NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 301
Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga
Email: alexsbfraga@gmail.com
Resultados da pesquisa
Resultado da Web com links de sit
Facebook: Alex Fraga
(2º e 4º feiras)WhatsApp: 989091757 (enviar foto das atividades) (2º e 4º feiras)
Olá queridos formandos da turma
301. Sou prof. Alex Fraga. Vamos trabalhar junta a disciplina de sociologia.
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
TAREFA 1- Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020
-Assista o vídeo indicado e responda a questão que segue:
https://www.youtube.com/watch?v=WKEPzPu6-tY ( introdução)
Qual é o papel do
Estado?(segundo Marx, Durkheim e Max Weber).
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TAREFA 2- Atividades de 23/03/2020 até
27/03/2020
-Formas de exercício e legitimidade do poder.
Faça uma pesquisa e busque situações em que o exercício do
poder é legitimo (com exemplos) . E,
situações em que o exercício do poder
não pode ser legitimado(com exemplos).
Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=UI67v44GQ6A&feature=emb_title
__________________________________________________
TAREFA 3- Atividades de 30/30/2020 até
03/04/2020
-Faça um resumo dos temas trabalhados no vídeo indicado a
baixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4i8Fkh9d4CE
( O poder da política )
_________________________________________________
TAREFA 4- Atividades
de 06/04/2020 até 10/04/2020
- Utilizando como base o vídeo da tarefa anterior, faça uma
reflexão e responda aos questionamentos feitos durante a abordagem no
vídeo “o que fazer frente ao poder?”,
“quem exerce o poder?”, “ como governar”.
https://www.youtube.com/watch?v=4i8Fkh9d4CE
( O poder da política )
__________________________________________________
TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020
-Copie em seu
caderno as informações a baixo:
A política e o Estado
• Na Grécia Antiga, a palavra política referia-se às decisões relativas à
vida na cidade (polis), das quais
todos aqueles considerados cidadãos deveriam participar.
• Com as revoluções liberais
ocorridas a partir do século XVII, a
palavra política passou a designar principalmente as
atividades relativas ao controle estatal.
• Há várias formas de definir sociologicamente o conceito de Estado. Entre elas
estão:
Norberto Bobbio
|
Max Weber
|
Trata-se de organização social
complexa, marcada pela
centralização do poder, fundamentada na territorialidade da obrigação política e na progressiva impessoalidade do comando político. |
Basicamente, o Estado se define
pelo monopólio da
violência legítima, exercida através da polícia e das forças armadas. |
• Também existem muitas formas de
compreender o Estado. Podemos destacar algumas delas:
A que defende ser o Estado uma
instituição neutra, a quem cabe promover o bem comum e mediar os conflitos não resolvidos da sociedade civil. |
A que o compara a um guarda:
sua principal tarefa seria garantir alguns direitos naturais, como a vida e a propriedade, que estariam ameaçados na sua ausência. |
A que o enxerga como um
instrumento de dominação, que serve fundamentalmente para garantir a conservação de um determinado contexto de dominação e exploração de uma classe por outra. |
TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020
NÃOCOPIAR.
- leia as questões a baixo e escolha a
alternativa correta, logo após poderá conferir a resposta correta e suas
justificativas.
1. Na teoria geral do
Estado distinguem-se, embora nem sempre com uma clara linha demarcatória, as
formas de governo dos tipos de Estado. Na tipologia das formas de governo,
leva-se mais em conta a estrutura de poder e as relações entre os vários órgãos dos
quais a Constituição solicita o exercício do poder; na tipologia dos tipos de
Estado, mais as relações de classe, a relação entre o sistema de poder e a
sociedade subjacente, as ideologias e os fins, as características históricas e
sociológicas.
As tipologias clássicas
das formas de governo são três: a de Aristóteles, a de Maquiavel e a de
Montesquieu. (BOBBIO, 1987, p. 104).
De acordo com o texto e
com os conhecimentos sobre formas de governo e estruturas de poder político,
são verdadeiras as proposições:
01.( ) Monarquia, aristocracia e democracia
são formas de governo definidas por Aristóteles, a partir do conhecimento da
diversidade política existente nas cidades-Estado da antiga Grécia.
02.( ) A divisão de poderes
fundamentou a organização da primeira Constituição republicana brasileira,
promulgada em 1891, demonstrando a influência da teoria política de
Montesquieu.
04.( ) O pensamento político de Montesquieu
opunha-se à estrutura do Estado absolutista e propiciou as bases do Estado
liberal.
08. ( )As "razões de Estado", concebidas
como valor político acima de qualquer outro ideal, foram um princípio defendido
por Maquiavel, considerado o fundador da moderna ciência política.
16. ( )O modelo de república liberal idealizado
por Maquiavel é reconhecível nas formas de governo dos países que, na
contemporaneidade, constituem o denominado Grupo G8.
32. ( )Aristóteles elaborou o projeto político
responsável pela unificação política da Grécia dentro do modelo de tirania
temporária.
64.( ) Montesquieu privilegiava o poder
executivo, em detrimento dos demais poderes, razão do seu distanciamento
do pensamento político e filosófico de Maquiavel.
Resolução:
01 + 02 + 04 + 08 = 15
01. Correta. Aristóteles é um dos primeiros pensadores da história a
desenvolver uma perspectiva de classificação dos fenômenos da vida e da
natureza. Na análise da política, observou que na sociedade grega existiam
variações na forma de governo, podendo o sistema político ser governado por um
só (monarquia), por um grupo pequeno (aristocracia) ou por muitos (cidadania).
02. Correta. A primeira Constituição da República brasileira, de 1891, já
apresentava a divisão de poderes proposta por Montesquieu em poder executivo,
poder legislativo e poder judiciário. É preciso lembrar que nossa república se
forma com semelhanças e inspirações na república dos EUA, na qual já se
adotavam esses ideais.
04. Correta. O pensamento de Montesquieu propunha a divisão de poderes
justamente para fornecer uma opção liberal ao estado absolutista, no qual o
poder está concentrado nas mãos de apenas uma pessoa.
08. Correta. A noção de "razão de Estado" de Maquiavel subentende que
as necessidades do Estado (e de manter o poder sobre ele, ou seja, garantir
governabilidade) podem se sobrepor aos demais interesses individuais ou mesmo
coletivos em caso de conflitos entre eles. Essa é a base de justificativa das
ações de governo que conflitam com os ideais de sua população ou de grupos de
interesse externos.
16. Incorreta. Maquiavel não idealizou um modelo de Estado liberal, mas sim um
Estado de poder centralizado e forte nas mãos de um príncipe. No G8 é comum
encontrar-se o modelo de Estado liberal moderno, baseado nas ideias que surgem
com o Iluminismo e com o desenvolvimento da burguesia a partir do século XVII.
32. Incorreta. Aristóteles criticava a tirania, sendo ela, em sua visão, uma
degeneração do sistema monárquico.
64. Incorreta. Montesquieu propunha que os poderes fossem iguais e harmônicos
entre si (sistema de freios e contrapesos de poder). Seu pensamento se
distanciava do de Maquiavel, pois este é o teórico que constrói as bases do
ideário de um Estado absolutista, ao passo que Montesquieu formula as bases de
um Estado lIberal. Se Montesquieu privilegiasse o Poder Executivo, seu
pensamento seria semelhante ao de Maquiavel.
Questão 2
Os filósofos
contratualistas elaboraram suas teorias sobre os fundamentos ou origens do
poder do Estado a partir de alguns conceitos fundamentais tais como, a
soberania, o estado de natureza, o estado civil, o estado de guerra, o pacto
social etc.
Com base em seus
conhecimentos e no texto a seguir, assinale a alternativa correta, segundo
Hobbes.
[...] a condição dos
homens fora da sociedade civil (condição esta que podemos adequadamente chamar
de estado de natureza) nada mais é do que uma simples guerra de todos contra
todos na qual todos os homens têm igual direito a todas as coisas; [...] e que
todos os homens, tão cedo chegam a compreender essa odiosa condição, desejam
[...] libertar-se de tal miséria.
HOBBES, Thomas. Do
Cidadão, São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1992.
A) O estado de natureza
não se confunde com o estado de guerra, pois este é apenas circunstancial ao
passo que o estado de natureza é uma condição da existência humana.
B) A condição de miséria
a que se refere o texto é o estado de natureza ou, tal como se pode
compreender, o estado de guerra.
C) O direito dos homens
a todas as coisas não tem como consequência necessária a guerra de todos contra
todos.
D) A origem do poder
nada tem a ver com as noções de estado de guerra e estado de natureza.
Resolução:
A afirmativa A está
incorreta, porque o estado de natureza não é uma condição da existência humana,
apenas um momento dela. Além disso, no pensamento de Hobbes o estado de
natureza se confunde com o estado de guerra, pois viver em natureza significa
viver em guerra. A afirmativa C está incorreta, pois contraria o
entendimento de Hobbes, segundo o qual ter direito a todas as coisas significa
estar sempre em guerra por elas. A afirmativa D está incorreta,
porque, para Hobbes, o poder estatal absoluto surge justamente para se
sobrepor ao estado de natureza, pacificando-o em uma vontade comum.
TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/05/2020
NÃO COPIAR.
Questão 3
O fim último, causa
final e desígnio dos homens (...), ao introduzir aquela restrição sobre si
mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria
conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair
daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária (...) das
paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter
em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos
(...).
(Thomas Hobbes. Leviatã, 1651. In: Os pensadores, 1983.)
De acordo com o texto,
(A) os homens são bons por natureza, mas a sociedade instiga a disputa e a
competição entre eles.
(B) as sociedades dependem de pactos internos de funcionamento que diferenciem
os homens bons dos maus.
(C) os castigos permitem que as pessoas aprendam valores religiosos,
necessários para sua convivência.
(D) as guerras são consequências dos interesses dos Estados, preocupados em
expandir seus domínios territoriais.
(E) os Estados controlam os homens, permitindo sua sobrevivência e o convívio
social entre eles.
Resolução:
A afirmativa A está incorreta, pois quem acreditava que os homens são
bons por natureza era Rousseau. Hobbes acreditava que os homens estavam sempre
dispostos a fazer prevalecer a própria vontade, mesmo através da força. A
afirmativa B está incorreta porque os homens bons não devem ser diferenciados
dos homens maus na sociedade. Em vez disso, deve haver um poder que limite suas
ações para que possam viver em harmonia. A afirmativa C está incorreta porque
não faz referência ao texto e nem ao pensamento de Hobbes. A afirmativa D está
incorreta porque Hobbes fala da guerra entre os homens e não entre os Estados.
Era um pensador voltado à instauração do poder no Estado e não entre
os Estados. A afirmativa E é a que corresponde ao pensamento de Hobbes,
justificador filosófico do Estado Absolutista.
Questão 4
“Nunca será demais dizer: não há nada mais fecundo em maravilhas do que
a arte de ser livre; mas não há nada mais difícil do que o aprendizado da
liberdade. O mesmo não se aplica ao despotismo. O despotismo se apresenta
muitas vezes como o reparador de todos os males sofridos; ele é o apoio
do direito do justo, o arrimo dos oprimidos e o fundador da ordem. Os
povos adormecem no seio da prosperidade momentânea que ele faz nascer e,
quando despertam, são miseráveis. A liberdade, ao contrário, nasce de
ordinário no meio das tempestades, estabelece-se penosamente entre as
discórdias civis e somente quando já está velha é que se podem
conhecer seus benefícios.”
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. Livro I – Leis e
costumes. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 280.
A partir de conhecimentos sobre as relações entre Estado e sociedade e da
leitura do texto citado, assinale o que for correto.
(01) Liberdade e despotismo são expressões elaboradas a partir da
possibilidade de questionamento do modo como o Estado é conduzido, e estão
fortemente relacionadas à formação dos Estados nacionais modernos.
(02) O despotismo pode parecer um caminho adequado em direção à ordem, mas
isso é um equívoco político na perspectiva liberal.
(04) A liberdade política é fácil de se alcançar, dado que é desejada por
todos.
(08) A ordem política mundial contemporânea superou as formas arcaicas de
despotismo e ele já não se manifesta na ordem do Estado.
(16) Governos, instituições e partidos políticos têm responsabilidade
direta sobre os rumos de uma sociedade em direção à liberdade ou ao
despotismo.
Resolução:
(04) Incorreta. A busca
da liberdade política deve ser uma constante, tanto que a democracia necessita
para sua realização de um controle social efetivo via participação nas decisões
que envolvam a coisa pública.
(08) Incorreta. A época contemporânea ainda apresenta casos de despotismo nos Estados, não sendo a liberdade democrática um ideal plenamente alcançado. Mesmo nos Estados democráticos, questões econômicas, sociais e de gênero são elementos que resultam em formas de opressão social.
(08) Incorreta. A época contemporânea ainda apresenta casos de despotismo nos Estados, não sendo a liberdade democrática um ideal plenamente alcançado. Mesmo nos Estados democráticos, questões econômicas, sociais e de gênero são elementos que resultam em formas de opressão social.
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TAREFA 8 - Atividades de 01/6/2020 até 06/6/2020
*copie no caderno o resumo a baixo:
Estado e Governo
• Governo é a autoridade que administra o Estado.
• A forma de governo diz respeito à maneira como se constituem as relações entre governados e governantes. Duas propostas de classificação consagradas historicamente são:
• Governo é a autoridade que administra o Estado.
• A forma de governo diz respeito à maneira como se constituem as relações entre governados e governantes. Duas propostas de classificação consagradas historicamente são:
Modelo aristotélico de classificação
|
Modelo proposto por Maquiavel
|
• Monarquia: governo de um só.
• Aristocracia: governo dos melhores. • Democracia: governo de muitos. |
• Principado (ou monarquia)
• República |
• Formas predominantes de organização do Estado Moderno:
monarquia e república.
- A monarquia admite formas absolutistas e constitucionais. No primeiro caso, predominante até o
século XVIII, o poder do governante é vitalício e hereditário; já no modelo constitucional, o poder do
soberano é limitado pelo de outros órgãos, como Parlamentos e gabinetes.
- A república se opõe à forma monárquica. Manifesta a rejeição a governos aristocráticos ou oligárquicos. Nela, presidentes e primeiros-ministros normalmente são eleitos por períodos determinados.
- A monarquia admite formas absolutistas e constitucionais. No primeiro caso, predominante até o
século XVIII, o poder do governante é vitalício e hereditário; já no modelo constitucional, o poder do
soberano é limitado pelo de outros órgãos, como Parlamentos e gabinetes.
- A república se opõe à forma monárquica. Manifesta a rejeição a governos aristocráticos ou oligárquicos. Nela, presidentes e primeiros-ministros normalmente são eleitos por períodos determinados.
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TAREFA 9 - Atividades de 08/6/2020 até 13/6/2020
*copie no caderno o resumo a baixo:
Sistemas de governo
• O sistema de governo depende do relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo.
• Os dois sistemas de governo que predominam no Ocidente são o presidencialismo e o parlamentarismo.
• O sistema de governo depende do relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo.
• Os dois sistemas de governo que predominam no Ocidente são o presidencialismo e o parlamentarismo.
Presidencialismo
|
Parlamentarismo
|
Eleições presidenciais direta ou indiretamente,
por
tempo determinado. • O presidente exerce a função executiva, acumulando chefia de Estado e a chefia de Governo. • O presidente escolhe seus ministros. • Há independência entre os poderes, visto que as eleições para o Executivo e para o Legislativo acontecem de forma desvinculada. |
• Forte interação entre os poderes Legislativo e
Executivo.
• Distinguem-se Chefe de Estado (monarca ou presidente) e Chefe de Governo (primeiro-ministro ou chanceler). • Quem governa é o Parlamento, por meio do gabinete. • O gabinete é constituído pelo primeiro-ministro e pelos demais ministros. • Instrumentos importantes: – Princípio da responsabilidade ministerial. – Direito à dissolução do Parlamento. |
• O parlamento pode ser unicameral (um único órgão
legislativo) ou bicameral.
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Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
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TAREFA 10 - Atividades de 15/6/2020 até 20/6/2020.
Observando o atual cenário no Brasil , faça uma reflexão quanto o
papel dos agentes políticos frente a
pandemia corona vírus . Em seguida, elabore uma redação focando nos
aspectos positivo e negativos ao tema.
TAREFA 11 - Atividades de 22/6/2020 até 27/6/2020.
Enunciado:
Considerando as relações entre Estado, Governo e Nação,
assinale o que for correto.
01) O Estado pode ser compreendido como uma instituição social que age dentro de um determinado território e tem como algumas de suas funções garantir a ordem e estabelecer regras para as relações entre os indivíduos.
02) A África do Sul é um exemplo de Estado formado por
populações de diferentes tradições e culturas que vivem sob a autoridade de um
mesmo poder político.
04) Em janeiro de 2009, Barack Obama tomou posse como
presidente dos Estados Unidos da América (EUA). A eleição desse advogado negro,
filho de uma estadunidense com um queniano, foi um marco na história daquele
país, que teve um passado escravocrata.
08) Não existem diferenças entre Estado e Governo. Portanto
não há possibilidade de a chefia do Estado ser desempenhada por um líder e a do
Governo por outro.
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TAREFA 12 - Atividades de 29/6/2020 até 04/7/2020.
2 - Sobre a formação do
Estado moderno e as transformações que ele sofreu ao longo da história,
assinale o que for correto.
01) A centralização das estruturas jurídicas e da cobrança de impostos, a monopolização da legitimidade do uso da violência e a criação de uma burocracia específica para administrar os serviços públicos foram fundamentais para a constituição do Estado moderno.
02) Os Estados Absolutistas europeus contribuíram para a desagregação das relações políticas feudais. Por isso, seu advento é constitutivo do longo processo que resultou no surgimento dos Estados modernos.
04) O princípio da soberania popular foi substantivamente transformado em fins do século XIX e ao longo do século XX como resultado das lutas sociais empreendidas a favor da ampliação dos direitos políticos.
08) A construção do Estado-nação esteve intimamente associada à ideia de um poder territorializado.
16) Embora estejam associados, os conceitos de Estado e de nação não coincidem, já que existem nações sem Estado – como é o caso dos palestinos – e Estados que abrangem várias nações – como o Reino Unido.
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TAREFA 13 - Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.
3 - Leia o texto:
“Portanto, quando falamos que há corrupção num Estado, convém analisar se é no Estado como um todo, no conjunto das suas instituições e em toda a sua população, ou se essa corrupção está restrita a alguma das partes, seja da forma, seja da matéria. Como regra, a corrupção nunca atinge todo o corpo político e todas as instituições de uma vez, sempre há alguma parte que resiste e ainda não foi contaminada, pois é impossível que um Estado corrompido em todas as suas partes ainda consiga sobreviver.”
(MARTINS, José Antônio. Corrupção. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008, p.38.)
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre a temática “Estado, poder e dominação”, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A existência de partidos políticos é, por si só, expressão da corrupção do Estado, pois representa a fragmentação de seu poder em partes em constante luta.
02) A principal tarefa dos membros do Poder Legislativo é elaborar leis e normas que regem a sociedade. Leis mal formuladas ou a ausência delas podem levar à corrupção, uma vez que acarretam a possibilidade de que condutas consideradas erradas fiquem impunes.
04) Práticas de favorecimento e tráfico de influência podem ser consideradas algumas das formas de corrupção na administração pública.
08) A divulgação de casos de corrupção pela imprensa pode ser vista como sinal de vitalidade política, pois é efeito de uma maior fiscalização da sociedade sobre os agentes públicos.
16) Quanto menos pessoas ficam sabendo das decisões, menores são as chances de corrupção no espaço público, pois um grupo restrito e homogêneo consegue criar formas mais eficientes de controle da coisa pública.