NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 201, 202 e 203
Professor: Rosangela Ribeiro da Silva
Email: rolindaprof@gmail.com
ATIVIDADE 1 DE 16/03 A 20/03
Queridos alunos, que momento... mas façamos do limão, uma deliciosa limonada!
Nossas primeiras aulas são dedicadas à sondagem de conteúdos pertinentes, já vistos e aproximação da nossa linguagem, associada às várias abordagens da história, assim, solicito que cada um e cada uma, faça um breve relato da sua quarentena e do que observa que está acontecendo na nossa cidade, estado e país, relacionando-a com o comportamento de cidadãos de outros países. Darei o retorno desta atividade, individualmente após ler todos os relatos. Esta primeira tarefa deve ser entregue pelo e-mail já informado, até sexta-feira 18/04. Vou seguir postando as outras tarefas, mas façam no seu ritmo, sem postergar. Estarei inteiramente à disposição de vocês.
Com carinho,
Rosangela Ribeiro
ATIVIDADE 2 DE 23/03 A 27/03
Boa noite queridos e queridas! Tenho lido e respondido, invividualmente, cada atividade recebida. Devo ressaltar, que não passo 24h conectada, assim, peço a compreensão quando demoro um pouco para respondê-los.
Nossa segunda atividade refere-se a uma breve pesquisa sobre como se formou o Império colonial Português. Não preocupe-se com muitas datas e textos longos, quero o teu entendimento sobre como ele se formou.
Procurem livros e sites como fonte de inspiração.
Entrega prevista até 24/04
Com carinho,
Rosangela Ribeiro
ATIVIDADE 3 DE 30/03 A 03/04
Faça um quadro comparativo, em seu cadermo, sobre colonização de exploração e colonização de povoamento. Olho quando voltarmos às aulas presenciais. Beijos
ATIVIDADE 4 DE 06/04 A 10/04
Qual a consequência do modelo de colonização trouxe para a história do Brasil?
ATIVIDADE 5 DE 13/04 A 17/04
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/plantation-modelo-foi-implantado-no-periodo-colonial.htm
Leia o texto e faça suas considerações sobre ele, em seu caderno.
ATIVIDADE 6 DE 20/04 A 24/04
Meus queridos alunos, enquanto eu não fico cofortável com vídeos meus, vou me utilizar da aula desda professora gracinha e muito competente. Assistam o vídeo e escrevam o que entederam sobre aculturação e a relação desde período com a educação jesuítica na sociedade brasileira atual.
ATIVIDADE 7 DE 27/04 A 01/05
Este exercício deve ser respodido o caderno, excluindo a questão 2, que fica difícil em função da qualidade da imagem.
ATIVIDADE 8 DE 01/06 A 05/06
Qual foi o modelo de colonização implementado nas colônias espaholas a América? Quais as similaridades e diferenças em relação ao modelo implementado no Brasil?
ATIVIDADE 9 DE 08/06 A 12/06
Leia e destaque as partes principais do texto sobre a colonização inglesa na América do Norte.
A participação da Inglaterra na expansão marítima dos europeus para novas terras ocorreu posteriormente às empreitadas realizadas por Portugal e Espanha, que desde o século XV haviam se lançado às expedições no oceano Atlântico. Apesar da diferença temporal, a colonização inglesa na América do Norte foi importantíssima para o desenvolvimento econômico da Inglaterra e de suas colônias no norte do continente americano, conhecidas como as Treze Colônias.
A primeira tentativa de ocupação da América do Norte pelos ingleses ocorreu com Walter Raleigh, que organizou três expedições à região no fim do século XVI. Raleigh não conseguiu o sucesso esperado com as expedições, em virtude dos constantes ataques dos povos indígenas que habitavam o local. Mas por volta de 1607, Raleigh conseguiu constituir uma colônia na América do Norte: a Virgínia, nome dado em homenagem à rainha Elisabeth I, que era solteira.
A intensificação do processo colonizador se daria apenas na metade final do século XVII em decorrência das várias situações políticas e econômicas que ocorriam nas ilhas britânicas. Após a vitória sobre a Invencível Armada, esquadra do rei espanhol Felipe II, comerciantes ingleses em conjunto com o Estado passaram a formar companhias de comércio marítimo, destacando-se a Companhia das Índias Orientais, o que intensificou os contatos com as terras americanas. Outro estímulo da Coroa inglesa foi dado às ações de pirataria nas águas do Atlântico.
Um grande impulso a esse comércio foi conseguido com a aprovação, em 1651, dos Atos de Navegação, que estipulavam que poderiam desembarcar nos portos ingleses apenas as mercadorias dos navios britânicos ou da nacionalidade de origem das mercadorias.
Paralelo a essa situação econômica, havia as disputas políticas e as questões sociais na Inglaterra, principalmente em torno das sucessões dinásticas, das perseguições religiosas e do despovoamento dos campos.
Representação de Francis Drake, o pirata que virou nobre inglês ao receber o título de sir
A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos. A primeira expedição de puritanos para a América do Norte ocorreu em 1620, quando o navio Mayflower atracou onde hoje se localiza o estado de Massachusetts. Nessa região, os puritanos criaram o primeiro núcleo de colonização, conhecido como Plymouth.
Além das disputas políticas e religiosas, que em períodos diferentes levaram anglicanos e puritanos à América, houve também a expulsão de grande parte da população camponesa dos campos, principalmente com os Cercamentos. Esse processo de cercamento de terras por grandes proprietários gerou um inchaço populacional urbano, contribuindo para que parte da população emigrasse para a América do Norte.
A religião puritana contribuiu para a colonização inglesa, no sentido de que a religião preconizava que através do trabalho se poderia alcançar a graça e a salvação divina. Os preceitos religiosos serviram para consolidar uma ética do trabalho, contribuindo para a prosperidade dos colonos e também conformando um rígido código de conduta social.
Essa situação verificou-se mais na região norte das Treze Colônias, que ficou conhecida como Nova Inglaterra. Faziam parte da Nova Inglaterra as colônias de Massachusetts, Connecticut, Rhode Island e New Hampshire. Com clima temperado, semelhante ao que existia na Inglaterra, desenvolveram-se atividades econômicas ligadas à pesca, à pecuária, a atividades comerciais e à produção manufatureira. Em virtude da maioria de puritanos na região, a intolerância religiosa também marcou a forma de organização social da região.
Ao contrário dessa intolerância religiosa da Nova Inglaterra, as colônias centrais, Nova Iorque, Delaware, Pensilvânia e Nova Jersey mostraram-se mais abertas à vinda de grupos sociais de distintas crenças. Além disso, destacou-se na colonização dessas áreas a presença de holandeses, suecos, escoceses e de outros povos europeus. No aspecto econômico, as colônias centrais aproximavam-se de suas vizinhas do norte, ganhando destaque a formação de um importante centro comercial na cidade da Filadélfia.
Essas duas regiões conheceram o desenvolvimento de uma economia autônoma da metrópole, mercantil e manufatureira. Uma característica distinta das colônias do Sul.
Região formada pelas colônias da Virgínia, Maryland, Carolina do Norte e Geórgia, o Sul das Treze Colônias era marcado pela produção agrícola em sistema de plantation: monocultura trabalhada por mão de obra escrava, em grandes propriedades e destinadas à venda no mercado europeu. Existia nessa região uma lógica de povoamento distinta, em face do trabalho escravo e da produção agrícola de tabaco, algodão, arroz e do índigo (anil) para a Europa.
Apesar das diferenças, o que unia essas colônias, além da origem comum da maioria da população, foi a política de extermínio realizada contra os povos indígenas da região. Apaches, sioux, comanches, cheyennes, iroqueses e esquimós foram exterminados e expulsos de suas terras pelos colonizadores europeus.
Estátua de Massasoit, um dos chefes dos Wampanoags. As populações indígenas foram exterminadas durante a colonização inglesa
Havia ainda a dependência da metrópole inglesa. Porém, essa dependência era muito diferente da verificada nas colônias portuguesas e espanholas. Os embates políticos na metrópole inglesa dificultavam um controle maior sobre as colônias americanas.
Porém, a partir do século XVIII, quando o desenvolvimento econômico capitalista e a estabilidade política foram alcançados na Inglaterra, a monarquia parlamentar buscou delinear uma nova política colonial de ampliação da restrição econômica e de aumento da tributação sobre os colonos. Estes seriam os principais motivos para as lutas de independência, que se iniciaram em 1776.
Tela representando o navio Mayflower no porto de Plymouth
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
ATIVIDADE 10 DE 15/06 A 20/06
Escreva um parágrafo sobre o teu conhecimento, já adquirido, em relação ao tráfico negreiro e o processo de escrvização dos povos africanos
ATIVIDADE 11 DE 22/06 A 26/06
Rosangela Ribeiro
ATIVIDADE 2 DE 23/03 A 27/03
Boa noite queridos e queridas! Tenho lido e respondido, invividualmente, cada atividade recebida. Devo ressaltar, que não passo 24h conectada, assim, peço a compreensão quando demoro um pouco para respondê-los.
Nossa segunda atividade refere-se a uma breve pesquisa sobre como se formou o Império colonial Português. Não preocupe-se com muitas datas e textos longos, quero o teu entendimento sobre como ele se formou.
Procurem livros e sites como fonte de inspiração.
Entrega prevista até 24/04
Com carinho,
Rosangela Ribeiro
ATIVIDADE 3 DE 30/03 A 03/04
Faça um quadro comparativo, em seu cadermo, sobre colonização de exploração e colonização de povoamento. Olho quando voltarmos às aulas presenciais. Beijos
ATIVIDADE 4 DE 06/04 A 10/04
Qual a consequência do modelo de colonização trouxe para a história do Brasil?
ATIVIDADE 5 DE 13/04 A 17/04
Leia o texto e faça suas considerações sobre ele, em seu caderno.
ATIVIDADE 6 DE 20/04 A 24/04
Meus queridos alunos, enquanto eu não fico cofortável com vídeos meus, vou me utilizar da aula desda professora gracinha e muito competente. Assistam o vídeo e escrevam o que entederam sobre aculturação e a relação desde período com a educação jesuítica na sociedade brasileira atual.
ATIVIDADE 7 DE 27/04 A 01/05
Este exercício deve ser respodido o caderno, excluindo a questão 2, que fica difícil em função da qualidade da imagem.
ATIVIDADE 8 DE 01/06 A 05/06
Qual foi o modelo de colonização implementado nas colônias espaholas a América? Quais as similaridades e diferenças em relação ao modelo implementado no Brasil?
ATIVIDADE 9 DE 08/06 A 12/06
Leia e destaque as partes principais do texto sobre a colonização inglesa na América do Norte.
A participação da Inglaterra na expansão marítima dos europeus para novas terras ocorreu posteriormente às empreitadas realizadas por Portugal e Espanha, que desde o século XV haviam se lançado às expedições no oceano Atlântico. Apesar da diferença temporal, a colonização inglesa na América do Norte foi importantíssima para o desenvolvimento econômico da Inglaterra e de suas colônias no norte do continente americano, conhecidas como as Treze Colônias.
A primeira tentativa de ocupação da América do Norte pelos ingleses ocorreu com Walter Raleigh, que organizou três expedições à região no fim do século XVI. Raleigh não conseguiu o sucesso esperado com as expedições, em virtude dos constantes ataques dos povos indígenas que habitavam o local. Mas por volta de 1607, Raleigh conseguiu constituir uma colônia na América do Norte: a Virgínia, nome dado em homenagem à rainha Elisabeth I, que era solteira.
A intensificação do processo colonizador se daria apenas na metade final do século XVII em decorrência das várias situações políticas e econômicas que ocorriam nas ilhas britânicas. Após a vitória sobre a Invencível Armada, esquadra do rei espanhol Felipe II, comerciantes ingleses em conjunto com o Estado passaram a formar companhias de comércio marítimo, destacando-se a Companhia das Índias Orientais, o que intensificou os contatos com as terras americanas. Outro estímulo da Coroa inglesa foi dado às ações de pirataria nas águas do Atlântico.
Um grande impulso a esse comércio foi conseguido com a aprovação, em 1651, dos Atos de Navegação, que estipulavam que poderiam desembarcar nos portos ingleses apenas as mercadorias dos navios britânicos ou da nacionalidade de origem das mercadorias.
Paralelo a essa situação econômica, havia as disputas políticas e as questões sociais na Inglaterra, principalmente em torno das sucessões dinásticas, das perseguições religiosas e do despovoamento dos campos.
Representação de Francis Drake, o pirata que virou nobre inglês ao receber o título de sir
A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos. A primeira expedição de puritanos para a América do Norte ocorreu em 1620, quando o navio Mayflower atracou onde hoje se localiza o estado de Massachusetts. Nessa região, os puritanos criaram o primeiro núcleo de colonização, conhecido como Plymouth.
Além das disputas políticas e religiosas, que em períodos diferentes levaram anglicanos e puritanos à América, houve também a expulsão de grande parte da população camponesa dos campos, principalmente com os Cercamentos. Esse processo de cercamento de terras por grandes proprietários gerou um inchaço populacional urbano, contribuindo para que parte da população emigrasse para a América do Norte.
A religião puritana contribuiu para a colonização inglesa, no sentido de que a religião preconizava que através do trabalho se poderia alcançar a graça e a salvação divina. Os preceitos religiosos serviram para consolidar uma ética do trabalho, contribuindo para a prosperidade dos colonos e também conformando um rígido código de conduta social.
Essa situação verificou-se mais na região norte das Treze Colônias, que ficou conhecida como Nova Inglaterra. Faziam parte da Nova Inglaterra as colônias de Massachusetts, Connecticut, Rhode Island e New Hampshire. Com clima temperado, semelhante ao que existia na Inglaterra, desenvolveram-se atividades econômicas ligadas à pesca, à pecuária, a atividades comerciais e à produção manufatureira. Em virtude da maioria de puritanos na região, a intolerância religiosa também marcou a forma de organização social da região.
Ao contrário dessa intolerância religiosa da Nova Inglaterra, as colônias centrais, Nova Iorque, Delaware, Pensilvânia e Nova Jersey mostraram-se mais abertas à vinda de grupos sociais de distintas crenças. Além disso, destacou-se na colonização dessas áreas a presença de holandeses, suecos, escoceses e de outros povos europeus. No aspecto econômico, as colônias centrais aproximavam-se de suas vizinhas do norte, ganhando destaque a formação de um importante centro comercial na cidade da Filadélfia.
Essas duas regiões conheceram o desenvolvimento de uma economia autônoma da metrópole, mercantil e manufatureira. Uma característica distinta das colônias do Sul.
Região formada pelas colônias da Virgínia, Maryland, Carolina do Norte e Geórgia, o Sul das Treze Colônias era marcado pela produção agrícola em sistema de plantation: monocultura trabalhada por mão de obra escrava, em grandes propriedades e destinadas à venda no mercado europeu. Existia nessa região uma lógica de povoamento distinta, em face do trabalho escravo e da produção agrícola de tabaco, algodão, arroz e do índigo (anil) para a Europa.
Apesar das diferenças, o que unia essas colônias, além da origem comum da maioria da população, foi a política de extermínio realizada contra os povos indígenas da região. Apaches, sioux, comanches, cheyennes, iroqueses e esquimós foram exterminados e expulsos de suas terras pelos colonizadores europeus.
Estátua de Massasoit, um dos chefes dos Wampanoags. As populações indígenas foram exterminadas durante a colonização inglesa
Havia ainda a dependência da metrópole inglesa. Porém, essa dependência era muito diferente da verificada nas colônias portuguesas e espanholas. Os embates políticos na metrópole inglesa dificultavam um controle maior sobre as colônias americanas.
Porém, a partir do século XVIII, quando o desenvolvimento econômico capitalista e a estabilidade política foram alcançados na Inglaterra, a monarquia parlamentar buscou delinear uma nova política colonial de ampliação da restrição econômica e de aumento da tributação sobre os colonos. Estes seriam os principais motivos para as lutas de independência, que se iniciaram em 1776.
Tela representando o navio Mayflower no porto de Plymouth
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
ATIVIDADE 10 DE 15/06 A 20/06
Escreva um parágrafo sobre o teu conhecimento, já adquirido, em relação ao tráfico negreiro e o processo de escrvização dos povos africanos
ATIVIDADE 11 DE 22/06 A 26/06