Páginas


T5 e T6 - Ciências

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: T5 e T6

Professor: José Angelo Moren dos Santos

Email:  joseangelomoren@gmail.com

WhatsApp:




ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS    EJA    5/6  ANO: 2020/01

DISCIPLINA:    CIÊNCIAS       SEMANA:    16/03 a 20/03



Exercícios no caderno  !    Pesquise em livros , internet, revistas ou colegas. 


1)   Tente descobrir como surgiram os SERES VIVOS  ?
2)   Tente descobrir onde ou como surgiu  o CORONA VIRUS ( COVID 19 )? 



























ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS    EJA    5/6  ANO: 2020/01
DISCIPLINA:  CIÊNCIAS      SEMANA:    23/03  a  27/03
                                                                       30/03  a  03/04

Exercícios no caderno  !    Pesquise em livros  , internet, revistas ou colegas. 

1)   Para você qual a importância de estudarmos ciências  ?
2)   Cite quatro exemplos de uso de  ciências   no dia a dia?
3)   Quais as partes da ciências  você conhece ou já viu?


























ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS    EJA    5/6   ANO: 2020/01
DISCIPLINA:       CIÊNCIAS     SEMANA:    06/04  a  10/04

Exercícios no caderno  !    Pesquise em livros , internet, revistas ou colegas. 
  
1)   O que são seres vivos?

2)   Cite um ser vivo que ajuda os seres humanos? O que ele faz?
























ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS    EJA    5/6   ANO: 2020/01
DISCIPLINA:       CIÊNCIAS     SEMANA:    13/04 a 17/04

Exercícios no caderno  !    Pesquise em livros , internet, revistas ou colegas. 


Pesquise sobre dois grandes CIENTISTAS  e seus legados ao  combate do COVID 19 no mundo ?















ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS    EJA    5/6    ANO: 2020/01
DISCIPLINA:  CIÊNCIAS            SEMANA:    20/04  a  24/04
                                                                      27/04  a  01/05  
Exercícios no caderno  !    Pesquise em livros  , internet, revistas ou colegas.
 
Atividades de Ciências 

Nome.................................................................................
EJA  ......................                             Data..........................................................................

1) Os vegetais, na fotossíntese consomem:
a) Oxigênio.
b) Gás carbônico.
c) Nitrogênio.
d) Outros gases.

2) O ar é uma mistura de substâncias importantes que participam de várias reações químicas na natureza e dentro dos organismos. Na ocorrência de queimadas, qual é o gás comburente, presente no ar, responsável por manter a chama?
a) Nitrogênio.
b) Oxigênio.
c) Hélio.
d) Hidrogênio

3) No ar, existem vários gases:  Desses gases, quais não são aproveitados no processo de respiração dos animais?
a) Oxigênio e gás carbônico.
b) Oxigênio e argônio.
c) Nitrogênio e argônio.
d) Nitrogênio e oxigênio.


4) Os organismos, tanto vegetais, quanto animais, quando respiram, consomem:
a) Oxigênio.                                                    b) Gás carbônico.
c) Nitrogênio.                                                   d) Outros gases. 
                                                                                                                                
5) Quais são os riscos que os lixos trazem à nossa saúde?




6) Explique o que é aterro sanitário. Quais as vantagens dos aterros sobre os lixões?












7) Cite uma vantagem e uma desvantagem da incineração.






               LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA:

A Importância do Ensino de Ciência nas Séries Iniciais


Tatiane de Souza Serafim
Faculdade de Educação – USP

O ser humano depende dos recursos que o meio ambiente dispõe, os nossos alimentos provém da terra, dos animais, a preservação dos nossos mananciais e rios para a obtenção da água doce, tudo isso é primordial para a sobrevivência da espécie humana.
 E, no entanto as intervenções que o homem tem feito na natureza, poluindo rios, desmatando grandes florestas, vem apresentando grandes conseqüências. Em alguns países há a falta de água tratada, altos níveis de emissão de gases que poluem o nosso ar, e a falta de alimento. Vemos a urgência de conscientizar a todas as pessoas a necessidade da preservação do nosso meio, para que possamos sobreviver.
Um meio para essa conscientização é a escola. Dentro do A Importância do Ensino de Ciência nas Séries Iniciais

Tatiane de Souza Serafim
Faculdade de Educação – USP

O ser humano depende dos recursos que o meio ambiente dispõe, os nossos alimentos provém da terra, dos animais, a preservação dos nossos mananciais e rios para a obtenção da água doce, tudo isso é primordial para a sobrevivência da espécie humana. E, no entanto as intervenções que o homem tem feito na natureza, poluindo rios, desmatando grandes florestas, vem apresentando grandes conseqüências. Em alguns países há a falta de água tratada, altos níveis de emissão de gases que poluem o nosso ar, e a falta de alimento. Vemos a urgência de conscientizar a todas as pessoas a necessidade da preservação do nosso meio, para que possamos sobreviver.
Um meio para essa conscientização é a escola. Dentro do currículo de Ciências Naturais os alunos têm a possibilidade de adquirir um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo. Porém nas séries iniciais esse estudo acaba sendo deixado para segundo plano, pois é preciso fazer com que o aluno desenvolva a habilidade de ler e escrever.
Mas o estudo de Ciências tem se mostrado cada vez mais necessário dado à importância do estudo e da necessidade de conscientização da sociedade. Não se pode pensar no ensino de Ciências como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em um momento futuro. A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no futuro.
Segundo o PCN de Ciências: o ensino de ciências naturais é um espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparadas. Os alunos podem compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. O corpo humano, também pode ser estudado e visto não como uma máquina, pois cada ser humano é único como único é seu corpo. Nessa perspectiva, a área pode contribuir para a formação da integridade pessoal e da auto-estima, da postura de respeito ao próprio corpo e ao dos outros, para o entendimento da saúde como um valor pessoal e social, e para a compreensão da sexualidade humana sem preconceitos.
Aspectos do desenvolvimento afetivo, dos valores e das atitudes também merecem atenção ao se estruturar a área de Ciências Naturais, que deve ser concebida como oportunidade de encontro entre o aluno, o professor e o mundo, reunindo os repertórios de vivências dos alunos e oferecendo-lhes imagens, palavras e proposições com significados que evoluam, na perspectiva de ultrapassar o conhecimento intuitivo e o senso comum.
E a responsabilidade para que esse estudo aconteça também é do professor, já que ele tem condições de orientar o caminhar do aluno, criando situações interessantes e significativas, fornecendo informações que permitam a re-elaboração e a ampliação dos conhecimentos prévios, propondo articulações entre os conceitos construídos, para organizá-los em um corpo de conhecimentos sistematizados.
Mas se a preocupação do professor ainda for com a alfabetização, esta pode ser articulada com o ensino de Ciências, pois as formas de registro como listas, tabelas, pequenos textos, podem ser utilizadas a partir ou junto com os conhecimentos adquiridos em Língua Portuguesa e Matemática.

Caro aluno, responda com seu entender.

1)   Qual o meio que você usaria para estudar ciências?






2)   Porque se diz que é importante o estudo de ciências?







3)   Como você acha que o professor deveria orientar o caminhar do aluno na busca do conhecimento?




4)   Porque ao estudar ciências devemos considerar o corpo humano como parte de todo o universo?





       5) Pesquise : o que é ensino  propedêutico ? 


ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS    EJA    5/6   ANO: 2020/01
DISCIPLINA:    CIÊNCIAS       SEMANAS:    01/06 a 12/06

Exercícios no caderno  !    Pesquise em livros , internet, revistas ou colegas. 

COMPLETE AS LACUNAS:
1) Ao comer arroz, que tipo de consumidor você está sendo em uma cadeia alimentar? E quando come um bife de carne de boi? Você é um organismo herbívoro, carnívoro ou onívoro?
Resposta: quando comemos arroz somos consumidores .........................e quando comemos carne como o bife de boi somos consumidores ....................... Sou onívoro, porque como tanto .................. como .................................

2) Um seringueiro de Xapuri (AC) falou: "Ao derrubarem as árvores, não haverá mais sementes e as cotias desaparecerão por falta de comida __ e eu também não terei mais o que comer".
Esquematize uma cadeia alimentar com os seres mencionados na frase e classifique cada elemento como produtor, consumidor primário ou consumidor secundário.
Resposta: Sementes ------> cotias -------> seringueiro
.................. produtor, ..................... consumidor primário e ...................... consumidor secundário.

3) Ao observar determinada espécie de mosquito, percebemos que o macho se alimenta de seiva de plantas e a fêmea do sangue de mamíferos. Ambos tem hábitos noturnos.
Pode-se dizer que o macho e a fêmea dessa espécie de mosquito têm o mesmo nicho ecológico?
Justifique sua resposta.
Resposta: não, porque cada um tem uma...............................................................
4) O que a ecologia estuda?
Resposta: é a ciência que estuda as relações dos.................. entre si e com o ...........................
5) Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico?
Resposta: habitat é o............ em que uma espécie vive. O nicho ecológico é o conjunto de ..................... de um organismo com o .................... em que vive e o seu modo de vida na natureza.
6) Considere uma cadeia alimentar. Como se classifica um animal que come gafanhotos? E um animal que come algas? E as próprias algas?
Resposta: animal que come gafanhotos é consumidor ................................ Animal que come algas consumidor .........................., E as algas ............................
7) Complete:
Os consumidores podem ser:
_________________________ alimentam-se de algas e plantas.

_________________________ alimentam-se de animais.

_________________________ têm uma alimentação variada, incluindo algas, plantas, animais e fungos.














ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS    EJA    5/6  ANO: 2020/01
DISCIPLINA:  CIÊNCIAS      SEMANA:    15/06  a  27/06
                                                                29/06  a  11/07

Exercícios no caderno  !    Pesquise em livros  , internet, revistas ou colegas.