Páginas


1º ano - Ensino Médio - Geografia


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

 

Turmas: 101, 102, 103 e 104

Professor: Lucas da Silva Gomes

Email: lucasgomes1233210@hotmail.com


Aulas 1 e 2 - Referente ao período de 16/03 à 20/03 e 23/03 à 27/03:


Olá alunos, seguem em anexo:

Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>> 
https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkSyNlVMaim6Ya6pr?e=r84YHE


Slides utilizados nas vídeo-aulas:
----->>>>>>  
https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkS1uQIYbceL0RVMV?e=m7oKdc

Vídeo de apresentação e informações;

Disponibilizarei vídeo-aulas explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020, através de links, que postarei no blog.

------>>>>>

TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS, INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

Aulas 3 e 4 - Referente ao período de 30/03 à 03/04 e 06/04 à 10/04:


Olá alunos, seguem em anexo:

Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>>  
https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkTTHs0Qsc2kiZ09Q?e=Ra2uEb


Slides utilizados nas vídeo-aulas:
----->>>>>>  
https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkT06iOJm_0aMgDHp?e=2gw1kG


Disponibilizarei vídeo-aulas explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020, através de links, que postarei no blog.
------>>>>>
https://www.facebook.com/100655121620368/videos/245887576599348/?t=1

TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS, INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES



Aulas 5 e 6 - Referente ao período de 13/04 à 17/04 e 20/04 à 24/04:





Olá alunos,



Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.





ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

Aulas 7 e 8 - Referente ao período de 27/04 à 30/04:


Olá alunos,

Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.

ATENÇÃO !!! SEMANA QUE VEM...

 VIDEO-AULA:
------>>>> 

AULA 9 - REFERENTE A SEMANA DO DIA 01/06 À 06/06
ATIVIDADE SOBRE AS AULAS 7 E 8:

ATIVIDADE NO CADERNO  

  1. 1) QUAIS SÃO OS 3 SETORES DA ECONOMIA EXISTENTES, EXPLIQUE CADA UM DELES:  

  1. 2) PODEMOS CONSIDERAR O ALTO DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS PRINCIPALMENTE PELA PREDOMINÂNCIA DE QUAIS SETORES? 

  1.  3) CITE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE CADA SETOR DA ECONOMIA: 

  1. 4) O BRASIL TEM COMO MAIOR FONTE DE ECONOMIA QUAL SETOR? 


ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

Aula 10 - Referente ao período de 08/06 à 13/06 :
 Aula explicativa sobre as aulas 7 e 8!

VIDEO-AULA:

SLIDES:

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

Aula 11 - Referente ao período de 15/06 à 20/06 :
 Início das correções das atividades no caderno : AULAS 1 E 2 

Por favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as tenham de forma correta!!!


   a)    Defina o meio técnico:
O meio técnico tem início a partir de 1785 e termina por volta de 1970, este período caracteriza-se pelo processo de introdução de uso das máquinas, apresentando 3 ciclos essenciais para o desenvolvimento do espaço geográfico mundial moderno. Ciclo hidráulico, ciclo do carvão e ciclo do petróleo.

   b)    Defina o ciclo hidráulico e os principais eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1785 e até o fim deste período em 1845, a população mundial chegou a 600 milhões de pessoas. Os seus principais avanços foram o uso da força hidráulica (pressão), além do ferro como fonte de matéria-prima.
Os eventos e características principais são:
1.    O domínio da economia mundial por potências europeias como Inglaterra, França, Alemanha e Rússia.
2.    Revolução industrial na Inglaterra e França.
3.    9 anos da independência dos EUA.




   c)    Defina o ciclo do carvão e os principais eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1845 e até o fim deste período em 1900, a população mundial chegou a 1 bilhão de pessoas. Os seus principais avanços foram o uso de ferrovias e navios a vapor, além do carvão mineral como fonte de matéria-prima.
Os eventos e características principais são:
1.    Instabilidade na Europa (crises e uso excessivo de recursos naturais).
2.    Fim do colonialismo e do Imperialismo.
3.    Japão lidera o crescimento asiático no cenário mundial.


   d)    Defina o ciclo do petróleo e os principais eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1900 e até o fim deste período em 1970, a população mundial chegou a 3,6 bilhões de pessoas. Os seus principais avanços foram a intensificação/modernização da eletricidade, automóveis e telefones, além do uso de petróleo como fonte de matéria-prima.
Os eventos e características principais são:
1.    Aumento significativo da população e da produção.
2.    Uso descontrolado dos recursos naturais.
3.    2 Grandes Guerras Mundiais.
4.    Fordismo (processo de produção em massa, baseado em linhas de montagem).
5.    EUA se torna a maior potência mundial pós-guerra
6.    Europa em crise e devastada devido às guerras.
7.    Organização das Nações Unidas (ONU).

   e)    Defina o meio tecnocientífico:
O meio tecnocientífico tem início a partir de 1970 e permanece até os dias atuais, este período caracteriza-se pelo processo de evolução tecnológica das máquinas, apresentando 2 ciclos essenciais para o desenvolvimento do espaço geográfico mundial moderno. São eles: Ciclo da eletrônica e ciclo da informática.

   f)      Defina o ciclo da eletrônica e os principais eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1970 e até o fim deste período em 1990, a população mundial chegou a 6 bilhões de pessoas. Os seus principais avanços foram a modernização e intensificação do uso dos aparelhos eletrônicos, em todas as áreas, além do uso de petroquímicos como fonte de matéria-prima.

Os eventos e características principais são:

1.    Globalização.
2.    O controle da economia mundial por parte das empresas multinacionais.
3.    Guerras Fria (EUA x URSS) e corrida espacial (avanços tecnológicos).
4.    Monopólio do poder mundial, por parte dos EUA e da Europa.
5.    Uso abusivo dos recursos naturais.
6.    Início das preocupações ambientais.



  g)    Defina o ciclo da informática e os principais eventos/características ocorridos nele:
Este ciclo tem início a partir de 1990 e permanece até os dias atuais, a população mundial chegou a 7,7 bilhões de pessoas. Os seus principais avanços foram a criação de “redes geográficas” digitais, novas mídias, os computadores e softwares, além do uso de biotecnologia.

Os eventos e características principais são:

1.    Fim da União Soviética (URSS) e ascensão de novas potências como a China.
2.    Poder “centralizado” (Nova Ordem Mundial), destacando a influência da Europa + EUA + Japão/China sobre o resto mundo.
3.    Desigualdade tecnológica e socioeconômica.
4.    Conflitos por Petróleo (Oriente médio).
5.    Refugiados advindos de guerras e miséria.
6.    O meio ambiente pede “socorro”.

7.    Novas formas de gerar energia (eólica, solar, hidrelétrica).

      ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES


Aula 12 - Referente ao período de 22/06 à 27/06 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 3 E 4 

Por favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as tenham de forma correta!!!

          RESPOSTAS:

   1)      O AVANÇO TECNOLÓGICO PROPORCIONOU:
 A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE, ASSIM PODEMOS ATINGIR DISTÂNCIAS MAIORES EM MENOS TEMPO.
EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, POIS ANTES UMA NOTÍCIA, INFORMAÇÃO OU MENSAGEM DEMORAVA HORAS OU DIAS PARA SER ENTREGUE, E HOJE, CHEGA EM SEGUNDOS.
 AUMENTO DA PRODUÇÃO, QUE OCASIONOU O AUMENTO NO NÚMERO DE DEMANDA (PROCURA POR UM PRODUTO), CONSEQUENTEMENTE AUMENTANDO O NÚMERO DE EMPRESAS E EMPREGADOS E EXPANDINDO AS MARCAS E EMPRESAS.

   2)      NESTA VOCÊS DEVERIAM ASSIMILAR JUNTO A RESPOSTA DA 1, PO R EXEMPLO, SE OS MEIOS DE TRANSPORTE EVOLUIRAM, OS CARROS QUE SÃO UM PRODUTO, SE APRIMORARAM AO LONGO DOS ANOS. A PARTIR DA COMUNICAÇÃO OS COMPUTADORES E OS CELULARES, QUE TAMBÉM SÃO PRODUTOS, ASSUMIRAM UM PAPEL INDISPENSÁVEL NA SOCIEADADE, POIS UTILIZAMOS PARA TUDO.  MESMO QUE, A PRODUÇÃO ESTEJA LIGADA A TUDO ISSO, AS REDES DE FAST-FOOD POR EXEMPLO, PODEM DEMONSTRAR O QUANTO ESTA PRODUÇÃO E CONSUMO CRESCERAM POR TODO O MUNDO.

   3)      OS 4 PRINCIPAIS PROCESSOS SURGIDOS COM A GLOBALIZAÇÃO:

1-      INTEGRAÇÃO EM ESCALA GLOBAL
2-      AUMENTO DA PRODUÇÃO
3-      TERRITORIALIZAÇÃO INDUSTRIAL ( INDÚSTRIAS ESPALHADAS EM VÁRIOS LOCAIS)
4-      DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (A FORMA COMO AS PESSOAS TRABALHAM E RECEBEM, ASSIM COMO, A FORMA COMO AS INDÚSTRIAS ATUAM EM DIFERENTES LOCAIS DO MUNDO)

   4)      AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS SÃO:
1-      O SURGIMENTO DAS EMPRESAS MULTINACONAIS, QUE ATUAM EM VARIOS PAÍSES.
2-      O AVANÇO TECNOLÓGICO.
3-      DISPAIRIDADES SOCIOECONÔMICAS, OU SEJA, REALIDADES FINANCEIRAS MUITO DIFERENTES, ENTRE AS PESSOAS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE.

     5)      CHAMAMOS O RESULTADO DESTES PROCESSOS DE “NOVA ORDEM MUNDIAL”.

  6) A IMAGEM ILUSTRA O CRESCIMENTO ESTRONDOSO DA PRODUÇÃO E A TERRITORIALIZAÇÃO INDUSTRIAL DE UMA DETERMINADA EMPRESA MULTINACIONAL NORTE-AMERICANA, QUE PRATICA SUA EXPANSÃO EM PRATICAMENTE TODO TERRITÓRIO NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, ENTRE 1940-1969. APÓS ISSO, A PARTIR DA GLOBALIZAÇÃO, OCUPA DESDE 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS, PRATICAMENTE 90% DO TERRITÓRIO GLOBAL. ( SE É UMA EMPRESA MULTINACIONAL NORTE-AMERICANA VOCÊS JÁ PODEM ELIMINAR AS EMPRESAS MULTINACIONAIS QUE PERTENCEM A OUTROS PAÍSES, AI BASTA VOCÊS PESQUISAREM QUAL EMPRESA QUE SURGIU ENTRE OS ANOS 40 E 60 QUE TOMOU “CONTA” DE TODO O TERRITÓRIO DOS EUA ATÉ 1970 E DEPOIS PASSOU A INTEGRAR TODOS OS PAÍSES DO MUNDO, AI MARQUEM UMA ALTERNATIVA.

(   ) Volkswagen (   ) Petrobras (   ) Mcdonalds  ( X ) Nike
APÓS ISSO, VEJAM NO MAPA A COR QUE POSSUI NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E NA LEGENDA AO LADO QUAL ANO CORRESPONDE A TERRITORIALIZAÇÃO DESTA EMPRESA NO BRASIL (UMA DICA, ESTÁ EM AMARELO !!!)

   7)       A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT), CONSISTE NO PROCESSO EM QUE AS GRANDES EMPRESAS, QUE PERTENCEM AO “GRUPO DO NORTE”(PAÍSES RICOS) DISTRIBUEM SUAS FILIAIS ENTRE OS PAÍSES DO “GRUPO DO SUL” (PAÍSES POBRES), LOCAIS ONDE A MÃO-DE-OBRA É MAIS BARATA E AS LEGISLAÇÕES TRABALHISTAS SÃO MAIS PERMISSIVAS.

   8)      O PAPEL DOS PAÍSES DO SUL É OFERECER MÃO-DE-OBRA BARATA, MATÉRIA-PRIMA E COSNSUMIR OS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. O PAPEL DOS PAÍSES DO NORTE É TRANSFORMAR A MATÉRIA-PRIMA EM PRODUTO, DESENVOLVER A INDÚSTRIA E PRODUZIR MAIS, SEJA PARA O PRÓPRIO CONSUMO OU CONSUMO GLOBAL, VISANDO AUMENTAR O LUCRO.

  9)      A NOVA ORDEM MUNDIAL CONSISTE EM UM SELETO GRUPO DE PAÍSES COM EXTENSAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA, SEJA MILITAR, POLÍTICA OU SOCIOECONÔMICA, “DECIDINDO O QUE ACONTECE COM O RESTANTE DOS PAÍSES” E POSSUEM A HEGEMONIA DO PODER MUNDIAL.

  10)   LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O QUE VOCÊ ASSISTE EM REPOSTAGENS, ASSUNTOS NAS MÍDIAS SOCIAIS OU OUTROS MEIOS DE INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO. QUAIS PAÍSES APARECEM MAIS QUANDO O ASSUNTO É DISPUTA POR PODER, APARENTAM TER MAIS PODER FINANCEIRO OU ESTÃO SEMPRE ENVOLVIDOS EM DIVERGÊNCIAS POÍITICAS E MILITARES QUE INFLUENCIAM TODO O MUNDO. (JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA !!!)

RESPOSTA: Atualmente Estados Unidos e China, que é aliada da Rússia, disputam comercialmente o poder e a hegemonia mundial, pois, quem tem o maior alcance comercial e alianças financeiras também adquire apoio para qualquer outro interesse que venha a surgir, como por exemplo uma guerra ou confrontos por território.

11)   POSSUÍMOS 3 PRINCIPAIS ÁREAS DE INFLUÊNCIA :

1-      ÁREA DE INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS.
2-      ÁREA DE INFLUÊNCIA DA UNÃO EUROPÉIA.
3-      ÁREA DE INFLUÊNCIA DO JAPÃO.

12)   PARA REALIZAR A ÚLTIMA VEJA NO MAPA DENTRO DE QUAL ÁREA DE INFLUÊNCIA O BRASIL ESTÁ LOCALIZADO. (TODAS AS ÁREAS ESTÃO CIRCULADAS, BASTA SABER ONDE ESTÁ O BRASIL E VER À QUAL REGIÃO CIRCULADA ELE PERTENCE!!!)

RESPOSTA: ÁREA DE INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS.

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES


Aula 13 - Referente ao período de 29/06 à 04/07 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 5 E 6 
  
   1)    DEFINA O QUE É UMA REDE GEOGRÁFICA:

É um conjunto de locais no espaço geográfico, conectados por pontos de acesso e interligado através de fluxos. As áreas de alcance de cada rede são organizadas por hierarquias e poderes, que definem estes fluxos e configuram cada espaço.

    2)    AS RELAÇÕES DE PODER PODEM SER:
(MARQUE A ALTERNATIVA CERTA)

a)    LOCAL – LOCAL
b)    LOCAL – GLOBAL
c)    GLOBAL – LOCAL
d)    GLOBAL – GLOBAL
e)    TODAS AS ALTERNATIVAS - CORRETA

   3)    QUAL REDE DE SUPERMERCADOS POSSUI UMA ÁREA DE ALCANCE MAIOR?

a)    RISSUL

b)    ZAFFARI - CORRETO

  4)    DÊ UM EXEMPLO LOCAL E GLOBAL DE CADA TIPO DE REDE GEOGRÁFICA:

·         Empresariais (Tecnologia, roupas, alimentos). Penalty (local) – Nike (global)
·         Financeiras (Bancos, ações). Banrisul (local) – Santander (global)
·         Digitais (Comunicação, produtos, serviços). Sportv (local) – Espn (global)
·         Estatais (Legislação, administração pública). Tratado do Mercosul (local) – Tratado da ONU (global)
·         Culturais (Costumes, idiomas, gostos pessoais). Chimarrão (local) – Fast-food (global)


Por favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as tenham de forma correta!!!


Aula 14 - Referente ao período de 06/07 à 11/07 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 7 E 8 

Por favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as tenham de forma correta!!!

 1.    QUAIS SÃO OS 3 SETORES DA ECONOMIA EXISTENTES, EXPLIQUE CADA UM DELES:  

Setor Primário

É o estágio em que se dá a produção/extração a partir da exploração dos recursos naturais existentes, sua função principal é o fornecimento de matéria-prima para os outros setores, além disso, não gera muita renda para os países que predomina este setor na economia.
Setor Secundário

É o estágio em que a matéria-prima é transformada em produtos industrializados através das indústrias, tornando-os prontos para o consumo e com maior valor econômico, devido ao uso de tecnologia em quase todos os seus processos. Entretanto, também é o setor responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.
*O setor secundário mantém a si mesmo e “alimenta” o setor terciário.

Setor Terciário

É o setor da economia que mais cresce e há mais valor, caracteriza-se principalmente pela prestação de serviços e a comercialização de todos os produtos.
Devido ao alto investimento e a necessidade de uma mão-de-obra mais qualificada, os países desenvolvidos concentram suas atividades neste setor. Visto isso, são deles que virão às grandes empresas como as multinacionais.

2.    PODEMOS CONSIDERAR O ALTO DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS PRINCIPALMENTE PELA PREDOMINÂNCIA DE QUAIS SETORES? 

Setores secundário e terciário.


3.    CITE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE CADA SETOR DA ECONOMIA: 

Setor Primário
Suas principais atividades são: agricultura, mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos naturais (renováveis ou não).
Setor Secundário
Fazem parte deste setor: Indústrias automobilísticas, alimentícias, naval, aeronáutica, tecnológicas, informática, etc.

Setor Terciário
Suas principais atividades são: O comércio em geral, serviços como educação, saúde, segurança, transporte, bancos, turismo, telecomunicações, desenvolvimento de softwares, pesquisa e desenvolvimento.


4.    O BRASIL TEM COMO MAIOR FONTE DE ECONOMIA QUAL SETOR? 

Setor terciário, porém não é o suficiente para tornar o país desenvolvido, ao lado deste setor ainda somos um país de extração/exportação de recursos para os países desenvolvidos, além disso, falta mão-de-obra qualificada em vários setores da economia.


ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES