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T5 e T6 - Português


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

 

Turmas: T5 e T6

Professor: Patricia Oliveira da Rosa

Email: patyors@hotmail.com

WhatsApp:



ATIVIDADES DE 16.03.20 ATÉ 20.03.20



PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 15.04. 

AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.

CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.



OLÁ, QUERIDOS!

TUDO BEM COM VOCÊS? ESTOU COM SAUDADES!



Leia:
Como fazer uma múmia

            As múmias mais famosas do mundo são as egípcias. Para fazer as que estão conservadas até hoje, os egípcios utilizavam uma técnica cheia de detalhes. Primeiro, eles tiravam os pulmões, o coração, os intestinos, o cérebro e tudo o que tinha dentro do corpo. Lavavam e secavam muito bem com sal e natrão – um composto que absorve toda a água, deixando o corpo super seco. Depois, embrulhavam muito bem o cadáver com tiras de linho, enfeitavam e perfumavam, colocavam amuletos para proteger a alma. Múmia pronta, hora de colocá-la no sarcófago – um tipo de caixão –, e, depois, na tumba. Esse é o modelo mais famoso de múmia que vemos por aí nos filmes e museus.
            Mas há outros tipos de múmias, pois muitos povos desenvolvem técnicas de conservação de corpos. As múmias mais antigas eram preparadas pelo povo Chinchorro, que viveu no deserto de Atacama, no norte do Chile, junto ao Oceano Pacífico.



Questão 1 – Identifique o objetivo do texto lido:

(     ) ensinar a fazer uma múmia.

(     ) explicar como se fazia uma múmia.

(     ) contar uma história sobre uma múmia.


Questão 2 – Na passagem “Primeiro, eles tiravam os pulmões, o coração [...]”, o pronome “eles” foi empregado para:
(     ) retomar “os egípcios”.
(     ) anunciar “os egípcios”.
(     ) caracterizar “os egípcios”.

Questão 3 – No segmento “[...] e natrão – um composto que absorve toda a água, deixando o corpo superseco.”, a parte destacada desempenha a função de:
(     ) definir o termo “natrão”.
(     ) contrapor o termo “natrão”.
(     ) complementar o termo “natrão”.

Questão 4 – Sublinhe, no fragmento a seguir, os verbos que expressam ações do povo egípcio na Antiguidade:

“Depois, embrulhavam muito bem o cadáver com tiras de linho, enfeitavam e perfumavam, colocavam amuletos para proteger a alma.”

Questão 5 – Em “[...] colocavam amuletos para proteger a alma.”, a preposição “para” exprime:
(     ) um destino.
(     ) uma condição.
(     ) uma finalidade.

Questão 6 – No trecho “[...] hora de colocá-la no sarcófago [...]”, o pronome “la” refere-se:
(     ) à alma.
(     ) à múmia pronta.
(     ) à tumba.

Questão 7 – No período “Mas há outros tipos de múmias, pois muitos povos desenvolvem técnicas de conservação de corpos.”, o termo grifado indica:
(     ) um fato que se soma ao anterior.
(     ) um fato que é a causa do anterior.
(     ) um fato que se contrasta com o anterior.


Questão 8 – Na oração “[...] que viveu no deserto de Atacama [...]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
(     ) meio.
(     ) lugar.
(     ) tempo.




Vamos relembrar algumas regras de ortografia?

Uso do x/ch
x é utilizado nas seguintes situações:
·         Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
·         Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
·         Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
·         Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.
Exceções:
1.    A palavra "mecha" (porção de cabelo) escreve-se com ch.
2.    O verbo "encher" escreve-se com ch. O mesmo acontece com as palavras que dele derivem: enchente, encharcar, enchido.

Escreve-se com x

Escreve-se com ch
bexiga
bochecha
bruxa
boliche
caxumba
broche
elixir
cachaça
faxina
chuchu
graxa
colcha
lagartixa
Fachada
mexerico
Mochila
xerife
Salsicha
xícara
Tocha
Uso do h
h é utilizado nas seguintes situações:
·         No final de algumas interjeições: Ah!, Oh!, Uh!
·         Por força da etimologia: habilidade, hoje, homem.
·         Nos dígrafos ch, lh, nh: flecha, vermelho, manha.
·         Nas palavras compostas: mini-hotel, sobre-humano, super-homem.
Exceção: A palavra Bahia quando se refere ao estado é uma exceção. O acidente geográfico "baía" é grafado sem h.

Uso do s/z
s é utilizado nas seguintes situações:
·         Nos adjetivos terminados pelos sufixos -oso/-osa que indicam grande quantidade, estado ou circunstância: bondoso, feiosa, oleoso.
·         Nos sufixo -ês, -esa, -isa que indicam origem, título ou profissão: marquês, francesa, poetisa.
·         Depois de ditongos: coisa, maisena, lousa.
·         Na conjugação dos verbos pôr e querer: pôs, quis, quiseram.
z, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:
·         Nos sufixos -ez/-eza que formam substantivos a partir de adjetivos: magro - magreza, belo - beleza, grande - grandeza.
·         No sufixo - izar, que forma verbo: atualizar, batizar, hospitalizar.




Escreve-se com s

Escreve-se com z
alisar
Amizade
análise
Aprazível
atrás
Azar
através
Azia
aviso
desprezo
gás
giz
groselha
prazer
invés
rodízio
jus
talvez
uso
verniz

Uso do g/j
g é utilizado nas seguintes situações:
·         Nas palavras que terminem em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: presságio, régio, litígio, relógio, refúgio.
·         Nos substantivos que terminem em -gem: alavancagem, vagem, viagem.
j, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:
·         Palavras com origem indígena: pajé, jerimum, canjica.
·         Palavras com origem africana: jabá, jiló, jagunço.
Observações:
1.    A conjugação do verbo viajar no Presente do Subjuntivo escreve-se com j: (Que) eles/elas viajem.
2.    Nos verbos que, no infinitivo, contenham g antes de e ou i, o g é substituído para j antes do a ou do o, de forma a que seja mantido o mesmo som. Assim: afligir - aflija, aflijo; eleger - elejam, elejo; agir - ajam, ajo.
3.    A cidade Mogi das Cruzes escreve-se com g. A pessoa que nasce ou que vive é chamada de "mogiano". No entanto, a palavra "mojiano" existe e, de acordo com o dicionário Michaelis significa "Relativo ou pertencente à região que era servida pela antiga Estrada de Ferro Mojiana (de São Paulo a Minas Gerais)."

Escreve-se com g

Escreve-se com j
angélico
anjinho
estrangeiro
berinjela
gengibre
Cafajeste
geringonça
Gorjeta
gim
Jeito
gíria
Jiboia
ligeiro
Jiló
sargento
Laje
tangerina
Sarjeta
tigela
Traje



ATIVIDADES DE 23.03.20 ATÉ 27.03.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 20.04. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.


 ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA – S OU Z / G OU J/ X OU CH/ SS, S, CH/ E
(PESQUISA NO DICIONÁRIO)


01 – Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:
A)    FRANCE   A
B)    HOLANDE   A
C)    JAPONE   A
D)    MARQUE   A
E)    PRINCE    A
F)     RAPIDE.....
G)    LEVE   A
H)    NITIDE    
I)     CANALI    AR
J)     TRAUMATI    AR
K)    PADRONI   AR
L)     POU   ADA
M)    COI   A       
N)    AU   ÊNCIA
O)    SOU    A
P)    QUI   ESSE
Q)    PU   EMOS
R)    POBRE   A
S)    DEMOCRATI   AR

02 – Complete as palavras usando G ou J nos espaços:

A)    CAN  ICA
B)    LO  ISTA
C)    CERE  EIRA
D)    GOR   ETA
E)    VIA   AR
F)     VIA   EM
G)    ARE   AR
H)    ENFERRU   AR
I)     CORA   EM
J)     ESTIA  EM
K)    VERTI  EM
L)     FULI   EM
M)    FERRU   EM
N)    PENU    EM
O)       ILÓ
P)    BERIN   ELA
Q)    ACARA   É
R)        ECA
S)        ERIMUM
T)    ADÁ   IO
U)    PRIVILÉ    IO
V)    VESTÍ    IO

03 – Complete as palavras usando X ou CH nos espaços:
A)    FAI   A
B)    TROU   A
C)    ENCAI   ADO
D)    DEI   AR
E)    EN   OVAL
F)     EN   OTAR
G)    EN.......AGUAR
H)    EN   ER
I)     EN   ENTE
J)     EN   ARCAR
K)    MÉ   ICO
L)     ME   ICANO
M)    ME   ER
N)    ME   ERICA
O)    ME    A
P)    DESLEI   O
Q)    FLE    A
R)    MA   UCADO
S)    FA   INA.



ATIVIDADES DE 30.03.20 ATÉ 03.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 25.04. 
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04 – Complete as palavras usando SSÇ ou S nos espaços:
A)    DETEN     ÃO
B)    CONTEN     ÃO
C)    ABSTEN     ÃO
D)    PROGRE     ÃO
E)    TRANSGRE    ÃO
F)     REGRE    ÃO
G)    EXPRE    ÃO
H)    REPRE     ÃO
I)     SUPRE     ÃO
J)     PRETEN    ÃO
K)    ASCEN    ÃO
L)    COMPREEN     ÃO
M)   MI    ANGA
N)   A     AFRÃO
O)   OPRE     ÃO
P)   EXPUL    ÃO 
Q)   PA    OCA
R)   APREEN    ÃO
S)   MU    ULMANO.

05 – Complete as palavras usando E ou I nos espaços:

a)   ABENÇO    
b)   POSSU    
c)   CONTINU    
d)   CONTRIBU    
e)   PONTU     
f)    SUM     
g)   ANT   AÉREO
h)   ANT   VÉSPERA
i)    ANT   BIÓTICO
j)    ANT   DILUVIANO
k)   Cà  MBRA
l)    MALCR   ADO
m)  PR    VILÉGIO
n)   DO......
o)   PERDO     
p)   VAD    AR
q)   RETRIBU     
r)    B     SOURO
s)   CAQU    

06 – Complete os espaços com a consoante H, se necessário:

a)   ....ERVA
b)  .... ÁBITO
c)  ..... ONESTO
d)  .....NVERNO
e) ....  ANDORINHA
f)   ......IATO
 g)  .....AVER
h)  .....ABITAÇÃO
i)   ...... ONTEM
j)   ...... ÚMIDO
k)    .....IATE
l) ..... OMBRO
m)...... ÉLICE
n)  ..... ÉRNIA
o) ...... OMOLOGAR
p) ..... ULHA
q) ..... UMOR
r) ..... OMENAGEM


ATIVIDADES DE 06.04.20 ATÉ 10.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 25.04. 
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Produção Textual

Por que eles bebem e dirigem?

        A adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de São Paulo não bastou. Os dados da Secretaria de Segurança Pública revelam uma redução de quase 20% de acidentes com mortes no trânsito nos primeiros meses de 2012 para 2013 no Estado depois da lei, mas, no mesmo período dois acidentes impressionaram. Um deles amputou o braço de um jovem ciclista em plena Avenida Paulista, uma das principais artérias de São Paulo. O outro matou um garoto de 15 anos que andava de skate numa rua de Guarulhos, na grande São Paulo. Ambos foram vítimas de motoristas alcoolizados. O convívio de motoristas com ciclistas, motoqueiros, skatistas e pedestres nas ruas, cada vez mais estranguladas pelo trânsito nas médias e grandes cidades do país, se tornou insano. Quando a bebida entra nessa relação tensa, os efeitos são ainda mais catastróficos.
        Várias propostas têm sido discutidas no mundo para reduzir a violência no trânsito. Em muitos países, ela é a principal causa de mortes entre os jovens. Entre as medidas, aumentar a carga tributária (e, por tabela, o preço das bebidas), diminuir os pontos de venda de álcool à noite, regulamentar a publicidade, fiscalizar com mais rigor e impor penas mais duras. Tudo isso parece causar um impacto inicial nos números. O grande desafio é aprimorar os resultados e torná-los permanentes.
        Há questões estruturais importantes que devem, também, ser destacadas. Nas grandes cidades, transporte público de qualidade e barato, estendido madrugada adentro, que garanta um meio tranquilo de o jovem chegar em casa, é um deles. Criar áreas seguras nas ruas (com ciclovias protegidas) também pode ser uma medida importante. Alguns países estudam a instalação de detectores de álcool (uma espécie de bafômetro pessoal) acoplados a caminhões, ônibus e até carros particulares. Para ligar o motor, o próprio carro exige um controle do consumo de bebida.
        Além desses fatores, não se pode esquecer do comportamento. Mais que ensinar a guiar e a respeitar quem está nas ruas, a educação pelo trânsito deveria passar pela percepção do risco envolvido no ato de guiar embriagado ou sob efeitos de outras drogas. É aí que se esbarra numa das questões mais difíceis. Como sensibilizar o condutor do veículo, principalmente o jovem motorista, do risco que ele corre e, pior, que ele pode oferecer aos outros? Sem mexer nesse componente humano, de noção de responsabilidade e limite, será difícil solidificar as conquistas deste início de ano.
BOUER, Jairo. Época, p.81, 1º abr.2013.
1.O  texto traz dois temas relevantes  relacionados ao trânsito. Quais são eles ? Comente.



2.De acordo com o texto, a adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de São Paulo não bastou, mesmo tendo havido uma redução nos acidentes de trânsito. Explique por quê?



3.Algumas propostas  têm sido discutidas no mundo para reduzir a violência no trânsito. Cite algumas medidas,  que de acordo com o texto podem contribuir com essa redução.



4.Cite alguns fatores que se colocados em prática irão contribuir para a diminuição de acidentes no trânsito.



5. De acordo com o texto, qual questão é  a mais difícil de ser tratada em relação a diminuição de uso excessivo de álcool e consequentemente a violência no trânsito?



6.Com base no tema proposto no texto acima, produza um texto argumentativo;  aponte soluções para melhorar os problemas causados pelo trânsito em nosso país.
Não esqueça que seu texto deverá conter: a tese ou o ponto de vista expostos no primeiro parágrafo e definido nos demais parágrafos, o desenvolvimento no qual deverá conter argumentos convincentes em defesa de seu ponto de vista e, finalmente  a conclusão.  



ATIVIDADES DE 13.04.20 ATÉ 17.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 30.04. 
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Variação linguística


As variações linguísticas são as mudanças que a língua apresenta dentro do seu próprio sistema. Ocorrem variações na língua porque a língua é usada por falantes inseridos numa sociedade complexa, formada por diferentes grupos sociais, com diferentes hábitos linguísticos e diferentes graus de escolarização.
O uso faz a regra e os falantes usam a língua de modo a suprir suas necessidades comunicativas, adaptando-a conforme suas intenções e necessidades. Assim, a língua portuguesa encontra-se em constante alteração, evolução e atualização, não sendo um sistema estático e fechado.
Tipos de variação linguística
As variações linguísticas ocorrem principalmente nos âmbitos geográficos, temporais e sociais.
Variações diatópicas
As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência. Este tipo de variação ocorre porque diferentes regiões têm diferentes culturas, com diferentes hábitos, modos e tradições, estabelecendo assim diferentes estruturas linguísticas.
Exemplos de variações diatópicas
Diferentes palavras para os mesmos conceitos:
  • aipim, mandioca, macaxeira;
  • abóbora, jerimum, moranga;
  • sacolé, dindim, geladinho.
Diferentes sotaques, dialetos e falares:
  • dialeto caipira;
  • dialeto gaúcho;
  • dialeto baiano.
Reduções de palavras ou perdas de fonemas:
  • véio (velho);
  • muié (mulher);
  • cantá (cantar);
  • enxovar (enxoval).
Variações diacrônicas
As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.
Exemplos de variações diacrônicas
Palavras que caíram em desuso:
  • vossemecê;
  • botica;
  • comprir.
Grafias que caíram em desuso:
  • flôr;
  • pharmácia;
  • seqüencia.
Vocabulário e expressões típicas de uma determinada faixa etária:
  • Você é um chato de galocha!
  • Ele é maior barbeiro.
  • Vai catar coquinho.
Variações diastráticas
As variações diastráticas, também chamadas de variações sociais, são variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais. Este tipo de variação ocorre porque diferentes grupos sociais possuem diferentes conhecimentos, modos de atuação e sistemas de comunicação.
Exemplos de variações diastráticas
Gírias próprias de um grupo com interesse comum, como os skatistas:
  • Prefiro freestyle.
  • O gringo tem um carrinho irado.
  • O silk do skate tá insano.
Jargões próprios de um grupo profissional, como os policiais e militares:
  • Ele deu sopa na crista.
  • Vamos na rota dele.
  • Não mexe com meu peixe.
Variações diafásicas
As variações diafásicas, também chamadas de variações situacionais, são variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal e outros em que é utilizado um registro informal.
Exemplos de variações diafásicas
Linguagem informal, considerada menos prestigiada e culta, usada quando há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações descontraídas.
  • Fala, garoto! Beleza?
  • Rola um cinema hoje?
  • Cadê Pedro? Cê viu ele?
Linguagem formal, considerada mais prestigiada e culta, usada quando não há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações que requerem uma maior seriedade.
  • Bom dia! Tudo bom com você?
  • Querem ir ao cinema hoje?
  • Onde está Pedro? Você viu-o?
Variação linguística e preconceito linguístico
O preconceito linguístico surge porque nem todas as variações linguísticas usufruem do mesmo prestígio. Algumas são consideradas superiores, mais corretas e cultas e outras são consideradas menos cultas ou mesmo incorretas.
Preconceito linguístico ocorre sempre que uma determinada variedade é referida com um tom pejorativo e depreciativo, estando associada a situações de deboche ou até de violência, o que contribui para a exclusão social de diversos indivíduos e grupos.
É urgente compreender e aceitar que todas as variedades linguísticas são fatores de enriquecimento e cultura, não devendo ser encaradas como erros ou desvios.
Responda:

1) O que são variações linguísticas?

2) Quais são os tipos de variações linguísticas?

3) qual é o tipo de linguagem mais adequado para uma entrevista de emprego, formal ou informal? Por quê?



ATIVIDADES DE 20.04.20 ATÉ 24.04.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 02.05. 
AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS NO RETORNO DAS AULAS.
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Variação Linguística

Causo Mineiro

Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô, e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem  doidimais!
Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!
Grazadeus ninguém semaxucô!

                                                                                 

NATUREZA E CULTURA (Fonte: ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A cultura. In: Filosofando: introdução à filosofia. SP: Moderna,
 1993, p.2-8)

Responda:


1. Faça  a leitura do texto, após identifique o falante do texto. A qual região do Brasil ele pertence?
__________________________________________________________________

2.O texto está escrito:
a.(   ) na linguagem formal
b.(   ) na informal

3.Traduza o trecho a seguir e faça as correções necessárias.
“Fiquei sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” . Responda porque a personagem ficou assim?
___________________________________________________________________________________________________________________________________
4.A fala da personagem é proveniente de um matuto e, apesar dos erros é possível afirmar que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria falar de maneira correta? Explique com argumentos convincentes.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________

5.Faça as correções necessárias no texto.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________

6.Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:
Analise qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo:
a.(   )Ao conversar com um amigo.
b.(   ) Ao conversar com a diretora da escola.
c.(   )Ao escrever uma carta para uma autoridade.
d.(   ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).
e.(   )Ao conversar com um professor.
f.(   ) Ao conversar com meu irmão.
g.(   ) Ao conversar com vários amigos.
h.(   ) Ao redigir um texto para o vestibular.
i.(   )Ao conversar no telefone com um juiz.
j.(   )Ao conversar com um matuto. 








Produção de texto
A produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias sobre determinado assunto.
Saber como escrever um texto pode ser um pré-requisito para conseguir um emprego e uma vaga na faculdade. Isso porque pessoas que escrevem bons textos conseguem se expressar melhor.
Vale lembrar que o hábito da leitura é essencial para se produzir um bom texto. Enquanto estamos lendo vamos ampliando nosso vocabulário e, consequentemente, nosso universo interpretativo.
Ou seja, com o ato da leitura estamos aumentando nossa capacidade de entender melhor tudo que nos rodeia.

Os 5 Tipos de Textos

Para construir um bom texto, é necessário saber qual tipo se encaixa no que estamos pretendendo escrever. A produção textual envolve os 5 tipos de textos:
  1. Texto Dissertativo: defende uma ideia, sendo um texto argumentativo e opinativo. Exemplos: artigos, resenhas, ensaios, monografias, etc.
  2. Texto narrativo: narra fatos, acontecimentos ou ações de personagens num determinado tempo e espaço. Exemplo: crônicas, fábulas, novelas, romances, etc.
  3. Texto descritivo: descreve objetos, pessoas, animais, lugares ou acontecimentos. Exemplos: diários, relatos, biografias, currículos, etc.
  4. Texto Injuntivo: textos instrucionais que explicam como realizar algo. Exemplos: receitas, bula de remédio, manual de instruções, propagandas, etc.
  5. Texto Expositivo: apresenta um tema, um conceito ou uma ideia. Exemplos: seminários, conferências, palestras, enciclopédias,

    Dicas essenciais para escrever um bom texto

    • Mantenha o hábito da leitura e da escrita;
    • Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais;
    • Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
    • Seja criativo e espontâneo;
    • Não utilize palavras de baixo calão, palavrões;
    • Se distancie da linguagem coloquial, informal;
    • Tenha opinião e faça críticas próprias;
    • Atenção à relação lógica das ideias (coerência);
    • Não se afaste do tema e do tipo de texto proposto;
    • Faça um rascunho para evitar rasuras;
    • Se necessário, leia o texto em voz alta;
    • Cuidado com as repetições de palavras e ideias;
    • Não utilize palavras ou expressões que não conheça;
    • Se necessário, recorra ao dicionário;
    • Seja claro e conciso.
    Atividade:
    1) Faça uma produção de texto falando sobre o coronavírus

ATIVIDADES DE 01.06.20 ATÉ 05.06.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 12.06. 

CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.







ATIVIDADES DE 08.06.20 ATÉ 15.06.20

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: ATÉ 17.06. 

CASO HAJA ALGUMA DÚVIDA, PODEM FAZER CONTATO COMIGO ATRAVÉS DE EMAIL.








CURRÍCULO

    Atenção ao elaborar seu currículo.

        Elaborar um currículo de forma adequada pode ser o primeiro passo para ser chamado para uma entrevista, um teste e, talvez até para ser contratado.
        Algumas dicas:
·        Não informe apenas a profissão e a empresa; diga exatamente o que você fazia no emprego.
·        Não escreva mais de uma página, pois quem vai ler tem pouco tempo. Mesmo que você tenha várias experiências profissionais, escolha as mais importantes e escreva: “Experiências profissionais mais relevantes”. Quem ler seu currículo vai saber que você tem outras experiências.
·        Faça uma revisão do texto ou peça ajuda a alguém, pois o texto deve ser claro e sem erros.
·        O currículo deve ser digitado.

Logo depois... Vem a entrevista de emprego

        Se o currículo for selecionado, a empresa pode chamar a pessoa para uma entrevista de emprego ou para um teste. O teste normalmente é prático, ou seja, o candidato deverá demonstrar que sabe realizar o serviço solicitado. Por exemplo, um serralheiro vai fazer algum trabalho com ferro, uma faxineira vai limpar a casa ou algum cômodo, etc.
        Já a entrevista de emprego é feita por quem seleciona os funcionários. Nessa entrevista, as perguntas são feitas para conhecer melhor o candidato, saber informações que não estão no currículo. Muitas vezes, essa entrevista é feita como se fosse uma conversa, mas, na verdade, é uma maneira de a empresa avaliar se vale a pena contratar o candidato.
        Quem vai passar por uma entrevista, muitas vezes, fica tenso porque não imagina quais perguntas serão feitas ou como responder a elas. Discuta com seus colegas:
·        Quais perguntas você imagina que lhe fariam numa entrevista de emprego?
Como você acha que alguém se sai bem numa entrevista de emprego?
·        É melhor dizer a verdade na entrevista, mesmo arriscando o emprego, ou mentir, para tentar conseguir a vaga? Por quê?
·        Que tipo de linguagem você acha que deve ser utilizada nessas situações?
·        Compare o que foi discutido até agora com o que diz o texto do quadro a seguir. Verifique se as opiniões da turma se parecem com as orientações do texto e se vocês mudariam de opinião sobre algum aspecto depois da leitura.

                                    DICAS DE ENTREVISTA

·        Mantenha-se calmo: não adianta ficar nervoso. Se você sabe o que quer, suas chances de conseguir uma vaga aumentam.
·        Avalie o seu perfil profissional para saber exatamente quais são suas chances e pontos fortes.
·        Esteja informado sobre o tipo de trabalho a ser realizado, pois isso é fundamental para uma possível aprovação.
·        Chegue com antecedência na empresa.
·        Seja gentil e discreto na sala de espera.
·        Use roupas discretas, sem cores muito chamativas, e não abuse da maquiagem.
·        Mantenha a barba ou bigode bem aparados.
·        Não demonstre medo, você só está procurando uma nova colocação no mercado.
·        Desligue o celular assim que chegar no local da seleção.
·        Tenha uma boa noite de sono para não ficar com olheiras.
·        Chegue ao encontro de cabeça erguida. A postura é muito importante: demonstre confiança e segurança no que fala.
·        Ao cumprimentar, olhe nos olhos da pessoa. Isso demonstra ao entrevistador que você é uma pessoa confiável.
·        A hora do aperto de mãos é muito importante. Não use força demais ou de menos.
·        Saiba ouvir e limite-se a responder apenas às questões que lhe foram formuladas.
·        A postura do candidato na hora de sentar para conversar é sempre observada pelo selecionador. Não fique esparramado na cadeira ou batucando no descanso do braço.
·        Gesticulação exagerada e repetitiva demonstram nervosismo e insegurança.
·        Não fume e não aceite cigarros durante a entrevista.
·        Cuidado com demonstrações de intimidade excessiva com o entrevistador.

Preste atenção para não:
·        Falar demais.
·        Discordar demais do entrevistador.
·        Mostrar impaciência.
·        Ser emotivo.
·        Ignorar perguntas.
·        Mudar de assunto de repente.
·        Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo.
·        Contar piadas.

Interpretação do texto:

1 – Quais as principais informações que deve ser colocada em um currículo?
      
2 – Quando o currículo for selecionado, o que acontece com o candidato?
      
3 – Qual é a diferença entre entrevista e o teste?
     
     
4 – De acordo com as dicas de entrevista, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1 – Manter-se calmo.
2 – Perfil Profissional.
3 – Saber sobre o tipo de trabalho.
4 – Horário.
5 – Celular.
6 – Chegar de cabeça erguida.
7 – Olhar nos olhos do entrevistador.
8 – Fumar.

(  )Chegue com antecedência na empresa.
(  ) Saber exatamente quais são suas chances e pontos fortes.
(  ) Se você sabe o que quer, suas chances de conseguir uma vaga aumentam.
(  ) A postura é muito importante, demonstra confiança e segurança.
 ) É fundamental para uma possível aprovação.
 ) Desligue assim que chegar no local da seleção.
(  ) Não fume e não aceite cigarros durante a entrevista.
(  ) Isso demonstra ao entrevistador que você é confiável.

5 – Cite três coisas que não deve fazer em uma entrevista?
      
6) Elabore um currículo baseado nas dicas do texto





.ATIVIDADES DE 15.06.20 ATÉ 20.06.20


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Leia:
Nossa vida

Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.
A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol.
─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.
─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.
Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.
O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.
Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem... Minha mãe não sabia que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não. De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.
Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para a lavoura.
Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.

Paula Saldanha. “Heróis dos Gerais”. São Paulo, FTD, 1998, p. 7-9.
Questão 1 – O objetivo do texto é:
(     ) divulgar algo.
(     ) noticiar um fato.
(     ) narrar uma história.
Questão 2 – Na parte “Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato.”, o narrador revela:
(     ) o motivo de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
(     ) a finalidade de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
(     ) a consequência de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.

Questão 3 – O narrador do texto expõe uma opinião na passagem:
(     ) “Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.”
(     ) “De manhãzinha, café aguado com pão duro.”
(     ) “Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.”

Questão 4 – A expressão grifada indica um lugar no trecho:
(     ) “Lá em casa, a situação estava difícil.”
(     ) “No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado.”
(     ) “No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.”

Questão 5 – Em “Achava que era frescura de criança.”, o narrador expressa o pensamento:
(     ) de seu pai.
(     ) de sua mãe.
(     ) do capataz da fazenda.

Questão 6 – Na frase “Mas não era, não.”, a repetição do termo “não”:
(     ) reforça a negação.
(     ) indica uma correção.
(     ) estabelece uma contradição.

Questão 7 – No segmento “Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme.”, a palavra “firme” exprime:
(     ) o meio com que o capaz fazia a gente trabalhar.
(     ) o modo com que o capaz fazia a gente trabalhar.
(     ) a intensidade com que o capaz fazia a gente trabalhar.

Questão 8 – Segundo o narrador, ele e seus irmãos realizavam serviços bem pesados na fazenda dos Gerais da Bahia. O pior deles era:
(     ) “roçar”
(     ) “capinar”

(     ) “carregar carrinhos de mão pesados”




ATIVIDADES DE 22.06.20 ATÉ 27.06.202

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Preposições


Preposição – É a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Ex.: Passe por aqui.  Vou com vocês. Gosto de você. Saímos sem destino.

Preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Combinação – A preposição se une a outra palavra e não perde som.
A + A = À                  A + O = AO
·        Quando o A pode ser trocado por O, esse A não é preposição.
Ex.: Vou a Vitória. (O A é preposição)
Essa é a minha filha.   Esse é o meu filho. (O A é artigo)
A + ONDE = AONDE.
Ex.: Aonde você vai?
Contração – A preposição se une a outra palavra e há perda de som.
DE + A = DA            DE + O = DO
Ex.: livro de história / livro da Maria / livro do João
EM + A = NA            EM + O = NO          
EM + ESTE = NESTE         EM + AQUELA = NAQUELA
Ex.: cheguei em casa / ganhei na loteria / ganhei no bingo
POR + A = PELA     POR + O = PELO
Ex.: vou por aqui / passei pela casa dela / passei pelo mercado

Principais sentidos que as preposições representam:

Matéria – Ganhei um urso de pelúcia.
Posse – Esse livro é do professor.
Causa (motivo) – O cãozinho morreu de fome.
Finalidade (objetivo) – Eu leio para me tornar uma pessoa sábia.
Origem – Meus amigos são de Vitória.
Modo – Fez tudo com cuidado.
Instrumento – Ele se feriu com a tesoura.
Companhia – Vou sair com meus amigos.
Lugar – Passarei minhas férias em Fortaleza.
Oposição (sentido contrário) – Devemos protestar contra a violência
Assunto – Conversamos sobre você.
Tempo – Tenho um prazo de dez dias para ir embora.
Meio – A notícia foi divulgada pela televisão.
Preço – Vendi o carro por 10 mil reais.




Tirinha Divã



01 – O nome da tirinha é “Divã” e os 3 primeiros quadrinhos levam o leitor a pensar que a mulher estava em uma consulta com um psicólogo. O que surpreende o leitor no último quadrinho?
     

02 – Circule as preposições nas falas da tirinha:
a) Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos.
b) Desculpa eu te amolar com minhas lamúrias...
c) Sem problemas...
d) Só não vejo necessidade da senhora ficar deitada nesse banco.

03 – Em: “Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos”, a preposição destacada indica:
a) modo         b) tempo       c) companhia           d) instrumento.

04 – Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas:
(1) Origem                (  ) Não conversamos sobre política.
(2) Tempo                (  ) Esse brinco é da minha irmã.
(3) Lugar                  (  ) Juntei dinheiro para viajar.
(4) Assunto              (  ) Esse brinco é de ouro?
(5) Finalidade          (  ) Ele passou mal de tanto comer.
(6) Instrumento        (  ) Eu sou de Minas Gerais.
(7) Posse                 (  ) Vou sair com minha tia.
(8) Matéria               (  ) Ele se cortou com a tesoura.
(9) Companhia        (  ) Vou ao shopping.
(10) Causa               (  ) Viajaremos em dois dias.



ATIVIDADES DE 29.06.20 ATÉ 04.07.20




Poesia


O QUE É POESIA?


 
Afinal, o que é poesia? Essa parece uma pergunta de difícil resposta, não é mesmo? Isso acontece porque a poesia é um elemento da subjetividade, portanto, é difícil conceituá-la. O que parece poético para uma pessoa nem sempre é para outra, haja vista que cada um de nós é dotado de diferentes níveis de percepção: enquanto uns são mais sensíveis, outros têm dificuldades para abstrair e compreender a força da poesia.
A poesia, além de não ser exclusividade da literatura, difere-se do poema, embora muitas pessoas confundam esses dois elementos. O poema é um gênero textual do universo literário que apresenta características formais e temáticas que permitem sua identificação entre os outros gêneros. Já a poesia pode estar associada a diversas manifestações artísticas, seja na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, na música ou no cinema.
Para que a poesia seja percebida – e sentida –, é preciso que o receptor (ou seja, aquele que a recebe) esteja aberto a diferentes experiências sensoriais. A poesia reside no campo das emoções e pode manifestar-se por meio de palavras, cores, imagens e sons, principalmente quando esses elementos estiverem carregados de sentimentalidade. Vamos ver se você consegue perceber a poesia? Que tal fazer um teste?
A poesia pode estar presente em uma bela pintura...

A tela Starry nigh (Noite estrelada) é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh


Nas cantigas de roda...
Que lindos olhos, que lindos olhos tem você
Que ainda hoje, que ainda hoje eu reparei
Se eu reparasse, se eu reparasse há mais tempo
Eu não amava, eu não amava a quem amei
(Que lindos olhos – Cantiga folclórica)
Como pode um peixe vivo
viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua,
S
em a tua companhia

Os pastores dessa aldeia 
fazem prece noite e dia
Como poderei viver
Como poderei viver 
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia
(Peixe vivo – Cantiga folclórica)
E também na literatura:
Os Poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
Mario Quintana
Se você conseguiu perceber toda beleza e lirismo presente nas pinturas, nas cantigas folclóricas e no poema de Mario Quintana, parabéns, você é capaz de sentir a poesia. Lembre-se de que a poesia só existe quando é plenamente compreendida. Para compreendê-la, é preciso um bocado de sensibilidade!


Atividade:


Escreva um poema.







ATIVIDADES DE 13.07.20 ATÉ 11.07.20



Conotação e Denotação



A conotação e a denotação são as variações de significados que ocorrem no signo linguístico, o qual é composto de um significante (as letras e os sons) e um significado (o conceito, a ideia).
Assim, a conotação representa o sentido figurado, enquanto a denotação é o sentido literal atribuído a um termo.
Exemplos:
  • Ele comeu bola na prova de matemática. (sentido conotativo)
  • Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. (sentido denotativo)
Com os exemplos acima, podemos ver que o sentido figurado, ou conotativo, foi utilizado na primeira oração, uma vez que “comer bola” significa”cometer um erro. Não poderíamos, no entanto, utilizar essa expressão no sentido real, uma vez que “comer bola” é algo impensável.
Resumindo:
  • conotação: sentido subjetivo, figurado
  • denotação: sentido real, literal

Sentido Conotativo e Sentido Denotativo

sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo.
Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e sentimentos.
Por sua vez, o sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo. Ele é, muitas vezes, caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, que contém a primeira acepção da palavra.
Nos dicionários, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), a qual indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.
Vamos ver o exemplo da palavra cachorro no dicionário online de português (dicio):
s.m. Cão novo.
Cria da loba, da leoa e de outros animais parecidos com o cão.
Bras. Qualquer cão.
Construção. Peça saliente de madeira ou pedra para sustentação de cimalha ou sacada; modilhão.
Escora de navio em estaleiro.
Fig. Pop. Homem desaforado, de mau caráter ou mau gênio; indivíduo desprezível, canalha." 
Exemplos do sentido conotativo e denotativo:
  • Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)
  • O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)
Nas orações acima, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.
Na primeira frase, o termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.



 Exercícios:
Leia o texto: Canibalismo entre insetos
    Seres que nascem na cabeça de outros e que consomem progressivamente o corpo destes até aniquilá-los, ao atingir o estágio adulto. … Esse é um enredo que mais parece de ficção científica. No entanto, acontece desde a pré-história, tendo como protagonistas as vespas de certas espécies, e é um exemplo da curiosa relação dos ‘inimigos naturais’, aproveitada pelo homem no controle biológico de pragas, para substituir com muitas vantagens os inseticidas químicos. 
(Revista Ciência Hoje, nº 104, outubro de 1994, Rio, SBPC)

a) O texto apresenta linguagem denotativa ou conotativa? Explique.
R:

4) Coloque ( D ) para denotativo e ( C ) para conotativo:
(    ) Hoje irei ao cinema.
(    ) João quebrou  o espelho do banheiro.
(    ) Esse menino tem um coração de ouro.
(    ) A Praça do peixe  fica no coração de Bataguassu.
(    ) Fiz um transplante de coração.
(    ) Karina é mesmo má tem um coração de pedra.
(    ) Para vencer a luta era preciso alcançar o coração do país.
(    ) Kelly completou vinte primaveras.
(    ) Na primavera as flores abrem suas pétalas.
(    ) Correu muito, porém não pegou o trem para São Paulo.
(    ) A tempestade foi terrível no Rio de Janeiro.
(    ) Minha mãe  é meu espelho.
(    )Carla superou seus problemas conjugais.
(    )”O amor é fogo que arde sem se ver…”
(    )Pedro mora no coração de São Paulo.