NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 101, 102, 103 e 104
Professor: Aquiles Piraine Fraga
Email: fragaaquiles@gmail.com
Facebook: Aquiles Fraga; Instagram: aquilesfraga; WhatsApp: 99544-2827
Atividades do dia 16/03/2020 até 20/03/2020
O Que é Filosofia?A palavra filosofia advém do grego, e significa “amor por sabedoria”. A própria palavra indica dois conceitos: amor (ou paixão) e sabedoria (compreensão e conhecimento), ensinando-nos que um grande pensador é aquele que sente paixão pela verdade e amor por ideias.
O estudo da Filosofia requer um engajamento com o mundo, com ideias, conceitos e pensamentos. Na realidade, todos nós estamos constantemente imersos em alguma forma de filosofia. Isto é, somos seres curiosos por natureza. É de nosso interesse descobrir mais a respeito de nós mesmos e a respeito do mundo e da vida. O grande filósofo Aristóteles acreditava que o início da filosofia é a curiosidade, o questionamento. De fato, as crianças têm o hábito de questionar as coisas até mais que a maioria dos adultos. Elas são naturalmente curiosas. Estão sempre fazendo perguntas, querendo saber o porquê das coisas. À medida que envelhecemos, passamos a aceitar o mundo pelo o que ele é, e não mais a buscar respostas para perguntas. Passamos a aceitar a situação atual do mundo e adotamos muitas das crenças da sociedade na qual vivemos. Infelizmente, muitos adultos perdem a curiosidade, deixam de questionar o mundo e não mais buscam respostas a respeito das questões fundamentais da vida.
O propósito do estudo da Filosofia é o de ajudar o ser humano a adquirir uma melhor compreensão sobre a humanidade e sobre o mundo como um todo. A Filosofia fez parte de praticamente toda grande civilização. O estudo da Filosofia, os filósofos e suas ideias, têm mudado o curso do mundo, às vezes de uma forma sutil, às vezes de modo explícito e evidente. As ideias de democracia na Grécia antiga e as ideias do socialismo implantadas no início do século XX são exemplos de como ideias moldam a sociedade humana e o próprio curso da História. No século XX, as ideias a respeito de direitos humanos influenciaram a legislação de muitos países. Por exemplo, após a Segunda Guerra Mundial, ocorreram os Julgamentos de Nuremberg, onde os perpetradores do Holocausto foram condenados por crimes contra a humanidade. É inegável que culturas e sociedades são definidas pelos seus princípios e ideias filosóficas.
A Filosofia diz respeito a praticamente todo aspecto da vida humana. A Filosofia tem algo a dizer sobre as Ciências, a Arte, a Religião, a Política, a Medicina, etc. O estudo da Filosofia nos ajuda a pensar de forma mais clara e a chegar a conclusões mais confiáveis.
Por meio do estudo da Filosofia, as pessoas questionam seus pontos de vista, suas assunções, seus pensamentos e crenças. Um dos maiores propósitos de considerar ideias antigas e modernas é o de chegar a conclusões confiáveis a respeito do mundo e de nós mesmos.
Já que o maior objetivo da Filosofia é a busca pela verdade, somos obrigados a questionar as nossas ideias mais básicas, nossas crenças fundamentais. Pois nós, seres humanos, frequentemente acreditamos em conceitos e ideias que são inconsistentes, até mesmo contraditórias. Às vezes, nossas crenças nos proporcionam uma medida de conforto e tranquilidade; questioná-las pode, portanto, ser um desafio, algo perturbador.
Estudar Filosofia significa fazer perguntas, mesmo que muitas delas talvez nunca sejam satisfatoriamente respondidas. Algumas das perguntas feitas pela Filosofia são:
O que é real?
O que é a verdade?
O que é conhecimento?
O que é bondade?
O que é justiça?
A mente encontra-se separada do corpo?
O ser humano tem livre arbítrio ou nossas ações são predeterminadas por eventos passados e pela nossa composição biológica?
Deus existe? Como se define Deus?
Reflita e responda estas questões no seu caderno.
Algumas das perguntas feitas pelos filósofos e pelas religiões mais conhecidas são:
O que significa viver de forma honrável? (Confúcio)
O que é um Estado justo? (Platão)
O que significa Saber? (Aristóteles)
Há significado na existência? (Judaísmo)
Há algo além do mundo? (Cristianismo)
O mundo é real ou ilusório? (Hinduísmo)
O sofrimento pode ser superado? (Budismo)
A vida tem significado? (Existencialismo)
Os seres humanos têm a liberdade de determinar sua existência e destino? (Sartre)
Como podemos ter certeza de qualquer coisa? (Descartes)
Reflita e responda estas questões (acima) no seu caderno.
O estudo da Filosofia requer a tarefa crítica de lançar perguntas difíceis a respeito de ideias que são presumidamente evidentes e verdadeiras. O propósito de levantar dúvidas não é o de criar céticos e assolar a fé dos seres humanos, e sim, o de assegurar que as nossas crenças sejam baseadas na verdade e que sejam, à medida do possível, sensatas. O objetivo da Filosofia é a busca da verdade e a rejeição do erro e da inverdade. A Filosofia objetiva o desenvolvimento de um retrato confiável e produtivo da realidade.
Muito da história da Filosofia trata de tentativas de desenvolvimento de sistemas de compreensão que podem resistir às difíceis perguntas da filosofia crítica.
Atividades do dia 23/03/2020 até 27/03/2020A importância de se estudar Filosofia
Os alunos podem questionar a importância do estudo da Filosofia. A resposta é que a maior habilidade intelectual que um ser humano deve ter é a capacidade de pensar de forma clara. Quem pensa claramente geralmente se torna um comunicador mais eficaz. Um bom pensador consegue se expressar de forma mais clara e convincente. Essa é a melhor forma de persuadir os outros. As habilidades adquiridas no estudo da Filosofa são extremamente úteis em profissões e carreiras que envolvem pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas, raciocínio analítico e comunicabilidade.
Há várias formas de estudar Filosofia. Em alguns casos, estudam-se os principais filósofos, suas vidas e ideias. Em outros casos, estudam-se os conceitos – o que os filósofos tinham a dizer sobre a verdade, Deus, o livre arbítrio e inúmeras outras questões.
Sendo que as ideias e obras filosóficas foram influenciadas por fatores históricos e culturais, apresentaremos o estudo dos principais filósofos e de suas ideias, de forma cronológica, explicando como os movimentos filosóficos se originaram e se desenvolveram.
Alguns dos mais antigos filósofos foram: Confúcio, um grande pensador chinês, e Sócrates e Platão, dois dos maiores filósofos gregos. Iniciaremos nosso estudo de Filosofia aprendendo sobre os filósofos gregos. Ao final do curso, estudaremos sobre os filósofos contemporâneos – os grandes pensadores do século XX.
O Nascimento da Filosofia - os mitos
Antes dos filósofos, os fenômenos eram explicados por meio dos mitos. Assim, por exemplo, para explicar os relâmpagos, dizia-se que estes eram arremessados pelo deus Zeus, do alto do Monte Olimpo.
O nascimento da Filosofia foi um marco na história de uma série de pensadores brilhantes que influenciaram e continuam a influenciar o mundo. A Filosofia impulsiona a razão, a lógica, a investigação científica, a matemática, a teologia e a política, entre outras áreas.
Nas suas origens, não havia uma clara distinção a Filosofia e a Ciência. No período da Grécia arcaica, a principal preocupação dos filósofos era a de encontrar o elemento primário da vida, a partir do qual o mundo e o homem teriam surgido.
Ao contrário da maioria dos outros povos da Antiguidade, que se limitavam a buscar compreender o mundo por meio de mitos e deuses, os gregos, com seu espírito especulativo e crítico, objetivavam explicar, de maneira racional, a natureza e o homem.
Os gregos substituíram o mito pela cosmologia filosófica. A cosmologia filosófica busca respostas para a estrutura, a origem e a composição do mundo. Na formação da Filosofia grega, predominavam as questões cosmológicas.
Pesquise o significado dos seguintes conceitos (no caderno)
- Mito
- Razão
- Lógica
- Cosmologia
Atividades do dia 30/03/2020 até 03/04/2020
Tales de Mileto - uma teoria unificada
O primeiro dos nomes conhecidos entre os filósofos gregos é o de Tales de Mileto (624 a.C. – c546 a.C.). Tales de Mileto foi um filósofo pré-Socrático que é frequentemente considerado o primeiro filósofo e o pai da filosofia ocidental. Alguns também o chamam de o "primeiro cientista";.
Note: A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão marcante que dividiu sua história em períodos: período pré-socrático, período socrático e período pós-socrático.
Tales de Mileto foi um filósofo, matemático e astrônomo, originário da cidade de Mileto, na Grécia. Pouco sabemos a respeito de sua vida. Não se sabe com exatidão quando ele nasceu ou faleceu. Infelizmente, os fragmentos originais de seus escritos, caso existiram, não sobreviveram até os dias de hoje. A maioria do que sabemos da filosofia de Tales de Mileto se encontra nos escritos de Aristóteles.
A forma como Tales de Mileto abordava as questões filosóficas não se pode comparar a dos filósofos modernos ou mesmo a dos filósofos gregos que vieram mais tarde. Contudo, ele foi o primeiro filósofo a buscar explicações científicas para os fenômenos naturais, em vez de buscar respostas no mundo sobrenatural. Sua linha de pensamento foi seguida por vários pensadores gregos e deu origem à Filosofia como disciplina e ciência.
Tales de Mileto iniciou o estudo da origem das coisas e do mundo. Ele buscou entender a "physis" (a natureza) dos objetos que causa com que eles se comportarem de certa forma. O filósofo tentou definir a substância ou substâncias que compõem todos os objetos materiais. Ele rejeitou os mitos e as teorias sobrenaturais e foi o primeiro pensador a tentar entender o mundo por meio de uma teoria unificada. Aristóteles relata que Tales de Mileto acreditava que tudo advinha da água, ou seja, que a substância primária do mundo é a água. Segundo Tales de Mileto, a água é o princípio originário de tudo, a partir da qual todas as coisas surgem e a qual regressaram.
Essa foi a primeira proposta filosófica da origem do universo. Alguns discípulos de Tales de Mileto acreditavam em outros princípios únicos originários de todas as coisas, como o ar, por exemplo.
Além de ser considerado o primeiro filósofo, Tales de Mileto foi também o primeiro a definir princípios gerais e a desenvolver hipóteses por meio de uma investigação sistemática e não tendenciosa. Sua maior especulação dizia respeito à formação das leis que regiam o conhecimento da ciência abstrata.
Além disso, Tales desenvolveu uma série de conhecimentos práticos, especialmente no campo da Matemática. Muitos o consideram o "primeiro matemático". Acredita-se que Tales trouxe a disciplina do Egito para a Grécia. Ele fez algumas descobertas importantes para a Matemática, inclusive na Geometria Plana, como o Teorema de Tales.
Seus Discípulos
Dentre os discípulos de Tales de Mileto, merecem destaque: Anaxímenes, que via no ar a substância primária, e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação. Dois outros filósofos merecem destaque: Xenófanes, que acreditava em um único Deus que dirigia as forças do mundo, e considerava o politeísmo e as lendas acerca da vida dos deuses como simples invenções da imaginação humana, e Pitágoras de Samos, para quem os segredos do universo se encontram na harmonia dos números.
Pesquise sobre os discípulos de Tales, quem foram e quais suas principais ideias, e copie no seu caderno.
- Anaxímenes
- Anaximandro
- Xenófanes
- Pitágoras
Atividades do dia 06/04/2020 até 10/04/2020
Assista ao vídeo
Escreva em seu caderno sua interpretação do vídeo.
Atividades do dia 13/04/2020 até 17/04/2020
Clique na imagem para ampliar.
Atividade: Copie o mapa mental para o seu caderno.
Atividades do dia 20/04/2020 até 24/04/2020
Assista ao vídeo
Escreva em seu caderno sua interpretação do vídeo.
Atividades do dia 27/04/2020 até 01/05/2020
Assista aos vídeos
Atividade: Faça um quadro comparativo com as principais ideias de Platão e Aristóteles.
Atividades do dia 01/06/2020 até 05/05/2020
Leia o texto abaixo:
Morte de George Floyd:
4 fatores que explicam por que caso gerou onda tão grande de protestos nos EUA
- BBC News Mundo
Em novembro de 2014, quando Donald Trump fez o seguinte comentário pelo Twitter, mal poderia imaginar que um dia estaria na Casa Branca tendo que lidar com um problema semelhante: "Nosso país está totalmente dividido e, com nossa fraca liderança em Washington, pode se esperar que os distúrbios e saques de Ferguson ocorram em outras partes do país".
Naquela ocasião, ele fazia referência aos protestos na cidade de Ferguson, no Estado do Missouri, onde o jovem negro Michael Brown, de 18 anos, havia sido morto pelo policial branco Darren Wilson. O presidente do país era Barack Obama.
Cinco anos e meio depois, os Estados Unidos vivem a mais grave onde de manifestações desde 1968, após o assassinato do líder de direitos civis Martin Luther King Jr.. Desta vez, o estopim dos protestos foi a morte de George Floyd, um americano negro de 46 anos, que foi sufocado por um policial branco, que se ajoelhara sobre seu pescoço por mais de 8 minutos.
O caso provocou manifestações em mais de 75 cidades. Em mais de 40 delas, as autoridades decretaram toque de recolher. A Guarda Nacional (força militar que os EUA reservam para emergências) foi acionada com 16 mil soldados despachados para 24 Estados e a capital, Washington.
Por que este assassinato — que apesar de chocante, é semelhante a vários outros episódios — provocou protestos tão grandes?
1. Uma morte, muitos casos
Capturada em vídeo por uma testemunha, a imagem do policial com o joelho sobre o pescoço da vítima, que, deitada na rua e imobilizada, dizia "não consigo respirar", é tida como o gatilho da onda de indignação que tomou o país.
"O que pôs tudo isso em marcha foi o brutal assassinato de George Floyd na semana passada. Foi o catalisador, o que levou as pessoas às ruas", disse Ashley Howard, professora assistente de História e Estudos Afro-americanos da Universidade de Iowa à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
Ela diz que essa morte não foi um caso isolado; que as comunidades negras estão submetidas a uma constante e excessiva vigilância por parte da polícia.
Essa situação criou um paradoxo, que Julian Zelizer, historiador político da Universidade de Princeton, resume assinalando que os negros vivem com medo "porque se sentem vulneráveis perante aqueles que deveriam protegê-los".
É comum encontrar queixas de cidadão negros americanos nas redes sociais dizendo sentir que são detidos pela polícia pelo simples fato de serem negros.
E dados indicam que isso não é apenas uma percepção.
Um artigo de Rashawn Ray, do centro de pesquisas Brookings Institution, afirma que pessoas negras têm 3,5 vezes mais chances de serem mortas por policiais do que brancas em situações em que não existe ataque ao policial ou porte de armas. Entre adolescentes, a probabilidade é 21 vezes maior. A polícia americana mata uma pessoa negra a cada 40 horas.
"Um em cada mil negros morre nas mãos da polícia. E por mais impressionantes que sejam essas estatísticas, elas ainda são melhores do que no passado. É por isso que há protestos de Minneapolis a Los Angeles", diz Ray.
2. Racismo estrutural
Os excessos policiais não são a única faceta do racismo nos Estados Unidos — nem foram o único motivo para os protestos.
Ashley Howard, da Universidade de Iowa, diz que a desigualdade afeta profundamente a vida dos negros nos EUA, e que ela está na origem de várias disparidades significativas, "de (índices de) mortalidade materna à diferenças na renda e na riqueza que é passada de uma geração à outra".
Howard também explica que os negros americanos possuem renda e escolaridade menores que os brancos, e também são maioria na população carcerária.
"Todas essas coisas são parte do pano de fundo. As pessoas tem consciência do fato horrível de que suas vidas podem ser apagadas a qualquer momento. Isso também leva as pessoas a se manifestarem nas ruas", diz Howard.
3. Pandemia que discrimina
Os protestos acontecem em um momento em que a pandemia do covid-19 já matou mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos e deixou 40 milhões sem emprego.
Howard diz que os negros americanos sofrem de forma desproporcional com a pandemia, com maiores números de mortes e casos da doença nesta população. Isso porque, segundo a pesquisadora, os negros formam uma grande parte dos trabalhadores que estão na linha de frente da economia, com empregos como motoristas de ônibus, atendentes de lojas ou assistentes de saúde.
E há outros problemas gerados pelo racismo.
"Eles têm acesso a atendimento médico? Podem tirar um dia livre de trabalho se ficam doentes? Alguém paga pelo dia não trabalhado? Há hospitais em suas comunidades? Eles têm apoio para cuidar dos filhos, no caso de doenças? Todos esses problemas de racismo estrutural se agravam durante a pandemia."
Julian Zelizer, da Universidade de Princeton, acrescenta que, "historicamente, os protestos violentos ocorrem durante o verão, quando há calor e muita gente está incomodada e tensa", e diz não ter dúvidas de que a pandemia golpeou duramente os negros americanos.
"A maneira distinta como isso foi enfrentado pela comunidade negra recendeu a raiva sobre como funciona a sociedade americana e creio que o medo do desemprego deixou muita gente incomodada e disposta a protestar."
4. A reação da Casa Branca
A esses fatores, diz Zelizer, se somou a resposta equivocada do governo de Donald Trump, que ajudou a "inflamar" a situação.
"As pessoas precisam de um presidente que peça calma, mas que também escute e responda às causas do que está acontecendo", diz ele.
Zelizer questionou os apelos de Trump por lei e ordem usando frases como "os saques levam a tiroteios", que eram usadas por "algumas das vozes mais reacionárias" da década de 1960.
_____________________________________________________________________________
Atividade: O que você pensa sobre isso? escreva tua opinião e discuta com teus colegas este tema. Você já sofreu ou presenciou uma cena de racismo? Conte como foi e o que você sentiu.
Leia o texto abaixo:
Morte de George Floyd:
4 fatores que explicam por que caso gerou onda tão grande de protestos nos EUA
- BBC News Mundo
Em novembro de 2014, quando Donald Trump fez o seguinte comentário pelo Twitter, mal poderia imaginar que um dia estaria na Casa Branca tendo que lidar com um problema semelhante: "Nosso país está totalmente dividido e, com nossa fraca liderança em Washington, pode se esperar que os distúrbios e saques de Ferguson ocorram em outras partes do país".
Naquela ocasião, ele fazia referência aos protestos na cidade de Ferguson, no Estado do Missouri, onde o jovem negro Michael Brown, de 18 anos, havia sido morto pelo policial branco Darren Wilson. O presidente do país era Barack Obama.
Cinco anos e meio depois, os Estados Unidos vivem a mais grave onde de manifestações desde 1968, após o assassinato do líder de direitos civis Martin Luther King Jr.. Desta vez, o estopim dos protestos foi a morte de George Floyd, um americano negro de 46 anos, que foi sufocado por um policial branco, que se ajoelhara sobre seu pescoço por mais de 8 minutos.
O caso provocou manifestações em mais de 75 cidades. Em mais de 40 delas, as autoridades decretaram toque de recolher. A Guarda Nacional (força militar que os EUA reservam para emergências) foi acionada com 16 mil soldados despachados para 24 Estados e a capital, Washington.
Por que este assassinato — que apesar de chocante, é semelhante a vários outros episódios — provocou protestos tão grandes?
1. Uma morte, muitos casos
Capturada em vídeo por uma testemunha, a imagem do policial com o joelho sobre o pescoço da vítima, que, deitada na rua e imobilizada, dizia "não consigo respirar", é tida como o gatilho da onda de indignação que tomou o país.
"O que pôs tudo isso em marcha foi o brutal assassinato de George Floyd na semana passada. Foi o catalisador, o que levou as pessoas às ruas", disse Ashley Howard, professora assistente de História e Estudos Afro-americanos da Universidade de Iowa à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
Ela diz que essa morte não foi um caso isolado; que as comunidades negras estão submetidas a uma constante e excessiva vigilância por parte da polícia.
Essa situação criou um paradoxo, que Julian Zelizer, historiador político da Universidade de Princeton, resume assinalando que os negros vivem com medo "porque se sentem vulneráveis perante aqueles que deveriam protegê-los".
É comum encontrar queixas de cidadão negros americanos nas redes sociais dizendo sentir que são detidos pela polícia pelo simples fato de serem negros.
E dados indicam que isso não é apenas uma percepção.
Um artigo de Rashawn Ray, do centro de pesquisas Brookings Institution, afirma que pessoas negras têm 3,5 vezes mais chances de serem mortas por policiais do que brancas em situações em que não existe ataque ao policial ou porte de armas. Entre adolescentes, a probabilidade é 21 vezes maior. A polícia americana mata uma pessoa negra a cada 40 horas.
"Um em cada mil negros morre nas mãos da polícia. E por mais impressionantes que sejam essas estatísticas, elas ainda são melhores do que no passado. É por isso que há protestos de Minneapolis a Los Angeles", diz Ray.
2. Racismo estrutural
Os excessos policiais não são a única faceta do racismo nos Estados Unidos — nem foram o único motivo para os protestos.
Ashley Howard, da Universidade de Iowa, diz que a desigualdade afeta profundamente a vida dos negros nos EUA, e que ela está na origem de várias disparidades significativas, "de (índices de) mortalidade materna à diferenças na renda e na riqueza que é passada de uma geração à outra".
Howard também explica que os negros americanos possuem renda e escolaridade menores que os brancos, e também são maioria na população carcerária.
"Todas essas coisas são parte do pano de fundo. As pessoas tem consciência do fato horrível de que suas vidas podem ser apagadas a qualquer momento. Isso também leva as pessoas a se manifestarem nas ruas", diz Howard.
3. Pandemia que discrimina
Os protestos acontecem em um momento em que a pandemia do covid-19 já matou mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos e deixou 40 milhões sem emprego.
Howard diz que os negros americanos sofrem de forma desproporcional com a pandemia, com maiores números de mortes e casos da doença nesta população. Isso porque, segundo a pesquisadora, os negros formam uma grande parte dos trabalhadores que estão na linha de frente da economia, com empregos como motoristas de ônibus, atendentes de lojas ou assistentes de saúde.
E há outros problemas gerados pelo racismo.
"Eles têm acesso a atendimento médico? Podem tirar um dia livre de trabalho se ficam doentes? Alguém paga pelo dia não trabalhado? Há hospitais em suas comunidades? Eles têm apoio para cuidar dos filhos, no caso de doenças? Todos esses problemas de racismo estrutural se agravam durante a pandemia."
Julian Zelizer, da Universidade de Princeton, acrescenta que, "historicamente, os protestos violentos ocorrem durante o verão, quando há calor e muita gente está incomodada e tensa", e diz não ter dúvidas de que a pandemia golpeou duramente os negros americanos.
"A maneira distinta como isso foi enfrentado pela comunidade negra recendeu a raiva sobre como funciona a sociedade americana e creio que o medo do desemprego deixou muita gente incomodada e disposta a protestar."
4. A reação da Casa Branca
A esses fatores, diz Zelizer, se somou a resposta equivocada do governo de Donald Trump, que ajudou a "inflamar" a situação.
"As pessoas precisam de um presidente que peça calma, mas que também escute e responda às causas do que está acontecendo", diz ele.
Zelizer questionou os apelos de Trump por lei e ordem usando frases como "os saques levam a tiroteios", que eram usadas por "algumas das vozes mais reacionárias" da década de 1960.
_____________________________________________________________________________
Atividade: O que você pensa sobre isso? escreva tua opinião e discuta com teus colegas este tema. Você já sofreu ou presenciou uma cena de racismo? Conte como foi e o que você sentiu.
Atividades do dia 08/06/2020 até 15/06/2020
Escreva uma redação, obedecendo as seguintes regras: mínimo 25 linhas, máximo 30 linhas.
Tema: Quais as lições que a pandemia do coronavírus está nos deixando? podemos aprender a viver um "novo normal" no futuro? qual tipo de mundo que teremos quando tudo isso passar?
Desenvolva seu pensamento a partir destas questões, dando tua opinião.
Atividades do dia 22/06 até 27/06
Sócrates
Biografia
Considerado um dos maiores nomes da Filosofia clássica, junto com Platão e Aristóteles, Sócrates é famoso por ter contribuído para os primeiros estudos dessa área, sendo considerado, inclusive, patrono da filosofia ocidental.
Alguns duvidavam da existência de Sócrates. Contudo, depois que os diálogos com seus discípulos, como Platão, vieram à tona por meio de obras escritas, teve-se a certeza da sua vida e obra.
Vida
Sócrates nasceu em 470/469 a.C. em Atenas, na Grécia. Seus pais eram Sophroniscus e Phaenarete. Foi casado com Xantipa. Teve três filhos: Lamprocles, Sophroniscus e Menexenus.
Nasceu em uma família humilde, com poucos recursos financeiros. Seu pai era escultor e apresentou ao filho esse ofício, com o qual trabalhou durante a juventude.
Além de escultor, Sócrates serviu ao exército ateniense durante três temporadas. Depois que se aposentou, passou a exercer os dons pelos quais é mais conhecido: o de educador e de filósofo.
Segundo relatos, Sócrates levava uma vida simples. Participou ativamente da democracia da cidade de Atenas. Inclusive, serviu aos militares como um soldado durante três anos, chegando a participar da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.).
Estudos detalham que Sócrates não tinha a aparência considerada muito agradável aos demais olhos. Foi descrito como um homem baixo, robusto e com grandes olhos saltados. Platão, seu aluno, chegou a afirmar que ele não era “nada atraente”. O ateniense também ficou conhecido por ter sido retratado de forma pejorativa em algumas sátiras. Tinha poucos amigos.
Obra
Ao contrário dos pré-socráticos, que discutiam questões relacionadas à natureza, Sócrates e os socráticos apreciavam analisar questões humanas, seus valores, verdades e fundamentos.
Para os socráticos, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela.
O filósofo foi tido por muitos como um homem sábio justamente por assumir não saber de nada. A frase mais célebre atribuída a ele é: “Só sei que nada sei”. Alguns consideram-na o paradoxo de Sócrates.
Segundo relatos, Sócrates começou a atuar com Filosofia quando, ao fazer uma visita ao Oráculo de Delfos, disseram que ele não saber de nada o tornava o homem mais sábio do mundo.
Considerado por alguns como o primeiro a ter pensamentos humanistas, Sócrates gostava de desenvolver suas reflexões filosóficas em praças públicas de Atenas. Conversava com jovens, em especial sobre política e religião, buscando saber o que pensavam.
Conhecido por ser questionador, Sócrates apreciava formular perguntas para saber quem sabia o quê. Acreditava que, ao dialogar, chegava-se ao conhecimento. Algumas vezes, apontava falhas no raciocínio alheio.
Segundo o filósofo, não saber algo era positivo, pois assim seria possível caminhar em direção ao saber e, com isso, alcançar um conhecimento seguro.
Especialistas atribuem a Sócrates a criação de uma das mais importantes figuras de linguagem: a ironia. O método é estabelecido ao se interrogar o interlocutor com uma série de perguntas até que uma contradição surja invalidando a suposição inicial. Para sair dessa indecisão, o interlocutor teria que praticar o exercício da maiêutica, que significa a arte de parturejar.
Para alguns estudiosos, o método socrático, que tem como princípio construir o conhecimento em vez da mera transmissão de ideias, é uma das melhores formas de ensino já concebidas.
Estudos indicam que, ao confirmar sua ignorância, Sócrates demonstrava um tipo de sabedoria. Ele tinha como foco unir o saber ao fazer.
Não há registros e obras escritas por Sócrates. Naquela época, havia dificuldades em guardar material escrito. Além disso, relatos apontam que ele considerava a tradição oral mais importante.
Sócrates confiou seus estudos aos discípulos. Isso significa que o que realmente se sabe sobre ele é por meio dos seus alunos, entre os quais Platão, Xenofonte e Aristófanes.
Mestre de Platão, era considerado por ele o homem mais sábio e justo de Atenas. Uma das obras mais famosas que retrata o filósofo são os 35 diálogos em forma de conversa de Platão.
Sócrates foi acusado de ser ateu e de se associar aos sofistas, ensinando os jovens a serem selvagens e desrespeitosos e, com isso, corrompendo a juventude.
O filósofo também foi acusado de ser contra a democracia, por estimular as pessoas a pensar, questionar as regras e desenvolver o lado intelectual.
O Conselho dos Quinhentos, órgão político democrático ateniense, condenou Sócrates à morte por ele não ter acreditado nos deuses da cidade. Porém, ele poderia ter outra opção de pena. O pensador disse que preferia a morte do que desmerecer toda a sua capacidade filosófica. Com isso, em 399 a.C., Sócrates optou por acabar com sua vida após ingerir um copo de cicuta (veneno), aos 70 anos.
Atividades do dia 29/06 até 04/07
Método Socrático: Ironia e Maiêutica
Sócrates (470-399 a.C.) é o grande marco da filosofia ocidental. Mesmo não sendo o primeiro filósofo ele é conhecido como o "pai da filosofia". Muito disso se deve à sua busca incansável pelo conhecimento e o desenvolvimento de um método para essa busca, o método socrático.
Nele, a dialética socrática tinha como objetivo questionar as crenças habituais de seu interlocutor para posteriormente, assumir sua ignorância e buscar um conhecimento verdadeiro. O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento).
Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir.
Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
1. Ironia
A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". Esse primeiro momento do diálogo socrático possui um caráter negativo, pois nega as pré-concepções, os pré-julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos).
A ironia era composta de perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade.
Para Sócrates, o não conhecimento ou a ignorância é preferível ao mau conhecimento (conhecimento baseado em preconceitos). Com isso, as perguntas de Sócrates voltavam-se para que o interlocutor percebesse que não está seguro de suas crenças e reconhecesse a própria ignorância.
Sócrates, com suas perguntas, muitas vezes incomodava seus interlocutores e esses abandonavam a discussão antes de prosseguir e tentar definir o conceito.
Os diálogos socráticos que acabam sem se completar são chamados de diálogos aporéticos (aporia significa "impasse" ou "inconclusão").
2. Maiêutica
A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito.
O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.
Sócrates compreendia que as ideias já estão dentro das pessoas e são conhecidas por sua alma eterna. Entretanto, a pergunta correta pode fazer com que a alma se recorde de seu conhecimento prévio.
Para o filósofo, ninguém é capaz de ensinar alguma coisa a outra pessoa. Somente ela mesma pode tomar consciência, dar à luz a ideias. A reflexão é a forma de atingir o conhecimento.
Por isso, é importante concluir a maiêutica. Nela, a partir da reflexão, o sujeito parte do conhecimento mais simples que já possui e segue em direção a um conhecimento mais complexo e mais perfeito.
Esse pensamento socrático serviu de base para a "teoria da reminiscência" desenvolvida por Platão.
"Só sei que nada sei" e a Importância da Ignorância
Sócrates recebeu do Oráculo de Delfos uma mensagem que afirmava que ele era o mais sábio dentre os homens gregos. Questionando-se, Sócrates disse sua célebre frase: "Só sei que nada sei", como poderia ser o mais sábio.
Então, o filósofo percebeu que questionar e tomar consciência da própria ignorância é o primeiro passo na busca do conhecimento.
Os ditos "sábios" eram seguros sobre os seus conhecimentos. Porém, não passavam de meras opiniões ou de uma perspectiva parcial sobre a realidade.
Sócrates percebeu que a segurança desses sábios faria com que eles nunca buscassem o verdadeiro conhecimento. Enquanto ele, por ser consciente da própria ignorância, estaria sempre procurando a verdade.
"A vida sem questionamentos não vale a pena ser vivida".
Atividades do dia 06/07 até 11/07
ATIVIDADE: Crie dois mapas mentais, um sobre Sócrates, e outro com um esquema de seu método filosófico, a Maiêutica.
Escreva uma redação, obedecendo as seguintes regras: mínimo 25 linhas, máximo 30 linhas.
Tema: Quais as lições que a pandemia do coronavírus está nos deixando? podemos aprender a viver um "novo normal" no futuro? qual tipo de mundo que teremos quando tudo isso passar?
Desenvolva seu pensamento a partir destas questões, dando tua opinião.
Atividades do dia 22/06 até 27/06
Sócrates
Biografia
Considerado um dos maiores nomes da Filosofia clássica, junto com Platão e Aristóteles, Sócrates é famoso por ter contribuído para os primeiros estudos dessa área, sendo considerado, inclusive, patrono da filosofia ocidental.
Alguns duvidavam da existência de Sócrates. Contudo, depois que os diálogos com seus discípulos, como Platão, vieram à tona por meio de obras escritas, teve-se a certeza da sua vida e obra.
Vida
Sócrates nasceu em 470/469 a.C. em Atenas, na Grécia. Seus pais eram Sophroniscus e Phaenarete. Foi casado com Xantipa. Teve três filhos: Lamprocles, Sophroniscus e Menexenus.
Nasceu em uma família humilde, com poucos recursos financeiros. Seu pai era escultor e apresentou ao filho esse ofício, com o qual trabalhou durante a juventude.
Além de escultor, Sócrates serviu ao exército ateniense durante três temporadas. Depois que se aposentou, passou a exercer os dons pelos quais é mais conhecido: o de educador e de filósofo.
Segundo relatos, Sócrates levava uma vida simples. Participou ativamente da democracia da cidade de Atenas. Inclusive, serviu aos militares como um soldado durante três anos, chegando a participar da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.).
Estudos detalham que Sócrates não tinha a aparência considerada muito agradável aos demais olhos. Foi descrito como um homem baixo, robusto e com grandes olhos saltados. Platão, seu aluno, chegou a afirmar que ele não era “nada atraente”. O ateniense também ficou conhecido por ter sido retratado de forma pejorativa em algumas sátiras. Tinha poucos amigos.
Obra
Ao contrário dos pré-socráticos, que discutiam questões relacionadas à natureza, Sócrates e os socráticos apreciavam analisar questões humanas, seus valores, verdades e fundamentos.
Para os socráticos, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela.
O filósofo foi tido por muitos como um homem sábio justamente por assumir não saber de nada. A frase mais célebre atribuída a ele é: “Só sei que nada sei”. Alguns consideram-na o paradoxo de Sócrates.
Segundo relatos, Sócrates começou a atuar com Filosofia quando, ao fazer uma visita ao Oráculo de Delfos, disseram que ele não saber de nada o tornava o homem mais sábio do mundo.
Considerado por alguns como o primeiro a ter pensamentos humanistas, Sócrates gostava de desenvolver suas reflexões filosóficas em praças públicas de Atenas. Conversava com jovens, em especial sobre política e religião, buscando saber o que pensavam.
Conhecido por ser questionador, Sócrates apreciava formular perguntas para saber quem sabia o quê. Acreditava que, ao dialogar, chegava-se ao conhecimento. Algumas vezes, apontava falhas no raciocínio alheio.
Segundo o filósofo, não saber algo era positivo, pois assim seria possível caminhar em direção ao saber e, com isso, alcançar um conhecimento seguro.
Especialistas atribuem a Sócrates a criação de uma das mais importantes figuras de linguagem: a ironia. O método é estabelecido ao se interrogar o interlocutor com uma série de perguntas até que uma contradição surja invalidando a suposição inicial. Para sair dessa indecisão, o interlocutor teria que praticar o exercício da maiêutica, que significa a arte de parturejar.
Para alguns estudiosos, o método socrático, que tem como princípio construir o conhecimento em vez da mera transmissão de ideias, é uma das melhores formas de ensino já concebidas.
Estudos indicam que, ao confirmar sua ignorância, Sócrates demonstrava um tipo de sabedoria. Ele tinha como foco unir o saber ao fazer.
Não há registros e obras escritas por Sócrates. Naquela época, havia dificuldades em guardar material escrito. Além disso, relatos apontam que ele considerava a tradição oral mais importante.
Sócrates confiou seus estudos aos discípulos. Isso significa que o que realmente se sabe sobre ele é por meio dos seus alunos, entre os quais Platão, Xenofonte e Aristófanes.
Mestre de Platão, era considerado por ele o homem mais sábio e justo de Atenas. Uma das obras mais famosas que retrata o filósofo são os 35 diálogos em forma de conversa de Platão.
Sócrates foi acusado de ser ateu e de se associar aos sofistas, ensinando os jovens a serem selvagens e desrespeitosos e, com isso, corrompendo a juventude.
O filósofo também foi acusado de ser contra a democracia, por estimular as pessoas a pensar, questionar as regras e desenvolver o lado intelectual.
O Conselho dos Quinhentos, órgão político democrático ateniense, condenou Sócrates à morte por ele não ter acreditado nos deuses da cidade. Porém, ele poderia ter outra opção de pena. O pensador disse que preferia a morte do que desmerecer toda a sua capacidade filosófica. Com isso, em 399 a.C., Sócrates optou por acabar com sua vida após ingerir um copo de cicuta (veneno), aos 70 anos.
Atividades do dia 29/06 até 04/07
Método Socrático: Ironia e Maiêutica
Sócrates (470-399 a.C.) é o grande marco da filosofia ocidental. Mesmo não sendo o primeiro filósofo ele é conhecido como o "pai da filosofia". Muito disso se deve à sua busca incansável pelo conhecimento e o desenvolvimento de um método para essa busca, o método socrático.
Nele, a dialética socrática tinha como objetivo questionar as crenças habituais de seu interlocutor para posteriormente, assumir sua ignorância e buscar um conhecimento verdadeiro. O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento).
Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir.
Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
1. Ironia
A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". Esse primeiro momento do diálogo socrático possui um caráter negativo, pois nega as pré-concepções, os pré-julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos).
A ironia era composta de perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade.
Para Sócrates, o não conhecimento ou a ignorância é preferível ao mau conhecimento (conhecimento baseado em preconceitos). Com isso, as perguntas de Sócrates voltavam-se para que o interlocutor percebesse que não está seguro de suas crenças e reconhecesse a própria ignorância.
Sócrates, com suas perguntas, muitas vezes incomodava seus interlocutores e esses abandonavam a discussão antes de prosseguir e tentar definir o conceito.
Os diálogos socráticos que acabam sem se completar são chamados de diálogos aporéticos (aporia significa "impasse" ou "inconclusão").
2. Maiêutica
A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito.
O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.
Sócrates compreendia que as ideias já estão dentro das pessoas e são conhecidas por sua alma eterna. Entretanto, a pergunta correta pode fazer com que a alma se recorde de seu conhecimento prévio.
Para o filósofo, ninguém é capaz de ensinar alguma coisa a outra pessoa. Somente ela mesma pode tomar consciência, dar à luz a ideias. A reflexão é a forma de atingir o conhecimento.
Por isso, é importante concluir a maiêutica. Nela, a partir da reflexão, o sujeito parte do conhecimento mais simples que já possui e segue em direção a um conhecimento mais complexo e mais perfeito.
Esse pensamento socrático serviu de base para a "teoria da reminiscência" desenvolvida por Platão.
"Só sei que nada sei" e a Importância da Ignorância
Sócrates recebeu do Oráculo de Delfos uma mensagem que afirmava que ele era o mais sábio dentre os homens gregos. Questionando-se, Sócrates disse sua célebre frase: "Só sei que nada sei", como poderia ser o mais sábio.
Então, o filósofo percebeu que questionar e tomar consciência da própria ignorância é o primeiro passo na busca do conhecimento.
Os ditos "sábios" eram seguros sobre os seus conhecimentos. Porém, não passavam de meras opiniões ou de uma perspectiva parcial sobre a realidade.
Sócrates percebeu que a segurança desses sábios faria com que eles nunca buscassem o verdadeiro conhecimento. Enquanto ele, por ser consciente da própria ignorância, estaria sempre procurando a verdade.
"A vida sem questionamentos não vale a pena ser vivida".
Atividades do dia 06/07 até 11/07
ATIVIDADE: Crie dois mapas mentais, um sobre Sócrates, e outro com um esquema de seu método filosófico, a Maiêutica.