NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: T3 e T4
Professor: Sandra Mara Berchet
Email: saniberchet@yahoo.com.br
WhatsApp:991817140
Atividade de 16/03/2020 até 20/032020
ATIVIDADE
1- ELABORE UM PEQUENO TEXTO SOBRE A PAISAGEM DO SEU BAIRRO.
ATIVIDADE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm
RESPONDA ( do link) AS PAISAGENS
1- O QUE É PAISAGEM PARA A GEOGRAFIA? EXPLIQUE .
2- COMO A PAISAGEM PODE SER DIVIDIDA?
3- EXPLIQUE A PAISAGEM NATURAL E A PAISAGEM CULTURAL.
ATIVIDADE - 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020
Com a União
Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade. Desta
maneira, os colonos portugueses podem ir para o interior. Com isso, encontram
ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso, Goiás e
Minas Gerais.
No século XX,
observamos a reorganização territorial do Brasil com a criação de novos estados
como o Território Federal do Guaporé (1943), Mato Grosso do Sul (1977) e
Tocantins (1988). Isso respondia ao crescimento da população e também tinha o
objetivo de melhorar a administração local.
ATIVIDADES
( texto anterior)
O Parágrafo fala em desperdício de alimentos.
1- Elaborar uma pesquisa, sobre receitas produzidas com cascas e sementes de alimentos que descartamos no nosso dia a dia.
2 - Copiar no caderno.
1- ELABORE UM PEQUENO TEXTO SOBRE A PAISAGEM DO SEU BAIRRO.
ATIVIDADE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
https://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm
RESPONDA ( do link) AS PAISAGENS
1- O QUE É PAISAGEM PARA A GEOGRAFIA? EXPLIQUE .
2- COMO A PAISAGEM PODE SER DIVIDIDA?
3- EXPLIQUE A PAISAGEM NATURAL E A PAISAGEM CULTURAL.
ATIVIDADE - 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020
1- fazer um desenho de uma paisagem cultural ( link)
Atividade: 06/04?2020 até 10/04/2020
O ESPAÇO
GEOGRÁFICO
Espaço Geográfico é
o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da
superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos
utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Não se trata
apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante
das ações humanas.
Além do próprio ser humano,
compõem o espaço geográfico todas as suas obras e os meios naturais que
interferem em suas atividades, como as cidades, as plantações e o meio rural,
as indústrias, os objetos, os rios, os climas etc.
A produção do espaço
geográfico – ou seja, o processo pelo qual o homem transforma e habita o meio
em que vive – depende da natureza. A partir da exploração e extração dos
recursos naturais, o ser humano desenvolve as suas atividades para a sua
reprodução e sobrevivência.
Essa transformação aconteceu desde o surgimento do ser humano.
Sociedades antigas ou agrupamentos tribais utilizaram-se dos recursos naturais
para o desenvolvimento de sua vida em sociedade, transformando o espaço natural
em geográfico. Assim, surgiram as primeiras civilizações. Até mesmo os povos
nômades utilizavam e transformavam a natureza, produzindo o espaço geográfico.
Com o passar do tempo, o processo de transformação e produção do
espaço foi se intensificando graças ao aprimoramento das técnicas, que
permitiram que o homem melhorasse sua capacidade de desenvolvimento. Isso
acontece desde os tempos pré-históricos, quando o homem aprendeu a produzir
ferramentas e estratégias de cultivo que auxiliassem na produção e extração de
alimentos.
...
Categorias de análise do espaço geográfico
Para o estudo do espaço geográfico, os geógrafos se utilizam de quatro
categorias analíticas principais, além da própria concepção de espaço, a saber:
território, paisagem, lugar e região.
Território: de forma simplista, o território pode ser definido
como um espaço delimitado, de forma que essa delimitação obedeça a uma relação
de posse ou de poder. Podem existir várias formas de território, como o
território animal, o território político (as cidades, os países, os blocos
econômicos), o território cultural (o das prostitutas ou de um grupo
religioso), dentre outros.
Paisagem: é o espaço da superfície que podemos captar através
dos nossos sentidos. É tudo aquilo que se manifesta diante de nós, aquilo que
podemos ver, ouvir, sentir, tocar e cheirar.
Lugar: é um local tal qual o homem o percebe, é o espaço
percebido. É aquele ponto ou área do espaço que o homem identifica e atribui
sensações e predicados, sejam eles afetivos ou não.
Região: é um dos conceitos mais complexos da Geografia e possui
várias definições. Pode-se dizer que região é uma área ou porção do espaço
dividido conceitualmente pelo homem conforme suas características (clima,
economia, relevo, política, entre outros). As regiões não existem na natureza,
pois se tratam de uma construção intelectual humana. Assim, o homem pode
elaborar diferentes regiões conforme os seus interesses, seja para planejar
ações, seja para realizar estudos.
RESPONDA-
1- Explique o espaço geográfico
2- Como o território
pode ser definido?
3- Explique a
definição de região.
Atividade 13/04/2020 até 17/04/2020
ATIVIDADE- 20/04/2020 até 24/04/2020
Atividades
1- Explique o que é tempo.
2- Explique o que é clima.
Atividade. 27/04/ 2020 até 01/05/2020
CARACTERÍSTICAS DO CLIMA BRASILEIRO
Paralelo a isso,
os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e pedras
preciosas.
Atividade 13/04/2020 até 17/04/2020
PONTOS CARDEAIS
Norte, Sul, Leste
e Oeste são os quatro pontos cardeais.
Os pontos cardeais, também conhecidos como
pontos de referência, são de extrema importância para a localização e a
orientação geográfica. Os quatro pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e
Oeste.
A utilização desses pontos contribuiu para as
grandes navegações do período colonial, rotas comerciais, em guerras, além de
auxiliar em trilhas, competições de rally, entre outras atividades.
Através do Sol é possível identificar os
quatro pontos cardeais. Para isso, estique o braço direito para a direção em
que o Sol nasceu (nascente). Pronto, você encontrou o ponto Leste. Em seguida,
estique o braço esquerdo para a outra direção (ponto Oeste - poente). O Norte
está à sua frente e o sul, atrás de você.
No entanto, é importante ressaltar que,
durante o ano, o Sol nasce em pontos distintos. Sendo assim, não podemos
afirmar que o Sol nasce sempre no ponto cardeal Leste. Portanto, essa
metodologia indica os pontos cardeais em relação ao lugar em que estamos.
Além dos pontos cardeais, existem os pontos
colaterais (nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste) e subcolaterais
(norte-nordeste, norte-noroeste, leste-nordeste, leste-sudeste, sul-sudeste,
sul-sudoeste, oeste-sudoeste e oeste-noroeste).
ATIVIDADE
1- Elaborar uma ROSA DOS VENTOS no caderno.
Com
os pontos cardeais, colaterais e Subcolaterais.ATIVIDADE- 20/04/2020 até 24/04/2020
TEMPO X CLIMA
Você sabe qual
é a diferença entre tempo e clima? Para entender essa diferença, é
necessário primeiramente compreender o que é cada um e quais são os fatores que
condicionam esses estados atmosféricos. Vale ressaltar que, apesar de
designarem características a respeito das condições atmosféricas e
complementarem-se, é um equívoco usá-los como sinônimos.
O que é tempo?
Basicamente, tempo corresponde
ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Sendo
assim, o tempo está sujeito a diversas variações. Exemplificando:
pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo
então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo.
Essas mudanças não se limitam apenas à temperatura, mas podem
acontecer também com relação à umidade do ar, à ocorrência ou não de chuvas
etc. Fatores como pluviosidade (chuva), umidade
relativa do ar, nuvens e radiação solar atuam
diretamente nas condições atmosféricas de um determinado lugar, influenciando,
então, o tempo.
Essas variações do tempo
vivenciadas diariamente podem acentuar-se em algumas épocas do ano. Há
momentos do ano em que os índices pluviométricos estão elevados, assim como há
períodos em que não há chuva em alguns locais. Há períodos em que as
temperaturas caem bruscamente, assim como também há dias de intenso calor.
O tempo pode mudar de
uma hora para outra, passando de calor a frio ou de seco a úmido.
→ Elementos do tempo
Os principais elementos do tempo são: Vento, Umidade, chuva e
Temperatura.
O que é clima?
Você já ouviu alguém dizer “Hoje o clima está tão seco!” ou “Amanheceu
com um clima tão frio!”? Bom, o emprego da palavra clima nessas situações está
errado. Como já dito, o estado momentâneo das condições atmosféricas refere-se
ao tempo, e não ao clima.
Para caracterizar um clima, é necessária uma
análise durante um longo período. Pode-se então dizer que o
clima é um conjunto ou sucessão dos tipos de tempo e seus
elementos. Esses tempos são observados ao longo das estações do ano em
um determinado local, durante um período de aproximadamente 30 anos.
Agora, vale ressaltar que, se alguém diz: “A cidade de Belém é muito
quente e muito seca”, essa pessoa não se refere ao estado momentâneo, pois,
para fazer essa observação, precisou de uma análise de um longo período. Sendo
assim, o clima da região em que se encontra a cidade de Belém é quente e seco,
caracterizando o clima conhecido como tropical seco.
As estações são observadas ao longo de vários anos, resultando em
diferentes climas nas diversas regiões do planeta.
→ Elementos do clima
Assim como o tempo, o clima também é influenciado por elementos
climáticos, que são manifestações atmosféricas que
provocam alterações imediatas nas condições meteorológicas. São eles: Radiação,
Temperatura, Pressão Atmosférica, Umidade do Ar.
Contudo, não são apenas os elementos climáticos que influenciam
o clima. Há também os fatores
climáticos, que correspondem às condições que provocam alterações ou
que determinam os elementos climáticos, ou seja, são os fatores que condicionam
as condições atmosféricas de um dado lugar,
resultando então em seu clima.
Atividade. 27/04/ 2020 até 01/05/2020
CARACTERÍSTICAS DO CLIMA BRASILEIRO
TIPO DE CLIMA
|
Características
|
Local
|
Subtropical
|
Inverno muito frio e verão bem quente.
Chuvas durante todo o ano.
A temperatura pode ficar negativa e chegar a nevar em alguns lugares.
Média: 18 graus centígrados.
|
Sul de São Paulo
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
|
Tropical Atlântico
|
No Nordeste chove mais no inverno.
No sul chove mais no verão
Média: de 18 a 26 graus centígrados.
|
Do litoral do Rio Grande do Norte ao Paraná.
|
Tropical de Altitude
|
É o clima das regiões com altitudes acima de 800 metros.
Média : de 18 a 22 graus centigrados .
|
Trechos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo e
Paraná.
|
Tropical
|
Chuva intensa no verão
Seva no inverno.
Média: De 18 a 28 graus centígrados
|
Região Central do Brasil, leste do Maranhão. Parte do Piauí, Oeste do
Bahia e Minas Gerais.
|
Equatorial
|
Clima sempre quente e úmido
durante todo o ano.
Média : 25 a 27 graus centígrados.
|
Amazônia, Norte do Mato Grosso, oeste do Maranhão.
|
Semi- Árido
|
Pouca Chuva
Temperaturas bem altas.
Média: 27 graus centígrados.
|
Regiões mais secas.
Interior do Nordeste.
|
ATIVIDADES
1- COPIAR O QUADRO ( O
CLIMA BRASILEIRO ) NO CADERNO.
2 - RESPONDER
a - QUAL É O CLIMA PREDOMINANTE NO SEU ESTADO? EXPLIQUE:
Atividade 01/06/2020 até 05/06/2020
GEOGRAFIA
Estados do Sul
Os Estados do Sul do
Brasil são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná.
Estes estados formam a região Sul do Brasil.
Região sul do Brasil e sua capital é Curitiba.
De acordo com sua localização, o estado paraense faz limites com São Paulo a
norte e nordeste, oceano Atlântico a leste, Mato Grosso do Sul a noroeste,
Santa Catarina ao sul, Argentina a sudoeste, Paraguai a oeste. As cidades mais
populosas são: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José
dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Colombo.
A vegetação do estado do Paraná é representada pelo mangue na região
litorânea; Mata Atlântica na região da costa leste; floresta tropical a oeste;
Mata de Araucária na região central. Tem como clima predominante o subtropical
úmido e os principais rios são: Paraná, Paranapanema, Iguaçu, Tibagi, Itararé,
Piquiri e o Ivaí. Dentre os estados brasileiros, o Paraná é o maior produtor
nacional de milho e o segundo de soja e cana-de-açúcar. Muito produtivo no
setor agropecuário, o Paraná apresenta um setor industrial crescente.
Santa Catarina (SC)
Santa Catarina é o menor e menos populoso
estado da região Sul e sua capital é Florianópolis. De acordo com
sua localização situa-se no centro da Região Sul do Brasil, tendo como limites
o do Paraná ao norte, o Rio Grande do Sul ao sul, o Oceano Atlântico a leste e
a Argentina a oeste. As cidades mais populosas do estado são: Joinville,
Florianópolis, Blumenau e São José. A vegetação de Santa Catarina é representada
pelo mangue na região litorânea; campos na região sudeste; Mata dos Pinhais
(mata de araucárias) na região central; faixas de florestas nas regiões oeste e
leste.
O clima do estado é subtropical úmido
visto que as quatro estações do ano são bem definidas; seus principais rios
são: Canoas, Peixe e Itajaí-Açu. Dentre os estados brasileiros, Santa Catarina
é o maior exportador de frango do Brasil e possui uma economia baseada na
indústria, no extrativismo e na pecuária. Importante lembrar que Santa Catarina
possui um grande potencial turístico, pelas belas praias bem como por seus
eventos culturais, por exemplo, a Festa da Cerveja “Oktoberfest”. É o estado
que apresenta menos desigualdade econômica, pobreza e analfabetismo do Brasil.
Rio Grande do Sul (RS)
O Rio Grande do Sul, capital Porto Alegre, é o maior e o mais populoso estado da região sul.
Considerado o estado mais meridional do país, o estado faz fronteira com Santa
Catarina ao norte, Oceano Atlântico ao leste, Argentina a oeste e o Uruguai ao
sul. As cidades mais populosas do estado são: Porto Alegre, Caxias do Sul,
Pelotas, Canoas, Santa Maria e Gravataí.
A vegetação do Rio Grande do Sul é
representada pelo mangue na faixa litorânea, nas regiões sul e oeste os campos
(campanha gaúcha); na região leste presença de floresta tropical; na área norte
presença de matas de araucárias. O clima do estado é subtropical e seus
principais rios são: rio Camaquã, dos Sinos, Ibicuí, Ijuí, Jaguarão e Jacuí.
Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária e indústria (alimentícia,
têxtil, couro e calçados, madeireira, metalúrgica e química). Além disso, o Rio
Grande do Sul possui diversas opções de turismo como as praias e as serras.
ATIVIDADES.
1- RELACIONE AS COLUNAS
(
1 ) E. Paraná ( ) O Clima é Subtropical
(
2 ) E. Santa Catarina (
) Sua Capital é Curitiba.
(
3 )E. Rio grande do Sul
( ) Grande potencial turístico
2- Elaborar um texto . Em qual dos três Estados você gostaria de
morar? Por que ?
Atividade 08/06/2020 até 12/06/2020
Formação do
território Brasileiro
A formação do
território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses.
Para evitar
conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de
Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e
exploradas na América.
A primeira região
a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino. Ali
se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos, e os portos.
O território
brasileiro no período colonial
O Tratado de
Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira
atividade econômica foi a exploração do pau-brasil e em seguida, o plantio da
cana de açúcar.
Observe o aspecto
do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas e as capitanias Hereditárias:
Com o fim da
União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses se
expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680. A fim de
resguardar aquelas terras, os espanhóis respondem criando Os Sete Povos
das Missões onde jesuítas e índios guaranis viveriam.
Posteriormente,
começa na Europa a Guerra de Sucessão (1700-1713), uma disputa entre as
potências europeias para escolher o próximo soberano espanhol. Esta briga se
refletiria também nas colônias americanas e mudaria o os limites do Brasil.
Com o fim do
conflito é assinado o Tratado de Utretch, o qual estabelecia:
- as
fronteiras entre o Brasil e a Guiana Francesa
- o
Amapá, disputado entre França e Portugal, foi reconhecido como português
- a Colônia do Sacramento foi entregue à Espanha
- área ocupada pelos Sete Povos das Missões foi cedido a Portugal.
Formação
territorial do Brasil no século XIX
Com a vinda da
corte portuguesa para o Rio de Janeiro, o território do Brasil sofreu novas
alterações.
A atividade
mineradora perdeu força e o café passou ser o principal produto de exportação
do Brasil. Com isso, os estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
ganharam importância.
A Banda Oriental
do Uruguai foi incorporada ao Brasil como Província da Cisplatina e a Guiana
Francesa foi ocupada militarmente. Em 1817, o Brasil deixa a Guiana Francesa,
mas obtém o reconhecimento da posse da foz do Amazonas.
Após a
independência, porém, as Províncias Unidas do Rio da Prata, alegam que a área
da Cisplatina lhes pertencia e tem início a Guerra da
Cisplatina (1825-1828). A solução é a criação de um Estado
independente, a República Oriental do Uruguai.
O Território
Federal do Guaporé passou a ser o estado de Rondônia, em 1982. Por sua vez,
Amapá e Roraima foram elevados à categoria de estados em 1988.
Infográfico é uma peça visual utilizada para apresentar informações e dados de maneira facilitada, o que ajuda na compreensão do leitor mesmo quando o conteúdo tem maior complexidade. Costuma incluir textos e imagens na sua elaboração, como ilustrações, gráficos e ícones.
Atividades
!- Fazer um Infográfico sobre o texto acima ( A formação do território Brasileiro).
Atividade 15/06/2020 até 20/06/2020
Extrativismo
Extrativismo
é a atividade de extrair da natureza os recursos que estão à disposição do
homem, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral, tais como
metais, rochas, petróleo, gás natural, entre outros.
É considerada a mais antiga atividade humana,
antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. O extrativismo é praticado
mundialmente através dos tempos por todas as sociedades.
O processo empregado para essa atividade
depende do nível de desenvolvimento das forças produtivas. Atualmente, a
exploração dos recursos faz com que praticamente não exista área do planeta que
não seja explorada, de uma forma ou de outra.
Existem
diferentes tipos de extrativismo, com destaque para os seguintes: Extrativismo animal, extrativismo vegetal
e extrativismo mineral.
Extrativismo Animal
O
extrativismo animal é aquele no qual ocorre a captura de animais, como a caça
(ilegal no Brasil, exceto para as comunidades indígenas) e a pesca, devendo
obedecer a determinadas regras - período de reprodução dos peixes e peso - para
aproveitamento do homem ou feita com finalidade de comercialização e geração de
lucros.
Dependendo
de como é feito, pode ser caracterizado como predatório. A pesca, por exemplo,
pode ser artesanal ou ter fins comerciais. Muitas vezes, o extrativismo pode
colocar em risco de extinção às espécies animais e comprometer o equilíbrio
ecológico de uma região.
A
atividade extrativista animal executada com animais silvestres como jacarés,
onças, macacos e pássaros é proibida por lei federal. Mesmo assim, ainda é uma
prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal.
Apesar
de muito importante para a sobrevivência do homem e para o desenvolvimento
econômico, o extrativismo pode desencadear vários problemas socioambientais:
redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, poluição,
modificações do solo, entre outros.
Extrativismo Vegetal
Extrativismo vegetal consiste na simples
extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo homem, como
madeira, óleos, frutos, borracha, entre outros.
No
Brasil, em especial na Região Norte, é muito comum o extrativismo de madeiras,
castanhas, açaí e látex (que é uma seiva extraída da seringueira), muito
utilizado para a fabricação de borracha. Apesar do extrativismo não ser
considerado sempre predatório e destrutivo, é difícil encontrarmos áreas
ecologicamente equilibradas.
Não
devemos confundir extrativismo vegetal com agricultura. No extrativismo, o
homem somente coleta os recursos que a natureza lhe
proporciona; na agricultura, o homem faz a colheita daquilo
que plantou e cultivou. O extrativismo vegetal também é chamado de coleta
vegetal.
Principais
produtos do extrativismo vegetal
O
Brasil, por ser um país com vasta extensão territorial, apresenta espaço
suficiente para as reservas naturais.
A madeira é
um dos produtos mais visados no extrativismo vegetal no Brasil. Normalmente, é
extraída da mata de araucária ou floresta subtropical, com destino à produção
de papel e celulose; da mata atlântica, que continua sendo explorada
ilegalmente, mesmo existindo proteção de lei; e da floresta amazônica, que gera
muita madeira de lei. A extração de madeira está diretamente ligada ao
problema do desmatamento do Brasil.
A
extração do látex já teve importância bem mais significativa
em seu extrativismo para o Brasil. O produto obtido através da seringueira ainda
é utilizado na produção nacional de borracha, porém perdeu muito espaço com o
avanço da tecnologia.
O extrativismo mineral é caracterizado pela exploração de
recursos minerais do subsolo, como o ouro, manganês, diamante, bauxita, minério
de ferro, água mineral, petróleo, cobre, cobalto, urânio, prata, entre tantos
outros.
O
extrativismo mineral tem por característica a alteração drástica do ambiente
onde é realizado. Tem por fim o uso direto ou indireto.
Ele
é direto quando, como no caso da água mineral, o produto
mineral extraído é utilizado em sua forma natural. É considerado indireto,
que é o que ocorre na extração da maioria dos minerais, quando o produto
extraído é destinado a indústrias para passar por transformações, que darão
origens a produtos com maior valor agregado. A tecnologia de extração também
pode variar entre simples e mais complexa.
Este
tipo de extrativismo, responsável em grande parte pela degradação da natureza e
ao mesmo tempo pela sustentação da maior parte do desenvolvimento industrial e
pelo progresso do bem-estar social, é sem dúvida uma das mais importantes
atividades do mundo atual.
O
extrativismo mineral no Brasil é uma importante fonte de recursos para a
economia do país, já que o Brasil é um dos grandes exportadores de minérios no
mundo.
Por
ter um território extenso, o Brasil desfruta de ampla variedade de recursos
naturais para utilização interna e comércio externo. No entanto, o país não é
autossuficiente em tudo e, em alguns casos, precisa também adquirir tais tipos
de produtos.
Atividades
:
!- Elaborar um desenho sobre : - Extrativismo Animal
- Extrativismo Vegetal
- Extrativismo Mineral
Atividade 22/06/2020 até 27/06/2020
Responda (Extrativismo, texto anterior)
1- Explique o extrativismo:
2- Cite exemplos de extrativismo animal.
3- Explique o extrativismo mineral direto e indireto.
4- Por que o extrativismo mineral é tão importante para o Brasil?
atividade 29/06/2020 até 04/07/2020
Atividade 22/06/2020 até 27/06/2020
Responda (Extrativismo, texto anterior)
1- Explique o extrativismo:
2- Cite exemplos de extrativismo animal.
3- Explique o extrativismo mineral direto e indireto.
4- Por que o extrativismo mineral é tão importante para o Brasil?
atividade 29/06/2020 até 04/07/2020
-
Consumo sustentável
A imensidão do Brasil fez, e
ainda faz, muita gente pensar que todos os recursos naturais do nosso País são
inesgotáveis. Engano. Um grande engano. Se não abrirmos os olhos e ficarmos bem
atentos as nossas atitudes, poderemos sofrer graves prejuízos e ainda
comprometer a sobrevivência das gerações futuras.
Não é à toa que muita gente
– técnicos, especialistas, estudiosos e governos de todas as partes do mundo –
está preocupada com o futuro do nosso Planeta. Consumo Sustentável quer dizer
saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem
comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, usar
para nunca faltar. E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com
o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena
reflexão sobre como agimos.
Normalmente, não nos
preocupamos com a quantidade de água que utilizamos ao escovar os dentes,
quando tomamos banho ou no momento de lavar a louça e o nosso carro. Por
absoluta desatenção, ao sairmos de um cômodo não apagamos a luz, ou vamos
acendendo todas as lâmpadas, deixando para trás um rastro luminoso. Nem nos
tocamos em relação ao consumo de papel, seja em casa ou no escritório estamos
sempre desperdiçando papel. Misturamos o lixo doméstico, quando seria muito
simples separar os restos de comida do papel, da lata, do vidro, do plástico.
No ato da compra, pense! Não leve para casa alimentos em excesso nem faça
comida em demasia para depois ter que jogar fora. Resto de alimento é coisa
séria. Milhares de pessoas carecem, diariamente, de um prato de comida. Não nos
damos conta de que os nossos desperdícios têm impacto no nosso bolso. E, mais
grave ainda, nunca paramos para pensar que este comportamento displicente vai
acarretar sérias e graves dificuldades para os nossos descendentes. Eles vão
ressentir-se da falta dos recursos naturais. Ao mesmo tempo em que estaremos
reduzindo ou eliminando o desperdício, vamos economizar muito dinheiro. Quem
sabe, não conseguiremos até melhorar a nossa renda mensal, se fizermos pequenas
mudanças nas nossas atitudes?
http://www.barueri.sp.gov.br/sites/Srnma/materias/consumo_sustentavel.aspx
ATIVIDADE
1- Que atitudes você pode
adotar no seu dia a dia para ter um consumo mais sustentável? Explique:
atividade 06/07/2020 até 11/07/2020
atividade 06/07/2020 até 11/07/2020
ATIVIDADES
( texto anterior)
"Não leve para casa alimentos em excesso nem faça comida em demasia para depois ter que jogar fora. Resto de alimento é coisa séria. Milhares de pessoas carecem, diariamente, de um prato de comida. Não nos damos conta de que os nossos desperdícios têm impacto no nosso bolso".
O Parágrafo fala em desperdício de alimentos.
1- Elaborar uma pesquisa, sobre receitas produzidas com cascas e sementes de alimentos que descartamos no nosso dia a dia.
2 - Copiar no caderno.