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TURMA 301 - Sociologia

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 301

Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga

Email: alexsbfraga@gmail.com

Resultados da pesquisa

Resultado da Web com links de sit


Facebook: Alex Fraga   

(2º  e 4º feiras)

WhatsApp:    989091757   (enviar foto das atividades) (2º  e 4º feiras)



Olá queridos formandos da turma 301. Sou prof. Alex Fraga. Vamos trabalhar junta a disciplina de sociologia.
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)




TAREFA 1- Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020



-Assista o vídeo indicado e responda a questão que segue:


 Qual é o papel do Estado?(segundo Marx, Durkheim e Max Weber).




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TAREFA 2- Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020

-Formas de exercício e legitimidade do poder.
Faça uma pesquisa e busque situações em que o exercício do poder é legitimo (com exemplos) .  E, situações em que o exercício do  poder não pode ser legitimado(com exemplos).


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TAREFA 3- Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020

-Faça um resumo dos temas trabalhados no vídeo indicado a baixo:


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TAREFA 4- Atividades de 06/04/2020 até 10/04/2020

- Utilizando como base o vídeo da tarefa anterior, faça uma reflexão e responda aos questionamentos feitos durante a abordagem no vídeo  “o que fazer frente ao poder?”,
“quem exerce o poder?”, “ como governar”.
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TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020
-Copie em seu caderno as informações a baixo:

A política e o Estado

• Na Grécia Antiga, a palavra política referia-se às decisões relativas à vida na cidade (polis), das quais

todos aqueles considerados cidadãos deveriam participar.

• Com as revoluções liberais ocorridas a partir do século XVII, a palavra política passou a designar principalmente as atividades relativas ao controle estatal.

• Há várias formas de definir sociologicamente o conceito de Estado. Entre elas estão:
Norberto Bobbio
Max Weber
Trata-se de organização social complexa, marcada pela
centralização do poder, fundamentada na territorialidade
da obrigação política e na progressiva impessoalidade do
comando político.
Basicamente, o Estado se define pelo monopólio da
violência legítima, exercida através da polícia e das forças
armadas.

• Também existem muitas formas de compreender o Estado. Podemos destacar algumas delas:


A que defende ser o Estado uma
instituição neutra, a quem cabe
promover o bem comum e mediar
os conflitos não resolvidos da
sociedade civil.
A que o compara a um guarda:
sua principal tarefa seria garantir
alguns direitos naturais, como a
vida e a propriedade, que estariam
ameaçados na sua ausência.
A que o enxerga como um
instrumento de dominação, que serve
fundamentalmente para garantir a
conservação de um determinado
contexto de dominação e exploração
de uma classe por outra.



TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020
NÃOCOPIAR.
- leia as questões a baixo e escolha a alternativa correta, logo após poderá conferir a resposta correta e suas justificativas.
1. Na teoria geral do Estado distinguem-se, embora nem sempre com uma clara linha demarcatória, as formas de governo dos tipos de Estado. Na tipologia das formas de governo, leva-se mais em conta a estrutura de poder e as relações entre os vários órgãos dos quais a Constituição solicita o exercício do poder; na tipologia dos tipos de Estado, mais as relações de classe, a relação entre o sistema de poder e a sociedade subjacente, as ideologias e os fins, as características históricas e sociológicas.
As tipologias clássicas das formas de governo são três: a de Aristóteles, a de Maquiavel e a de Montesquieu. (BOBBIO, 1987, p. 104).

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre formas de governo e estruturas de poder político, são verdadeiras as proposições:

01.(   ) Monarquia, aristocracia e democracia são formas de governo definidas por Aristóteles, a partir do conhecimento da diversidade política existente nas cidades-Estado da antiga Grécia.

02.(    ) A divisão de poderes fundamentou a organização da primeira Constituição republicana brasileira, promulgada em 1891, demonstrando a influência da teoria política de Montesquieu.

04.(    ) O pensamento político de Montesquieu opunha-se à estrutura do Estado absolutista e propiciou as bases do Estado liberal.

08. (   )As "razões de Estado", concebidas como valor político acima de qualquer outro ideal, foram um princípio defendido por Maquiavel, considerado o fundador da moderna ciência política.

16. (   )O modelo de república liberal idealizado por Maquiavel é reconhecível nas formas de governo dos países que, na contemporaneidade, constituem o denominado Grupo G8.

32. (    )Aristóteles elaborou o projeto político responsável pela unificação política da Grécia dentro do modelo de tirania temporária.

64.(    ) Montesquieu privilegiava o poder executivo, em detrimento dos demais poderes, razão do seu distanciamento do pensamento político e filosófico de Maquiavel.

Resolução:
01 + 02 + 04 + 08 = 15

01. Correta. Aristóteles é um dos primeiros pensadores da história a desenvolver uma perspectiva de classificação dos fenômenos da vida e da natureza. Na análise da política, observou que na sociedade grega existiam variações na forma de governo, podendo o sistema político ser governado por um só (monarquia), por um grupo pequeno (aristocracia) ou por muitos (cidadania).

02. Correta. A primeira Constituição da República brasileira, de 1891, já apresentava a divisão de poderes proposta por Montesquieu em poder executivo, poder legislativo e poder judiciário. É preciso lembrar que nossa república se forma com semelhanças e inspirações na república dos EUA, na qual já se adotavam esses ideais.

04. Correta. O pensamento de Montesquieu propunha a divisão de poderes justamente para fornecer uma opção liberal ao estado absolutista, no qual o poder está concentrado nas mãos de apenas uma pessoa.
  
08. Correta. A noção de "razão de Estado" de Maquiavel subentende que as necessidades do Estado (e de manter o poder sobre ele, ou seja, garantir governabilidade) podem se sobrepor aos demais interesses individuais ou mesmo coletivos em caso de conflitos entre eles. Essa é a base de justificativa das ações de governo que conflitam com os ideais de sua população ou de grupos de interesse externos.
  
16. Incorreta. Maquiavel não idealizou um modelo de Estado liberal, mas sim um Estado de poder centralizado e forte nas mãos de um príncipe. No G8 é comum encontrar-se o modelo de Estado liberal moderno, baseado nas ideias que surgem com o Iluminismo e com o desenvolvimento da burguesia a partir do século XVII.
  
32. Incorreta. Aristóteles criticava a tirania, sendo ela, em sua visão, uma degeneração do sistema monárquico.
  
64. Incorreta. Montesquieu propunha que os poderes fossem iguais e harmônicos entre si (sistema de freios e contrapesos de poder). Seu pensamento se distanciava do de Maquiavel, pois este é o teórico que constrói as bases do ideário de um Estado absolutista, ao passo que Montesquieu formula as bases de um Estado lIberal. Se Montesquieu privilegiasse o Poder Executivo, seu pensamento seria semelhante ao de Maquiavel.






Questão 2
Os filósofos contratualistas elaboraram suas teorias sobre os fundamentos ou origens do poder do Estado a partir de alguns conceitos fundamentais tais como, a soberania, o estado de natureza, o estado civil, o estado de guerra, o pacto social etc.

Com base em seus conhecimentos e no texto a seguir, assinale a alternativa correta, segundo Hobbes.

[...] a condição dos homens fora da sociedade civil (condição esta que podemos adequadamente chamar de estado de natureza) nada mais é do que uma simples guerra de todos contra todos na qual todos os homens têm igual direito a todas as coisas; [...] e que todos os homens, tão cedo chegam a compreender essa odiosa condição, desejam [...] libertar-se de tal miséria.

HOBBES, Thomas. Do Cidadão, São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1992.

A) O estado de natureza não se confunde com o estado de guerra, pois este é apenas circunstancial ao passo que o estado de natureza é uma condição da existência humana.

B) A condição de miséria a que se refere o texto é o estado de natureza ou, tal como se pode compreender, o estado de guerra.

C) O direito dos homens a todas as coisas não tem como consequência necessária a guerra de todos contra todos.

D) A origem do poder nada tem a ver com as noções de estado de guerra e estado de natureza.
Resolução:
A afirmativa A está incorreta, porque o estado de natureza não é uma condição da existência humana, apenas um momento dela. Além disso, no pensamento de Hobbes o estado de natureza se confunde com o estado de guerra, pois viver em natureza significa viver em guerra. A afirmativa C está incorreta, pois contraria o entendimento de Hobbes, segundo o qual ter direito a todas as coisas significa estar sempre em guerra por elas. A afirmativa D está incorreta, porque, para Hobbes, o poder estatal absoluto surge justamente para se sobrepor ao estado de natureza, pacificando-o em uma vontade comum.




TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/05/2020
NÃO COPIAR. 
Questão 3
O fim último, causa final e desígnio dos homens (...), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária (...) das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos (...).

(Thomas Hobbes. Leviatã, 1651. In: Os pensadores, 1983.)

De acordo com o texto,

(A) os homens são bons por natureza, mas a sociedade instiga a disputa e a competição entre eles.
(B) as sociedades dependem de pactos internos de funcionamento que diferenciem os homens bons dos maus.
(C) os castigos permitem que as pessoas aprendam valores religiosos, necessários para sua convivência.
(D) as guerras são consequências dos interesses dos Estados, preocupados em expandir seus domínios territoriais.
(E) os Estados controlam os homens, permitindo sua sobrevivência e o convívio social entre eles.

Resolução:
A afirmativa A está incorreta, pois quem acreditava que os homens são bons por natureza era Rousseau. Hobbes acreditava que os homens estavam sempre dispostos a fazer prevalecer a própria vontade, mesmo através da força. A afirmativa B está incorreta porque os homens bons não devem ser diferenciados dos homens maus na sociedade. Em vez disso, deve haver um poder que limite suas ações para que possam viver em harmonia. A afirmativa C está incorreta porque não faz referência ao texto e nem ao pensamento de Hobbes. A afirmativa D está incorreta porque Hobbes fala da guerra entre os homens e não entre os Estados. Era um pensador voltado à instauração do poder no Estado e não entre os Estados. A afirmativa E é a que corresponde ao pensamento de Hobbes, justificador filosófico do Estado Absolutista.


Questão 4
“Nunca será demais dizer: não há nada mais fecundo em maravilhas do que a arte de ser livre; mas não há nada mais difícil do que o aprendizado da liberdade. O mesmo não se aplica ao despotismo. O despotismo se apresenta muitas vezes como o reparador de todos os males sofridos; ele é o apoio do direito do justo, o arrimo dos oprimidos e o fundador da ordem. Os povos adormecem no seio da prosperidade momentânea que ele faz nascer e, quando despertam, são miseráveis. A liberdade, ao contrário, nasce de ordinário no meio das tempestades, estabelece-se penosamente entre as discórdias civis e somente quando já está velha é que se podem conhecer seus benefícios.”
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. Livro I – Leis e costumes. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 280.

A partir de conhecimentos sobre as relações entre Estado e sociedade e da leitura do texto citado, assinale o que for correto.

(01) Liberdade e despotismo são expressões elaboradas a partir da possibilidade de questionamento do modo como o Estado é conduzido, e estão fortemente relacionadas à formação dos Estados nacionais modernos.
(02) O despotismo pode parecer um caminho adequado em direção à ordem, mas isso é um equívoco político na perspectiva liberal.
(04) A liberdade política é fácil de se alcançar, dado que é desejada por todos.
(08) A ordem política mundial contemporânea superou as formas arcaicas de despotismo e ele já não se manifesta na ordem do Estado.
(16) Governos, instituições e partidos políticos têm responsabilidade direta sobre os rumos de uma sociedade em direção à liberdade ou ao despotismo.

Resolução:
(04) Incorreta. A busca da liberdade política deve ser uma constante, tanto que a democracia necessita para sua realização de um controle social efetivo via participação nas decisões que envolvam a coisa pública.
(08) Incorreta.  A época contemporânea ainda apresenta casos de despotismo nos Estados, não sendo a liberdade democrática um ideal plenamente alcançado. Mesmo nos Estados democráticos, questões econômicas, sociais e de gênero são elementos que resultam em formas de opressão social. 

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TAREFA 8 -  Atividades de 01/6/2020 até 06/6/2020
*copie no caderno o resumo a baixo:
Estado e Governo
• Governo é a autoridade que administra o Estado.
• A forma de governo diz respeito à maneira como se constituem as relações entre governados e governantes. Duas propostas de classificação consagradas historicamente são:
Modelo aristotélico de classificação
Modelo proposto por Maquiavel
• Monarquia: governo de um só.
• Aristocracia: governo dos melhores.
• Democracia: governo de muitos.
• Principado (ou monarquia)
• República
• Formas predominantes de organização do Estado Moderno: monarquia e república.
- A monarquia admite formas absolutistas e constitucionais. No primeiro caso, predominante até o
século XVIII, o poder do governante é vitalício e hereditário; já no modelo constitucional, o poder do
soberano é limitado pelo de outros órgãos, como Parlamentos e gabinetes.
- A república se opõe à forma monárquica. Manifesta a rejeição a governos aristocráticos ou oligárquicos. Nela, presidentes e primeiros-ministros normalmente são eleitos por períodos determinados.
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TAREFA 9 - Atividades de 08/6/2020 até 13/6/2020
*copie no caderno o resumo a baixo:

Sistemas de governo
• O sistema de governo depende do relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo.
• Os dois sistemas de governo que predominam no Ocidente são o
presidencialismo e o parlamentarismo.
Presidencialismo
Parlamentarismo
Eleições presidenciais direta ou indiretamente, por
tempo determinado.
• O presidente exerce a função executiva, acumulando
chefia de Estado e a chefia de Governo.
• O presidente escolhe seus ministros.
• Há independência entre os poderes, visto que
as eleições para o Executivo e para o Legislativo
acontecem de forma desvinculada.
• Forte interação entre os poderes Legislativo e Executivo.
• Distinguem-se Chefe de Estado (monarca ou presidente)
e Chefe de Governo (primeiro-ministro ou chanceler).
• Quem governa é o Parlamento, por meio do gabinete.
• O gabinete é constituído pelo primeiro-ministro e pelos
demais ministros.
• Instrumentos importantes:
– Princípio da responsabilidade ministerial.
– Direito à dissolução do Parlamento.
• O parlamento pode ser unicameral (um único órgão legislativo) ou bicameral.
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Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)


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TAREFA 10 - Atividades de 15/6/2020 até 20/6/2020.

Observando o atual cenário  no Brasil , faça uma reflexão quanto o papel dos agentes políticos frente a  pandemia corona vírus . Em seguida, elabore uma redação focando nos aspectos positivo e negativos ao tema.


TAREFA 11 - Atividades de 22/6/2020 até 27/6/2020.

Enunciado:
Considerando as relações entre Estado, Governo e Nação, assinale o que for correto.

01) O Estado pode ser compreendido como uma instituição social que age dentro de um determinado território e tem como algumas de suas funções garantir a ordem e estabelecer regras para as relações entre os indivíduos.
02) A África do Sul é um exemplo de Estado formado por populações de diferentes tradições e culturas que vivem sob a autoridade de um mesmo poder político.
04) Em janeiro de 2009, Barack Obama tomou posse como presidente dos Estados Unidos da América (EUA). A eleição desse advogado negro, filho de uma estadunidense com um queniano, foi um marco na história daquele país, que teve um passado escravocrata.
08) Não existem diferenças entre Estado e Governo. Portanto não há possibilidade de a chefia do Estado ser desempenhada por um líder e a do Governo por outro.



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TAREFA 12 - Atividades de 29/6/2020 até 04/7/2020.

2 - Sobre a formação do Estado moderno e as transformações que ele sofreu ao longo da história, assinale o que for correto.

01) A centralização das estruturas jurídicas e da cobrança de impostos, a monopolização da legitimidade do uso da violência e a criação de uma burocracia específica para administrar os serviços públicos foram fundamentais para a constituição do Estado moderno.

02) Os Estados Absolutistas europeus contribuíram para a desagregação das relações políticas feudais. Por isso, seu advento é constitutivo do longo processo que resultou no surgimento dos Estados modernos.

04) O princípio da soberania popular foi substantivamente transformado em fins do século XIX e ao longo do século XX como resultado das lutas sociais empreendidas a favor da ampliação dos direitos políticos.

08) A construção do Estado-nação esteve intimamente associada à ideia de um poder territorializado.

16) Embora estejam associados, os conceitos de Estado e de nação não coincidem, já que existem nações sem Estado – como é o caso dos palestinos – e Estados que abrangem várias nações – como o Reino Unido.

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TAREFA 13 - Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.

3 - Leia o texto:

“Portanto, quando falamos que há corrupção num Estado, convém analisar se é no Estado como um todo, no conjunto das suas instituições e em toda a sua população, ou se essa corrupção está restrita a alguma das partes, seja da forma, seja da matéria. Como regra, a corrupção nunca atinge todo o corpo político e todas as instituições de uma vez, sempre há alguma parte que resiste e ainda não foi contaminada, pois é impossível que um Estado corrompido em todas as suas partes ainda consiga sobreviver.”
  
(MARTINS, José Antônio. Corrupção. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008, p.38.)
 
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre a temática “Estado, poder e dominação”, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A existência de partidos políticos é, por si só, expressão da corrupção do Estado, pois representa a fragmentação de seu poder em partes em constante luta.

02) A principal tarefa dos membros do Poder Legislativo é elaborar leis e normas que regem a sociedade. Leis mal formuladas ou a ausência delas podem levar à corrupção, uma vez que acarretam a possibilidade de que condutas consideradas erradas fiquem impunes.

04) Práticas de favorecimento e tráfico de influência podem ser consideradas algumas das formas de corrupção na administração pública.

08) A divulgação de casos de corrupção pela imprensa pode ser vista como sinal de vitalidade política, pois é efeito de uma maior fiscalização da sociedade sobre os agentes públicos.

16) Quanto menos pessoas ficam sabendo das decisões, menores são as chances de corrupção no espaço público, pois um grupo restrito e homogêneo consegue criar formas mais eficientes de controle da coisa pública.