NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 61
Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga
Email: alexsbfraga@gmail.com
Resultados da pesquisa
WhatsApp: 989091757 (enviar foto das atividades) (2º e 4º feiras)
OLÁ QUERIDOS ALUNOS DA ESCOLA AÇORIANOS.
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
TAREFA 1. (Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020)
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA.
-Assista ao vídeo indicado a baixo e, depois responda no
caderno:
a)o que a história estuda?
b)cite alguns exemplos de fontes históricas.
c)podemos dizer que somos agentes da história? Sim( ) ou não(
)
__________________________________________________
TAREFA 2. (Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020
)
-Leia o texto a baixo “a origem do planeta terra”, em
seguida copie as questões e as responda no caderno de acordo com o texto:
a) o planeta terra formou-se por volta
de...................................................
b) seres humanos e dinossauros conviveram na mesma época?
Por quê?
c) qual foi a primeira forma de vida do planeta?
Origem do planeta Terra
__________________________________________
TAREFA 3. (Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020)
a)Assista o vídeo a seguir e faça em seu caderno uma história em
quadrinhos mostrando a evolução do planeta até o surgimento do ser humano.
__________________________________________________
TAREFA 4- (Atividades
de 06/04/2020 até 10/04/2020)
Exercícios de revisão, copiar no caderno responder.
Por História entende-se o estudo da ação dos seres humanos,
ao longo do tempo. Em
outras palavras, não existe História sem sujeito, sem uma pessoa ou um grupo social responsável pelas ações. Veja, por exemplo, esta cena de trabalho, em Salvador, na Bahia.
Observe a imagem, leia a legenda e preencha o quadro abaixo:
outras palavras, não existe História sem sujeito, sem uma pessoa ou um grupo social responsável pelas ações. Veja, por exemplo, esta cena de trabalho, em Salvador, na Bahia.
Observe a imagem, leia a legenda e preencha o quadro abaixo:
Salvador (BA),2013.
Local e data:
|
Cena retratada:
|
Sujeito principal:
|
Sua importância na história do
trabalho, na Bahia:
|
________________________________________________________________________________________________________
TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020
- copie no caderno os diferentes tipos de fonte.
________________________________________________
TAREFA 6-(Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020 )
FONTES ESCRITAS
- Copiar e responder as questões no caderno.
FONTE 1 Fonte 1
“Todos os dias quando acordo Não tenho mais o tempo que passou Mas tenho muito tempo Temos todo o tempo do mundo Todos os dias antes de dormir Lembro e esqueço como foi o dia Sempre em frente Não temos tempo a perder.” RUSSO, Renato. Tempo perdido. Intérprete: Renato Russo. In: EGIÃO URBANA. Dois. Rio de Janeiro: EMI, 1986. 1 CD. Faixa 6. |
FONTE 2onte 2
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propó- sito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; [...] Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar.” Eclesiastes 3:1-5 |
a) Qual é o assunto da fonte 1?
b) Como você interpreta a frase: “Não temos tempo a perder”?
c) Qual o assunto da fonte 2?
d) O trecho da fonte 2 é um texto religioso? Justifique.
b) Como você interpreta a frase: “Não temos tempo a perder”?
c) Qual o assunto da fonte 2?
d) O trecho da fonte 2 é um texto religioso? Justifique.
e) Em que os trechos das fontes 1 e 2 se assemelham?
f) Em que esses trechos são diferentes?
f) Em que esses trechos são diferentes?
TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/5/ 2020.
-Copiar no caderna o esquema a baixo:
TAREFA 8- Atividades de 01/06/2020 até 06/06/2020.
Dica para pesquisa: http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev2b.htm
1. Complete as informações com a data aproximada em que cada
espécie viveu.
Espécie de hominídeos do gênero Homo
|
Época em que viveu
|
Homo habilis
|
................................................
|
Homo erectus
|
...............................................
|
Homo sapiens Neanderthalensis
|
.............................................
|
Homo sapiens sapiens
|
..............................................
|
b) Como se chama a espécie da qual fazemos parte?
__________________________________________________________________________
c) Onde ela se originou?
__________________________________________________________________________
Linha do tempo (visão
eurocêntrica)
__________________________________________________________________________________________________________
TAREFA 9- Atividades de 08/06/2020 até 13/06/2020.
*copiar no caderno.
Idade da Pedra – Paleolítico
Paleolítico
(idade da pedra lascada)
- Início: 2,5 milhões a.C. (surgimento do Homo habilis)
- Fim: 12000 a.C. (início da prática da agricultura e da domesticação de animais)
- Características:
- Viviam em pequenos grupos;
- Eram nômades;
- Abrigavam-se principalmente em cavernas;
- Alimentação: caça, pesca, coleta de frutos,
grãos e raízes. - Tecnologia – desenvolveram a técnica da pedra lascada (lascamento batendo uma pedra contra a outra) Instrumento cortante (servia para cortar alimentos, perfurar e como arma)
•
Tecnologia: desenvolvimento da técnica da pedra
lascada, que basicamente se resumia em esculpir a pedra batendo uma contra a
outra até virar um instrumento afiado e pontiagudo (servia para cortar
alimentos, perfurar materiais espessos e como arma);
•
Domesticação do
fogo.
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
TAREFA 10- Atividades de 15/06/2020 até
20/06/2020.
Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=_hcVkw-36mU
a) Faça um desenho demonstrando como era a vida na
pré-história do período paleolítico, para isso use como referência as características do no texto a cima ou do
vídeo de apoio.
__________________________________________________________________________
TAREFA 11- Atividades de 22/06/2020 até
27/06/2020.
- Copie no caderno o
resumo que segue e responda as questões.
Idade da Pedra – Neolítico
Neolítico (idade da pedra polida)
Início: 12000 a.C. (início da
prática da agricultura
e da domesticação de animais)
e da domesticação de animais)
Fim: 6000 a.C. (desenvolvimento
das primeiras técnicas de fundição de metais)
Características:
• Início da prática da agricultura
e da domesticação de animais;
• Sedentarização;
• Grupos mais numerosos
(aldeamentos);
• Alimentação: caça, pesca, coleta
de frutos, grãos e raízes;
• Tecnologia – desenvolveram a
técnica da pedra polida (esfregavam a pedra no chão e na areia até ficarem bem
afiada)
• Tecnologia: desenvolvimento da técnica da pedra polida – afiamento da
pedra esfregando-a no chão e na areia;
• Criação da cerâmica – para
armazenar os alimentos produzidos;
• Uso do fogo.
a) Faça um desenho demonstrando como era a vida na pré-história do
período Neolítico,
para isso use como referência as
características do no texto a cima ou do vídeo de apoio.
_____________________________________________
TAREFA 12- Atividades de 29/06/2020 até 04/7/2020.
COPIE NO CADERNO E
RESPONDA
1. Aplique (V) para as verdadeiras e (F) para
as falsas. Corrija as alternativas falsas.
a) ( ) O Paleolítico
foi um período muito longo da história da humanidade, no qual os homens
sobreviveram da caça, da pesca e da coleta de frutas, sementes, raízes e
folhas; por isso ficaram conhecidos como caçadores e coletores.
b) ( ) Os homens do
Paleolítico eram sedentários, isto é, tinham moradia fixa; sempre que a caça,
os peixes e os frutos de uma região começavam a rarear, eles apelavam para a
prática da agricultura em busca de alimentos.
c) ( ) Há cerca de
500 mil anos, o homem descobriu como produzir o fogo. Com o domínio do fogo, a
vida dos seres humanos mudou muito: tornou-se possível sobreviver em regiões
geladas, ter luz à noite, afugentar animais e cozinhar os alimentos.
d) ( ) No período
Neolítico, os humanos passaram a polir a pedra aumentando, com isso, a
eficiência e a durabilidade de suas ferramentas e armas. Entre as grandes
conquistas deste período estão a agricultura e a domesticação de animais; por
isso os grupos humanos daqueles tempos ficaram conhecidos como agricultores e
pastores.
e) ( ) No início do
Neolítico (10.000 a.C.) a Terra passou por uma grande mudança climática. Nas
regiões de clima temperado as temperaturas se elevaram e as camadas de gelo que
cobriam parte da superfície terrestre recuaram. Os animais acostumados a climas
frios, como os bisões e os mamutes, desapareceram, e a carne tornou-se menos
abundante; intensificou-se, então, a busca por outras fontes de alimentos. Nessa
busca, os seres humanos desenvolveram a agricultura.
_______________________________________________________________________
TAREFA 13- Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.
COPIE NO CADERNO E
RESPONDA
2. Em dupla. Vamos
imaginar! Imaginem que vocês e suas famílias vivem na passagem do Período
Paleolítico para o Neolítico. Com base no que vocês estudaram e em pesquisa, escrevam
um texto ilustrado seguindo o roteiro:
a) quais as
principais dificuldades enfrentadas por você e sua família;
b) como vocês fazem
para sobreviver;
c) de que forma
passaram a viver com o desenvolvimento da agricultura;
d) que benefícios ela
trouxe a vocês. Indicações de sites para a pesquisa:
sugestões de
pesquisa:
•
<http://ftd.li/4ca5mk>. Acesso em: 21 jul. 2015.
•
<http://ftd.li/k68wf7>. Acesso em: 21 jul. 2015.