Arte abstrata.
Atividade:
Resumir a matéria no caderno!
_____________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Função da Arte
A arte tem várias funções na vida do homem. Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade.
Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados. Por sua função social, a arte é empregada em diversos projetos em periferias das grandes cidades.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes.
A arte também tem uma função ambiental, que está baseada na alfabetização estética, ou ensinar o homem a organizar formas, luzes e cores, garantindo equilíbrio e harmonia a sua vida.
A arte ainda ajuda a manifestar as qualidades étnicas e psíquicas de uma nação, e expõe sentimentos e anseios individuais.
A arte deve ser analisada sob uma concepção humanística, que mostra que as manifestações artísticas existem para tornar a vida mais bela. A arte deve ser valorizada em todas as suas concepções.
Atividade:
Resumir a matéria no caderno!
Exercícios:
1- A arte tem várias funções na vida do ser humano, dê exemplos alguns exemplos com base no texto.
2- Por que a arte é usada em diversos projetos em periferias nas grandes cidades?
3- A arte é algo novo? e ela sempre foi como é hoje?
4- Dê exemplos de artes que estão no nosso dia a dia.
______________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Movimentos artísticos
Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objectivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).Os movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista.Os movimentos quase que desapareceram completamente na arte contemporânea, onde prevalecem o individualismo e a diversidade. Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Contemporânea e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna.Apresenta-se a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerar ser mais didática.Considera-se o impressionismo como o primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. No passado, sobretudo desde a constituição da chamada arte autônoma - quando o fazer artístico se desprende da sua função religiosa, seguindo "em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato secular e finalmente a produção para o mercado" - a História da Arte tratava de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista, a escola flamenga", o gótico" e a tendência romântica, por exemplo).A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda artística.Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto.
Linha do Tempo
Pré – História:
· Pré – história
· Stonehenge
Arte Antiga:
· Arte Egípcia
Clássica:
· Arte Grega
· Arte Romana
· Arte Paleocristã
· Arte Bizantina
· Arte Islâmica
Arte Média:
· Arte Românica
· Arte Gótica
Moderna:
· Renascimento
· Maneirismo
· Barroco
· Rococó
Contemporânea:
· Neoclassicismo
· Romantismo
· Realismo
· Impressionismo
· Expressionismo
· Fovismo
· Cubismo
· Futurismo
· Pintura Metasífica
· Dadaísmo
· Abstratcionismo
· Concretismo
· Cobra
· Surrealismo
· Pop art
· Op art
· Graffiti
· Arte Naif
ARTE NEOCLÁSSICA
-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as ideias do Barroco e do Rococó.
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antiguidade Clássica e Greco – Romana.
ROMANTISMO
-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso.
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição, exuberância de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.
Atividade:
Resumir a matéria no caderno!
__________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 06/04/2020 a 09/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Continuação de Movimentos artísticos
REALISMO
-Surgiu contrapondo a ideia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, o científico, o objetivo. Começaram a surgir grandes edifícios de ferro, betão e vidro, muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está a ver.
-Artista: Rodin, Gustave Coubert.
ARTE MODERNA, PÓS- MODERNA E CONTEMPORÂNEA:
IMPRESSIONISMO
Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar nas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.
EXPRESSIONISMO
Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros.
Artistas: Van Gogh, Munch, Toulouse-Lautrec.
FAUVISMO
Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano.
Artista: Matisse, Maurice Vlaminick.
CUBISMO
Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros.
Artistas: Paul Cézanne, Pablo Picasso, Mondrian, Braque.
ABSTRACIONISMO
É uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior.
Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee.
DADAÍSMO
Pintura irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem duvida improvisação.
Artista: Duchamp.
SURREALISMO
Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações.
Artistas:Dali, Miro.
FUTURISMO
Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da máquina. Usam formas geométricas para dar movimento.
Artista: Duchamp, Balla.
OP ART
Propõe participação ativa do contemplador na obra. Criação em série, simboliza o mundo precário.
Artista: Vassarely.
POP ART
Evidencia o quotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa.
Artista: Warhol.
Atividade:
Resumir a matéria no caderno!
___________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 13/04/2020 a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Exercícios sobre movimentos artísticos:
1. O que é movimento artístico?
2. Faça um desenho na da arte do abstracionismo.
3. Faça um desenho na arte do cubismo.
Utilize meia folha do seu caderno para cada desenho, não se esqueça de pintar!!!
_________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 20/04/2020 á 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
________________________________________________________________________________
Atividade: Desenho surrealismo.
______________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 27/04/2020 á 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
_____________________________________________________________________________
Atividade: Desenho modernismo
_____________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 01/06/2020 á 07/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
__________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Peeira Disciplina: Artes
Atividade 1º ano Data: 07/06/2020 á 12/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
Crie um desenho no modelo artístico que você mais se identifica. Não esqueça de pintar.
___________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Artes
Atividade 2º ano Data: 15/06/2020 á 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.
Atividade:
Pesquisar sobre artesanatos feitos através da reciclagem. Faça um resumo em seu caderno colocando 10 imagens relacionadas aos artesanatos.
_________________________________________________________________________________
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Artes
Atividade 2º ano Data: 22/06/2020 á 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.
Atividade:
Fazer um artesanato com plástico, por exemplo:
garrafas pet, podem ser feitos os seguintes modelos: vasos de flores, porta treco, etc.
Obervação: Tirar foto e colar no caderno.
_________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Artes
Atividade 2º ano Data: 29/06/2020 á 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.
Atividade:
Pesquisar artesanatos feitos com tecidos e cimento, como é feito e modelos. Fazer um resumo no caderno, colocando imagens ilustrativas.
Observação: Nessa época em que estamos vivendo, este artesanato pode ajudar a combater a crise econômica, fazendo com que tenha uma renda extra ou até mesmo sendo a renda principal.
_________________________________________________________________________________
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Artes
Atividade 2º ano Data: 06/07/2020 á 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.
Atividade:
Faça um artesanato utilizando papel reciclado, podem ser feitos: origamis, flores, cestas de frutas, porta lápis, porta retrato, etc.
Observação: Tirar foto e colar no caderno.
_________________________________________________________________________________
|