NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 91 e 92
Professor: Lucas da Silva Gomes
Email: lucasgomes1233210@hotmail.com
Página do facebook para estudo: https://www.facebook.com/Professor-Lucas-Gomes-Geografia-100655121620368/?view_public_for=100655121620368
Aulas 1 e 2 - Referente ao
período de 16/03 à 20/03 e 23/03 à 27/03:
Olá alunos, seguem em anexo:
Material escrito, ao qual vocês
devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e
colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>>
https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkGpE2Ql3arbi5NQD?e=5K3Qzc
Slides utilizados nas
vídeo-aulas:
----->>>>>>
https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkGuPqu15N3WwYouP?e=ZCTe9D
Vídeo de apresentação e
informações;
Disponibilizarei vídeo-aulas
explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020,
através de links, que postarei no blog.
---->>>>>
https://www.facebook.com/100655121620368/videos/1142597806084857/?t=0
TODOS OS CONTEÚDOS E AS
ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS,
INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA
PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aulas 3 e 4 - Referente ao
período de 30/03 à 03/04 e 06/04 à 10/04:
ATIVIDADE
NO CADERNO
1- Responda no CADERNO as questões de acordo com o documentário "A
globalização vista do lado de cá", do geógrafo Milton Santos. As questões
serão corrigidas por vídeo aula, após a terem sido respondidas no dia 18/04.
2- Copie em seu caderno as perguntas e as
respostas, pois serão vistas pessoalmente quando retornarmos e irá contar para
a avaliação do caderno. (Caso o aluno tenha como imprimir e colar em seu caderno
as perguntas e respostas digitadas, poderá ser feito, desde que, as repostas
estejam certas!).
Segue o link para assistir ao documentário:
Atividade:
1) Na sua opinião, o que documentário retrata de uma forma geral?
2) O geógrafo Milton Santos divide a globalização em 3 pensamentos,
quais são eles?
3) Explique cada um dos 3 pensamentos:
4) No mundo atual, do "capitalismo globalizado", qual é o
papel da mídia e da publicidade?
5) "A globalização diminui os espaços, mas aumenta as
diferenças". Explique com suas palavras o significado desta frase:
6) Onde estão as "pessoas que mandam" e as "pessoas que
obedecem" ?
7) Qual hemisfério possui mais renda?
8) Diferencie por características os centros das zonas periféricas:
9) Em qual contexto o Brasil se encaixa no mundo globalizado?
10) Seria possível hoje termos uma vida normal sem o capitalismo
globalizado? Seja "sim" ou "não", justifique sua resposta:
TODOS OS CONTEÚDOS E AS
ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS,
INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA
PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
---->>>>>
https://www.facebook.com/100655121620368/videos/1142597806084857/?t=0
ATENÇÃO !!!
AS ATIVIDADES SOBRE O CONTEÚDO REFERENTE AS AULAS 1 E 2 ESTAVAM INCORRETAS (ERRO MEU), SEGUE O LINK COM AS QUESTÕES CORRETAS.
* ERAM APENAS AS QUESTÕES O CONTEÚDO ESTÁ OK, OBRIGADO E DESCULPE.
Turmas: 91 e 92
Professor: Lucas da Silva Gomes
Email: lucasgomes1233210@hotmail.com
Página do facebook para estudo: https://www.facebook.com/Professor-Lucas-Gomes-Geografia-100655121620368/?view_public_for=100655121620368
Aulas 5 e 6 - Referente ao período de 13/04 à 17/04 e 20/04 à 24/04:
Olá alunos,
Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>> https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkU1oX3cXO7Q1R60n?e=ERiM8N
ATENÇÃO
!!!
VIDEO-AULA:
------>>>>
ATIVIDADES:
SLIDES:
ATENÇÃO
!!!
VIDEO-AULA:
------>>>>
ATIVIDADES:
SLIDES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aulas 7 e 8 - Referente ao período de 27/04 à 30/04:
Olá alunos,
Material escrito, ao qual vocês devem
SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois
o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
AULA 9 - ATIVIDADE SOBRE AS AULAS 7 E 8 - REFERENTE A SEMANA DE 01/06 À 06/06:
1) O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS?
2) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS BLOCOS ECONÔMICOS?
3) QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS? EXPLIQUE SUAS SIGLAS:
4) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA APEC?
5) QUAIS SÃO OS 3 TIPOS DE PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL, EXPLIQUE A
DIFERENÇA ENTRE CADA TIPO E QUAIS PAÍSES FAZEM PARTE DELES:
6) QUAIS OS
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA MERCOSUL?
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 10 - Referente ao período de
08/06 à 13/06 :
Aula
explicativa sobre as aulas 7 e 8!
VIDEO-AULA:
PARTE 1------>>>> https://www.facebook.com/watch/?v=2316119508695280
VIDEO-AULA:
PARTE 2------>>>> https://www.facebook.com/watch/?v=588907908716037
SLIDES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 11 - Referente ao período de
15/06 à 20/06 :
Início
das correções das atividades no caderno : AULAS 1 E
2
Por
favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as
atividades é importante que as tenham de forma correta!!!
a) Quais são as 4 principais consequências surgidas a partir da
globalização?
·
Avanço
tecnológico em escala global (meios de transporte e comunicação).
·
Expansão
do comércio internacional.
·
Aumento
‘‘estrondoso” da produção.
·
Territorialização
industrial.
b) Quais são os aspectos negativos da globalização?
Dentre
os aspectos negativos, o mais
relevante é a disparidade socioeconômica,
onde o dinheiro e consequentemente o
poder está nas “mãos” de poucos, estes que controlam a maioria (todo o resto).
c) Quais são os aspectos positivos da globalização?
A globalização
possui aspectos positivos, como aproximação das economias, através dos blocos econômicos, além de avanços tecnológicos e uma industrialização mundial, mesmo que
estes dois últimos aspectos sejam favoráveis apenas para aqueles que possuem
maior poder econômico.
d) Após observarem o mapa do texto:
1- O mapa é referente à qual empresa multinacional?
( ) Volkswagen ( ) Petrobras ( X ) Mcdonalds ( ) Nike
2- Em qual ano esta empresa abriu sua primeira filial no Brasil?
1979.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 12 - Referente ao período de 22/06 à 27/06 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 5 E 6
Por favor revisem cada questão no
caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as
tenham de forma correta!!!
CORREÇÃO DAS AULAS 5 E 6
1) O que é o comércio internacional?
É a circulação em escala global de
produtos industrializados,
agropecuários, recursos naturais e energéticos,
seja de forma terrestre, aérea e/ou marítima.
2) Explique a diferença entre importação e
exportação:
Importação é a entrada de produtos e a exportação
é a saída de produtos.
3) Quem ocasionou a intensa circulação de
produtos e o que isso resultou?
A intensa
circulação de produtos
ocasionada pelas empresas multinacionais
resultou na redução das tarifas
alfandegárias, que é o imposto cobrado
pela importação/exportação, sendo
que o valor depende do tipo de produto comercializado. Este processo promoveu a expansão da economia mundial, por
exemplo, em 2013, chegando ao total de 36 trilhões de dólares em operações comerciais.
4) O que são empresas multinacionais e onde
encontram-se suas matrizes?
São grandes empresas surgidas no meio
do século XX, que geralmente são
norte-americanas, europeias ou asiáticas, onde se encontram as “matrizes” nos países ricos e industrializados.
5) Como chamamos o conjunto de países que
possuem a maioria das empresas multinacionais? “Grupo
do norte”.
6) A grande presença das multinacionais pelo
mundo resulta em que para os países das matrizes ?
1.
Empresas e marcas cada vez maiores.
2.
Países das matrizes cada vez mais
ricos.
3.
Aumento do mercado consumidor.
4.
Proximidade das indústrias com suas
fontes de matéria-prima.
7) Onde encontram-se as filiais? As filiais encontram-se em países mais pobres,
em locais onde a mão-de-obra é mais barata e as legislações trabalhistas são mais permissivas.
8) Como chamamos o conjunto de países que onde as empresas
multinacionais se instalam? “Grupo do sul”.
9) Quais as vantagens oferecidas pelos países das filiais aos países das
matrizes?
·
Menor
custo de mão-de-obra.
·
Baixo
custo na exploração de matéria-prima.
·
Legislações
ambientais e trabalhistas inexistentes ou menos rígidas.
·
Incentivos
fiscais.
·
Facilidade
em enviar os lucros para as matrizes (investimentos em portos, aeroportos).
10) A grande presença das multinacionais pelo mundo resulta em que para
os países das filiais ?
1. Enormes
dívidas.
2. Desvalorização
da indústria local.
3. Países
das filiais cada vez mais pobres.
11) Dê exemplos de 5 multinacionais: (não podem ser empresas que eu
citei)
1. Volkswagen.
2. Apple.
3. Honda.
4. JBS (Brasileira) *
Dona da Friboi.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 13 - Referente ao período
de 29/06 à 04/07 :
Correções das atividades no
caderno : AULAS 7 E 8
Por favor
revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as
atividades é importante que as tenham de forma correta!!!
1) O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS?
É uma união entre países,
com interesses de estabelecerem relações
econômicas, políticas, sociais e
culturais, entre os membros.
2) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS BLOCOS
ECONÔMICOS?
Unir
e proteger os interesses de países próximos territorialmente, e/ou com
interesses parecidos, além de estabelecer relações econômicas, políticas e
militares, principalmente através de tratados.
3) QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS?
EXPLIQUE SUAS SIGLAS:
APEC- COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA
ÁSIA-PACÍFICO
NAFTA- TRATADO NORTE-AMERICANO
DE LIVRE COMÉRCIO
MERCOSUL – MERCADO COMUM DO SUL
U.E – UNIÃO EUROPÉIA
4) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA APEC?
·
Cooperação econômica
e técnica
·
Liberação comercial
e de investimentos
·
Facilidade nas
negociações entre os membros
5) QUAIS SÃO OS 3 TIPOS DE PAÍSES MEMBROS DO
MERCOSUL, EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE CADA TIPO E QUAIS PAÍSES FAZEM PARTE
DELES:
MEMBROS PLENOS: Fundaram
o bloco e nunca saíram dele, possuem poder direto a voto e participam de todas
as reuniões. São eles: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
MEMBROS ASSOCIADOS: São
países que possuem um poder e participação menores que os membros plenos. São
eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
MEMBROS OBSERVADORES: São
países que acompanham as reuniões, porém sem poder de voto ou participação
direta, porém, possuem relações principalmente econômicas que são importantes
para o bloco. São eles: Nova Zelândia, México, Egito e Israel.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 14 - Referente ao período de 06/07 à 11/07 :
Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
VIDEO-AULA:
PARTE 1------>>>> https://www.facebook.com/100655121620368/videos/3077096699063813
PARTE 2------>>>> https://www.facebook.com/100655121620368/videos/567025067297173/
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aulas 7 e 8 - Referente ao período de 27/04 à 30/04:
Olá alunos,
Material escrito, ao qual vocês devem
SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois
o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
AULA 9 - ATIVIDADE SOBRE AS AULAS 7 E 8 - REFERENTE A SEMANA DE 01/06 À 06/06:
1) O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS?
2) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS BLOCOS ECONÔMICOS?
3) QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS? EXPLIQUE SUAS SIGLAS:
4) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA APEC?
5) QUAIS SÃO OS 3 TIPOS DE PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL, EXPLIQUE A
DIFERENÇA ENTRE CADA TIPO E QUAIS PAÍSES FAZEM PARTE DELES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 10 - Referente ao período de
08/06 à 13/06 :
Aula
explicativa sobre as aulas 7 e 8!
VIDEO-AULA:
PARTE 1------>>>> https://www.facebook.com/watch/?v=2316119508695280
VIDEO-AULA:
PARTE 2------>>>> https://www.facebook.com/watch/?v=588907908716037
SLIDES:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 11 - Referente ao período de
15/06 à 20/06 :
Início
das correções das atividades no caderno : AULAS 1 E
2
Por
favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as
atividades é importante que as tenham de forma correta!!!
a) Quais são as 4 principais consequências surgidas a partir da
globalização?
·
Avanço
tecnológico em escala global (meios de transporte e comunicação).
·
Expansão
do comércio internacional.
·
Aumento
‘‘estrondoso” da produção.
·
Territorialização
industrial.
b) Quais são os aspectos negativos da globalização?
Dentre
os aspectos negativos, o mais
relevante é a disparidade socioeconômica,
onde o dinheiro e consequentemente o
poder está nas “mãos” de poucos, estes que controlam a maioria (todo o resto).
c) Quais são os aspectos positivos da globalização?
A globalização
possui aspectos positivos, como aproximação das economias, através dos blocos econômicos, além de avanços tecnológicos e uma industrialização mundial, mesmo que
estes dois últimos aspectos sejam favoráveis apenas para aqueles que possuem
maior poder econômico.
d) Após observarem o mapa do texto:
1- O mapa é referente à qual empresa multinacional?
( ) Volkswagen ( ) Petrobras ( X ) Mcdonalds ( ) Nike
2- Em qual ano esta empresa abriu sua primeira filial no Brasil?
1979.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 12 - Referente ao período de 22/06 à 27/06 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 5 E 6
Por favor revisem cada questão no
caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as
tenham de forma correta!!!
CORREÇÃO DAS AULAS 5 E 6
1) O que é o comércio internacional?
É a circulação em escala global de
produtos industrializados,
agropecuários, recursos naturais e energéticos,
seja de forma terrestre, aérea e/ou marítima.
2) Explique a diferença entre importação e
exportação:
Importação é a entrada de produtos e a exportação
é a saída de produtos.
3) Quem ocasionou a intensa circulação de
produtos e o que isso resultou?
A intensa
circulação de produtos
ocasionada pelas empresas multinacionais
resultou na redução das tarifas
alfandegárias, que é o imposto cobrado
pela importação/exportação, sendo
que o valor depende do tipo de produto comercializado. Este processo promoveu a expansão da economia mundial, por
exemplo, em 2013, chegando ao total de 36 trilhões de dólares em operações comerciais.
4) O que são empresas multinacionais e onde
encontram-se suas matrizes?
São grandes empresas surgidas no meio
do século XX, que geralmente são
norte-americanas, europeias ou asiáticas, onde se encontram as “matrizes” nos países ricos e industrializados.
5) Como chamamos o conjunto de países que
possuem a maioria das empresas multinacionais? “Grupo
do norte”.
6) A grande presença das multinacionais pelo
mundo resulta em que para os países das matrizes ?
1.
Empresas e marcas cada vez maiores.
2.
Países das matrizes cada vez mais
ricos.
3.
Aumento do mercado consumidor.
4.
Proximidade das indústrias com suas
fontes de matéria-prima.
7) Onde encontram-se as filiais? As filiais encontram-se em países mais pobres,
em locais onde a mão-de-obra é mais barata e as legislações trabalhistas são mais permissivas.
8) Como chamamos o conjunto de países que onde as empresas
multinacionais se instalam? “Grupo do sul”.
9) Quais as vantagens oferecidas pelos países das filiais aos países das
matrizes?
·
Menor
custo de mão-de-obra.
·
Baixo
custo na exploração de matéria-prima.
·
Legislações
ambientais e trabalhistas inexistentes ou menos rígidas.
·
Incentivos
fiscais.
·
Facilidade
em enviar os lucros para as matrizes (investimentos em portos, aeroportos).
10) A grande presença das multinacionais pelo mundo resulta em que para
os países das filiais ?
1. Enormes
dívidas.
2. Desvalorização
da indústria local.
3. Países
das filiais cada vez mais pobres.
11) Dê exemplos de 5 multinacionais: (não podem ser empresas que eu
citei)
1. Volkswagen.
2. Apple.
3. Honda.
4. JBS (Brasileira) *
Dona da Friboi.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES
Aula 13 - Referente ao período
de 29/06 à 04/07 :
Correções das atividades no
caderno : AULAS 7 E 8
Por favor
revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as
atividades é importante que as tenham de forma correta!!!
1) O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS?
É uma união entre países,
com interesses de estabelecerem relações
econômicas, políticas, sociais e
culturais, entre os membros.
2) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS BLOCOS
ECONÔMICOS?
Unir
e proteger os interesses de países próximos territorialmente, e/ou com
interesses parecidos, além de estabelecer relações econômicas, políticas e
militares, principalmente através de tratados.
3) QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS?
EXPLIQUE SUAS SIGLAS:
APEC- COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA
ÁSIA-PACÍFICO
NAFTA- TRATADO NORTE-AMERICANO
DE LIVRE COMÉRCIO
MERCOSUL – MERCADO COMUM DO SUL
U.E – UNIÃO EUROPÉIA
4) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA APEC?
·
Cooperação econômica
e técnica
·
Liberação comercial
e de investimentos
·
Facilidade nas
negociações entre os membros
5) QUAIS SÃO OS 3 TIPOS DE PAÍSES MEMBROS DO
MERCOSUL, EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE CADA TIPO E QUAIS PAÍSES FAZEM PARTE
DELES:
MEMBROS PLENOS: Fundaram
o bloco e nunca saíram dele, possuem poder direto a voto e participam de todas
as reuniões. São eles: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
MEMBROS ASSOCIADOS: São
países que possuem um poder e participação menores que os membros plenos. São
eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
MEMBROS OBSERVADORES: São
países que acompanham as reuniões, porém sem poder de voto ou participação
direta, porém, possuem relações principalmente econômicas que são importantes
para o bloco. São eles: Nova Zelândia, México, Egito e Israel.
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS
GOMES
Aula 14 - Referente ao período de 06/07 à 11/07 :
Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
VIDEO-AULA:
PARTE 1------>>>> https://www.facebook.com/100655121620368/videos/3077096699063813
PARTE 2------>>>> https://www.facebook.com/100655121620368/videos/567025067297173/
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMESPARTE 2------>>>> https://www.facebook.com/100655121620368/videos/567025067297173/