NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 201, 202 e 203
Professor: Lucas da Silva Gomes
Email: lucasgomes1233210@hotmail.com
Página do facebook para estudo: https://www.facebook.com/Professor-Lucas-Gomes-Geografia-100655121620368/?view_public_for=100655121620368
Aulas 1 e 2 - Referente ao
período de 16/03 à 20/03 e 23/03 à 27/03:
Olá alunos, seguem em anexo:
Material escrito, ao qual vocês
devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e
colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>>
https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkR5AKgZ9kn2MQBV-?e=N2yMvG
Slides utilizados nas
vídeo-aulas:
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https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkR9d9QLYRDCZQIbU?e=hlzAa6
Vídeo de apresentação e
informações;
Disponibilizarei vídeo-aulas
explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020,
através de links, que postarei no blog.
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https://www.facebook.com/100655121620368/videos/627605967953094/?t=1
TODOS OS CONTEÚDOS E AS
ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS,
INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA
PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aulas 3 e 4 - Referente ao
período de 30/03 à 03/04 e 06/04 à 10/04:
Olá alunos, seguem em anexo:
Material escrito, ao qual vocês
devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e
colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
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https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkRiW86LWbbd7uDPg?e=BX9ed1
Slides utilizados nas
vídeo-aulas:
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https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkRnMt0oxDgYSvdjg?e=R5Zmvz
Disponibilizarei vídeo-aulas
explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020,
através de links, que postarei no blog.
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https://www.facebook.com/100655121620368/videos/1002615863466669/?t=1
TODOS OS CONTEÚDOS E AS
ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS,
INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA
PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
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https://www.facebook.com/100655121620368/videos/627605967953094/?t=1
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https://www.facebook.com/100655121620368/videos/1002615863466669/?t=1
Aulas 5 e 6 - Referente ao período de 13/04 à 17/04 e 20/04 à 24/04:
Olá alunos,
Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso
tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE
JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
ATENÇÃO
!!!
VIDEO-AULA:
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ATIVIDADES:
SLIDES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aulas 7 e 8 - Referente ao período de 27/04 à 30/04:
Olá alunos,
Material escrito, ao qual vocês devem
SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois
o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>> https://1drv.ms/w/s!ADVJmhv-x8ImkW0?e=cqnvr0
AULA 9 - ATIVIDADE SOBRE AS AULAS 7 E 8 - REFERENTE A SEMANA DE
01/06 À 06/06:
1)
QUAIS SÃO AS 5 PRINCIPAIS CAMADAS DA ATMOSFERA, EXPLIQUE CADA UMA DELAS:
2)
EM QUAL CAMADA OCORREM OS FENÔMENOS
ATMOSFÉRICOS?
3)
O QUE É A CAMADA DE OZÔNIO?
4)
EXPLIQUE O QUE É O EFEITO ESTUFA :
5)
EXPLIQUE O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL E
OS PRINCIPAIS GASES NOCIVOS QUE CONTRIBUEM PARA ESSE PROCESSO:
6)
EXPLIQUE O QUE É A CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA:
7)
EXPLIQUE O QUE É PRESSÃO ATMOSFÉRICA:
8)
FAÇA UM LISTRAÇÃO LOCALIZANDO E CITANDO
CADA UMA DAS ZONAS CLIMÁTICAS:
9)
O QUE SÃO ÁREAS DE BAIXA PRESSÃO?
10)
O QUE SÃO ÁREAS DE ALTA PRESSÃO?
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 10 - Referente ao período de
08/06 à 13/06 :
Aula
explicativa sobre as aulas 7 e 8!
VIDEO-AULA:
SLIDES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 11 - Referente ao período de
15/06 à 20/06 :
Início
das correções das atividades no caderno : AULAS 1 E
2
Por
favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as
atividades é importante que as tenham de forma correta!!!
a) As rochas estão dispostas a partir de quais fatores? A partir da sua idade
geológica e sua origem.
b) Quais são os dois agentes do relevo? Dentre eles cite os
principais de cada agente: 2 tipos de agentes. Existem os agentes internos (endógenos) que “criam” o
relevo, e os, agentes externos (exógenos) que modificam/transformam o relevo.
Exemplos de agentes internos são:
Tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.
Exemplos de agentes externos são:
Clima, erosão, intemperismo e ações humanas.
c) Quais são os 3 tipos de rochas existentes? Magmáticas,
sedimentares e metamórficas.
d) Explique como se formam as rochas magmáticas intrusivas e
extrusivas:
INTRUSIVAS (Plutônicas): Se formam no
interior da crosta, através do processo de solidificação do magma, apresentando
um resfriamento mais lento e cristais grandes.
EXTRUSIVAS (Vulcânicas): Se consolidam
na superfície, formadas pelo estado de fusão do magma em contato com a
atmosfera, através de vulcões ou fendas, apresentando um resfriamento mais
rápido e minerais metálicos.
e) O que é “diagênese”?
É o processo de transporte, deposição
e acumulo de material rochoso em outro ambiente.
f) O que são as rochas clásticas? Faça um desenho ilustrando o
processo:
São
rochas sedimentares que se formam pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas.
g) Quais condições naturais sofrem mudança para transformar as
rochas magmáticas/sedimentares? Temperatura e pressão.
h) Observe
o ciclo das rochas e identifique cada letra da forma correta:
A- Meteorização e erosão.
B- Sedimentos.
C- Rochas sedimentares.
D- Aumento de pressão e temperatura.
E- Rochas metamórficas.
F- Fusão.
G- Arrefecimento.
H- Rochas magmáticas.
I- Aumento de pressão e temperatura.
J- Afloramento.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 12 - Referente ao período de 22/06 à 27/06 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 3 E 4
Por favor revisem cada questão no
caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as
tenham de forma correta!!!
RESPOSTAS:
a)
Quais são os tipos de
formações das estruturas geológicas? Explique cada uma delas:
Crátons: São blocos de rochas antigas e
com grande espessura.
Bacias sedimentares: São depressões formadas por sedimentos
transportados de áreas com maiores altitudes, onde encontramos as rochas sedimentares, principalmente os minérios (petróleo, carvão).
Dobramentos: Formações “onduladas” em rochas menos
rígidas, ocasionadas por intensos movimentos
tectônicos.
b)
Explique a diferença
entre escudos cristalinos e plataformas:
Escudos cristalinos: Rochas consolidadas na crosta e
desgastadas pela erosão, onde encontramos as “pedras preciosas”.
Plataformas: Crátons
recobertos por sedimentos.
c)
Explique o processo
de formação de uma bacia sedimentar:
Os sedimentos são
transportados de áreas com maiores altitudes para áreas com menores altitudes,
depositando estes sedimentos e formando uma bacia sedimentar.
d)
Faça um desenho
ilustrando e identificando as formações recentes e as formações antigas:
Façam os dobramentos recentes mais altos e as
formações antigas mais baixas!!!
e)
Quais são formações
da estrutura geológica do Brasil?
O Brasil é formado basicamente por escudos cristalinos e bacias sedimentares.
f)
Identifique e cite o
nome de cada uma destas formações:
BACIAS SEDIMENTARES: ESCUDOS
CRISTALINOS:
- Bacia amazônica - Guiana meridional
- Bacia do Parnaíba - Xingu
- Bacia do Paraná - Borborema
- Mantiqueira - Tocantins
- São Francisco
g)
O Rio Grande do Sul é
formado em sua MAIORIA por qual destas formações? É formado em sua
maioria por bacias sedimentares.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 13 - Referente ao período
de 29/06 à 04/07 :
Correções das atividades no
caderno : AULAS 5 E 6
Por favor
revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as
atividades é importante que as tenham de forma correta!!!
1) DEFINA
O QUE É RELEVO:
Pode ser definido, como o conjunto das
diferentes “formas" nas quais a superfície de um planeta se
“apresenta”, ou seja, está visível.
2) O
QUE SÃO AS DEPRESSÕES?
As depressões são formas com idades
geológicas muito antigas e altitudes menores, que as outras
formas de relevo.
3) EXPLIQUE
E FAÇA UM DESENHO:
a) DEPRESSÃO
ABSOLUTA: Encontram-se
abaixo do nível do mar.
b) DEPRESSÃO
RELATIVA: Quando encontram-se
acima do nível do mar, podendo atingir até -400 metros de
altitude
4) O
QUE SÃO PLANÍCIES E QUAIS SUAS ALTITUDES?
As planícies são formas com idades
geológicas “não muito antigas”, com baixas altitudes planas,
atingindo de 0 à 100 metros.
5) O
QUE SÃO PLANALTOS E QUAIS SUAS ALTITUDES?
Os planaltos são formas com idades
geológicas “recentes”, com altitudes elevadas e planas,
atingindo de 100 à 300 metros.
6) O
QUE SÃO MONTANHAS E QUAIS SUAS ALTITUDES?
As montanhas são formas com
idades geológicas “jovens”, com altitudes muito elevadas e irregulares,
além de processos de formação ainda presentes, atingindo
de 300 à 8.848 metros de altitude (pico do Monte Everest,
local mais alto do mundo).
7) CLASSIFIQUE
E LISTE O RELEVO BRASILEIRO:
a) PLANALTOS:
1. PLANALTO DAS GUIANAS
2. PLANALTO CENTRAL
4. PLANALTO MARANHÃO-PIAUÍ
5. PLANALTO NORDESTINO
6. PLANALTO MERIDIONAL
7. PLANALTO URUGUAIO-SUL-RIO-GRANDENSE
8. SERRAS E PLANALTOS DO LESTE E SUDESTE
b) PLANÍCIES
E TERRAS BAIXAS:
1. PLANÍCIES E TERRAS BAIXAS
COSTEIRAS
2. PLANÍCIES E TERRAS BAIXAS AMAZÔNICAS
3. PLANÍCIE DO PANTANAL
8) QUAIS AS FORMAS DE
PLANALTOS ENCONTRADAS NO BRASIL? As
principais formas de planaltos do Brasil são: Picos, serras, colinas, morros e
chapadas.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
1)
QUAIS SÃO AS 5 PRINCIPAIS CAMADAS DA A
TMOSFERA, EXPLIQUE CADA UMA DELAS:
Aula 14 - Referente ao período de
06/07 à 11/07 :
Correções das atividades no
caderno : AULAS 7 E 8
Por favor revisem cada questão no
caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as
tenham de forma correta!!!
Troposfera: É a primeira camada da atmosfera
atingindo até 20 Km, nela ocorrem a maioria dos fenômenos
meteorológicos, a densidade do ar é maior, porém diminui
conforme altitude aumenta (a temperatura cai 10 graus à cada
quilômetro).
Estratosfera:
É a segunda camada
da atmosfera atingindo de 20 à 50 Km, nela a temperatura
diminui mais ainda, por isso, praticamente não existe vapor de água e
nuvens. O ar rarefeito facilita a passagem dos aviões.
Mesosfera:
É a terceira
camada da atmosfera atingindo de 50 à 85 Km, nela a temperatura
é baixa e o ar muito rarefeito.
Termosfera:
É a quarta camada da
atmosfera atingindo de 85 à 690 Km, nela o ar é composto
por íons, que são partículas utilizadas nos sistemas de comunicação
(TV, GPS, rádio, etc).
Exosfera: É a quinta, última e maior
camada da atmosfera, atingindo de 690 à 10.000 Km,
nela o ar é totalmente rarefeito, composto por gás hélio e
hidrogênio, com a temperatura chegando até 1000 °C.
2)
EM QUAL CAMADA OCORREM OS FENÔMENOS
ATMOSFÉRICOS?
Troposfera.
3)
O QUE É A CAMADA DE OZÔNIO?
É uma frágil camada composta
por um gás chamado ozônio (O3), localizada na estratosfera, ela protege a superfície
dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.
4)
EXPLIQUE O QUE É O EFEITO ESTUFA :
O efeito estufa é um fenômeno
natural (intensificado pela ação humana),
ocasionando pela concentração de gases nocivos na atmosfera
formando uma “faixa”, que regula a passagem dos raios
solares e controla a absorção/expulsão do calor.
5)
EXPLIQUE O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL E
OS PRINCIPAIS GASES NOCIVOS QUE CONTRIBUEM PARA ESSE PROCESSO:
O aquecimento
global é o resultado
da emissão descontrolada dos gases nocivos, que por sua vez, é aumentado
devido as ações inconsequentes dos seres humanos, isso explica o aumento
da temperatura global, o derretimento das geleiras/calotas polares e
a extinção de espécies. Os gases mais nocivos para a atmosfera
são: Dióxido de Cabono (CO2) e
Metano (CH4).
6)
EXPLIQUE O QUE É A CIRCULAÇÃO
ATMOSFÉRICA:
É o comportamento dos movimentos
do ar na atmosfera, este processo gera grandes células de
circulação organizada por 3 módulos divididos entre os hemisférios,
que movem os ventos das menores latitudes para as maiores
latitudes, a partir delas são definidas as zonas climáticas.
7)
EXPLIQUE O QUE É PRESSÃO ATMOSFÉRICA:
Pressão atmosférica pode ser entendida como a força
exercida pelo ar na superfície, agindo através de fatores como
a umidade e temperatura do ar e ocasionando a diminuição
da densidade do ar.
8)
FAÇA UM LISTRAÇÃO LOCALIZANDO E CITANDO
CADA UMA DAS ZONAS CLIMÁTICAS:
9)
O QUE SÃO ÁREAS DE BAIXA PRESSÃO?
As áreas
de baixa pressão realizam um movimento de convergência
para o seu centro (de baixo para cima), isso explica a maior
concentração de umidade e temperaturas mais elevadas,
isso explica a maior ocorrência de chuvas, principalmente nas zonas
intertropicais ou subtropicais.
10)
O QUE SÃO ÁREAS DE ALTA PRESSÃO?
As áreas de alta pressão
realizam um movimento de divergência para fora do seu centro,
isso explica a menor concentração de umidade (ar seco) e temperaturas
menores, isso explica a menor ocorrência de chuvas,
principalmente nas zonas temperadas ou polares.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES