Páginas


TURMA 61 - História

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 61

Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga

Email: alexsbfraga@gmail.com


Resultados da pesquisa


Resultado da Web com links de sit

Facebook: Alex Fraga   

(2º  e 4º feiras)

WhatsApp:     989091757   (enviar foto das atividades) (2º  e 4º feiras)



OLÁ QUERIDOS ALUNOS DA ESCOLA AÇORIANOS.



Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)





TAREFA 1. (Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020)



INTRODUÇÃO A HISTÓRIA.


-Assista ao vídeo indicado a baixo e, depois responda no caderno:
a)o que a história estuda?
b)cite alguns exemplos de fontes históricas.
c)podemos dizer que somos agentes da história? Sim(   ) ou não(    )


__________________________________________________

TAREFA 2. (Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020  )

-Leia o texto a baixo “a origem do planeta terra”, em seguida copie as questões e as responda no caderno de acordo com o texto:
a) o planeta terra formou-se por volta de...................................................
b) seres humanos e dinossauros conviveram na mesma época? Por quê?
c) qual foi a primeira forma de vida do planeta?
Origem do planeta Terra



__________________________________________   




TAREFA 3. (Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020)
 a)Assista o vídeo a seguir  e faça em seu caderno uma história em quadrinhos mostrando a evolução do planeta até o surgimento do ser humano.

__________________________________________________


TAREFA 4- (Atividades de 06/04/2020 até 10/04/2020)

Exercícios de revisão, copiar no caderno responder.

Por História entende-se o estudo da ação dos seres humanos, ao longo do tempo. Em
outras palavras, não existe História sem sujeito, sem uma pessoa ou um grupo social responsável pelas ações. Veja, por exemplo, esta cena de trabalho, em Salvador, na Bahia.
Observe a imagem, leia a legenda e preencha o quadro abaixo:

Salvador (BA),2013.
Local e data:
Cena retratada:
Sujeito principal:
Sua importância na história do trabalho, na Bahia:




________________________________________________________________________________________________________





TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020



- copie no caderno os diferentes tipos de fonte.





________________________________________________



TAREFA 6-(Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020 )



FONTES  ESCRITAS


- Copiar e responder as questões no caderno.
FONTE 1 Fonte 1
“Todos os dias quando acordo
Não tenho mais o tempo que
passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo
Todos os dias antes de dormir
Lembro e esqueço como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder.”
RUSSO, Renato. Tempo perdido. Intérprete: Renato Russo. In:
EGIÃO URBANA.
Dois. Rio de Janeiro: EMI, 1986. 1 CD. Faixa 6.
FONTE 2onte 2
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propó-
sito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de
morrer; tempo de plantar, e tempo
de arrancar o que se plantou; [...]
Tempo de chorar, e tempo de rir;
tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e
tempo de ajuntar pedras; tempo de
abraçar, e tempo de afastar-se de
abraçar.”
Eclesiastes 3:1-5

a) Qual é o assunto da fonte 1?
b) Como você interpreta a frase: “Não temos tempo a perder”?
c) Qual o assunto da fonte 2?
d) O trecho da fonte 2 é um texto religioso? Justifique.
e) Em que os trechos das fontes 1 e 2 se assemelham?
f) Em que esses trechos são diferentes?


_______________________________________________


TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/5/ 2020.

-Copiar no caderna o esquema a baixo:       



___________________________________________________________________________________________________________





TAREFA 8- Atividades de 01/06/2020 até 06/06/2020.


1. Complete as informações com a data aproximada em que cada espécie viveu.
Espécie de hominídeos do gênero Homo
Época em que viveu
Homo habilis

................................................
Homo erectus

...............................................
Homo sapiens Neanderthalensis


.............................................
Homo sapiens sapiens

..............................................

b) Como se chama a espécie da qual fazemos parte?
__________________________________________________________________________

c) Onde ela se originou?
__________________________________________________________________________


Linha do tempo (visão eurocêntrica)



__________________________________________________________________________________________________________








TAREFA 9- Atividades de 08/06/2020 até 13/06/2020.
*copiar no caderno.
Idade da Pedra – Paleolítico
Paleolítico (idade da pedra lascada)
  • Início: 2,5 milhões a.C. (surgimento do Homo habilis)
  • Fim: 12000 a.C. (início da prática da agricultura e da domesticação de animais)
  • Características:                   
  •        Viviam em pequenos grupos;
  •        Eram nômades;
  •        Abrigavam-se principalmente em cavernas;
  •        Alimentação: caça, pesca, coleta de frutos,
    grãos e raízes.
  •       Tecnologia – desenvolveram a técnica da pedra lascada (lascamento batendo uma pedra contra a outra) Instrumento cortante (servia para cortar alimentos, perfurar e como arma)

 
      Tecnologia: desenvolvimento da técnica da pedra lascada, que basicamente se resumia em esculpir a pedra batendo uma contra a outra até virar um instrumento afiado e pontiagudo (servia para cortar alimentos, perfurar materiais espessos e como arma);
       Domesticação do fogo.

_________________________________________________________________________________________________






Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)


_____________________________________________
  


TAREFA 10- Atividades de 15/06/2020 até 20/06/2020.

a) Faça um desenho demonstrando como era a vida na pré-história do período paleolítico, para isso use como referência   as características do no texto a cima ou do vídeo de apoio.
__________________________________________________________________________

TAREFA 11- Atividades de 22/06/2020 até 27/06/2020.

- Copie no  caderno o resumo que segue  e responda as questões.

Idade da Pedra – Neolítico
Neolítico (idade da pedra polida)
Início: 12000 a.C. (início da prática da agricultura
e da domesticação de animais)
Fim: 6000 a.C. (desenvolvimento das primeiras técnicas de fundição de metais)
Características:
       Início da prática da agricultura e da domesticação de animais;
       Sedentarização;
       Grupos mais numerosos (aldeamentos);
       Alimentação: caça, pesca, coleta de frutos, grãos e raízes;
       Tecnologia – desenvolveram a técnica da pedra polida (esfregavam a pedra no chão e na areia até ficarem bem afiada)
      Tecnologia: desenvolvimento da técnica da pedra polida – afiamento da pedra esfregando-a no chão e na areia;
       Criação da cerâmica – para armazenar os alimentos produzidos;
       Uso do fogo.


a) Faça um desenho demonstrando como era a vida na pré-história do período Neolítico, para isso use como referência   as características do no texto a cima ou do vídeo de apoio.

_____________________________________________

TAREFA 12- Atividades de 29/06/2020 até 04/7/2020.

COPIE NO CADERNO E RESPONDA

 1. Aplique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Corrija as alternativas falsas.
a) ( ) O Paleolítico foi um período muito longo da história da humanidade, no qual os homens sobreviveram da caça, da pesca e da coleta de frutas, sementes, raízes e folhas; por isso ficaram conhecidos como caçadores e coletores.
b) ( ) Os homens do Paleolítico eram sedentários, isto é, tinham moradia fixa; sempre que a caça, os peixes e os frutos de uma região começavam a rarear, eles apelavam para a prática da agricultura em busca de alimentos.
c) ( ) Há cerca de 500 mil anos, o homem descobriu como produzir o fogo. Com o domínio do fogo, a vida dos seres humanos mudou muito: tornou-se possível sobreviver em regiões geladas, ter luz à noite, afugentar animais e cozinhar os alimentos.
d) ( ) No período Neolítico, os humanos passaram a polir a pedra aumentando, com isso, a eficiência e a durabilidade de suas ferramentas e armas. Entre as grandes conquistas deste período estão a agricultura e a domesticação de animais; por isso os grupos humanos daqueles tempos ficaram conhecidos como agricultores e pastores.
e) ( ) No início do Neolítico (10.000 a.C.) a Terra passou por uma grande mudança climática. Nas regiões de clima temperado as temperaturas se elevaram e as camadas de gelo que cobriam parte da superfície terrestre recuaram. Os animais acostumados a climas frios, como os bisões e os mamutes, desapareceram, e a carne tornou-se menos abundante; intensificou-se, então, a busca por outras fontes de alimentos. Nessa busca, os seres humanos desenvolveram a agricultura.
 _______________________________________________________________________


TAREFA 13- Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.
COPIE NO CADERNO E RESPONDA

2. Em dupla. Vamos imaginar! Imaginem que vocês e suas famílias vivem na passagem do Período Paleolítico para o Neolítico. Com base no que vocês estudaram e em pesquisa, escrevam um texto ilustrado seguindo o roteiro:
a) quais as principais dificuldades enfrentadas por você e sua família;
b) como vocês fazem para sobreviver;
c) de que forma passaram a viver com o desenvolvimento da agricultura;
d) que benefícios ela trouxe a vocês. Indicações de sites para a pesquisa:


sugestões de pesquisa:
• <http://ftd.li/4ca5mk>. Acesso em: 21 jul. 2015.

• <http://ftd.li/k68wf7>. Acesso em: 21 jul. 2015.