Páginas


9º ano - Geografia

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 91 e 92

Professor: Lucas da Silva Gomes

Email: lucasgomes1233210@hotmail.com

Aulas 1 e 2 - Referente ao período de 16/03 à 20/03 e 23/03 à 27/03:


Olá alunos, seguem em anexo:

Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.
----->>>>>>  
https://1drv.ms/w/s!AjVJmhv-x8ImkGpE2Ql3arbi5NQD?e=5K3Qzc


Slides utilizados nas vídeo-aulas:
----->>>>>>  
https://1drv.ms/p/s!AjVJmhv-x8ImkGuPqu15N3WwYouP?e=ZCTe9D

Vídeo de apresentação e informações;

Disponibilizarei vídeo-aulas explicando os conteúdos e estarão disponíveis a partir do dia 13/04/2020, através de links, que postarei no blog.
---->>>>>
https://www.facebook.com/100655121620368/videos/1142597806084857/?t=0

TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS, INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES



Aulas 3 e 4 - Referente ao período de 30/03 à 03/04 e 06/04 à 10/04:


ATIVIDADE NO CADERNO

1- Responda no CADERNO as questões de acordo com o documentário "A globalização vista do lado de cá", do geógrafo Milton Santos. As questões serão corrigidas por vídeo aula, após a terem sido respondidas no dia 18/04.

2- Copie em seu caderno as perguntas e as respostas, pois serão vistas pessoalmente quando retornarmos e irá contar para a avaliação do caderno. (Caso o aluno tenha como imprimir e colar em seu caderno as perguntas e respostas digitadas, poderá ser feito, desde que, as repostas estejam certas!).
Segue o link para assistir ao documentário:

Atividade:
1) Na sua opinião, o que documentário retrata de uma forma geral?
2) O geógrafo Milton Santos divide a globalização em 3 pensamentos, quais são eles?
3) Explique cada um dos 3 pensamentos:
4) No mundo atual, do "capitalismo globalizado", qual é o papel da mídia e da publicidade?
5) "A globalização diminui os espaços, mas aumenta as diferenças". Explique com suas palavras o significado desta frase:
6) Onde estão as "pessoas que mandam" e as "pessoas que obedecem" ?
7) Qual hemisfério possui mais renda?
8) Diferencie por características os centros das zonas periféricas:
9) Em qual contexto o Brasil se encaixa no mundo globalizado?
10) Seria possível hoje termos uma vida normal sem o capitalismo globalizado? Seja "sim" ou "não", justifique sua resposta:

TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDOS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS, QUAISQUER DÚVIDAS, INTERAÇÕES E PARTICIPAÇÕES, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DO MEU EMAIL OU DA PÁGINA NO FACEBOOK QUE CRIEI ESPECIALMENTE PARA NOSSAS AULAS.

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

ATENÇÃO !!!
AS ATIVIDADES SOBRE O CONTEÚDO REFERENTE AS AULAS 1 E 2 ESTAVAM INCORRETAS (ERRO MEU), SEGUE O LINK COM AS QUESTÕES CORRETAS.
* ERAM APENAS AS QUESTÕES O CONTEÚDO ESTÁ OK, OBRIGADO E DESCULPE.


Turmas: 91 e 92

Professor: Lucas da Silva Gomes


Email: lucasgomes1233210@hotmail.com

Aulas 5 e 6 - Referente ao período de 13/04 à 17/04 e 20/04 à 24/04:


Olá alunos,

Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.


ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

Aulas 7 e 8 - Referente ao período de 27/04 à 30/04:


Olá alunos,

Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.

AULA 9 - ATIVIDADE SOBRE AS AULAS 7 E 8   - REFERENTE A SEMANA DE 01/06 À 06/06:


1) O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS?

2) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS BLOCOS ECONÔMICOS?

3) QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS? EXPLIQUE SUAS SIGLAS:

4) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA APEC?

5) QUAIS SÃO OS 3 TIPOS DE PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL, EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE CADA TIPO E QUAIS PAÍSES FAZEM PARTE DELES:


6) QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA MERCOSUL?


ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

Aula 10 - Referente ao período de 08/06 à 13/06 :
 Aula explicativa sobre as aulas 7 e 8!

VIDEO-AULA:

VIDEO-AULA:

SLIDES:

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES

Aula 11 - Referente ao período de 15/06 à 20/06 :
 Início das correções das atividades no caderno : AULAS 1 E 2 

Por favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as tenham de forma correta!!!

a)    Quais são as 4 principais consequências surgidas a partir da globalização?
·         Avanço tecnológico em escala global (meios de transporte e comunicação).
·         Expansão do comércio internacional.
·         Aumento ‘‘estrondoso” da produção.
·         Territorialização industrial.

b)    Quais são os aspectos negativos da globalização?

Dentre os aspectos negativos, o mais relevante é a disparidade socioeconômica, onde o dinheiro e consequentemente o poder está nas “mãos” de poucos, estes que controlam a maioria (todo o resto).


c)    Quais são os aspectos positivos da globalização?

A globalização possui aspectos positivos, como aproximação das economias, através dos blocos econômicos, além de avanços tecnológicos e uma industrialização mundial, mesmo que estes dois últimos aspectos sejam favoráveis apenas para aqueles que possuem maior poder econômico.
d)    Após observarem o mapa do texto:

1-    O mapa é referente à qual empresa multinacional?
(   ) Volkswagen (   ) Petrobras ( X ) Mcdonalds  (   ) Nike

2-    Em qual ano esta empresa abriu sua primeira filial no Brasil? 1979.

ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES


Aula 12 - Referente ao período de 22/06 à 27/06 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 5 E 6 

Por favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as tenham de forma correta!!!

   
                CORREÇÃO DAS AULAS 5 E 6

    1)    O que é o comércio internacional?

É a circulação em escala global de produtos industrializados, agropecuários, recursos naturais e energéticos, seja de forma terrestre, aérea e/ou marítima.

    2)    Explique a diferença entre importação e exportação:

Importação é a entrada de produtos e a exportação é a saída de produtos.


   3)    Quem ocasionou a intensa circulação de produtos e o que isso resultou?

A intensa circulação de produtos ocasionada pelas empresas multinacionais resultou na redução das tarifas alfandegárias, que é o imposto cobrado pela importação/exportação, sendo que o valor depende do tipo de produto comercializado. Este processo promoveu a expansão da economia mundial, por exemplo, em 2013, chegando ao total de 36 trilhões de dólares em operações comerciais.

   4)    O que são empresas multinacionais e onde encontram-se suas matrizes?

São grandes empresas surgidas no meio do século XX, que geralmente são norte-americanas, europeias ou asiáticas, onde se encontram as “matrizes” nos países ricos e industrializados.

  5)    Como chamamos o conjunto de países que possuem a maioria das empresas multinacionais? “Grupo do norte”.

  6)    A grande presença das multinacionais pelo mundo resulta em que para os países das matrizes ?

1.    Empresas e marcas cada vez maiores.
2.    Países das matrizes cada vez mais ricos.
3.    Aumento do mercado consumidor.
4.    Proximidade das indústrias com suas fontes de matéria-prima.

7) Onde encontram-se as filiais? As filiais encontram-se em países mais pobres, em locais onde a mão-de-obra é mais barata e as legislações trabalhistas são mais permissivas.
8) Como chamamos o conjunto de países que onde as empresas multinacionais se instalam? “Grupo do sul”.
9) Quais as vantagens oferecidas pelos países das filiais aos países das matrizes?
·         Menor custo de mão-de-obra.
·         Baixo custo na exploração de matéria-prima.
·         Legislações ambientais e trabalhistas inexistentes ou menos rígidas.
·         Incentivos fiscais.
·         Facilidade em enviar os lucros para as matrizes (investimentos em portos, aeroportos).


10) A grande presença das multinacionais pelo mundo resulta em que para os países das filiais ?
1.    Enormes dívidas.
2.    Desvalorização da indústria local.
3.    Países das filiais cada vez mais pobres.

11) Dê exemplos de 5 multinacionais: (não podem ser empresas que eu citei)
1. Volkswagen.
2. Apple.
3. Honda.
4. JBS (Brasileira) * Dona da Friboi.



ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES


Aula 13 - Referente ao período de 29/06 à 04/07 :
Correções das atividades no caderno : AULAS 7 E 8 

Por favor revisem cada questão no caderno ou textos de vocês, além de fazerem as atividades é importante que as tenham de forma correta!!!

   1)    O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS?
É uma união entre países, com interesses de estabelecerem relações econômicas, políticas, sociais e culturais, entre os membros.

   2)    QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS BLOCOS ECONÔMICOS?
Unir e proteger os interesses de países próximos territorialmente, e/ou com interesses parecidos, além de estabelecer relações econômicas, políticas e militares, principalmente através de tratados.

   3)    QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS? EXPLIQUE SUAS SIGLAS:
APEC- COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA ÁSIA-PACÍFICO
NAFTA- TRATADO NORTE-AMERICANO DE LIVRE COMÉRCIO
MERCOSUL – MERCADO COMUM DO SUL
U.E – UNIÃO EUROPÉIA

   4)    QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA APEC?

·         Cooperação econômica e técnica
·         Liberação comercial e de investimentos
·         Facilidade nas negociações entre os membros

   5)    QUAIS SÃO OS 3 TIPOS DE PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL, EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE CADA TIPO E QUAIS PAÍSES FAZEM PARTE DELES:

MEMBROS PLENOS: Fundaram o bloco e nunca saíram dele, possuem poder direto a voto e participam de todas as reuniões. São eles: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

MEMBROS ASSOCIADOS: São países que possuem um poder e participação menores que os membros plenos. São eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

MEMBROS OBSERVADORES: São países que acompanham as reuniões, porém sem poder de voto ou participação direta, porém, possuem relações principalmente econômicas que são importantes para o bloco. São eles: Nova Zelândia, México, Egito e Israel.


ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES


Aula 14 - Referente ao período de 06/07 à 11/07 :

Material escrito, ao qual vocês devem SEMPRE COPIAR NO CADERNO, caso tenham a possibilidade de imprimir e colar, pois o caderno é AVALIATIVO E ESSE JÁ É O NOSSO CONTEÚDO ANUAL.


VIDEO-AULA:
ATENCIOSAMENTE, PROFESSOR LUCAS GOMES