NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 73
Professor: Juçara Domingos dos Reis
Email: jubonetto@bol.com.br
WhatsApp: 99740-5022
Atenção: As atividades devem ser copiadas e respondidas no caderno. Sempre que necessário deve aparecer os cálculos.
Atividades referentes ao dia 16/03/2020 até 20/03/2020
Revisando a fatoração, múltiplos e divisores.
1. Fatore cada número a seguir:
48
|
92
|
98
|
120
|
183
|
2. O número 2 é divisor de 12
e também é divisor de 36. Por isso, dizemos que 2 é divisor comum de 12 e 36. Há
outros divisores comuns de 12 e 36.
a) Escreva todos os divisores
de 12 _______________________
b) Escreva todos os divisores
de 36 _______________________
c) Quais são os divisores
comuns de 12 e 36 _______________________
d) Qual é o maior divisor comum de 12 e 36? _______________________
3.
Determine os cinco primeiros múltiplos de:
a) M
( 5 ) = _______________________
b) M
(25) = _______________________
c)
Qual é o mínimo múltiplo comum de 5
e 25? _______________________
Atividades referentes ao dia 23/03/2020 até 27/03/2020
Revisando as frações.
Atividades referentes ao dia 30/03/2020 até 03/04/2020
1. Leia a receita a seguir:
DOCINHOS
Ingredientes:
·
1 lata de leite em pó
·
1 lata de açúcar
·
2 colheres de sopa de manteiga
·
3 colheres de sopa de chocolate em pó
·
1 vidro de leite de coco (200 ml)
·
1 pacote de coco ralado ou de
chocolate granulado (100g)
·
1 pacote de forminhas (50 unidades)
Modo de preparo:
Misture, com ajuda de uma colher, o leite em pó,
o açúcar e o chocolate, em uma tigela. Adicione a manteiga até obter uma farofa.
Em seguida, acrescente ½ vidro de leite de coco e misture. Despeje mais ¼ de
vidro de leite em coco e misture com as mãos. Se necessário, junte aos poucos,
o restante do leite de coco até obter o ponto de enrolar. Passe os docinhos
sobre a cobertura e coloque nas forminhas.
Rendimento: 50 docinhos
a) Complete a
tabela, de forma proporcional para fazer 25 docinhos e 100 docinhos:
Leite
|
Açúcar
|
Manteiga
|
Chocolate
|
Leite de coco
|
Coco ralado
|
Rendimento
|
Atividades referentes ao dia 06/04/2020 até 10/04/2020
Problemas matemáticos.
1) No ano de 1992, os
candidatos ao vestibular de uma faculdade foram distribuídos em 112 salas de 35
lugares cada uma. Tendo sido necessário, ainda, formar uma classe incompleta
com 18 candidatos, quantos candidatos havia para o vestibular dessa faculdade?
2) Eu e mais quatro amigos fomos a um restaurante. A conta de 65 reais foi dividida igualmente entre nós. Paguei a minha parte e fiquei ainda com 11 reais. Qual a quantia que eu tinha quando entrei no restaurante?
2) Eu e mais quatro amigos fomos a um restaurante. A conta de 65 reais foi dividida igualmente entre nós. Paguei a minha parte e fiquei ainda com 11 reais. Qual a quantia que eu tinha quando entrei no restaurante?
3) Um ônibus sai de um bairro
e vai até a praça central de uma cidade, retornando a seguir ao bairro. No
percurso de ida, 47 passageiros pagaram passagem e, na volta, 34 passageiros
foram os pagantes. Se a passagem custa 2 reais, quanto a empresa arrecadou
nessa ida e volta?
4) Cristina foi a uma livraria para comprar 5 cadernos e 1 livro. O total da conta foi 22 reais. Como o livro custou 7 reais e todos os cadernos têm o mesmo preço, quanto ela pagou por cada caderno?
4) Cristina foi a uma livraria para comprar 5 cadernos e 1 livro. O total da conta foi 22 reais. Como o livro custou 7 reais e todos os cadernos têm o mesmo preço, quanto ela pagou por cada caderno?
ATIVIDADES DO DIA 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020
Potenciação...
Podemos dizer que
potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte
multiplicação:
2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2,
podemos representá-la usando a potência 26 (Leia: dois elevado a
sexta potência), onde:
2 é a base
6 é o expoente (Leia: dois
elevado a sexta potência).
O expoente possui um papel fundamental na potenciação, pois ele é quem define quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma. Observe:
26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125
102 = 10 x 10 = 100
122 = 12 x 12 = 144
35 = 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243
63 = 6 x 6 x 6 = 216
Casos de potenciação
Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
20 = 1
30 = 1
100 = 1
40 = 1
1250 = 1
Todo número diferente de zero e elevado a um é o próprio número.
21 = 2
31 = 3
O expoente possui um papel fundamental na potenciação, pois ele é quem define quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma. Observe:
26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125
102 = 10 x 10 = 100
122 = 12 x 12 = 144
35 = 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243
63 = 6 x 6 x 6 = 216
Casos de potenciação
Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
20 = 1
30 = 1
100 = 1
40 = 1
1250 = 1
Todo número diferente de zero e elevado a um é o próprio número.
21 = 2
31 = 3
151 = 15
201 = 20
121 = 12
Base zero e qualquer número no expoente, o resultado será zero.
05 = 0
012 = 0
0100 = 0
07 = 0
025 = 0
201 = 20
121 = 12
Base zero e qualquer número no expoente, o resultado será zero.
05 = 0
012 = 0
0100 = 0
07 = 0
025 = 0
EXERCÍCIOS
1) Transforme multiplicações em forma de potenciação:
a) 4x4x4x4x4x4= ______
b) 5x5x5= ______
c) 8x8x8x8= ______
d) 1×1= ______
e) 10x10x10x10x10x10= ______
f) 2x2x2x2x2x2x2x2x= ______
g) 3x3x3= ______
h) 9x9x9x9x9= ______
i) 7= ______
j) bxbxb= ______
2)
Escreva as potências abaixo em forma de multiplicação:
a) 22=
b) 82=
c) 102=
d) 23=
e) 32=
f) 54=
g) 43=
h) 25=
i) 26=
j) 35=
3)
Resolva as potenciações abaixo:
a) 62=
b) 105=
c) 73=
d) 63=
e) 104=
f) 112=
g) 103=
ATIVIDADE
REFERENTE AO DIA 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020
ATIVIDADES
REFERENTES AO DIA 27/04/2020 ATÉ 30/04/2020
ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020
ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020
Problemas com as 4 operações
1) Júlia e sua prima compraram 108 carrinhos e
pagaram R$ 216,00. Deste valor sua prima pagou R$ 126,00 pelos seus carrinhos.
a)
Qual foi o valor pago por Júlia?
R:
b) Quanto custa
cada carrinho?
R:
c) Quantos
carrinhos Júlia comprou?
R:
d) Quantos
carrinhos a prima comprou?
R:
2) Um comerciante
comprou por R$ 720,00 um atum com 20 kg. Ele vendeu cada quilo de atum por R$
60,00.
a)
Quanto o comerciante pagou por cada quilo de
atum?
R:
b) Quanto ele
faturou ao vender os 20kg de atum?
R:
c) Qual foi o
lucro total do comerciante ao vender os 20kg de atum? (lembrando que lucro é o
faturamento menos o valor pago pelo comerciante)
R:
3) Dona Márcia
comprou 7 dúzias de bananas. Distribuiu duas para cada macaco e ela reservou 12
para levar para casa. Quantos macacos ela alimentou?
ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 15/06/2020 ATÉ 19/06/202
ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 15/06/2020 ATÉ 19/06/202
ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 22/06/2020 ATÉ 26/06/2020
ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 29/06/2020 ATÉ 03/07/2020