente o
significado da expressão “indicador de desemprego”
e) Apesar de ser uma criança, Mafalda já percebe
as injustas relações de trabalho estabelecidas entre patrões e operários.
1ª) As tirinhas são
gêneros textuais que exploram as linguagens verbal e não verbal. Suas
principais características são:
a) Leitura
atraente/produção em quadrinhos/apresentação descritiva.
b) Leitura
atraente/produção injuntiva/posicionamento crítico.
c) Leitura atraente/produção
em quadrinhos/narrativa de fatos.
d) Leitura
atraente/narrativa de fatos/produção injuntiva.
2ª) No texto, a
palavra “inquilino” é utilizada para
a) caracterizar o
morador de um imóvel alugado.
b) caracterizar o
coração da personagem do quadrinho.
c) caracterizar a
importância da devolução do troco.
d) caracterizar a
necessidade que a criança tem de comprar balas.
3ª) No quadrinho 1, o
período “Tome, pensei em ficar com o troco da padaria para
comprar balas, mas não consegui”, a expressão grifada assume função
a) Injuntiva
b) Apelativa
c) Adversativa
d) Aditiva
4ª) Em: “Esse que a gente tem aqui dentro”, no último
quadrinho, o pronome demonstrativo encontrado na frase refere-se
a) ao troco.
b) ao pagamento.
c) ao inquilino.
d) ao coração.
Mafalda, apesar de ser uma criança, já apresenta certo entendimento
sobre as principais questões que afligem a sociedade
c) ao inquilino.
d) ao coração.
Atividades de 23/03 até 27/03
Devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
Redação:
1)
Estruture seu texto adequadamente
Não
é difícil. Basicamente, para fazer sua primeira redação você vai começar
colocando no papel algumas ideias simples que você teve para escrever seu
primeiro texto. Depois de escrever as primeiras ideias, você vai estruturar
essas frases no formato certo. Essa estrutura é a organização do que vamos
escrever. Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e
conclusão. Então vamos ver como fica essa organização:
Introdução
É um
parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que
vamos falar na redação.
Desenvolvimento
Pode
conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema
da redação.
Conclusão
É um
parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.
Bom,
agora que a gente já sabe como fica a estrutura de uma boa redação, vamos
tentar construí-la.
2)
Faça as seguintes perguntas para criar a introdução, o desenvolvimento e a
conclusão:
A
introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em relação ao tema: “o
que eu penso sobre isso?”
O
desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar
isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso
acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.
E a pergunta da conclusão é: “Que lição
pode ser tirada disso?”
A
partir dessas respostas é que você vai organizar sua redação. Repare que
estamos dividindo a redação antes de começá-la, isso é muito importante. Os
avaliadores não enxergam a redação como um único texto fechado e compacto, eles
analisam o texto por etapas, por isso que você deve se preocupar com cada uma
dessas etapas, para garantir que todas estão atendendo ao que eles esperam. Não
há como fazer uma boa redação de outra forma que não seja dividindo e
analisando individualmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Qualquer tentativa de misturar esses 3 fragmentos sem cautela irá destruir a
sua nota. Com isso em mente, podemos prosseguir.
3)
Anote as ideias principais que servirão como argumentos
Antes
de começar um texto, é muito útil escrever em uma folha algumas informações
sobre o tema proposto. Por exemplo, digamos que o tema da redação seja “O
chocolate no mundo moderno”. A primeira coisa que você deve fazer é anotar
alguns fatos e argumentos que você conhece sobre chocolate. Por exemplo:
Chocolate
em excesso faz mal
Existem
diversos tipos de chocolate
A
compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
Muitas
pessoas gostam de chocolate
Observe
que as frases acima não são muito grandes nem muito elaboradas. Isso tem um
motivo: a ideia aqui é que você coloque no papel a informação exatamente do
jeito que ela veio à sua cabeça. Nesse momento, não estamos preocupados com a
estrutura do texto, nem com a perfeição das frases, pois se você ficar
“travado”, sem conseguir se expressar no papel, corre o risco de perder um bom
argumento, além de perder muito tempo (talvez outras ideias relacionadas ao
assunto sejam perdidas enquanto você tenta formular um pensamento rico e
elaborado).
Então
o propósito aqui é simples: coloque no papel aquilo que veio à cabeça, pois
estamos apenas construindo nossos pilares. O próximo passo vai ser organizar os
argumentos que criamos.
4)
Organize cada parágrafo do texto
Observando
os argumentos que escolhemos sobre chocolate, podemos notar que o último
argumento que criamos ali tem uma relação direta com o penúltimo:
A
compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
Muitas
pessoas gostam de chocolate
Afinal,
o mercado de chocolate movimenta muito dinheiro justamente pelo fato de que
muitas pessoas gostam de chocolate. Isso também motiva a criação de vários
tipos diferentes de chocolate, então o segundo argumento também pode ser
incluído nesse raciocínio. Já o primeiro argumento serve como um alerta.
Portanto, um parágrafo para nosso texto, contendo todas essas ideias, poderia
ser:
–
“Como muitas pessoas gostam de chocolate, o comércio desse produto movimenta
muito dinheiro. Para aumentar as opções de sabores e aplicações, muitos tipos
diferentes de chocolate são fabricados. No entanto, é preciso estar consciente
de que chocolate em excesso faz mal”.
Observe
que as frases desse parágrafo seguem uma lógica; não são apenas informações
jogadas sem nexo. Essa lógica só existiu pelo fato de termos organizado as
ideias que tivemos lá no início. Esse processo sempre vai ser utilizado para
garantir um texto fluido e bem estruturado.
Agora
sim estamos preocupados com o texto da redação, pois antes estávamos apenas
preocupados em como construir argumentos para o tema. Fazer a redação é o
segundo passo; primeiro você precisa colocar os argumentos no papel, como já
comentamos. Esse detalhe acaba pegando muitos alunos no contrapé, pois tentar
fazer uma redação do início ao fim diretamente é muito mais difícil e
arriscado. Você fica sujeito a cometer muitos erros como fuga do tema, falta de
coerência e conexão, etc.
Muito
bem, esse foi apenas um exemplo simples para você ter uma ideia de como um
parágrafo se constrói na prática. Obviamente, aqueles argumentos que criamos
sobre chocolate renderiam muitas outras frases e ideias, mas nosso objetivo era
apenas mostrar o conceito de criação de argumentos e elaboração do texto a
partir desses argumentos.
Atividade: Elabore um texto dissertativo argumentativo; mínimo 10 linhas e máximo 30 linhas; 3ª pessoa, título opcional.
Os bens culturais digitais tendem a enfraquecer os bens culturais tradicionais?
Novas tecnologias sempre colocam em discussão as formas tradicionais. Quando a televisão apareceu, muitos pensaram que o rádio desapareceria. Com a popularização do cinema, foi a vez de acreditarem que a televisão cairia em desuso. Será que bens culturais digitais, como filmes, músicas e arte digital, tendem a suplantar os bens tradicionais de cultura, como teatro e museu?
Disserte sobre o assunto.
Redação:
1)
Estruture seu texto adequadamente
Não
é difícil. Basicamente, para fazer sua primeira redação você vai começar
colocando no papel algumas ideias simples que você teve para escrever seu
primeiro texto. Depois de escrever as primeiras ideias, você vai estruturar
essas frases no formato certo. Essa estrutura é a organização do que vamos
escrever. Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e
conclusão. Então vamos ver como fica essa organização:
Introdução
É um
parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que
vamos falar na redação.
Desenvolvimento
Pode
conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema
da redação.
Conclusão
É um
parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.
Bom,
agora que a gente já sabe como fica a estrutura de uma boa redação, vamos
tentar construí-la.
2)
Faça as seguintes perguntas para criar a introdução, o desenvolvimento e a
conclusão:
A
introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em relação ao tema: “o
que eu penso sobre isso?”
O
desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar
isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso
acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.
E a pergunta da conclusão é: “Que lição
pode ser tirada disso?”
A
partir dessas respostas é que você vai organizar sua redação. Repare que
estamos dividindo a redação antes de começá-la, isso é muito importante. Os
avaliadores não enxergam a redação como um único texto fechado e compacto, eles
analisam o texto por etapas, por isso que você deve se preocupar com cada uma
dessas etapas, para garantir que todas estão atendendo ao que eles esperam. Não
há como fazer uma boa redação de outra forma que não seja dividindo e
analisando individualmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Qualquer tentativa de misturar esses 3 fragmentos sem cautela irá destruir a
sua nota. Com isso em mente, podemos prosseguir.
3)
Anote as ideias principais que servirão como argumentos
Antes
de começar um texto, é muito útil escrever em uma folha algumas informações
sobre o tema proposto. Por exemplo, digamos que o tema da redação seja “O
chocolate no mundo moderno”. A primeira coisa que você deve fazer é anotar
alguns fatos e argumentos que você conhece sobre chocolate. Por exemplo:
Chocolate
em excesso faz mal
Existem
diversos tipos de chocolate
A
compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
Muitas
pessoas gostam de chocolate
Observe
que as frases acima não são muito grandes nem muito elaboradas. Isso tem um
motivo: a ideia aqui é que você coloque no papel a informação exatamente do
jeito que ela veio à sua cabeça. Nesse momento, não estamos preocupados com a
estrutura do texto, nem com a perfeição das frases, pois se você ficar
“travado”, sem conseguir se expressar no papel, corre o risco de perder um bom
argumento, além de perder muito tempo (talvez outras ideias relacionadas ao
assunto sejam perdidas enquanto você tenta formular um pensamento rico e
elaborado).
Então
o propósito aqui é simples: coloque no papel aquilo que veio à cabeça, pois
estamos apenas construindo nossos pilares. O próximo passo vai ser organizar os
argumentos que criamos.
4)
Organize cada parágrafo do texto
Observando
os argumentos que escolhemos sobre chocolate, podemos notar que o último
argumento que criamos ali tem uma relação direta com o penúltimo:
A
compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
Muitas
pessoas gostam de chocolate
Afinal,
o mercado de chocolate movimenta muito dinheiro justamente pelo fato de que
muitas pessoas gostam de chocolate. Isso também motiva a criação de vários
tipos diferentes de chocolate, então o segundo argumento também pode ser
incluído nesse raciocínio. Já o primeiro argumento serve como um alerta.
Portanto, um parágrafo para nosso texto, contendo todas essas ideias, poderia
ser:
–
“Como muitas pessoas gostam de chocolate, o comércio desse produto movimenta
muito dinheiro. Para aumentar as opções de sabores e aplicações, muitos tipos
diferentes de chocolate são fabricados. No entanto, é preciso estar consciente
de que chocolate em excesso faz mal”.
Observe
que as frases desse parágrafo seguem uma lógica; não são apenas informações
jogadas sem nexo. Essa lógica só existiu pelo fato de termos organizado as
ideias que tivemos lá no início. Esse processo sempre vai ser utilizado para
garantir um texto fluido e bem estruturado.
Agora
sim estamos preocupados com o texto da redação, pois antes estávamos apenas
preocupados em como construir argumentos para o tema. Fazer a redação é o
segundo passo; primeiro você precisa colocar os argumentos no papel, como já
comentamos. Esse detalhe acaba pegando muitos alunos no contrapé, pois tentar
fazer uma redação do início ao fim diretamente é muito mais difícil e
arriscado. Você fica sujeito a cometer muitos erros como fuga do tema, falta de
coerência e conexão, etc.
Muito
bem, esse foi apenas um exemplo simples para você ter uma ideia de como um
parágrafo se constrói na prática. Obviamente, aqueles argumentos que criamos
sobre chocolate renderiam muitas outras frases e ideias, mas nosso objetivo era
apenas mostrar o conceito de criação de argumentos e elaboração do texto a
partir desses argumentos.
Atividade: Elabore um texto dissertativo argumentativo; mínimo 10 linhas e máximo 30 linhas; 3ª pessoa, título opcional.
Os bens culturais digitais tendem a enfraquecer os bens culturais tradicionais?
Novas tecnologias sempre colocam em discussão as formas tradicionais. Quando a televisão apareceu, muitos pensaram que o rádio desapareceria. Com a popularização do cinema, foi a vez de acreditarem que a televisão cairia em desuso. Será que bens culturais digitais, como filmes, músicas e arte digital, tendem a suplantar os bens tradicionais de cultura, como teatro e museu?
Disserte sobre o assunto.
Atividades de 30/03 até 03/04
Devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
1. De acordo com o texto, podemos dizer que a
charge:
a) faz um elogio à
implementação da nova ortografia da Língua Portuguesa.
b) ironiza a falta de hábito
de leitura do povo brasileiro de modo geral.
c) faz uma crítica contra
uma decisão política que não resolverá problemas educacionais para a maioria do
povo brasileiro.
d) traz o personagem de
óculos feliz e muito otimista com a notícia sobre o acordo ortográfico, e isso
se evidencia em todas as suas falas.
e) demonstra que o povo
brasileiro vai se beneficiar dessa aprovação feita pelo presidente.
2. Leia as afirmações acerca dessa charge:
I – Traz linguagem verbal e
não verbal na sua composição.
II – Utiliza regionalismos
nas falas dos personagens.
III – Vale-se de linguagem
não verbal para justificar um fato recente.
Marque a alternativa que
possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
Leia o texto abaixo e
responda às questões 3 e 4:
3. Em relação à leitura da
charge, podemos inferir que:
a) os alunos que participam
das aulas aprendem mais.
b) professores desmotivados
ensinam menos.
c) os erros ortográficos
recrudescem com mais investimentos na área da educação.
d) os investimentos na área
de educação corroboram para o aprendizado dos alunos.
e) A educação prescinde de
investimentos para melhorar o aprendizado dos alunos.
4. Leia as afirmações acerca
dessa charge sobre educação:
I – As imagens sugerem que o
aluno em destaque escrevendo no quadro está ainda no ensino fundamental.
II – A charge faz uma
crítica à falta de investimentos necessários para uma educação de
qualidade.
III – A charge faz uma
crítica à ausência de professores na sala de aula, deixando o aluno escrevendo
sozinho no quadro.
Marque a alternativa que
possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III
5. Crie sua própria charge,
abordando assuntos referentes ao COVID-19, mínimo três quadrinhos.
1. De acordo com o texto, podemos dizer que a
charge:
a) faz um elogio à
implementação da nova ortografia da Língua Portuguesa.
b) ironiza a falta de hábito
de leitura do povo brasileiro de modo geral.
c) faz uma crítica contra
uma decisão política que não resolverá problemas educacionais para a maioria do
povo brasileiro.
d) traz o personagem de
óculos feliz e muito otimista com a notícia sobre o acordo ortográfico, e isso
se evidencia em todas as suas falas.
e) demonstra que o povo
brasileiro vai se beneficiar dessa aprovação feita pelo presidente.
2. Leia as afirmações acerca dessa charge:
I – Traz linguagem verbal e
não verbal na sua composição.
II – Utiliza regionalismos
nas falas dos personagens.
III – Vale-se de linguagem
não verbal para justificar um fato recente.
Marque a alternativa que
possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
Leia o texto abaixo e
responda às questões 3 e 4:
3. Em relação à leitura da
charge, podemos inferir que:
a) os alunos que participam
das aulas aprendem mais.
b) professores desmotivados
ensinam menos.
c) os erros ortográficos
recrudescem com mais investimentos na área da educação.
d) os investimentos na área
de educação corroboram para o aprendizado dos alunos.
e) A educação prescinde de
investimentos para melhorar o aprendizado dos alunos.
4. Leia as afirmações acerca
dessa charge sobre educação:
I – As imagens sugerem que o
aluno em destaque escrevendo no quadro está ainda no ensino fundamental.
II – A charge faz uma
crítica à falta de investimentos necessários para uma educação de
qualidade.
III – A charge faz uma
crítica à ausência de professores na sala de aula, deixando o aluno escrevendo
sozinho no quadro.
Marque a alternativa que
possui afirmações corretas em relação à charge:
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III
5. Crie sua própria charge,
abordando assuntos referentes ao COVID-19, mínimo três quadrinhos.
Atividades de 06/04 até 10/04
Não há atividades para entregar nesta semana, somente ler
com atenção e assistir a vídeo aula. https://www.youtube.com/watch?v=yUpRa62vcSI
Usos
da Crase
A crase é usada:
Antes de palavras femininas, por exemplo: Fui à escola;
Fomos à praça.
Quando acompanham verbos que indicam destino: ir, voltar,
vir; por exemplo: Vou à casa de meu pai; Fomos à praia.
Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas: à
medida que, à noite, à tarde, às pressas, às vezes, por exemplo: Saímos à
noite; À medida que o tempo passa as amizades aumentam.
Antes dos Pronomes demonstrativos (aquilo, aquela,
aquele), por exemplo: No verão, voltamos àquela praia; Refere-se àquilo que
aconteceu ontem na festa.
A expressão "à moda", por exemplo: As roupas
são à moda francesa; No restaurante a comida era à moda mineira.
Não
se utiliza crase:
Antes de palavras masculinas, por exemplo: Jorge tem um
carro a álcool; Samuel comprou um jipe a diesel.
Antes de verbos que não indiquem destino, por exemplo:
Estava disposto a salvar a menina.
Antes de artigos (um, uns, uma, umas) e pronomes
indefinidos (outra, alguém, qualquer, certa), por exemplo: Chegou a uma hora;
Todo dia perguntava a outra professora sobre as aulas.
(Antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele,
nós, vós, eles) e do caso oblíquo me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o,
lhe), por exemplo: Falamos a ela sobre o ocorrido; Ofereceram a mim as entradas
para o cinema.
Antes dos pronomes demonstrativos (isso, esse, este,
esta, essa), por exemplo: Era a isso que nos referíamos; Quando aderir a esse
plano, a internet ficará mais barata.
Antes de nomes de cidade que não utilizam o artigo
feminino, por exemplo: Fomos à Itália.
Palavras repetidas: dia a dia, frente a frente, cara a
cara, gota a gota, ponta a ponta, por exemplo: Ficamos cara a cara na festa de
final de ano; Dia a dia nos conhecemos melhor.
Uso
da Crase na Indicação das Horas
Utiliza-se a crase antes de numeral cardinal que indicam
as horas exatas:
Termino meu trabalho às cinco horas da tarde.
Saio da escola às 12h30.
Por outro lado, quando acompanhadas de preposições (para,
desde, após, até, perante, com), não se utiliza a crase, por exemplo:
Ficamos na reunião desde as 12h.
Chegamos após as 18h.
O congresso está marcado para as 15h.
Para saber se a palavra é craseada, no caso das horas,
uma dica é substituir a hora por meio dia, se der "ao meio dia"
utiliza-se a crase, caso contrário, não leva o acento:
O jogo começa às 6h30 (o jogo começa ao meio dia);
Identificamos o assassino após as 20h (Identificamos o
assassino após o meio dia).
Assim, no primeiro caso, ocorre a crase, todavia no
segundo exemplo ela não se utiliza o acento.
Dicas
para o uso da crase
Para saber se ocorre crase, em alguns casos, substitui-se
a palavra feminina por masculina, ou seja, o "a" por "ao" e
se a preposição for aceita sem alterar o sentido, então com certeza há crase.
Por exemplo: Vou à escola, Vou ao colégio.
É facultativo o uso da crase antes dos pronomes
possessivos, por exemplo: Mandou presentes de natal à sua família ou Mandou
presentes de natal a sua família. Da mesma maneira antes do "até", o
uso é facultativo: Fui até à praça ou Fui até à praça.
Para saber se a crase é utilizada nos verbos de destino
temos a expressão: "Vou a, volto da crase há! vou a, volto de, crase pra
quê?" Vou à Europa, Volto da Europa; Foi a Roma, voltou de Roma.
A crase é usada:
Antes de palavras femininas, por exemplo: Fui à escola;
Fomos à praça.
Quando acompanham verbos que indicam destino: ir, voltar,
vir; por exemplo: Vou à casa de meu pai; Fomos à praia.
Nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas: à
medida que, à noite, à tarde, às pressas, às vezes, por exemplo: Saímos à
noite; À medida que o tempo passa as amizades aumentam.
Antes dos Pronomes demonstrativos (aquilo, aquela,
aquele), por exemplo: No verão, voltamos àquela praia; Refere-se àquilo que
aconteceu ontem na festa.
A expressão "à moda", por exemplo: As roupas
são à moda francesa; No restaurante a comida era à moda mineira.
Não
se utiliza crase:
Antes de palavras masculinas, por exemplo: Jorge tem um
carro a álcool; Samuel comprou um jipe a diesel.
Antes de verbos que não indiquem destino, por exemplo:
Estava disposto a salvar a menina.
Antes de artigos (um, uns, uma, umas) e pronomes
indefinidos (outra, alguém, qualquer, certa), por exemplo: Chegou a uma hora;
Todo dia perguntava a outra professora sobre as aulas.
(Antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele,
nós, vós, eles) e do caso oblíquo me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o,
lhe), por exemplo: Falamos a ela sobre o ocorrido; Ofereceram a mim as entradas
para o cinema.
Antes dos pronomes demonstrativos (isso, esse, este,
esta, essa), por exemplo: Era a isso que nos referíamos; Quando aderir a esse
plano, a internet ficará mais barata.
Antes de nomes de cidade que não utilizam o artigo
feminino, por exemplo: Fomos à Itália.
Palavras repetidas: dia a dia, frente a frente, cara a
cara, gota a gota, ponta a ponta, por exemplo: Ficamos cara a cara na festa de
final de ano; Dia a dia nos conhecemos melhor.
Uso
da Crase na Indicação das Horas
Utiliza-se a crase antes de numeral cardinal que indicam
as horas exatas:
Termino meu trabalho às cinco horas da tarde.
Saio da escola às 12h30.
Por outro lado, quando acompanhadas de preposições (para,
desde, após, até, perante, com), não se utiliza a crase, por exemplo:
Ficamos na reunião desde as 12h.
Chegamos após as 18h.
O congresso está marcado para as 15h.
Para saber se a palavra é craseada, no caso das horas,
uma dica é substituir a hora por meio dia, se der "ao meio dia"
utiliza-se a crase, caso contrário, não leva o acento:
O jogo começa às 6h30 (o jogo começa ao meio dia);
Identificamos o assassino após as 20h (Identificamos o
assassino após o meio dia).
Assim, no primeiro caso, ocorre a crase, todavia no
segundo exemplo ela não se utiliza o acento.
Dicas
para o uso da crase
Para saber se ocorre crase, em alguns casos, substitui-se
a palavra feminina por masculina, ou seja, o "a" por "ao" e
se a preposição for aceita sem alterar o sentido, então com certeza há crase.
Por exemplo: Vou à escola, Vou ao colégio.
É facultativo o uso da crase antes dos pronomes
possessivos, por exemplo: Mandou presentes de natal à sua família ou Mandou
presentes de natal a sua família. Da mesma maneira antes do "até", o
uso é facultativo: Fui até à praça ou Fui até à praça.
Para saber se a crase é utilizada nos verbos de destino
temos a expressão: "Vou a, volto da crase há! vou a, volto de, crase pra
quê?" Vou à Europa, Volto da Europa; Foi a Roma, voltou de Roma.
Atividades de 13/04 até 17/04/2020
Devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 28/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
1. Assinale a alternativa em que o a deve receber acento indicativo de crase.
a) Você deu essa informação a alguém?
b) Vale a pena essa confusão toda?
c) O diretor deu novas indicações a secretária.
d) É possível combinarmos um pagamento a prazo?
2. Indique a opção em que o uso da crase está errado.
a) À noite tudo estará resolvido. Obrigada!
b) O trabalho foi realizado graças à todos nós.
c) Amanhã meus primos chegarão às 16h.
d) Você foi à festa de Natal da empresa?
3. Indique qual opção completa corretamente as lacunas.
___ promoção dada ___ funcionária foi ___ custa de muito esforço e dedicação ___ empresa e ___ quem sempre ___ apoiou.
a) a, à, à, à, a, a
b) a, à, a, à, à, a
c) a, à, à, à, à, à
4. Em quais alternativas o acento indicador de crase deverá ser retirado?
a) Graças à Deus!
b) Vamos à pé.
c) Sairemos à meia-noite.
d) Obrigado à todos.
e) Vire à direita.
f) Estamos frente à frente.
1. Assinale a alternativa em que o a deve receber acento indicativo de crase.
a) Você deu essa informação a alguém?
b) Vale a pena essa confusão toda?
c) O diretor deu novas indicações a secretária.
d) É possível combinarmos um pagamento a prazo?
b) Vale a pena essa confusão toda?
c) O diretor deu novas indicações a secretária.
d) É possível combinarmos um pagamento a prazo?
2. Indique a opção em que o uso da crase está errado.
a) À noite tudo estará resolvido. Obrigada!
b) O trabalho foi realizado graças à todos nós.
c) Amanhã meus primos chegarão às 16h.
d) Você foi à festa de Natal da empresa?
b) O trabalho foi realizado graças à todos nós.
c) Amanhã meus primos chegarão às 16h.
d) Você foi à festa de Natal da empresa?
3. Indique qual opção completa corretamente as lacunas.
___ promoção dada ___ funcionária foi ___ custa de muito esforço e dedicação ___ empresa e ___ quem sempre ___ apoiou.
a) a, à, à, à, a, a
b) a, à, a, à, à, a
c) a, à, à, à, à, à
b) a, à, a, à, à, a
c) a, à, à, à, à, à
4. Em quais alternativas o acento indicador de crase deverá ser retirado?
a) Graças à Deus!
b) Vamos à pé.
c) Sairemos à meia-noite.
d) Obrigado à todos.
e) Vire à direita.
f) Estamos frente à frente.
b) Vamos à pé.
c) Sairemos à meia-noite.
d) Obrigado à todos.
e) Vire à direita.
f) Estamos frente à frente.
Atividades de 20/04 até 24/04/2020
1) Confeccione um mapa mental com o conteúdo de crase que passei na semana de 06/04 à 10/04. Faça em uma folha ofício, utilize muitas cores e criatividade. Segue abaixo exemplo:
2) Elabore uma pergunta referente a uma duvida que tenhas sobre o conteúdo de crase. Responderei através de um vídeo que irei elaborar com todas as dúvidas. Enviar até dia 30/04/2020.
Narrador
Tempo
Espaço
Enredo
Conflito
Tipos
Conto
fantástico
Atividades de 27/04 até 01/05/2020
1) O sinal indicativo de crase está empregado corretamente em:
A) Os cientistas do século 17 conheciam à distância exata entre o planeta Terra e seu satélite.
B) Houve muitas tentativas até que o homem conseguisse chegar à Lua no século 20.
C) No conto tibetano, há menção à uma Lua diferente daquela observada por Galileu.
D) O Rei dos Macacos chegou à envolver vários de seus súditos em sua empreitada.
E) Hoje, já se conhece um pouco mais à respeito da Lua e do espaço que nos envolve.
Releia este trecho.
“[...] da perspectiva de você se conectar com o mundo à sua volta.”
2) Em relação ao uso da crase nesse trecho, de acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa correta.
A) O uso do acento indicativo de crase está correto, pois é obrigatório.
B) O uso do acento indicativo de crase está correto, pois é facultativo.
C) O uso do acento indicativo de crase está incorreto, sendo a crase proibida nesse contexto.
D) O uso do acento indicativo de crase está incorreto, por causa do pronome possessivo “sua”.
“O Ministério da Saúde adquire e distribui ____ Secretarias Estaduais de Saúde os imunobiológicos necessários para ____ profilaxia da raiva humana no Brasil.”
3) Quanto ao uso da crase, completa-se as lacunas do trecho acima, correta e respectivamente, com:
A) às – a.
B) às – à.
C) as – a.
D) as – à.
Atividades de 01/06 até 05/06/2020
Faça um slide sobre SINAIS DE PONTUAÇÃO. Cada tela de slide sobre um sinal de pontuação, para que serve e exemplos de como utilizá-los.
Atividades de 08/06 até 12/06/2020
Copiar o conteúdo no caderno.
CONTO
O conto é
um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira.
Grandes autores, como Álvares de Azevedo, Machado de Assis ou Mário de Andrade, são reconhecidamente excelentes contistas.
Existem, inclusive, alguns tipos ou subcategorias desse gênero, entre os quais
estão: o conto de fadas ou o conto fantástico.
Estrutura
O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o
momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto
apresente:
- poucos
personagens;
- espaço
ou cenário limitado;
- recorte
temporal reduzido.
Elementos
A estrutura do conto é baseada nos elementos
fundamentais da tipologia narrativa. Nesse
sentido, o gênero textual em questão deve ter:
Personagens
Esse elemento corresponde aos seres que executam e sofrem ações durante o enredo das narrativas. Nesse sentido, podem
ser personagens tanto seres humanos quanto
outros seres viventes, tais quais animais, plantas ou até objetos humanizados.
Narrador
O narrador é
aquele que conta a história ao leitor, possui tipos,
conforme se explica a seguir.
Narrador em 1ª pessoa:
também conhecido como narrador personagem é aquele que participa do enredo que
narra. Os verbos utilizados são flexionados na 1ª pessoa do discurso.
Narrador observador:
não participa da história, é alguém externo a ela, desconhecido das personagens
e irrelevante ao conflito. Os verbos usados são flexionados na 3ª pessoa do
discurso. É importante dizer: esse narrador conta apenas o que vê,
desconhecendo o futuro ou os pensamentos das personagens.
Narrador onisciente:
também não participa da história. No entanto, diferentemente do observador, é
um tipo que conhece o passado, o futuro e os pensamentos das personagens.
Tempo
Esse
elemento em uma narrativa pode ser entendido de duas formas.
De um lado, fala-se de tempo como a época em que
a história ocorre.
Espaço
O espaço
de um conto é, em linhas gerais, o cenário no
qual as personagens executam e sofrem as ações que compõem o enredo.
Enredo
É definido
como a sequência das ações que compõe a história. É o enredo que traz movimento para o gênero narrativo.
Conflito
Pode ser
definido como a situação-problema vivenciada
pelas personagens em uma narrativa. No caso do conto, por ser um gênero curto,
o conflito costuma ser único.
Tipos
Devido à diversidade de formas com as quais um conto pode ser
construído, é comum encontrarmos subdivisões desse
tipo de texto. Nesse sentido, veja duas subcategorias do gênero:
Conto
fantástico
Pode ser
definido como aquele em que o enredo apresenta situações
inexplicáveis, segundo as
leis que regem a realidade. Nesse tipo de narrativa, o acontecimento sobrenatural está sempre presente.
Conto de fadas
Os contos de fadas, velhos conhecidos da infância,
são gêneros medievais que
ainda fazem muito sucesso. Por definição, esse tipo de narrativa tem personagens folclóricos, tais como:
fadas, gnomos, animais personificados etc. Além disso, é comum que esse tipo de
conto apresente um fundo
moral claro e, por isso, tem certo caráter didático.
Atividade: Criar um conto fantástico, baseando-se em algum assunto polêmico da atualidade. Não tem mínimo de linhas, mas use bastante a criatividade que eu sei que vocês têm. Após terminarem, gravem um vídeo lendo o conto. Enviem pelo whats ou e-mail.
Atividades de 15/06 até 20/06/2020
Revisão para ENEM e Vestibular.
Ler com atenção;
Copiar no caderno;
Assistir a vídeo aula.
Não há atividade para entregar.
Dúvidas chamar no whats
Saudades de vocês! ❤
O período composto por
coordenação apresenta simplesmente duas ou mais orações independentes. Dito de
outra forma, uma oração coordenada não exerce uma função sintática em relação à
outra oração do período.
Você pode estar se
perguntando: mas por que juntar orações se elas são independentes? Isso
acontece de acordo com a intenção do autor de um texto, que pode juntar duas ou
mais orações em um período para que a somatória delas ajude a construir uma
informação mais precisa e adequada ao seu propósito.
Exemplo: Os sócios
discutiram o plano econômico, votaram o orçamento e encerraram a reunião.
No exemplo acima, as duas
primeiras orações estão ligadas por uma vírgula, mas a terceira foi ligada à
anterior com a conjunção e.
As orações coordenadas que não são ligadas por
conjunções são chamadas de assindéticas.
Exemplo: A tempestade
derrubou árvores, destelhou casas, alagou ruas.
As orações coordenadas iniciadas por conjunção
são chamadas de sindéticas.
Há vários tipos de
conjunções que podem iniciar uma oração coordenada. São as conjunções
coordenativas.
Vejamos as principais:
a)
Aditivas: e, nem, não só...mas também, não apenas... mas ainda etc.; Exemplo: A
tempestade derrubou árvores e alagou ruas.
b)
Adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto etc.;
Exemplo: A tempestade derrubou árvores, mas não alagou ruas.
c) Alternativas: ou,
ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer etc.; Exemplo: A tempestade ora
derrubava árvores, ora alagava ruas.
d)
Conclusivas: logo, portanto, por isso, pois, de modo que etc.; Exemplo: Ele é
mais forte, portanto tem mais chances de vencer a prova.
e) Explicativas: pois,
porque, que etc. Exemplo: Ele tem mais chances de vencer a prova, porque é mais
forte.
Atividades de 22/06 até 27/06/2020
1)
Elabore uma frase para cada oração coordenada assindética:
a- aditiva:
b- adversativa:
c- alternativa:
d- explicativa:
e- conclusiva:
2) Elabore duas frases com oração coordenada sindética:
*Frases bem elaboradas, confio na capacidade de vocês. 😉
Atividades de 29/06 até 04/07/2020
1) Classifique as frases em
orações coordenadas explicativas, aditivas, alternativas ou adversativas:
a - Não fomos ao aniversário,
porém trouxemos o presente.
b – Ou tentas se qualificar melhor, ou serás demitido.
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante.
d – Viajamos muito e chegamos exaustos.
2) Marque a
alternativa que NÂO apresenta uma frase coordenada
assindética:
a)
Na festa da Natália comemos, cantamos, dançamos a noite toda.
b) Não beba quando está comendo, ficará com dores de estômago.
c) O funcionário não quer trabalhar, aprender, estudar.
d) Cheguei cedo, portanto terei de esperar a escola abrir.
e) Minha avó costumava fazer bolos, tortas, pudins.
3)
As orações coordenadas aditivas expressam a ideia de soma. A alternativa abaixo
que não apresenta essa ideia é:
a)
Ora gosta de pizza, ora gosta de hambúrguer.
b) Gosta de museu, bem como de teatro.
c) Jéssica conheceu Portugal e Espanha.
d) Não faz nem deixa ninguém fazer.
e) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.
Copie no caderno;
Dúvidas serão tiradas pelas aulas no meet.
Atividades de 06/07 até 11/07/2020
Proposta de atividade:Copie no caderno;
Dúvidas serão tiradas pelas aulas no meet.
Período Composto por Subordinação
O Período Composto por Subordinação é aquele cujas orações dependem sintaticamente uma da outra para que façam sentido. É o contrário do que acontece com o período composto por coordenação, em que as orações independem em termos sintáticos.
Compare:
Não saímos/ porque estava chovendo. (Período Composto por Subordinação)
Compõe/ e canta suas canções. (Período Composto por Coordenação)
O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada.
Exemplos:
Quero/ que ele volte!
“Quero” é a oração principal.
“que ele volte!” é a oração subordinada.
Não sei dizer/ para onde ele foi.
“Não sei dizer” é a oração principal.
“para onde ele foi” é a oração subordinada.
Logo, em ambos os exemplos, os períodos são compostos por subordinação.
Período Composto por Coordenação e Subordinação
Há períodos em que a oração coordenada e oração subordinada estão presentes.
Exemplo: Enquanto ela falar, ficarei em silêncio e prestarei atenção nas suas palavras.
“Enquanto ela falar,” é a oração subordinada.
“ficarei em silêncio” é a oração principal.
“e prestarei atenção nas suas palavras.” é a oração coordenada.
Classificação das Orações Subordinadas
Existem três tipos de orações subordinadas, as quais são classificadas de acordo com a função que exercem.
Substantivas: As orações subordinadas substantivas exercem função de substantivo.
Adjetivas: As orações subordinadas adjetivas exercem função de adjetivo.
Adverbiais: As orações subordinadas adverbiais exercem função de advérbio.
Orações Subordinadas Substantivas
As orações subordinadas substantivas podem ser subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, predicativas, completivas nominais ou apositivas. Geralmente, elas são iniciadas pelas conjunções que e se.
Orações Subjetivas
Têm função de sujeito da oração principal. O verbo da oração principal apresenta-se sempre na 3.ª pessoa do singular.
Exemplo: Sua presença é imprescindível.
É imprescindível/ que você venha.
Na primeira oração (período simples), “presença” é um substantivo. Na segunda oração (período composto), o substantivo “presença” foi modificado para “que você venha”, que tem a função de sujeito da oração principal.
Desta forma, estamos diante de uma oração subordinada subjetiva.
Orações Objetivas Diretas
Têm função de objeto direto da oração principal.
Exemplo: Não sei o meu destino.
Não sei/ se vou.
Na primeira oração (período simples), “o meu destino” é objeto direto. Na segunda oração (período composto), o objeto direto “o meu destino” foi modificado para “se vou”, de modo que passou a ter a função de objeto direto da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração subordinada objetiva direta.
Orações Objetivas Indiretas
Têm função de objeto indireto da oração principal.
Exemplo: Gosto de aventuras.
Gosto/ de me aventurar.
Na primeira oração (período simples), “de aventuras” é objeto indireto. Na segunda oração (período composto), o objeto indireto “de aventuras” foi modificado para o verbo “aventurar”, de modo que a oração “de me aventurar” passa a ter a função de objeto indireto da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração subordinada objetiva indireta.
Orações Predicativas
Têm função de predicativo do sujeito da oração principal.
Exemplo:
Seja cantor!
Meu desejo era/ que ele cantasse
Na primeira oração (período simples), “cantor” é predicativo. Na segunda oração (período composto), o predicativo “cantor” foi modificado para “que ele cantasse”, o qual passou a ter a função de predicativo do sujeito da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração subordinada predicativa.
Orações Completivas Nominais
Têm função de complemento nominal da oração principal.
Exemplo:
Tenho medo de escuro.
Tenho medo/ que escureça.
Na primeira oração (período simples), “de escuro” é complemento nominal. Na segunda oração (período composto), o complemento nominal “de escuro” foi modificado para “que escureça”, de modo que passou a ter a função de complemento nominal da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração completiva nominal.
Orações Apositivas
Têm função de aposto da oração principal.
Exemplo:
Meu desejo: a felicidade dos meus filhos.
Desejo/ que meus filhos sejam felizes.
Na primeira oração (período simples), “a felicidade dos meus filhos” é complemento nominal. Na segunda oração (período composto), o complemento nominal “a felicidade dos meus filhos” foi modificado para “que meus filhos sejam felizes”, de modo que este tem função de complemento nominal da oração principal, ou seja, é uma oração apositiva.
O Período Composto por Subordinação é aquele cujas orações dependem sintaticamente uma da outra para que façam sentido. É o contrário do que acontece com o período composto por coordenação, em que as orações independem em termos sintáticos.
Compare:
Não saímos/ porque estava chovendo. (Período Composto por Subordinação)
Compõe/ e canta suas canções. (Período Composto por Coordenação)
O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada.
Exemplos:
Quero/ que ele volte!
“Quero” é a oração principal.
“que ele volte!” é a oração subordinada.
Não sei dizer/ para onde ele foi.
“Não sei dizer” é a oração principal.
“para onde ele foi” é a oração subordinada.
Logo, em ambos os exemplos, os períodos são compostos por subordinação.
Período Composto por Coordenação e Subordinação
Há períodos em que a oração coordenada e oração subordinada estão presentes.
Exemplo: Enquanto ela falar, ficarei em silêncio e prestarei atenção nas suas palavras.
“Enquanto ela falar,” é a oração subordinada.
“ficarei em silêncio” é a oração principal.
“e prestarei atenção nas suas palavras.” é a oração coordenada.
Classificação das Orações Subordinadas
Existem três tipos de orações subordinadas, as quais são classificadas de acordo com a função que exercem.
Substantivas: As orações subordinadas substantivas exercem função de substantivo.
Adjetivas: As orações subordinadas adjetivas exercem função de adjetivo.
Adverbiais: As orações subordinadas adverbiais exercem função de advérbio.
Orações Subordinadas Substantivas
As orações subordinadas substantivas podem ser subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, predicativas, completivas nominais ou apositivas. Geralmente, elas são iniciadas pelas conjunções que e se.
Orações Subjetivas
Têm função de sujeito da oração principal. O verbo da oração principal apresenta-se sempre na 3.ª pessoa do singular.
Exemplo: Sua presença é imprescindível.
É imprescindível/ que você venha.
Na primeira oração (período simples), “presença” é um substantivo. Na segunda oração (período composto), o substantivo “presença” foi modificado para “que você venha”, que tem a função de sujeito da oração principal.
Desta forma, estamos diante de uma oração subordinada subjetiva.
Orações Objetivas Diretas
Têm função de objeto direto da oração principal.
Exemplo: Não sei o meu destino.
Não sei/ se vou.
Na primeira oração (período simples), “o meu destino” é objeto direto. Na segunda oração (período composto), o objeto direto “o meu destino” foi modificado para “se vou”, de modo que passou a ter a função de objeto direto da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração subordinada objetiva direta.
Orações Objetivas Indiretas
Têm função de objeto indireto da oração principal.
Exemplo: Gosto de aventuras.
Gosto/ de me aventurar.
Na primeira oração (período simples), “de aventuras” é objeto indireto. Na segunda oração (período composto), o objeto indireto “de aventuras” foi modificado para o verbo “aventurar”, de modo que a oração “de me aventurar” passa a ter a função de objeto indireto da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração subordinada objetiva indireta.
Orações Predicativas
Têm função de predicativo do sujeito da oração principal.
Exemplo:
Seja cantor!
Meu desejo era/ que ele cantasse
Na primeira oração (período simples), “cantor” é predicativo. Na segunda oração (período composto), o predicativo “cantor” foi modificado para “que ele cantasse”, o qual passou a ter a função de predicativo do sujeito da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração subordinada predicativa.
Orações Completivas Nominais
Têm função de complemento nominal da oração principal.
Exemplo:
Tenho medo de escuro.
Tenho medo/ que escureça.
Na primeira oração (período simples), “de escuro” é complemento nominal. Na segunda oração (período composto), o complemento nominal “de escuro” foi modificado para “que escureça”, de modo que passou a ter a função de complemento nominal da oração principal. Logo, estamos diante de uma oração completiva nominal.
Orações Apositivas
Têm função de aposto da oração principal.
Exemplo:
Meu desejo: a felicidade dos meus filhos.
Desejo/ que meus filhos sejam felizes.
Na primeira oração (período simples), “a felicidade dos meus filhos” é complemento nominal. Na segunda oração (período composto), o complemento nominal “a felicidade dos meus filhos” foi modificado para “que meus filhos sejam felizes”, de modo que este tem função de complemento nominal da oração principal, ou seja, é uma oração apositiva.