Páginas


TURMAS 62 e 63 - Português

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 62 e 63

Professor: Marta Silvana da Silva Rodrigues

Email: martassr@hotmail.com

WhatsApp: 99848-6113

ATIVIDADES DE 16/03/2020 a 21/03/2020. 

Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.



A garça velha



A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade. Devido à idade avançada, sua vista estava tão cansada que às vezes passava dias inteiros sem comer. E foi num desses dias, quando estava com o estômago a roncar de fome, que ela teve uma ideia. Vendo que o sapo se aproximava, ela não perdeu tempo.

− Seu sapo, seu sapo, avise os peixes que a lagoa será esvaziada. Fiquei sabendo que o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui. Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança – disse.

O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas. A água da lagoa, que era sempre tranquila, chegou a ficar ondulada com o alvoroço provocado pela notícia. Os peixes ficaram atarantados e, temendo pelo seu fim, foram se aconselhar com a garça.

– Dona garça, o que devemos fazer para nos livrar dessa tragédia?

− Bem sei que vocês, peixes, não podem viver fora d’água. Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.
− Mas isso é impossível! Teríamos que atravessar muitos metros fora d’água e morreríamos antes de chegar ao nosso destino.
− E para que servem os amigos? Posso transportar todos vocês no meu bico. Já se foi o tempo em que eu comia peixes... Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama − mentiu a garça.
Sem ter outra saída, os peixes aceitaram a oferta. Com a ajuda da garça, foram parar num tanque de pedra pequeno e de águas bem transparentes. Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.
Não se deve acreditar em conselho de inimigo.

Lúcia Tulchinsk. “Fábulas de Esopo”. São Paulo: Scipione, 2014.

Questão 1 – Aponte o fato que motivou a história acima:
(     ) “A garça não conseguia mais apanhar peixes com facilidade.”
(     ) “[...] o dono destas terras vai construir um campo de futebol aqui.”
(     ) “O sapo mergulhou na lagoa e contou a novidade para os seus amigos de escamas.”


Questão 2 – De acordo com a história, a vista da garça “estava tão cansada”:
(     ) por causa da sua idade avançada.
(     ) porque ela “passava dias inteiros sem comer”.
(     ) porque ela “estava com o estômago a roncar de fome”.

Questão 3 – No trecho “Mas, antes disso, ele vai esvaziar a lagoa e distribuir os peixes para a vizinhança [...]”, o vocábulo “Mas” indica:
(     ) um contraste.
(     ) uma ressalva.
(     ) uma compensação.

Questão 4 – Segundo o texto, “Os peixes ficaram atarantados [...]”. O que significa isso?
(     ) Significa que os peixes ficaram tristes.
(     ) Significa que os peixes ficaram desconfiados.
(     ) Significa que os peixes ficaram desnorteados.

Questão 5 – No segmento “Por isso, o meu conselho é que se mudem para o poço que há logo ali na entrada da fazenda.”, o termo grifado retoma um fato. Identifique-o:
______________________________________________________________________________

Questão 6 – Em “Já se foi o tempo em que eu comia peixes... Agora sou vegetariana e me satisfaço com pedaços de grama [...]”, a garça:
(     ) faz um alerta aos peixes.
(     ) busca convencer os peixes.
(     ) dá uma sugestão aos peixes.

Questão 7 – Na parte “Ali, a velha ave podia pescá-los até de olhos fechados e, assim, nunca mais passou fome.”, a que lugar a palavra destacada se refere?
______________________________________________________________________________

Questão 8 – Localize a moral da história:
______________________________________________________________________________

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto lido é:
(     ) um conto.
(     ) uma fábula.
(     ) uma notícia.


ATIVIDADES DE 23/03/2020 a 28/03/2020

Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.


O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.

1 - A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.

2 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.

3 - A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.

4 – Criar uma história, referente ao conteúdo do texto acima.


ATIVIDADES DE 30/03/2020 a 04/04/2020

Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.





Quando devo usar?

MAS = CONTRÁRIO

MÁS = OPOSTO DE “BOAS”

MAIS = INTENSIDADE, GRANDEZA, QUANTIDADE


Agora, vamos completar as frases.

O USO DO MAIS, MAS E MÁS.

01 - Pedro estuda, _________ não aprende.
02 - Vendeu _________ livros neste mês que no anterior.
03 - A população pede _________ escolas.
04 - Ela não é bonita, __________ conquista pela simpatia.
05 - Dizem as __________ línguas que ele vai ser o nosso prefeito.
06 - Municípios exigem _________ escolas.
07 - Este país está cada dia _________ violento.
08- Tentei chegar na hora, _________ me atrasei.
09 - Não ganhei o prêmio, __________ dei o melhor de mim.
10 - É o Rio de Janeiro a cidade __________ violenta do Brasil?
11 - Estes alunos estão ________ bem preparados que aqueles.
12 - É um dos países _________ miseráveis do planeta.
13 - Elas pareciam invencíveis, _________ foram derrotadas.
14 - Ele trabalha muito, _________ ganha pouco.
15 - Todos querem ___________ amor.
16 - Queria viajar, __________ não consegui comprar passagem.
17 - As pessoas deste lugar são muito ______________.
18 - Ela é _____________ atenciosa que as outras.
19 - Querem ter dinheiro, _____________ não trabalham.
20 - Escreva ___________ depressa, por favor!
21 – A garota trazia ___________ lembranças daquele tempo.
22 – Só pensa em enriquecer _____________.
23 - Ela disse que compraria o livro, ___________ ela não o fez.
24 - Está cada dia ____________ bonita.
25 - Carol perdeu seu celular, ___________ vai comprar outro.
26 - Este é o curso ____________ caro da faculdade.
27 - Eu tenho __________ irmãos do que você.
28 - Esses eram os textos ­­­­­___________ mal escritos.
29 - Meu irmão é _________ velho que eu. 
30 - Julia comprou ___________ um carro.


ATIVIDADES DE 06/04/2020 a 09/04/2020

Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.



Fazer uma Redação “História”, sobre a “PÁSCOA”.

Obs. Utilizando uma folha inteira de seu caderno.           




ATIVIDADES DE 13/04/2020 a 18/04/2020.

Queridos alunos, como estamos fazendo uma revisão, vamos ver o que lembram?



ATIVIDADES

1- Complete com artigo definido ou indefinido.

a) Isto é ______livro.  Isto é ______ caneta.  Isto é ______ caderno. 
b) O meu pai tem ______ amigos ingleses.  
c) A Luísa tem _____ irmãs muito simpáticas. 
d) _____ vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande. 
e) Tu tens _____ casa muito bonita. 
f)  Isto é ______ mesa. 
g) Isto é ______ porta. 
h) Isto é ______ casa. 
i) Isto é ______ computador. 
j) Isto é ______ pasta. 
k) O Senhor tem ______ carro fabuloso! 
l) Ela tem ______ óculos muito originais. 
m) O Paulo tem ______ gravatas muito coloridas.  
n) A avó do Luís deve ter _____ 80 anos. 
o) Isto é ______ cadeira.
p) Isto é ______ janela.
q) Tu tens _____ telemóvel espetacular. 
r) Vocês têm _____ discos fantásticos. 

2- Classifique as orações de acordo com o código representado:
A – artigo definido
B – artigo indefinido


a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola (   ).
b- O bem sempre vencerá o mal ( 
   ).
c- Preciso de uma explicação para o fato ( 
  ).
d- Chegaram as encomendas (  
  ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( 
  ).

ATIVIDADES DE 20/04/2020 a 25/04/2020.

Procurar:

Oque é dígrafo?

Dê exemplos.

Escreva 5 palavras com cada dígrafo.


ATIVIDADES DE 27/04/2020 a 30/04/2020.

Atividades sobre dígrafos.





ATIVIDADES DE 01/06/2020 a 06/06/2020.



Praia, sol, mar... E pinguim?!

Os pinguins são aves não voadoras pertencentes à família Spheniscidae. Muito sociais, normalmente andam juntos e nadam em grupo. Vivem em média 15 a 20 anos. A maior espécie de pinguim é o imperador (Aptenodytes forsteri). Encontrado na Antártica, mede pouco mais de um metro de altura e pesa entre 27 e 41 quilos. [...] O menor é o pinguim-azul (Eudyptula minor), que vive na Austrália e na Nova Zelândia, mede 40 centímetros e pesa cerca de um quilo.
Embora todas as espécies de pinguins sejam nativas do hemisfério Sul, nem todas vivem no clima polar, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. É verdade que a maior diversidade de pinguins realmente se encontra na Antártica, mas algumas espécies vivem em regiões temperadas e até mesmo tropicais, como por exemplo, nas Ilhas Galápagos.
O pinguim de Magalhães, por exemplo, mora em climas mais amenos e, no inverno, especialmente nos meses de junho a setembro, costuma aparecer aqui nas nossas praias. Essa espécie vive nas Ilhas Malvinas e ao longo da costa da Patagônia, da Argentina ao Chile. Os indivíduos mais jovens e fracos, quando entram em correntes marítimas mais fortes, podem não conseguir retornar e acabam aportando no litoral brasileiro.
A fidelidade é característica marcante entre os casais de pinguins. Em geral, eles _________ somente um parceiro durante o período reprodutivo. [...] O divórcio raramente acontece e, quando ocorre, normalmente deve-se a problemas na reprodução ou quando um dos parceiros não cuida adequadamente da sua cria. 
Maria Ramos. Disponível em: <www.invivo.fiocruz.br>.





ATIVIDADES DE 08/06/2020 a 13/06/2020
Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:
(     ) noticiar um fato sobre pinguins.
(     ) contar uma história sobre pinguins.
(     ) apresentar explicações sobre pinguins.

Questão 2 – Segundo o texto, a maior espécie de pinguim vive:
(     ) na Antártica.
(     ) na Austrália e na Nova Zelândia.
(     ) nas Ilhas Galápagos.



Questão 3 – Sublinhe a seguir a palavra que intensifica uma característica dos pinguins:
Muito sociais, normalmente andam juntos e nadam em grupo.”

Questão 4 – Na frase “[...] pesa cerca de um quilo.”, a expressão destacada indica:
(     ) um peso exato.
(     ) um peso provável.
(     ) um peso aproximado.

Questão 5 – No fragmento “É verdade que a maior diversidade de pinguins realmente se encontra na Antártica [...]”, a autora do texto:
(     ) faz uma confirmação.
(     ) expõe uma conclusão.
(     ) levanta uma possibilidade.

Questão 6 – Em “[...] costuma aparecer aqui nas nossas praias.”, a autora conta um hábito:
(     ) do pinguim-imperador.
(     ) do pinguim-azul.
(     ) do pinguim de Magalhães.

Questão 7 – No período “Em geral, eles _________ somente um parceiro durante o período reprodutivo.”, o espaço deve ser preenchido com o verbo:
(     ) “mantem”.
(     ) “mantém”.
(     ) “mantêm”.

Questão 8 – Em “[...] quando ocorre, normalmente deve-se a problemas na reprodução [...]”, o termo destacado significa:
(     ) “comumente”.
(     ) “principalmente”.
(     ) “esporadicamente”.

Questão 9 – Na parte “[...] quando um dos parceiros não cuida adequadamente da sua cria.”, o vocábulo grifado exprime uma circunstância de:
(     ) lugar.
(     ) modo.
(     ) tempo.

                                                  ATIVIDADES DE 15/06/2020 a 20/06/2020.


Criar uma história sobre as imagens oferecidas.







                                                ATIVIDADES DE 22/06/2020 a 27/06/2020.

Escrever uma redação(história) sobre "São João".


                                                 ATIVIDADES DE 29/06/2020 a 04/07/2020.

Essa semana para colocarem as atividades em dia, pois tudo é novidade para nós.


                                                  ATIVIDADES DE 06/07/2020 a 11/07/2020.

Fazer a leitura.

Leia:

Erva-mate

    Um cacique guarani, considerado o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de gosto agradável.
    Tupã também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para acomodar a erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver o líquido quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos. No decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de metal e criaram enfeites para as cuias.
    O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar. Quando ia se sentir só, preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho pelo pai a transformou na protetora de todos os ervais do Rio Grande do Sul.

    Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de solidão e tristeza, o chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde do corpo e da alma, ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e mantém todo mundo alegre.