NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 201, 202, e 203
Professor: Carla Michele Carvalho da Silva
Email: carlamcs20@hotmail.com
WhatsApp: 984631869
Atividade de 16/03 até 20/03/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou
whats até o dia 17/04/2020. Deve ser respondido no
caderno.
Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século
XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido
em três gerações.
O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e,
no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e
Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Possuindo manifestações tanto em
prosa quanto em verso, o Romantismo brasileiro é considerado um dos principais
marcos da Literatura em nosso país.
Uma das razões para isso é a importância da estética romântica para o
momento histórico em que essa arte está inserida no Brasil: a chegada da
Família Real e a reclassificação do território nacional, deixando de ser uma
colônia de exploração e, doravante, passando a intitular-se Reino Unido a Portugal.
Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar,
Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
Contexto histórico
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a
chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou
oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino
Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações
começou a ocorrer no país. Algumas das principais delas são:
·
criação da imprensa brasileira;
·
construção do Museu Nacional (incendiado em 2018);
·
fundação do Banco do Brasil;
·
decreto de abertura dos portos às nações amigas;
·
criação do Ministério da Marinha, das Relações
Exteriores e do Tesouro Nacional, assim como a fundação da Casa de Suplicação
do Brasil (atual Supremo Tribunal da Justiça).
Características
O Romantismo é o movimento artístico que representa a burguesia do século
XVIII e XIX, ou seja, o movimento é o de uma produção da nova elite da
sociedade, que havia superado os regimes absolutistas em diversos países. Por
conta disso, os ideais dessa burguesia são aqueles presentes nas obras
românticas. Alguns deles são:
·
egocentrismo (culto ao “eu”; o indivíduo como centro
da existência);
·
nacionalismo;
·
exaltação da natureza enquanto cúmplice do sujeito;
·
idealização do herói, do amor e da mulher;
·
fuga da realidade por meio da morte, do sonho, da
loucura ou da arte.
Para além dessas características gerais, vale ressaltar que as
manifestações da poesia e da prosa, dentro do Romantismo, tiveram, cada uma,
suas particularidades.
Fases do Romantismo
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil.
A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
Responda:
1) O que foi o Romantismo?
2) Quais os principais fatos ocorridos no Romantismo brasileiro?
3) Quais as principais características?
IMPORTANTE
Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jz_As_nzSUA
Atividade de 23/03 até 27/03/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Deve ser respondido no caderno.
Primeira
Geração
Também
chamada de geração nacionalista ou indianista, foi marcada pela exaltação à
natureza, volta ao passado histórico, medievalismo, criação do herói nacional
na figura do índio.
Essa
alusão ao indígena deu origem ao nome dessa fase da literatura brasileira.
O
sentimento e a religiosidade também são características marcantes da produção
literária dos autores da primeira geração.
Entre
os principais poetas podemos destacar Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
Links das biografias do poetas:
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=SIhpzAhDJ94
Atividade: Pesquise uma poesia de cada autor dos links acima. (Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães) Copie no seu caderno.
Atividade de 30/03 até 03/04/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Deve ser respondido no caderno.
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Gonçalves Dias
1) Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
a) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.
b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.
c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.
e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.
TEXTO A
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas tem mais flores,
Nossos bosques tem mais vida,
Nossa vida mais amores.
Nossas várzeas tem mais flores,
Nossos bosques tem mais vida,
Nossa vida mais amores.
[...]
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, a noite -
Mais prazer eu encontro la;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá.
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, a noite -
Mais prazer eu encontro la;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras
Onde canta o Sabiá.
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras
Onde canta o Sabiá.
DIAS, G. Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998.
TEXTO B
Canto de regresso à Pátria
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase tem mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
E quase tem mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita
Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Eu quero tudo de lá
Não permita
Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que eu veja a rua 15
E o progresso de São Paulo
Sem que volte pra São Paulo
Sem que eu veja a rua 15
E o progresso de São Paulo
ANDRADE, O. Cadernos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Círculo do Livro. s/d.
2) Os textos A e B, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que:
a) o ufanismo, atitude de quem se orgulha excessivamente do país em que nasceu, e o tom de que se revestem os dois textos.
b) a exaltação da natureza é a principal característica do texto B, que valoriza a paisagem tropical realçada no texto A.
c) o texto B aborda o tema da nação, como o texto A, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira.
d) o texto B, em oposição ao texto A, revela distanciamento geográfico do poeta em relação à pátria.
e) ambos os textos apresentam ironicamente a paisagem brasileira.
Atividade de 06/04 até 10/04/2020
Todas as atividades devem ser entregues pelo e-mail ou whats até o dia 28/04/2020. Deve ser respondido no caderno.
Responda:
1) São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto:
a) Exaltação da natureza e da liberdade.
b) Indianismo.
c) Nacionalismo ufanista.
d) Brasileirismo (linguagem).
e) Egocentrismo e individualismo.
2) Quais são os principais
autores da primeira geração do Romantismo?
a) Magalhães de Gonçalves,
Gonçalves Dias e Araujo Porto.
b) Araujo Porto Alegre,
Alvares de Abreu e Gonçalves Freire.
c) Araujo Porto Alegre,
Casimiro de Abreu e Castro Alves.
d) Carlos Drummond de
Andrade, Gonçalves Dias e Gonçalves Magalhães.
e) Gonçalves Dias, Gonçalves
Magalhães e Araujo Porto Alegre.
3) Assinale a alternativa em
que se encontram características do movimento literário ao qual se dá o nome de
Romantismo:
a) predomínio da razão
b) arte pela arte.
c) desejo de expressar a
realidade objetiva.
d) busca de temas nacionais,
sentimentalismo e imaginação.
e) imitação dos antigos
gregos e romanos.
"Cantor das selvas, entre bravas matas
Áspero tronco da palmeira escolho,
Unido a ele soltarei meu canto,
Enquanto o vento nos palmares zune,
Rugindo os longos, encontrados leques."
4) Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias,
apresentam características da primeira geração
romântica:
a) apego ao equilíbrio na forma de expressão;
presença do nacionalismo, pela temática
indianista e pela valorização da natureza
brasileira.
b) resistência aos exageros sentimentais e à forma
de expressão subordinada às emoções; visão da
poesia a serviço de causas sociais, como a
escravidão.
c) expressão preocupada com o senso de medida;
"mal do século"; natureza como amiga e
confidente.
d) transbordamento na forma de expressão;
valorização do índio como típico homem nacional;
apresentação da natureza como refúgio dos males
do coração.
e) expressão a serviço da manifestação dos estados
de espírito mais exagerados; sentimento profundo
de solidão.
Atividade de 13/04 até 17/04/2020
Não há atividade para entregar nesta semana, apenas assistam a vídeo aula https://www.youtube.com/watch?v=6doyaptYpQg, leiam o texto com atenção e acessem os links dos principais autores desta geração.
A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo.
No Brasil, tem como marco inicial a publicação da obra Poesia (1853), de Álvares de Azevedo (1831-1852).
Nessa fase, a literatura sofreu forte influência do poeta britânico George Gordon Byron (1788-1824). Isso porque os escritores absorvem um estilo de vida boêmio e noturno, além do pessimismo romântico presente na literatura de Byron.
Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.
A Segunda Geração Romântica tem como principais características:
l Profundo subjetivismo
l Sentimentalismo exacerbado
l Pessimismo e melancolia
l Egocentrismo e individualismo
l Fuga da realidade
l Escapismo
l Saudosismo
Alguns escritores brasileiros que se destacaram nesse fase:
Álvares de Azevedo foi escritor contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro. Destacam-se as obras publicadas postumamente: Três Liras (1853) e Noite na Taverna (1855).
Casimiro de Abreu foi poeta brasileiro, autor do célebre poema "Meus Oito Anos" (1857). Ademais, podemos destacar as obras: As Primaveras (1859), Saudades (1856) e Suspiros (1856).
Poeta brasileiro e patrono na Academia Brasileira de Letras, Fagundes Varela foi um importante escritor da literatura romântica brasileira. Mesmo sendo considerado byroniano já apresentava em sua obra, características da terceira geração romântica. De sua obra podemos citar: Vozes da América (1864), Noturnas (1860).
Junqueira Freire foi um monge, sacerdote e poeta brasileiro. Com uma obra, muitas vezes considerada conservadora, abordou temas como: horror, desejo reprimido, sentimento de pecado, revolta, remorso e obsessão de morte. Podemos citar: Inspirações do Claustro (1855).
Principais Autores: links
Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852)
Casimiro José Marques de Abreu (1837-1860)
Luís Nicolau Fagundes Varella (1841-1875)
Luís José Junqueira Freire (1832-1855)
Atividade de 20/04 até 24/04/2020
Pesquise uma poesia de cada autor citados na atividade anterior e copie no caderno, depois escolha apenas uma e faça um vídeo com ela. Pode ser estilo slide ou até mesmo que você apareça declamando a poesia. O vídeo não será divulgado, apenas eu terei acesso. Dúvidas é só chamar no WhatsApp. Use a criatividade! Entregar até dia 30/04/2020
Atividade de 27/04 até 01/05/2020
Faça um "MAPA MENTAL" sobre a segunda geração do Romantismo, contendo o contexto histórico, características e principais autores. Fazer em folha ofício e bem colorido. Use a criatividade! Segue abaixo exemplo de mapa mental.
Atividade de 01/06 até 05/06/2020
Enviar a foto pelo whats ou e-mail.
Faça um "MAPA MENTAL" sobre a PRIMEIRA GERAÇÃO do Romantismo, contendo o contexto histórico, características e principais autores. Fazer em folha ofício e bem colorido. Use a criatividade! Siga o exemplo do exercício anterior.
Atividade de 08/06 até 12/06/2020
Enviar a foto do caderno com o conteúdo pelo whats ou e-mail e assistir a vídeo aula.
Terceira Geração Romântica no
Brasil
Nesse período, a literatura sofre
forte influência do escritor francês Victor-Marie Hugo (1802-1885) recebendo o
nome de "Geração Hugoniana".
Importante notar que nessa fase, a busca pela
identidade nacional ainda continua, não só focada nas etnias europeia e
indígena, mas também na identidade negra do país.
Por esse motivo, o tema do abolicionismo foi
bastante explorado pelos escritores, com destaque para Castro Alves, que ficou
conhecido como o "poeta dos escravos".
A Terceira Geração Romântica tem como principais
características:
·
Erotismo
·
Pecado
·
Liberdade
·
Abolicionismo
·
Realidade
social
·
Negação
do amor platônico
Principais
Autores
Os principais escritores brasileiros dessa fase:
Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871)
Escritor baiano de maior destaque
da terceira geração romântica, Castro Alves, chamado de "Poeta dos Escravos” apresenta uma poesia dividida em
duas temáticas: a poesia social e a poesia lírico-amorosa.
Dentre
elas podemos destacar: O Navio Negreiro (1869), Espumas
Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883).
Joaquim
de Sousa Andrade (1833-1902)
Mais conhecido por Sousândrade,
Joaquim de Sousa Andrade foi um escritor e poeta maranhense muito influente da
literatura brasileira.
Em 1857, publicou seu primeiro livro de poesia
“Harpas Selvagens”(1857). Sua obra mais destacada é o poema narrativo: O Guesa
(1871) baseado na lenda indígena Guesa Errante.
Tobias
Barreto foi poeta, filósofo e crítico brasileiro, notável pelos seus poemas
românticos com grande influência do escritor Victor-Marie Hugo (1802-1885).
Suas
obras: Glosa (1864), Amar (1866), O Gênio da Humanidade (1866), A Escravidão
(1868).
Joaquim
Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910)
Um dos
fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Nabuco foi um poeta,
jornalista, diplomata, orador, político e historiador brasileiro.
Os
principais temas de sua obra: abolição da escravatura e liberdade religiosa.
Suas obras: Abolicionismo (1883), Escravos (1886), Minha formação (1900).
Sílvio Vasconcelos da Silveira
Ramos Romero (1851-1914)
Sílvio
Romero, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, foi um crítico
literário, poeta, ensaísta, historiador, filósofo, professor e político
brasileiro.
Assista a vídeo aula:
Atividade de 15/06 até 20/06/2020
Proposta de atividade:
Escolha sua dupla. Sem sair de casa;
Escolham um autor da terceira geração do romantismo brasileiro;
Escolha uma poesia deste autor;
Cada um fará um vídeo lendo (declamando) uma parte da poesia;
Montem o vídeo;
Enviem pelo whats para a professora.
Obs: Pode ser feito individual.
Atividade de 22/06 até 27/06/2020
Proposta de atividade:
Faça no caderno;
Envie foto no whats da professora;
Escreva um breve resumo sobre as três gerações do romantismo brasileiro;
Sem cópia, apenas escreva o que lembra e o que entendeu deste estilo literário;
Faça uma comparação entre as três gerações.
Se houver dúvidas, me chamem no whats.
Bom trabalho!
Atividade de 29/06 até 04/07/2020
Proposta de atividade:
Apenas copie o texto no caderno.
Romantismo
em Portugal
O
Romantismo é a escola literária que sucede o Arcadismo.
Ele surge num momento histórico de insatisfação e transformação econômica,
política e social, destacando-se a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas
e as Revoluções de 1830 e 1848.
Assim, mais do que o estudo literário, as escolas
literárias sugerem o estudo dos acontecimentos históricos da época em que
surgem.
A escola romântica não encerra somente o
significado da palavra romântico no sentido restrito ao sentimento do amor e da
paixão.
Romântico deriva da palavra francesa romaunt,
designação que era dada aos romances medievais de aventuras, de modo que
inicialmente designava as expressões artísticas que contivessem aspectos da
cavalaria e da Idade Média.
Contexto
Histórico
O momento histórico vivido em cada país altera as
características do Romantismo, que teve início na Alemanha, na Inglaterra e na
França.
Em
Portugal, o Romantismo surge no século XIX. Temendo
a invasão francesa, em decorrência do Bloqueio Continental, em 1808 a corte
portuguesa havia se transferido para o Brasil dando início a um trabalho de
reestruturação do país, o que começou a propiciar a independência dessa sua
colônia, que ocorreu finalmente em 1822.
O início do Romantismo em Portugal é marcado com a
publicação em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano,
sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama,
em 1837.
Embora em 1825 tenha sido publicado Camões, obra de
Almeida Garret, pode-se datar a o início do Romantismo a partir de 1836.
Isso
porque somente na sequência da obra de Alexandre Herculano tenham surgido
outras obras com as características do novo estilo literário, considerando-se a
obra de Garret uma obra de estreia e singular desse período histórico.
Principais
Caraterísticas
Além do byronismo, do culto ao fantástico, do
egocentrismo, do mal-do-século, do medievalismo e da religiosidade, são
características do Romantismo:
Libertação Estilística
O Romantismo é oposição ao Classicismo dada a liberdade da criação existente nesse novo estilo que dispensa as regras exaltadas pelos clássicos e, inclusive, faz uso de uma linguagem muito próxima à coloquial.
O Romantismo é oposição ao Classicismo dada a liberdade da criação existente nesse novo estilo que dispensa as regras exaltadas pelos clássicos e, inclusive, faz uso de uma linguagem muito próxima à coloquial.
Subjetivismo
Valorização de opiniões e expressão de pensamento de acordo com as percepções individuais em detrimento da objetividade.
Valorização de opiniões e expressão de pensamento de acordo com as percepções individuais em detrimento da objetividade.
Sentimentalismo
Exaltação dos sentimentos, em detrimento do racionalismo. Há uma forte expressão de tristeza, melancolia e saudade.
Exaltação dos sentimentos, em detrimento do racionalismo. Há uma forte expressão de tristeza, melancolia e saudade.
Idealização
Visão ideal das coisas, que não são vistas de forma verdadeira, mas idealizadas, perfeitas.
Visão ideal das coisas, que não são vistas de forma verdadeira, mas idealizadas, perfeitas.
Nacionalismo ou Patriotismo
Como uma forma de recuperar o orgulho português e os seus valores, a pátria é exaltada, destacando-se apenas suas qualidades.
Como uma forma de recuperar o orgulho português e os seus valores, a pátria é exaltada, destacando-se apenas suas qualidades.
Culto ao Fantástico
Forte tendência para a fantasia, para os sonhos, em detrimento à razão.
Forte tendência para a fantasia, para os sonhos, em detrimento à razão.
Culto à Natureza
Forte tendência para expressar sentimentos situando-os em ambientes naturais.
Forte tendência para expressar sentimentos situando-os em ambientes naturais.
Saudosismo
Necessidade de refugiar-se no passado, com forte expressão de melancolia e saudade.
Necessidade de refugiar-se no passado, com forte expressão de melancolia e saudade.
Atividade de 06/07 até 11/07/2020
Proposta de atividade:
Apenas copie o texto no caderno.
Gerações
Românticas
O Romantismo é marcado por três gerações. Citamos
seus principais autores e respetivas obras:
Primeira Geração Romântica Portuguesa
Almeida
Garret escreveu teatros (O Alfageme de Santarém, D.Filipa de Vilhena, A
Sobrinha do Marquês, Frei Luís de Sousa) novelas (O Arco de Sant’Ana e Viagens
na Minha Terra) e poesias (Camões, Lírica de João Mínimo, Flores sem Fruto,
Folhas Caídas).
Alexandre
Herculano escreveu poesias (O Soldado, A Vitória e a Piedade, Tristezas do
Desterro, O Mosteiro Deserto, A volta do Proscrito), romances (O Bobo, Eurico,
o Presbítero, O Monge de Cister), lendas e narrativas (A Abóbada, O Bispo
Negro, Dama Pé de Cabra), historiografia (Apontamentos para a História dos Bens
da Coroa e Forais, História de Portugal).
Antônio
Feliciano de Castilho escreveu Escavações Poéticas, Crônica Certa e
Muito Verdadeira da Maria da Fonte, Tosquia de um Camelo, Ajuste de Contas.
Oliveira
Marreca, economista, escreveu um dos primeiros tratados de economia em
Portugal, intitulado Noções Elementares de Economia Política, entre outros
vários artigos sobre a mesma ciência.
Segunda Geração Romântica Portuguesa
Camilo
Castelo Branco escreveu Inspirações, Um livro, Ao Anoitecer
da Vida, Pundonores Desagravados, Delitos da Mocidade, Murraça, Esboços de
Apreciações Literárias, Curso de Literatura Portuguesa, O Eco Nacional, O
Nacional, Amor de Perdição, Queda de Um Anjo, A Bruxa do Monte Córdova, A
Mulher fatal.
Terceira Geração Romântica Portuguesa
Júlio
Diniz escreveu As Pupilas do Senhor Reitor, Uma Família Inglesa, A
Morgadinha dos Canaviais, Os Fidalgos da Casa Mourisca, Serões na Província.