Páginas


TURMA 91 - Ciências

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 91

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira

Email: ppaulopereir93@gmail.com

WhatsApp:(51) 984183918

__________________________________________________________________________________________


AULA PROGRAMADA


Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Ciências


Atividade 9° ano                                                          Data: 16/03/2020 a 20/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

Coronavírus

Para começar esse assunto, devemos saber que o coronavírus não se trata de um vírus novo, ele foi isolado (separação do material genético do vírus para estudo) em 1937, mas somente  em 1965 que foi descrito como coronavírus, por sua estrutura ser semelhante ao de uma coroa.
O coronavírus pertence a uma família de vírus que causam infecções respiratórias. No entanto, o coronavírus sofreu uma mutação, que foi descoberto em 31/12/19, após registros de casos na China. Assim passou a ser chamado de COVID-19.
Muitas pessoas são infectadas com os coronavírus mais comuns ao longo da vida, as crianças pequenas são mais propensas a se infectarem com eles. Sim, existem outros coronavírus, como o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1, esses são os mais comuns e capazes de infectarem os humanos.
Lembrando que o coronavírus sofreu uma mutação, surgindo assim um novo vírus, a COVID-19 (novo coronavírus).
A COVID-19 causa problemas respiratórios semelhantes a gripe, e sintomas como tosse, febre e em casos mais graves, dificuldade para respirar.
A principal forma de contágio da COVID-19 (novo coronavírus), se dá através do contato com uma pessoa infectada, que por sua vez transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Também se propaga quando a pessoa toca em superfícies ou objetos contaminados e depois tocando nos olhos, nariz ou boca.
Como modo de prevenção, lave sempre as mãos com água e sabão, se não for possível, faça o uso do álcool em gel.

Segue uma entrevista com o Virologista Paulo Eduardo Brandão:
De acordo com o virologista Paulo Eduardo Brandão, expert em coronavírus e professor da Universidade de São Paulo (USP), há duas hipóteses mais documentadas: na primeira, o vírus foi entrando em contato aos poucos com a espécie humana e criando estratégias para fazer o salto. Na segunda, ele teria vindo mais “pronto” de um morcego e feito a transmissão interespécie de modo mais acelerado.
“Morcegos podem ser infectados por vários tipos de coronavírus no mundo todo. Já encontramos até alguns exemplares com esses vírus na cidade de São Paulo”, diz Brandão. Que fique claro: os bichos daqui carregavam OUTROS coronavírus, não o causador da pandemia.
Na história natural da passagem para o corpo humano, ainda se suspeita que o vírus da Covid-19 possa ter feito um pit stop evolutivo num mamífero chamado pangolim, como mostra essa matéria de VEJA. O certo, porém, é que a coisa veio de morcegos. E lá na China.
“É provável que o contato silvestre tenha sido o principal vetor de transmissão. Nessas situações, as pessoas têm contato com saliva e fezes dos morcegos”, avalia Brandão. Essa tese teria mais sustento que a de que tudo começou com alguém que degustou sopa de morcego. No entanto, a caça desses animais e a introdução deles em mercados pode ter dado sua pitada de contribuição.
Teorias à parte, o que se sabe é que o novo coronavírus já sofreu diversas mutações e tem uma configuração própria para infectar seres humanos. “A evolução do vírus não para”, ressalta o professor da USP.
Para aqueles que curtem teorias da conspiração: a história de que o SARS-CoV-2 teria sido fabricado em laboratório não tem respaldo algum da ciência. Inclusive, pesquisas preliminares indicam que, pela análise genômica do vírus, há um padrão de mutações aleatório que o tornou mais infeccioso para nossa espécie. Não é tecnologia. É seleção natural!

Exercícios:

1.              O que a COVID-19 causa?

2.              Em que ano surgiu o primeiro caso de coronavírus?

3.              Por que o nome de coronavírus?

4.              O coronavírus é um vírus novo?

5.              Como prevenir a COVID-19?

________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                          Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

Átomo
átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.
Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.
                                                           

Modelos Atômicos
Para John Dalton, a teoria de Leucipo e Demócrito era bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.
Através da descoberta do elétron (partícula constituinte do átomo com carga elétrica negativa), o modelo de Dalton ficou defasado. Assim, com os estudos de Thomson, um novo modelo foi idealizado.
De acordo com este novo modelo, o átomo era uma esfera de carga elétrica positiva incrustada com elétrons, com carga negativa, tornando-se assim eletricamente neutro. Ficou conhecido como pudim de passas.


Rutherford ao bombardear partículas alfa sobre uma lâmina de ouro percebeu que a maioria atravessava a lâmina. Enquanto que uma menor parte sofria pequeno desvio, e uma parte ínfima sofria grande desvio contrário à trajetória.
A partir desse experimento, foi possível perceber que os átomos não eram maciços como se pensava, mas dotados de grande espaço vazio. Assim como, que eram constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente. Essa nuvem eletrônica era composta por elétrons que giravam em órbitas elípticas ao redor do núcleo (assim como os planetas ao redor do sol).
Também constatou-se que a maior parte da massa de um átomo se concentra no núcleo (que rebatia as partículas alfa no sentido contrário do bombardeio).
Mas ainda havia um enigma: De acordo com a teoria das ondas eletromagnéticas, os elétrons ao girarem em torno do núcleo perderiam gradualmente energia, começariam a descrever um movimento helicoidal, e simplesmente cairiam no núcleo. Mas, como isso pode acontecer se os átomos são estruturas estáveis?
Dois anos após Rutherford ter exposto o seu modelo atômico, Niels Bohr o aperfeiçoou. A teoria de Bohr pode ser fundamentada em três postulados:
1)      Os elétrons descrevem, ao redor do núcleo, órbitas circulares com energia fixa e determinada. Sendo denominadas órbitas estacionárias;
2)      Durante o movimento nas órbitas estacionárias, os elétrons não emitem energia espontaneamente;
3)      Quando um elétron recebe energia suficiente do meio externo, realiza um salto quântico: migra entre dois orbitais. E, como tende a voltar ao orbital inicial, a energia recebida é emitida na mesma quantidade para o meio. Sendo essa energia (recebida e emitida) a diferença energética entre os dois orbitais.
Apesar de bastante difundida no ensino médio, o modelo atômico de Rutherford-Bohr é, em parte, ineficiente. Pois:
  • Os elétrons, na prática, não realizam trajetórias circulares ou elípticas ao redor do núcleo;
  • Não deixa claro o porquê de os elétrons não perderem energia durante seu movimento;
  • Não explica a eletrosfera de átomos que possuem muitos elétrons.
Assim, o modelo atômico ideal está sendo obtido a cada dia em que se descobrem mais informações acerca da estrutura íntima da matéria.

_________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

Estrutura de um Átomo

Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons (na verdade, apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutron: é apenas um elétron girando em torno de um próton).
  • Elétrons – Os elétrons são partículas de massa muito pequena (cerca de 1840 vezes menor que a massa do próton. Ou aproximadamente 9,1.10-28g) dotados de carga elétrica negativa: -1,6.10-19C. Movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.
  • Prótons – Os prótons são partículas que, junto aos nêutrons, formam o núcleo atômico. Possuem carga positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons; assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.
  • Nêutrons – Os nêutrons, junto aos prótons, formam o núcleo atômico. E, como possuem massa bastante parecida, perfazem 99,9% de toda a massa do átomo. Possuem carga elétrica nula (resultante das sub-partículas que os compõem), e são dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron (princípio da fissão nuclear) causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe.
Os elétrons estão dispostos em 8 camadas que constituem a eletrosfera. Para cada camada, determinado número de subníveis (orbitais) são preenchidos. A mais externa é chamada camada de valência, sendo também a mais energética.

Exercícios:
1.      O que são elétrons?
2.      Qual foi o modelo atômico proposto por Thomson?
3.      O que são prótons?
4.      O que é átomo?
5.      O que são nêutrons?
____________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 06/04/2020 a 09/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

Classificação dos Elementos

A classificação periódica dos elementos é feita baseada na Tabela Periódica. A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos.
As fileiras horizontais na tabela periódica são chamadas períodos e as colunas verticais são chamadas grupos. A primeira coluna (grupo 1) da tabela periódica é a dos metais alcalinos e a última coluna (grupo 18) é a dos gases nobres. As propriedades dos elementos do mesmo grupo são semelhantes.
Existem sete períodos e são:
• 1º: Camada K
• 2º: Camada L
• 3º: Camada M
• 4º: Camada N
• 5º: Camada O
• 6º: Camada P
• 7º: Camada Q
Na Tabela Periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica:
• Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
• Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
• Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos.
• Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.
Além disso, podemos classificar os elementos de acordo com suas propriedades físicas nos seguintes grupos:
Metais: Eles constituem a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, são maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio.
Não-Metais: São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho.
Gases Nobres: São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a inércia química.
Hidrogênio: O hidrogênio é um elemento considerado à parte por ter um comportamento único.



_________________________________________________________________________________

Classificação dos elementos

Exercícios:
1.      Fazer uma pesquisa sobre as famílias existentes dentro da tabela periódica, apontando o seu grupo correspondente. Insira na posição correta na tabela do exercício 5
2.      Quais são os elementos que constituem a maior parte da tabela periódica e são bons condutores de eletricidade e calor?
3.      Como são chamadas as fileiras horizontais presentes na tabela periódica?
4.      A qual grupo pertencem os gases nobres?
5.      Faça o desenho da tabela periódica completa abaixo:




________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                          Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 20/04/2020 a 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
_________________________________________________________________________________

Estados Físicos da Matéria

Os estados físicos da matéria correspondem às formas pela qual a matéria pode se apresentar na natureza.
Esses estados são definidos de acordo com a pressão, temperatura e sobretudo, pelas forças que atuam nas moléculas.
A matéria, constituída de pequenas partículas (átomos e moléculas), corresponde a tudo aquilo que possui massa e que ocupa determinado lugar no espaço.
Podendo se apresentar em três estados: sólido, líquido e gasoso.



 Estados Sólido, Líquido e Gasoso

No estado sólido as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e possuem forma própria e volume constante, por exemplo, o tronco de uma árvore ou o gelo (água em estado sólido).

No estado líquido, as moléculas já apresentam uma menor união e maior agitação, de forma que apresentam forma variável e volume constante, por exemplo, a água em determinado recipiente.

Já no estado gasoso, as partículas que formam a matéria apresentam intensa movimentação, pois as forças de coesão são pouco intensas nesse estado. Neste estado, a substância apresenta forma e volume variáveis.

Sendo assim, no estado gasoso, a matéria terá forma segundo o recipiente que se encontra, caso contrário ela permanecerá disforme, tal qual o ar que respiramos e não vemos.

Para exemplificar, podemos pensar no botijão de gás, o qual apresenta gás comprimido que adquiriu determinada forma.

 

Mudanças de Estados Físicos

As mudanças de estado físico dependem basicamente da quantidade de energia recebida ou perdida pela substância. Existem essencialmente cinco processos de mudanças de estado físico:

1.              Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.

2.              Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação (aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).

3.              Liquefação ou Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a formação do orvalho.

4.              Solidificação: passagem do estado líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.

5.              Sublimação: passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco (dióxido de carbono solidificado).

__________________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                          Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 27/04/2020 a 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
_________________________________________________________________________


Outros Estados Físicos

Além dos três estados básicos da matéria, existe ainda mais dois: o plasma e o condensado de Bose-Einstein.

O plasma é considerado o quarto estado físico da matéria e representa o estado onde o gás encontra-se ionizado. O Sol e as estrelas são formados basicamente de plasma.

Acredita-se que a maior parte da matéria que existe no universo está em estado de plasma.

Além do plasma, existe ainda um quinto estado da matéria chamado de condensado de Bose-Einstein. Que recebeu esse nome por ter sido previsto teoricamente pelos físicos Satyendra Bose e Albert Einstein.

Um condensado é caracterizado pelas partículas se comportam de maneira extremamente organizada e vibrarem com a mesma energia como se fossem um único átomo.

Esse estado não é encontrado na natureza e foi produzido pela primeira vez em 1995 em laboratório.

Para se chegar a ele é necessário que as partículas sejam submetidas a uma temperatura próxima do zero absoluto (- 273 ºC).

__________________________________________________________________________________________


AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                          Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 01/06/2020 a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


Quarto estado físico da matéria
Plasma
plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo. Os elétrons acabam “soltando-se” e a substância torna-se uma massa disforme, eletricamente neutra e formada por elétrons e núcleos dissociados.
É comum no nosso cotidiano encontrarmos as substâncias em seus três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. Apesar de não ser fácil a obtenção do plasma na superfície do nosso planeta, ele constitui 99% de tudo o que existe no universo. Isso porque grande parte dos astros celestes é formada por substâncias nesse estado de agregação. Embora raros, podemos citar alguns exemplos da presença do plasma, como o fogo, lâmpadas fluorescentes, televisão com tela de plasma, os raios, entre outros.
Para compreender melhor como se forma o plasma, tomemos como exemplo o caso da água. Ao fornecermos energia (calor) ao gelo, ele derrete e transforma-se em água. Ao fornecer energia à água, ela evapora e transforma-se em vapor. Se fornecermos mais energia ainda ao vapor, a agitação térmica molecular será maior do que as forças de ligação que mantêm os elétrons em órbita e ocorrerá ionização dos gases (oxigênio e hidrogênio), o que fará com que a substância torne-se condutora de eletricidade e calor.

Na figura a seguir vemos os quatro estados físicos da matéria:

A figura mostra os quatro estados físicos da matéria. Observe que o plasma é o estado físico do Sol





Os gases e o plasma apresentam algumas características em comum, como a baixa densidade e a capacidade de fluir. Apesar disso, eles não podem ser classificados de forma igual, pois, a nível atômico e molecular, apresentam estruturas e propriedades completamente diferentes. O plasma pode conduzir corrente elétrica melhor do que o cobre, fluir como um líquido viscoso e interagir com campos elétricos e magnéticos, diferentemente dos gases.
Apesar de o plasma ser um bom condutor de eletricidade, uma das suas características mais importantes é a tendência que ele tem de permanecer eletricamente neutro, já que possui a mesma quantidade de cargas elétricas negativas e positivas. A interação entre essas cargas é a responsável pelas propriedades já citadas.
Além disso, o plasma sempre emite luz ao entrar em contato com alguma excitação elétrica e com campos magnéticos. Um exemplo disso são as auroras polares, que se formam a partir da interação entre as partículas solares carregadas e o campo magnético terrestre.
O primeiro cientista a descrever o plasma foi o físico inglês Willian Crookes (1932-1919), na década de 1850, após a criação do tubo de raios catódicos. Este é constituído por um tubo de vidro preenchido por gases a baixa pressão que, ao serem submetidos a uma diferença de potencial, tornam-se condutores.
Quando um gás conduz eletricidade, pode-se observar a formação de pequenos raios, que são denominados raios catódicos. Eles têm a propriedade de emitir luz quando se chocam com as paredes de vidro do tubo, gerando o plasma.
Alguns anos mais tarde, foi J. J. Thompson que descobriu o elétron através do tubo de raios catódicos. Somente em 1928 que Irving Langmuir deu a esses raios o nome de plasma porque a forma do fluido elétrico obtido lembrava o plasma sanguíneo.


Exercícios:
1.      Qual é o quarto estado físico da matéria?
2.      Como esse estado físico é formado?
3.      Quem descobriu o quarto estado físico da matéria?

______________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                          Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 07/06/2020 a 12/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno. 


Quinto estado físico da matéria

Condensado de Bose-Einstein

Em 1995, físicos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos (EUA), concentraram e congelaram um conjunto de 2 mil átomos de rubídio a uma temperatura de apenas 170 bilionésimos de grau acima do zero absoluto (273 graus Celsius negativos). Com isso, pela primeira vez construíram um condensado de Bose-Einstein – uma minúscula porção de matéria cujas partículas se comportam de maneira extremamente organizada, vibrando com a mesma energia e a mesma direção, como se constituíssem um único superátomo. Esse é o quinto estado da matéria, previsto pelo físico alemão Albert Einstein e pelo matemático indiano Satyendra Nath Bose, em 1924.
Até então, conheciam-se apenas quatro estados: sólido, líquido, gasoso e plasma. Todos ligam-se ao movimento de átomos e de moléculas. Essa movimentação define também a temperatura. Quanto mais eles se mexem, mais alta ela é; quanto menos se movimentam, mais baixa ela fica. O plasma, um tipo de gás ionizado, constitui o estado mais caótico, em que os átomos se movem em diferentes velocidades e direções. A partir daí, a matéria se ordena cada vez mais ao passar para os estados gasoso, líquido e sólido.
_________________________________________________________________________________

 AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                           Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve copiada no caderno de cada aluno.

Substância química
Substância química é cada uma das espécies de matéria que constitui o universo.
As substâncias químicas podem ser classificadas de duas formas: quanto ao tipo de ligação que as forma e quanto ao número de elementos químicos que participam na ligação.
Classificação
Tipo de ligação
Quanto ao tipo de ligação, as substâncias são classificadas em iônicas, moleculares ou metálicas. As substâncias iônicas têm pelo menos uma ligação iônica. Exemplo:
NaCl (cloreto de sódio)
NaNO2 (nitrito de sódio)
As substâncias iônicas têm elevados pontos de ebulição e fusão; muitas delas, ao serem dissolvidas na água, têm os seus íons separados por ação da água num processo chamado dissociação iônica; conduzem corrente elétrica em solução aquosa. Acompanhe a tabela com outros exemplos de substâncias iônicas.
SUBSTÂNCIA IÔNICA
DESCRIÇÃO
SULFATO DE BÁRIO
USADO EM ESTUDOS DE RAIOS X NO TRATO GASTRINTESTINAL
ÓXIDO DE CÁLCIO
CAL
CARBONATO DE CÁLCIO
MÁRMORE
ÓXIDO FÉRRICO
FERRUGEM
HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO
ANTIÁCIDO
HIDRÓXIDO DE SÓDIO
SODA CÁUSTICA
As substâncias moleculares são formadas exclusivamente por ligações covalentes. Em geral, têm baixa temperatura de ebulição e de fusão. A maioria delas não conduz eletricidade em solução aquosa. Formam moléculas. Exemplos:
água (H2O)
amoníaco (NH3)

Exercícios:
1.      O que é substância química?
2.      Como são classificadas as substâncias químicas?
3.      Como são formadas as substâncias moleculares
_______________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                           Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.
1.   Substância química
2.      Tabela com outros exemplos de substâncias moleculares:
SUBSTÂNCIA MOLECULAR
DESCRIÇÃO
MONÓXIDO DE CARBONO
GÁS VENENOSO RESULTADO DA COMBUSTÃO INCOMPLETA DA GASOLINA E DO ÁLCOOL
DIÓXIDO DE CARBONO
PRODUTO DA REAÇÃO DE COMBUSTÃO. ABSORVIDO PELAS PLANTAS PARA UTILIZAR NA
FOTOSSÍNTESE
ETANOL
INGREDIENTE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E COMBUSTÍVEL
SACAROSE
AÇÚCAR COMUM
3.      As substâncias metálicas são formadas exclusivamente por ligações metálicas. Exemplos:
4.      Ferro (Fe), Prata (Ag), Ouro (Au), Alumínio (Al).

5.      Número de elementos químicos

6.      Quanto ao número de elementos químicos, as substâncias podem ser classificadas como simples ou compostas.
7.      Substância simples é aquela formada por um único elemento químico.
8.      Ex. Ferro (Fe), Alumínio (Al), gás hidrogênio (H2).
9.      

SUBSTÂNCIA SIMPLES – FERRO
10.  Substância composta é aquela formada por mais de um tipo de elemento químico.
11.  Ex. Cloreto de sódio (NaCl), Monóxido de Carbono (CO), Água (H2O).
12.  

SUBSTÂNCIA COMPOSTA – NaCl
________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professora: Paulo Magno Echeveste Pereira                                          Disciplina: Ciências
Atividade 9° ano                                                          Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Substância química em nosso cotidiano

É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como algo que cause danos à saúde e ao meio ambiente. Este é um uso errôneo para o termo pois, as substâncias químicas estão a toda nossa volta e, inclusive, dentro de nós.
O nosso corpo é formado por diversas substâncias químicas. A água (H2O) compõe mais de 50% da massa do corpo humano e as nossas células são compostas por carboidratos (açucares), lipídiosproteínas, entre outras substâncias. Nossa alimentação também é baseada em substâncias químicas, tanto naturais quanto sintéticas.
Molécula de água.

Substância química é qualquer espécie de matéria formada por uma composição constante de elementos químicos, e que tenha propriedades físicas e químicas definidas.
Por exemplo, a substância química água é um líquido à temperatura ambiente (25°C), de característica incolor e inodora, composta por moléculas de H2O, que à pressão de 1 atm possui temperatura de fusão igual a 0ºC e de ebulição igual a 100°C.
Um mesmo elemento químico pode formar substâncias diferentes, dependendo de como estes elementos se organizam, ou com quais outros elementos se combinam, podendo se ligar com um isótopo ou com outros elementos, formando substâncias simples ou compostas.
Quando um átomo de um elemento se liga a outro átomo isótopo dele, este elemento pode formar mais de um alótropo, como é o caso do oxigênio (O) que forma o gás oxigênio (O2) e o ozônio (O3). Este tipo de combinação é chamada de substância simples, pois temos apenas um tipo de elemento se combinando. Já em situações onde temos mais de um tipo de elemento se ligando, temos substâncias compostas, como é o caso da água (H2O), formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio.
Uma substância química pode ser classificada como pura ou mistura. Substâncias puras possuem características definidas e sempre se comportam da mesma maneira, como é o caso do ácido clorídrico (HCl), ácido forte presente no estômago humano. Já as misturas são a junção de duas ou mais substâncias puras, como a água do mar ou a maionese e podem ser subdivididas em homogêneas ou heterogêneas.
As misturas homogêneas são aquelas em que não há separação de fases, ou seja, ao observarmos ao olho nu, vemos como uma só substância, como é o caso da água do mar, que é formada por H2O e NaCl (dentre outros sais dissolvidos), mas ao olho nu vemos apenas água salgada.
As misturas heterogêneas são aquelas que formam mais de uma fase ao olho nu, como é o caso de óleos bifásicos ou de uma simples mistura de água com areia.
Existe uma classe de substâncias químicas conhecida como coloides. Esta classe apresenta substâncias que ao olho nu parecem como uma substância pura, no entanto, ao olharmos cuidadosamente em um microscópio, vemos uma separação de fases. Um bom exemplo de coloide é a maionese, que ao ser observada no microscópio, é possível ver as moléculas de gordura que a formam dispersas no líquido.
____________________________________________________________________________________