Páginas


8º ano - Ciências

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.



Turmas: 81, 82 e 83

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira

Email: ppaulopereira93@gmail.com

WhatsApp: (51) 984183918

__________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                 Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                              Data: 16/03/2020 a 20/03/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
__________________________________________________________________________________________

Bom dia! 
Vale a pena viver, apesar de tudo, eu sou feliz.

Atividade 1:

Segue os links:


ou



Atividade: Fazer uma pesquisa no youtube, da seguinte forma: ministério da saúde COVID-19.
Assista pelo menos 3 reportagens e faça um relatório de pelo menos 10 linhas, falando sobre a gravidade deste vírus.
__________________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                  Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                               Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 2:

Segue o link:


Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
__________________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                             Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 3:

Pesquisar o vocabulário:

  • Alvéolos;                                          
  • DNA;
  • RNA;
  • Vírus;
  • Epidemia;
  • Pandemia;
  • Isolamento;
  • Núcleo;
  • Célula;
  • Infectar;
  • Letalidade;
  • Nutriente;
_________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                             Data: 06/04/2020 a 10/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 4:

Segue o link:


Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
__________________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                           Data: 13/04/2020 a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 5:

Segue o link:


Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
__________________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                           Data: 20/04/2020 a 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


Conceito de ciências

A educação do século XXI deve-se voltar ao desafio de promover no aluno o desenvolvimento de habilidades e de competências. Ou seja, deve formar pessoas que dominem a escrita e a leitura, consigam se comunicar com clareza, saibam buscar informações e consigam utilizá-las com propriedade para elaborar argumentos e tomar decisões, sejam capazes de trabalhar em equipe, de construir um olhar crítico sobre a sociedade, e criar soluções.

Espero também que você dedique seu olhar investigativo para a vida humana, não somente no sentido de preserva-la e de entender o funcionamento dos organismos, buscando permanente compreensão e respeito pelas diversidades cultural, étnica, religiosa e de gênero. 

Rotação e translação
Segue o link da aula:
______________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                           Data: 27/04/2020 a 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


Clima, tempo e fatores climáticos

Segue o link da aula:

Atividades:
1.       Faça uma relação entre os movimentos de rotação e translação com as estações do ano.
2.       Diferencie clima de tempo.
Diferencie longitude de Latitude, relacionando com as linhas imaginárias.
_________________________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                           Data: 01/06/2020 a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


Quando falamos das plantas, sempre imaginamos seres estáticos. Entretanto, existem alguns movimentos que são realizados por esses seres vivos. Um desses movimentos é o fototropismo, um crescimento que envolve uma curvatura de parte da planta.

O que é o fototropismo?

O fototropismo é um movimento de curvatura que a planta realiza em resposta à luz. Observa-se o crescimento do vegetal em resposta a um estímulo, que nesse caso é uma fonte luminosa. A importância desse crescimento está no fato de que a luz é fundamental para vários processos realizados pela planta, como a realização da fotossíntese e a floração.

Como ocorre o fototropismo?


O fototropismo ocorre devido à ação da auxina. Quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células. Com o alongamento celular mais rápido no lado não iluminado e, consequentemente, um crescimento diferencial, observa-se a curvatura da planta (Veja figura abaixo). A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor.
Observe a movimentação da auxina para o lado oposto ao iluminado
Observe a movimentação da auxina para o lado oposto ao iluminado

O que é fototropismo positivo e negativo?

O fototropismo pode ser negativo ou positivo. Quando falamos em fototropismo positivo, estamos referindo-nos ao crescimento em direção à fonte luminosa. O fototropismo negativo é o crescimento no sentido contrário à fonte luminosa.

Experimento para observar o fototropismo

É bastante simples observar como ocorre o fototropismo. Para isso, basta plantar uma semente e colocá-la no interior de uma caixa com apenas uma entrada para a luminosidade. Você observará que o crescimento será direcionado para o local onde ocorre a entrada de luz.
_________________________________________________________________

AULA PROGRAMADA

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                           Data: 07/06/2020 a 12/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade:
Plante uma semente de acordo com o experimento da aula anterior, fotografe dia-a-dia e faça um relatório explicando de acordo com a observação.
Pesquise  estrutura morfológica da semente que usou.
_________________________________________________________________________

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                           Data: 15/06/2020 a 20/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Germinação
A germinação é uma sucessão de etapas que retomam o desenvolvimento do embrião e o início da formação de uma nova plântula.
Podemos resumir a germinação como o processo de transformação da semente em uma nova planta.
A semente é constituída pelo embrião, endosperma e tegumento. Durante a germinação, o embrião é nutrido pelo endosperma.
Germinação
Germinação
Fatores que Afetam a Germinação
Para que a germinação ocorra são necessárias certas condições que dependem de fatores ambientais e da própria semente.
Os principais fatores que afetam a germinação são:
·         Disponibilidade de água
·         Oxigênio
·         Luz
·         Temperatura
·         Permeabilidade do envoltório da semente
·         Substâncias químicas
·         Dormência da semente
Dentre todos os fatores, a água é o mais determinante para a germinação. A embebição, processo de captação da água, hidrata os tecidos e intensifica as atividades metabólicas necessárias para a retomada do crescimento do eixo embrionário.
Apesar da importância da água, o seu excesso provoca a diminuição da germinação, pois impede a penetração do oxigênio.
Naturalmente, as sementes germinam assim que encontram condições ambientais favoráveis. Porém, outras sementes precisam superar o estado de dormência antes da germinação.
A germinação e a quebra da dormência de sementes também depende da ação dos hormônios vegetais, como as giberelinas.
_________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Fases da Germinação

A germinação pode ser dividida em três fases: embebição, indução do crescimento e crescimento do eixo embrionário.

Fase de Embebição

A fase de embebição consiste na captação de água que provoca o umedecimento inicial dos tecidos mais próximos à superfície.
A quantidade de água absorvida deve ser suficiente não só para iniciar a germinação, como também para garantir que o processo ocorra até o fim.

Fase de Indução do Crescimento

Nessa fase há uma redução na captação de água. Ocorre a formação de novos tecidos e a ativação do metabolismo.

Fase de Crescimento do Eixo Embrionário

A fase de crescimento compreende o processo de expansão celular e a ruptura do tegumento com a protrusão da radícula (raiz embrionária). A radícula é a primeira parte a emergir da semente.

Tipos de Germinação

A germinação pode ser de dois tipos: epígea e hipógea.
Germinação Epígea: os cotilédones se elevam acima do solo. É típica das dicotiledôneas.
Germinação Hipógea: os cotilédones permanecem no solo. É típica das monocotiledôneas.
Os cotilédones são as folhas embrionárias das plantas, formados pela semente e importantes para o desenvolvimento inicial das plantas. Eles são as primeiras folhas que surgem do embrião.
O número de cotilédones na semente classifica as plantas em monocotiledôneas e dicotiledôneas.
_________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade:
1.Faça uma pesquisa sobre os tipos de dispersão de sementes na natureza.
_________________________________________________________________________
 AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano                                                Data: 06/07/2020 a 11/07/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade:
1. Terminar o relatório pedido na semana do dia 07/06/2020 a 12/06/2020 e enviar por email.