Páginas


T3 e T4 - Português


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

 

Turmas: T3 e T4

Professor: Patricia Oliveira da Rosa

Email: patyors@hotmail.com

WhatsApp:


ATIVIDADES DE 16.03.20 ATÉ 20.03.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 15.04. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.

OLÁ, QUERIDOS!
TUDO BEM COM VOCÊS? ESTOU COM SAUDADES!


Leitura e interpretação de texto:


ISSO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM

    Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo vai ter virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
   Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
   Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande ideia Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
    Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plásticopapel, metal e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.

                                                                                   Suplemento “O Estadinho”, agosto/2006.







1) Marque com um x a opção correta:



a) O texto foi escrito para:
(A) Informar as pessoas.
(B) Divertir as pessoas.
(C) Promover um produto.
(D) Dar um recado

b) De acordo com as informações do texto, o grande problema nas cidades é:
(A) A separação do lixo.
(B) A reciclagem do lixo.
(C) A produção de lixo.
(D) Decomposição do lixo.


c) Para solucionar este problema é preciso:
(A) Separar o lixo para reciclagem.
(B) Jogar o lixo nos lixões.
(C) Limpar o lixo dos rios.
(D) Produzir mais lixo.




ATIVIDADES DE 23.03.20 ATÉ 27.03.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 17.04. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.


CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.

Curiosidades: Você Sabia?

  • Cada 50 kg de papel reciclado evita que uma árvore seja cortada
  • Para cada tonelada de papel reutilizado cerca de 20 árvores são poupadas.
  • O mesmo papel pode ser reciclado de 7 a 10 vezes.
  • As sacolas de plásticos, fornecidas nos supermercados, demoram 450 anos pra se decomporem no solo.
  • Uma lata de alumínio demora de 80 a 100 anos para se decompor.
  • O vidro pode demorar um milhão de anos para se decompor.

    Vantagens da Reciclagem

    • Diminuição da poluição da água, do solo e do ar
    • Redução da acumulação progressiva de resíduos
    • Reaproveitamento dos materiais
    • Melhoria da qualidade de vida da população
    • Geração de empregos
    • Formação e desenvolvimento da consciência ecológica
    • Valorização da limpeza pública das cidades
    • Responsabilidade social e ambiental
    • Utilização racional dos recursos naturais


2) Responda:

a) Qual é a importância de fazer a separação do lixo para a reciclagem?



b) Você tem o hábito de separar o lixo na sua casa? Por quê?



C) Na sua opinião, quais são as principais vantagens da reciclagem?





ATIVIDADES DE 30.03.20 ATÉ 03.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 22.04. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.





Ortografia

Uso do x/ch
x é utilizado nas seguintes situações:
·         Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
·         Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
·         Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
·         Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.
Exceções:
1.    A palavra "mecha" (porção de cabelo) escreve-se com ch.
2.    O verbo "encher" escreve-se com ch. O mesmo acontece com as palavras que dele derivem: enchente, encharcar, enchido.

Escreve-se com x

Escreve-se com ch
bexiga
bochecha
bruxa
boliche
caxumba
broche
elixir
cachaça
faxina
chuchu
graxa
colcha
lagartixa
Fachada
mexerico
Mochila
xerife
Salsicha
xícara
Tocha
Uso do h
h é utilizado nas seguintes situações:
·         No final de algumas interjeições: Ah!, Oh!, Uh!
·         Por força da etimologia: habilidade, hoje, homem.
·         Nos dígrafos ch, lh, nh: flecha, vermelho, manha.
·         Nas palavras compostas: mini-hotel, sobre-humano, super-homem.
Exceção: A palavra Bahia quando se refere ao estado é uma exceção. O acidente geográfico "baía" é grafado sem h.

Uso do s/z
s é utilizado nas seguintes situações:
·         Nos adjetivos terminados pelos sufixos -oso/-osa que indicam grande quantidade, estado ou circunstância: bondoso, feiosa, oleoso.
·         Nos sufixo -ês, -esa, -isa que indicam origem, título ou profissão: marquês, francesa, poetisa.
·         Depois de ditongos: coisa, maisena, lousa.
·         Na conjugação dos verbos pôr e querer: pôs, quis, quiseram.
z, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:
·         Nos sufixos -ez/-eza que formam substantivos a partir de adjetivos: magro - magreza, belo - beleza, grande - grandeza.
·         No sufixo - izar, que forma verbo: atualizar, batizar, hospitalizar.




Escreve-se com s

Escreve-se com z
alisar
Amizade
análise
Aprazível
atrás
Azar
através
Azia
aviso
desprezo
gás
giz
groselha
prazer
invés
rodízio
jus
talvez
uso
verniz

Uso do g/j
g é utilizado nas seguintes situações:
·         Nas palavras que terminem em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: presságio, régio, litígio, relógio, refúgio.
·         Nos substantivos que terminem em -gem: alavancagem, vagem, viagem.
j, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:
·         Palavras com origem indígena: pajé, jerimum, canjica.
·         Palavras com origem africana: jabá, jiló, jagunço.
Observações:
1.    A conjugação do verbo viajar no Presente do Subjuntivo escreve-se com j: (Que) eles/elas viajem.
2.    Nos verbos que, no infinitivo, contenham g antes de e ou i, o g é substituído para j antes do a ou do o, de forma a que seja mantido o mesmo som. Assim: afligir - aflija, aflijo; eleger - elejam, elejo; agir - ajam, ajo.
3.    A cidade Mogi das Cruzes escreve-se com g. A pessoa que nasce ou que vive é chamada de "mogiano". No entanto, a palavra "mojiano" existe e, de acordo com o dicionário Michaelis significa "Relativo ou pertencente à região que era servida pela antiga Estrada de Ferro Mojiana (de São Paulo a Minas Gerais)."

Escreve-se com g

Escreve-se com j
angélico
anjinho
estrangeiro
berinjela
gengibre
Cafajeste
geringonça
Gorjeta
gim
Jeito
gíria
Jiboia
ligeiro
Jiló
sargento
Laje
tangerina
Sarjeta
tigela
Traje


Faça a leitura

Definição de Lenda
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que são contadas.
Lendas no Brasil são inúmeras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.
Muitos pesquisadores, historiadores ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".


Lenda: A Curuponça

      Dotado de uma incrível capacidade de se transformar no animal que quisesse o Curupira, apertou seu machado de casco de jabuti, disse umas palavras mágicas e concentrou-se na força do pensamento positivo. Pegou um pouco do pó que trazia na sacola (uma mistura de casca de sapopema com folha velha de embaúba), passou em todo o corpo e transformou-se num bicho que a floresta amazônica jamais havia visto:
        A CURUPONÇA era uma onça com jeito de curupira, ou seja, tinha o corpo de onça, o cheiro de onça, o olho de onça, mas as patas trás, da mesma forma que o Curupira.
        Instalou-se numa arvore ainda mais próxima da clareira. Chegou mais perto, a ponto de sentir o calor da fogueira em seu focinho. Estava escolhendo o melhor momento para se apresentar diante do inimigo.
        De repente, deu um salto para cima do caçador.
        O danado era uma figura muito experiente. Ele sempre dormia só com um olho fechado. O outro ficava aberto, à espreita.
        Quando sentiu o salto do animal, levantou-se rapidamente. A cachaça que estava no seu colo caiu no chão (ele trazia sempre a bebida porque lhe haviam dito que o Curupira adorava cachaça, o que não era um fato confirmado).
        Deu tempo de se desviar do primeiro ataque do terrível bicho. E pegou a espingarda:
        — Vou acabar com a sua raça!
        Mas ele não entendeu o que houve. O animal deu um estranho miado, recuou e começou a correr. O caçador foi atrás:
        — Não adianta fugir, bicho miserável! Você não escapa!
        O bicho corria e o caçador atrás. Só que ele não percebeu o golpe: como a curuponça tinha as patas para trás, o caçador foi levado para o lado contrário: um rio cheio de piranhas famintas, onde acabou mergulhando, e por lá ficou, para sempre.
        A lontra e a ariranha, animais ameaçados de extinção botaram a cabeça de fora do rio e bateram palmas com a maior alegria. Era bom demais o que acabava de acontecer.

NISKIER, Arnaldo. Aventuras do Curupira. São Paulo: Editora Melhoramento, 1990.

Entendendo a lenda:
01 – A respeito do texto acima, marque a alternativa correta.
a) Tem intenção de transmitir um ensinamento.
b) Tem intenção de persuadir o leitor.
c) Narra a história de um personagem.
d) Anuncia um livro sobre o curupira.

02 – Quem é o personagem principal do texto?
a) O Curupira.
b) O caçador.
c) A onça.
d) A floresta.

03 – O que significa a palavra “curuponça”?
a) A mistura de curió com onça.
b) A mistura de curupira com onça.
c) A mistura do curioso com lança.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

04 – A curuponça era um animal malvado? Por quê?
      

05 – Quais as principais características da curuponça? Descreva.

      
06 – No texto, como a curuponça consegue enganar o caçador?
      

07 – Complete as palavras abaixo com ch e x (consulte o dicionário se necessário).
    inelo                     en   ame                       umbo
    oque                    rou   inol                        odó
en    arcado             ma  i   e                         aleira
     erife                       me    endo                     icote.

08 – Complete as frases com as palavras abaixo.
        Faxina — churrasco — lixo — caixote — engraxate — chácara – chumaço — chá – caxumba — chaleira — chuva — encharcar.

a) No domingo, iremos a um ..................... na ...........................
b) Preciso fazer uma ...............no ........................
c) Jogue o ...................de algodão no ...................
d) A ................... ferve água para o ..................




ATIVIDADES DE 06.04.20 ATÉ 10.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 25.04. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.


Atividades de ortografia:


1 – Complete as frases com ão ou am:

a) Os peixes comer    ração amanhã.
b) Os alunos lanchar     agora pouco.
c) No mês que vem os alunos far    provas classificatórias.
d) O coral se apresentar     ontem.
e) As crianças brincar    no parque amanhã.

02 – Observe a escrita das palavras abaixo e marque as que estão escritas corretamente:
(  ) Sessenta.
(  ) Noventa.
(  ) Cinquenta.
(  ) Setenta.


03 – Complete com a letra certa:
a) A   moço, á   dio (L ou U).
b) Ga   antir, ca    eta (R ou RR).
c) Se   enta, sal   a (S ou SS).

04 – Marque um X nas palavras que estão escritas de maneira correta:
a) ( ) Gaivota.
b) ( ) Grato.
c) (  ) Gerreiro.
d) ( ) Gerado.
e) (  ) Giado.
f) (  ) Guiz.
g) ( ) Guindaste.
h) (  ) Gardo.

05 – Complete as palavras com ICE ou ISSE e, depois, escreva-as ao lado:
Velhi              -       
Servi             -       
Meigui            -       
Resisti          -       
Chati               -       
Macaqui          -       
Menti             -       
Colori             -       
Caduqui           -       
Reparti           -       



ATIVIDADES DE 13.04.20 ATÉ 17.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 30.04. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.




Atenção: O link abaixo é para uma aula no youtube sobre sílaba tônica. Se não conseguir abrir o link clicando em cima, copie e cole.




Sílaba Tônica



Texto para a questão 01

Dona Maria
Me desculpe vir aqui desse jeito
Me perdoe o traje de maloqueiro
De camisa larga e boné pra trás
Bem na hora da novela que a senhora gosta mais

Faz três dias que eu não durmo direito
Sua filha me deixou desse jeito
E o que ela mais fala é que a senhora é brava
Mas hoje eu não vou aceitar levar um não pra casa [... ]
https://www.letras.mus.br


1.Analise o trecho da canção “Dona Maria” do cantor Thiago Brava com (part. Jorge) e  faça um círculo ao redor da sílaba tônica das palavras abaixo:

DESCULPE
AQUI
DESSE
TRAJE
PERDOE
JEITO
MALOQUEIRO
BONÉ
HORA
CAMISA
LARGA
NOVELA
DIREITO
FILHA
SENHORA



Texto para a questão 02


Apelido Carinhoso
Amor, não é segredo entre a gente
Que o meu término é recente
E você tá arrumando o que ela revirou
E esse sentimento pendente
Que insiste em bagunçar a minha mente
Vai passar um dia, mas ainda não passou [... ]
https://www.letras.mus.br


2.Após analisar o trecho da canção “Apelido Carinhoso” do cantor Gusttavo Lima classifique as palavras abaixo quanto à sílaba tônica em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

amor____________________________________________________________

segredo_________________________________________________________

término_________________________________________________________

recente__________________________________________________________

arrumando_______________________________________________________

revirou__________________________________________________________

bagunçar________________________________________________________

mente___________________________________________________________

minha___________________________________________________________

insiste___________________________________________________________

ATIVIDADES DE 20.04.20 ATÉ 24.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 27.04. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.

Texto para a questão 3


Impressionando os Anjos
Hoje foi tudo bem, só um pouco cansativo
Dia duro no trabalho que acabou comigo
Tô aqui com os pés pra cima pronto pra dormir
A saudade de você é visita frequente
Que nem a sua tia chata que irritava a gente
Ah, saudade da gente
Tirando isso, do resto até que eu estou dando conta
A Julinha tá banguela e o Pedro só apronta
O que faltava do carro eu já quitei a conta [... ]
https://www.letras.mus.br

3.Analise o trecho da canção “Impressionando os anjos” do intérprete Gustavo Mioto, em seguida, pinte a sílaba tônica das palavras abaixo.

IMPRESSIONANDO
GENTE
DANDO
CONTA
ANJOS
VISITA
FREQUENTE
TIRANDO
DURO
SAUDADE
CHATA
ISSO
TRABALHO
HOJE
COMIGO
IRRITAVA
ACABOU
AQUI
BANGUELA
JULINHA
PRONTO
VOCÊ
TIA
CIMA
RESTO
PEDRO
APRONTA
FALTAVA

























ATIVIDADES DE 27.04.20 ATÉ 01.05.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 05.05. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.

CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.







1) Classifique as palavras destacadas em paroxítonas e proparoxítonas.

a) Está sempre em dúvida....
b) Por que duvida sempre daquilo que falo?
c) Valido o documento e só depois você vai embora.
d) Esse documento não é válido.
e) Tem um público muito fiel.
f) Publico artigos em jornais e revistas.
g) No final do ano, premio os melhores alunos.
h) Os melhores alunos recebem um prêmio no final do ano.
2) Retire do texto abaixo 3 palavras oxítonas e 3 palavras paroxítonas.
Encontrei,
Uma caixinha cheia de relatos
Um monte de documentos tão falsos
Nossas vidas
Em minhas mãos agora
Tá cada parte dessa nossa história
E eu não sei se eu rasgo
Ou jogo fora
E o que é que eu faço agora?
Cometi
A loucura de nossas fotos rasgar
E uma por uma eu vou ter que colar
Mas foi na hora da raiva
Na hora, na hora da raiva
Naquele segundo
Eu pensei que até te odiava
Mas respirei fundo
E vi que eu te amava
Mas foi na hora da raiva
Na hora, na hora da raiva.
(Trecho da música Na Hora da Raiva, de Henrique e Juliano)

ATIVIDADES DE 01.06.20 ATÉ 05.06.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 12.06.20

CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.










ATIVIDADES DE 08.06.20 ATÉ 12.06.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 17.06.20

CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.


ATIVIDADES DE 15.06.20 ATÉ 20.06.20



CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.


Encontros vocálicos

Segue abaixo um vídeo com aula sobre encontros vocálicos. Após assistir ao vídeo faça os exercícios.






EXERCÍCIOS:01 – Circule os encontros vocálicos das palavras:

 Peneira    coração     fêmea     besouro     joelho    poeta   iguais     gaiola   
            

02 – Separe as sílabas das palavras e classifique os encontros vocálicos (ditongo, tritongo ou hiato):

Uruguai = 
Padeiro =

Lua = 
Carruagem = 
Água =
Saguão = 
Saúde = 

03 – Separe as sílabas das palavras e classifique-as quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba)

Mês =
Construção = 
Nascimento = 
Noite = 
Sol = 
Pacote = 
Passarinho = 
Casca = 


04 – Agora você irá separar as sílabas e classificar as palavras quanto à sua tonicidade (oxítona, paroxítona, proparoxítona).

Armazém = 
Javali = 
Cerimônia = 
Médico = 
Cansaço = 
Freguês = 
Método = 
Peteca = 



05 – Reescreva as frases colocando-as no plural. Faça a concordância corretamente.

a – Esse estudante passou no teste.
      

b – Aquele cão é manso e agradável com o vizinho.
     

c – A empregada jogou o jornal velho no lixo.


d – O pastel que comprei na feira estava delicioso.


06 – Passe para o singular:

Lápis azuis = 
Juízes honestos = 
Répteis perigosos = 
Estações ferroviárias = 
Heróis nacionais = 






ATIVIDADES DE 22.06.20 ATÉ 27.06.20


CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.






Ortografia - Exercícios


1. Considerando que todas as palavras a seguir apresentam ditongo, ou me , ou em , preencha as lacunas com x ou ch :
a) guei ..... a                       h) me ..... erico                    o) en ....... iqueirar
b) en ..... ame                     i) en ........ arcar                   p) en ....... aqueca
c) afrou ...... ar                    j) en ........ erido                   q) en ...... urrada
d) recau ....... utar               k) en ....... otar                     r) en ....... umaçar
e) madei ........ a                 l) me ....... inflório                 s) en ....... ouriçar
f) en ....... imento                m) encai ....... otar                t) me ....... ilhão
g) bau ...... ita                    n) en ........ ovalhar


2.Examinando as palavras: viajens, gorgeta, maizena e chícara, constatamos que:
a) apenas uma está escrita corretamente
b) apenas duas estão escritas corretamente
c) três estão escritas corretamente
d) todas estão escritas corretamente
e) nenhuma está escrita corretamente

3. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) extinção, anteontem, beneficiente
b) crâneo, esquisito, consequência
c) despender, engolir, quesito
d) tijela, meretíssimo, extorsão



ATIVIDADES DE 29.06.20 ATÉ 04.07.20







Quando devo usar?

MAS = CONTRÁRIO

MÁS = OPOSTO DE “BOAS”

MAIS = INTENSIDADE, GRANDEZA, QUANTIDADE


Agora, vamos completar as frases.

O USO DO MAIS, MAS E MÁS.

01 - Pedro estuda, _________ não aprende.
02 - Vendeu _________ livros neste mês que no anterior.
03 - A população pede _________ escolas.
04 - Ela não é bonita, __________ conquista pela simpatia.
05 - Dizem as __________ línguas que ele vai ser o nosso prefeito.
06 - Municípios exigem _________ escolas.
07 - Este país está cada dia _________ violento.
08- Tentei chegar na hora, _________ me atrasei.
09 - Não ganhei o prêmio, __________ dei o melhor de mim.
10 - É o Rio de Janeiro a cidade __________ violenta do Brasil?
11 - Estes alunos estão ________ bem preparados que aqueles.
12 - É um dos países _________ miseráveis do planeta.
13 - Elas pareciam invencíveis, _________ foram derrotadas.
14 - Ele trabalha muito, _________ ganha pouco.
15 - Todos querem ___________ amor.
16 - Queria viajar, __________ não consegui comprar passagem.
17 - As pessoas deste lugar são muito ______________.
18 - Ela é _____________ atenciosa que as outras.
19 - Querem ter dinheiro, _____________ não trabalham.
20 - Escreva ___________ depressa, por favor!
21 – A garota trazia ___________ lembranças daquele tempo.
22 – Só pensa em enriquecer _____________.
23 - Ela disse que compraria o livro, ___________ ela não o fez.
24 - Está cada dia ____________ bonita.
25 - Carol perdeu seu celular, ___________ vai comprar outro.
26 - Este é o curso ____________ caro da faculdade.
27 - Eu tenho __________ irmãos do que você.
28 - Esses eram os textos ­­­­­___________ mal escritos.
29 - Meu irmão é _________ velho que eu. 

30 - Julia comprou ___________ um carro.

ATIVIDADES DE 06.07.20 ATÉ 11.07.20



Dígrafo




Oque é dígrafo?

Dê exemplos.

Escreva 5 palavras com cada dígrafo.


.

Atividades sobre dígrafos.