Páginas


7º ano - Religião

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.



Turmas: 71, 72 e 73

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL, CONSTANDO NOME DO ALUNO E TURMA.  


ATIVIDADES DE 16/03/2020 ATÉ 20/03/2020

Enviar as respostas pelo e-mail: mariafguig@outlook.com 
Até: 30/04/2020


Leia os textos e resolva as questões abaixo.


Texto - Aulas Ensino Religioso

I -TEXTOS SAGRADOS  Emerli Schlögl

Os povos fazem religião, cada um à sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas...
As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados. As diversas tribos indígenas, que não utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas. Estes povos não só narravam seus textos sagrados, como os desenhavam, dançavam, teatralizavam, etc. Com esta forma eles conseguiram preservar suas tradições religiosas. Do mesmo modo, os povos africanos, trazidos à força para o trabalho escravo, assim o fizeram. Esses homens e mulheres negros buscaram manter viva a sua religião através da arte de seus costumes e de sua forma própria de cultuar.

ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020

Alguns textos sagrados escritos
Hinduísmo- possui muitos livros sagrados, chamados Vedas. Vedas significa “conhecimento” em sânscrito, uma das línguas dos indianos.
Islamismo- seguem os preceitos contidos no livro sagrado Corão, certas vezes este livro é denominado de Alcorão. Este “Al” colocado no início, é uma forma de prestar homenagem a Alá.
Judaísmo- um dos textos sagrados é chamado de Torá. Torá significa “a Lei” para os judeus.
Cristianismo- o livro sagrado é a Bíblia. Nela estão contidos os principais ensinamentos para seus seguidores.

ATIVIDADES DE 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020

ATIVIDADE DE PESQUISA:

1) Faça uma pesquisa sobre o livro sagrado de uma tradição religiosa:
EX: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo.

ATIVIDADES DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020

ATIVIDADES:

2) A que tradições religiosas pertencem estes Livros Sagrados?

Tanach
Bíblia
Vedas
Avesta
Alcorão

         

Turmas: 71, 72 e 73

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com



  TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDAS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS, QUAISQUER DÚVIDAS, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DE MEU EMAIL.

AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DEVERÃO SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL E RESPONDIDAS NO CADERNO. 

 ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020 


Leia os textos abaixo e responda as questões.

TEXTO 1:                  
                                 
                           Quem doa com amor recebe mais amor

        Antônio, jovem do interior, viera para a cidade terminar o segundo grau. Ficou em uma pensão de estudantes. Um comerciante lhe deu mercadorias para vender.
 Certo dia, já havia passado a hora de almoço. Vendera pouco. Ele já vinha se alimentando mal. Com poucas moedas, a fome apertava. O sol lhe dava até vertigem. Tocou a campainha na primeira casa que viu.
       Uma senhora ainda jovem abriu-lhe a porta. Ele, todo embaraçado, em vez de pedir comida pediu um copo d’água. Ela reparou na palidez do rapaz. Parecia faminto. Pediu que aguardasse um pouco. Voltou com um copo grande de leite morno.
     Os olhos de Antônio brilharam agradecidos. Foi bebendo devagar o leite... Quando terminou perguntou: “Quanto devo?” “Não me deve nada”, respondeu ela com sorriso simpático. “Minha mãe me ensinou a nunca aceitar pagamento por uma oferta caridosa”.
 Ele: “Eu lhe agradeço de coração. Deus a proteja.”
 Ela: “Deus o abençoe também, filho.”
 Antônio continuou seu trabalho, que até rendeu bastante. Estava bem mais forte com sua fé em Deus e nas pessoas. Aquele fato e aquela senhora lhe deram novo ânimo. Continuou seus estudos. Terminou-os e foi para Belo Horizonte para a universidade.
      Os anos se passaram e Antônio conseguiu formar-se. Depois de visitar sua família decidiu ficar mesmo em Belo Horizonte, porque aí já fizera vários estágios.
 Anos depois, a senhora que ajudara o estudante em sua necessidade ficou gravemente doente. Os médicos esgotaram suas possibilidades. Aconselharam que a transferissem para Belo Horizonte. Com muito sacrifício conseguiram levá-la.
      O médico especialista estava no exterior. Chegando ao hospital foi chamado para ver a enferma. Lendo a ficha deu com o nome da cidade onde cursara o segundo grau. Ficou curioso. Estranha luz encheu seus olhos. Dirigiu-se ao quarto da paciente.
     Dr. Antônio reconheceu-a imediatamente. Deu-se a conhecer relembrando o fato de anos atrás quando ela lhe dera um copo de leite. A senhora, embora muito enfraquecida, reconheceu no médico o jovem franzino de anos atrás. E sorriu. Dr. Antônio fez tudo para salvar aquela vida, para ele, preciosa. Ela superou o estado crítico. Dr. Antônio pediu à administração do hospital a fatura total dos gastos da senhora.
     Depois escreveu algo e mandou entregá-la no quarto da paciente. Ela tinha medo de abri-la. Sua situação financeira atual era precária. Sabia que levaria o resto de sua vida para pagar todos os gastos. Ao ver a fatura leu comovida o seguinte: “Pago totalmente faz muitos anos, com um copo de leite”. Dr. Antônio.
    Lágrimas de alegria correram de seus olhos. Seu coração comovido rezou assim: “Graças, Deus, porque teu amor se manifestou nas mãos e nos corações humanos”.
 Ao se despedir do Dr. Antônio, abraçando-o feliz, repetiu o que há tantos anos dissera: “Deus o abençoe, meu filho.” 

Autor Desconhecido

 ATIVIDADES

ESCREVA:

1. Deus nos ama e quer que sejamos felizes. O que você pode fazer para que seus pais, amigos, irmãos e parentes vivam felizes? Faça uma lista das 10 PRINCIPAIS coisas em que você pensou. 

ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020

Leia os textos e resolva as questões abaixo.

TEXTO 2:

                                                        Ser amigo e ter amigos faz bem

        Conversando com o médico, comentei a pouca melhoria de um doente, parecia piorar. Ele disse: é porque ele recebe pouca visita, sente-se sozinho A solidão é doença terrível. É como um desânimo de viver que vai corroendo por dentro. Cristo, com sua atividade constante criou sua imagem de amigo, interessado e preocupado com todos.
        Insistia em aumentar sempre maior confiança nas pessoas. Ter fé ou esperança dá condição cada vez maior de ter certeza de aceitação.
      As amizades verdadeiras trazem muita alegria porque firmam dentro de nós a confiança. Na educação, é fator importante. Uma criança para quem resolvemos todos os problemas, sem lhe dar chance de ela mesma tentar solução, torna-se insegura e insatisfeita. Criar confiança em si mesmo é dar condições de amadurecer a personalidade na educação.
        A aproximação de Deus não é para sermos menos gente e pedir que faça tudo por nós. Ele nos valoriza porque espera muito de nós. Seu apoio é dar maior valor às qualidades que ele mesmo nos deu. 

Mons. Paulo Daher

ATIVIDADES DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020

ATIVIDADES

Procure nos textos 1 e 2 as respostas para os conceitos abaixo.
1. Condição, estado de quem está ou vive só (7 letras – S) 
2. Abnegação; renúncia, desprendimento (10 letras – S) 
3. Qualidade, talento; merecimento (5 letras – V)
 4. Sentimento de quem confia; crédito, fé (9 letras – C
5. Característica de uma coisa; modo de ser; dote, predicado (9 letras – Q)
6. Convicção, segurança; coisa certa (7 letras – C)
7. Contente, alegre (5 letras – F)
8. Crença, crédito; religiosidade; confirmação, prova; confiança (2 letras – F)
9. Aquilo que é absolutamente necessário; aperto (11 letras – N)
10. Ato de esperar o que se deseja; expectativa na aquisição de um bem que se deseja (9 letras – C)
11. Que possui caridade (8 letras – C)
12. Ato ou efeito de aceitar (9 letras – A)

ATIVIDADES DE 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020


Leia os textos e resolva as questões abaixo

Texto:                                 Autoconhecimento

Autoconhecimento é conhecer a si mesmo, as características da personalidade, os próprios sentimentos, inclinações, gostos, preferências, necessidades, sonhos, etc. O autoconhecimento é muito importante para a nossa vida. Quando nos conhecemos compreendemos melhor nossas próprias atitudes. Somos capazes de nos perdoar, porque somos capazes de reconhecer nossos erros e recomeçar. Quando compreendemos as razões das nossas ações é muito mais fácil mudá-las quando preciso.

TEXTO 


O leão e o mosquito  

 Certa tarde, numa floresta distante, o rei dos animais ridicularizava impiedosamente um mosquito dizendo:
 - Saia de perto de mim, seu inseto imundo, excremento do esgoto! Bicho nojento!
 Muito irritado, o pequeno mosquito resolve declarar guerra ao leão: 
- Não pense você que conseguirá intimidar-me com a altivez de sua cabeleira e com a posição que ocupa na cadeia alimentar. Você está enganado! Eu não tenho medo de você, pois muito mais corpulento é o touro e eu o conduzo de acordo com a minha vontade! 
E, decidida, toma distância e num voo rápido e certeiro atinge o rei dos animais bem no peito. E tem início a batalha! O felino põe-se a rugir encolerizado, seus olhos saltam de raiva, a boca incha-se, as presas ficam à vista e toda a floresta se afasta e se esconde em lugar seguro.
Quem diria... 
e tudo por causa de um mísero inseto! Um mosquito! E o mosquito continuava a ofender o rei da floresta de todos os modos. Foram picadas nas costas, no focinho, nas patas, barriga, entrava pelas narinas deixando o leão tão desesperado que, sem controle, se arranhava, mordia sem parar.
 E, no máximo de sua ira, numa investida final sobre o mosquito, erra o alvo e acerta a si próprio, rasgando seu ventre. 
A fera ainda golpeia o ar e, furioso e inconformado, já exausto, lança-se ao chão. 
Após a batalha sangrenta, o mosquito, orgulhoso é vitorioso, sai cantando vitória... E na vontade de contar a novidade a todos da floresta, em voo veloz e hilariante, o mosquito é interceptado por uma simples e delicada teia de aranha. Apanhado, mantém-se imóvel esperando pela morte, fim de suas aventuras. 
Moral: É preciso acreditar em si mesmo, mas também reconhecer suas limitações e buscar superá-las. 


ATIVIDADES DE 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020

ATIVIDADE

 Pense nas suas limitações, seus medos e crie estratégias de como superá-las:

Escreva 15 linha



AULA PROGRAMADA
Professora: Maria Terezinha                                        Disciplina: Religião
Atividade 7° ano                                                          Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


LEIA O TEXTO E RESPONDA AS ATIVIDADES. 

Texto:
                              IDENTIDADE



Às vezes nem eu mesmo
 sei quem sou. 
às vezes sou. 
"o meu queridinho",
 às vezes sou 
"moleque malcriado".
 Para mim
 tem vezes que eu sou rei,
 herói voador,
 cowboy, lutador,
 jogador campeão.
 às vezes sou pulga,
 sou mosca também,
 que voa e se esconde
 de medo e vergonha.
 Às vezes eu sou Hércules, 
Sansão vencedor, 
peito de aço 
goleador!
 Mas o que importa
o que pensam de mim?
 Eu sou quem sou,
 eu sou eu, 
sou assim, 
sou menino

ATIVIDADES

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Como eu sou? Aceito-me ou não como sou? O que posso mudar para viver melhor? O que os adultos pensam que sou?
  • A Partir destas reflexões crie um poema com a mesma forma e estrutura do poema lido, tendo como título: QUEM SOU EU? 

ATIVIDADE DE 22/06/2020 ATÉ 30/06/2020


Leia os textos. 

Texto: 
                                 Sonhar é preciso

          Sem sonhos, as pedras do caminho se tornam montanhas, os pequenos problemas ficam insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções se transformam em golpes fatais e os desafios se transformam em fonte de medo.
           Voltaire disse que os sonhos e a esperança nos foram dados como compensação às dificuldades da vida. Mas precisamos compreender que sonhos não são desejos superficiais. Sonhos são bússolas do coração, são projetos de vida. Desejos não suportam o calor das dificuldades. Sonhos resistem às mais altas temperaturas dos problemas. Renovam a esperança quando o mundo desaba sobre nós.
            F. Kennedy disse que precisamos de seres humanos que sonhem o que nunca foram. Tem fundamento seu pensamento, pois os sonhos abrem as janelas da mente, arejam a emoção e produzem um agradável romance com a vida. Quem não vive um romance com sua vida será um miserável no território da emoção, ainda que habite em mansões, tenha carros luxuosos, viaje de primeira classe nos aviões e seja aplaudido pelo mundo. 
         Precisamos perseguir nossos mais belos sonhos. Desistir é uma palavra que tem que ser eliminada do dicionário de quem sonha e deseja conquistar, ainda que nem todas as metas sejam atingidas. Não se esqueça de que você vai falhar 100% das vezes em que não tentar, 
               vai perder 100% das vezes em que não procurar, vai estacionar 100% das vezes em que não ousar caminhar.
                  Como disse o filósofo da música Raul Seixas: “Tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez...” Se você sonhar, poderá sacudir o mundo, pelo menos o seu mundo...
                  Se você tiver de desistir de alguns sonhos, troque-os por outros. Pois a vida sem sonhos é um rio sem nascente, uma praia sem ondas, uma manhã sem orvalho, uma flor sem perfume. Sem sonhos, os ricos se deprimem, os famosos se entediam, os intelectuais se tornam estéreis, os livres se tornam escravos, os fortes se tornam tímidos. Sem sonhos, a coragem se dissipa, a inventividade se esgota, o sorriso vira um disfarce, a emoção envelhece.
                 Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Por isso, desejo sinceramente que você...

                Os sonhos e a juventude   
               Jovens, vocês não precisarão de sonhos se optarem por gastar o dinheiro dos seus pais, explorá-los e achar que eles são obrigados a satisfazer seus desejos. Também não precisarão de sonhos para dizer que eles são chatos, caretas, ultrapassados, controladores, impacientes e incompreensivos
              Mas precisarão de muitas lágrimas para garimpar o ouro que se esconde no coração de seus pais. Precisarão de sonhos para entender que eles não deram tudo o que vocês quiseram, mas deram tudo o que puderam. Precisarão dos “sonhos sábios” para entender e suportar os “nãos” dos seus pais, pois os “nãos” de quem os amam irão prepará-los para suportar um dia os “nãos” da vida
              Precisarão de sonhos para descobrir que seus pais perderam noites de sono para que vocês dormissem tranquilos, derramassem lágrimas para que vocês fossem felizes, adiaram alguns sonhos para que vocês sonhassem.
             Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o índice de desemprego entre os jovens é altíssimo. Muitos não terão chance no mercado competitivo e agressivo. A situação piora porque muitos estão despreparados para ousar, criar, empreender. Mas não tenham medo. Saibam que seus pais e outras pessoas apostam em vocês, apesar das suas falhas; acreditam em vocês, apesar dos seus defeitos.
              Por isso, agora, vocês precisam de grandiosos sonhos para enfrentar a vida de peito aberto, se preparar para trabalhar seus medos, vencer suas crises, superar sua passividade e amar os desafios. Assim, escaparão do rol dos frustrados, sairão da sombra dos seus pais e construirão sua própria história.
              CURY, Augusto. Nunca desista de seus sonhos. Ed. Sextante, 2004. NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS

ATIVIDADES DE 30/06/2020 ATÉ 04/07/2020 


Leia os textos e responda as atividades.

ATIVIDADE
 Responda no seu caderno:
  • Faça uma relação das coisas de que você já desistiu. Você pensaria em retomá-las? Como?
MINHA BANDEIRA PESSOAL

  • Faça um desenho de uma bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes Lembre-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país. Nesta atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir das seis perguntas:
1-Qual o seu maior sucesso individual? 
2- O que gostaria de mudar em você?
 3- Qual a pessoa que você mais admira?
 4- Em que atividade você se considera muito bom?
 5- O que mais valoriza na vida?
 6- Qual a sua maior dificuldade?
  • As respostas podem ser por intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada. Os que não quiserem desenhar poderão escrever, não esqueça de colocar o número correspondente a pergunta.
  • Pintar e enfeitar como quiser a sua bandeira
  • Contar o que descobriu sobre si mesmo
 Sugestão de filme: Um doce olhar (1h43min) – sinopse pág.97. https://www.youtube.com/watch?v=h68gsvNP05M

ATIVIDADES DE 06/07/2020 ATÉ 11/07/2020


Leia o texto e responda as atividades.

Texto:                                     A violência
                                     Drogas e violência são irmãs

“Os dados são assustadores: segundo dados do Ministério da Justiça, no Brasil, a cada 13 minutos uma pessoa é assassinada; 50% dos moradores das capitais evitam sair a noite com medo de assaltos; o Brasil é o terceiro maior mercado de carros blindados no mundo. Enfim, se continuássemos nessas estatísticas, ficaríamos literalmente assustados. Surge então a pergunta: Qual a causa de tanta violência? É dever da sociedade e de cada um tentar analisar as causas mais profundas desse problema que deixa a população amedrontada e as instituições governamentais constantemente em pé de guerra.

FALTAM OPORTUNIDADES

Uma sociedade que não trabalha para eliminar as desigualdades sociais, acabará pagando muito caro pelas consequências dessa situação injusta. Aquela roupa da moda, o carro, a casa própria… tão enaltecidos pela propaganda e que muitos já possuem e usam normalmente, tornam-se bens praticamente proibidos por uma fatia considerável de pessoas da mesma sociedade que, por diversos motivos, não tem poder de compra.

Dessa forma, o cidadão, não tendo possibilidade de obter seus direitos, tenta consegui-los apelando à violência. O mercado das drogas emprega, atualmente, milhares de crianças e adolescentes, dando, embora de forma imprópria, uma esperança econômica para eles e para toda a família. É dinheiro fácil que chega ao bolso do traficante através do dependente químico, cliente fiel."

ATIVIDADES
 Responda em seu caderno

1. Você concorda com a afirmação: “Quem compra drogas financia a violência?” Por quê? Você acredita que você possa ser vítima dessa violência?

2. O que você faria para ajudar alguém que caiu nas garras da droga?