Páginas


TURMA 101 - Religião


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




Turmas: 101

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com


OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL, CONSTANDO NOME DO ALUNO E TURMA.  

Enviar as respostas para o e-mail: mariafguig@outlook.com


ATIVIDADES DE 16/03/2020 ATÉ 20/03/2020



Observe os símbolos e leia os textos:

                                Símbolos Religiosos


Símbolos do Cristianismo

​➔ Cruz









Símbolo do Cristianismo, a cruz representa o local onde Jesus Cristo foi crucificado ao salvar a humanidade e, por isso, simboliza a força, o poder, o sagrado.


Assim, a cruz tornou-se um objeto de devoção cristã e faz parte de igrejas, capelas, monastérios e templos. É citada muitas vezes no livro sagrado, a Bíblia, simbolizando o poder de Deus e a fé cristã: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (Coríntios 1:18).



➔ Peixe








Inicialmente, esse símbolo foi fundamental para a difusão do Cristianismo. A palavra Peixe, do grego Ichthys, representa o acrônimo Iesous Christos, Theou Yios Soter​, que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

Note que o peixe era um dos alimentos básicos entre os judeus e, por esse motivo se tornou uma marca cristã, símbolo de amor, de união, de compaixão.

Importante lembrar que o peixe também tornou-se um símbolo de Cristo após Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.

Símbolos do Islamismo

➔ Lua Crescente com Estrela












Símbolo do Islão, a lua crescente com a estrela foi símbolo do império otomano e mais tarde adotado pelo Islamismo. Representa a renovação da vida e da natureza visto que os islâmicos seguiam um calendário lunar.

Para alguns, a interpretação do símbolo remete ao casamento, a união da lua com a estrela D’alva. Para outros, as pontas da estrela indicam os cinco pilares da religião islã: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação. Importa referir que o culto à lua tem origem na cultura árabe.


➔ Hamsá












O Hamsá, palavra que significa cinco em árabe, representa igualmente os cinco pilares da fé islâmica.


Ele também é conhecido como mão de Fátima. Isso porque esse era o nome de uma das filhas do profeta Maomé, a qual se dizia que não tinha pecados. Por esse motivo, Fátima é um modelo para as mulheres muçulmanas.


ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/202O


Símbolos do Hinduísmo

➔ Om








Conhecido como “Omkar” (Om ou Aum), esse símbolo sagrado representa em sânscrito o principal mantra da religião hindu.
Trata-se de uma espécie de oração e meditação relacionado com conhecimento, a proteção e o corpo sonoro absoluto.
Também está associado com a invocação aos três mais importantes divindades hindus: Brahma (criador), Vishnu (reformador) e Shiva (destruidor).


Símbolos do Judaísmo

➔ Estrela da Davi









Símbolo do Judaísmo, a Estrela de Davi (Hexagrama) é representada por uma estrela de seis pontas com dois triângulos sobrepostos.

Ela está relacionada com a união de elementos, a saber: o feminino e o masculino, o céu e a terra, dentre outros.
É utilizada em outras religiões, como no Hinduísmo. Cada ângulo da estrela representa um deus da trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva, os quais simbolizam, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.

➔ Menorá










MenoráMenorah em hebraico, é um candelabro de sete pontas que foi construído por Moisés e se tornou símbolo religioso do Judaísmo. É um dos símbolos mais antigos da fé judaica.

Objeto divino de iluminação, a Menorá é citada muitas vezes na Torá, livro sagrado com leis e mandamentos do Judaísmo:
Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro."


Símbolos do Budismo

➔ Roda do Dharma

A Roda do Dharma (Dharmacakra) é o símbolo do Budismo. Ela é representada por um círculo com oito raios que significam os ensinamentos de Buda.
Esses ensinamentos, chamados de “Nobre Caminho Óctuplo”, são: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.


➔ Flor de Lótus










flor de lótus, que representa o crescimento espiritual, é considerada o trono de Buda e é um dos Oito Símbolos Auspiciosos do Budismo.
Quando fechada, a flor simboliza o coração fechado que somente se abre com o desenvolvimento das virtudes de Buda.
Conheça o símbolo de outra religião indiana. Leia Khanda, símbolo do Siquismo.


ATIVIDADES DE 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020



Símbolos Wicca

➔ Pentagrama











Na religião Wicca, o Pentagrama (estrela de cinco pontas) é um elemento que caracteriza o feminino visto que está associada com Vênus.

Tornou-se um dos símbolos mais importantes da religião, na medida em que representa os cinco elementos (espírito, água, ar, fogo e terra).
Além disso, representa Vênus, uma das principais deusas da religião Wicca. Ela é considerada a deusa mãe da natureza.


Símbolos do Taoismo

➔ Yin Yang









Yin Yang (Diagrama do Tai-chi ou Tei-Jié) é o símbolo cósmico do Taoismo. Ele representa o universo mediado pela união das forças e energias opostas, a saber: o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o céu e a terra.

É representado por um círculo, que dividido por uma linha sinuosa, é preenchido nas cores preto (Yin) e branco (Yang). Cada lado possui um germe do outro, fomentando uma relação de equilíbrio e das forças complementares e inseparáveis entre tudo o que existe.


➔ Símbolo da Fé












O escudo de fé, conhecido como símbolo da fé, é um amuleto utilizado com o intuito de trazer proteção.

Trata-se da imagem de um escudo com uma espada. No escudo consta a palavra “fé”, que faz parte da composição da imagem.

O surgimento desse símbolo teria como base a seguinte passagem da Escritura Sagrada:

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” (Efésios 6, 16)


ATIVIDADE DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020



ATIVIDADE:


DISCORRA UM TEXTO DANDO SUA OPINIÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS:


MINIMO 7 LINHAS.



ENTREGAR ATÉ 30/04/2020



ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020

Leia o texto e responda as atividades.



Texto:



                         Narrativas da criação: mito



Quando pensamos em religião, perguntamo-nos como ela surgiu e quando começou a ser praticada. Muitas são as tentativas de explicar sua origens.


Sabe-se, por exemplo, que, desde o período anterior à escrita, a religião era uma forma de o ser humano se relacionar com os fenômenos naturais. Acreditava-se que os seres naturais, tais como o sol, a Lua, as estrelas, os animais, as plantas,os rios e as montanhas, tinham almas ou eram habitados por espíritos. Esse tipo de crença é chamado de animismo.
Com o decorrer do tempo, o ser humano passou a acreditar em seres superiores a ele, as divindades. A crença em diversos deuses é chamada politeísmo. Civilizações antigas como as do Egito, da Grécia e de Roma eram politeístas.

Ainda nesse processo histórico, alguns grupos se identificaram com a ideia de um único deus. Essa crença em uma única divindade é chamada de monoteísmo e se manifesta em religiões como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.
Porém, ao falar de religião, devemos buscar uma definição para melhor compreendê-la. Entre tantas definições, podemos citar a do teólogo e estudioso holandês Cornelis Petrus Tiele (1830-1902):

Religião significa a relação entre o homem e o poder sobre-humano no qual ele acredita ou do qual se sente dependente. Essa relação se expressa em emoções especiais (confiança, medo), em conceitos (crença) e ações (culto e ética).

ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020

ATIVIDADES

1. Segundo o texto, cite as principais características do animismo, politeísmo e monoteísmo.

2. Você conheceu a definição de religião elaborada por um teólogo, Pesquise pelo menos duas outras definições de religião e escreva-as no seu caderno.

O mito religioso procura dar resposta às questões existenciais mais profundas, como:

⇨ Por que existimos?
⇨ De onde viemos e para onde vamos?
⇨ O que acontece depois da morte?

Muitos mitos religiosos tratam da criação do mundo e da origem do ser humano. Esse tipo de mitologia é chamado de cosmogônico. Os mitos cosmogônicos têm o poder de preservar a memória da história de um povo.

ATIVIDADES DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020


3. Para você, como se deu a criação do mundo e do ser humano? Represente-a por meio de um desenho no seu caderno. Não se esqueça de dar título a sua obra. Depois mostre seu trabalho em sala de aula.

4. Pesquise em livros ou na internet um mito oriental sobre a criação do ser humano e traga-o para a sala de aula. Destaque alguns elementos em comum nas diversas narrativas sobre a criação do ser humano.

ATIVIDADES DE 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020

LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS ATIVIDADES

TEXTO

                                   RELIGIÃO

Religião é uma palavra de origem latina (religio) e pode significar rigidez, releitura, reeleger e/ou religar.
Assim, a religião seria aquilo que nos religa ao sagrado.
Desde os tempos mais primitivos, os primeiros seres humanos sentiram necessidade de explicar fenômenos naturais como a chuva, vento, eclipses, etc.
Da mesma forma, queriam entender os acontecimentos como o nascimento e a morte.
É esta necessidade de explicação que vai gerar a busca por um mundo metafísico ou seja: além da física, além daquilo que posso ver e tocar.
Assim, como um fenômeno inerente à cultura humana, as religiões se configuram como conjunto de sistemas culturais e crenças.
Possuem conteúdo Metafísico, nos quais se busca relacionar a humanidade com o mundo espiritual.
De toda forma, esta é uma definição ocidental. Isso porque não existe uma palavra equivalente na cultura oriental (no hinduísmo e budismo, Dharma é o conceito mais aproximado).
História
Símbolos de diferentes religiões
De modo geral, as religiões possuem seus credos similares conforme a proximidade geográfica.
Os gregos e os romanos foram os primeiros a sistematizar reflexões religiosas.
Nos primeiros séculos do cristianismo, novas reflexões teológicas surgirão e se desenvolverão a fim de conciliar a filosofia grega ao cristianismo.
Durante a Idade Média, predominava a Filosofia Escolástica quando o Teocentrismo será valorizado. Será durante o Renascimento que este modelo começará a ser questionado.
Vale destacar também o advento da expansão europeia pelos continentes levou a religião ocidental pelo mundo. 
Contudo, também travou contato com culturas e religiões muito distintas daquelas conhecidas até então.
Atualmente, nos países da Europa, há certo declínio da religião, sobretudo cristã.
Por outro lado, o Cristianismo cresce nos Estados Unidos, na América Latina e na África.
O Islamismo se expande pelo sudeste asiático e Europa; e o Hinduísmo, Budismo e Xintoísmo ainda são a maioria no Extremo Oriente.
Importante destacar também o Protestantismo, em sua vertente pentecostal, que vem crescendo na América Latina.
Por fim, enquanto componente fundamental da cultura humana, a Religião foi motivo de inúmeras guerras.
Além disso, estruturou sociedades e definiu o conhecimento científico, filosófico e artístico durante muitos séculos.

ATIVIDADES DE 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020

Sistemas Religiosos

As religiões possuem em comum alguns aspectos como:

  • caráter público,
  • hierarquias clericais,
  • reuniões regulares,
  • estabelecimento de limites entre o sacro e profano,
  • a sacralização de determinados locais, veneração de divindades,
  • escrituras sagradas ou tradição oral,
  • sacrifícios, festas, serviços funerários e matrimoniais,
  • meditação, arte, calendários religiosos e
  • um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente explicando a vida após a morte ou a origem do Universo.
A palavra “seita”, designa o segmento minoritário nas religiões, enquanto “heresia” é todo conteúdo contrário a estrutura teórica da religião dominante.

Tipos de Religião







Da esquerda para direita: um padre católico, um rabino, um muçulmano, um hare-khrisna, uma mãe-de-santo, um índio e um pastor protestante



ATIVIDADE



PESQUISE E RESPONDA  QUAIS SÃO ESSAS RELIGIÕES:



Panteístas:



Politeístas:

Ateístas:

Monoteístas:


AULA PROGRAMADA
Professora: Maria Terezinha                                        Disciplina: Religião
Atividade 1° ano                                                          Data: 15/06/2020 a 20/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS ATIVIDADES. 

Texto: 
                     No Brasil

No Brasil, a maioria das pessoas pratica alguma religião.
A religião predominante é o cristianismo com 86,8%. Destes 64,6% se declaram católicos e 22%, evangélicos.
Os espíritas correspondem a 2% da população brasileira.
Apesar de muito populares, as religiões de matriz africana como candomblé e umbanda sempre aparecem com percentuais muito baixos nos censos.
Isto se deve à perseguição histórica a que estas crenças estiveram submetidas fazendo com que seus praticantes tivessem que esconder sua identidade.
Igualmente, as pessoas que se dizem espiritualistas alcançou a cifra de 4,4%. São pessoas que não tem uma religião específica, mas creem em diferentes manifestações metafísicas.
Outra religião que tem crescido no Brasil é o Islamismo, seja pela chegada de imigrantes como dos próprios brasileiros que estão descobrindo esta doutrina.
ATIVIDADES DE 22/06/2020 ATÉ 29/06/2020
Ateísmo
Normalmente, as pessoas que não tem uma religião específica são chamadas de "ateus".
Esta seria uma definição imprecisa porque a palavra designa aqueles que não acreditam de Deus. Assim: Theos - deus e "a" seria a negação.
Igualmente, existem aqueles que se declaram "agnósticos". Gnose - conhecimento. Portanto, agnose seria a negação do conhecimento. Se Deus existe, não se sabe e é indiferente.
Outra vertente surgiu com o Cientificismo, o socialismo e o anarquismo. Todos esses movimentos negavam a existência de Deus e queriam destruir a a religião como instituição. Marx afirma que a religião é o "ópio do povo", no sentido que ela o deixava anestesiado e sem iniciativa para lutar contra as injustiças sociais.
ATIVIDADE

RESPONDA:

  • Qual a Religião predominante no Brasil?
  • As pessoas que não tem uma religião específica são chamadas de?
ATIVIDADES DE 30/06/2020 ATÉ 04/07/2020

Leia o texto e responda as atividades.
 
Texto:
LUGARES SAGRADOS DE PEREGRINAÇÃO
                                                                                                                                                                 
     Os lugares considerados sagrados em diversas tradições religiosas podem ser rios, montanhas, cidades, florestas, cavernas, grutas, entre outros. Esses lugares, desde sempre tiveram uma forte atração para muitas pessoas.
     As pessoas que viajam aos lugares sagrados, motivadas geralmente pela fé e devoção são chamadas de peregrinos ou romeiros. Podem ser lugares de encontros periódicos ou permanentes, aos quais afluem peregrinos da mesma crença religiosa ou de crenças diferentes. A função dos lugares sagrados de peregrinação é ser um espaço privilegiado de manifestação do sagrado (hierofania).
     Ali o devoto realiza sua experiência de fé por meio de práticas devocionais que conferem à paisagem desse lugar uma característica peculiar que tem no sagrado a sua maior expressão, mas também pode ter outras funções, como o comércio e o turismo. Religiões como o Catolicismo, o Budismo, o Hinduísmo, o
Islamismo e Fé Baha’í estimulam seus adeptos a empreenderem peregrinações aos lugares sagrados, porque segundo essas tradições, a pratica da peregrinação religiosa pode trazer resultados positivas para a vida espiritual dos adeptos.
     No Brasil existem muitos centros de romaria, principalmente vinculados a Igreja Católica. Datam do século XVI, outros mais recentes, tendo sua origem na religiosidade popular católica. Há também, no Brasil lugares de peregrinação de outras manifestações religiosas. O Vale do Amanhecer próximo a Brasília é um exemplo. Entre muitos outros lugares sagrados de peregrinação espalhados pelo mundo, temos a cidade de Jerusalém na Palestina, Meca no Oriente Médio, Roma na Itália, Santiago de Compostela na Espanha, Benares na Índia, Lurdes na França, Fátima em Portugal, Guadalupe no México, Lhasa no Tibete, Aparecida do Norte e Juazeiro no Brasil, entre muitos outros. Algumas dessas cidades são chamadas de cidades santuários por se constituírem permanentes centros de peregrinação religiosa.

ATIVIDADE

Responda em seu caderno.

1) O que são os lugares sagrados?

2) Quem são os romeiros?

3) Qual é a função dos lugares sagrados?

4) Porque os lugares de peregrinação são importantes para muitas pessoas?

5) Você conhece um lugar sagrado de peregrinação? Descreva em breves palavras como é esse lugar e faça um desenho.

ATIVIDADES DE 06/07/2020 ATÉ 11/07/2020
 
Leia o texto e responda as atividades.
 Texto:                   
                          TEXTOS SAGRADOS                                                                
Os povos fazem religião, cada um à sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas...
As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados. As diversas tribos indígenas, que não utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas. Estes povos não só narravam seus textos sagrados, como os desenhavam, dançavam, teatralizavam, etc. Com esta forma eles conseguiram preservar suas tradições religiosas. Do mesmo modo, os povos africanos, trazidos à força para o trabalho escravo, assim o fizeram. Esses homens e mulheres negros buscaram manter viva a sua religião através da arte de seus costumes e de sua forma própria de cultuar.
Alguns textos sagrados escritos
Hinduísmo- possui muitos livros sagrados, chamados Vedas. Vedas significa “conhecimento” em sânscrito, uma das línguas dos indianos.
Islamismo- seguem os preceitos contidos no livro sagrado Corão, certas vezes este livro é denominado de Alcorão. Este “Al” colocado no início, é uma forma de prestar homenagem a Alá.
Judaísmo- um dos textos sagrados é chamado de Torá. Torá significa “a Lei” para os judeus.
Cristianismo- o livro sagrado é a Bíblia. Nela estão contidos os principais ensinamentos para seus seguidores.

ATIVIDADE DE PESQUISA
1) Faça uma pesquisa sobre o livro sagrado de uma tradição religiosa:
EX: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo.
2) A que tradições religiosas pertencem estes Livros Sagrados?
Tanach
Bíblia
Pali Tripitaka
Vedas
Avesta
Alcorão