NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 81, 82 e 83
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira
Email: ppaulopereira93@gmail.com
WhatsApp: (51) 984183918
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 16/03/2020 a 20/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Bom dia!
Vale a pena viver, apesar de tudo, eu sou feliz.
Atividade 1:
Segue os links:
ou
Atividade: Fazer uma pesquisa no youtube, da seguinte forma: ministério da saúde COVID-19.
Assista pelo menos 3 reportagens e faça um relatório de pelo menos 10 linhas, falando sobre a gravidade deste vírus.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade 2:
Segue o link:
Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade 3:
Pesquisar o vocabulário:
- Alvéolos;
- DNA;
- RNA;
- Vírus;
- Epidemia;
- Pandemia;
- Isolamento;
- Núcleo;
- Célula;
- Infectar;
- Letalidade;
- Nutriente;
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 06/04/2020 a 10/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 06/04/2020 a 10/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade 4:
Segue o link:
Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 13/04/2020 a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 13/04/2020 a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade 5:
Segue o link:
Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
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Fases da Germinação
Fase de Embebição
Fase de Indução do Crescimento
Fase de Crescimento do Eixo Embrionário
Tipos de Germinação
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 20/04/2020 a 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Conceito
de ciências
A educação do século XXI deve-se voltar ao desafio de promover
no aluno o desenvolvimento de habilidades e de competências. Ou seja, deve formar
pessoas que dominem a escrita e a leitura, consigam se comunicar com clareza,
saibam buscar informações e consigam utilizá-las com propriedade para elaborar
argumentos e tomar decisões, sejam capazes de trabalhar em equipe, de construir
um olhar crítico sobre a sociedade, e criar soluções.
Espero também que você dedique seu olhar investigativo para
a vida humana, não somente no sentido de preserva-la e de entender o funcionamento
dos organismos, buscando permanente compreensão e respeito pelas diversidades
cultural, étnica, religiosa e de gênero.
Rotação e translação
Segue o link da aula:
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Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 20/04/2020 a 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Conceito
de ciências
A educação do século XXI deve-se voltar ao desafio de promover
no aluno o desenvolvimento de habilidades e de competências. Ou seja, deve formar
pessoas que dominem a escrita e a leitura, consigam se comunicar com clareza,
saibam buscar informações e consigam utilizá-las com propriedade para elaborar
argumentos e tomar decisões, sejam capazes de trabalhar em equipe, de construir
um olhar crítico sobre a sociedade, e criar soluções.
Espero também que você dedique seu olhar investigativo para
a vida humana, não somente no sentido de preserva-la e de entender o funcionamento
dos organismos, buscando permanente compreensão e respeito pelas diversidades
cultural, étnica, religiosa e de gênero.
Rotação e translação
Segue o link da aula:
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 27/04/2020 a 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 27/04/2020 a 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Clima, tempo e fatores climáticos
Segue o link da aula:
Atividades:
1.
Faça uma relação entre os movimentos de rotação
e translação com as estações do ano.
2.
Diferencie clima de tempo.
Diferencie longitude de Latitude, relacionando
com as linhas imaginárias.
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Clima, tempo e fatores climáticos
Segue o link da aula:
Atividades:
1.
Faça uma relação entre os movimentos de rotação
e translação com as estações do ano.
2.
Diferencie clima de tempo.
Diferencie longitude de Latitude, relacionando
com as linhas imaginárias.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 01/06/2020 a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Quando falamos das plantas, sempre imaginamos seres estáticos. Entretanto, existem alguns movimentos que são realizados por esses seres vivos. Um desses movimentos é o fototropismo, um crescimento que envolve uma curvatura de parte da planta.
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 01/06/2020 a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Quando falamos das plantas, sempre imaginamos seres estáticos. Entretanto, existem alguns movimentos que são realizados por esses seres vivos. Um desses movimentos é o fototropismo, um crescimento que envolve uma curvatura de parte da planta.
O que é o fototropismo?
O fototropismo é um movimento de curvatura que a planta realiza em resposta à luz. Observa-se o crescimento do vegetal em resposta a um estímulo, que nesse caso é uma fonte luminosa. A importância desse crescimento está no fato de que a luz é fundamental para vários processos realizados pela planta, como a realização da fotossíntese e a floração.
O fototropismo é um movimento de curvatura que a planta realiza em resposta à luz. Observa-se o crescimento do vegetal em resposta a um estímulo, que nesse caso é uma fonte luminosa. A importância desse crescimento está no fato de que a luz é fundamental para vários processos realizados pela planta, como a realização da fotossíntese e a floração.
Como ocorre o fototropismo?
O fototropismo ocorre devido à ação da auxina. Quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células. Com o alongamento celular mais rápido no lado não iluminado e, consequentemente, um crescimento diferencial, observa-se a curvatura da planta (Veja figura abaixo). A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor.
O fototropismo ocorre devido à ação da auxina. Quando uma fonte luminosa surge de maneira unilateral, iluminando apenas um lado do caule de uma planta, acontece a migração da auxina para o lado não iluminado. Nesse local, a auxina atua para levar ao alongamento das células. Com o alongamento celular mais rápido no lado não iluminado e, consequentemente, um crescimento diferencial, observa-se a curvatura da planta (Veja figura abaixo). A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor.
O que é fototropismo positivo e negativo?
O fototropismo pode ser negativo ou positivo. Quando falamos em fototropismo positivo, estamos referindo-nos ao crescimento em direção à fonte luminosa. O fototropismo negativo é o crescimento no sentido contrário à fonte luminosa.
O fototropismo pode ser negativo ou positivo. Quando falamos em fototropismo positivo, estamos referindo-nos ao crescimento em direção à fonte luminosa. O fototropismo negativo é o crescimento no sentido contrário à fonte luminosa.
Experimento para observar o fototropismo
É bastante simples observar como ocorre o fototropismo. Para isso, basta plantar uma semente e colocá-la no interior de uma caixa com apenas uma entrada para a luminosidade. Você observará que o crescimento será direcionado para o local onde ocorre a entrada de luz.
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É bastante simples observar como ocorre o fototropismo. Para isso, basta plantar uma semente e colocá-la no interior de uma caixa com apenas uma entrada para a luminosidade. Você observará que o crescimento será direcionado para o local onde ocorre a entrada de luz.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 07/06/2020 a 12/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade:
Plante uma semente de acordo com o experimento da aula anterior, fotografe dia-a-dia e faça um relatório explicando de acordo com a observação.
Pesquise estrutura morfológica da semente que usou.
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Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.
Germinação
A
germinação é uma sucessão de etapas que retomam o desenvolvimento do embrião e
o início da formação de uma nova plântula.
Podemos
resumir a germinação como o processo de transformação da semente em uma nova
planta.
A
semente é constituída pelo embrião, endosperma e tegumento. Durante a
germinação, o embrião é nutrido pelo endosperma.
Germinação
Fatores que Afetam a Germinação
Para que
a germinação ocorra são necessárias certas condições que dependem de fatores
ambientais e da própria semente.
Os
principais fatores que afetam a germinação são:
·
Disponibilidade
de água
·
Oxigênio
·
Luz
·
Temperatura
·
Permeabilidade
do envoltório da semente
·
Substâncias
químicas
·
Dormência
da semente
Dentre todos os fatores, a água é
o mais determinante para a germinação. A embebição, processo de captação da
água, hidrata os tecidos e intensifica as atividades metabólicas necessárias
para a retomada do crescimento do eixo embrionário.
Apesar
da importância da água, o seu excesso provoca a diminuição da germinação, pois
impede a penetração do oxigênio.
Naturalmente,
as sementes germinam assim que encontram condições ambientais favoráveis.
Porém, outras sementes precisam superar o estado de dormência antes da
germinação.
A
germinação e a quebra da dormência de sementes também depende da ação dos hormônios vegetais,
como as giberelinas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira
Disciplina: Ciências
Atividade 8°
ano
Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada
aluno.
AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 07/06/2020 a 12/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade:
Atividade:
Plante uma semente de acordo com o experimento da aula anterior, fotografe dia-a-dia e faça um relatório explicando de acordo com a observação.
Pesquise estrutura morfológica da semente que usou.
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Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.
Germinação
A
germinação é uma sucessão de etapas que retomam o desenvolvimento do embrião e
o início da formação de uma nova plântula.
Podemos
resumir a germinação como o processo de transformação da semente em uma nova
planta.
A
semente é constituída pelo embrião, endosperma e tegumento. Durante a
germinação, o embrião é nutrido pelo endosperma.
Germinação
Fatores que Afetam a Germinação
Para que
a germinação ocorra são necessárias certas condições que dependem de fatores
ambientais e da própria semente.
Os
principais fatores que afetam a germinação são:
·
Disponibilidade
de água
·
Oxigênio
·
Luz
·
Temperatura
·
Permeabilidade
do envoltório da semente
·
Substâncias
químicas
·
Dormência
da semente
Dentre todos os fatores, a água é
o mais determinante para a germinação. A embebição, processo de captação da
água, hidrata os tecidos e intensifica as atividades metabólicas necessárias
para a retomada do crescimento do eixo embrionário.
Apesar
da importância da água, o seu excesso provoca a diminuição da germinação, pois
impede a penetração do oxigênio.
Naturalmente,
as sementes germinam assim que encontram condições ambientais favoráveis.
Porém, outras sementes precisam superar o estado de dormência antes da
germinação.
A
germinação e a quebra da dormência de sementes também depende da ação dos hormônios vegetais,
como as giberelinas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira
Disciplina: Ciências
Atividade 8°
ano
Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada
aluno.
Fases da Germinação
A
germinação pode ser dividida em três fases: embebição, indução do crescimento e
crescimento do eixo embrionário.
A
germinação pode ser dividida em três fases: embebição, indução do crescimento e
crescimento do eixo embrionário.
Fase de Embebição
A
fase de embebição consiste na captação de água que provoca o umedecimento
inicial dos tecidos mais próximos à superfície.
A
quantidade de água absorvida deve ser suficiente não só para iniciar a
germinação, como também para garantir que o processo ocorra até o fim.
A
fase de embebição consiste na captação de água que provoca o umedecimento
inicial dos tecidos mais próximos à superfície.
A
quantidade de água absorvida deve ser suficiente não só para iniciar a
germinação, como também para garantir que o processo ocorra até o fim.
Fase de Indução do Crescimento
Nessa
fase há uma redução na captação de água. Ocorre a formação de novos tecidos e a
ativação do metabolismo.
Nessa
fase há uma redução na captação de água. Ocorre a formação de novos tecidos e a
ativação do metabolismo.
Fase de Crescimento do Eixo Embrionário
A
fase de crescimento compreende o processo de expansão celular e a ruptura do
tegumento com a protrusão da radícula (raiz embrionária). A radícula é a
primeira parte a emergir da semente.
A
fase de crescimento compreende o processo de expansão celular e a ruptura do
tegumento com a protrusão da radícula (raiz embrionária). A radícula é a
primeira parte a emergir da semente.
Tipos de Germinação
A
germinação pode ser de dois tipos: epígea e hipógea.
Germinação Epígea: os cotilédones se elevam acima do
solo. É típica das dicotiledôneas.
Germinação Hipógea: os cotilédones permanecem no solo. É
típica das monocotiledôneas.
Os
cotilédones são as folhas embrionárias das plantas, formados pela semente e
importantes para o desenvolvimento inicial das plantas. Eles são as primeiras
folhas que surgem do embrião.
O
número de cotilédones na semente classifica as plantas em monocotiledôneas e
dicotiledôneas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade:
1.Faça uma pesquisa sobre os tipos de dispersão de sementes na natureza.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade:
1. Terminar o relatório pedido na semana do dia 07/06/2020 a 12/06/2020 e enviar por email.
A
germinação pode ser de dois tipos: epígea e hipógea.
Germinação Epígea: os cotilédones se elevam acima do
solo. É típica das dicotiledôneas.
Germinação Hipógea: os cotilédones permanecem no solo. É
típica das monocotiledôneas.
Os
cotilédones são as folhas embrionárias das plantas, formados pela semente e
importantes para o desenvolvimento inicial das plantas. Eles são as primeiras
folhas que surgem do embrião.
O
número de cotilédones na semente classifica as plantas em monocotiledôneas e
dicotiledôneas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade:
1.Faça uma pesquisa sobre os tipos de dispersão de sementes na natureza.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira Disciplina: Ciências
Atividade 8° ano Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Atividade:
1. Terminar o relatório pedido na semana do dia 07/06/2020 a 12/06/2020 e enviar por email.