NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 71
Professor: Jaqueline Ribeiro de Souza
Email: profproelee@gmail.com
WhatsApp: ----
ATIVIDADES DE 16.03.20 ATÉ 20.03.20
.
AS
ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS., DE
PREFERÊNCIA FEITAS NO CADERNO, POIS A CORREÇÃO SERÁ FEITA NO RETORNO DAS
AULAS
TAMBÉM!
OBS: Duvidas poderão ser tiradas pelo contato e-mail acima!
Antes de postar meus conteúdos, gostaria de me apresentar! Meu nome é
Jaqueline, sou nova na escola , ou nao! Dei aula na escola em 2009, e
exatamente 10 anos depois eu retornei a escola...o ano passado....!
Estou curiosa para conhecer cada um DE VCS!Espero que tudo volte ao normal o mais rápido possível!
Mas por enquanto um recado: fiquem em casa! Agora um pouco de revisão de Artes!
Este segmento vive hoje um momento assinalado por grande liberdade estilística e cultural, chamado por muitos de período pós-moderno, no qual e possível coexistirem diversas tendências do passado. Para retratar esse fenômeno, estão relacionadas a seguir os principais movimentos artísticos, de forma concisa, complementadas por datas que assinalam as épocas nas quais foram feitos seus primeiros registros na história.
Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, foi realizada em cavernas, grutas ao ar livre. Para criar figuras foram usados corantes naturais, foram usados corantes naturais, fabricados a partir da terra, e a tonalidade preta era obtida do carvão vegetal. Acredita-se que esses símbolos profunda importância para sociedade pré-histórica, desempenhando talvez uma função magica ou até mesmo ritualística.
Os artistas estavam mais interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas pinturas que ainda permanecem são decorações de tumbas – motivo de conservação. As figuras são essencialmente simbólicas e seguem rígidos padrões de representação, mostradas de ângulos que as identificam facilmente em uma escala que se baseava na hierarquia.
Poucos exemplares resistiram á ação do tempo, pois os gregos pintavam diretamente sobre painéis de madeira. Para se ter uma ideia de suas propriedades, e imprescindível estudar a pintura decorativa de vasos, na qual a preocupação com a anatomia e o homem são as principais temáticas.
Com influencia da arte grega, entre os gêneros populares estavam o retrato, a paisagem e as pinturas triunfais e populares que expressavam a realidade vivida. Os suportes eram a madeira, o tecido (linho) e o marfim para painéis portáteis, e a pedra e o estuque para a pintura mural.
A pintura durante esse movimento era praticada em quatro principais ofícios: iluminura de manuscritos, afrescos, painéis e vitrais, ganhando destaque nos últimos três séculos da Idade Média. Na verdade, a arte era vista como um recurso didático para difundir o Cristianismo, exposta como ícone, para intensificar a contemplação e a prece.
Período que marcou o final da Idade Média e começo da Idade Moderna, no qual as telas conquistaram um espaço cênico, suportado por princípios matemáticos e pelas perspectivas linear, rigorosa e científica que permitiram um tratamento real do espaço e da luz.
Este estilo remete a uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens e na natureza morta. Composição assimétrica, em diagonal, acentuado contraste de claro – escuro e escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática são as principais características,
Este estilo remete a uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens e na natureza morta. Composição assimétrica, em diagonal, acentuado contraste de claro- escuro e escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática são principais características.
Período caracterizado por pinturas de forte realismo, em que o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor. As figuras assumiriam uma postura rígida, na qual a luz artificial direcionada ajudou na criação de imagens solidas e monumentais.
Este não foi um estilo unificado em termos de técnica ou temática, pois o principal objetivo deste movimento foram às ideias individuais de cada pintor, que favoreceram o nascimento de liberdade de escolha, de um senso de integridade e independência, e de um espírito avesso ás convenções estilísticas de sistemas de valores genéricos e impessoais.
Datado em 1850, foi utilizado para designar formas de representação objetiva da realidade. Como doutrina estética, o realismo surgiu na França. O enfrentamento direto e imediato da realidade, com o auxílio das técnicas pictóricas, descartou o ilusionismo por parte dos artistas.
Corrente pictórica inaugural da arte moderna iniciada em 1860, caracterizada pelo registro da experiência contemporânea: observação da natureza com base em impressões pessoais e sensações visuais, suspensão dos contornos dos claro–escuros pinceladas fragmentadas; aproveitamento da luminosidade e uso de cores complementares, favorecidos pela pintura ao ar livre.
Corrente artística famosa em 1905 pela liberdade com que os artistas usavam tons puros, nunca mesclados, manipulando – os arbitrariamente, e que deram origem a superfícies planas. As pinceladas nítidas construíram bases lisas, iluminadas por vermelhos, azuis e alaranjados.
Movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha, focado na interiorização da criação artística, projetando na obra uma reflexão individual e subjetiva.
Período que remonta ao ano de 1912, conhecido por tratar as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. Para complementar, elementos heterogêneos – como recortes de jornais, pedaços de madeira e cartas de baralho -, foram agregados a superfície de telas, dando origem ás famosas colagens.
Conhecido como concretização da pesquisa no espaço bidimensional. Procurou-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço.
Sua proposta era de que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinado elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o movimento defendeu o absurdo, incoerência, e desordem e o caos.
Esta arte suprimiu a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. As formas e cores são organizadas da tal maneira que a composição expressa uma concepção geométrica.
Corrente artística moderna de representação do irracional e do subconsciente, que surge todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente. Por meio de qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse qualquer controle, pintores tentavam recriar as imagens do subconsciente.
A expressão vem do inglês opticalarte e significa “arte óptica”, que defendia menos expressão e mais visualização. Apesar do rigor com qual é construída, surgiu em 1950 e simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante, porém excessivamente cerebral e sistemático mais próximo das ciências do que das humanidades.
Movimento criado em 1954, representa os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo dos Estados Unidos, que têm poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade século 20. Uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
A chegada dos portugueses e dos europeus também trouxeram com eles grandes transformações, como o estilo barroco, ligado ao catolicismo.
A pintura acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clássica, sendo que era refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).
Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS., DE PREFERÊNCIA FEITAS NO CADERNO, POIS A CORREÇÃO SERÁ FEITA NO RETORNO DAS AULAS TAMBÉM! .
História da arte – Linha do tempo – Breve resumo
A gênese da pintura vem dos homens das cavernas e se manifestou por meio dos movimentos artísticos ao longo do tempo, com referências marcantes e diferenciadas. Por intermédio da luz, das cores e das formas e possível expressar a concepção do mundo, afinal, a pintura nada mais é do que a manifestação artística mais conhecida de público.Este segmento vive hoje um momento assinalado por grande liberdade estilística e cultural, chamado por muitos de período pós-moderno, no qual e possível coexistirem diversas tendências do passado. Para retratar esse fenômeno, estão relacionadas a seguir os principais movimentos artísticos, de forma concisa, complementadas por datas que assinalam as épocas nas quais foram feitos seus primeiros registros na história.
Períodos da história da arte na linha do tempo
Arte Rupestre (20.000 a.C.)
Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, foi realizada em cavernas, grutas ao ar livre. Para criar figuras foram usados corantes naturais, foram usados corantes naturais, fabricados a partir da terra, e a tonalidade preta era obtida do carvão vegetal. Acredita-se que esses símbolos profunda importância para sociedade pré-histórica, desempenhando talvez uma função magica ou até mesmo ritualística.
Arte Egípcia (3.000 a.C.)
Os artistas estavam mais interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas pinturas que ainda permanecem são decorações de tumbas – motivo de conservação. As figuras são essencialmente simbólicas e seguem rígidos padrões de representação, mostradas de ângulos que as identificam facilmente em uma escala que se baseava na hierarquia.
Arte Grega (Século 9 a.C.)
Poucos exemplares resistiram á ação do tempo, pois os gregos pintavam diretamente sobre painéis de madeira. Para se ter uma ideia de suas propriedades, e imprescindível estudar a pintura decorativa de vasos, na qual a preocupação com a anatomia e o homem são as principais temáticas.
Arte Romana (Século 8 a.C.)
Com influencia da arte grega, entre os gêneros populares estavam o retrato, a paisagem e as pinturas triunfais e populares que expressavam a realidade vivida. Os suportes eram a madeira, o tecido (linho) e o marfim para painéis portáteis, e a pedra e o estuque para a pintura mural.
Arte Gótica (Século 13)
A pintura durante esse movimento era praticada em quatro principais ofícios: iluminura de manuscritos, afrescos, painéis e vitrais, ganhando destaque nos últimos três séculos da Idade Média. Na verdade, a arte era vista como um recurso didático para difundir o Cristianismo, exposta como ícone, para intensificar a contemplação e a prece.
Renascimento (Século 14)
Período que marcou o final da Idade Média e começo da Idade Moderna, no qual as telas conquistaram um espaço cênico, suportado por princípios matemáticos e pelas perspectivas linear, rigorosa e científica que permitiram um tratamento real do espaço e da luz.
Barroco (Século 16)
Este estilo remete a uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens e na natureza morta. Composição assimétrica, em diagonal, acentuado contraste de claro – escuro e escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática são as principais características,
Rococó (Século 17)
Este estilo remete a uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens e na natureza morta. Composição assimétrica, em diagonal, acentuado contraste de claro- escuro e escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática são principais características.
Neoclassicismo (Século 18)
Período caracterizado por pinturas de forte realismo, em que o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor. As figuras assumiriam uma postura rígida, na qual a luz artificial direcionada ajudou na criação de imagens solidas e monumentais.
Romantismo (Século 18)
Este não foi um estilo unificado em termos de técnica ou temática, pois o principal objetivo deste movimento foram às ideias individuais de cada pintor, que favoreceram o nascimento de liberdade de escolha, de um senso de integridade e independência, e de um espírito avesso ás convenções estilísticas de sistemas de valores genéricos e impessoais.
Realismo (Século 19)
Datado em 1850, foi utilizado para designar formas de representação objetiva da realidade. Como doutrina estética, o realismo surgiu na França. O enfrentamento direto e imediato da realidade, com o auxílio das técnicas pictóricas, descartou o ilusionismo por parte dos artistas.
Impressionismo (Século 19)
Corrente pictórica inaugural da arte moderna iniciada em 1860, caracterizada pelo registro da experiência contemporânea: observação da natureza com base em impressões pessoais e sensações visuais, suspensão dos contornos dos claro–escuros pinceladas fragmentadas; aproveitamento da luminosidade e uso de cores complementares, favorecidos pela pintura ao ar livre.
Fauvismo (Século 20)
Corrente artística famosa em 1905 pela liberdade com que os artistas usavam tons puros, nunca mesclados, manipulando – os arbitrariamente, e que deram origem a superfícies planas. As pinceladas nítidas construíram bases lisas, iluminadas por vermelhos, azuis e alaranjados.
Expressionismo (Século 20)
Movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha, focado na interiorização da criação artística, projetando na obra uma reflexão individual e subjetiva.
Cubismo (Século 20)
Período que remonta ao ano de 1912, conhecido por tratar as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. Para complementar, elementos heterogêneos – como recortes de jornais, pedaços de madeira e cartas de baralho -, foram agregados a superfície de telas, dando origem ás famosas colagens.
Futurismo (Século 20)
Conhecido como concretização da pesquisa no espaço bidimensional. Procurou-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço.
Dadaísmo (Século 20)
Sua proposta era de que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinado elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o movimento defendeu o absurdo, incoerência, e desordem e o caos.
Abstracionismo (Século 20)
Esta arte suprimiu a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. As formas e cores são organizadas da tal maneira que a composição expressa uma concepção geométrica.
Surrealismo (Século 20)
Corrente artística moderna de representação do irracional e do subconsciente, que surge todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente. Por meio de qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse qualquer controle, pintores tentavam recriar as imagens do subconsciente.
Op–art (Século 20)
A expressão vem do inglês opticalarte e significa “arte óptica”, que defendia menos expressão e mais visualização. Apesar do rigor com qual é construída, surgiu em 1950 e simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante, porém excessivamente cerebral e sistemático mais próximo das ciências do que das humanidades.
Pop-art (Século 20)
Movimento criado em 1954, representa os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo dos Estados Unidos, que têm poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade século 20. Uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
História da arte no Brasil
A história da arte no Brasil surgiu da mistura de outros estilos e tem início desde o período da Pré-História, com vários sítios arqueológicos espalhados pelo território. Também destaca-se a arte indígena, que é notada desde a época do descobrimento do Brasil, com expressões artísticas muito características das tribos, como danças, rituais, objetos, etc.A chegada dos portugueses e dos europeus também trouxeram com eles grandes transformações, como o estilo barroco, ligado ao catolicismo.
A pintura acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clássica, sendo que era refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).
Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo.
Responda as seguintes perguntas:
1)
Qual é a manifestação artística mais conhecida
no mundo e como iniciou?
2)
Faça uma lista dos principais movimentos
artisticos com suas respectivas datas de inicio:
3)
A pintura realista foi retratada em qual estilo?
4)
Os retratos no interior das casas foram vistos
em 2 estilos. Quais são eles?
5)
O nascimento da liberdade de escolha é visto em
qual estilo?
6)
Como foi caracterizado o Fauvismo?
7)
Qual foi o estilo que tratou as formas da
natureza por meio de figuras geométricas?
8)
Qual foi o movimento em que a imaginação se
manifestou livremente?
9)
Como surgiu a História da arte no Brasil?
10)
O que significa Op-art e Pop- art?
ATIVIDADES DE 23.03.20 ATÉ 27.03.20
. AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS., DE PREFERÊNCIA FEITAS NO CADERNO, POIS A CORREÇÃO SERÁ FEITA NO RETORNO DAS AULAS TAMBÉM! .
CLASSIFICAÇÃO DAS CORES
As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma:- Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o vermelho, azul e amarelo.
- Cores Secundárias: união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
-
Cores Terciárias:
união de uma cor primária e uma secundária, por exemplo,
vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e
laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado
(amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado
(azul e verde).
Significado das Cores Primárias
As cores primárias ou cores puras (vermelho, azul e amarelo), tal como era ensinado tempos atrás, existem sem a mistura de outras cores, ou seja, não podem se decompor em outras. Recebiam esse nome pelo fato de, a partir delas, serem formadas outras cores, as secundárias.
Cores primárias
As cores primárias são chamadas de cores puras, porque elas não surgem pela junção de outras cores. É partir da mistura delas que surgem as cores secundárias.
As cores primárias são: vermelho, azul e amarelo.
Significado das Cores secundárias
O que são Cores secundárias:
Cores secundárias são as cores formadas a partir da combinação de duas cores primárias.
Elas são chamadas de secundárias justamente porque são criadas a partir dessa mistura, ou seja, não são cores puras.
Quais são as cores secundárias?
As cores secundárias são: laranja, roxo e verde. Veja as misturas possíveis entre elas: - O verde é produzido da mistura de azul e amarelo.
- O laranja é feito a partir da combinação da cor amarela com a vermelha.
- O roxo (ou violeta) é criado com a mistura das cores vermelha e azul.
Cores terciárias
Já as cores terciárias são formadas a partir da combinação de uma cor primária com uma cor secundária. São seis misturas possíveis. Veja alguns exemplos:- A combinação do vermelho (cor primária) com o laranja (cor secundária) cria o vermelho-alaranjado (cor terciária).
- A combinação de azul (cor primária) e verde (cor secundária) resulta em azul esverdeado.
- A mistura de amarelo (cor primária) com verde (cor secundária) cria o amarelo esverdeado.
-
A cor roxo surge com a mistura de duas cores primárias, formando uma cor secundária é a mistura de:
a) ( ) vermelho + laranja
b) ( ) amarelo + azul
c) ( ) azul + vermelho
d) ( ) vermelho + azul Cores terciárias são resultado da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São algumas delas:
a) ( ) amarelo esverdeado,
b) ( ) amarelado;
c) ( ) azulado;
d) ( ) laranja.ATIVIDADES DE 30.03.20 ATÉ 03.04.20.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS., DE PREFERÊNCIA FEITAS NO CADERNO, POIS A CORREÇÃO SERÁ FEITA NO RETORNO DAS AULAS TAMBÉM!Cores Neutras, Quentes e Frias
Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber: - Cores Neutras: possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons de cinza e de marrom.
- Cores Quentes: são as cores que transmitem uma sensação de calor, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo.
-
Cores Frias: englobam as cores que transmitem sensação de frio, por exemplo, azul, verde e violeta. Assinale a alternativa incorreta:
a) ( ) os tons de azul são cores frias;
b) ( ) os tons vermelhos sugerem calor;
c) ( ) numa pintura de inverno é comum usar azul e verde;
d) ( ) o amarelo é uma cor fria.
ATIVIDADES DE 06.04.20 ATÉ 10.04.20
. AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS., DE PREFERÊNCIA FEITAS NO CADERNO, POIS A CORREÇÃO SERÁ FEITA NO RETORNO DAS AULAS TAMBÉM!
LINHA
Linha é a
trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço; um conjunto de pontos
que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; elemento visual que
mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si
a idéia de movimento.
Alguns autores classificam
as linhas simplesmente como físicas,
geométricas e geométricas
gráficas:
- Físicas:são aquelas que podem ser enxergadas pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã, barbantes, rachaduras de pisos, fios elétricos etc.
- Geométricas: apresentam comprimento ilimitado não possuindo altura e espessura, sendo apresentadas através da imaginação de cada um de nós quando observamos a natureza.
- Geométricas gráficas: são linhas desenhadas numa superfície, sendo concretizadas quando colocamos a ponta de qualquer material gráfico sobre uma superfície e o movemos seguindo uma direção.
Em artes visuais,
estudaremos as linhas geométricas gráficas
que são classificadas
quanto ao formato em SIMPLES e COMPLEXAS.
As linhas
simples podem ser retas ou curvas.
- Retas - são as linhas que seguem sempre a mesma
direção.
- Curvas - são as
linhas que estão sempre em mudança de direção, de forma constante e suave.
As linhas complexas mudam de direção de forma mais livre e se classificam em:
- Poligonal ou quebrada: é a linha composta por
segmentos de retas que possuem diversas direções.
- Sinuosas ou onduladas: compostas por uma seqüência
de linhas curvas.
- Mista ou
mistilínea: composta por linhas retas e curvas.
Quanto ao tipo de traçado as linhas
podem ser:
- Cheias ou
contínuas: o traço é feito sem nenhuma interrupção, tornando o movimento
visual extremamente rápido.
- Pontilhadas:
representadas por meio de pontos. Os intervalos entre os pontos tornam o
movimento visual mais lento.
- Tracejadas:
representadas por meio de traços. Quanto maior o intervalo entre os traços,
mais lento e pesado é o movimento.
- Combinadas:
representadas por meio de traços e pontos alternados.
UTILIZAÇÃO DAS LINHAS NAS ARTES VISUAIS
As linhas nascem do poder de abstração
da mente humana, uma vez que não há linhas corpóreas no espaço natural. Elas só
se tornam fato físico quando são representadas pela mão humana.
Independente de onde seja utilizada, a
linha é o instrumento fundamental da pré-visualização, ou seja, ela é o meio de
apresentar em forma palpável, concreta, aquilo que só existe na imaginação.
Nas artes visuais, a linha é o elemento
essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de
instrumentos.
Segundo ARNHEIM (1994) as linhas
apresentam-se basicamente de 3 modos diferentes nas artes visuais:
- Linhas objeto: visualizadas como objetos visuais independentes. A
própria linha é uma imagem.
- Linhas de contorno: obtidas quando
envolvem uma área qualquer criando um objeto visual.
- Linhas hachuradas: são formadas por
grupo composto de linhas muito
próximas criando um padrão global simples, os quais se combinam para formar uma
superfície coerente. Hachurar é usar um grupo de linhas para sombrear ou
insinuar texturas.
Quanto mais próximas as linhas, mais
densa a hachura e mais escuras as sombras.
Quanto mais distantes as linhas, menos
densa a hachura e menos escuras as sombras.
As linhas da hachura podem ter
comprimentos e formas diferentes.
SIGNIFICADOS EXPRESSOS PELAS LINHAS
A linha pode assumir formas muito
diversas para expressar uma grande variedade de estados de espírito, uma vez
que reflete a intenção do artista, seus sentimentos e emoções e principalmente
sua visão de mundo.
Quando predomina uma direção, a linha
possui uma tensão que pode ser associada a determinado sentimento ou sensação.
Exemplos:
Linhas
horizontais - sensação de
tranqüilidade, repouso;
Linhas verticais: intenção de altura, atividade, equilíbrio;
Linhas inclinadas: caráter de movimento, instabilidade (pende sempre
para um lado);
Linhas curvas: suavidade, abrangência, repetição, elegância;
Linhas quebradas: agressividade, dinamismo, dão uma certa alegria à
obra;
Linhas mistas: embaraço, confusão.
Linha é um simples deslizar de um lápis no papel. As linhas podem ser:
a) ( ) reta, curva, quebradas;
b) ( ) reta, curva, quebrada,ondulada;
c) ( ) reta, curva, quebrada, ondulada e mistas;
d) ( ) nenhuma das alternativas estão corretas.
Uma linha é considerada mista quando:
a) ( ) varia a sequência de movimento;
b) ( ) conjunto de infinitos pontos consecutivos;
c) ( ) um ponto varia consecutivamente de direção;
d) ( ) uma linha é formada pela mistura de linhas sinuosas ou poligonais
Com o uso das linhas acima, complete o desenho usando linhas abertas, fechadas e figuras geométricas. a) ( ) varia a sequência de movimento;
b) ( ) conjunto de infinitos pontos consecutivos;
c) ( ) um ponto varia consecutivamente de direção;
d) ( ) uma linha é formada pela mistura de linhas sinuosas ou poligonais
ATIVIDADES DE 13.04.20 ATÉ 17.04.20
. Linhas e Figuras Geométricas
Vamos falar um pouco sobre as linhas…
- Podemos ter linhas abertas que, são aquelas que têm duas ou mais pontas, podem ter muitas formas mas, não se unem assim, têm sempre um espaço vazio.
- Podemos ter também, linhas fechadas que, ao contrário das outras unem-se, têm uma forma e, o seu conteúdo forma o interior de uma figura.
Estes dois tipos de linhas, podem formar várias figuras geométricas.
Vamos mostrar-te as quatro figuras geométricas mais comuns e, com as quais te deparas todos os dias.
As folhas do teu caderno de matemática têm dezenas de pequenos quadradinhos onde escrevemos os números.
O copo, caneca
ou taça onde tomas o teu pequeno-almoço antes de ires para a escola
devém de ter círculos tanto na base como no topo.
Grande parte dos telhados das casas são triângulos.
A tua cama é um bom exemplo de um retângulo de que nós todos gostamos muito.
Outra coisa importante de que te deves lembrar é: o exterior e o interior.
O exterior é o
que está fora de um objeto por exemplo, quando nos levantamos ou
quando saímos de casa, estamos na parte exterior da nossa cama ou da
nossa casa.
O interior é o
contrário, quando chegamos a casa ou quando nos deitamos, estamos no
interior da nossa casa ou da nossa caminha, é quando estamos dentro de
um objeto.
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
CURVAS E LINHAS
A Matemática e a arte
Nas obras de arte, também é possível encontrar elementos matemáticos.
Observe a pintura e encontre elementos matemáticos no quadro do pintor
Observe a pintura e encontre elementos matemáticos no quadro do pintor
Kandinsky.
Eis o quadro:
Tente encontrar muitos elementos matemáticos:
Linhas retas e linhas curvas
Linhas retas perpendiculares e paralelas;
Figuras geométricas
Círculos e semi círculos
Ângulos
Quadrados
Triângulos
Retângulos
Linhas abertas e fechadas
(...)
Eis o quadro:
Tente encontrar muitos elementos matemáticos:
Linhas retas e linhas curvas
Linhas retas perpendiculares e paralelas;
Figuras geométricas
Círculos e semi círculos
Ângulos
Quadrados
Triângulos
Retângulos
Linhas abertas e fechadas
(...)
LINHAS ABERTAS E FECHADAS
colorir o desenho abaixo com as cores primárias:
A LINHA ASSANHADA
Carlos Jorge
“Era uma linha assanhada / Era tudo e quase nada.//..
Era torta / Reta, curva / Semi-reta //..
Inventava e / Desinventava formas...”
“Era uma linha assanhada / Era tudo e quase nada.//...Outro dia foi montanha / Se desmanchou virou céu /Se cansou e virou mar / Se aborreceu e virou sol...”
“Era uma linha assanhada / Era tudo e quase nada. //...Reta, curva, torta e quase certa / Certo dia, imitou o homem /Não gostou / Virou bicho / Enrolou e se enroscou //...Virou ponto e sossegou.”
Faça um desenho livre pensando no poema acima...usando os tipos de linha descritas !
SIMETRIA
ATIVIDADES DE 20.04.20 ATÉ 24.04.20 https://www.youtube.com/watch?v=TeCKbjD9O44
Formas Geométricas
Formas geométricas são os formatos das coisas que observamos e são constituídas por um conjunto de pontos.Podemos classificar as formas geométricas em: planas e não planas.
Formas Planas
São as que ao serem representadas ficam totalmente inseridas em um único plano. Apresentam duas dimensões: comprimento e largura.Exemplos
As formas planas podem ser classificadas em polígonos e não polígonos.
Polígonos
São figuras planas fechadas delimitadas por segmentos de reta que são os lados do polígono.Exemplos
Os polígonos recebem nomes conforme o número de lados que apresentam.
Assim, temos:
- 3 lados - Triângulo
- 4 lados - Quadrilátero
- 5 lados - Pentágono
- 6 lados - Hexágono
- 7 lados - Heptágono
- 8 lados - Octógono
- 9 lados - Eneágono
- 10 lados - Decágono
- 12 lados - Dodecágono
- 20 lados - Icoságono
Não polígonos
São formas geométricas não delimitadas totalmente por segmentos de retas. Podem ser abertas ou fechadas.Exemplos
Formas Não Planas
Para representar formas deste tipo é necessário mais de um plano. São figuras com três dimensões: comprimento, altura e largura.Exemplos:
As formas não planas também são chamadas de sólidos geométricos. Eles são classificados em poliedros e não poliedros.
Poliedros
São formados apenas por polígonos. Cada polígono representa uma face do poliedro.A reta de interseção entre duas faces é chamada de aresta. O ponto de interseção de várias arestas é chamado de vértice do poliedro.
Não poliedros
Os não poliedros, também chamados de corpos redondos, apresentam superfícies arredondadas.Fractal
A palavra Fractal foi criada por Benoit Mandelbrot a partir da palavra do latim fractus, que significa irregular ou quebrado.São formas geométricas em que cada parte da figura se assemelha ao todo.
Associada a teoria do caos, a geometria fractal descreve as formas irregulares e quase aleatórias de muitos dos padrões da natureza. Por isso, também é chamada de geometria da natureza.
Os Fractais são formas geométricas de uma beleza incrível com padrões que se repetem infinitamente, mesmo quando limitados a uma área finita.
ATIVIDADES DE 27.04.20 ATÉ 01.05.20
1) Quais são as formas geométricas que vc conseguiu achar visualizando os desenhos acima?
ATIVIDADES DE 01.06.20 ATÉ 05.06.20
História do Tangram:
Apresentação do Tangram:
Atividade 1 com Tangram -
recorte e cole no seu caderno, colorindo as peças de cores diferentes:
Com as peças do Tanrgam, vamos formar oito quadrados diferentes, usando:Só duas peças;
Só três peças;
Só quatro peças;
Só cinco peças;
As sete peças;
atividade 2 - escolha uma das 2 atividades abaixo:
ATIVIDADES DE 08.06.20 ATÉ 12.06.20
ESCOLHA UMA DAS HISTORIAS ABAIXO, RECORTE E COLE NO CADERNO, MONTANDO COM AS PEÇAS DO TAMGRAM:
- A casa do elefante
- O menino chinês
- O cachorro, o gato e o rato
- O galo cantou
- A múmia
ATIVIDADES DE 15.06.20 ATÉ 20.06.20
O que é Mosaico?
O mosaico é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Do grego, o termo mosaico (mouseîn) é relativo às musas.
Até hoje o mosaico é utilizado nas artes e pode ser formado por diversos tipos de materiais (tesselas) em formatos distintos: pedaços de vidro, plástico, papel, cerâmica, porcelana, pedras preciosas, mármore, granito, marfim, grãos, miçangas, conchas, azulejos, ladrilhos, dentre outros.
Um dos exemplos mais notórios no Brasil, são os mosaicos em forma de ondas na calçada de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Além da calçada de Copacabana podemos encontrar diversos mosaicos nas igrejas, museus, avenidas, palácios do Brasil e em peças de artesanato.
Merecem destaque a Quinta da Boa Vista (antigo Palácio São Cristóvão), o Teatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes, todos no Rio de Janeiro.
História do Mosaico
As igrejas bizantinas são um dos maiores exemplos dos mosaicos na antiguidade, a qual fora copiada por civilizações posteriores.
Os mosaicos bizantinos tinham um caráter simétrico e monumental, sendo eles os responsáveis por disseminar essa arte, bem como suas técnicas.
Embora tenham sido um dos primeiros a explorar esse campo das artes, foi no período greco-romano que a arte musiva atinge seu apogeu.
Os temas mais explorados pelos artistas que compunham a arte musiva na antiguidade eram cenas cotidianas, sagradas, de guerra, históricas, mitológicas e paisagens. Certamente, os grandes mosaicos eram produzidos por um grupos de pessoas.
Muitos países da América Latina são ricos em artistas que compõem os mosaicos, por exemplo, o México e o Peru.
Técnica de Mosaico
Atualmente, as pequenas peças que formaram um desenho, são feitas numa base de cimento (argamassa) e podem adornar os pisos, paredes e muitos tipos de superfície.Além da base de cimento para aderir as peças, posteriormente é utilizado rejunto para dar o acabamento final.
Note que muitos povos da antiguidade utilizavam superfícies como madeira, cerâmica e couro e um tipo de resina vegetal para colar as peças.