NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 201, 202, e 203
Professor: Carla Michele Carvalho da Silva
Email: carlamcs20@hotmail.com
WhatsApp: 984631869
Atividades de 16/03 até 20/03/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou
whats até o dia 17/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
Entrevista: Respostas sigilosas. Somente a professora terá
acesso.
1) Fico feliz toda vez que...
2) Nada me aborrece mais que...
3) Se não fosse eu mesmo (a), gostaria de ser...
4) A coisa que mais me magoa é...
5) Quem realmente me conhece bem sabe que eu...
6) Para mim o amor é...
7) Uma coisa que me faz sentir bem em grupo é...
8) Raramente sou compreendido quando...
9) Se eu pudesse recomeçar minha vida eu...
10) Sinto que sou bastante aceito quando...
11) O que mais gosto em mim mesmo (a)...
12) Eu poderia ser...
13) Se fosse um náufrago agarrado ao tronco pensaria...
14) Sempre sinto insegurança quando...
15) O que eu não gosto em mim mesmo (a) é...
16) Uma pessoa que me marcou bastante foi...
17) A maior força de um grupo está...
18) Acho que as pessoas do meu lado demonstram
solidariedade quando...
19) Nem sempre a solidão é...
20) Entre amor, poder, dinheiro e dever, eu...
21) Entre prestígio, segurança e competência, eu...
22) Quando ocorre um conflito no grupo eu...
23) Um exemplo de ótimo colega é...
24) Um exemplo de ótimo professor é...
Música: Estudo Errado
Gabriel O Pensador
– Atenção pra chamada! Aderbal?
- Presente!
- Aninha?
- Eu!
- Breno?
- Aqui!
- Carol?
- Presente!
- Douglas?
- Alô!
- Fernandinha?
- Tô aqui.
- Geraldo?
- Eu!
- Itamarzinho?
- Faltou.
- Juquinha?
Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e
"estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ignorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu
dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não aguentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e
a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio
Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe deixar sem
recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora senão eu perco o meu emprego.
Link da música: https://www.youtube.com/watch?v=oKEAh448nSk
Interpretação da música:
1 – Qual o tema da música?
2 – Destaque os pontos em que o compositor levanta problemas sociais.
3 – Qual tipo de linguagem utilizada na música?
4 – O texto é uma crítica? Em caso afirmativo a quem e o que.
5 – A quem o compositor se dirige no final da música quando diz “Encarem
as crianças?”
6 – Você concorda com os argumentos de Gabriel o Pensador? Por quê?
7 – Você acha que o compositor é argumentativo?
8 – Por que o cantor diz “Não me digam que o Brasil foi descoberto por
acaso”?
9 – No trecho: “Meu pai nunca tem tempo pra nada”, o que o autor quis
dizer?
10 – Nos versos: “Não / A maioria das matérias que eles dão eu acho
inútil / Em vão, pouco interessantes, pro colégio!” Podemos perceber o que?
Atividadede 23/03 até 27/03/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
Formação de Palavras
Morfemas: Estudo da formação da estrutura das palavras
Radical: terra
Afixos: prefixos e sufixos
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas
principalmente por dois processos morfológicos:
Composição (justaposição e aglutinação)
Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva
e imprópria)
Palavras Primitivas e Derivadas
Antes de mais nada, vale ressaltar dois conceitos
importantes para o estudo de formação das palavras.
Os vocábulos “primitivos” são as palavras que originam
outras. Já as palavras “derivadas” são aquelas que surgem a partir das palavras
primitivas
Exemplos:
dente (primitiva) e dentista (derivada)
mar (primitiva) e marítimo (derivada)
sol (primitiva) e solar (derivada)
Composição: Os processos de composição de palavras
envolvem mais de dois radicais de palavras, sendo classificadas em:
Justaposição: Na união dos termos, os radicais não sofrem
qualquer alteração em sua estrutura, por exemplo, surdo-mudo, guarda-chuva,
abre latas, etc.
Aglutinação: Na união dos termos, pelo menos um dos
radicais sofre alteração em sua estrutura, por exemplo, planalto (plano alto),
hidroelétrica (hidro e elétrica), etc.
Hibridismo
O hibridismo também é um processo de formação de
palavras. Esses termos são formados com elementos de idiomas diferentes, por
exemplo, “sociologia” (do latim, “sócio” e do grego “logia”).
Neologismo
O neologismo é um processo de formação de palavras em que
são criados novos termos para suprir alguma lacuna de significação.
Emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de
outras já existentes, na mesma língua ou não.
Atribuição de novos sentidos a palavras já existentes na
língua. Podemos citar como exemplo a palavra "internetês", que se
refere a linguagem da internet.
Onomatopeia
A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz
fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de
pessoas ou de animais.
Esse recurso aumenta a expressividade do discurso, motivo
pelo qual é muito utilizado na literatura e nas histórias em quadrinhos. EX:
Tic-tac: som do relógio Toc-toc:
som de bater na porta
Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando Buááá: ruído de choro
Atchim: barulho de espirro Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina
Aaai: grito de dor Cof-cof:
som de tosse
Sigla
Redução de expressões a fim de formar palavras através
das suas iniciais.
EX: UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
BOVESPA Bolsa de
Valores do Estado de São Paulo
Vídeo aula:
Exercícios: No caderno
1) Pesquise dez palavras formadas por composição por justaposição e dez palavras formadas por composição por aglutinação.
2) Pesquise dez neologismos com seus significados.
Atividade de 30/03 até 03/04/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
Processos de Derivação
Os processos de derivação de palavras ocorrem de cinco
maneiras sempre com um radical e os afixos (sufixos e prefixos):
Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à
palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc.
Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à
palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.
Derivação Parassintética (Parassíntese): inclusão de um
prefixo e sufixo à palavra primitiva, por exemplo: entardecer, emagrecer,
engaiolar, etc.
Derivação Regressiva: redução da palavra derivada por
meio da retirada de uma parte da palavra primitiva, por exemplo: beijar-beijo,
debater-debate, perder-perda, etc.
Derivação Imprópria: ocorre a mudança de classe
gramatical da palavra, por exemplo, O jantar estava muito bom (substantivo);
Fui jantar ontem à noite com Luís. (verbo)
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=98qXxXx51T0
1. As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível
foram formadas, respectivamente, pelos processos de:
a) sufixação - prefixação - parassíntese
b) sufixação - derivação regressiva - prefixação
c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação
d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação
e) parassíntese - derivação imprópria – parassíntese
2. Marque a opção que indica os processos de formação,
presentes nas palavras abaixo, pela ordem em que aparecem.
bebidinha - indevassável - banheiro - adormecer.
a) Parassíntese, prefixação, sufixação, sufixação.
b) Sufixação, parassíntese, sufixação, parassíntese.
c) Sufixação, prefixação e sufixação, sufixação,
parassíntese.
d) Prefixação e sufixação, sufixação, prefixação,
parassíntese.
e) Parassíntese, sufixação, prefixação, prefixação e
sufixação.
Atividade de 06/04 até 10/04/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 27/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
1 – O tema do texto é a
situação dos moradores de rua. Em relação a esse problema social, apresentam-se
duas posições distintas. Identifique-as:
2 – Assinale a expressão que
remete a elemento pertencente ao universo fora do texto:
a) um pobre
b) coração apertado
c) deviam dar
d) bem-estar
3 – Encontra-se registro da
informalidade em:
a) “Quando eu vejo um pobre
[...]”.
b) “[...] fico com o coração
apertado!”.
c) “Pra que tudo isso?”.
d) “Era só escondê-los!”.
4 – Em “Era só
escondê-los!”, o pronome junto à forma verbal, grifado, substitui,
considerando-se o contexto:
5 - Observe o cartum:
a)
Identifique a que se refere o pronome relativo destacado em:
“Olá, Miguelito, aonde vai tão satisfeito?”
b)
Por que foi empregado “aonde” e, não, “onde”? Explique a diferença.
Atividade de 13/04 até 17/04/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou whats (preferencialmente) até o dia 28/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
1. Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de formação de palavras.
a) espairecer, esquentar, aborrecente;
b) ciumento, namorico, amarelado;
c) couve-flor, guarda-chuva, pingue-pongue;
d) desnecessário, contramão, sociologia.
b) ciumento, namorico, amarelado;
c) couve-flor, guarda-chuva, pingue-pongue;
d) desnecessário, contramão, sociologia.
2. Indique em qual alternativa a palavra em destaque não é formada por derivação parassintética.
a) Assim, garanto que vou enlouquecer!
b) Como você conseguiu emagrecer assim tanto?
c) Sua atitude foi um ato de deslealdade.
d) Quem vai envernizar a porta?
b) Como você conseguiu emagrecer assim tanto?
c) Sua atitude foi um ato de deslealdade.
d) Quem vai envernizar a porta?
3. Em qual das seguintes palavras ocorre composição por aglutinação.
a) couve-flor;
b) fim de semana;
c) aguardente;
d) passatempo.
b) fim de semana;
c) aguardente;
d) passatempo.
4. Identifique os prefixos usados nas seguintes palavras formadas por derivação prefixal.
a) desumano;
b) infeliz;
c) bicampeão;
d) suprassumo;
e) antebraço;
f) super-homem.
b) infeliz;
c) bicampeão;
d) suprassumo;
e) antebraço;
f) super-homem.
5. A palavra orgulhoso é formada por derivação.
a) prefixal;
b) sufixal;
c) regressiva;
d) parassintética;
e) imprópria.
b) sufixal;
c) regressiva;
d) parassintética;
e) imprópria.
Atividades de 20/04 até 24/04/2020
Atividade para ser entregue pelo e-mail ou whats (preferencialmente) até o dia 30/04/2020. Pode ser respondido no caderno.
1) Que item contém somente palavras formadas por
justaposição?
a)
desagradável - complemente
b) vaga-lume
- pé-de-cabra
c)
encruzilhada - estremeceu
d)
supersticiosa - valiosas
e)
desatarraxou – estremeceu
2) Numere as palavras da primeira coluna conforme os
processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que
corresponde à sequência numérica encontrada:
( )
aguardente 1) justaposição
( )
casamento 2) aglutinação
( )
portuário 3) parassíntese
( )
pontapé 4) derivação sufixal
( ) os
contras 5) derivação imprópria
( )
submarino 6) derivação prefixal
( ) hipótese
a) 1, 4, 3,
2, 5, 6, 1
b) 4, 1, 4,
1, 5, 3, 6
c) 1, 4, 4,
1, 5, 6, 6
d) 2, 3, 4,
1, 5, 3, 6
e) 2, 4, 4,
1, 5, 3, 6
3) Assinale a série de palavras em que todas são formadas
por parassíntese:
a)
acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
b) solução,
passional, corrupção, visionário
c) enrijecer,
deslealdade, tortura, vidente
d) biografia,
macróbio, bibliografia, asteroide
e)
acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo
4) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são
formadas por:
a)
derivação
b)
onomatopeia
c) hibridismo
d) composição
e) prefixação
5) Essa atividade é mais dinâmica. Criei um template do instagram (ou isto ou aquilo), para responder e postar no stories. Quem não possui instagram, pode responder e postar no status do whatsApp, mas a brincadeira ficará melhor se for no insta, pois irei repostar todos. Orientações: solicite o template pelo whatsApp, me siga no instagram (@carlinha_pre), responda e me marque no storie. Caso não tenha instagram, certifique-se que salvou meu número nos contatos e que eu também tenha salvo o teu, poste no status e me mencione na legenda. Respostas sinceras, por favor! Vamos unir um questionário importante a uma brincadeira divertida de quarentena.
Atividades de 27/04 até 01/05/2020
Faça um "MAPA MENTAL" sobre o conteúdo de COMPOSIÇÃO (JUSTAPOSIÇÃO E AGLUTINAÇÃO), contendo conceitos e exemplos. Fazer em folha ofício e bem colorido. Use a criatividade! Segue abaixo exemplo de mapa mental.
Atividades de 01/06 até 05/06/2020
Faça um "MAPA MENTAL" sobre o conteúdo de PROCESSO DE DERIVAÇÃO, contendo conceitos e exemplos. Fazer em folha ofício e bem colorido. Use a criatividade! Siga o exemplo do exercício acima.
Atividades de 08/06 até 12/06/2020
Copiar no caderno e mandar a foto pelo whats ou e-mail.
Redação:
1) Estruture seu texto adequadamente
Não é difícil. Basicamente, para fazer sua primeira redação você vai começar colocando no papel algumas ideias simples que você teve para escrever seu primeiro texto. Depois de escrever as primeiras ideias, você vai estruturar essas frases no formato certo. Essa estrutura é a organização do que vamos escrever. Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Então vamos ver como fica essa organização:
Introdução
É um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que vamos falar na redação.
Desenvolvimento
Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema da redação.
Conclusão
É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.
Bom, agora que a gente já sabe como fica a estrutura de uma boa redação, vamos tentar construí-la.
2) Faça as seguintes perguntas para criar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:
A introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em relação ao tema: “o que eu penso sobre isso?”
O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.
E a pergunta da conclusão é: “Que lição pode ser tirada disso?”
A partir dessas respostas é que você vai organizar sua redação. Repare que estamos dividindo a redação antes de começá-la, isso é muito importante. Os avaliadores não enxergam a redação como um único texto fechado e compacto, eles analisam o texto por etapas, por isso que você deve se preocupar com cada uma dessas etapas, para garantir que todas estão atendendo ao que eles esperam. Não há como fazer uma boa redação de outra forma que não seja dividindo e analisando individualmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Qualquer tentativa de misturar esses 3 fragmentos sem cautela irá destruir a sua nota. Com isso em mente, podemos prosseguir.
3) Anote as ideias principais que servirão como argumentos
Antes de começar um texto, é muito útil escrever em uma folha algumas informações sobre o tema proposto. Por exemplo, digamos que o tema da redação seja “O chocolate no mundo moderno”. A primeira coisa que você deve fazer é anotar alguns fatos e argumentos que você conhece sobre chocolate. Por exemplo:
Chocolate em excesso faz mal
Existem diversos tipos de chocolate
A compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
Muitas pessoas gostam de chocolate
Observe que as frases acima não são muito grandes nem muito elaboradas. Isso tem um motivo: a ideia aqui é que você coloque no papel a informação exatamente do jeito que ela veio à sua cabeça. Nesse momento, não estamos preocupados com a estrutura do texto, nem com a perfeição das frases, pois se você ficar “travado”, sem conseguir se expressar no papel, corre o risco de perder um bom argumento, além de perder muito tempo (talvez outras ideias relacionadas ao assunto sejam perdidas enquanto você tenta formular um pensamento rico e elaborado).
Então o propósito aqui é simples: coloque no papel aquilo que veio à cabeça, pois estamos apenas construindo nossos pilares. O próximo passo vai ser organizar os argumentos que criamos.
4) Organize cada parágrafo do texto
Observando os argumentos que escolhemos sobre chocolate, podemos notar que o último argumento que criamos ali tem uma relação direta com o penúltimo:
A compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
Muitas pessoas gostam de chocolate
Afinal, o mercado de chocolate movimenta muito dinheiro justamente pelo fato de que muitas pessoas gostam de chocolate. Isso também motiva a criação de vários tipos diferentes de chocolate, então o segundo argumento também pode ser incluído nesse raciocínio. Já o primeiro argumento serve como um alerta. Portanto, um parágrafo para nosso texto, contendo todas essas ideias, poderia ser:
– “Como muitas pessoas gostam de chocolate, o comércio desse produto movimenta muito dinheiro. Para aumentar as opções de sabores e aplicações, muitos tipos diferentes de chocolate são fabricados. No entanto, é preciso estar consciente de que chocolate em excesso faz mal”.
Observe que as frases desse parágrafo seguem uma lógica; não são apenas informações jogadas sem nexo. Essa lógica só existiu pelo fato de termos organizado as ideias que tivemos lá no início. Esse processo sempre vai ser utilizado para garantir um texto fluido e bem estruturado.
Agora sim estamos preocupados com o texto da redação, pois antes estávamos apenas preocupados em como construir argumentos para o tema. Fazer a redação é o segundo passo; primeiro você precisa colocar os argumentos no papel, como já comentamos. Esse detalhe acaba pegando muitos alunos no contrapé, pois tentar fazer uma redação do início ao fim diretamente é muito mais difícil e arriscado. Você fica sujeito a cometer muitos erros como fuga do tema, falta de coerência e conexão, etc.
Muito bem, esse foi apenas um exemplo simples para você ter uma ideia de como um parágrafo se constrói na prática. Obviamente, aqueles argumentos que criamos sobre chocolate renderiam muitas outras frases e ideias, mas nosso objetivo era apenas mostrar o conceito de criação de argumentos e elaboração do texto a partir desses argumentos.
Atividades de 15/06 até 20/06/2020
Proposta de atividade:
Assista o a vídeo aula; https://www.youtube.com/watch?v=kx_r8NXD6GA
Tire as dúvidas com a professora pelo WhatsApp;
Escolha um tema;
Escreva a introdução da sua redação com o tema escolhido.
Lembre-se, a introdução deve ser curta, de preferência um parágrafo e escrita em terceira pessoa.
Usem a criatividade! Estou ansiosa para nos vermos pessoalmente. ❤
Atividades de 22/06 até 27/06/2020
Proposta de atividade:
Escreva a continuação da sua redação. Agora você fará o desenvolvimento.
Lembre-se:
Se tens dúvidas, chame a professora no whats;
O desenvolvimento deve ter uns dois ou três parágrafos apenas;
Não fuja do tema escolhido.
Bom trabalho!
Atividades de 29/06 até 04/07/2020
Proposta de atividade:
Escreva a continuação da redação. Agora você fará a conclusão.
Lembre-se:
Se tens dúvidas, chame a professora no whats;
A conclusão deve conter apenas um parágrafo;
Não fuja do tema escolhido.
Dicas: Utilize essas palavras/frases para iniciar a conclusão.
- Em virtude dos fatos mencionados …
- Por isso tudo …
- Levando-se em consideração esses aspectos …
- Dessa forma …
- Em vista dos argumentos apresentados …
- Dado o exposto …
- Tendo em vista os aspectos observados …
- Levando-se em conta o que foi observado …
- Em virtude do que foi mencionado …
- Por todos esses aspectos …
- Pela observação dos aspectos analisados …
- Portanto … / logo … / então …
Bom trabalho!
Atividades de 06/07 até 11/07/2020
Proposta de atividade:
Copie o texto no caderno e responda as questões.
Rio de Janeiro – Lembra-se de quando o Brasil era o país do futuro?
Primeiro foi um gigante adormecido (“em berço esplêndido”), que um dia iria acordar e botar pra quebrar.
Depois tornou-se o país do futuro, um futuro de riqueza, justiça social e bem-aventurança.
Eram tempos, aqueles, de postergar tudo o que não podia ser realizado no presente. A dureza do regime militar deixava poucas brechas para que se ousasse fazer alguma coisa que não fosse aquilo já previsto, planejado, ordenado pelos generais no poder.
Só restava então aguardar o futuro, que nunca chegava (mais uma vez vale lembrar: foram 21 anos de regime autoritário).
O pior é que, mesmo depois de redemocratizado o país, a coisa continuou e continua meio encalacrada, com muitos sonhos tendo de ser adiados a cada dia, a cada nova dificuldade. Com a globalização, temos que encarar (e temer) até as crises que ocorrem do outro lado do mundo. Todavia há que se aguardar o futuro com otimismo, e alguma razão para isso existe.
Dados de uma pesquisa elaborada pela Secretaria de Planejamento do governo de São Paulo revelam que o Brasil chegará ao próximo século, que está logo ali na esquina, com o maior contingente de jovens de sua história.
Conforme os dados da pesquisa, somente na faixa dos 20 aos 24 anos serão quase 16 milhões de indivíduos no ano 2000.
Com esses dados, o usual seria prever o agravamento da situação do mercado de trabalho, já tão difícil para essa faixa de idade, e de problemas como a criminalidade em geral e o tráfico e o uso de drogas em particular.
Mas por que não inverter a mão e acreditar, ainda que forçando um pouco a barra, que essa massa de novas cabeças pensantes simboliza a chegada do tal futuro? Quem sabe sairá do acúmulo de energia renovada dessa geração a solução de problemas que apenas se perpetuaram no fracasso das anteriores?
Nada mal começar um milênio novinho em folha com o viço, a ousadia e o otimismo dos que têm 20 anos.
(Luiz Caversan – Folha de São Paulo, 28.11.98)
Responda:
1) A ideia de futuro vem representada no texto por uma sequência de conceitos. A opção que indica essa sequência é:
a) expectativa – gigantismo – idealização – otimismo
b) otimismo – expectativa – idealização – gigantismo
c) gigantismo – otimismo – idealização – expectativa
d) expectativa – idealização – otimismo – gigantismo
e) gigantismo – idealização – expectativa – otimismo
2) A linguagem coloquial empregada no texto pode ser exemplificada pela expressão:
a) “em berço esplêndido”
b) botar pra quebrar
c) bem-aventurança
d) dados de uma pesquisa
e) somente na faixa
3) Postergar significa:
a) polemizar
b) preterir
c) manifestar
d) difundir
e) incentivar
4) Em “o maior contingente de jovens de sua história”, o substantivo “jovens”, embora masculino, refere-se tanto aos rapazes quanto às moças. É comum, porém, que na distinção de gêneros haja referência a conteúdos distintos. Nas alternativas abaixo, a dupla de substantivos cuja diferença de gêneros NÃO corresponde a uma diferença de significados é:
a) novos cabeças – novas cabeças
b) vários personagens – várias personagens
c) outro guia – outra guia
d) o faixa preta – a faixa preta
e) algum capital – alguma capital