Páginas


2º ano - Ensino Médio - Arte

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 201, 202 e 203

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira

Email: ppaulopereira93@gmail.com

WhatsApp: (51)984183918 

______________________________________________________

AULA PROGRAMADA

Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes

Atividade 2º ano                                                          Data: 16/03/2020 á 20/03/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.

______________________________________________________________________



Conceitos Básicos de Arte

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes.

Arte Figurativa e Arte Abstrata
A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros.
A origem da arte figurativa remonta séculos de existência humana. As pinturas rupestres já indicavam a necessidade do homem de expressar emoções, sentimentos e de “copiar” e reproduzir figuras da natureza.

Então podemos dizer que:

Arte Figurativa: arte visual que representa as formas, imagens, transmite o que é conhecido, o que foi visto ex.: humanas, da natureza, animais são geralmente representadas em gravura, pintura esculturas.

Arte abstrata: é voltada para representar a expressão e não algo visual, o artista expressa em suas pinturas o que sente no íntimo, faça sentido ou não visualmente. São representadas com cores, linhas, formas, todas de forma livre sem seguir uma lógica, somente o ritmo do sentimento.

Arte figurativa.
Arte abstrata.


Atividade:

 Resumir a matéria no caderno!
_____________________________________________________________________________________


AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

Função da Arte

A arte tem várias funções na vida do homem. Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade.
Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados. Por sua função social, a arte é empregada em diversos projetos em periferias das grandes cidades.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes.
A arte também tem uma função ambiental, que está baseada na alfabetização estética, ou ensinar o homem a organizar formas, luzes e cores, garantindo equilíbrio e harmonia a sua vida.

A arte ainda ajuda a manifestar as qualidades étnicas e psíquicas de uma nação, e expõe sentimentos e anseios individuais.

A arte deve ser analisada sob uma concepção humanística, que mostra que as manifestações artísticas existem para tornar a vida mais bela. A arte deve ser valorizada em todas as suas concepções.


Atividade:

 Resumir a matéria no caderno!

Exercícios:

1-      A arte tem várias funções na vida do ser humano, dê exemplos alguns exemplos com base no texto.
2-      Por que a arte é usada em diversos projetos em periferias nas grandes cidades?
3-      A arte é algo novo? e ela sempre foi como é hoje?
4-      Dê exemplos de artes que estão no nosso dia a dia.
______________________________________________________________________________________


AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

Movimentos artísticos

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objectivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).Os movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista.Os movimentos quase que desapareceram completamente na arte contemporânea, onde prevalecem o individualismo e a diversidade. Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Contemporânea e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna.Apresenta-se a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerar ser mais didática.Considera-se o impressionismo como o primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. No passado, sobretudo desde a constituição da chamada arte autônoma - quando o fazer artístico se desprende da sua função religiosa, seguindo "em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato secular e finalmente a produção para o mercado"  - a História da Arte tratava de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista, a escola flamenga", o gótico" e a tendência romântica, por exemplo).A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda artística.Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto. 
Linha do Tempo

Pré – História:

·         Pré – história  
·         Stonehenge

Arte Antiga:

·         Arte Egípcia

    Clássica:

·         Arte Grega
·         Arte Romana
·         Arte Paleocristã
·         Arte Bizantina
·         Arte Islâmica

Arte Média:

·         Arte Românica
·         Arte Gótica

Moderna:

·         Renascimento
·         Maneirismo
·         Barroco
·         Rococó

Contemporânea:

·         Neoclassicismo
·         Romantismo
·         Realismo
·         Impressionismo
·         Expressionismo
·         Fovismo
·         Cubismo
·         Futurismo
·         Pintura Metasífica
·         Dadaísmo
·         Abstratcionismo
·         Concretismo
·         Cobra
·         Surrealismo
·         Pop art
·         Op art
·         Graffiti
·         Arte Naif


ARTE NEOCLÁSSICA  

-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as ideias do Barroco e do Rococó.
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antiguidade Clássica e Greco – Romana.

ROMANTISMO 

-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso.
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição, exuberância de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.


Atividade:


 Resumir a matéria no caderno!
__________________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 06/04/2020 a 09/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

 Continuação de Movimentos artísticos


REALISMO 

-Surgiu contrapondo a ideia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, o científico, o objetivo. Começaram a surgir grandes edifícios de ferro, betão e vidro, muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está a ver.
-Artista: Rodin, Gustave Coubert.


ARTE MODERNA, PÓS- MODERNA E CONTEMPORÂNEA:

IMPRESSIONISMO 

Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar nas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.

EXPRESSIONISMO 

Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros.
Artistas: Van Gogh, Munch, Toulouse-Lautrec.

FAUVISMO 

Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano.
Artista: Matisse, Maurice Vlaminick.

CUBISMO 

Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros.
Artistas: Paul Cézanne, Pablo Picasso, Mondrian, Braque.

ABSTRACIONISMO 

É uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior.
Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee.

DADAÍSMO 

Pintura irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem duvida improvisação.
Artista: Duchamp.

SURREALISMO  

Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações.
Artistas:Dali, Miro.

FUTURISMO 

Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da máquina. Usam formas geométricas para dar movimento.
Artista: Duchamp, Balla.

OP ART 

Propõe participação ativa do contemplador na obra. Criação em série, simboliza o mundo precário.
Artista: Vassarely.

POP ART 

​Evidencia o quotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa.
Artista: Warhol.


Atividade:


 Resumir a matéria no caderno!
___________________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 13/04/2020 a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________

Exercícios sobre movimentos artísticos:

1.      O que é movimento artístico?

2.      Faça um desenho na da arte do abstracionismo.


3.      Faça um desenho na arte do cubismo.

Utilize meia folha do seu caderno para cada desenho, não se esqueça de pintar!!!
_________________________________________________________________________________


AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 20/04/2020 á 24/04/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
________________________________________________________________________________
Atividade: Desenho surrealismo.
______________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 27/04/2020 á 01/05/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
_____________________________________________________________________________

Atividade: Desenho modernismo

_____________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 01/06/2020 á 05/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.

Crie uma fantasia de festa junina, e tire uma foto vestindo-a.
__________________________________________________________________________________________



AULA PROGRAMADA

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 07/06/2020 á 12/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.

Faça uma pesquisa sobre o significado da festa junina, destacando a culinária e brincadeiras lúdicas.
_________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 15/06/2020 á 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Atividade:

Pesquisar sobre artesanatos feitos através da reciclagem. Faça um resumo em seu caderno colocando 10 imagens relacionadas aos artesanatos.
_________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 22/06/2020 á 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Atividade:

Fazer um artesanato com plástico, por exemplo:
garrafas pet, podem ser feitos os seguintes modelos: vasos de flores, porta treco, etc.
Obervação: Tirar foto e colar no caderno.
_________________________________________________________________________________
 AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 29/06/2020 á 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Atividade:

Pesquisar artesanatos feitos com tecidos e cimento, como é feito e modelos. Fazer um resumo no caderno, colocando imagens ilustrativas.
Observação: Nessa época em que estamos vivendo, este artesanato pode ajudar a combater a crise econômica, fazendo com que tenha uma renda extra ou até mesmo sendo a renda principal.
_________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                                         Disciplina: Artes
Atividade 2º ano                                                          Data: 06/07/2020 á 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Atividade:
Faça um artesanato utilizando papel reciclado, podem ser feitos: origamis, flores, cestas de frutas, porta lápis, porta retrato, etc. 
Observação: Tirar foto e colar no caderno.
_________________________________________________________________________________