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8º ano - Religião

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.



Turmas: 81, 82 e 83

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL, CONSTANDO NOME DO ALUNO E TURMA.  


ATIVIDADES DE 16/03/2020 ATÉ 20/03/2020


 Enviar a atividade para o e-mail: mariafguig@outlook.com

Leia o texto e resolva a questão abaixo. 

SEITA

A definição de seita dada nos dicionários descrevem como: “Grupo doutrinário ou conjunto de pessoas que professam uma crença com mais ou menos obstinação, divergindo da opinião pública ortodoxa, ou seja, daquela que é considerada genuína, verdadeira. Seita é facção, parte, comunidade, fachada, partido. Do latim “secta”.

Embora a definição de seita tenha hoje uma conotação pejorativa, nem sempre foi assim. Deriva-se seita do substantivo latino “ secta” e do verbo “sequi”, que significa seguir. Em seu sentido original, significa um modo de viver, de pensar, seguido por pessoas. Neste aspecto os cristãos foram denominados como seita em atos 26:5. Com o tempo o termo assumiu o sentido negativo, pejorativo, como se conhece hoje. Seita é sinônimo de divisão, grupo religioso livre, agrupamento e até confusão.

ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020


Aspectos comuns nas seitas -

Geralmente as seitas possuem algo que atrai as pessoas e quando dentro do movimento são propagadoras fieis de suas “verdades”. Aquele que faz parte de uma seita geralmente é tão convicto que é capaz de dar sua vida pela crença que abraçou.

Em 1978, chocou o mundo o que ocorreu na Guiana Francesa, onde o missionário norte-americano Jim Jones, levou 900 seguidores à morte, todos envenenados após ter anunciado a eles o fim do mundo. Em 1997, uma seita chamada Heaven’s Gate (Portão do Céu), acreditava que seus adeptos seriam levados para uma outra dimensão por uma nave que surgiria na cauda do cometa Halley Bop. Quarenta pessoas suicidaram esperando o acontecimento.


ATIVIDADES DE 30/3/2020 ATÉ 03/04/2020


Alguns desses aspectos são:
    1. A base de sua crença provém de revelações ou ensinos de seu líder;

    2. O adepto é doutrinado a fazer proselitismo condicionado de forma sistemática nas crenças da seita;

    3. A autoridade ou revelações de seu Líder são inquestionáveis;

    4. As seitas geralmente são isolacionistas;

    5. As seitas sempre propagam a salvação por méritos humanos;

    6. Geralmente possuem uma mensagem apocalíptica, profecias falsas;

    7. Eles são sempre os únicos certos;

    8. Tendência ao esoterismo;

    9. O controle do líder sobre os adeptos;

    10. Suas doutrinas são inconstantes, sofrem mutações para atender seus interesses;

    11. Rejeição ao cristianismo;
ATIVIDADES DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020


ATIVIDADE DE PESQUISA

Discorra uma redação argumentando as diferenças entre religião e seita:

Minimo 10 linhas.  

Entregar até: 30/04/2020





Turmas: 81, 82 e 83

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com



         TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDAS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS, QUAISQUER DÚVIDAS, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DE MEU EMAIL.

AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DEVERÃO SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL E RESPONDIDAS NO CADERNO.   

ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020 

Leia o texto abaixo e responda as atividades.
                                
          Parábola dos Talentos (São Mateus, cap. 25, 14 - 30) 

    O Senhor age como um homem que, devendo fazer uma longa viagem para fora do país, chamou seus servidores e lhes colocou nas mãos seus bens. E tendo dado cinco talentos a um, dois a outro e um a outro, segundo a capacidade diferente de cada um, logo partiu. Aquele, pois, que tinha recebido cinco talentos, foi-se embora; negociou com seu dinheiro e ganhou cinco outros. 

          Aquele que havia recebido dois, ganhou da mesma forma outros dois. Mas aquele que não havia recebido senão um, foi cavar na terra e aí escondeu o dinheiro do seu senhor. 

             Muito tempo depois, o senhor desses servidores tendo retornado, pediu-lhes conta. E aquele que havia recebido cinco talentos veio lhe apresentar cinco outros, dizendo-lhe: “Senhor, me havíeis colocado cinco talentos nas mãos, eis aqui cinco outros que ganhei.” Seu senhor lhe respondeu: “Bom e fiel servidor, porque fostes fiel em pouca coisa eu vos estabelecerei sobre muitas outras; entrai no gozo do vosso Senhor.” 

            Aquele que havia recebido dois talentos veio logo se apresentar a ele, dizendo-lhe: “Senhor, me havíeis colocado dois talentos nas mãos, eis aqui dois outros que ganhei”. Seu senhor lhe respondeu: “Bom e fiel servidor, porque fostes fiel em pouca coisa, eu vos estabelecerei sobre muitas outras; entrai no gozo do vosso Senhor.” 

           Aquele que não havia recebido senão um talento, veio em seguida e lhe disse: “Senhor, sei que sois um homem duro, que ceifais onde não haveis semeado, e colheis onde nada haveis empregado; por isso, como eu o temia, escondi vosso talento na terra; ei-lo, restituo o que é vosso.” 

          Mas seu senhor lhe respondeu: “Servidor mau e preguiçoso, sabíeis que ceifo onde não semeei, e que colho onde nada empreguei, devíeis, pois, colocar meu dinheiro nas mãos dos banqueiros, a fim de que, no meu retorno, eu retirasse com juro o que era meu. Que se lhe tire, pois, o talento que tem, e deem-no àquele que tem dez talentos; porquanto se dará a todos aqueles que já têm, e eles serão cumulados de bens; mas, para aquele que não tem, tirar-se-lhe-á mesmo o que pareça ter; e que se lance esse servidor inútil nas trevas exteriores; ali haverá choros e ranger de dentes.” 


ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020


ATIVIDADES

Escreva até 10 linhas para cada questão.


1. Escolha um(a) colega de classe e escreva seis qualidades que ele (a) possui:

2. O que você tem a dizer sobre as pessoas que não respeitam as diferenças entre os seres humanos, praticam a discriminação e tratam mal os que são de outra etnia, nacionalidade ou crença religiosa? 

3. Você já se sentiu rejeitado por alguém ou já viu alguma pessoa sofrer algum tipo de preconceito? Conte como isso aconteceu e se desejar converse sobre isso com seus colegas.


ATIVIDADES DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020


Pesquise, descubra e responda: 

    Deus ama a todos os povos de qualquer raça, língua, nação, e quer ensinar-nos a agir assim também! Nosso país é o resultado da mistura de muitos povos e raças. Observando ao nosso redor, em nossa própria cidade, podemos comprovar isso. 

1. Qual a origem do povo de sua cidade?

2. Que raças podem ser observadas em sua cidade?

3. Quais as contribuições que esta “miscigenação” (mistura de raças) trouxe ao local onde você vive?

4. Que tipos de preconceitos podemos perceber bem próximos de nós? Como, por exemplo, em nossa casa, escola, família. 


"Deus me conhece mais do que qualquer pessoa. Ele sabe todos os meus segredos, dificuldades, preocupações... E, mesmo assim, Ele me ama e cuida de mim".

Jesus não faz diferença entre as pessoas. Ele não tem preconceitos. 



ATIVIDADES DE 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020


LEIA O TEXTO E RESPONDA AS ATIVIDADES.


TEXTO  


 O Brasil de todos os crentes

O cristianismo 

O catolicismo foi trazido ao Brasil pelos missionários jesuítas sob condições específicas. As colônias de Portugal adotavam o padroado. Por esse regime, a Coroa colaborava na conversão de novos fiéis catequizando os índios, construindo templos e mosteiros. Em contra partida, o papa concedia o controle sobre as igrejas das colônias ao rei, que indicava os bispos e pagava o salário do clero.
 O Brasil sempre foi um país oficialmente católico até o final do século XIX, quando deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república. 
Em 1889, o Estado brasileiro se separou da Igreja Católica. A Constituição de 1891 declarou a liberdade de culto para todas as religiões.
 Hoje há no país grande diversidade de religiões e Igrejas. Os evangélicos, aqui chamados protestantes, foram os primeiros a concorrer com os católicos. Os imigrantes estrangeiros, sobretudo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, fundaram a Igreja Evangélica Alemã do Brasil, em 1886. A Congregação Cristã do Brasil foi fundada em 1910 no Paraná e em São Paulo. Em 1911, missionários suecos fundaram em Belém do Pará a Assembleia de Deus. Essas duas Igrejas evangélicas, junto com a Universal do Reino de Deus, Evangelho Quadrangular e Deus é Amor formam o grupo dos evangélicos pentecostais, maioria entre os protestantes no Brasil, segundo o IBGE.
 O outro grupo dos protestantes, na classificação adotada pelo Censo, é formado pelos evangélicos de missão: entre as principais estão as igrejas Batista, Adventista, Luterana e Presbiteriana. 

ATIVIDADES DE 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020

Leia o texto abaixo e responda os exercícios. 
Texto:                        Outras Religiões 

Diversas religiões não-cristãs são representativas no Brasil. Entre elas estão o islamismo e as religiões dos orixás.
 Das igrejas chamadas "neocristãs" ou "paracristãs" - elas têm esse nome porque são aparentemente protestantes e adotam algumas crenças do cristianismo - vale citar os mórmons, os adventistas e as Testemunhas de Jeová.
 Outras organizações religiosas vindas de países orientais são também representativas: Hare Krishna, Igreja Messiânica, Perfect Liberty, Seicho-No-Iê, xintoísmo e budismo.
 O espiritismo pode ser definido como um sistema filosófico-religioso que incorpora elementos originários do hinduísmo e do cristianismo. O espírita acredita que, após a morte e a depender de suas ações em vida, seu espírito volta a outro corpo, em um nível superior ou inferior de evolução. A reencarnação é uma dádiva divina, que possibilita ao ser humano reformar-se e evoluir espiritualmente.
 O Brasil também tem igrejas ortodoxas. O culto foi trazido ao Brasil principalmente por imigrantes gregos, russos e de outras nacionalidades da Europa oriental.
 A mais antiga sinagoga brasileira data de 1637, em Recife, mas vestígios dela só foram descobertos no ano 2000. Antes disso, acreditava-se que a primeira sinagoga em solo brasileiro havia sido fundada em 1910.
 O número de praticantes do judaísmo no país, no entanto, cresceu a partir da década de 1930, com a chegada de judeus alemães fugidos do nazismo.
O primeiro contingente grande de adeptos do islamismo que chegou ao Brasil era formado por escravos africanos. A primeira mesquita, no entanto, seria fundada só em 1929, em São Paulo, a partir do trabalho de imigrantes árabes muçulmanos.
Os monges budistas usam roupas simples e costumam viver em comunidades chamadas mosteiros. Os imigrantes japoneses que vieram para o Brasil no início do século XX trouxeram com eles o budismo.
O primeiro templo foi construído em 1932, em Cafelândia, no estado de São Paulo. As nações indígenas sempre possuíram crenças e rituais religiosos diferentes uns dos outros. Alguns aspectos, no entanto, eram parecidos: todas elas cultuavam as forças da natureza e os espíritos dos antepassados. Os deuses e espíritos eram homenageados com rituais, cerimônias e festas.
O pajé era o responsável pelo conhecimento religioso e pela transmissão desse conhecimento aos membros da tribo. 
Na religião tupi-guarani, a deusa principal, criadora dos seres, se chamava Monã. Depois do contato com os colonizadores europeus, que viam em Deus um ser marcadamente masculino, cresceu a importância do deus Tupã, do trovão e do fogo, que passou a ocupar o papel principal, de deus criador. 
A religião do santo daime se desenvolveu a partir da década de 1930 no Acre, tendo ganhado mais tarde fiéis por todo o Brasil. Originou-se de elementos indígenas, como a ingestão da substância extraída de um tipo específico de cipó que provoca alucinações consideradas religiosas. Aproveitou também elementos do catolicismo, como o culto de Nossa Senhora da Conceição, o ritual do santo daime tem cantos e dança.
Os escravos africanos trouxeram consigo várias crenças e religiões que aos poucos se incorporaram ao cotidiano do Brasil. As principais religiões afro-brasileiras são o candomblé e a umbanda, praticadas em todos os estados brasileiros. Variações locais dessas duas religiões também são encontradas, como o babaçuê, no Pará, o batuque, no Rio Grande do Sul, a quimbanda, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e o tambor de mina, no Maranhão. 
O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua orixás. Os orixás são deuses das nações ioruba que apresentam sentimentos humanos, como o ciúme e a vaidade. O candomblé chegou ao Brasil entre os séculos XVI e XVII, com os escravos vindos da África ocidental. Os portugueses julgavam esses cultos feitiçaria e os proibiam. Para evitar 

ATIVIDADES


EXERCÍCIOS:


1. Você e um(a) colega foram contratados por uma agência de propaganda. Crie um anúncio sobre um evento de uma religião que acontecerá em sua cidade:

2. Ecumenismo é a convivência pacífica entre as diversas religiões. Na sua opinião, existe ecumenismo no Brasil?


AULA PROGRAMADA
Professora: Maria Terezinha                                        Disciplina: Religião
Atividade 8° ano                                                          Data: 15/06/2020 a 20/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


LEIA O TEXTO E RESPONDA AS ATIVIDADES.

Texto:
                           
 O futuro das religiões  
Deus hoje

           No Censo de 2010, declararam-se sem religião, no Brasil, 12 milhões de pessoas. Juntas formam um grupo que, em número de habitantes, se situa atrás apenas dos católicos e dos evangélicos pentecostais. Porém, "sem religião" não significa "ateu", apesar de incluir essa categoria.
         Apesar de algumas pessoas afirmarem que a religião está em crise na sociedade moderna, e previrem até o seu desaparecimento, três fatos mostram que a valorização da religião é bastante forte nos dias de hoje:
          O número de adeptos das grandes religiões aumenta em proporção maior que o crescimento demográfico. As estatísticas mostram que entre 1946 e 1994 o número de cristãos duplicou e o de muçulmanos triplicou.
          Nos países que pertenceram à União Soviética, onde era proibido praticar qualquer tipo de religião, ressurge com força o sentimento religioso.
           Os fenômenos religiosos de massa ocupam cada vez mais espaço na televisão e na imprensa. Dois exemplos: o papa João Paulo II reuniu em uma só cerimônia dois milhões de jovens em Roma, em agosto de 2000; mais de um milhão de muçulmanos se reúnem em Meca a cada grande peregrinação anual.
          Há várias causas que explicam o retorno do sentimento religioso:
            a religião é elemento essencial na vida das pessoas e das sociedades;
           nas sociedades massificadas, é cada vez mais necessário uma comunidade de referência e que permita a expressão individual; 
           as religiões cultivam a esperança e a solidariedade, sentimentos que aproximam as pessoas.
            
ATIVIDADES DE 22/06/2020 ATÉ 29/06/2020

ATIVIDADES: 

1. De acordo com o estudado até aqui, responda: 

a. Para que serve a religião?

b. O que confirma o retorno da prática religiosa nos dias de hoje?

c. Como se explica o fenômeno religioso atualmente?

RESPONDA

2. Analise estas afirmativas, reescrevendo-as com as suas palavras:

 a. "Religião é a crença em seres espirituais" (Tylor).

 b. "Religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas às coisas sagradas" (Durkheim).

c. "A religião dá um sentido último à própria existência e ao conjunto do mundo e da história" (Martin Velasco).


DEUS PAI                                        TERNURA                            REVELAÇÃO

INJUSTIÇA                                      PERDÃO                              CONFIANÇA


ATIVIDADES DO DIA 30/06/2020 ATÉ 04/07/2020

Leia os textos abaixo e responda os exercícios.

Texto:                       
                                     No dia a dia
          Priscila é muito ligada a Deus. Gosta de fazer orações e de praticar a caridade, além de participar de um grupo de jovens que estuda a sua religião.
Ela dedica parte de seu tempo livre às ações solidárias e, com os amigos religiosos, costuma ir a um bairro pobre da cidade ensinar coisas interessantes às crianças que moram lá.
         Mas Priscila também tem um grupo de amigos na escola que não se interessa por nenhuma religião ou trabalho social. Eles aproveitam o tempo livre apenas para passear e participar de festas. Ela gosta de sair com eles, mas nem sempre pode ir por causa de seus compromissos.
      Os amigos da escola, que não entendem muito bem a situação, nem valorizam o que Priscila faz, começaram a discriminá-la e a sair sem ela. Certo dia, foram a uma festa a que Priscila queria muito ir, mas não a convidaram. Quando Priscila soube, ficou triste.
          INCONTRI, Dori & BIGHETO, Alessando César. Todos os jeitos de crer. São Paulo: Ática, 2004. v. 2, p. 13. 

  Para refletir e responder no caderno.

  • Em sua opinião, é possível dividir bem o tempo entre estudo, religião e divertimento?
  • Alguma vez você discriminou algum de seus colegas por dedicarem seu tempo a Deus? O que pensou quando fez isso?

ATIVIDADES DE 06/07/2020 ATÉ 11/07/2020

Texto
                        Liberdade e responsabilidade 
                        Liberdade e Libertinagem

Somos diferentes uns dos outros. Ainda que existam pessoas bem parecidas, física e mentalmente, cada ser guarda sua cota de ser único.

Partindo desses pressupostos, é forçoso concluir que cada pessoa pensa diferente. Cada pessoa tem sua própria verdade. Mas, se por um lado, temos a nossa própria visão e compreensão das coisas, por outro lado, isto não significa dizer que cada um tem a sua razão, a sua verdade, no sentido da verdade única. Da verdade verdadeira.

Há pessoas que insistem em dizer que são livres, e que ninguém tem o direito de intervir em sua liberdade. A primeira coisa que aprendemos é que a liberdade não se confunde com a possibilidade de fazer tudo aquilo que nos apetece. 
O que é “liberdade”? Na verdade, muitos, em nome da “liberdade”, praticam “libertinagem”. O conceito humano de “liberdade” é a faculdade de uma pessoa fazer ou deixar de fazer, por seu livre arbítrio, qualquer coisa; faculdade de cada um decidir pelo que entende ou pelo que lhe convém (Dicionário Aulete). Esse conceito humano leva o homem ao exercício da “libertinagem” que é devassidão, licenciosidade, desregramento de costumes.

Sendo assim, a liberdade implica o poder de a pessoa ser plenamente ela mesma; a possibilidade de chegar plenamente ao seu potencial humano. O homem, a rigor, não nasce livre, porém nasce com o poder de sê-lo, isto é, de tornar-se dono de suas ações. O homem nasce com o poder de se fazer homem.

Diferente dos animais. Um cão transforma-se, naturalmente, num cão. Uma criança, no entanto, não necessariamente se converte num homem. Um homem, no sentido de que atingiu ou está no caminho de atingir seu desenvolvimento físico, espiritual e moral. Não se chega a ser homem pelo simples fato de se ter atingido os vinte ou os quarenta anos. O homem é livre e responsável porque pode escolher. Quando dizemos sim, no lugar de não (ou não, no lugar de sim), estamos fazendo escolhas, e moldando nossa personalidade.

Há restrições, exatamente para garantir a liberdade.

Nas estradas temos um bom exemplo. Ali encontramos restrições de sinalização, de retas, de curvas. Se alguém não aceitar tais restrições, em nome de sua “liberdade” de agir, provavelmente não tardará a descobrir que a afirmação desse seu conceito de liberdade o levará para o fundo de um barranco ou o deixará parado em frente ao primeiro poste que encontrar, arcando com as consequências do acidente.

Do mesmo modo, aqueles que não admitem nenhuma restrição no campo sexual, correm o risco de perder a sua liberdade para o amor. “Ao dizerem sempre sim a um instinto tão imperioso como o sexual, acabam por perder a capacidade de dizer não”. 

“Para realmente sermos livres, devemos amar, e devemos amar algo que mereça ser amado. Só então nos será possível comprometer-se livremente, e todos os compromissos serão compromissos de amor, porque a necessidade essencial do amor é comprometer-se com a pessoa amada”.

Fazer “aquilo que dá vontade”, “que dá gana”, “que desejamos com fervor”, “que nos dá muito prazer”, não tem nada a ver com liberdade, mas com a falsa liberdade. Com uma noção inexata de liberdade. Mas essa liberdade não se sustenta diante de uma análise mais profunda. Na verdade, se deve mais a um raciocínio superficial e enganoso. Um desejo de propagar uma ideia libertina da liberdade, mais nada. No fundo, apenas engana quem pensa assim. 

“O caminho que leva à liberdade é um caminho de montanha, e quem quiser percorrê-lo, terá que subir a encosta da justiça, do serviço, da humildade e do amor”. 

ATIVIDADES:

 Responda em seu caderno.

1. Qual a diferença entre liberdade e libertinagem?

2. Qual a importância da liberdade para a aprendizagem? E para a religião?