NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: T5 e T6
Professor: Patricia Oliveira da Rosa
Email: patyors@hotmail.com
WhatsApp:
ATIVIDADES DE 16.03.20 ATÉ 20.03.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 15.04.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
OLÁ, QUERIDOS!
TUDO BEM COM VOCÊS? ESTOU COM SAUDADES!
Leia:
Como
fazer uma múmia
As
múmias mais famosas do mundo são as egípcias. Para fazer as que estão
conservadas até hoje, os egípcios utilizavam uma técnica cheia de detalhes.
Primeiro, eles tiravam os pulmões, o coração, os intestinos, o cérebro e tudo o
que tinha dentro do corpo. Lavavam e secavam muito bem com sal e natrão – um
composto que absorve toda a água, deixando o corpo super seco. Depois, embrulhavam
muito bem o cadáver com tiras de linho, enfeitavam e perfumavam, colocavam
amuletos para proteger a alma. Múmia pronta, hora de colocá-la no sarcófago –
um tipo de caixão –, e, depois, na tumba. Esse é o modelo mais famoso de múmia
que vemos por aí nos filmes e museus.
Mas há outros tipos de
múmias, pois muitos povos desenvolvem técnicas de conservação de corpos. As múmias
mais antigas eram preparadas pelo povo Chinchorro, que viveu no deserto de
Atacama, no norte do Chile, junto ao Oceano Pacífico.
Questão 1 – Identifique o
objetivo do texto lido:
( ) ensinar a fazer uma múmia.
( ) explicar como se fazia uma
múmia.
( ) contar uma história sobre
uma múmia.
Questão 2 – Na passagem
“Primeiro, eles tiravam os pulmões, o coração [...]”, o pronome “eles” foi
empregado para:
( ) retomar “os egípcios”.
( ) anunciar “os egípcios”.
( ) caracterizar “os egípcios”.
Questão 3 – No segmento “[...]
e natrão – um composto que absorve toda a água, deixando o corpo superseco.”,
a parte destacada desempenha a função de:
( ) definir o termo “natrão”.
( ) contrapor o termo “natrão”.
( ) complementar o termo
“natrão”.
Questão 4 – Sublinhe, no
fragmento a seguir, os verbos que expressam ações do povo egípcio na
Antiguidade:
“Depois, embrulhavam muito bem o cadáver com tiras de linho, enfeitavam e
perfumavam, colocavam amuletos para proteger a alma.”
Questão 5 – Em “[...]
colocavam amuletos para proteger a alma.”, a preposição “para” exprime:
( ) um destino.
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
Questão 6 – No trecho “[...] hora
de colocá-la no sarcófago [...]”, o pronome “la” refere-se:
( ) à alma.
( ) à múmia pronta.
( ) à tumba.
Questão 7 – No período “Mas há
outros tipos de múmias, pois muitos povos desenvolvem técnicas de
conservação de corpos.”, o termo grifado indica:
( ) um fato que se soma ao
anterior.
( ) um fato que é a causa do
anterior.
( ) um fato que se contrasta
com o anterior.
Questão 8 – Na oração “[...]
que viveu no deserto de Atacama [...]”, a expressão grifada indica uma
circunstância de:
( ) meio.
( ) lugar.
( ) tempo.
Vamos relembrar algumas regras de ortografia?
Uso do x/ch
O x é utilizado nas seguintes situações:
·
Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
·
Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
·
Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
·
Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.
Exceções:
1. A palavra "mecha" (porção
de cabelo) escreve-se com ch.
2. O verbo "encher" escreve-se
com ch. O mesmo acontece com as palavras que dele derivem:
enchente, encharcar, enchido.
Escreve-se com x |
Escreve-se com ch |
bexiga
|
bochecha
|
bruxa
|
boliche
|
caxumba
|
broche
|
elixir
|
cachaça
|
faxina
|
chuchu
|
graxa
|
colcha
|
lagartixa
|
Fachada
|
mexerico
|
Mochila
|
xerife
|
Salsicha
|
xícara
|
Tocha
|
Uso do h
O h é utilizado nas seguintes situações:
·
No final de algumas interjeições: Ah!, Oh!, Uh!
·
Por força da etimologia: habilidade, hoje, homem.
·
Nos dígrafos ch, lh, nh: flecha, vermelho, manha.
·
Nas palavras compostas: mini-hotel, sobre-humano, super-homem.
Exceção: A palavra Bahia quando se refere ao estado é uma exceção. O
acidente geográfico "baía" é grafado sem h.
Uso do s/z
O s é utilizado nas seguintes situações:
·
Nos adjetivos terminados pelos sufixos -oso/-osa que
indicam grande quantidade, estado ou circunstância: bondoso, feiosa, oleoso.
·
Nos sufixo -ês, -esa, -isa que indicam origem,
título ou profissão: marquês, francesa, poetisa.
·
Depois de ditongos: coisa, maisena, lousa.
·
Na conjugação dos verbos pôr e querer: pôs, quis, quiseram.
O z, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:
·
Nos sufixos -ez/-eza que formam substantivos a partir
de adjetivos: magro - magreza, belo - beleza, grande - grandeza.
·
No sufixo - izar, que forma verbo: atualizar, batizar,
hospitalizar.
Escreve-se com s |
Escreve-se com z |
alisar
|
Amizade
|
análise
|
Aprazível
|
atrás
|
Azar
|
através
|
Azia
|
aviso
|
desprezo
|
gás
|
giz
|
groselha
|
prazer
|
invés
|
rodízio
|
jus
|
talvez
|
uso
|
verniz
|
Uso do g/j
O g é utilizado nas seguintes situações:
·
Nas palavras que terminem em -ágio, -égio, -ígio, -ógio,
-úgio: presságio, régio, litígio, relógio, refúgio.
·
Nos substantivos que terminem em -gem: alavancagem, vagem,
viagem.
O j, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:
·
Palavras com origem indígena: pajé, jerimum, canjica.
·
Palavras com origem africana: jabá, jiló, jagunço.
Observações:
1. A conjugação do verbo viajar no
Presente do Subjuntivo escreve-se com j: (Que) eles/elas viajem.
2. Nos verbos que, no infinitivo,
contenham g antes de e ou i,
o g é substituído para j antes do a ou
do o, de forma a que seja mantido o mesmo som. Assim: afligir -
aflija, aflijo; eleger - elejam, elejo; agir - ajam, ajo.
3. A cidade Mogi das Cruzes escreve-se
com g. A pessoa que nasce ou que vive é chamada de
"mogiano". No entanto, a palavra "mojiano" existe e, de
acordo com o dicionário Michaelis significa "Relativo ou
pertencente à região que era servida pela antiga Estrada de Ferro Mojiana (de
São Paulo a Minas Gerais)."
Escreve-se com g |
Escreve-se com j |
angélico
|
anjinho
|
estrangeiro
|
berinjela
|
gengibre
|
Cafajeste
|
geringonça
|
Gorjeta
|
gim
|
Jeito
|
gíria
|
Jiboia
|
ligeiro
|
Jiló
|
sargento
|
Laje
|
tangerina
|
Sarjeta
|
tigela
|
Traje
|
ATIVIDADES DE 23.03.20 ATÉ 27.03.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 20.04.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
ATIVIDADES DE
ORTOGRAFIA – S OU Z / G OU J/ X OU CH/ SS, S, CH/ E
(PESQUISA NO
DICIONÁRIO)
01 – Complete as palavras usando S ou Z nos
espaços:
A) FRANCE A
B) HOLANDE A
C) JAPONE A
D) MARQUE A
E) PRINCE A
F) RAPIDE.....
G) LEVE A
H) NITIDE
I) CANALI AR
J) TRAUMATI AR
K) PADRONI AR
L) POU ADA
M) COI A
N) AU ÊNCIA
O) SOU A
P) QUI ESSE
Q) PU EMOS
R) POBRE A
S) DEMOCRATI AR
02 – Complete as palavras usando G ou J nos
espaços:
A) CAN ICA
B) LO ISTA
C) CERE EIRA
D) GOR ETA
E) VIA AR
F) VIA EM
G) ARE AR
H) ENFERRU AR
I) CORA EM
J) ESTIA EM
K) VERTI EM
L) FULI EM
M) FERRU EM
N) PENU EM
O) ILÓ
P) BERIN ELA
Q) ACARA É
R) ECA
S) ERIMUM
T) ADÁ IO
U) PRIVILÉ IO
V) VESTÍ IO
03 – Complete as palavras usando X ou CH nos
espaços:
A) FAI A
B) TROU A
C) ENCAI ADO
D) DEI AR
E) EN OVAL
F) EN OTAR
G) EN.......AGUAR
H) EN ER
I) EN ENTE
J) EN ARCAR
K) MÉ ICO
L) ME ICANO
M) ME ER
N) ME ERICA
O) ME A
P) DESLEI O
Q) FLE A
R) MA UCADO
S) FA INA.
ATIVIDADES DE 30.03.20 ATÉ 03.04.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 25.04.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
04 – Complete as palavras usando SS, Ç ou S nos
espaços:
A) DETEN ÃO
B) CONTEN ÃO
C) ABSTEN ÃO
D) PROGRE ÃO
E) TRANSGRE ÃO
F) REGRE ÃO
G) EXPRE ÃO
H) REPRE ÃO
I) SUPRE ÃO
J) PRETEN ÃO
K) ASCEN ÃO
L) COMPREEN ÃO
M) MI ANGA
N) A AFRÃO
O) OPRE ÃO
P) EXPUL ÃO
Q) PA OCA
R) APREEN ÃO
S) MU ULMANO.
05 – Complete as palavras usando E ou I nos
espaços:
a) ABENÇO
b) POSSU
c) CONTINU
d) CONTRIBU
e) PONTU
f) SUM
g) ANT AÉREO
h) ANT VÉSPERA
i) ANT BIÓTICO
j) ANT DILUVIANO
k) CÃ MBRA
l) MALCR ADO
m) PR VILÉGIO
n) DO......
o) PERDO
p) VAD AR
q) RETRIBU
r) B SOURO
s) CAQU
06 – Complete os espaços com a consoante H, se
necessário:
a) ....ERVA
b) .... ÁBITO
c) ..... ONESTO
d) .....NVERNO
e) .... ANDORINHA
f) ......IATO
g) .....AVER
h) .....ABITAÇÃO
i) ...... ONTEM
j) ...... ÚMIDO
k) .....IATE
l) ..... OMBRO
m)...... ÉLICE
n) ..... ÉRNIA
o) ...... OMOLOGAR
p) ..... ULHA
q) ..... UMOR
r) ..... OMENAGEM
ATIVIDADES DE 06.04.20 ATÉ 10.04.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 25.04.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
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Produção Textual
Por que eles bebem e dirigem?
A
adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de São Paulo não bastou. Os
dados da Secretaria de Segurança Pública revelam uma redução de quase 20% de
acidentes com mortes no trânsito nos primeiros meses de 2012 para 2013 no
Estado depois da lei, mas, no mesmo período dois acidentes impressionaram. Um
deles amputou o braço de um jovem ciclista em plena Avenida Paulista, uma das
principais artérias de São Paulo. O outro matou um garoto de 15 anos que andava
de skate numa rua de Guarulhos, na grande São Paulo. Ambos foram vítimas de
motoristas alcoolizados. O convívio de motoristas com ciclistas, motoqueiros,
skatistas e pedestres nas ruas, cada vez mais estranguladas pelo trânsito nas
médias e grandes cidades do país, se tornou insano. Quando a bebida entra nessa
relação tensa, os efeitos são ainda mais catastróficos.
Várias
propostas têm sido discutidas no mundo para reduzir a violência no trânsito. Em
muitos países, ela é a principal causa de mortes entre os jovens. Entre as
medidas, aumentar a carga tributária (e, por tabela, o preço das bebidas),
diminuir os pontos de venda de álcool à noite, regulamentar a publicidade,
fiscalizar com mais rigor e impor penas mais duras. Tudo isso parece causar um
impacto inicial nos números. O grande desafio é aprimorar os resultados e
torná-los permanentes.
Há
questões estruturais importantes que devem, também, ser destacadas. Nas grandes
cidades, transporte público de qualidade e barato, estendido madrugada adentro,
que garanta um meio tranquilo de o jovem chegar em casa, é um deles. Criar
áreas seguras nas ruas (com ciclovias protegidas) também pode ser uma medida
importante. Alguns países estudam a instalação de detectores de álcool (uma
espécie de bafômetro pessoal) acoplados a caminhões, ônibus e até carros particulares.
Para ligar o motor, o próprio carro exige um controle do consumo de bebida.
Além
desses fatores, não se pode esquecer do comportamento. Mais que ensinar a guiar
e a respeitar quem está nas ruas, a educação pelo trânsito deveria passar pela
percepção do risco envolvido no ato de guiar embriagado ou sob efeitos de
outras drogas. É aí que se esbarra numa das questões mais difíceis. Como
sensibilizar o condutor do veículo, principalmente o jovem motorista, do risco
que ele corre e, pior, que ele pode oferecer aos outros? Sem mexer nesse
componente humano, de noção de responsabilidade e limite, será difícil
solidificar as conquistas deste início de ano.
BOUER,
Jairo. Época, p.81, 1º abr.2013.
1.O texto traz dois temas relevantes relacionados ao trânsito. Quais são eles ?
Comente.
2.De
acordo com o texto, a adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de
São Paulo não bastou, mesmo tendo havido uma redução nos acidentes de trânsito.
Explique por quê?
3.Algumas
propostas têm sido discutidas no mundo para reduzir a violência no
trânsito. Cite algumas medidas, que de
acordo com o texto podem contribuir com essa redução.
4.Cite
alguns fatores que se colocados em prática irão contribuir para a diminuição de
acidentes no trânsito.
5. De acordo
com o texto, qual questão é a mais
difícil de ser tratada em relação a diminuição de uso excessivo de álcool e
consequentemente a violência no trânsito?
6.Com
base no tema proposto no texto acima, produza um texto argumentativo; aponte
soluções para melhorar os problemas causados pelo trânsito em nosso país.
Não esqueça que seu
texto deverá conter: a
tese ou o ponto de vista expostos no primeiro parágrafo e definido nos demais
parágrafos, o desenvolvimento no qual deverá conter argumentos convincentes em
defesa de seu ponto de vista e, finalmente
a conclusão.
ATIVIDADES DE 13.04.20 ATÉ 17.04.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 30.04.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
Variação linguística
As variações
linguísticas são as mudanças que a língua apresenta dentro
do seu próprio sistema. Ocorrem variações na língua porque a língua é usada por
falantes inseridos numa sociedade complexa, formada por diferentes grupos
sociais, com diferentes hábitos linguísticos e diferentes graus de
escolarização.
O uso faz a regra e
os falantes usam a língua de modo a suprir suas necessidades comunicativas,
adaptando-a conforme suas intenções e necessidades. Assim, a língua portuguesa
encontra-se em constante alteração, evolução e atualização, não sendo um
sistema estático e fechado.
Tipos de variação
linguística
As variações
linguísticas ocorrem principalmente nos âmbitos geográficos, temporais e
sociais.
Variações
diatópicas
As variações diatópicas,
também chamadas de variações regionais ou geográficas, são
variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo
sua influência. Este tipo de variação ocorre porque diferentes regiões têm
diferentes culturas, com diferentes hábitos, modos e tradições, estabelecendo
assim diferentes estruturas linguísticas.
Exemplos de
variações diatópicas
Diferentes palavras
para os mesmos conceitos:
- aipim,
mandioca, macaxeira;
- abóbora,
jerimum, moranga;
- sacolé,
dindim, geladinho.
Diferentes sotaques,
dialetos e falares:
- dialeto
caipira;
- dialeto
gaúcho;
- dialeto
baiano.
Reduções de
palavras ou perdas de fonemas:
- véio
(velho);
- muié
(mulher);
- cantá
(cantar);
- enxovar
(enxoval).
Variações
diacrônicas
As variações
diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações
que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo
possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas
palavras que ficam em desuso.
Exemplos de
variações diacrônicas
Palavras que caíram
em desuso:
- vossemecê;
- botica;
- comprir.
Grafias que caíram
em desuso:
- flôr;
- pharmácia;
- seqüencia.
Vocabulário e
expressões típicas de uma determinada faixa etária:
- Você
é um chato de galocha!
- Ele
é maior barbeiro.
- Vai
catar coquinho.
Variações
diastráticas
As variações
diastráticas, também chamadas de variações sociais, são variações
que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais.
Este tipo de variação ocorre porque diferentes grupos sociais possuem diferentes
conhecimentos, modos de atuação e sistemas de comunicação.
Exemplos de
variações diastráticas
Gírias próprias de
um grupo com interesse comum, como os skatistas:
- Prefiro
freestyle.
- O
gringo tem um carrinho irado.
- O
silk do skate tá insano.
Jargões próprios de
um grupo profissional, como os policiais e militares:
- Ele
deu sopa na crista.
- Vamos
na rota dele.
- Não
mexe com meu peixe.
Variações
diafásicas
As variações
diafásicas, também chamadas de variações situacionais, são
variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o
processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal e
outros em que é utilizado um registro informal.
Exemplos de
variações diafásicas
Linguagem informal, considerada menos
prestigiada e culta, usada quando há familiaridade entre os interlocutores da
comunicação ou em situações descontraídas.
- Fala,
garoto! Beleza?
- Rola
um cinema hoje?
- Cadê
Pedro? Cê viu ele?
Linguagem formal, considerada mais
prestigiada e culta, usada quando não há familiaridade entre os interlocutores
da comunicação ou em situações que requerem uma maior seriedade.
- Bom
dia! Tudo bom com você?
- Querem
ir ao cinema hoje?
- Onde
está Pedro? Você viu-o?
Variação
linguística e preconceito linguístico
O preconceito
linguístico surge porque nem todas as variações linguísticas usufruem do mesmo
prestígio. Algumas são consideradas superiores, mais corretas e cultas e outras
são consideradas menos cultas ou mesmo incorretas.
Preconceito
linguístico ocorre sempre que uma determinada variedade é referida com um tom
pejorativo e depreciativo, estando associada a situações de deboche ou até de
violência, o que contribui para a exclusão social de diversos indivíduos e
grupos.
É urgente
compreender e aceitar que todas as variedades linguísticas são fatores de
enriquecimento e cultura, não devendo ser encaradas como erros ou desvios.
Responda:
1) O que são variações linguísticas?
2) Quais são os tipos de variações linguísticas?
3) qual é o tipo de linguagem mais adequado para uma entrevista de emprego, formal ou informal? Por quê?
1) O que são variações linguísticas?
2) Quais são os tipos de variações linguísticas?
3) qual é o tipo de linguagem mais adequado para uma entrevista de emprego, formal ou informal? Por quê?
ATIVIDADES DE 20.04.20 ATÉ 24.04.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 02.05.
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
Variação Linguística
Causo Mineiro
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e
cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada.
Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra. A
receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô, e
o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi
um trem doidimais!
Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve
quilocura!
Grazadeus
ninguém semaxucô!
NATUREZA E CULTURA (Fonte: ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A cultura.
In: Filosofando: introdução à filosofia.
SP: Moderna,
1993, p.2-8)
Responda:
1. Faça a leitura do texto, após
identifique o falante do texto. A qual região do Brasil ele pertence?
__________________________________________________________________
2.O texto está escrito:
a.( ) na linguagem formal
b.( ) na informal
3.Traduza
o trecho a seguir e faça as correções necessárias.
“Fiquei
sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” . Responda porque a personagem ficou
assim?
___________________________________________________________________________________________________________________________________
4.A
fala da personagem é proveniente de um matuto e, apesar dos erros é possível afirmar
que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria
falar de maneira correta? Explique com argumentos convincentes.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
5.Faça
as correções necessárias no texto.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
6.Escreva
LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:
Analise
qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo:
a.( )Ao conversar com um amigo.
b.( ) Ao conversar com a diretora da escola.
c.( )Ao escrever uma carta para uma autoridade.
d.( ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).
e.( )Ao conversar com um professor.
f.( ) Ao conversar com meu irmão.
g.( ) Ao conversar com vários amigos.
h.( ) Ao redigir um texto para o vestibular.
i.( )Ao conversar no telefone com um juiz.
j.( )Ao conversar com um matuto.
j.( )Ao conversar com um matuto.
Produção de texto
A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias sobre determinado assunto.
Saber como escrever um texto pode ser um pré-requisito para conseguir um emprego e uma vaga na faculdade. Isso porque pessoas que escrevem bons textos conseguem se expressar melhor.
Vale lembrar que o hábito da leitura é essencial para se produzir um bom texto. Enquanto estamos lendo vamos ampliando nosso vocabulário e, consequentemente, nosso universo interpretativo.
Ou seja, com o ato da leitura estamos aumentando nossa capacidade de entender melhor tudo que nos rodeia.
Os 5 Tipos de Textos
Para construir um bom texto, é necessário saber qual tipo se encaixa no que estamos pretendendo escrever. A produção textual envolve os 5 tipos de textos:
- Texto Dissertativo: defende uma ideia, sendo um texto argumentativo e opinativo. Exemplos: artigos, resenhas, ensaios, monografias, etc.
- Texto narrativo: narra fatos, acontecimentos ou ações de personagens num determinado tempo e espaço. Exemplo: crônicas, fábulas, novelas, romances, etc.
- Texto descritivo: descreve objetos, pessoas, animais, lugares ou acontecimentos. Exemplos: diários, relatos, biografias, currículos, etc.
- Texto Injuntivo: textos instrucionais que explicam como realizar algo. Exemplos: receitas, bula de remédio, manual de instruções, propagandas, etc.
- Texto Expositivo: apresenta um tema, um conceito ou uma ideia. Exemplos: seminários, conferências, palestras, enciclopédias,
Dicas essenciais para escrever um bom texto
- Mantenha o hábito da leitura e da escrita;
- Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais;
- Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
- Seja criativo e espontâneo;
- Não utilize palavras de baixo calão, palavrões;
- Se distancie da linguagem coloquial, informal;
- Tenha opinião e faça críticas próprias;
- Atenção à relação lógica das ideias (coerência);
- Não se afaste do tema e do tipo de texto proposto;
- Faça um rascunho para evitar rasuras;
- Se necessário, leia o texto em voz alta;
- Cuidado com as repetições de palavras e ideias;
- Não utilize palavras ou expressões que não conheça;
- Se necessário, recorra ao dicionário;
- Seja claro e conciso.
Atividade:1) Faça uma produção de texto falando sobre o coronavírus
ATIVIDADES DE 01.06.20 ATÉ 05.06.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 12.06.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
ATIVIDADES DE 08.06.20 ATÉ 15.06.20
PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 17.06.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
CURRÍCULO
Atenção ao
elaborar seu currículo.
Elaborar um currículo de forma adequada pode ser o primeiro passo para ser
chamado para uma entrevista, um teste e, talvez até para ser contratado.
Algumas dicas:
· Não informe apenas
a profissão e a empresa; diga exatamente o que você fazia no emprego.
· Não escreva mais de
uma página, pois quem vai ler tem pouco tempo. Mesmo que você tenha várias
experiências profissionais, escolha as mais importantes e escreva:
“Experiências profissionais mais relevantes”. Quem ler seu
currículo vai saber que você tem outras experiências.
· Faça uma revisão do
texto ou peça ajuda a alguém, pois o texto deve ser claro e sem erros.
· O currículo deve
ser digitado.
Logo depois... Vem a entrevista de
emprego
Se o currículo for selecionado, a empresa pode chamar a pessoa para uma
entrevista de emprego ou para um teste. O teste normalmente é prático, ou seja,
o candidato deverá demonstrar que sabe realizar o serviço solicitado. Por
exemplo, um serralheiro vai fazer algum trabalho com ferro, uma faxineira vai
limpar a casa ou algum cômodo, etc.
Já a entrevista de emprego é feita por quem seleciona os funcionários. Nessa
entrevista, as perguntas são feitas para conhecer melhor o candidato, saber
informações que não estão no currículo. Muitas vezes, essa entrevista é feita
como se fosse uma conversa, mas, na verdade, é uma maneira de a empresa avaliar
se vale a pena contratar o candidato.
Quem vai passar por uma entrevista, muitas vezes, fica tenso porque não imagina
quais perguntas serão feitas ou como responder a elas. Discuta com seus
colegas:
· Quais perguntas
você imagina que lhe fariam numa entrevista de emprego?
Como você acha que alguém se sai bem
numa entrevista de emprego?
· É melhor dizer a
verdade na entrevista, mesmo arriscando o emprego, ou mentir, para tentar
conseguir a vaga? Por quê?
· Que tipo de
linguagem você acha que deve ser utilizada nessas situações?
· Compare o que foi
discutido até agora com o que diz o texto do quadro a seguir. Verifique se as
opiniões da turma se parecem com as orientações do texto e se vocês mudariam de
opinião sobre algum aspecto depois da leitura.
DICAS DE ENTREVISTA
· Mantenha-se calmo:
não adianta ficar nervoso. Se você sabe o que quer, suas chances de conseguir uma
vaga aumentam.
· Avalie o seu perfil
profissional para saber exatamente quais são suas chances e pontos fortes.
· Esteja informado
sobre o tipo de trabalho a ser realizado, pois isso é fundamental para uma
possível aprovação.
· Chegue com
antecedência na empresa.
· Seja gentil e
discreto na sala de espera.
· Use roupas
discretas, sem cores muito chamativas, e não abuse da maquiagem.
· Mantenha a barba ou
bigode bem aparados.
· Não demonstre medo,
você só está procurando uma nova colocação no mercado.
· Desligue o celular
assim que chegar no local da seleção.
· Tenha uma boa noite
de sono para não ficar com olheiras.
· Chegue ao encontro
de cabeça erguida. A postura é muito importante: demonstre confiança e
segurança no que fala.
· Ao cumprimentar,
olhe nos olhos da pessoa. Isso demonstra ao entrevistador que você é uma pessoa
confiável.
· A hora do aperto de
mãos é muito importante. Não use força demais ou de menos.
· Saiba ouvir e
limite-se a responder apenas às questões que lhe foram formuladas.
· A postura do
candidato na hora de sentar para conversar é sempre observada pelo
selecionador. Não fique esparramado na cadeira ou batucando no descanso do braço.
· Gesticulação
exagerada e repetitiva demonstram nervosismo e insegurança.
· Não fume e não
aceite cigarros durante a entrevista.
· Cuidado com
demonstrações de intimidade excessiva com o entrevistador.
Preste atenção para não:
· Falar demais.
· Discordar demais do
entrevistador.
· Mostrar
impaciência.
· Ser emotivo.
· Ignorar perguntas.
· Mudar de assunto de
repente.
· Desviar o olhar do
entrevistador por muito tempo.
· Contar piadas.
Interpretação do texto:
1 – Quais as principais informações
que deve ser colocada em um currículo?
2 – Quando o currículo for
selecionado, o que acontece com o candidato?
3 – Qual é a diferença entre
entrevista e o teste?
4 – De acordo com as dicas de
entrevista, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1 – Manter-se calmo.
2 – Perfil Profissional.
3 – Saber sobre o tipo de trabalho.
4 – Horário.
5 – Celular.
6 – Chegar de cabeça erguida.
7 – Olhar nos olhos do entrevistador.
8 – Fumar.
( )Chegue com antecedência na empresa.
( ) Saber exatamente quais são suas
chances e pontos fortes.
( ) Se você sabe o que quer, suas
chances de conseguir uma vaga aumentam.
( ) A postura é muito importante,
demonstra confiança e segurança.
( ) É fundamental para uma possível
aprovação.
( ) Desligue assim que chegar no local
da seleção.
( ) Não fume e não aceite cigarros
durante a entrevista.
( ) Isso demonstra ao entrevistador que
você é confiável.
5 – Cite três coisas que não deve
fazer em uma entrevista?
6) Elabore um currículo baseado nas dicas do texto
.ATIVIDADES DE 15.06.20 ATÉ 20.06.20
.ATIVIDADES DE 15.06.20 ATÉ 20.06.20
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.
Leia:
Nossa vida
Lá em casa, a
situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que
qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí,
Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da
Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal
fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.
A fazenda
dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês,
tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a
gente era obrigada a trabalhar de sol a sol.
─ Trabalho
escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.
─ Mas usar
criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.
Disseram
também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais
barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem
melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.
O capataz da
fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi
falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.
Se pelo menos
a gente estivesse se alimentando bem... Minha mãe não sabia que a comida na
fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não. De manhãzinha,
café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou
arroz com farinha.
Pro serviço
na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze
anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho
fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas
a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios
de material para a lavoura.
Ninguém tem
ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.
Paula
Saldanha. “Heróis dos Gerais”. São Paulo, FTD, 1998, p. 7-9.
Questão 1 – O objetivo do
texto é:
( ) divulgar algo.
( ) noticiar um fato.
( ) narrar uma história.
Questão 2 – Na parte “Disseram
também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais
barato.”, o narrador revela:
( ) o motivo de essas fazendas
usarem crianças como trabalhadores.
( ) a finalidade de essas
fazendas usarem crianças como trabalhadores.
( ) a consequência de essas
fazendas usarem crianças como trabalhadores.
Questão 3 – O narrador do
texto expõe uma opinião na passagem:
( ) “Era o projeto de um grande banco,
apoiado pelo governo.”
( ) “De manhãzinha, café aguado com pão
duro.”
( ) “Ninguém tem ideia da vida dura que a
gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.”
Questão 4 – A expressão
grifada indica um lugar no trecho:
( ) “Lá em casa, a
situação estava difícil.”
( ) “No final do mês,
tudo que se comia ou se usava era descontado.”
( ) “No almoço, só coisa de entupir ─
macarrão puro ou arroz com farinha.”
Questão 5 – Em “Achava que era
frescura de criança.”, o narrador expressa o pensamento:
( ) de seu pai.
( ) de sua mãe.
( ) do capataz da fazenda.
Questão 6 – Na frase “Mas não
era, não.”, a repetição do termo “não”:
( ) reforça a negação.
( ) indica uma correção.
( ) estabelece uma contradição.
Questão 7 – No segmento “Pro
serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme.”, a palavra
“firme” exprime:
( ) o meio com que o capaz
fazia a gente trabalhar.
( ) o modo com que o capaz
fazia a gente trabalhar.
( ) a intensidade com que o
capaz fazia a gente trabalhar.
Questão 8 – Segundo o narrador, ele e seus irmãos realizavam
serviços bem pesados na fazenda dos Gerais da Bahia. O pior deles era:
( ) “roçar”
( ) “capinar”
( ) “carregar carrinhos de mão
pesados”
ATIVIDADES DE 22.06.20 ATÉ 27.06.202
ATIVIDADES DE 22.06.20 ATÉ 27.06.202
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Preposições
Preposição – É a
palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Ex.:
Passe por aqui. Vou com vocês.
Gosto de você. Saímos sem destino.
Preposições: a, ante,
após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob,
sobre, trás.
Combinação – A preposição se
une a outra palavra e não perde som.
A + A =
À
A + O = AO
· Quando o A pode
ser trocado por O, esse A não é preposição.
Ex.: Vou a Vitória.
(O A é preposição)
Essa é a minha
filha. Esse é o meu filho. (O A é artigo)
A + ONDE = AONDE.
Ex.: Aonde você vai?
Contração – A
preposição se une a outra palavra e há perda de som.
DE + A =
DA DE + O =
DO
Ex.: livro de história
/ livro da Maria / livro do João
EM + A =
NA EM + O =
NO
EM + ESTE =
NESTE EM + AQUELA = NAQUELA
Ex.: cheguei em casa
/ ganhei na loteria / ganhei no bingo
POR + A =
PELA POR + O = PELO
Ex.: vou por aqui /
passei pela casa dela / passei pelo mercado
Principais sentidos que as
preposições representam:
Matéria – Ganhei um
urso de pelúcia.
Posse – Esse livro
é do professor.
Causa (motivo) –
O cãozinho morreu de fome.
Finalidade (objetivo) –
Eu leio para me tornar uma pessoa sábia.
Origem – Meus amigos
são de Vitória.
Modo – Fez
tudo com cuidado.
Instrumento – Ele se
feriu com a tesoura.
Companhia – Vou
sair com meus amigos.
Lugar – Passarei
minhas férias em Fortaleza.
Oposição (sentido
contrário) – Devemos protestar contra a violência
Assunto –
Conversamos sobre você.
Tempo – Tenho um
prazo de dez dias para ir embora.
Meio – A notícia
foi divulgada pela televisão.
Preço – Vendi
o carro por 10 mil reais.
Tirinha Divã
01 – O nome da tirinha é “Divã” e os
3 primeiros quadrinhos levam o leitor a pensar que a mulher estava em uma
consulta com um psicólogo. O que surpreende o leitor no último quadrinho?
02 – Circule as preposições nas falas
da tirinha:
a) Foi quando meu marido me
abandonou com dois filhos.
b) Desculpa eu te amolar com minhas
lamúrias...
c) Sem problemas...
d) Só não vejo necessidade da senhora ficar
deitada nesse banco.
03 – Em: “Foi quando meu
marido me abandonou com dois filhos”, a preposição
destacada indica:
a)
modo b)
tempo c) companhia
d) instrumento.
04 – Numere a 2ª coluna de acordo com
a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas:
(1)
Origem
( ) Não
conversamos sobre política.
(2)
Tempo ( ) Esse brinco
é da minha irmã.
(3) Lugar
( ) Juntei
dinheiro para viajar.
(4)
Assunto
( ) Esse brinco
é de ouro?
(5)
Finalidade ( ) Ele passou
mal de tanto comer.
(6)
Instrumento ( ) Eu sou de Minas
Gerais.
(7)
Posse ( ) Vou sair com minha
tia.
(8)
Matéria
( ) Ele se
cortou com a tesoura.
(9)
Companhia ( ) Vou ao shopping.
(10)
Causa ( ) Viajaremos em dois
dias.
ATIVIDADES DE 29.06.20 ATÉ 04.07.20
Poesia
O QUE É POESIA?
Afinal, o que é poesia? Essa parece uma pergunta de difícil resposta, não é mesmo? Isso acontece porque a poesia é um elemento da subjetividade, portanto, é difícil conceituá-la. O que parece poético para uma pessoa nem sempre é para outra, haja vista que cada um de nós é dotado de diferentes níveis de percepção: enquanto uns são mais sensíveis, outros têm dificuldades para abstrair e compreender a força da poesia.
A poesia, além de não ser exclusividade da literatura, difere-se do poema, embora muitas pessoas confundam esses dois elementos. O poema é um gênero textual do universo literário que apresenta características formais e temáticas que permitem sua identificação entre os outros gêneros. Já a poesia pode estar associada a diversas manifestações artísticas, seja na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, na música ou no cinema.
Para que a poesia seja percebida – e sentida –, é preciso que o receptor (ou seja, aquele que a recebe) esteja aberto a diferentes experiências sensoriais. A poesia reside no campo das emoções e pode manifestar-se por meio de palavras, cores, imagens e sons, principalmente quando esses elementos estiverem carregados de sentimentalidade. Vamos ver se você consegue perceber a poesia? Que tal fazer um teste?
A poesia pode estar presente em uma bela pintura...
A tela Starry nigh (Noite estrelada) é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh
Nas cantigas de roda...
Que lindos olhos, que lindos olhos tem você
Que ainda hoje, que ainda hoje eu reparei
Se eu reparasse, se eu reparasse há mais tempo
Eu não amava, eu não amava a quem amei
Que ainda hoje, que ainda hoje eu reparei
Se eu reparasse, se eu reparasse há mais tempo
Eu não amava, eu não amava a quem amei
(Que lindos olhos – Cantiga folclórica)
Como pode um peixe vivo
viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia
Os pastores dessa aldeia
fazem prece noite e dia
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia
viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia
Os pastores dessa aldeia
fazem prece noite e dia
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia
(Peixe vivo – Cantiga folclórica)
E também na literatura:
Os Poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
Mario Quintana
Se você conseguiu perceber toda beleza e lirismo presente nas pinturas, nas cantigas folclóricas e no poema de Mario Quintana, parabéns, você é capaz de sentir a poesia. Lembre-se de que a poesia só existe quando é plenamente compreendida. Para compreendê-la, é preciso um bocado de sensibilidade!
Atividade:
Escreva um poema.
Escreva um poema.
ATIVIDADES DE 13.07.20 ATÉ 11.07.20
Conotação e Denotação
A conotação e a denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico, o qual é composto de um significante (as letras e os sons) e um significado (o conceito, a ideia).
Assim, a conotação representa o sentido figurado, enquanto a denotação é o sentido literal atribuído a um termo.
Exemplos:
- Ele comeu bola na prova de matemática. (sentido conotativo)
- Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. (sentido denotativo)
Com os exemplos acima, podemos ver que o sentido figurado, ou conotativo, foi utilizado na primeira oração, uma vez que “comer bola” significa”cometer um erro. Não poderíamos, no entanto, utilizar essa expressão no sentido real, uma vez que “comer bola” é algo impensável.
Resumindo:
- conotação: sentido subjetivo, figurado
- denotação: sentido real, literal
Sentido Conotativo e Sentido Denotativo
O sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo.
Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e sentimentos.
Por sua vez, o sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo. Ele é, muitas vezes, caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, que contém a primeira acepção da palavra.
Nos dicionários, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), a qual indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.
Vamos ver o exemplo da palavra cachorro no dicionário online de português (dicio):
s.m. Cão novo.
Cria da loba, da leoa e de outros animais parecidos com o cão.
Bras. Qualquer cão.
Construção. Peça saliente de madeira ou pedra para sustentação de cimalha ou sacada; modilhão.
Escora de navio em estaleiro.
Fig. Pop. Homem desaforado, de mau caráter ou mau gênio; indivíduo desprezível, canalha."
Exemplos do sentido conotativo e denotativo:
- Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)
- O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)
Nas orações acima, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.Na primeira frase, o termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.
Leia o texto: Canibalismo entre insetosSeres que nascem na cabeça de outros e que consomem progressivamente o corpo destes até aniquilá-los, ao atingir o estágio adulto. … Esse é um enredo que mais parece de ficção científica. No entanto, acontece desde a pré-história, tendo como protagonistas as vespas de certas espécies, e é um exemplo da curiosa relação dos ‘inimigos naturais’, aproveitada pelo homem no controle biológico de pragas, para substituir com muitas vantagens os inseticidas químicos.(Revista Ciência Hoje, nº 104, outubro de 1994, Rio, SBPC)a) O texto apresenta linguagem denotativa ou conotativa? Explique.R:4) Coloque ( D ) para denotativo e ( C ) para conotativo:( ) Hoje irei ao cinema.( ) João quebrou o espelho do banheiro.( ) Esse menino tem um coração de ouro.( ) A Praça do peixe fica no coração de Bataguassu.( ) Fiz um transplante de coração.( ) Karina é mesmo má tem um coração de pedra.( ) Para vencer a luta era preciso alcançar o coração do país.( ) Kelly completou vinte primaveras.( ) Na primavera as flores abrem suas pétalas.( ) Correu muito, porém não pegou o trem para São Paulo.( ) A tempestade foi terrível no Rio de Janeiro.( ) Minha mãe é meu espelho.( )Carla superou seus problemas conjugais.( )”O amor é fogo que arde sem se ver…”( )Pedro mora no coração de São Paulo.