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TURMAS 82 e 83 - Matemática

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 82 e 83

Professor: Juçara Domingos dos Reis

Email: jubonetto@bol.com.br

WhatsApp: 99740-5022

Atenção: As atividades devem ser copiadas e respondidas no caderno.


Atividades do dia 16/03/2020 ao dia 20/03/2020

Revisando o Conjunto dos Números Inteiros
Conjunto "Z"

1. Represente as situações a seguir com números inteiros: 
(utilize os sinais de + e -)

 a) Antônio recebeu 8 reais. ____________
 b) Contraí uma dívida de 12 reais. ___________
 c) Hoje está frio, a temperatura é de 2ºC abaixo de zero. ____________
 d) No Rio de Janeiro está quente, 42ºC acima de zero. ____________
 e) Um lucro de 30 reais. ____________
 f)  Um prejuízo de 50 reais. ____________
 g) Subir 5 degraus.____________  
 h) Um tesouro foi encontrado no fundo do mar. O pesquisador disse que estava a 30 metro abaixo do nível do mar. _____________
 i) Nascer em 600 anos antes de Cristo. _______________
 j ) Atrasar 25 minutos. __________________

2. Represente na reta numérica os números inteiros de -5 até 8.


               _________________________________________________


3. Clara tem 600 reais em sua conta bancária e faz, sucessivamente, as seguintes movimentações:
• Retira R$ 73
• Deposita R$ 19
• Retira R$ 467
• Retira R$ 125
O saldo de Clara fica positivo ou negativo depois dessas movimentações? Em quanto?








    4.    Considere os números do quadro abaixo.

-2
5
-31
-7
-16
9
0

  a) Identifique o maior número. _______________
  b) Identifique o menor número. ______________
  c) Escreva os números em ordem crescente. ___________________________________


                Atividades do dia 23/03/2020 ao dia 27/03/2020

 Operações em Z
(adição, subtração, multiplicação e divisão)

Observação: Não esqueça a regra dos sinais!!

1. Resolva:

a) (-15) + (+12) =

b) (-9) + (-23) =

c) (+100) – (+100) =

d) (-52) - (-14) =

e) (-13) – (+28) =

f)  +10 + (-18) – 5 =

g)  -42 – (+27) + (-31) =

          h)  7 – (+34) + (-21) – (-8) =

          2. Calcule:
a) + 9 . 3 =

          i) (-9) : (+3) =
b) -20 . 7 =

j) (-11) : (-11) =

c) -16 . 0 =

k) (+21) : (+7) =

d) – 4 . (-1) =

l)  (+36) : (-4) =

e) (-9) : (+1) =

m) 0 : (+20) =

 f) (-72) : (-8) =

n) (-31) : (+31) =

g) (+20) : (-10) =

o) (+45) : (-3) =

h) 0 : (-72) =

p) (+52) : (+2) =

  ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020

Revisando o Conjunto dos Números Racionais
Operações com Decimais

1. Resolva as operações de multiplicação e divisão de números decimais:

a)    3,9 × 8,2 =
b)   2,315 × 6 =
c)    26,45 : 5 =
d)    58,24 : 2 =
 2Determinado veículo consome 0,15 litros de combustível a cada quilômetro percorrido. Qual será o consumo para um percurso de 68,5 Km?
 3. Paula foi a uma loja e comprou um aparelho de som que custava R$ 899,90 à vista. Como ela não tinha dinheiro suficiente, resolveu fazer um parcelamento. Deu como entrada R$ 180,00 e parcelou o restante em 5 vezes de R$ 149,90. Quanto Paula pagou a mais, ao parcelar o aparelho de som, em relação ao preço à vista?
  
  ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
Trabalhando com sequências
1.    Determine o próximo número da sequência:


a)    1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, _________

2. Observe a sequência numérica e complete com o número que está faltando:




 3. Observe a sequência de figuras e desenhe a próxima figura:




ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020

Expressões numéricas

Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :

1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações

Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:

1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }


EXEMPLOS

1°) exemplo
      40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
      40 – [5² + ( 8 - 7 )]
      40 – [25 + 1 ]=
      40 – 26 =
            14

2°) exemplo
      50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
      50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
      50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
      50 – { 15 +12 } =
      50 – 27 =
           23

3°) exemplo
(-3)² - 4 - (-1) + 5² =
   9 – 4 + 1 + 25 =
       5 + 1 + 25 =
          6 + 25 =
             31


4°) exemplo

15 + (-4) . (+3) -10 =
15 – 12 – 10 =
3 – 10 =
-7



1) Calcule o valor das expressões:

a) (- 3 + 5 + 2) : (-2) = 
b) (+3 – 1)² - 15 = 
c) (2)³ - (-1 + 2)⁵ = 
d) 40 : (1)⁹ + (2)³ - 12 = 
e) 10 – [5 – (-2) + (-1)] = 
f) 2 – { 3 + [ 4 – (1 – 2) + 3 ] – 4} =
g) 15 – [ (5)² - (10 - 2³ ) ] = 
h) 13 – [(-2) – (-7) + (+3)² ] =
i) 7² - [ 6 – (1)⁵ - 2²] =
j) 2³ - [(-16) : (+2) – (1)⁵] = 
k) 50 : { -5 + [ -1 –(2)⁵ : (2)³ ]} = 


RECORDANDO:
Regra de Sinais

Adição e Subtração

Sinais iguais soma e conserva o sinal
(+3) + (+4) = + 7
(-3) + (-4) = - 7
  
Sinais diferentes subtrai e conserva o sinal do maior número em módulo
(+3) + (-4) = - 1
(-3) + (+4) = +1

Na Subtração:
 (+3) – (+4) = +3 -4 = -1
(-3) – (-4) = -3 +4 = +1

(+3) – (-4) = +3 +4 = +7
(-3) – (+4) = -3 -4 = -7

Depois de eliminar os parênteses trocando o sinal do número que está dentro dos parênteses imediatamente à direita, caímos na mesma regra da adição.

Multiplicação e Divisão

Sinais iguais: POSITIVO
(+) . (+) = +
(-) . (-) = +

Sinais diferentes: NEGATIVO
(+) . (-) = -
(-) . (+) = -



ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020


ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 27/04 ATÉ 30/04/2020



ATIVIDADES REFENTES AO DIA 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020

Multiplicação e divisão de potência na base 10.


1.     Efetue as operações sem armar:

a)      12,57 : 100 =

b)      57,95 x 1000 =

c)      48 : 1000 =

d)      4,09 x 100 =

e)      47,3 x  1000 =

f)        8,34: 10 =

g)      0,02 : 100 =

h)      2,48 x 10 =


2.  Uma fruta pesa 0,25 kg. Quanto pesará 1000 frutas iguais a essa?


    3.     Tenho 7.890 reais e quero repartir para 100 pessoas. Quanto irá receber cada um?



ATIVIDADES REFERENTES AO DIA 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020

1.     Determine o número inteiro x (número positivo, negativo e zero) que satisfaça cada igualdade.


a)     X + 10 = 16

X =

b)    X – 2 = - 10

X =

c)     X + 20 = 0

X =

d)    X – 10 = 10

X =

e)     12 + x = - 1

X =

f)     – 4 + x = 2

X =

2.     Complete o quadro.


EQUAÇÃO

1º MEMBRO

2º MEMBRO

INCÓGNITA

9y + 24 = 60




- 17 = x + 8





2z + 15

9 – z

z

ATIVIDADES REFENTES AO DIA 15/06/2020 ATÉ 19/06/2020

Resolva o exercício acima como uma equação, em que você tem que descobrir o valor de x (o peso da Dita). Os pratos da balança são como a igualdade da equação.

ATIVIDADES REFENTES AO DIA 22/06/2020 ATÉ 26/06/2020


Descubra o valor representado por cada sólido geométrico: valor do cubo, valor do prisma pentagonal e do prisma triangular. Preste atenção, nos sinais das operações.


ATIVIDADES REFENTES AO DIA 23/06/2020 ATÉ 03/07/2020

Descubra a lógica e complete o próximo elemento:

a) 1, 3, 5, 7, ___


b) 2, 4, 8, 16, 32, 64, ____

c) 0, 1, 4, 9, 16, 25, 36, ____

d) 4, 16, 36, 64, ____

e) 1, 1, 2, 3, 5, 8, ____

f) 2,10, 12, 16, 17, 18, 19, ____


ATIVIDADES REFENTES AO DIA 06/07/2020 ATÉ 10/07/2020


Resolva o problema abaixo:


Jogar baralho é uma atividade que estimula o raciocínio. Um jogo tradicional é a Paciência, que utiliza 52 cartas. Inicialmente são formadas sete colunas com as cartas. A primeira coluna tem uma carta, a segunda tem duas cartas, a terceira tem três cartas, a quarta tem quatro cartas, e assim sucessivamente até a sétima coluna, a qual tem sete cartas, e o que sobra forma o monte, que são as cartas não utilizadas nas colunas.
A quantidade de cartas que forma o monte é

a) 21.
b) 24.
c) 26.
d) 28.
e) 31.