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T5 e T6 - Religião

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: T5 e T6

Professor: Patricia Oliveira da Rosa

Email: patyors@hotmail.com

WhatsApp:

Atividades de  16.03.20 até 20.03.20

Prazo para realização: até 15.04  Deverão ser apresentadas no retorno das aulas.



1.     Pesquisar quais são os símbolos da Páscoa e suas origens.


2.     Além da religião católica, em quais outras religiões a Páscoa é comemorada e de que forma?




        Atividades de 23.03.20 até 27.03.20
       

       Prazo para realização: até 17.04 Deverão ser apresentadas no retorno das aulas.

Valores Humanos

No Dicionário Aurélio, de língua portuguesa, temos valor como: qualidade que faz estimável alguém ou algo; importância de determinada coisa; preço; legitimidade.

 Mas o que são valores humanos?

Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então, certos motivos para justificar as nossas decisões.

Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:
a)    Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas;
b)    Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.

Exemplo: Participar numa manifestação a favor da categoria dos professores em prol de melhorias de salário e qualidade no ensino pode significar que atribuímos a essa ação um valor que chamamos de solidariedade.

Os valores humanos seriam, portanto, as razões ou motivos pelos quais nos faz se aproximar ou se afastar de certas pessoas ou que nos fazem optar por determinadas escolhas e decisões.

Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas apreciações ou julgamentos que traduzem nossas preferências.
Existe uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto a sua natureza da seguinte forma:

·         Valores éticos: São aqueles que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa vida.  Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, bondade, altruísmo...
·         Valores estéticos: São os valores de expressão. Exemplo: harmonia; belo; feio; sublime (digno); trágico.
·         Valores religiosos: São os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplo: Sagrado, pureza, santidade, perfeição.
·         Valores políticos: São valores que geralmente estão voltados para opiniões, decisões, julgamentos e consensos universais. Exemplo: Justiça, Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
·         Valores vitais: são aqueles referentes à vida, exemplo: saúde, força, entre outros.

Dinâmica: Escrever no quadro alguns valores sem seus conceitos e ler apenas o significado para ver se a turma consegue decifrar de que valor se trata.

 Valores Éticos
·   Amizade – sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual;

·         Amor – sentimento que predispõe alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.

·         Bom Humor – capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.

·         Compaixão - pesar que em nós desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.

·         Cooperação – ato ou efeito de cooperar. Associação entre duas espécies que, embora dispensável. Traz vantagens para ambas.

·    Coragem – bravura em face do perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.

·         Disciplina – regime de ordem imposta ou livremente consentida.

·         Doçura – bravura, suavidade, serenidade, meiguice, ternura.

·         Entusiasmo – veemência, vigor, no falar ou no escrever, flama;

·         Felicidade – qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento. Bom êxito, sucesso;

·         Fidelidade – constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;

·         Generosidade - ação ou atitude generosa que deixa as pessoas mais alegres.

·   Gratidão – qualidade de quem é grato. Reconhecimento por um benefício recebido, agradecimento;

·      Honestidade – qualidade ou caráter de honesto, honradez, dignidade, probidade, decoro, decência, virtude;

·         Humildade – virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Respeito, reverência, submissão;

·         Justiça – conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.

·         Liberdade – faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.

·         Poder de agir no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas;

·         Misericórdia – compaixão suscitada, pela miséria alheia, indulgência, graça, perdão.

·         Paciência – Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação. Perseverança tranquila;

·         Perseverança - qualidade ou procedimento de perseverante, pertinácia, constância, firmeza;

·         Polidez – delicadeza. Cortesia, civilidade, urbanidade. Formas de tratamento mais ou menos formais, ou de marcadores como, por favor, por gentileza;

·         Prudência – qualidade de quem agi com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Cautela, precaução;

·         Pureza - limpidez, transparência, nitidez, inocência, singeleza, sinceridade;

·     Respeito – reverência, veneração, obediência, deferência, submissão, acatamento. Lado pelo qual se encara uma questão, ponto de vista, aspecto;

·         Responsabilidade - qualidade ou condição de responsável,. Capacidade de entendimento ético-jurídico e determinação volitiva adequada, que constitui pressuposto penal necessário da pontualidade;

·         Simplicidade – naturalidade, espontaneidade, elegância. Caráter próprio, não modificado por elementos estranhos, ingenuidade, desafetação. Sinceridade, franqueza.

·         Temperança – qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade.

·         Tolerância – tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.

·         Trabalho – aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; esforço incomum, luta, faina, lida, lide.

·         União – junção de duas coisas ou pessoas. Contato, justaposição. Pacto, aliança, liga. Reunião de forças, de vontades, etc., coesão, unidade.


Atividade

Leitura do Texto:
Valores humanos

Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira…
A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras. Quantos de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa? Apesar de o nosso valor estar na importância que temos para as pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria valorização e na capacidade de tentarmos ser melhores.
Muitas vezes não valorizamos as pessoas que nos rodeiam, e de um dia para o outro podemos perder alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão importantes eram e o quanto valiam para nós.

Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividade-Avaliativa-De-Ensino-Religioso/775913.html

Responda:
1) O que você entende por valores humanos? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você dá valor às pessoas ao seu redor? Elas também te valorizam? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Cite exemplo de, no mínimo, dois valores para cada tipo de valores abaixo:
* valores éticos:_____________________________________
*valores políticos:____________________________________
6) Quanto vale um amigo? Há quem diga que é “Melhor ter amigo na praça do que dinheiro na caixa.” Isto é um clichê muito ouvido quando o assunto é amizade. E você, concorda? Justifique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- O que você compreendeu pela expressão “pedaços de madeira” usada pelo autor dentro do contexto do texto?
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8- Tente explicar o que o autor quis dizer no trecho “A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras.”
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9- Você acha justo não darmos o devido valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa?
______________________________________________________________________________
10- Relacione com o texto “valores humanos” e Explique a frase: “Cuide bem do seu jardim que as borboletas aparecerão.”
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11- Diz um dito popular que a gente só dar valor as pessoas e/ou coisas quando perdemos. Você concorda? Justifique.
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12- Leia os provérbios, escolha três deles e dê seu ponto de vista.

        As aparências enganam.
      Amor com amor se paga.
      Quem procura acha.
      Homem que é homem não chora.
             A corda arrebenta no lado mais fraco.
        A pressa é inimiga da perfeição.
             A mentira tem pernas curtas.


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Atividades de 30.03.20 até 03.04.20 

Prazo para realização: até 20.04 Deverão ser apresentadas no retorno das aulas.

Pesquise e responda:

1- DIZEM QUE TUDO NA VIDA TEM OS DOIS LADOS DA MOEDA, ISTO É, O LADO BOM E O RUIM. TENDO EM VISTA O MOMENTO ATUAL, DE ISOLAMENTO, COMO VOCÊ DEFINIRIA ESSES LADOS?


2- COM QUAL FINALIDADE EXISTEM AS RELIGIÕES?


3- DEFINA:

A) DOUTRINAS:
B) RITUAIS:

4- NEM TODAS AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS POSSUEM LIVRO SAGRADO, EXISTEM AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS ORAIS, QUE SÃO AQUELAS REPASSADAS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO. CITE OU PESQUISE, NO MÍNIMO TRÊS LIVROS SAGRADOS.




Atividades de 06.04.20 até 10.04.20 

Prazo para realização: até 25.04 Deverão ser apresentadas no retorno das aulas.



Assista ao vídeo e leia o texto para responder as questões.


https://www.youtube.com/watch?v=0lXhhqvXuPQ





INTERNET, QUE ESPAÇO É ESSE?

Desde menina ouço que a internet surgiu de forma a encurtar distâncias e minimizar custos para qualquer empresa, na escola acelera o ensino e a aprendizagem dos alunos, sendo uma nova modalidade a ser usada pelo corpo docente como metodologia; e nas casas, para que ela serve? Seria para a comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático, informação rápida e uma forma de lazer?
                Percebemos que na atualidade esse espaço cibernético já não é exclusividade da classe alta e que não depende de um computador para existir. Ele simplesmente invade a vida das grandes massas de menor poder aquisitivo também, através de aparelhos tecnológicos de custo acessível como alguns telefones celulares. Através de um clic muitas realidades são transformadas.
                As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamento. Mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes virtuais? Onde beijos e abraços não são sentidos e mensagens de carinho são “despersonalizadas”, pois estão fadadas ao ctrl C e Ctrl V. Por que trocamos o útil pelo fútil, o humano pela máquina e o calor humano por vãs palavras trocadas em bate-papos com palavras distorcidas, será que é por isso que estamos embrutecendo e sendo dominados pela tecnologia? Afinal, em que espaço nós vivemos? Será o virtual ou o real? Ou já não dá para separar ambos?
                Internet, quem não a usa? Será um espaço infinito de oportunidades e armadilhas? Vale a pena usá-la, mas com moderação!

Maria Aparecida de Souza

Atividade
1-      Como você tem usado a Internet?
2-      Diga quais as vantagens que você observa no primeiro parágrafo do texto.
3-      Através de quais aparelhos podemos acessar a internet, segundo o texto?
4-       Quais os perigos que esse espaço virtual pode trazer às pessoas?
5-      Você concorda com a autora que as redes sociais (virtuais) esfriaram as relações humanas? Explique.
6-      Defina o que é a Internet para você.
7-   Você acredita que na atualidade o homem consegue ter uma vida normal sem a internet em seu cotidiano? Por quê?



Atividades de 13.04.20 até 17.04.20 

Prazo para realização: até 27.04 Deverão ser apresentadas no retorno das aulas.




Religiosidade                                                                                                                                                      
A felicidade humana nunca é completa. Por isso, o desejo de ser mais tem levado as pessoas a procurar completude no transcendente. Isso se chama religiosidade.
A religiosidade faz parte de todo ser humano, independentemente de seguir ou não uma religião. Cada povo, cada cultura tem uma forma de manifestar sua religiosidade. Ao seguir uma religião, podemos encontrar o caminho para sermos mais bondosos, mais amigos, mais sábios, mais felizes.
Ser religioso é conhecer um pouco mais, a cada dia, o segredo da vida e da felicidade que se encontram naquele ser sobrenatural, o qual chamamos de deus, e em nós mesmos.
Mas, o que é religião? O termo religião vem do latim religare que significa a religação do homem ao transcendente e a si mesmo. Também chamamos de religião a crença na existência de um ser ou seres sobrenaturais e as formas de manifestação desse tipo de crença recebe o nome de rituais, que muitas vezes vem carregado de ensinamentos, doutrinas. Em outros termos, a religião é um dos grandes patrimônios universais da humanidade, assim como a inteligência e a vontade, a linguagem e os costumes.
CORREA, Avelino Antônio, SCHNEIDERS,Amélia. De Mãos dadas: ensino religiso: 5série. São Paulo: Scipione,2002. p.87 e 89 com adaptações.

Vocabulário:

Doutrinas: Conjunto de princípios que servem de base para determinado grupo. Em outros termos ensinamentos.
Rituais: Formas de manifestação do culto. Em outras palavras são as regras e cerimônias próprias da prática de uma religião.

ATIVIDADE

1-    A felicidade humana nunca é completa. Estamos sempre desejando mais e mais. Você concorda? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-    A partir do texto acima, responda as questões que se seguem:

A)   O que você compreendeu por religiosidade?_____________________________
B)   Dê um conceito para religião._________________________________________
C)   O que é ser religioso?________________________________________________
D)   Que nome podemos atribuir a “deus”?___________________________________

3-De acordo com o texto, coloque V para verdadeiro e F para falso. Corrija as frases incorretas.

(          ) Religião vem do latim religare.
(          ) Deus pode ser chamado de transcendente.  (          ) Religião é a crença em apenas um deus.
(          ) Rituais são formas de manifestação de culto.   (          ) Doutrina é o livro dos cristãos.







Atividades de 20.04.20 até 24.04.20 

Prazo para realização: até 30.04 Deverão ser apresentadas no retorno das aulas.


LIBERDADE RELIGIOSA: UM DIREITO DE TODOS

                As religiões respondem a certas inquietações humanas, buscam respostas para sua própria existência e são consideradas verdades.
                Porém, diante de tamanha diversidade, é preciso que cada religião e cada pessoa praticante desta ou daquela religião tenha seu espaço garantido e respeitado por todas as demais.
                Vale lembrar que não existe maneira certa ou errada, e sim maneiras diferentes de se relacionar com o sagrado. Portanto, todos têm o direito e a liberdade de escolher e praticar a religião que melhor lhes convier.
                Além disso, devemos respeitar também aqueles que optam por não seguir nenhuma religião.
                O respeito e a liberdade religiosa começam dentro de cada um de nós:
·         quando aceitamos o nosso jeito de ser, tentando superar limitações e aperfeiçoar qualidades;
·         quando sabemos respeitar o jeito de ser e de viver das pessoas;
·         quando valorizamos todos aqueles que são diferentes de nós;
·         quando promovemos a paz e a fraternidade na família, na escola e nos lugares que frequentamos.
 Para que a religião faça sentido na vida das pessoas é fundamental o respeito à escolha religiosa de cada um.
Responda:

1. Em sua opinião, o que precisa ser mudado para que todos possam viver em harmonia, convivendo respeitosamente com as diferenças? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Explique com suas palavras a frase de Gandhi, que diz: “Temos algo mais importante do que as armas: temos a verdade e a justiça”. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que é liberdade religiosa? Ela é importante? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Coloque nos parênteses V para verdadeiro ou F para falso.

(        ) Todas as maneiras de se relacionar com o sagrado são iguais.
(        ) Todas as pessoas têm o direito de escolher e praticar a religião que melhor lhes convier.
(       )  Não devemos respeitar a opção religiosa das outras pessoas.
(       ) O respeito e a liberdade religiosa começam dentro de cada um de nós.



5. O que é necessário para que a religião faça sentido na vida das pessoas? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Atividades de 27.04.20 até 02.05.20 

Prazo para realização: até 5.05 Deverão ser apresentadas no retorno das aulas.



TRADIÇÕES RELIGIOSAS

Religião (do latim religare, significando religação com o divino) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar à moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.

ATIVIDADES

Pesquise e responda no caderno.

1. O que é ser religião monoteísta?
2. Qual a primeira Tradição Religiosa Monoteísta a aparecer na História?
3. Quais são as religiões Cristãs?
4. Onde surgiu a religião Cristã e por quem foi criada?
5. Qual a terceira maior religião do mundo em seguidores?
6. Como é conhecido o Livro Sagrado da religião Muçulmana?
7. A filosofia da religião Budista é baseada em Verdades e em Cinco Comportamentos Morais. Quais são?
8. O Hinduísmo é uma religião politeísta. O que é isto? Quais são seus principais Deuses?

9. Qual o símbolo sagrado do Judaísmo? Pesquise e desenhe: 



Atividades de 01.06.20 até 05.06.20 

Prazo para realização: até 12.06.20 





1-  Leia o texto a seguir e responda:

Dois camaradas se encontram quando estão passeando com seus cachorros na rua.
Um deles, muito convencido, diz:
- O meu cachorro consegue ler!
- O outro, mais convencido ainda:
- Eu já sabia. O meu cachorro me contou!
(Amir Mattos)




I-                A palavra camarada Não significa.
a)      Amigo;
b)      Companheiro;
c)       Malandro;
d)      Colega

II- Na sociedade o cachorro é considerado:
a)      Um animal peçonhento;
b)      Um animal traiçoeiro;
c)       O devorador de ratos;
d)      Perigo constante;
e)      O melhor amigo do homem.

III-                  É INCORRETO dizer que, o texto, fala sobre:
a)      Para os donos os cachorros leem e falam;
b)      A vaidade dos cachorros;
c)       Os dois homens são convencidos.


1-       Com base no ditado popular: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Responda.

·         Este ditado popular fala sobre:
a)      Amizade fiel;
b)      Homem trabalhador;
c)       Aqui se faz, aqui se paga;
d)      O ferreiro se machucou.





Atividades de 08.06.20 até 12.06.20 

Prazo para realização: até 17.06.20 








AUTOCONHECIMENTO


O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.
Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais).
O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.
 Gabriela Cabral

1- A partir da leitura e reflexão do texto responda o que se pede:

1.1- Segundo a psicologia, o autoconhecimento é: (Marque alternativa correta.)

A)   Descontrole emocional do indivíduo.
B)   Capacidade de ignorar opiniões de outros indivíduos sobre si mesmo.
C)  Conhecimento do indivíduo sobre si mesmo.
D)  Refúgio do indivíduo dos problemas da vida.


1.2- Conhecer a si mesmo é saber o que você realmente gosta, o que quer para sua vida, o que é importante de fato para você e o que quer realmente fazer ou não fazer.

Coloque V para verdadeiro e F para falso quanto as opções que podem definir  atitudes de pessoas que possuem autoconhecimento.

A (   ) Tomar decisões de acordo com a decisão de outras pessoas.

B (   ) Escolher as opções mais escolhidas por outros
C (  ) Decidir as coisas de acordo com sua vontade e suas preferências.
D (   ) Recusar alguma coisa ainda que a maioria dos seus colegas tenham aceitado.

2- Como se pode buscar o autoconhecimento segundo o texto ou seu ponto de vista?


Atividades de 15.06.20 até 20.06.20 

LEIA O TEXTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS

 TEXTO               
                Convivência consigo mesmo  

 Aprendendo a conviver com você
A maioria de nós sente dificuldade de estar só. Primeiro porque aprendemos ao longo de nossas vidas que o ser humano é uma espécie sociável, que deve conviver em grupo. E temos também a crença (errada) de que estar só significa estar solitário. Não é verdade. A solidão é um sentimento que está dentro de nós e não depende de quem está a nossa volta. Você já teve a experiência de estar acompanhado de muita gente e se sentir a pessoa mais sozinha do mundo? Pois é.
Conviver com você é conviver com tudo que você é, de bom e de ruim. Mas nós arrumamos diversos subterfúgios para fugir de nós mesmos porque temos medo do que somos, ou não aceitamos o que somos ou não sabemos quem somos. É ir descobrindo quem você é. É um relacionamento que pode ser muito positivo ou negativo. Você sabe de verdade do que você gosta, as coisas que te dão alegria, o que te incomoda, os defeitos que você gostaria de modificar, as virtudes que você possui? Pegue um papel e uma caneta e faça uma lista rápida de seus defeitos e de suas virtudes. O que acontece? É difícil?
Para responder a essas perguntas simples, você precisa se conhecer muito bem e para se conhecer muito bem é necessário a convivência diária consigo. 
Quantas pessoas conseguem passar o domingo sozinhas, em casa, felizes, se dedicando à atividades de que gostam? Quem se permite o prazer de preparar uma refeição especial para si mesma? São poucas as pessoas que conseguem estar sozinhas e são poucas as que conseguem viver prestando atenção aos seus atos e comportamentos para modificar o que não é correto ou positivo. Mas esse é um caminho eficiente para quem deseja aprender a conviver consigo.
Apresente-se a você mesmo sem medo e descubra tudo que você é. Aceite suas dificuldades, pois esse é o primeiro passo para a modificação. Assuma seus erros, sua imperfeição. Se dê o direito de agir em conformidade com seus sentimentos e desejos. Mas faça isso de forma positiva, sem prejudicar outras pessoas. Se achar difícil ou sentir medo de mergulhar em si mesmo para se autoconhecer, peça auxílio a um profissional para que ele te ajude a se reorganizar internamente. Você vai descobrir uma ótima companhia para sua vida: você! A melhor companhia que alguém pode ter é ela mesma. É possível chegar nesse nível de equilíbrio e motivação interna. Mas antes é importante fazer um percurso de aprendizado e revisão do comportamento. 
A grande dificuldade de nossa vida são os relacionamentos. E essas dificuldades ocorrem por conta de nossos comportamentos disfuncionais e convenientes: carência, ciúme, inveja, orgulho, falsidade, raiva, agressividade etc. À medida em que vamos nos dando conta desses comportamentos e nos esforçando para modificá-los, vai se alterando o ambiente e as pessoas a nossa volta. Lembre-se de que todas as energias geradas por seus comportamentos e sentimentos fica metade com você e metade no ambiente. Então, você pode contaminar os ambientes, as pessoas e a você mesmo de forma negativa ou positiva. A escolha é sua. Tenha bom humor e tome atitudes positivas e saudáveis, levando coisas boas e felizes também para seu próximo. Você vai perceber que aos poucos você vai gostando mais e mais de conviver com você até chegar um momento que você não dependerá de ninguém para ser feliz. Porque você terá conquistado a felicidade, que estará dentro de você onde quer que esteja.


ATIVIDADE
EXERCÍCIOS:
 1) Faça uma lista das suas virtudes e defeitos: 
2) O que você pode fazer para melhorar quanto aos seus defeitos? 

Atividades de 22.06.20 até 27.06.20


Ensino Religioso – Tarefa

Encontre entre seus familiares, amigos, colegas, alguém que tenha/pratique/acredite numa religião diferente da sua.

Faça uma entrevista com, no mínimo, as perguntas abaixo:

- Qual a sua religião?
- Quais são os principais símbolos, elementos, tradições, histórias, lugares, rituais, músicas, danças, atividades e crenças de sua religião? O que representam? (comente pelo menos três)
- Como conheceu a sua religião?
- Quando começou a praticá-la?
- O que você busca na religião?
- Como a religião influencia na sua vida e em sua comunidade religiosa? Por quê?



Atividades de 29.06.20 até 04.07.20 







Atividades de 06.07.20 até 11.07.20 


A lista de Schindler: conhecendo, pesquisando e debatendo o Holocausto

Atividade:


A Lista de Schindler  é um filme de 1993, baseado no livro Schindler's Ark, de Thomas Keneally. O filme, dirigido por Steven Spielberg, relata a história de Oskar Schindler, um cidadão checo que salvou a vida de mais de mil judeus polacos/poloneses durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.
Você deverá assistir ao filme. Por se tratar de um título bem conhecido, não será difícil encontrá-lo.
Assista ao filme e responda:

  • Trata-se de uma história real?
  • Por que o filme se chama A Lista de Schindler?
  • O que era a lista de Oskar Schindler?
  • Como ele ajudou a salvar milhares de judeus?
  • O contraste entre o apoio que Oskar tinha dos nazistas e sua atitude em salvá-los.
  • Alusões ao campo de concentração de Auschwitz.
  • Em que momentos do filme a questão do Holocausto se faz presente?