NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 201
Professor: Debora Hanzen Frank
Email: deborafrank@gmail.com
WhatsApp: (51) 982183320
Atividade referente a semana de 16/3/20 à 21/3/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. Descubra o valor final de cada figura abaixo.
Atividade referente a semana de 23/3/20 à 28/3/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada)
e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. Calcule as seguintes equações do 1° grau:
a) 3 + x = 0
b) 23x + 2 = 2
c) 12 – 7 + 4x = 25
d) 5x – 3x = 30
e) 4x + 10 = 45 – 3x
2. Resolva as seguintes equações do 2° grau
a) x² -
5x + 6 = 0
b) x² -
8x + 12 = 0
c) x² +
2x - 8 = 0
Fórmula de Bhaskara:
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. Resolva as seguintes equações:
a) x² -
4x - 5 = 0
b) -x +
12 = 0
c) -x² +
6x - 5 = 0
d) 6x² +
x - 1 = 0
e) 3x -
7x + 8 = 0
2. A soma de um número com o seu quadrado é 90. Calcule esse
número.
3. A soma do quadrado de um número com o próprio número é 12. Calcule esse número.
Atividade referente a semana de 6/4/20 à 9/4/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Operações com conjuntos
Caso você não lembre do conteúdo. Assista o vídeo antes de realizar os exercícios:
1. Sendo A = {1, 2, 3, 4,
5}, B = {2, 3 , 7} e C = {2, 4, 6}, determine:
a)
A U B
b) A ∩ B
c)
B ∩ C
d) A U C
e)
A – B
f) C – B
2. Efetue a união dos
conjuntos A e B.
a)
A = {1, 2, 3, 4} e B = {7, 8, 9} b) A = {a, b, c, d} e B =
{c, d, e, f}
c)
A = {8, -8, 6, -6} e B = Ø
3. Dados os conjuntos A =
{1, 2, 3}, B = {3, 4, 5}, C = {1, 5, 6} e D = Ø, efetue as operações:
a)
A ∩ B b) A – C c) C – A
d)
A U B e) C – B f) B ∩ C
a)
– 2 b) – 1 c) 3 d) –3
a) f(-2) b) f(0) c) f(3) d) f(1)
Atividade referente a semana de 13/4/20 à 18/4/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Função do 1° Grau
1. Qual é o coeficiente linear da função
f(x) = 3x - 1?
2. Dada a função f(x) = 2x2 - 2, calcule:
3. dada a função f(x) = x2 + 2x
- 3 = 0, calcule:
a) f(0) b) f(-1) c) f(2) d) f(5)
Atividade referente a semana de 20/4/20 à 25/4/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. Descubra o valor final de cada figura abaixo.
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Exercícios
2. O valor de x para que a
sequência (2x, x+1, 3x) seja uma PA é:
a)
½ b) 2/3 c) 3 d) ½
e)
2
1. Uma usina produz 500 litros de
álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool
são produzidos com 15 000 kg de cana
2. Uma fábrica engarrafa 3000 refrigerantes em 6
horas. Quantas horas levará para engarrafar 4000 refrigerantes?
Atividade referente a semana de 27/4/20 à 30/4/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. A razão de uma PA de 10 termos, onde o primeiro termo é
42 e o último é –12, vale:
2. Sabendo que o primeiro termo de uma PA é 5 e a razão é 11, calcule o 13o termo:
3. Dados a5 = 100 e r = 10, calcule o
primeiro termo.
4. Sendo a7 = 21 e a9 = 27, calcule o valor da razão?
Atividade referente a semana dos dias 1/6/20 à 6/6/20
PA – Progressão aritmética
Lembrando:
A progressão aritmética é uma sequência numérica em
que cada termo, a partir do 2º, é igual a soma do termo anterior com uma
constante x. O valor constante dessa sequência é chamado de razão da PA. Por
exemplo,
2,
5, 8, 11, 14, 17, 20, 23, 26, 29, 32, 35, 38, 41, 44, …
Nessa
sequência a razão possui valor igual a 3. Porque se fizermos: 5 – 2 = 3
8 –
5 = 3
11
– 8 = 3
E assim
por diante...
Em
uma progressão aritmética podemos determinar qualquer termo ou o número de
termos com base no valor da razão e do 1º termo. Para tais cálculos, basta
utilizar a seguinte expressão matemática:
an = a1 + (n – 1).r
1.
Determine a20 na PA em que a1 = -3 e r = 5
2.
Escreva as seguintes progressões aritméticas:
a)
de 8 termos em que a1= 10 e r = -2
b) de
11 termos em que a1= 5 e r = 4
c) de
4 termos em que a1= 5 e r = 0
3. A
razão de uma PA de 10 termos, onde o primeiro termo é 42 e o último é –12,
vale:
a) -5 b) -9 c) -6 d) -7 e) 0
4. Qual
é o vigésimo termo de uma PA (50 40, 30, 20, ...)
5.
Determine x para que a sequência (3+x, 5x, 2x + 11) seja PA
Atividade referente a semana dos dias 8/6/20 à 12/6/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Exercícios de PA
1. Considere as seguintes sequências de números:
I. 3, 7, 11, …
II. 2, 6, 18, …
III. 2, 5, 10, 17, …
II. 2, 6, 18, …
III. 2, 5, 10, 17, …
O número que continua cada uma das sequências na ordem dada deve ser
respectivamente:
a) 15, 36 e 24
b) 15, 54 e 24
c) 15, 54 e 26
d) 17, 54 e 26
e) 17, 72 e 26
b) 15, 54 e 24
c) 15, 54 e 26
d) 17, 54 e 26
e) 17, 72 e 26
2. Determinar o primeiro termo de uma progressão aritmética de razão
-5 e décimo termo igual a 12.
3. Em uma progressão
aritmética sabe-se que a4 = 12 e a9 = 27. Calcular a5.
4. Interpolar 10 meios
aritméticos entre 2 e 57 e escrever a P. A. correspondente com primeiro termo
igual a 2.
5. Qual a razão da PA de sequência (-18,-11,-4,...)?
a) 4
b) -7 c) -3 d) -5 e) 7
6. Qual é o décimo termo da Progressão Aritmética (3,12,...)?
a) 84 b) 32 c) 24 d) 55 e)
Atividade referente a semana dos dias 15/6/20 à 20/6/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. Determine o 20º elemento e a soma dos termos da
seguinte progressão aritmética: (2, 7, 12, 17,...).
2. O valor de x para que a
sequência (2x, x+1, 3x) seja uma PA é:
a)
½ b) 2/3 c) 3 d) ½
e)
2
3. Considere a PA
4. O preço de uma máquina nova é R$ 150 000,00. Com
o uso, seu valor sofre uma redução de R$ 2 500,00 por ano. Sendo assim, por
qual valor o proprietário da máquina poderá vendê-la daqui a 10 anos?
5. Em uma progressão aritmética
em que o primeiro termo é 23 e a razão é – 6, a posição ocupada pelo elemento –
13 é:
a) 8ª b) 7ª c) 6ª d) 5ª e) 4ª
Atividade referente a semana dos dias 22/6/20 à 27/6/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
O Sudoku é
um passatempo, pra ser jogado por apenas uma pessoa, que envolve raciocínio e
lógica. A ideia do jogo é bem simples: completar todas as 81
células usando números de 1 a 9, sem repetir os números numa mesma linha,
coluna ou grade. Bom Jogo.
Atividade referente a
semana dos dias 29/6/20 à 4/7/20
Olá turma, para esta semana, vamos realizar uma
atividade um pouco diferente.
Você deve acessar o link abaixo e responder as
questões, no final, é só enviar. Não esqueça de colocar seu nome.
Lembrando: esta atividade não precisa ser colocada
no caderno, pois eu irei recebê-la automaticamente e individualmente.
Boa atividade!
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmTc_dFZgweCrPbo8mXd9HX5mp46Vbon6k0KvH3gOEyPQiMQ/viewform?usp=sf_link
Atividade referente a
semana dos dias 6/7/20 à 11/7/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou
colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Regra de três simples
Olá turma, vamos exercitar um pouco sobre regra de
três simples.
A regra de três é usada nas situações de
proporcionalidade utilizando de três valores dados para o cálculo do quarto
valor. A regra de três é muito utilizada na Física e na Química para o cálculo
de conversão de grandezas: velocidade, massa, volume, comprimento, área. E ela
pode ser considerada diretamente proporcional ou inversamente proporcional.
Assista
o vídeo. Ele te mostrará como calcular na prática está regra de três simples: https://www.youtube.com/watch?v=7gK3-QG363o
Após, realize os seguintes exercícios:
1. Uma usina produz 500 litros de
álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool
são produzidos com 15 000 kg de cana
2. Uma fábrica engarrafa 3000 refrigerantes em 6
horas. Quantas horas levará para engarrafar 4000 refrigerantes?
a)
2 horas b) 4 horas c) 6 horas d) 8 horas e) 10 horas
3.
Um muro de
12 metros foi construído utilizando 2 160 tijolos. Caso queira construir um
muro de 30 metros nas mesmas condições do anterior, quantos tijolos serão
necessários?
4. Aplicando R$ 500,00
na poupança o valor dos juros em um mês seria de R$ 2,50. Caso seja aplicado R$
2 100,00 no mesmo mês, qual seria o valor dos juros?
5. Uma equipe de 5
professores gastou 12 dias para corrigir as provas de um vestibular.
Considerando a mesma proporção, quantos dias levarão 30 professores para
corrigir as provas?