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T3 e T4 - Religião

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: T3 e T4

Professor: Sandra Mara Berchet

Email: saniberchet@yahoo.com.br

WhatsApp :991817140 

                                                           ATIVIDADE :   16/03/2020  ATE 20/03/2020 








1- O QUE REPRESENTA A IMAGEM?  EXPLIQUE.


ATIVIDADE 23/03/2020  ATÉ 27/03/2020




                                                                                                                                     O QUE É, O QUE É ( Gonzaguinha)
ATIVIDADES ( LER A MÚSICA E RESPONDER)
a- O que você entende por viver ?
b- Do que mais gosta na sua vida?
c- O que faz para tornar a sua vida cada vez melhor? 
d- Como reage diante de uma situação difícil na sua vida?



                      ATIVIDADE : 30/03/2020 até 03/04/2020





ATIVIDADE : 

1- VOCÊ FESTEJA A PÁSCOA? COMO? ELABORE UM PEQUENO TEXTO.


ATIVIDADE : 06/04/2020 até 10/04/2020

                       
                                      História da Páscoa
         A Páscoa é uma importante comemoração da tradição cristã, mas essa comemoração possui origens na tradição judaica e sofreu influências de povos pagãos ao longo da história.
 Páscoa é uma das mais importantes festividades do calendário cristão. Essa data comemorativa originou-se com os judeus e teve seu sentido ressignificado após a crucificação de Cristo. Algumas características da Páscoa moderna também possuem elementos herdados de povos pagãos. A Páscoa é uma celebração de data móvel, e o seu significado mais conhecido – o cristão – relembra a crucificação e ressurreição de Cristo. A palavra “páscoa” no idioma português deriva dos termos em três idiomas “Pessach”, no hebraico, “Pascha”, no latim, e “Paskha”, no grego.
Páscoa Judaica
  A Páscoa comemorada pelos judeus possui um sentido completamente distinto daquele assumido na comemoração cristã. A Páscoa judaica é chamada de “Pessach” (significa “passagem” no hebraico) e comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Essa festa judaica era comemorada tradicionalmente próximo ao período em que se inicia a primavera no hemisfério norte.
A realização dessa festa na tradição judaica aconteceu por uma ordem expressa de Javé a Moisés, que a repassou para o povo hebreu. A descrição da forma como a comemoração deveria ser realizada e todo o seu contexto estão no trecho bíblico de Êxodo 12 |1|. De qualquer forma, essa festa faz menção à passagem do anjo da morte pelo Egito durante a execução da décima praga, que foi responsável pela dizimação de todos os primogênitos daquela terra.
Páscoa Cristã
Apesar de sua derivação da comemoração judaica, o sentido da Páscoa cristã é diferente, pois relembra os atos da crucificaçãomorte e ressurreição de Cristo. A ressurreição de Cristo é, inclusive, um dos pilares da fé cristã e, por isso, a Páscoa é uma festividade tão importante assim para os cristãos.
Dentro da tradição cristã, Cristo é enxergado como o Cordeiro de Deus que foi enviado com a missão de se oferecer em sacrifício para salvar a humanidade dos pecados. Após ter sido crucificado e morto, Cristo ressuscitou após três dias. Todos esses eventos teriam supostamente ocorrido durante a realização da Páscoa Judaica (comemorada durante sete dias), o que criou um paralelo entre as duas comemorações.
  Na comemoração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, que é marcado por jejuns e no qual muitos fazem promessas. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.
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  Os dias finais da Semana Santa são a última ceia, que aconteceu na Quinta-feira Santa; a crucificação e morte de Cristo acontece na Sexta-feira Santa, e a ressurreição de Cristo aconteceu no Domingo de Páscoa.
  A data de comemoração da Páscoa, como todos sabem, é uma data móvel e pode acontecer entre o período de 22 de março e 25 de abril. A determinação da Páscoa como comemoração em data móvel foi estipulada pela própria Igreja durante o Concílio de Niceia, organizado em 325 d.C. Ali se estabeleceu que a Páscoa aconteceria no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio da primavera (baseado no hemisfério norte).
         símbolos tradicionais da Páscoa moderna – o coelho e os ovos – também são atribuídos a influências pagãs. Acredita-se que coelhos e ovos eram tradicionais símbolos que representavam a fertilidade.


Responda.
a- Explique a origem da Páscoa.
b- Explique a Páscoa Judaica .
c- Como os cristão comemoram a Páscoa?   
d-  Explique os símbolos da Páscoa.

Atividade - 13/04/2020 até 17/04/2020



                                        LIVROS SAGRADOS

    As tradições religiosas preservam seus ensinamentos e normas através de textos que são considerados sagrados. Atribui-se a eles uma origem divina através de um mensageiro, um iluminado ou um discípulo. Os textos são expressões da relação do humano com o divino.             Neles há um forte apelo do Criador e das forças sobrenaturais para que o ser humano torne-se mais justo, compassivo, bom e santo.  O leitor sabe que, ao acolher os ensinamentos dos textos sagrados, pode tornar-se perfeito ou aproximar-se da divindade, dando maior sentido à sua existência.  Os livros sagrados revelam o desejo de transcendência presente nas culturas e povos das mais diferentes regiões do planeta nos diversos períodos da história.
São exemplos de escrituras sagradas: o Bhagavad-Gita do hinduísmo; a Torá do judaísmo; o Tri-Pitakas do budismo; o Novo Testamento do cristianismo e o Alcorão dos muçulmanos. Há muitos textos e saberes sagrados difundidos pelo globo, mas estes são os mais conhecidos e pela maior parte da população mundial.
A Torá original foi transmitida por Deus a Moisés, após ter permanecido 40 dias e 40 noites sem comer, dormir ou beber. A Torá foi ensinada ao povo e seu conteúdo foi compilado na íntegra, para que jamais fosse esquecido e permanecesse imutável, mesmo com a morte dos sábios que a transmitiram, de geração a geração. A Torá também é conhecida como Pentateuco, composta pelos cinco primeiros livros da bíblia.

RESPONDA.
Quem preserva seus ensinamentos e normas através dos textos sagrados?
Através de quem atribuiu aos textos uma origem divina?
Qual apelo do Criador e das forças sobrenaturais há nos textos sagrados?
O que revelam os livros sagrados?
Cite 3 exemplos de escrituras sagradas.
À quem Deus transmitiu a Torá?
O que são os textos sagrados?
Qual o livro sagrado dos muçulmanos?

Atividade: 20/04/2020 até 24/04/2020

                      O VALOR DE UMA AMIZADE

             

Atividade de 27/04/2020 até 01/05/202

 1-  REPRESENTE O SÍMBOLO DA SUA RELIGIÃO E PESQUISE O SEU SIGNIFICADO.

Atividade 01/06/2020 até 05/06/2020 


 Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil

Se eu quiser falar com Deus
tenho que ficar a sós, tenho que apagar a luz,
tenho que calar a voz, tenho que encontrar a paz,
tenho que folgar os nós dos sapatos, da gravata,
dos desejos, dos receios, tenho que esquecer a data,
tenho que perder a conta,
tenho que ter mãos vazias, ter a alma e o corpo nus.
Se eu quiser falar com Deus
tenho que aceitar a dor, tenho que comer o pão
que o diabo amassou. Tenho que virar um cão,
tenho que lamber o chão dos palácios, dos castelos suntuosos do meu sonho,
tenho que me ver tristonho, tenho que me achar medonho
e apesar de um mal tamanho alegrar meu coração.
Se eu quiser falar com Deus tenho que me aventurar,
tenho que subir aos céus sem cordas pra segurar,
tenho que dizer adeus, dar as costas, caminhar decidido, pela estrada
que ao findar vai dar em nada, nada, nada, nada, nada, (3 X)
do que eu pensava encontrar.

ATIVIDADES:
 Um trecho da letra diz: “Se eu quiser falar com Deus / (...) tenho que ter mãos vazias / ter a alma e o corpo nus”. Como você entendeu isso?
 Qual a imagem dessa letra que mais tocou você? Justifique sua escolha.
 Por que Gilberto Gil diz que, no final, não vai encontrar nada do que esperava?

                       Atividades 08/06/2020 até 12/06/2020


RACISMO





Atividades 
1- Elabore um texto sobre o vídeo.

2- Você acha que existe racismo nos dias  atuais? 



Atividade 15/06/2020 até 20/06/2020



Atividades

1-  Copiar a reflexão de Mahatma  Gandhi no caderno.

2- Qual é a mensagem de Gandhi ? Explique. 


Atividade 22/06/2020 até 27/06/2020



                Andar com Deus

O que significa Escolher “Andar com Deus”?

Escolher andar com Deus é desistir da minha própria vontade.
Escolher andar com Deus é ter o privilégio de amar como Ele ama.
Escolher andar com Deus é ter a possibilidade de observar as situações da vida pelos olhos dEle.
Escolher andar com Deus é arrancar, a força, as “cartas na manga”
Escolher andar com Deus é ver o que ninguém vê, sentir o que ninguém sente, ouvir o que ninguém ouve.
Escolher andar com Deus é sentir paz em meio a guerra, ser luz em meio as trevas.
Escolher andar com Deus é viver os dias com os olhos e o coração focados no GRANDE DIA.
Escolher andar com Deus é fugir da religiosidade e de todo ativismo que nos “prende”.
Escolher andar com Deus é fazer do pecado seu maior inimigo.
Escolher andar com Deus é viver pela fé.
Escolher andar com Deus é restaurar sonhos, viver planos e experimentar de vida abundante.
Escolher andar com Deus é afastar-se das “coisas” que não O agradam.
Escolher andar com Deus é viver com os pés na terra e com o coração no céu.
Escolher andar com Deus é compreender que sou amado, respeitado e valorizado por Ele.
Escolher andar com Deus é ter um coração pronto para servir.
Escolher andar com Deus é ser embaixador de Cristo, na terra.
Escolher andar com Deus é permitir-se ser remido e lavado pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus.

Junior Della Mea)

Atividades

1- Escolher três versos e copiar no caderno.

2- Explique o verso.” Escolher andar com Deus é fazer do pecado seu maior inimigo”.




Atividade  29/06/2020 até 04/07/2020


O Bicho – Manuel Bandeira

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

 Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

 Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

ATIVIDADES:

 1- A poesia de Manuel Bandeira mostra a que ponto pode chegar a desigualdade social. Você conhece alguém que vive em extrema pobreza?

2- Como podemos ajudar o próximo?

3- Na sua opinião: Por que existe tanta desigualdade social ?  Explique:


Atividade 06/07/2020 até 11/07/2020



                                 DALAI LAMA - Reflexões


  "Minha religião, portanto, é a bondade. Se você pratica a bondade enquanto vive, não importa que seja culto ou inculto, que acredite na próxima vida ou não, que acredite em Deus ou em Buda, ou em alguma outra religião, na vida cotidiana você tem que ser uma pessoa bondosa. Qualquer que seja sua profissão ou campo de atuação, você executa seu trabalho como um profissional. Enquanto isso, no fundo, você é uma pessoa bondosa. Isso é algo útil na vida cotidiana“.


Atividades


1- Explique a frase: “Minha religião, portanto, é a bondade”.   

2- Você pratica a bondade no seu dia a dia? Como?

3- Elabore uma pequena pesquisa sobre a vida de Dalai Lama.