NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 81
Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga
Email: alexsbfraga@gmail.com
WhatsApp: 989091757 (enviar foto das atividades) (2º e 4º feiras)
BOM DIA QUERIDOS ALUNOS DA ESCOLA AÇORIANOS.
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
TAREFA 1. Atividades
de 16/03/2020 até 20/03/2020
Leia o texto a baixo e veja o vídeo de apoio, em seguida
responda no caderno as questões que seguem:
Assunto: - Revolução Inglesa.
- Em 1215, o rei João Sem Terra foi obrigado a assinar
um documento denominado Magna Carta,
que é considerado a primeira Constituição
Inglesa. Por ela, o rei
reconhecia a liberdade de determinadas cidades, garantia a autonomia da
Igreja e comprometia-se a respeitar os direitos dos nobres em seus senhorios.
- Ao longo do século XIII, tornaram-se frequentes as
convocações de grandes nobres e clérigos pelos monarcas, a fim de discutir os
assuntos do reino. Nascia, assim, o Parlamento
inglês.
O Parlamento e o absolutismo- O fortalecimento do poder real durante os reinados
de Henrique VIII (1509-1547) e Elizabeth I (1558-1603) manteve os
compromissos assumidos com o Parlamento.
- Em 1534, o Parlamento aprovou o Ato de Supremacia, que declarava o
monarca o chefe da Igreja inglesa.
Nascia a Igreja Anglicana.
A sociedade inglesa e os cercamentos.- No início do século XVI os campos de diversas
regiões da Inglaterra eram tomados pela criação de carneiros. A extensão dos
campos de cultivo havia diminuído. Não havia mais terras comunais. Muitas
cercas haviam se levantado. A terra transformava-se, cada vez mais, numa
mercadoria.
- No campo, as alterações no uso e posse da terra
foram acompanhadas por mudanças nas relações sociais. Surgiam na Inglaterra
novas classes sociais. Os genry, os yeomanry e os assalariados.
Revolução Puritana- As tensões econômicas, sociais e religiosas
contribuíram para estimular rebeliões e revoluções contra os monarcas Jaime I
(1603-1625) e seu filho Carlos I (1625-1649), da dinastia Stuart. Tanto Jaime
I, como Carlos I tentaram desconsiderar os interesses dos parlamentares.
- A guerra civil apresentou, de um lado, o rei, a
nobreza fiel a coroa e o alto clero da Igreja Anglicana. De outro as forças
políticas e militares do Parlamento, lideradas por Oliver Cromwell.
- Capturado pelo Exército, Carlos I foi executado
publicamente, por ordem do Parlamento, em janeiro de 1649.
A república
instaurada por Cromwell.- Em 1653, Cromwell dissolveu o Parlamento de
maioria presbiteriana, instaurando uma ditadura na Inglaterra. O novo
Parlamento, expurgado de opositores, concedeu-lhe o título de "Lorde Protetor da Inglaterra".
- O descontentamento da população pobre, dos artesãos
e dos jornaleiros criou um forte clima de instabilidade política. Esses grupos
descontentes, como os cavadores e os niveladores, reivindicavam a
redistribuição da propriedade, o direito de voto para a população masculina e a
abolição das elites intelectuais e religiosas que apoiavam os interesses dos
grupos dominantes.
A restauração da
monarquia- Em 1660, após a morte de Oliver
Cromwell, grupos dominantes ingleses com medo da radicalidade dos movimentos
populares optam pela restauração monárquica. O filho exilado de Carlos I, Carlos II (1660-1685) foi convidado a
ocupar o trono.
- Ao converter-se oficialmente
ao catolicismo no seu leito de morte, Carlos II foi o primeiro
católico romano a reinar a Inglaterra desde a morte de Maria I em 1558.
A Revolução Gloriosa-
Após uma conspiração da nobreza contra o rei Jaime II, sucessor de Carlos II,
seu genro Guilherme de Orange
foi convidado a ocupar o trono. Por ser um movimento pacífico recebeu o nome de
Revolução Gloriosa.
- O Parlamento consolidou seus direitos através da Carta de Direitos (Bill of Rights)
de 1689.
- Com a criação de uma monarquia parlamentar marcada pela liberdade religiosa, as tensões
políticas e sociais do século XVII foram resolvidas.
Questões:
A) a magna carta assinada em 1215 dava benefícios a alguns
grupos sociais, quais eram eles? E, quais eram estes benefícios?
b) que grupos compunham o parlamento inglês?
c)os cercamentos provocaram uma série de problemas para os
mais pobres, destaque alguns.
d)quais foram as causas da revolução puritana?
e)quais eram as reivindicações da população mais pobre
durante o governo de Cromwell?
f)o que foi a revolução
gloriosa?
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TAREFA 2: Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020
-Assista ao
vídeo, e produza um breve texto
destacando as principais mudanças ocorridas na Inglaterra com a revolução.
Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=roGZSpEe91c
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TAREFA 3: Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020
Avalie as afirmações e aplique ( V ) para as verdadeiras e (
F ) para as falsas. A seguir corrija a(s) afirmação(ões) falsa(s).
-A Revolução Gloriosa (1688) foi um movimento revolucionário
liderado pelo parlamento
inglês, que depôs o rei absolutista Jaime II e entregou a
coroa da Inglaterra a Guilherme de Orange (genro de Jaime II). Sobre essa
revolução é possível afirmar:
a) ( ) A Inglaterra deixava de ser uma monarquia parlamentar
e tornava-se uma
monarquia absolutista.
b) ( ) O Parlamento passava a ter um grande poder de
decisão.
c) ( ) Os ingleses deixavam de ser apenas súditos do rei e
passavam a ser cidadãos,
com direitos e deveres.
d) ( ) Favoreceu o desenvolvimento do capitalismo. A partir
de então, foram tomadas várias medidas favoráveis ao crescimento das
manufaturas, das empresas
rurais e da indústria naval.
e) ( ) A Revolução Gloriosa contribuiu para o advento da
Revolução Industrial.
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TAREFA 4- Atividades de 06/04/2020 até 10/04/2020
O texto a seguir faz parte da Declaração de Direitos, feita
em 1689, após a Revolução Gloriosa, que levou Guilherme de Orange ao trono da
Inglaterra. Leia-o com atenção.
Trecho da Declaração de Direitos
Considerando que tendo Jaime II abdicado e estando o trono vacante, Sua Alteza, o Príncipe de Orange, ordenou a eleição de deputados para o Parlamento, estes agora reunidos com representantes totais e livres desta nação, declaram:
Art. 1o. Que o pretenso poder de suspender as leis, ou a execução das leis, pela autoridade régia, sem o consentimento do Parlamento, é ilegal. [...]
Art. 4o. Que o direito de cobrar impostos para o uso da coroa [...] sem outorga do Parlamento, é ilegal.
Art. 5o. Que é direito dos súditos apelar para o Rei [ou para aRainha, conforme o caso] e que todos os obstáculos que lhe forem colocados são ilegais.
Considerando que tendo Jaime II abdicado e estando o trono vacante, Sua Alteza, o Príncipe de Orange, ordenou a eleição de deputados para o Parlamento, estes agora reunidos com representantes totais e livres desta nação, declaram:
Art. 1o. Que o pretenso poder de suspender as leis, ou a execução das leis, pela autoridade régia, sem o consentimento do Parlamento, é ilegal. [...]
Art. 4o. Que o direito de cobrar impostos para o uso da coroa [...] sem outorga do Parlamento, é ilegal.
Art. 5o. Que é direito dos súditos apelar para o Rei [ou para aRainha, conforme o caso] e que todos os obstáculos que lhe forem colocados são ilegais.
Art. 6o. Que o recrutamento e
manutenção de um exército, em tempo de paz, é ilegal sem o consentimento do
Parlamento. [...]
Art. 8o. Que a eleição dos membros do Parlamento deve ser livre.
Art. 9o. Que a liberdade de palavra nos debates e atas do Parlamento não deve ser questionada em nenhuma corte ou lugar fora do Parlamento. [...]
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
Coletânea de documentos históricos para o 1o grau: 5a a 8a séries. São Paulo: SE/CENP, 1979. p. 83.
Art. 8o. Que a eleição dos membros do Parlamento deve ser livre.
Art. 9o. Que a liberdade de palavra nos debates e atas do Parlamento não deve ser questionada em nenhuma corte ou lugar fora do Parlamento. [...]
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.
Coletânea de documentos históricos para o 1o grau: 5a a 8a séries. São Paulo: SE/CENP, 1979. p. 83.
a) Identifique no texto um artigo associado à área:
1)econômica.___________________________________________________
2)militar.______________________________________________________
3)política.______________________________________________________
b) Há dois artigos em que se percebe nitidamente que os ingleses passaram a ter direitos que antes não tinham; quais são eles.________________________________________
c) O que se pode concluir com base nesses artigos da Declaração de Direitos?
______________________________________________________
TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020
- COPIE NO CADERNO O TEXTO E AS QUESTÕES.
A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
-
O desenvolvimento
do poder de concentração de capital na Inglaterra possibilitou o pioneirismo
inglês na Revolução Industrial.
- As primeiras consequências da Revolução
Industrial logo apareceram: a substituição do artesão (manufatura) pela
maquinaria (maquinofatura) deu origem a uma nova classe social, o operariado.
-
Os operários eram diferentes dos artesãos,
pois não possuíam nenhuma habilidade específica. Vindos em geral de áreas
agrícolas, procuravam emprego nas indústrias por falta de outras opções.
1- Que motivo contribuiu para a Inglaterra ser pioneira na
industrialização?
2- O que diferenciava o operário do artesão?
TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020
- Assista o vídeo indicado e responda:
A) Que fatores contribuíram para a industrialização inglesa?
b) Por que o camponês inglês vai passar a ser operário nas
fábricas?
TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/05/2020
-Faça uma pesquisa identificando as principais
características da revolução industrial:
a) Trabalho artesanal-
b) Trabalho de manufatura-
c) Trabalho na maquinofatura-
_______________________________________________________________
TAREFA 8- Atividades de 01/06/2020 até 06/06/2020
*copiar no caderno o texto a seguir:
As etapas
da Revolução Industrial
-
Primeira etapa (séculos XV-XVII): início de um mercado mundial, montagem de oficinas
de artesãos, impérios coloniais, comércio de produtos da Ásia e da África e
tráfico de escravos.
-
Segunda
etapa (entre 1780 e 1840): estabelecimento das fábricas, produção em grande
quantidade, substituição da energia humana pela força hidráulica, aparecimento
de locomotivas e barcos a vapor.
-
Terceira
etapa (final do século XIX e início do século XX): emprego da energia
elétrica, pesquisas na área da Química, desenvolvimento de motores a explosão,
meios de transporte mais velozes e mais potentes.
-
Quarta
etapa (final do século XX): desenvolvimento da informática, da
biotecnologia e expansão da globalização
da economia.
da economia.
Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=qpxaj1XEPko
TAREFA 9- Atividades de 08/06/2020 até 13/6/2020.
Vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=qpxaj1XEPko*
copiar no caderno o texto a seguir:
Pioneirismo inglês-
O desenvolvimento do poder de concentração de capital na Inglaterra possibilitou o pioneirismo inglês na Revolução Industrial.-
As primeiras consequências da Revolução Industrial logo apareceram: a substituição do artesão (manufatura) pela maquinaria (maquinofatura) deu origem a uma nova classe social, o operariado.
-
Os operários eram diferentes dos artesãos,
pois não possuíam nenhuma habilidade específica. Vindos em geral de áreas
agrícolas, procuravam emprego nas indústrias por falta de outras opções.
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Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
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TAREFA 10 - Atividades de 15/06/2020 até 20/6/2020.
Assinale a alternativa INCORRETA.
1- Foi na Inglaterra que se desenvolveram as
primeiras máquinas movidas a vapor. Entre os fatores que favoreceram o
pioneirismo inglês na Revolução Industrial, podemos citar:
a) Os
capitais acumulados por meio da pirataria na costa da Ásia, da África, da
América e do comércio (incluindo o tráfico de escravos) com as colônias e
outros países.
b) A mão de
obra farta e barata, uma vez que milhares de camponeses haviam sido obrigados a
se mudar para as cidades por causa dos cercamentos, que os expulsaram de suas
terras.
c) A
existência de ricas minas de carvão e de ferro (necessários para a indústria) e
de um comércio interno que se desenvolveu bastante, graças à abolição dos
antigos direitos feudais.
d) A
existência de petróleo no território; mão de obra em abundância; presença de grande
quantidade de máquinas importadas da
França.
e) Revolução
Gloriosa (1688) que conferiu estabilidade política e criou condições para o
desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.
TAREFA 11 - Atividades de 15/06/2020 até 20/6/2020.
2 . Assinale a alternativa CORRETA. Sobre o advento de
máquinas industriais e do sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é
correto afirmar que eles:
a) Visavam aumentar a produtividade, pois as máquinas submeteram
os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma hierarquia rígida.
b) Ocorreram graças ao investimento em pesquisa tecnológica
de ponta, feito pelos industriais que participaram da Terceira Revolução
Industrial.
c) Nasceram do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas
universidades privadas.
d) Resultaram do estímulo que os proprietários deram a seus
operários para pesquisar sobre máquinas.
e) Foram única e exclusivamente o produto da genialidade de
inventores, tendo sido adotados pelos industriais que estavam interessados em
aumentar seus lucros.
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TAREFA 12 - Atividades de 29/06/2020 até 04/7/2020.
3. (Unesp)
“Não queremos destruir a vossa fortuna, mas se não
arranjardes maneira de nos dardes trabalho, não poderemos deixar de atentar
contra vós e contra as máquinas. [...] Se ao fim de 8 dias não retirardes as
lãs das máquinas para dar trabalho às 500 pessoas que vos batem à porta e para
as quais nem sequer vos dignais olhar, não vos espanteis se virdes um
levantamento cair sobre vós e sobre as máquinas, de tal modo sofremos, pobres
operários, por nós e pelos nossos filhos.”
(Anúncio anônimo afixado nas ruas de Clermont, França, em
1818).
O tipo de manifestação descrita está relacionado(marque a
alternativa correta):
a) ao movimento anarquista.
b) à constituição dos partidos comunistas.
c) às origens dos partidos liberais.
d) à organização dos partidos socialistas.
e) ao movimento ludista.
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TAREFA 13 - Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.
4-
Faça uma breve redação destacando os aspectos positivos e negativos da
primeira revolução industrial.