NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: T3 e T4
Professor: Sandra Mara Berchet
Email: saniberchet@yahoo.com.br
WhatsApp :991817140
ATIVIDADE : 16/03/2020 ATE 20/03/2020
1- O QUE REPRESENTA A IMAGEM? EXPLIQUE.
ATIVIDADE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
O QUE É, O QUE É ( Gonzaguinha)
ATIVIDADES ( LER A MÚSICA E RESPONDER)
a- O que você entende por viver ?
b- Do que mais gosta na sua vida?
c- O que faz para tornar a sua vida cada vez melhor?
d- Como reage diante de uma situação difícil na sua vida?
ATIVIDADE : 30/03/2020 até 03/04/2020
ATIVIDADE :
1- VOCÊ FESTEJA A PÁSCOA? COMO? ELABORE UM PEQUENO TEXTO.
ATIVIDADE : 06/04/2020 até 10/04/2020
Atividade - 13/04/2020 até 17/04/2020
Atividade: 20/04/2020 até 24/04/2020
O VALOR DE UMA AMIZADE
Atividade de 27/04/2020 até 01/05/202
1- REPRESENTE O SÍMBOLO DA SUA RELIGIÃO E PESQUISE O SEU SIGNIFICADO.
ATIVIDADE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
O QUE É, O QUE É ( Gonzaguinha)
ATIVIDADES ( LER A MÚSICA E RESPONDER)
a- O que você entende por viver ?
b- Do que mais gosta na sua vida?
c- O que faz para tornar a sua vida cada vez melhor?
d- Como reage diante de uma situação difícil na sua vida?
ATIVIDADE : 30/03/2020 até 03/04/2020
ATIVIDADE :
1- VOCÊ FESTEJA A PÁSCOA? COMO? ELABORE UM PEQUENO TEXTO.
ATIVIDADE : 06/04/2020 até 10/04/2020
História da Páscoa
A Páscoa é uma importante comemoração da tradição cristã, mas essa
comemoração possui origens na tradição judaica e sofreu influências de povos
pagãos ao longo da história.
Páscoa é uma das mais importantes festividades do
calendário cristão. Essa data comemorativa originou-se com os judeus e teve seu
sentido ressignificado após a crucificação de Cristo. Algumas características
da Páscoa moderna também possuem elementos herdados de povos pagãos. A Páscoa é
uma celebração de data móvel, e o seu significado mais conhecido – o cristão –
relembra a crucificação e ressurreição de Cristo. A palavra “páscoa” no idioma
português deriva dos termos em três idiomas “Pessach”, no hebraico, “Pascha”,
no latim, e “Paskha”, no grego.
Páscoa Judaica
A Páscoa comemorada pelos judeus possui
um sentido completamente distinto daquele assumido na comemoração cristã. A
Páscoa judaica é chamada de “Pessach” (significa “passagem” no hebraico)
e comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
Essa festa judaica era comemorada tradicionalmente próximo ao período em que se
inicia a primavera no hemisfério norte.
A realização dessa festa na tradição judaica aconteceu por uma ordem
expressa de Javé a Moisés, que a repassou para o povo hebreu. A descrição da
forma como a comemoração deveria ser realizada e todo o seu contexto estão no
trecho bíblico de Êxodo 12 |1|. De qualquer forma, essa festa faz
menção à passagem do anjo da morte pelo Egito durante a
execução da décima praga, que foi responsável pela dizimação de todos os
primogênitos daquela terra.
Páscoa Cristã
Apesar de sua derivação da comemoração judaica, o sentido da Páscoa
cristã é diferente, pois relembra os atos da crucificação, morte e ressurreição de
Cristo. A ressurreição de Cristo é, inclusive, um dos pilares da
fé cristã e, por isso, a Páscoa é uma festividade tão importante assim para os
cristãos.
Dentro da tradição cristã, Cristo é enxergado como o Cordeiro de Deus
que foi enviado com a missão de se oferecer em sacrifício para salvar a
humanidade dos pecados. Após ter sido crucificado e morto, Cristo ressuscitou
após três dias. Todos esses eventos teriam supostamente ocorrido durante a
realização da Páscoa Judaica (comemorada durante sete dias), o que criou um
paralelo entre as duas comemorações.
Na comemoração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, que
é marcado por jejuns e no qual muitos fazem promessas. A última semana desse
período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo
de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.
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Os dias finais da Semana Santa são a última ceia, que aconteceu
na Quinta-feira Santa; a crucificação e morte de Cristo
acontece na Sexta-feira Santa, e a ressurreição de Cristo
aconteceu no Domingo de Páscoa.
A data de comemoração da Páscoa, como todos sabem, é uma data móvel e
pode acontecer entre o período de 22 de março e 25 de abril. A determinação
da Páscoa como comemoração em data móvel foi estipulada pela própria Igreja
durante o Concílio de Niceia, organizado em 325 d.C. Ali se
estabeleceu que a Páscoa aconteceria no primeiro domingo após a lua cheia do
equinócio da primavera (baseado no hemisfério norte).
símbolos tradicionais da Páscoa moderna – o coelho e
os ovos – também são atribuídos a influências pagãs.
Acredita-se que coelhos e ovos eram tradicionais símbolos que representavam a
fertilidade.
Responda.
a- Explique a origem da Páscoa.
b- Explique a Páscoa Judaica .
c- Como os cristão comemoram a Páscoa?
d- Explique os símbolos da Páscoa.Atividade - 13/04/2020 até 17/04/2020
LIVROS
SAGRADOS
As
tradições religiosas preservam seus ensinamentos e normas através de textos que
são considerados sagrados. Atribui-se a eles uma origem divina através de um
mensageiro, um iluminado ou um discípulo. Os textos são expressões da relação do
humano com o divino. Neles há um forte apelo do Criador e das
forças sobrenaturais para que o ser humano torne-se mais justo, compassivo, bom
e santo. O leitor sabe que, ao acolher os ensinamentos dos textos
sagrados, pode tornar-se perfeito ou aproximar-se da divindade, dando maior
sentido à sua existência. Os livros sagrados revelam o desejo de
transcendência presente nas culturas e povos das mais diferentes regiões do
planeta nos diversos períodos da história.
São exemplos de escrituras
sagradas: o Bhagavad-Gita do hinduísmo; a Torá do judaísmo; o Tri-Pitakas do
budismo; o Novo Testamento do cristianismo e o Alcorão dos muçulmanos. Há
muitos textos e saberes sagrados difundidos pelo globo, mas estes são os mais
conhecidos e pela maior parte da população mundial.
A Torá original foi
transmitida por Deus a Moisés, após ter permanecido 40 dias e 40 noites sem
comer, dormir ou beber. A Torá foi ensinada ao povo e seu conteúdo foi
compilado na íntegra, para que jamais fosse esquecido e permanecesse imutável,
mesmo com a morte dos sábios que a transmitiram, de geração a geração. A Torá
também é conhecida como Pentateuco, composta pelos cinco primeiros livros da
bíblia.
RESPONDA.
Quem preserva seus ensinamentos e normas através dos textos
sagrados?
Através de quem atribuiu aos textos uma origem divina?
Qual apelo do Criador e das forças sobrenaturais há nos textos
sagrados?
O que revelam os livros sagrados?
Cite 3 exemplos de escrituras sagradas.
À quem Deus transmitiu a Torá?
O que são os textos sagrados?
Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
O VALOR DE UMA AMIZADE
Atividade de 27/04/2020 até 01/05/202
1- REPRESENTE O SÍMBOLO DA SUA RELIGIÃO E PESQUISE O SEU SIGNIFICADO.
Atividade 01/06/2020 até 05/06/2020
Se eu quiser falar com Deus –
Gilberto Gil
Se eu quiser falar com Deus
tenho que ficar a sós, tenho que apagar a
luz,
tenho que calar a voz, tenho que encontrar a
paz,
tenho que folgar os nós dos sapatos, da
gravata,
dos desejos, dos receios, tenho que esquecer
a data,
tenho que perder a conta,
tenho que ter mãos vazias, ter a alma e o
corpo nus.
Se eu quiser falar com Deus
tenho que aceitar a dor, tenho que comer o
pão
que o diabo amassou. Tenho que virar um cão,
tenho que lamber o chão dos palácios, dos
castelos suntuosos do meu sonho,
tenho que me ver tristonho, tenho que me
achar medonho
e apesar de um mal tamanho alegrar meu
coração.
Se eu quiser falar com Deus tenho que me
aventurar,
tenho que subir aos céus sem cordas pra
segurar,
tenho que dizer adeus, dar as costas,
caminhar decidido, pela estrada
que ao findar vai dar em nada, nada, nada,
nada, nada, (3 X)
do que eu pensava encontrar.
ATIVIDADES:
Um trecho da letra diz: “Se eu quiser
falar com Deus / (...) tenho que ter mãos vazias / ter a alma e o corpo nus”.
Como você entendeu isso?
Qual a imagem dessa letra que mais tocou
você? Justifique sua escolha.
Por que Gilberto Gil diz que, no final,
não vai encontrar nada do que esperava?
Atividades 08/06/2020 até 12/06/2020
RACISMO
Atividades
1- Elabore um texto sobre o vídeo.
2- Você acha que existe racismo nos dias atuais?
Atividade 15/06/2020 até 20/06/2020
Atividades
1- Copiar a reflexão de Mahatma Gandhi no caderno.
2- Qual é a mensagem de Gandhi ? Explique.
Atividade 22/06/2020 até 27/06/2020
Andar com Deus
O que significa Escolher “Andar
com Deus”?
Escolher andar com Deus é
desistir da minha própria vontade.
Escolher andar com Deus é ter o privilégio de
amar como Ele ama.
Escolher andar com Deus é ter a possibilidade
de observar as situações da vida pelos olhos dEle.
Escolher andar com Deus é arrancar, a força,
as “cartas na manga”
Escolher andar com Deus é ver o que ninguém
vê, sentir o que ninguém sente, ouvir o que ninguém ouve.
Escolher andar com Deus é sentir paz em meio
a guerra, ser luz em meio as trevas.
Escolher andar com Deus é viver os dias com
os olhos e o coração focados no GRANDE DIA.
Escolher andar com Deus é fugir da
religiosidade e de todo ativismo que nos “prende”.
Escolher andar com Deus é fazer do pecado seu
maior inimigo.
Escolher andar com Deus é viver pela fé.
Escolher andar com Deus é restaurar sonhos,
viver planos e experimentar de vida abundante.
Escolher andar com Deus é afastar-se das
“coisas” que não O agradam.
Escolher andar com Deus é viver com os pés na
terra e com o coração no céu.
Escolher andar com Deus é compreender que sou
amado, respeitado e valorizado por Ele.
Escolher andar com Deus é ter um coração
pronto para servir.
Escolher andar com Deus é ser embaixador de
Cristo, na terra.
Escolher andar com Deus é permitir-se ser
remido e lavado pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus.
( Junior Della Mea)
Atividades
1- Escolher
três versos e copiar no caderno.
2- Explique o verso.” Escolher andar com Deus
é fazer do pecado seu maior inimigo”.
Atividade 29/06/2020 até 04/07/2020
O Bicho – Manuel Bandeira
Vi
ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
ATIVIDADES:
1- A poesia de Manuel Bandeira mostra a que ponto pode chegar a desigualdade social. Você conhece alguém que vive em extrema pobreza?
2- Como podemos ajudar o próximo?
3- Na sua opinião: Por que
existe tanta desigualdade social ? Explique:
Atividade 06/07/2020 até 11/07/2020
Atividade 06/07/2020 até 11/07/2020
DALAI LAMA - Reflexões
"Minha religião,
portanto, é a bondade. Se você pratica a bondade enquanto vive, não importa que
seja culto ou inculto, que acredite na próxima vida ou não, que acredite em
Deus ou em Buda, ou em alguma outra religião, na vida cotidiana você tem que
ser uma pessoa bondosa. Qualquer que seja sua profissão ou campo de atuação,
você executa seu trabalho como um profissional. Enquanto isso, no fundo, você é
uma pessoa bondosa. Isso é algo útil na vida cotidiana“.
Atividades
1- Explique a frase: “Minha
religião, portanto, é a bondade”.
2- Você pratica a bondade no
seu dia a dia? Como?
3- Elabore uma
pequena pesquisa sobre a vida de Dalai Lama.