NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 101, 102, 103 e 104
Professor: Lucas da Silva Gomes
Email: lucasgomes1233210@hotmail.com
Página do facebook para estudo: https://www.facebook.com/Professor-Lucas-Gomes-Geografia-100655121620368/?view_public_for=100655121620368
Aulas 1 e 2 - Referente ao
período de 16/03 à 20/03 e 23/03 à 27/03:
Olá alunos, seguem em anexo:
Material escrito, ao qual vocês
devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e
colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>>
https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkSyNlVMaim6Ya6pr?e=r84YHE
Slides utilizados nas
vídeo-aulas:
----->>>>>>
https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkS1uQIYbceL0RVMV?e=m7oKdc
Vídeo de apresentação e
informações;
Disponibilizarei vídeo-aulas
explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020,
através de links, que postarei no blog.
------>>>>>
TODOS OS CONTEÚDOS E AS
ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS,
INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA
PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aulas 3 e 4 - Referente ao
período de 30/03 à 03/04 e 06/04 à 10/04:
Olá alunos, seguem em anexo:
Material escrito, ao qual vocês
devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e
colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>>
https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkTTHs0Qsc2kiZ09Q?e=Ra2uEb
Slides utilizados nas
vídeo-aulas:
----->>>>>>
https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkT06iOJm_0aMgDHp?e=2gw1kG
Disponibilizarei vídeo-aulas
explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020,
através de links, que postarei no blog.
------>>>>>
https://www.facebook.com/100655121620368/videos/245887576599348/?t=1
TODOS OS CONTEÚDOS E AS
ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS,
INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA
PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
------>>>>>
------>>>>>
https://www.facebook.com/100655121620368/videos/245887576599348/?t=1
Aulas 5 e 6 - Referente ao período de 13/04 à 17/04 e 20/04 à 24/04:
Olá alunos,
Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso
tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE
JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
ATENÇÃO
!!!
VIDEO-AULA:
------>>>>
ATIVIDADES:
SLIDES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aulas 7 e 8 - Referente ao período de 27/04 à 30/04:
Olá alunos,
Material escrito, ao qual vocês devem
SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois
o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
ATENÇÃO !!! SEMANA QUE VEM...
VIDEO-AULA:
------>>>>
AULA 9 - REFERENTE A SEMANA DO DIA 01/06 À 06/06
ATIVIDADE SOBRE AS AULAS 7 E 8:
ATIVIDADE NO CADERNO
- 1) QUAIS SÃO OS 3 SETORES DA ECONOMIA EXISTENTES, EXPLIQUE CADA UM DELES:
- 2) PODEMOS CONSIDERAR O ALTO DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS PRINCIPALMENTE PELA PREDOMINÂNCIA DE QUAIS SETORES?
- 3) CITE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE CADA SETOR DA ECONOMIA:
- 4) O BRASIL TEM COMO MAIOR FONTE DE ECONOMIA QUAL SETOR?
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 10 - Referente ao período de
08/06 à 13/06 :
Aula
explicativa sobre as aulas 7 e 8!
VIDEO-AULA:
SLIDES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 11 - Referente ao período de
15/06 à 20/06 :
Início
das correções das atividades no caderno : AULAS 1 E
2
a)
Defina o meio
técnico:
O meio técnico tem início a partir de
1785 e termina por volta de 1970, este período caracteriza-se pelo processo de
introdução de uso das máquinas, apresentando 3 ciclos essenciais para o
desenvolvimento do espaço geográfico mundial moderno. Ciclo hidráulico, ciclo
do carvão e ciclo do petróleo.
b) Defina o ciclo hidráulico e os principais
eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1785
e até o fim deste período em 1845, a população mundial chegou a 600 milhões de
pessoas. Os seus principais avanços foram o uso da força hidráulica (pressão),
além do ferro como fonte de matéria-prima.
Os eventos e características
principais são:
1.
O
domínio da economia mundial por potências europeias como Inglaterra, França,
Alemanha e Rússia.
2.
Revolução
industrial na Inglaterra e França.
3.
9
anos da independência dos EUA.
c) Defina o ciclo do carvão e os principais
eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1845
e até o fim deste período em 1900, a população mundial chegou a 1 bilhão de
pessoas. Os seus principais avanços foram o uso de ferrovias e navios a vapor,
além do carvão mineral como fonte de matéria-prima.
Os eventos e características
principais são:
1.
Instabilidade
na Europa (crises e uso excessivo de recursos naturais).
2.
Fim
do colonialismo e do Imperialismo.
3.
Japão
lidera o crescimento asiático no cenário mundial.
d) Defina o ciclo do petróleo e os principais eventos/características
ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1900
e até o fim deste período em 1970, a população mundial chegou a 3,6 bilhões de
pessoas. Os seus principais avanços foram a intensificação/modernização da
eletricidade, automóveis e telefones, além do uso de petróleo como fonte de
matéria-prima.
Os eventos e características
principais são:
1.
Aumento
significativo da população e da produção.
2.
Uso
descontrolado dos recursos naturais.
3.
2
Grandes Guerras Mundiais.
4.
Fordismo
(processo de produção em massa, baseado em linhas de montagem).
5.
EUA
se torna a maior potência mundial pós-guerra
6.
Europa
em crise e devastada devido às guerras.
7.
Organização
das Nações Unidas (ONU).
e)
Defina o meio
tecnocientífico:
O meio tecnocientífico tem início a
partir de 1970 e permanece até os dias atuais, este período caracteriza-se pelo
processo de evolução tecnológica das máquinas, apresentando 2 ciclos essenciais
para o desenvolvimento do espaço geográfico mundial moderno. São eles: Ciclo da
eletrônica e ciclo da informática.
f) Defina o ciclo da
eletrônica e os principais eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1970
e até o fim deste período em 1990, a população mundial chegou a 6 bilhões de
pessoas. Os seus principais avanços foram a modernização e intensificação do
uso dos aparelhos eletrônicos, em todas as áreas, além do uso de petroquímicos
como fonte de matéria-prima.
Os eventos e características
principais são:
1.
Globalização.
2.
O
controle da economia mundial por parte das empresas multinacionais.
3.
Guerras
Fria (EUA x URSS) e corrida espacial (avanços tecnológicos).
4.
Monopólio
do poder mundial, por parte dos EUA e da Europa.
5.
Uso
abusivo dos recursos naturais.
6.
Início
das preocupações ambientais.
g) Defina o ciclo da informática e os principais
eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1990
e permanece até os dias atuais, a população mundial chegou a 7,7 bilhões de
pessoas. Os seus principais avanços foram a criação de “redes geográficas”
digitais, novas mídias, os computadores e softwares, além do uso de
biotecnologia.
Os eventos e características
principais são:
1.
Fim
da União Soviética (URSS) e ascensão de novas potências como a China.
2.
Poder
“centralizado” (Nova Ordem Mundial), destacando a influência da Europa + EUA +
Japão/China sobre o resto mundo.
3.
Desigualdade
tecnológica e socioeconômica.
4.
Conflitos
por Petróleo (Oriente médio).
5.
Refugiados
advindos de guerras e miséria.
6.
O
meio ambiente pede “socorro”.
7.
Novas
formas de gerar energia (eólica, solar, hidrelétrica).
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
RESPOSTAS:
Aula 12 - Referente ao período de 22/06 à 27/06 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 3 E 4
Por favor revisem cada questão no
caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as
tenham de forma correta!!!
1) O
AVANÇO TECNOLÓGICO PROPORCIONOU:
A
EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE, ASSIM PODEMOS ATINGIR DISTÂNCIAS MAIORES EM
MENOS TEMPO.
EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, POIS
ANTES UMA NOTÍCIA, INFORMAÇÃO OU MENSAGEM DEMORAVA HORAS OU DIAS PARA SER
ENTREGUE, E HOJE, CHEGA EM SEGUNDOS.
AUMENTO DA PRODUÇÃO, QUE OCASIONOU O AUMENTO
NO NÚMERO DE DEMANDA (PROCURA POR UM PRODUTO), CONSEQUENTEMENTE AUMENTANDO O
NÚMERO DE EMPRESAS E EMPREGADOS E EXPANDINDO AS MARCAS E EMPRESAS.
2) NESTA
VOCÊS DEVERIAM ASSIMILAR JUNTO A RESPOSTA DA 1, PO R EXEMPLO, SE OS MEIOS DE
TRANSPORTE EVOLUIRAM, OS CARROS QUE SÃO UM PRODUTO, SE APRIMORARAM AO LONGO DOS
ANOS. A PARTIR DA COMUNICAÇÃO OS COMPUTADORES E OS CELULARES, QUE TAMBÉM SÃO
PRODUTOS, ASSUMIRAM UM PAPEL INDISPENSÁVEL NA SOCIEADADE, POIS UTILIZAMOS PARA
TUDO. MESMO QUE, A PRODUÇÃO ESTEJA
LIGADA A TUDO ISSO, AS REDES DE FAST-FOOD POR EXEMPLO, PODEM DEMONSTRAR O
QUANTO ESTA PRODUÇÃO E CONSUMO CRESCERAM POR TODO O MUNDO.
3) OS
4 PRINCIPAIS PROCESSOS SURGIDOS COM A GLOBALIZAÇÃO:
1-
INTEGRAÇÃO EM ESCALA GLOBAL
2-
AUMENTO DA PRODUÇÃO
3-
TERRITORIALIZAÇÃO INDUSTRIAL ( INDÚSTRIAS
ESPALHADAS EM VÁRIOS LOCAIS)
4-
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (A FORMA COMO
AS PESSOAS TRABALHAM E RECEBEM, ASSIM COMO, A FORMA COMO AS INDÚSTRIAS ATUAM EM
DIFERENTES LOCAIS DO MUNDO)
4) AS
PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS SÃO:
1-
O SURGIMENTO DAS EMPRESAS MULTINACONAIS, QUE ATUAM
EM VARIOS PAÍSES.
2-
O AVANÇO TECNOLÓGICO.
3-
DISPAIRIDADES SOCIOECONÔMICAS, OU SEJA,
REALIDADES FINANCEIRAS MUITO DIFERENTES, ENTRE AS PESSOAS QUE COMPÕEM A
SOCIEDADE.
5)
CHAMAMOS O RESULTADO DESTES PROCESSOS DE
“NOVA ORDEM MUNDIAL”.
6) A
IMAGEM ILUSTRA O CRESCIMENTO ESTRONDOSO DA PRODUÇÃO E A TERRITORIALIZAÇÃO
INDUSTRIAL DE UMA DETERMINADA EMPRESA MULTINACIONAL NORTE-AMERICANA, QUE
PRATICA SUA EXPANSÃO EM PRATICAMENTE TODO TERRITÓRIO NACIONAL DOS ESTADOS
UNIDOS DA AMÉRICA, ENTRE 1940-1969. APÓS ISSO, A PARTIR DA GLOBALIZAÇÃO, OCUPA
DESDE 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS, PRATICAMENTE 90% DO TERRITÓRIO GLOBAL. ( SE É UMA EMPRESA MULTINACIONAL
NORTE-AMERICANA VOCÊS JÁ PODEM ELIMINAR AS EMPRESAS MULTINACIONAIS QUE
PERTENCEM A OUTROS PAÍSES, AI BASTA VOCÊS PESQUISAREM QUAL EMPRESA QUE SURGIU
ENTRE OS ANOS 40 E 60 QUE TOMOU “CONTA” DE TODO O TERRITÓRIO DOS EUA ATÉ 1970 E
DEPOIS PASSOU A INTEGRAR TODOS OS PAÍSES DO MUNDO, AI MARQUEM UMA ALTERNATIVA.
( ) Volkswagen ( ) Petrobras ( ) Mcdonalds
( X ) Nike
APÓS ISSO, VEJAM NO MAPA A COR QUE POSSUI NO
TERRITÓRIO BRASILEIRO E NA LEGENDA AO LADO QUAL ANO CORRESPONDE A
TERRITORIALIZAÇÃO DESTA EMPRESA NO BRASIL (UMA DICA, ESTÁ EM AMARELO !!!)
7)
A
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT), CONSISTE NO PROCESSO EM QUE AS GRANDES
EMPRESAS, QUE PERTENCEM AO “GRUPO DO NORTE”(PAÍSES RICOS) DISTRIBUEM SUAS
FILIAIS ENTRE OS PAÍSES DO “GRUPO DO SUL” (PAÍSES POBRES), LOCAIS ONDE A
MÃO-DE-OBRA É MAIS BARATA E AS LEGISLAÇÕES TRABALHISTAS SÃO MAIS PERMISSIVAS.
8)
O PAPEL DOS PAÍSES DO SUL É OFERECER
MÃO-DE-OBRA BARATA, MATÉRIA-PRIMA E COSNSUMIR OS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. O
PAPEL DOS PAÍSES DO NORTE É TRANSFORMAR A MATÉRIA-PRIMA EM PRODUTO, DESENVOLVER
A INDÚSTRIA E PRODUZIR MAIS, SEJA PARA O PRÓPRIO CONSUMO OU CONSUMO GLOBAL,
VISANDO AUMENTAR O LUCRO.
9)
A NOVA ORDEM MUNDIAL CONSISTE EM UM SELETO GRUPO DE
PAÍSES COM EXTENSAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA, SEJA MILITAR, POLÍTICA OU
SOCIOECONÔMICA, “DECIDINDO O QUE ACONTECE COM O RESTANTE DOS PAÍSES” E POSSUEM
A HEGEMONIA DO PODER MUNDIAL.
10)
LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O QUE VOCÊ ASSISTE EM
REPOSTAGENS, ASSUNTOS NAS MÍDIAS SOCIAIS OU OUTROS MEIOS DE
INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO. QUAIS PAÍSES APARECEM MAIS QUANDO O ASSUNTO É DISPUTA
POR PODER, APARENTAM TER MAIS PODER FINANCEIRO OU ESTÃO SEMPRE ENVOLVIDOS EM
DIVERGÊNCIAS POÍITICAS E MILITARES QUE INFLUENCIAM TODO O MUNDO. (JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA !!!)
RESPOSTA: Atualmente Estados Unidos e China, que
é aliada da Rússia, disputam comercialmente o poder e a hegemonia mundial, pois,
quem tem o maior alcance comercial e alianças financeiras também adquire apoio
para qualquer outro interesse que venha a surgir, como por exemplo uma guerra
ou confrontos por território.
11)
POSSUÍMOS 3 PRINCIPAIS ÁREAS DE INFLUÊNCIA :
1- ÁREA DE INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS.
2- ÁREA DE INFLUÊNCIA DA UNÃO EUROPÉIA.
3- ÁREA DE INFLUÊNCIA DO JAPÃO.
12)
PARA REALIZAR A ÚLTIMA VEJA NO MAPA DENTRO DE QUAL ÁREA
DE INFLUÊNCIA O BRASIL ESTÁ LOCALIZADO. (TODAS AS ÁREAS ESTÃO CIRCULADAS, BASTA SABER ONDE ESTÁ O BRASIL E VER À
QUAL REGIÃO CIRCULADA ELE PERTENCE!!!)
RESPOSTA: ÁREA DE INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 13 - Referente ao período
de 29/06 à 04/07 :
Correções das atividades no
caderno : AULAS 5 E 6
1) DEFINA
O QUE É UMA REDE GEOGRÁFICA:
É um conjunto de locais no
espaço geográfico, conectados por pontos de acesso e interligado
através de fluxos. As áreas de alcance de cada rede
são organizadas por hierarquias
e poderes, que definem estes fluxos e configuram
cada espaço.
2) AS
RELAÇÕES DE PODER PODEM SER:
(MARQUE A ALTERNATIVA CERTA)
a) LOCAL
– LOCAL
b) LOCAL
– GLOBAL
c) GLOBAL
– LOCAL
d) GLOBAL
– GLOBAL
e) TODAS
AS ALTERNATIVAS - CORRETA
3) QUAL
REDE DE SUPERMERCADOS POSSUI UMA ÁREA DE ALCANCE MAIOR?
a) RISSUL
b) ZAFFARI
- CORRETO
4) DÊ
UM EXEMPLO LOCAL E GLOBAL DE CADA TIPO DE REDE GEOGRÁFICA:
·
Empresariais
(Tecnologia, roupas, alimentos). Penalty (local) – Nike (global)
·
Financeiras
(Bancos, ações). Banrisul (local) – Santander (global)
·
Digitais
(Comunicação, produtos, serviços). Sportv (local) – Espn (global)
·
Estatais
(Legislação, administração pública). Tratado do Mercosul (local) – Tratado da ONU
(global)
·
Culturais
(Costumes, idiomas, gostos pessoais). Chimarrão (local) – Fast-food (global)
Por favor
revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as
atividades é importante que as tenham de forma correta!!!
1.
QUAIS SÃO OS 3 SETORES DA
ECONOMIA EXISTENTES, EXPLIQUE CADA UM DELES:
Aula 14 - Referente ao período de
06/07 à 11/07 :
Correções das atividades no
caderno : AULAS 7 E 8
Por favor revisem cada questão no
caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as
tenham de forma correta!!!
Setor
Primário
É
o estágio em que se dá a produção/extração a partir da exploração
dos recursos naturais existentes, sua função principal é o fornecimento de matéria-prima
para os outros setores, além disso, não gera muita renda
para os países que predomina este setor na economia.
Setor Secundário
É
o estágio em que a matéria-prima é transformada em produtos
industrializados através das indústrias, tornando-os prontos
para o consumo e com maior valor econômico, devido
ao uso de tecnologia em quase todos os seus processos. Entretanto,
também é o setor responsável pela maior parte da poluição e degradação
ambiental do Planeta.
*O setor secundário mantém a
si mesmo e “alimenta” o setor terciário.
Setor Terciário
É
o setor da economia que mais cresce e há mais valor,
caracteriza-se principalmente pela prestação de serviços e a comercialização
de todos os produtos.
Devido
ao alto investimento e a necessidade de uma mão-de-obra mais qualificada,
os países desenvolvidos concentram suas atividades neste
setor. Visto isso, são deles que virão às grandes empresas como as
multinacionais.
2.
PODEMOS
CONSIDERAR O ALTO DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS PRINCIPALMENTE
PELA PREDOMINÂNCIA DE QUAIS SETORES?
Setores
secundário e terciário.
3.
CITE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE CADA
SETOR DA ECONOMIA:
Setor
Primário
Suas
principais atividades são: agricultura, mineração, pesca
e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça
e obtenção de outros produtos naturais (renováveis ou não).
Setor Secundário
Fazem
parte deste setor: Indústrias automobilísticas, alimentícias,
naval, aeronáutica, tecnológicas, informática, etc.
Setor
Terciário
Suas
principais atividades são: O comércio em geral,
serviços como educação, saúde, segurança, transporte,
bancos, turismo, telecomunicações, desenvolvimento de
softwares, pesquisa e desenvolvimento.
4.
O BRASIL TEM COMO MAIOR FONTE DE
ECONOMIA QUAL SETOR?
Setor
terciário, porém não é o suficiente para tornar o país desenvolvido, ao lado
deste setor ainda somos um país de extração/exportação de recursos para os
países desenvolvidos, além disso, falta mão-de-obra qualificada em vários
setores da economia.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES