Páginas


TURMA 81 - Geografia

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.



Turmas: 81

Professor: Aquiles Piraine Fraga

Email: fragaaquiles@gmail.com

Facebook: Aquiles Fraga; Instagram: aquilesfraga; WhatsApp: 99544-2827



Atividades do dia 16/03/2020 até 20/03/2020

Continente Americano
O Continente Americano é uma porção de terras banhadas pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. Trata-se de dois blocos continentais ao norte e ao sul unidos por um istmo (pequena faixa de terras situadas entre dois mares). Observe o mapa abaixo:

 

 Clique na imagem para ampliar.

Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.

Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.

Na verdade, sob o ponto de vista geológico, o continente americano é considerado antigo, pois o seu relevo demonstra evidências de que esteja há mais tempo exposto aos agentes externos de transformação (vento, água, chuvas, clima, entre outros).

Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.

Na parte leste da América – tanto no Norte como no Sul – existem alguns planaltos. São eles: Planalto Guiano (norte da América do Sul), Planalto Central Brasileiro, Planalto da Patagônia (na Argentina), Escudos Canadenses e os Montes Apalaches (oeste dos Estados Unidos).

Em termos de localização, a América encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: o Norte, o Sul e o Oeste, sendo cortado pela Linha do Equador, pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, sendo o único continente a se situar em todas as zonas térmicas da Terra.

Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.

Dessa forma, a América Latina engloba todos os países da América do Sul e Central em conjunto com o México, enquanto a América Anglo-Saxônica conta apenas com Estados Unidos e Canadá.

No campo econômico, registram-se na América grandes índices de desigualdade. Os países que fazem parte da América do Norte são os únicos desenvolvidos do continente, apresentando a maior parte do Produto Interno Bruto deste. Além disso, alguns países como Brasil, México, Argentina e Uruguai são considerados nações emergentes. Os demais são classificados como subdesenvolvidos.

Atividade: Faça uma listas dos países que fazer parte da América do Sul, Central e do Norte.

 



Atividades do dia 23/03/2020 até 27/03/2020

Primeiros Povos da América
Os primeiros povos da América se referem àqueles que viviam na América antes da chegada do europeu. Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492.

Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

Estreito de Bering
O continente americano já era ocupado por diversos povos há cerca de 10 mil anos, como demonstram evidências arqueológicas. A teoria mais aceita entre os cientistas é a de que a povoação do continente americano ocorreu pela travessia do Estreito de Bering. Perseguindo os animais, os caçadores acabaram atravessar o estreito e se estabelecerem ali.

 Clique na imagem para ampliar.


Entretanto, há provas que apontam a existência de seres humanos nessa parte do globo, mesmo antes das incursões pelo Estreito de Bering por rotas alternativas ou pela navegação.

Embora tenham sido influenciados pela colonização europeia, há povos que ainda hoje mantêm suas tradições de seus antepassados e as transmitem para as novas gerações.

Características dos primeiros povos da América
Os primeiros povos da América eram nômades, caçadores e coletores. Segundo os estudos arqueológicos, suas características físicas têm traços semelhantes aos dos povos da África, Austrália e de povos mongóis.

Essa teoria é apoiada por pesquisas genéticas, que apontam um paralelo entre o DNA dos índios americanos e dos povos citados.

Esses povos caçavam como mastodontes, preguiça-gigante, tigre dente de sabre e o tatu gigante.

O extrativismo, contudo, não era a única maneira de subsistência dos povos. Há 7 mil anos, as nações americanas já dominavam a agricultura e plantavam abóbora, batata, milho, feijão e mandioca. Da mesma forma domesticaram pequenos animais.

O continente americano estava inteiramente povoado na época da chegada de Cristóvão Colombo. Além de coletores, divididos em vários povos e espalhados por todo o continente, havia civilizações organizadas em imponentes impérios, como é o caso dos Maias, dos Astecas e dos Incas.

Essas civilizações não eram melhores nem piores que os europeus em muitos aspectos, mas tinham ritos e sacrifícios extremamente chocantes para os europeus.

Do mesmo modo, havia costumes da Europa que pareciam estranhos aos nativos. O terrível foi a força brutal que foi usada pelos europeus ao invadir a América, fazendo desaparecer povos inteiros.

Atividade: Responda.
1) Explique a teoria mais aceita sobre a ocupação da América pelo homem.
2) Desenhe o mapa no seu caderno.

 




Atividades do dia 30/03/2020 até 03/04/2020

Assista os vídeos:


Atividade: Faça um resumo com as características dos povos citados nos vídeos.



Atividades do dia 06/04/2020 até 10/04/2020

Assista ao vídeo:


Atividade: Crie um mapa mental (ou escreva em tópicos) os elementos mais importantes do vídeo. No caderno. 

 

Atividades do dia 13/04/2020 até 17/04/2020

Assista ao vídeo.


Faça um mapa mental no seu caderno sobre o vídeo.


Atividades do dia 20/04/2020 até 24/04/2020

Assista ao vídeo.


Faça um mapa mental no seu caderno sobre o vídeo.


Atividades do dia 27/04/2020 até 01/05/2020

Assista ao vídeo.



Faça um mapa mental no seu caderno sobre o vídeo.


Atividades do dia 01/06/2020 até 05/05/2020

Países Subdesenvolvidos
Países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento são aqueles que apresentam características como pobreza, má distribuição de renda, baixa expectativa de vida, entre outros.

Origem do Termo
O termo "subdesenvolvido" foi utilizado após a segunda guerra mundial para explicar a diferença entre os países industrializados e aqueles exportadores de matéria-prima.

Os países onde se encontrava grande parte da indústria e eram grandes exportadores foram chamados de países desenvolvidos.

Aqueles que eram dependentes da agricultura ou de recursos naturais foram designados como subdesenvolvidos.

Nesta época, devido a Guerra Fria, também se classificavam os países de “mundos”. Desta maneira existiam:

    1º Mundo: países democráticos, capitalistas e industrializados;
    2º Mundo: países de regime socialista e industrializados;
    3º Mundo: países com democracia frágil, capitalistas e agrícolas ou semi-industrializados.

Características
A maioria dos países subdesenvolvidos está localizada no hemisfério sul e foram colonizados por potências europeias ou ocupados pelos Estados Unidos.

Igualmente, viveram sob regimes ditatoriais onde a corrupção entre os dirigentes era generalizada e pouco se fazia para combatê-la.

Hoje se utiliza o termo “em desenvolvimento” para designar estes países, pois vários conseguiram melhorar seus índices de mortalidade infantil, por exemplo.

Da mesma forma, se usa o termo países emergentes para destacar aqueles que podem crescer economicamente dentro de uma ou duas décadas.

Países subdesenvolvidos
Os países em desenvolvimento têm em comum:

- Trabalho Infantil;
- Desnutrição;
- Altos índices de analfabetismo;
- Pouca expectativa de vida;
- Altas taxas de mortalidade infantil;
- Desigualdade social;
- Sistema de saúde e educação precários;
- Corrupção envolvendo vários extratos da população.

Como são classificados os Países Subdesenvolvidos?
Atualmente, os países são classificados de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano que leva em consideração aspectos como a educação, renda per capita e acesso à saúde.

Atividade: Faça um mapa mental no seu caderno sobre o Subdesenvolvimento.


Atividades do dia 08/06/2020 até 15/05/2020

Clique na imagem para ampliar.

Copie o mapa mental para o seu caderno.


 

GEOGRAFIA 81
Atividades do dia 22/06 até 27/06

África
A África é o 3º continente em extensão territorial, com 30 milhões de km2 , ocupando 20,3% da área total da Terra.
Apesar de concentrar incontáveis riquezas naturais, o continente africano é um dos mais pobres do mundo.
A África é banhada pelo oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo oceano Índico do lado oriental. Ao norte, pelos mares Mediterrâneo e Vermelho e ao sul, pelo Mar Antártico.

Países da África
O continente africano possui 54 países, sendo que 48 ficam no continente e seis são insulares. A população é de 910 milhões de habitantes.
A Argélia é o maior em extensão territorial com 2 381 741 km2. Por outro lado, as ilhas Seychelles são o menor país do continente com 455 km2.
Podemos dividir o continente africano em duas grandes regiões: África do Norte e África Subsaariana.

Geologia
O ponto mais alto do continente é o monte Kilimanjaro, com 5895 metros, localizado na Tanzânia
A base geológica africana é muito antiga, o que explica as pequenas altitudes. No entanto, temos no leste da África, uma sucessão de montanhas, como o Kilimanjaro e a Cadeia (ou Cordilheira) do Atlas.
A África ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que divide sua placa com a Ásia (placa Euro-asiática).
Além disso, é formada, em sua maior parte, por planaltos e planícies costeiras, as quais podem ser imensamente grandes, como as planícies do Níger.

 

Planalto Setentrional

No planalto setentrional está o deserto do Saara, o mais extenso do mundo com 9,2 milhões de km2 e os montes Atlas, uma cordilheira que alcança os 4000 metros de altura.
Por esta zona corre o rio Nilo, com 6755 km, o mais extenso da África e o segundo do mundo. O Nilo foi berço das primeiras civilizações da história, como a egípcia.
Ao sul do Saara temos a Bacia do Chade, com 2 382 000 km2 que é uma fonte de pesca para a população local. Também se encontra o rio Níger, que possui 4180 quilômetros de comprimento.

Planalto Oriental

Na parte oriental do continente está o Vale do Rift, a maior fossa tectônica do mundo, que forma um vale de 4000 km de extensão, estreito e profundo. Ali se encontraram vestígios dos primeiros grupos humanos.
Da mesma forma é a região dos grandes lagos e dos pontos mais altos do continente, no qual se destaca o Kilimanjaro com 5895 metros.

Planalto Meridional

Na parte sul do continente encontramos os desertos de Namíbia e Kalahari, chamados "irmãos" porque se encontram muito próximos.
O ponto mais meridional do continente é o Cabo da Boa Esperança e se encontra rodeado dos Montes Drakensberg.
A bacia do Congo, situada na zona equatorial do continente, há uma enorme floresta, a 2º do mundo, somente atrás da Amazônia.


Atividades do dia 29/06 até 04/07

ÁFRICA
Religião
Do ponto de vista religioso, predominam o islamismo, o cristianismo e as religiões tradicionais africanas.
Podemos dividir, de maneira geral, que no norte da África a religião predominante é o islamismo e na África subsaariana, o cristianismo é a maioria. Na Etiópia, por exemplo, se encontram as igrejas cristãs mais antigas do continente.
O cristianismo protestante também se encontra presente devido à colonização inglesa, alemã e holandesa.
As religiões animistas africanas continuam sendo praticadas pelas tribos e mesmo por aqueles que migram para a cidade.

Idiomas
Em todo continente, falam-se 2 mil línguas e incontáveis dialetos. Além da várias línguas de origem africana, alguns dos idiomas introduzidos pelos colonizadores são utilizados até os dias de hoje: o árabe, o inglês, o francês, o português e o espanhol.
Em certos países como as Ilhas Seychelles a língua do colonizador, o francês, se misturou de tal forma ao idioma local que já é considerado outro idioma: o criollo.
Por esta razão é fácil encontrar africanos que são verdadeiros poliglotas.

População
A África é segundo continente mais populoso do planeta, com cerca de quase um bilhão de pessoas. A densidade demográfica é de cerca de 30 habitantes por quilômetro quadrado, pois grande parte do continente é adversa à ocupação humana.
O vale do Nilo, possui densidade demográfica de 500 hab/km2, enquanto os desertos e as florestas são praticamente desabitados.
Poucos países africanos exibem população urbana numericamente superior à rural, como por exemplo: Argélia, Líbia e Tunísia
A maior parcela da população africana é composta por diferentes povos negros, dos quais os grupos mais importantes são bantos, nilóticos, pigmeus, bosquímanos.
Uma significativa quantidade de brancos vive principalmente na porção setentrional do continente.

 

Colonização da África

Os primórdios de sua colonização datam da era quaternária ou término da era terciária, sendo possível que o homem tenha suas origens nesse continente.
O norte da África é a região mais antiga do mundo ocupada por seres humanos. Os fósseis de hominídeos encontrados ali, na Tanzânia e no Quênia, têm cerca de cinco milhões de anos.
O nome "África" é geralmente relacionado com os fenícios como "afar", que significa "poeira" e
No Egito houve o primeiro Estado a constituir-se na África, com cerca de 5000 anos. Posteriormente, com o objetivo de buscar novos caminhos para as Índias, os europeus irão lançar-se sobre o continente africano.
Também existiram grandes civilizações africanas no continente, como a de Askum (século XIII), na Etiópia, e a de Gana (século V ao século XI).
Houve poderosos estados muçulmanos como os de Mali (do século XIII ao século XV), o de Songhai (do século XV ao século XVI), o reino Abomey de Benin (século XVII). Por fim, a confederação zulu do sudeste africano (século XIX).