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7º ano - História

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.



Turmas: 71, 72 e 73

Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga

Email: alexsbfraga@gmail.com

Resultados da pesquisa

Resultado da Web com links de sit


Facebook: Alex Fraga   

(2º  e 4º feiras)

WhatsApp:    989091757   (enviar foto das atividades) (2º  e 4º feiras)





Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)




TAREFA 1.( Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020  )

-leia o texto a baixo e assista o vídeo no link indicado, depois  copie e responda as questões no caderno:



           As invasões  dos bárbaros( Germânicos).



Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano.

Os romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos: o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma invasão, muitas vezes violenta que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de climas agradáveis.

Principais Povos Bárbaros

- Alanos:. Ocuparam a região da Hispânia e o norte da África.
- Saxões: Penetraram e colonizaram as Ilhas Britânicas no século V.
- Francos: estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco.
- Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica
- Anglos e Saxões: penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra .
- Burgúndios: estabeleceram-se no sudoeste da França.
- Visigodos: instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica.
- Suevos: invadiram e habitaram a Península Ibérica
- Vândalos: estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica
- Ostrogodos: invadiram a região da atual Itália .

a) para os romanos quem eram os bárbaros?
b)destaque algumas características dos bárbaros.
c)que motivos levaram os bárbaros a invadirem o império romano do ocidente?
d)que mudanças podemos destacar com a invasão dos povos bárbaros?
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TAREFA 2.( Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020)

Introdução a Idade Média
Pesquise em  livros, internet  ou nos vídeos a baixo indicados e, responda no caderno:
1 – os carolíngios –parte1.      https://www.youtube.com/watch?v=tdHsulxMYJc 
2-   os carolíngios- parte 2 .     https://www.youtube.com/watch?v=SnTsVzDgPvs

a) o que foi a idade média?
b) cite dois aspectos positivos da idade média. Justifique suas respostas.
c) cite dois aspectos negativos da idade média. Justifique suas respostas.

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TAREFA 3.( Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020)

- Copie as questões no caderno e responda.

A fragmentação do Império Carolíngio
O exercício do poder imperial dependia da fidelidade de muitos  senhores. Enquanto Carlos Magno era imperador, os nobres não questionaram seu poder pessoal e permaneceram fiéis. Entretanto, após sua morte, seus herdeiros tiveram dificuldade para exercer o poder, o que era agravado pelas constantes disputas entre eles.
Carlos Magno morreu em 814, e seu filho, Luís I, o Piedoso, assumiu o trono. Mesmo não tendo a força política do pai, Luís conseguiu manter a unidade do império. Após sua morte, contudo, as disputas entre os herdeiros evoluíram para uma guerra civil, que chegou ao fim com a assinatura, em 843, do Tratado de Verdun. O tratado dividiu o Império Carolíngio em três grandes regiões: Carlos, o Calvo, ficou com a França ocidental; Lotário recebeu a Lotaríngia, região central do império; e Luís, o Germânico, ficou com a França oriental.
Para agravar as dificuldades, a partir do século IX os ataques de árabes, húngaros e vikings aumentaram a insegurança da população. Muitos recorreram à proteção militar dos senhores locais, refugiando-se em seus domínios. O medo desses ataques levou à edificação de inúmeros castelos e fortalezas, protegidos por muralhas e fossos, em que viviam guerreiros bem treinados. A fragmentação política e territorial, a afirmação da Igreja Católica e a síntese de tradições romanas e germânicas forneceram as condições para o nascimento de um novo sistema político, econômico e social:o feudalismo.

1. O que mudou no império coma morte de Carlos  Magno?
2. Que fatores contribuíram para o declínio do Império Carolíngio?
3. De acordo com o texto como surgiu o feudalismo?
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TAREFA 4. (Atividades de 06/04/2020 até 10/04/2020)
-Elabore um resumo  contendo as principais características do mundo feudal.

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TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020



- Copie as questões no caderno e responda:




Vozes do passado. O trecho a seguir é do bispo Adalberon de Laon, que viveu no século XI.
Leia-o com atenção.

A lei humana impõe duas condições: o nobre e o servo não estão submetidos ao mesmo regime. Os guerreiros são protetores das igrejas. Eles defendem os poderosos e os fracos, protegem todo mundo, inclusive a si próprios. Os servos, por sua vez, têm outra condição. Esta raça de infelizes não tem nada sem sofrimento. Fornecer a todos alimentos e vestimenta: eis a função do servo. A casa de Deus, que parece una, é portanto tripla: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Todos os três formam um conjunto e não se separam: a obra de uns permite o trabalho dos outros dois e cada qual por sua vez presta seu apoio aos outros.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. a idade média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 89

a) Qual é a função dos nobres?
b) E a dos servos?
c) E os clérigos, por que estão ausentes da lei humana?
d) Qual é o significado de “casa de Deus” nesse texto?



 TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020




-Leia o texto com atenção, copie e responda às questões a seguir.
  Na Idade Média, em função das condições gerais de higiene e saúde serem muito precárias, os índices de mortalidade infantil eram elevadíssimos. A morte de crianças era por todos considerada um fenômeno natural. Sendo a morte dessas crianças algo esperado, pode-se dizer, segundo Philippe Ariès, que o sentimento de infância não existia na Idade Média. Ele procurou evidenciar isso através da análise da literatura e, principalmente, de obras de arte produzidas naquela época. Em grande parte da literatura de então, a figura da criança raramente era contemplada. Quando nela aparecia, geralmente eram relatos de crianças-prodígio que se comportavam e conduziam como um guerreiro adulto. (...) Como a infância era uma fase de desenvolvimento humano sem importância, não havia motivo para retratar um ser que logo iria crescer ou que poderia morrer antes de se tornar adulto. Havia, portanto, um sentimento coletivo de indiferença para com a infância. Esta era um período de transição para a vida adulta, que deveria ser rapidamente ultrapassado e cuja lembrança também era logo perdida.
LUCAS, Maria Angélica O. F. Educação infantil: algumas reflexões sobre seus fundamentos teóricos e metodológicos.  Revista HISTEDBR On-line , Campinas, n. 17, mar. 2005. Disponível em: < www.histedbr.fae.unicamp.br/art08_17.pdf >. Acesso em: 14 jul. 2009.

a) Por que, segundo a autora, na Idade Média a morte de uma criança era considerada um fenômeno natural?
b) Pode-se dizer que, hoje, a morte de uma criança é considerada natural? O que mudou em relação à Idade Média?
c) Por que, segundo o texto, havia um sentimento de indiferença em relação à infância durante a Idade Média?
d) Em sua opinião, qual é hoje o sentimento de nossa sociedade em relação à infância?




TAREFA  7- Atividades de 27/04/2020 até 01/05/2020


- copie no caderno responda.

Leia cada uma das afirmações abaixo e escreva  V , se ela for verdadeira, ou  F , se for falsa.

a) A sociedade feudal era uma sociedade tipicamente urbana; havia um intenso comércio de curta e de longa distância por toda a Europa nesse período. ( )

b) O poder, durante toda a Idade Média, estava completamente centralizado nas mãos dos reis. ( )

c) A relação de suserania e vassalagem era estabelecida entre os senhores feudais (suseranos) e seus servos (vassalos). ( )

d) A unidade produtiva da sociedade feudal era o feudo. ( )

e) Durante um longo período da Idade Média, o rei, apesar de ser considerado o senhor de todos os senhores, era apenas mais um senhor feudal; seus poderes restringiam-se praticamente a seus domínios. ( )
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TAREFA  8- Atividades de 01/06/2020 até 06/06/2020
* copie o texto a baixo no caderno:
A origem do mundo feudal.

      A partir do século III d.C. povos germânicos migram para as terras do Império Romano.

      Século V d.C. => Hunos invadem a Europa Oriental.

      Famílias romanas refugiam-se no campo => Ruralização.
      Propriedades rurais => Núcleos fortificados.
      476 d.C. => Hérulos depõem o imperador romano.
      Surgem os reinos medievais => Mistura-se costumes romanos e germânicos.
O feudo
     Unidade de produção e relações sociais = Senhor possui terras, riquezas e direitos (cobra impostos, taxas e serviços).
        Suserano = Concede o feudo e proteção a alguém e recebe obrigações e serviços.
       Vassalo = Recebe o feudo do suserano a quem deve obrigações e serviços.
       
     Obs.: Um vassalo podia conceder parte do seu feudo a alguém, tornando-se, simultaneamente, suserano.


TAREFA  9- Atividades de 08/06/2020 até 13/06/2020
*copiar no caderno o texto
A Sociedade Feudal

- A Sociedade Feudal organizou-se com base em três grandes ou classes sociais: camponeses, guerreiros e clérigos.
- Toda terra pertencia a um monarca, que estabelecia relações de compromisso com guerreiros  doando terras em troca de favores militares.
    CamponesesSocial e politicamente submetidos aos guerreiros e aos clérigos, os trabalhadores formavam a imensa maioria da população. Eram encarregados de todas as atividades manuais necessárias à sua sobrevivência e ao sustento dos grupos dominantes da sociedade feudal.
        Guerreiros- Os cavaleiros pertenciam a um grupo social que vivia do combate. Os guerreiros lutavam contra os invasores e mantinham o controle militar sobre o restante da população.
        Clero- A religião cristã tornou-se cada vez mais forte na Europa durante a Idade Média. A Igreja passou a ter grandes extensões de terras. Os clérigos apresentavam-se como intermediários entre Deus e a humanidade. Eram verdadeiros soldados de Cristo que acreditavam estar em guerra contra as forças do mal.
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Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)



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TAREFA  10- Atividades de 15/06/2020 até 20/06/2020.

ASSISTA O VÍDEO A BAIXO, E DEPOIS COPIE A QUESTÃO.

1- Identifique a INCORRETA e corrija-a. As principais obrigações dos servos eram:
a) Corveia: obrigação de trabalhar de graça para o senhor dois ou três dias por semana. Além de cuidar das plantações do senhor, o servo devia construir ou consertar caminhos, reparar pontes, cortar e carregar madeira etc.; tudo o que o servo produzia nesses dias era do senhor.
b) Talha: obrigação de dar para o senhor cerca de 30% ou 40% do que produzia no manso servil, lote reservado ao seu próprio uso.
c) Banalidade: pagamento em produtos que os servos deviam ao senhor pelo uso do forno, do moinho e das prensas.
d) Dízimo: 10% da sua produção na forma de imposto de renda pago ao Estado.

WhatsApp:    989091757   (enviar foto das atividades) (2º  e 4º feiras)

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TAREFA  11- Atividades de 15/06/2020 até 20/06/2020.

ASSISTA O VÍDEO A BAIXO, E DEPOIS COPIE A QUESTÃO.

2- Assinale as afirmações que dizem respeito ao feudalismo.
a) Relações baseadas na dependência e na fidelidade.
b) Poder político fortemente centralizado nas mãos do rei.
c) Predomínio do cristianismo.
d) Sociedade igualitária.
e) Comércio intenso feito com o auxílio de moedas.
f) Produção econômica voltada para a subsistência.



WhatsApp:    989091757   (enviar foto das atividades) (2º  e 4º feiras)

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TAREFA  12- Atividades de 29/06/2020 até 04/7/2020.

Atividade

·                    Com base nos estudos feitos durante as aulas 3,4, e 5 referentes as características do mundo feudal,  produza um desenho no caderno demonstrando algumas destas características, depois grave um áudio descrevendo essas características.  Envie a foto do desenho e o áudio para mim até 03/7/2020.


TAREFA  13- Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.

Leia o texto com atenção , depois copie no caderno as questões e responda:

Canção de Rolando, poema do século XI             
O valente Rolando deita-se debaixo de um pinheiro;
Põe-se a lembrar de muitas coisas:
De tantas terras que conquistou galhardamente,
Da doce França, dos homens de sua linhagem.
De Carlos Magno, o Rei que o nutriu.
Não pode cessar de chorar e suspirar.
Mas não querendo esquecer-se,
Clama sua culpa e pede a Deus misericórdia:
Com as mãos postas, chegou ao seu fim.
[...]
Os anjos levam a alma de Rolando,
Deus enviou o seu Anjo Querubim,
E com ele São Miguel do Monte Saint-Michel.
Junto com eles veio São Gabriel.
E levam a alma do conde ao Paraíso.
CANTELE, Bruna Renata; NERY, Daniel Ricardo. Cavaleiro em prosa e verso. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. p. 29.

a) Transcreva frases que expressem a religiosidade presente no poema.
b) O que a leitura do poema permite concluir sobre a relação entre Carlos Magno e Rolando?