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TURMA 201 - Matemática

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 201

Professor: Debora Hanzen Frank

Email: deborafrank@gmail.com

WhatsApp: (51) 982183320


Atividade referente a semana de 16/3/20 à 21/3/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.


1. Descubra o valor final de cada figura abaixo.

Atividade referente a semana de 23/3/20 à 28/3/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.


1. Calcule as seguintes equações do 1° grau:
a) 3 + x = 0
b) 23x + 2 = 2
c) 12 – 7 + 4x = 25
d) 5x – 3x = 30
e) 4x + 10 = 45 – 3x

2. Resolva as seguintes equações do 2° grau

a) x² - 5x + 6 = 0   
b) x² - 8x + 12 = 0      
c) x² + 2x - 8 = 0     

Fórmula de Bhaskara:
  

 Atividade referente a semana de 30/3/20 à 4/4/20



Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.



 Observação: Esta atividade deverá ser enviada para meu e-mail. Você pode realizá-la no caderno, tirar uma foto das resoluções e enviá-las.



1. Resolva as seguintes equações:

a) x² - 4x - 5 = 0       

b) -x + 12 = 0    
c) -x² + 6x - 5 = 0    
d) 6x² + x - 1 = 0       
e) 3x - 7x + 8 = 0  

2. A soma de um número com o seu quadrado é 90. Calcule esse número.

3. A soma do quadrado de um número com o próprio número é 12. Calcule esse número.


Atividade referente a semana de 6/4/20 à 9/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.


Operações com conjuntos

Caso você não lembre do conteúdo. Assista o vídeo antes de realizar os exercícios:

1. Sendo A = {1, 2, 3, 4, 5}, B = {2, 3 , 7} e C = {2, 4, 6}, determine:
a) A U B                                       b) A ∩ B
c) B ∩ C                                       d) A U C
e) A – B                                        f) C – B

2. Efetue a união dos conjuntos A e B.
a) A = {1, 2, 3, 4} e B = {7, 8, 9}                     b) A = {a, b, c, d} e B = {c, d, e, f}
c) A = {8, -8, 6, -6} e B = Ø

3. Dados os conjuntos A = {1, 2, 3}, B = {3, 4, 5}, C = {1, 5, 6} e D = Ø, efetue as operações:
a) A ∩ B                       b) A – C                  c) C – A
d) A U B                      e) C – B                   f) B ∩ C 


Atividade referente a semana de 13/4/20 à 18/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Função do 1° Grau

1. Qual é o coeficiente linear da função f(x) = 3x - 1?
a) – 2            b) – 1             c) 3                    d) –3

2. Dada a função f(x) = 2x2 - 2, calcule:
a) f(-2)               b) f(0)        c) f(3)            d) f(1)

3. dada a função f(x) = x2 + 2x - 3 = 0, calcule:
a) f(0)                     b) f(-1)            c) f(2)             d) f(5)



Atividade referente a semana de 20/4/20 à 25/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Descubra o valor final de cada figura abaixo.


Atividade referente a semana de 27/4/20 à 30/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. A razão de uma PA de 10 termos, onde o primeiro termo é 42 e o último é –12, vale:
2. Sabendo que o primeiro termo de uma PA é 5 e a razão é 11, calcule o 13o termo:

3. Dados a5 = 100 e r = 10, calcule o primeiro termo.

4. Sendo a7 = 21 e a9 = 27, calcule o valor da razão?


Atividade referente a semana dos dias 1/6/20 à 6/6/20

 Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

                                        PA – Progressão aritmética

Lembrando:
A progressão aritmética é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do 2º, é igual a soma do termo anterior com uma constante x. O valor constante dessa sequência é chamado de razão da PA. Por exemplo,
2, 5, 8, 11, 14, 17, 20, 23, 26, 29, 32, 35, 38, 41, 44, …
Nessa sequência a razão possui valor igual a 3. Porque se fizermos: 5 – 2 = 3
8 – 5 = 3
11 – 8 = 3
E assim por diante...
Em uma progressão aritmética podemos determinar qualquer termo ou o número de termos com base no valor da razão e do 1º termo. Para tais cálculos, basta utilizar a seguinte expressão matemática:
an = a1 + (n – 1).r
 Exercícios
1. Determine a20 na PA em que a1 = -3 e r = 5
2. Escreva as seguintes progressões aritméticas:
a) de 8 termos em que a1= 10 e r = -2
b) de 11 termos em que a1= 5 e r = 4
c) de 4 termos em que a1= 5 e r = 0
3. A razão de uma PA de 10 termos, onde o primeiro termo é 42 e o último é –12, vale:
a) -5               b) -9                c) -6                 d) -7                     e) 0
4. Qual é o vigésimo termo de uma PA (50 40, 30, 20, ...)
5. Determine x para que a sequência (3+x, 5x, 2x + 11) seja PA
Atividade referente a semana dos dias 8/6/20 à 12/6/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Exercícios de PA
1. Considere as seguintes sequências de números:
I.   3, 7, 11, …
II.  2, 6, 18, …
III. 2, 5, 10, 17, …
O número que continua cada uma das sequências na ordem dada deve ser respectivamente:
a) 15, 36 e 24
b) 15, 54 e 24
c) 15, 54 e 26
d) 17, 54 e 26
e) 17, 72 e 26
2. Determinar o primeiro termo de uma progressão aritmética de razão -5 e décimo termo igual a 12.
3. Em uma progressão aritmética sabe-se que a4 = 12 e a9 = 27. Calcular a5.

4. Interpolar 10 meios aritméticos entre 2 e 57 e escrever a P. A. correspondente com primeiro termo igual a 2.
5. Qual a razão da PA de sequência (-18,-11,-4,...)?
a) 4                    b) -7             c) -3              d)   -5              e) 7
6. Qual é o décimo termo da Progressão Aritmética (3,12,...)?
a) 84              b) 32              c) 24             d) 55                  e)

Atividade referente a semana dos dias 15/6/20 à 20/6/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Determine o 20º elemento e a soma dos termos da seguinte progressão aritmética: (2, 7, 12, 17,...). 

2. O valor de x para que a sequência (2x, x+1, 3x) seja uma PA é:

a) ½                   b) 2/3                            c) 3                       d) ½                  e) 2


3. Considere a PA . Determine o primeiro termo  e a razão .


4. O preço de uma máquina nova é R$ 150 000,00. Com o uso, seu valor sofre uma redução de R$ 2 500,00 por ano. Sendo assim, por qual valor o proprietário da máquina poderá vendê-la daqui a 10 anos?

5. Em uma progressão aritmética em que o primeiro termo é 23 e a razão é – 6, a posição ocupada pelo elemento – 13 é:
a) 8ª                   b) 7ª                          c) 6ª                     d) 5ª                     e) 4ª


Atividade referente a semana dos dias 22/6/20 à 27/6/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Sudoku é um passatempo, pra ser jogado por apenas uma pessoa, que envolve raciocínio e lógica. A ideia do jogo é bem simples: completar todas as 81 células usando números de 1 a 9, sem repetir os números numa mesma linha, coluna ou grade. Bom Jogo.


Atividade referente a semana dos dias 29/6/20 à 4/7/20

Olá turma, para esta semana, vamos realizar uma atividade um pouco diferente.
Você deve acessar o link abaixo e responder as questões, no final, é só enviar. Não esqueça de colocar seu nome.
Lembrando: esta atividade não precisa ser colocada no caderno, pois eu irei recebê-la automaticamente e individualmente.
Boa atividade!

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmTc_dFZgweCrPbo8mXd9HX5mp46Vbon6k0KvH3gOEyPQiMQ/viewform?usp=sf_link

Atividade referente a semana dos dias 6/7/20 à 11/7/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Regra de três simples
Olá turma, vamos exercitar um pouco sobre regra de três simples.
A regra de três é usada nas situações de proporcionalidade utilizando de três valores dados para o cálculo do quarto valor. A regra de três é muito utilizada na Física e na Química para o cálculo de conversão de grandezas: velocidade, massa, volume, comprimento, área. E ela pode ser considerada diretamente proporcional ou inversamente proporcional. 

Assista o vídeo. Ele te mostrará como calcular na prática está regra de três simples: https://www.youtube.com/watch?v=7gK3-QG363o
Após, realize os seguintes exercícios:

1. Uma usina produz 500 litros de álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com 15 000 kg de cana


2. Uma fábrica engarrafa 3000 refrigerantes em 6 horas. Quantas horas levará para engarrafar 4000 refrigerantes?

a) 2 horas                b) 4 horas           c) 6 horas          d) 8 horas           e) 10 horas

3. Um muro de 12 metros foi construído utilizando 2 160 tijolos. Caso queira construir um muro de 30 metros nas mesmas condições do anterior, quantos tijolos serão necessários? 

4. Aplicando R$ 500,00 na poupança o valor dos juros em um mês seria de R$ 2,50. Caso seja aplicado R$ 2 100,00 no mesmo mês, qual seria o valor dos juros?

5. Uma equipe de 5 professores gastou 12 dias para corrigir as provas de um vestibular. Considerando a mesma proporção, quantos dias levarão 30 professores para corrigir as provas?