NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 82 e 83
Professor: Juçara Domingos dos Reis
Email: jubonetto@bol.com.br
WhatsApp: 99740-5022
Atenção: As atividades devem ser copiadas e respondidas no caderno.
Atividades do dia 16/03/2020 ao dia 20/03/2020
Revisando o Conjunto dos Números Inteiros
Conjunto "Z"
1.
Represente as situações a seguir com números inteiros:
(utilize os sinais de +
e -)
a) Antônio recebeu 8
reais. ____________
b) Contraí uma dívida de
12 reais. ___________
c) Hoje está frio, a
temperatura é de 2ºC abaixo de zero. ____________
d) No Rio de Janeiro
está quente, 42ºC acima de zero. ____________
e) Um lucro de 30 reais.
____________
f) Um prejuízo de 50
reais. ____________
g) Subir 5
degraus.____________
h) Um tesouro foi
encontrado no fundo do mar. O pesquisador disse que estava a 30 metro abaixo
do nível do mar. _____________
i) Nascer
em 600 anos antes de Cristo. _______________
j ) Atrasar 25 minutos. __________________
_________________________________________________
3. Clara tem 600 reais
em sua conta bancária e faz, sucessivamente, as seguintes movimentações:
• Retira R$ 73
• Deposita R$ 19
• Retira R$ 467
• Retira R$ 125
O saldo de Clara fica
positivo ou negativo depois dessas movimentações? Em quanto?
4. Considere os números
do quadro abaixo.
-2
|
5
|
-31
|
-7
|
-16
|
9
|
0
|
a) Identifique o maior
número. _______________
b) Identifique o menor
número. ______________
c) Escreva os números em
ordem crescente. ___________________________________
Atividades do dia 23/03/2020 ao dia 27/03/2020
Operações em Z
(adição, subtração, multiplicação e divisão)
Observação: Não esqueça a regra dos sinais!!
1. Resolva:
a) (-15) + (+12) =
b) (-9) + (-23) =
c) (+100) – (+100) =
d) (-52) - (-14) =
e) (-13) – (+28) =
f) +10 + (-18) – 5 =
g) -42 – (+27) + (-31) =
2. Calcule:
a) + 9
. 3 =
|
i) (-9) : (+3) =
|
b) -20 . 7 =
|
j) (-11) : (-11) =
|
c) -16 . 0 =
|
k) (+21) : (+7) =
|
d) – 4 . (-1) =
|
l) (+36) : (-4) =
|
e) (-9)
: (+1) =
|
m) 0 : (+20) =
|
f) (-72) : (-8) =
|
n) (-31) : (+31) =
|
g) (+20) : (-10) =
|
o) (+45) : (-3) =
|
h) 0 : (-72) =
|
p) (+52) : (+2) =
|
ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020
Revisando o Conjunto dos Números Racionais
Operações com Decimais
1. Resolva
as operações de multiplicação e divisão de números decimais:
a)
3,9 × 8,2 =
b) 2,315 × 6 =
c)
26,45 : 5 =
d)
58,24 : 2 =
2. Determinado veículo consome 0,15 litros de
combustível a cada quilômetro percorrido. Qual será o consumo para um percurso
de 68,5 Km?
3. Paula foi a uma loja e comprou um aparelho de
som que custava R$ 899,90 à vista. Como ela não tinha dinheiro suficiente,
resolveu fazer um parcelamento. Deu como entrada R$ 180,00 e parcelou o
restante em 5 vezes de R$ 149,90. Quanto Paula pagou a mais, ao parcelar o
aparelho de som, em relação ao preço à vista?
ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
Trabalhando com sequências
1.
Determine o próximo número da sequência:
a)
1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, _________
2. Observe a sequência numérica e
complete com o número que está faltando:
3. Observe a sequência de figuras e desenhe a
próxima figura:
ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020
Expressões numéricas
Para resolver
uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e
Subtrações
Há expressões
onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS
1°) exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2°) exemplo
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2°) exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 =
23
3°) exemplo
(-3)² - 4 - (-1) + 5² =
9 – 4 + 1 + 25 =
5 + 1 + 25 =
6 + 25 =
31
4°) exemplo
15 + (-4) . (+3) -10 =
15 – 12 – 10 =
3 – 10 =
-7
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 =
23
3°) exemplo
(-3)² - 4 - (-1) + 5² =
9 – 4 + 1 + 25 =
5 + 1 + 25 =
6 + 25 =
31
4°) exemplo
15 + (-4) . (+3) -10 =
15 – 12 – 10 =
3 – 10 =
-7
1) Calcule o valor das expressões:
a) (- 3 + 5 + 2) : (-2) =
b) (+3 – 1)² - 15 =
c) (2)³ - (-1 + 2)⁵ =
d) 40 : (1)⁹ + (2)³ - 12 =
e) 10 – [5 – (-2) + (-1)] =
f) 2 – { 3 + [ 4 – (1 – 2) + 3 ] – 4} =
g) 15 – [ (5)² - (10 - 2³ ) ] =
h) 13 – [(-2) – (-7) + (+3)² ] =
i) 7² - [ 6 – (1)⁵ - 2²] =
j) 2³ - [(-16) : (+2) – (1)⁵] =
k) 50 : { -5 + [ -1 –(2)⁵ : (2)³ ]} =
RECORDANDO:
Regra de
Sinais
Adição e Subtração
Sinais iguais soma e
conserva o sinal
(+3) + (+4) = + 7
(-3) + (-4) = - 7
Sinais diferentes
subtrai e conserva o sinal do maior número em módulo
(+3) + (-4) = - 1
(-3) + (+4) = +1
Na Subtração:
(+3) – (+4) = +3 -4 = -1
(-3) – (-4) = -3 +4 =
+1
(+3) – (-4) = +3 +4 =
+7
(-3) – (+4) = -3 -4 =
-7
Depois de eliminar os
parênteses trocando o sinal do número que está dentro dos parênteses
imediatamente à direita, caímos na mesma regra da adição.
|
Multiplicação e Divisão
Sinais iguais: POSITIVO
(+) . (+) = +
(-) . (-) = +
Sinais diferentes:
NEGATIVO
(+) . (-) = -
(-) . (+) = -
|
ATIVIDADES
REFERENTES AO DIA 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020
ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 27/04 ATÉ 30/04/2020
ATIVIDADES REFENTES AO DIA
01/06/2020 ATÉ 05/06/2020
Multiplicação e divisão de
potência na base 10.
1. Efetue as operações
sem armar:
a) 12,57 : 100 =
b) 57,95 x 1000 =
c) 48 : 1000 =
d) 4,09 x 100 =
e) 47,3
x 1000 =
f) 8,34: 10 =
g) 0,02 : 100 =
h) 2,48 x 10 =
2. Uma fruta pesa 0,25
kg. Quanto pesará 1000 frutas iguais a essa?
3. Tenho 7.890 reais e
quero repartir para 100 pessoas. Quanto irá receber cada um?
ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020
1. Determine o número inteiro x (número positivo, negativo e zero) que
satisfaça cada igualdade.
2. Complete o quadro.
|
ATIVIDADES REFENTES AO DIA 15/06/2020 ATÉ 19/06/2020
Resolva o exercício acima como uma equação, em que você tem que descobrir o valor de x (o peso da Dita). Os pratos da balança são como a igualdade da equação.
ATIVIDADES REFENTES AO DIA 22/06/2020 ATÉ 26/06/2020
Descubra o valor representado por cada sólido geométrico: valor do cubo, valor do prisma pentagonal e do prisma triangular. Preste atenção, nos sinais das operações.
ATIVIDADES REFENTES AO DIA 23/06/2020 ATÉ 03/07/2020
Descubra a lógica e complete o próximo elemento:
a) 1, 3, 5, 7, ___
b) 2, 4, 8, 16, 32, 64, ____
c) 0, 1, 4, 9, 16, 25, 36, ____
d) 4, 16, 36, 64, ____
e) 1, 1, 2, 3, 5, 8, ____
f) 2,10, 12, 16, 17, 18, 19, ____
ATIVIDADES REFENTES AO DIA 06/07/2020 ATÉ 10/07/2020
ATIVIDADES REFENTES AO DIA 06/07/2020 ATÉ 10/07/2020
Resolva o problema abaixo:
Jogar baralho é uma atividade que estimula o raciocínio.
Um jogo tradicional é a Paciência, que utiliza 52 cartas. Inicialmente são
formadas sete colunas com as cartas. A primeira coluna tem uma carta, a segunda
tem duas cartas, a terceira tem três cartas, a quarta tem quatro cartas, e
assim sucessivamente até a sétima coluna, a qual tem sete cartas, e o que sobra
forma o monte, que são as cartas não utilizadas nas colunas.
A quantidade de cartas que forma o monte é
a) 21.
b) 24.
c) 26.
d) 28.
e) 31.
b) 24.
c) 26.
d) 28.
e) 31.