NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 71, 72 e 73
Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga
Email: alexsbfraga@gmail.com
Resultados da pesquisa
Resultado da Web com links de sit
Facebook: Alex Fraga
(2º e 4º feiras)WhatsApp: 989091757 (enviar foto das atividades) (2º e 4º feiras)
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
TAREFA 1.( Atividades de 16/03/2020 até
20/03/2020 )
-leia o texto a baixo e assista o vídeo no link indicado,
depois copie e responda as questões no
caderno:
As invasões
dos bárbaros( Germânicos).
Os
povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste
da Europa e noroeste da Ásia,
na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os
séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os
romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para
integrarem o poderoso exército romano.
Os
romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam
fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos:
o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o
século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas
fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma
invasão, muitas vezes violenta que acabou por derrubar o Império Romano do
Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que
ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de
climas agradáveis.
Principais
Povos Bárbaros
-
Alanos:.
Ocuparam a região da Hispânia e o norte da África.
- Saxões:
Penetraram e colonizaram as Ilhas Britânicas no século V.
-
Francos:
estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco.
- Anglos
e Saxões:
penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra .
-
Burgúndios:
estabeleceram-se no sudoeste da França.
- Suevos: invadiram e habitaram a Península Ibérica
-
Ostrogodos:
invadiram a região da atual Itália .
a) para os romanos quem eram os bárbaros?
b)destaque algumas características dos bárbaros.
c)que motivos levaram os bárbaros a invadirem o império
romano do ocidente?
d)que mudanças podemos destacar com a invasão dos povos
bárbaros?
________________________________________________
TAREFA 2.( Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020)
Introdução a Idade
Média
Pesquise em livros,
internet ou nos vídeos a baixo indicados
e, responda no caderno:
1 – os carolíngios –parte1. https://www.youtube.com/watch?v=tdHsulxMYJc
2- os carolíngios-
parte 2 . https://www.youtube.com/watch?v=SnTsVzDgPvs
a) o que foi a idade média?
b) cite dois aspectos positivos da idade média. Justifique
suas respostas.
c) cite dois aspectos negativos da idade média. Justifique
suas respostas.
__________________________________________________
TAREFA 3.(
Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020)
- Copie as
questões no caderno e responda.
A fragmentação do Império Carolíngio
O exercício do poder imperial dependia da fidelidade de muitos senhores. Enquanto Carlos Magno era imperador, os nobres não questionaram seu poder pessoal e permaneceram fiéis. Entretanto, após sua morte, seus herdeiros tiveram dificuldade para exercer o poder, o que era agravado pelas constantes disputas entre eles.
Carlos Magno morreu em 814, e seu filho, Luís I, o Piedoso, assumiu o trono. Mesmo não tendo a força política do pai, Luís conseguiu manter a unidade do império. Após sua morte, contudo, as disputas entre os herdeiros evoluíram para uma guerra civil, que chegou ao fim com a assinatura, em 843, do Tratado de Verdun. O tratado dividiu o Império Carolíngio em três grandes regiões: Carlos, o Calvo, ficou com a França ocidental; Lotário recebeu a Lotaríngia, região central do império; e Luís, o Germânico, ficou com a França oriental.
Para agravar as dificuldades, a partir do século IX os ataques de árabes, húngaros e vikings aumentaram a insegurança da população. Muitos recorreram à proteção militar dos senhores locais, refugiando-se em seus domínios. O medo desses ataques levou à edificação de inúmeros castelos e fortalezas, protegidos por muralhas e fossos, em que viviam guerreiros bem treinados. A fragmentação política e territorial, a afirmação da Igreja Católica e a síntese de tradições romanas e germânicas forneceram as condições para o nascimento de um novo sistema político, econômico e social:o feudalismo.
O exercício do poder imperial dependia da fidelidade de muitos senhores. Enquanto Carlos Magno era imperador, os nobres não questionaram seu poder pessoal e permaneceram fiéis. Entretanto, após sua morte, seus herdeiros tiveram dificuldade para exercer o poder, o que era agravado pelas constantes disputas entre eles.
Carlos Magno morreu em 814, e seu filho, Luís I, o Piedoso, assumiu o trono. Mesmo não tendo a força política do pai, Luís conseguiu manter a unidade do império. Após sua morte, contudo, as disputas entre os herdeiros evoluíram para uma guerra civil, que chegou ao fim com a assinatura, em 843, do Tratado de Verdun. O tratado dividiu o Império Carolíngio em três grandes regiões: Carlos, o Calvo, ficou com a França ocidental; Lotário recebeu a Lotaríngia, região central do império; e Luís, o Germânico, ficou com a França oriental.
Para agravar as dificuldades, a partir do século IX os ataques de árabes, húngaros e vikings aumentaram a insegurança da população. Muitos recorreram à proteção militar dos senhores locais, refugiando-se em seus domínios. O medo desses ataques levou à edificação de inúmeros castelos e fortalezas, protegidos por muralhas e fossos, em que viviam guerreiros bem treinados. A fragmentação política e territorial, a afirmação da Igreja Católica e a síntese de tradições romanas e germânicas forneceram as condições para o nascimento de um novo sistema político, econômico e social:o feudalismo.
1. O que mudou no império coma morte de Carlos Magno?
2. Que fatores contribuíram para o declínio do Império Carolíngio?
3. De acordo com o texto como surgiu o feudalismo?
_________________________________________________
TAREFA 4. (Atividades de 06/04/2020 até
10/04/2020)
-Elabore um
resumo contendo as principais
características do mundo feudal.
TAREFA 5- Atividades
de 13/04/2020 até 17/04/2020
- Copie as questões no caderno e responda:
Vozes do passado. O trecho a seguir é do bispo
Adalberon de Laon, que viveu no século XI.
Leia-o com atenção.
A
lei humana impõe duas condições: o nobre e o servo não estão submetidos ao
mesmo regime. Os guerreiros são protetores das igrejas. Eles defendem os
poderosos e os fracos, protegem todo mundo, inclusive a si próprios. Os servos, por sua vez, têm outra
condição. Esta raça de infelizes não tem nada
sem sofrimento. Fornecer a todos alimentos e vestimenta: eis a função do servo.
A casa de Deus, que parece una, é portanto tripla: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Todos os três formam um
conjunto e não se separam: a obra de uns permite
o trabalho dos outros dois e cada qual por sua
vez presta seu apoio aos outros.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. a idade média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 89
FRANCO JÚNIOR, Hilário. a idade média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 89
a) Qual é a função dos nobres?
b) E a dos servos?
c) E os clérigos, por que estão ausentes da lei humana?
d) Qual é o significado de “casa de Deus” nesse texto?
b) E a dos servos?
c) E os clérigos, por que estão ausentes da lei humana?
d) Qual é o significado de “casa de Deus” nesse texto?
TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020
até 24/04/2020
-Leia o
texto com atenção, copie e responda às questões a seguir.
Na
Idade Média, em função das condições gerais de higiene e saúde serem muito
precárias, os índices de mortalidade infantil eram elevadíssimos. A morte de
crianças era por todos considerada um fenômeno natural. Sendo a morte dessas
crianças algo esperado, pode-se dizer, segundo Philippe Ariès, que o sentimento
de infância não existia na Idade Média. Ele procurou evidenciar isso através da
análise da literatura e, principalmente, de obras de arte produzidas naquela
época. Em
grande parte da literatura de então, a figura da criança raramente era
contemplada. Quando nela aparecia, geralmente eram relatos de crianças-prodígio
que se comportavam e conduziam como um guerreiro adulto. (...) Como a infância
era uma fase de desenvolvimento humano sem importância, não havia motivo para
retratar um ser que logo iria crescer ou que poderia morrer antes de se tornar
adulto. Havia, portanto, um sentimento coletivo de indiferença para com a
infância. Esta era um período de transição para a vida adulta, que deveria ser
rapidamente ultrapassado e cuja lembrança também era logo perdida.
LUCAS, Maria
Angélica O. F. Educação infantil: algumas reflexões sobre seus fundamentos teóricos
e metodológicos. Revista HISTEDBR
On-line , Campinas, n. 17, mar. 2005. Disponível em: < www.histedbr.fae.unicamp.br/art08_17.pdf >. Acesso em: 14 jul. 2009.
a) Por
que, segundo a autora, na Idade Média a morte de uma criança era considerada um
fenômeno natural?
b)
Pode-se dizer que, hoje, a morte de uma criança é considerada natural? O que
mudou em relação à Idade Média?
c) Por
que, segundo o texto, havia um sentimento de indiferença em relação à infância
durante a Idade Média?
d) Em
sua opinião, qual é hoje o sentimento de nossa sociedade em relação à infância?
TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até
01/05/2020
- copie no caderno responda.
Leia
cada uma das afirmações abaixo e escreva
V , se ela for verdadeira, ou F ,
se for falsa.
a) A
sociedade feudal era uma sociedade tipicamente urbana; havia um intenso
comércio de curta e de longa distância por toda a Europa nesse período. ( )
b) O
poder, durante toda a Idade Média, estava completamente centralizado nas mãos
dos reis. ( )
c) A
relação de suserania e vassalagem era estabelecida entre os senhores feudais
(suseranos) e seus servos (vassalos). ( )
d) A
unidade produtiva da sociedade feudal era o feudo. ( )
e)
Durante um longo período da Idade Média, o rei, apesar de ser considerado o
senhor de todos os senhores, era apenas mais um senhor feudal; seus poderes
restringiam-se praticamente a seus domínios. ( )
__________________________________________
TAREFA 8- Atividades de 01/06/2020 até
06/06/2020
* copie o texto a baixo no caderno:
A origem do mundo feudal.
• A partir do século III d.C. povos germânicos
migram para as terras do Império Romano.
• Século V d.C. => Hunos invadem a Europa
Oriental.
• Famílias romanas refugiam-se no campo => Ruralização.
• Propriedades rurais => Núcleos
fortificados.
• 476 d.C. => Hérulos depõem o imperador
romano.
• Surgem os reinos medievais => Mistura-se
costumes romanos e germânicos.
O feudo
Unidade de produção e
relações sociais = Senhor
possui terras, riquezas e direitos (cobra impostos, taxas e serviços).
Suserano = Concede o feudo e proteção a alguém e recebe
obrigações e serviços.
Vassalo = Recebe o
feudo do suserano a quem deve obrigações e serviços.
Obs.: Um
vassalo podia conceder parte do seu feudo a alguém, tornando-se,
simultaneamente, suserano.
TAREFA 9- Atividades de 08/06/2020 até
13/06/2020
*copiar no caderno o texto
A Sociedade Feudal
- A Sociedade
Feudal organizou-se com base em três grandes ou classes sociais: camponeses,
guerreiros e clérigos.
- Toda terra
pertencia a um monarca, que estabelecia relações de compromisso com
guerreiros doando terras em troca de
favores militares.
Camponeses- Social e politicamente submetidos aos
guerreiros e aos clérigos, os trabalhadores formavam a imensa maioria da
população. Eram encarregados de todas as atividades manuais necessárias à sua
sobrevivência e ao sustento dos grupos dominantes da sociedade feudal.
Guerreiros- Os cavaleiros
pertenciam a um grupo social que vivia do combate. Os guerreiros lutavam contra
os invasores e mantinham o controle militar sobre o restante da população.
Clero- A religião
cristã tornou-se cada vez mais forte na Europa durante a Idade Média. A Igreja
passou a ter grandes extensões de terras. Os clérigos apresentavam-se como
intermediários entre Deus e a humanidade. Eram verdadeiros soldados de Cristo
que acreditavam estar em guerra contra as forças do mal.
________________________________________
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
__________________________________________
TAREFA 10- Atividades de 15/06/2020 até
20/06/2020.
ASSISTA O VÍDEO A BAIXO, E DEPOIS COPIE A QUESTÃO.
1- Identifique a INCORRETA e corrija-a. As principais
obrigações dos servos eram:
a) Corveia: obrigação de trabalhar de graça para o senhor
dois ou três dias por semana. Além de cuidar das plantações do senhor, o servo
devia construir ou consertar caminhos, reparar pontes, cortar e carregar madeira
etc.; tudo o que o servo produzia nesses dias era do senhor.
b) Talha: obrigação de dar para o senhor cerca de 30% ou 40%
do que produzia no manso servil, lote reservado ao seu próprio uso.
c) Banalidade: pagamento em produtos que os servos deviam ao
senhor pelo uso do forno, do moinho e das prensas.
d) Dízimo: 10% da sua produção na forma de imposto de renda
pago ao Estado.
WhatsApp: 989091757 (enviar foto das atividades) (2º e 4º feiras)
______________________________________________________________
TAREFA 11- Atividades de 15/06/2020 até
20/06/2020.
ASSISTA O VÍDEO A BAIXO, E DEPOIS COPIE A QUESTÃO.
2- Assinale
as afirmações que dizem respeito ao feudalismo.
a)
Relações baseadas na dependência e na fidelidade.
b)
Poder político fortemente centralizado nas mãos do rei.
c)
Predomínio do cristianismo.
d)
Sociedade igualitária.
e)
Comércio intenso feito com o auxílio de moedas.
f)
Produção econômica voltada para a subsistência.
WhatsApp: 989091757 (enviar foto das atividades) (2º e 4º feiras)
___________________________________________________________
TAREFA 12- Atividades de 29/06/2020 até
04/7/2020.
Atividade
·
Com base nos estudos
feitos durante as aulas 3,4, e 5 referentes as características do mundo
feudal, produza um desenho no
caderno demonstrando algumas destas características, depois grave um áudio
descrevendo essas características. Envie
a foto do desenho e o áudio para mim até 03/7/2020.
TAREFA 13- Atividades de 06/7/2020 até
11/7/2020.
Leia o texto com atenção , depois
copie no caderno as questões e responda:
Canção de Rolando, poema do
século XI
O valente Rolando deita-se debaixo de um pinheiro;
Põe-se a lembrar de muitas coisas:
De tantas terras que conquistou galhardamente,
Da doce França, dos homens de sua linhagem.
De Carlos Magno, o Rei que o nutriu.
Não pode cessar de chorar e suspirar.
Mas não querendo esquecer-se,
Clama sua culpa e pede a Deus misericórdia:
Com as mãos postas, chegou ao seu fim.
[...]
Os anjos levam a alma de Rolando,
Deus enviou o seu Anjo Querubim,
E com ele São Miguel do Monte Saint-Michel.
Junto com eles veio São Gabriel.
E levam a alma do conde ao Paraíso.
CANTELE,
Bruna Renata; NERY, Daniel Ricardo. Cavaleiro em prosa e verso. São Paulo:
Editora do Brasil, 2000. p. 29.
a) Transcreva frases que expressem a religiosidade presente
no poema.
b) O que a leitura do poema permite concluir sobre a relação
entre Carlos Magno e Rolando?