Páginas


TURMA 81 - História

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 81

Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga


Email: alexsbfraga@gmail.com




Resultados da pesquisa


Resultado da Web com links de sit



Facebook: Alex Fraga   


(2º  e 4º feiras)

WhatsApp:    989091757   (enviar foto das atividades) (2º  e 4º feiras)




BOM DIA QUERIDOS ALUNOS DA ESCOLA AÇORIANOS.



Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)






TAREFA 1. Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020

Leia o texto a baixo e veja o vídeo de apoio, em seguida responda no caderno as questões que seguem: 



Assunto: - Revolução Inglesa.

- Em 1215, o rei João Sem Terra foi obrigado a assinar um documento denominado Magna Carta, que é considerado a primeira Constituição Inglesa. Por ela, o rei  reconhecia a liberdade de determinadas cidades, garantia a autonomia da Igreja e comprometia-se a respeitar os direitos dos nobres em seus senhorios.
- Ao longo do século XIII, tornaram-se frequentes as convocações de grandes nobres e clérigos pelos monarcas, a fim de discutir os assuntos do reino. Nascia, assim, o Parlamento inglês.
               O Parlamento e o absolutismo- O fortalecimento do poder real durante os reinados de Henrique VIII (1509-1547) e Elizabeth I (1558-1603) manteve os compromissos assumidos com o Parlamento.
- Em 1534, o Parlamento aprovou o Ato de Supremacia, que declarava o monarca o chefe da Igreja inglesa.  Nascia a Igreja Anglicana.
           A sociedade inglesa e os cercamentos.- No início do século XVI os campos de diversas regiões da Inglaterra eram tomados pela criação de carneiros. A extensão dos campos de cultivo havia diminuído. Não havia mais terras comunais. Muitas cercas haviam se levantado. A terra transformava-se, cada vez mais, numa mercadoria.
- No campo, as alterações no uso e posse da terra foram acompanhadas por mudanças nas relações sociais. Surgiam na Inglaterra novas classes sociais. Os genry, os yeomanry e os assalariados.
            Revolução Puritana- As tensões econômicas, sociais e religiosas contribuíram para estimular rebeliões e revoluções contra os monarcas Jaime I (1603-1625) e seu filho Carlos I (1625-1649), da dinastia Stuart. Tanto Jaime I, como Carlos I tentaram desconsiderar os interesses dos parlamentares.
- A guerra civil apresentou, de um lado, o rei, a nobreza fiel a coroa e o alto clero da Igreja Anglicana. De outro as forças políticas e militares do Parlamento, lideradas por Oliver Cromwell.
- Capturado pelo Exército, Carlos I foi executado publicamente, por ordem do Parlamento, em janeiro de 1649.
A república instaurada por Cromwell.-  Em 1653, Cromwell dissolveu o Parlamento de maioria presbiteriana, instaurando uma ditadura na Inglaterra. O novo Parlamento, expurgado de opositores, concedeu-lhe o título de "Lorde Protetor da Inglaterra".
- O descontentamento da população pobre, dos artesãos e dos jornaleiros criou um forte clima de instabilidade política. Esses grupos descontentes, como os cavadores e os niveladores, reivindicavam a redistribuição da propriedade, o direito de voto para a população masculina e a abolição das elites intelectuais e religiosas que apoiavam os interesses dos grupos dominantes.
A restauração da monarquia- Em 1660, após a morte de Oliver Cromwell, grupos dominantes ingleses com medo da radicalidade dos movimentos populares optam pela restauração monárquica. O filho exilado de Carlos I, Carlos II (1660-1685) foi convidado a ocupar o trono.
- Ao converter-se oficialmente ao catolicismo no seu leito de morte, Carlos II foi o primeiro católico romano a reinar a Inglaterra desde a morte de Maria I em 1558.
              A Revolução Gloriosa- Após uma conspiração da nobreza contra o rei Jaime II, sucessor de Carlos II, seu genro Guilherme de Orange foi convidado a ocupar o trono. Por ser um movimento pacífico recebeu o nome de Revolução Gloriosa.
- O Parlamento consolidou seus direitos através da Carta de Direitos (Bill of Rights) de 1689.
- Com a criação de uma monarquia parlamentar marcada pela liberdade religiosa, as tensões políticas e sociais do século XVII foram resolvidas.

Questões:
A) a magna carta assinada em 1215 dava benefícios a alguns grupos sociais, quais eram eles? E, quais eram estes benefícios?
b) que grupos compunham o parlamento inglês?
c)os cercamentos provocaram uma série de problemas para os mais pobres, destaque alguns.
d)quais foram as causas da revolução puritana?
e)quais eram as reivindicações da população mais pobre durante o governo de Cromwell?
f)o que foi a revolução gloriosa?
_________________________________________________

TAREFA 2: Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020
-Assista ao vídeo, e produza um breve  texto destacando as principais mudanças ocorridas na Inglaterra com a revolução.


_________________________________________________
TAREFA 3: Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020
Avalie as afirmações e aplique ( V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas. A seguir corrija a(s) afirmação(ões) falsa(s).
-A Revolução Gloriosa (1688) foi um movimento revolucionário liderado pelo parlamento
inglês, que depôs o rei absolutista Jaime II e entregou a coroa da Inglaterra a Guilherme de Orange (genro de Jaime II). Sobre essa revolução é possível afirmar:
a) ( ) A Inglaterra deixava de ser uma monarquia parlamentar e tornava-se uma
monarquia absolutista.
b) ( ) O Parlamento passava a ter um grande poder de decisão.
c) ( ) Os ingleses deixavam de ser apenas súditos do rei e passavam a ser cidadãos,
com direitos e deveres.
d) ( ) Favoreceu o desenvolvimento do capitalismo. A partir de então, foram tomadas várias medidas favoráveis ao crescimento das manufaturas, das empresas
rurais e da indústria naval.
e) ( ) A Revolução Gloriosa contribuiu para o advento da Revolução Industrial.

__________________________________________________
TAREFA 4- Atividades de 06/04/2020 até 10/04/2020
O texto a seguir faz parte da Declaração de Direitos, feita em 1689, após a Revolução Gloriosa, que levou Guilherme de Orange ao trono da Inglaterra. Leia-o com atenção.

Trecho da Declaração de Direitos
Considerando que tendo Jaime II abdicado e estando o trono vacante, Sua Alteza, o Príncipe de Orange, ordenou a eleição de deputados para o Parlamento, estes agora reunidos com representantes totais e livres desta nação, declaram:
Art. 1
o. Que o pretenso poder de suspender as leis, ou a execução das leis, pela autoridade régia, sem o consentimento do Parlamento, é ilegal. [...]
Art. 4
o. Que o direito de cobrar impostos para o uso da coroa [...] sem outorga do Parlamento, é ilegal.
Art. 5
o. Que é direito dos súditos apelar para o Rei [ou para aRainha, conforme o caso] e que todos os obstáculos que lhe forem colocados são ilegais.
Art. 6o. Que o recrutamento e manutenção de um exército, em tempo de paz, é ilegal sem o consentimento do Parlamento. [...]
Art. 8
o. Que a eleição dos membros do Parlamento deve ser livre.
Art. 9
o. Que a liberdade de palavra nos debates e atas do Parlamento não deve ser questionada em nenhuma corte ou lugar fora do Parlamento. [...]
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
Coletânea de documentos históricos para o 1o grau: 5a a 8a séries. São Paulo: SE/CENP, 1979. p. 83.

a) Identifique no texto um artigo associado à área:
1)econômica.___________________________________________________
2)militar.______________________________________________________
3)política.______________________________________________________
b) Há dois artigos em que se percebe nitidamente que os ingleses passaram a ter direitos que antes não tinham; quais são eles.________________________________________
c) O que se pode concluir com base nesses artigos da Declaração de Direitos?
______________________________________________________



TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020

- COPIE NO CADERNO O TEXTO E AS QUESTÕES.

A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
-         O desenvolvimento do poder de concentração de capital na Inglaterra possibilitou o pioneirismo inglês na Revolução Industrial.
-        As primeiras consequências da Revolução Industrial logo apareceram: a substituição do artesão (manufatura) pela maquinaria (maquinofatura) deu origem a uma nova classe social, o operariado.
-          Os operários eram diferentes dos artesãos, pois não possuíam nenhuma habilidade específica. Vindos em geral de áreas agrícolas, procuravam emprego nas indústrias por falta de outras opções.

1- Que motivo contribuiu para a Inglaterra ser pioneira na industrialização?
2- O que diferenciava o operário do artesão?



TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020

- Assista o vídeo indicado e responda:


A) Que fatores contribuíram para a industrialização inglesa?
b) Por que o camponês inglês vai passar a ser operário nas fábricas?



TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/05/2020

  -Faça uma pesquisa identificando as principais características da revolução industrial:

a) Trabalho artesanal-
b) Trabalho de manufatura-

c) Trabalho na maquinofatura-


_______________________________________________________________





TAREFA 8- Atividades de 01/06/2020 até 06/06/2020

*copiar no caderno o texto a seguir:


                         As etapas da Revolução Industrial
-         Primeira etapa (séculos XV-XVII): início de um mercado mundial, montagem de oficinas de artesãos, impérios coloniais, comércio de produtos da Ásia e da África e tráfico de escravos.
-          Segunda etapa (entre 1780 e 1840): estabelecimento das fábricas, produção em grande quantidade, substituição da energia humana pela força hidráulica, aparecimento de locomotivas e barcos a vapor.
-          Terceira etapa (final do século XIX e início do século XX): emprego da energia elétrica, pesquisas na área da Química, desenvolvimento de motores a explosão, meios de transporte mais velozes e mais potentes.
-          Quarta etapa (final do século XX): desenvolvimento da informática, da biotecnologia e expansão da globalização
da economia.







TAREFA 9- Atividades de 08/06/2020 até  13/6/2020.


Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=qpxaj1XEPko*

copiar no caderno o texto a seguir:

Pioneirismo inglês-           

        O desenvolvimento do poder de concentração de capital na Inglaterra possibilitou o pioneirismo inglês na Revolução Industrial.-        

        As primeiras consequências da Revolução Industrial logo apareceram: a substituição do artesão (manufatura) pela maquinaria (maquinofatura) deu origem a uma nova classe social, o operariado.

-          Os operários eram diferentes dos artesãos, pois não possuíam nenhuma habilidade específica. Vindos em geral de áreas agrícolas, procuravam emprego nas indústrias por falta de outras opções. 


__________________________________________________
  





Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)

--------------------------------------------------------------------------------------------


TAREFA 10 - Atividades de 15/06/2020 até  20/6/2020.

Assinale a alternativa INCORRETA.
1-   Foi na Inglaterra que se desenvolveram as primeiras máquinas movidas a vapor. Entre os fatores que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, podemos citar:
a) Os capitais acumulados por meio da pirataria na costa da Ásia, da África, da América e do comércio (incluindo o tráfico de escravos) com as colônias e outros países.
b) A mão de obra farta e barata, uma vez que milhares de camponeses haviam sido obrigados a se mudar para as cidades por causa dos cercamentos, que os expulsaram de suas terras.
c) A existência de ricas minas de carvão e de ferro (necessários para a indústria) e de um comércio interno que se desenvolveu bastante, graças à abolição dos antigos direitos feudais.
d) A existência de petróleo no território; mão de obra em abundância; presença de grande   quantidade de máquinas importadas da França.
e) Revolução Gloriosa (1688) que conferiu estabilidade política e criou condições para o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.






TAREFA 11 - Atividades de 15/06/2020 até  20/6/2020.

2 . Assinale a alternativa CORRETA. Sobre o advento de máquinas industriais e do sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que eles:
a) Visavam aumentar a produtividade, pois as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma hierarquia rígida.
b) Ocorreram graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Terceira Revolução Industrial.
c) Nasceram do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades privadas.
d) Resultaram do estímulo que os proprietários deram a seus operários para pesquisar sobre máquinas.

e) Foram única e exclusivamente o produto da genialidade de inventores, tendo sido adotados pelos industriais que estavam interessados em aumentar seus lucros.


__________________________________________________________________

TAREFA 12 - Atividades de 29/06/2020 até  04/7/2020.
3. (Unesp)
“Não queremos destruir a vossa fortuna, mas se não arranjardes maneira de nos dardes trabalho, não poderemos deixar de atentar contra vós e contra as máquinas. [...] Se ao fim de 8 dias não retirardes as lãs das máquinas para dar trabalho às 500 pessoas que vos batem à porta e para as quais nem sequer vos dignais olhar, não vos espanteis se virdes um levantamento cair sobre vós e sobre as máquinas, de tal modo sofremos, pobres operários, por nós e pelos nossos filhos.”
(Anúncio anônimo afixado nas ruas de Clermont, França, em 1818).
O tipo de manifestação descrita está relacionado(marque a alternativa correta):
a) ao movimento anarquista.
b) à constituição dos partidos comunistas.
c) às origens dos partidos liberais.
d) à organização dos partidos socialistas.
e) ao movimento ludista.
__________________________________________________________________


TAREFA 13 - Atividades de 06/7/2020 até  11/7/2020.


4- Faça uma breve redação destacando os aspectos positivos e negativos da primeira  revolução industrial.