NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: T5 e T6
Professor: José Angelo Moren dos Santos
Email: joseangelomoren@gmail.com
WhatsApp:
ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS EJA
5/6 ANO: 2020/01
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SEMANA:
16/03 a 20/03
Exercícios no caderno
! Pesquise em livros ,
internet, revistas ou colegas.
1) Tente
descobrir como surgiram os SERES VIVOS ?
2) Tente
descobrir onde ou como surgiu o CORONA
VIRUS ( COVID 19 )?
ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS EJA
5/6 ANO: 2020/01
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
SEMANA: 23/03 a 27/03
30/03
a 03/04
Exercícios no caderno
! Pesquise em livros , internet, revistas ou colegas.
1) Para
você qual a importância de estudarmos ciências ?
2) Cite
quatro exemplos de uso de ciências no dia a dia?
3) Quais
as partes da ciências você conhece ou já
viu?
ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS EJA
5/6 ANO: 2020/01
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
SEMANA: 06/04
a 10/04
Exercícios no caderno
! Pesquise em livros ,
internet, revistas ou colegas.
1) O
que são seres vivos?
2) Cite
um ser vivo que ajuda os seres humanos? O que ele faz?
ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS EJA
5/6 ANO: 2020/01
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SEMANA:
13/04 a 17/04
Exercícios no caderno
! Pesquise em livros ,
internet, revistas ou colegas.
Pesquise sobre dois grandes CIENTISTAS e seus legados ao combate do COVID 19 no mundo ?
ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS EJA
5/6 ANO: 2020/01
DISCIPLINA:
CIÊNCIAS SEMANA:
20/04 a 24/04
27/04 a
01/05
Exercícios no
caderno ! Pesquise em livros , internet, revistas ou colegas.
Atividades de Ciências
Nome.................................................................................
EJA
......................
Data..........................................................................
1) Os vegetais,
na fotossíntese consomem:
a) Oxigênio.
b) Gás
carbônico.
c) Nitrogênio.
d) Outros gases.
2) O ar é uma
mistura de substâncias importantes que participam de várias reações químicas na
natureza e dentro dos organismos. Na ocorrência de queimadas, qual é o gás
comburente, presente no ar, responsável por manter a chama?
a) Nitrogênio.
b) Oxigênio.
c) Hélio.
d) Hidrogênio
3) No ar,
existem vários gases: Desses
gases, quais não são aproveitados no processo de respiração dos animais?
a) Oxigênio e
gás carbônico.
b) Oxigênio e
argônio.
c) Nitrogênio e
argônio.
d) Nitrogênio e
oxigênio.
4) Os organismos,
tanto vegetais, quanto animais, quando respiram, consomem:
a)
Oxigênio.
b) Gás carbônico.
c)
Nitrogênio.
d) Outros gases.
5) Quais são os riscos
que os lixos trazem à nossa saúde?
6) Explique o que é aterro sanitário. Quais as vantagens dos aterros
sobre os lixões?
7) Cite uma vantagem e uma desvantagem da incineração.
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA:
A Importância do Ensino de Ciência nas Séries Iniciais
Tatiane de Souza Serafim
Faculdade de Educação – USP
Faculdade de Educação – USP
O ser humano depende
dos recursos que o meio ambiente dispõe, os nossos alimentos provém da terra,
dos animais, a preservação dos nossos mananciais e rios para a obtenção da água
doce, tudo isso é primordial para a sobrevivência da espécie humana.
E, no entanto as intervenções que o homem tem
feito na natureza, poluindo rios, desmatando grandes florestas, vem
apresentando grandes conseqüências. Em alguns países há a falta de água
tratada, altos níveis de emissão de gases que poluem o nosso ar, e a falta de
alimento. Vemos a urgência de conscientizar a todas as pessoas a necessidade da
preservação do nosso meio, para que possamos sobreviver.
Um meio para essa conscientização é a escola. Dentro do A Importância
do Ensino de Ciência nas Séries Iniciais
Tatiane de Souza Serafim
Faculdade de Educação – USP
O ser humano depende dos recursos que o meio ambiente dispõe, os
nossos alimentos provém da terra, dos animais, a preservação dos nossos
mananciais e rios para a obtenção da água doce, tudo isso é primordial para a
sobrevivência da espécie humana. E, no entanto as intervenções que o homem tem
feito na natureza, poluindo rios, desmatando grandes florestas, vem
apresentando grandes conseqüências. Em alguns países há a falta de água
tratada, altos níveis de emissão de gases que poluem o nosso ar, e a falta de
alimento. Vemos a urgência de conscientizar a todas as pessoas a necessidade da
preservação do nosso meio, para que possamos sobreviver.
Um meio para essa conscientização é a escola. Dentro do currículo
de Ciências Naturais os alunos têm a possibilidade de adquirir um conhecimento
que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer
o homem como parte do universo e como indivíduo. Porém nas séries iniciais esse
estudo acaba sendo deixado para segundo plano, pois é preciso fazer com que o
aluno desenvolva a habilidade de ler e escrever.
Mas o estudo de Ciências tem se mostrado cada vez mais necessário
dado à importância do estudo e da necessidade de conscientização da sociedade.
Não se pode pensar no ensino de Ciências como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em um momento
futuro. A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse
sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de
participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no
futuro.
Segundo o PCN de Ciências: o ensino de ciências naturais é um
espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os
fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser
expostos e comparadas. Os alunos podem compreender a natureza como um todo
dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do
mundo em que vive. O corpo humano, também pode ser estudado e visto não como
uma máquina, pois cada ser humano é único como único é seu corpo. Nessa
perspectiva, a área pode contribuir para a formação da integridade pessoal e da
auto-estima, da postura de respeito ao próprio corpo e ao dos outros, para o
entendimento da saúde como um valor pessoal e social, e para a compreensão da
sexualidade humana sem preconceitos.
Aspectos do desenvolvimento afetivo, dos valores e das atitudes
também merecem atenção ao se estruturar a área de Ciências Naturais, que deve
ser concebida como oportunidade de encontro entre o aluno, o professor e o
mundo, reunindo os repertórios de vivências dos alunos e oferecendo-lhes
imagens, palavras e proposições com significados que evoluam, na perspectiva de
ultrapassar o conhecimento intuitivo e o senso comum.
E a responsabilidade para que esse estudo aconteça também é do
professor, já que ele tem condições de orientar o caminhar do aluno, criando
situações interessantes e significativas, fornecendo informações que permitam a
re-elaboração e a ampliação dos conhecimentos prévios, propondo articulações
entre os conceitos construídos, para organizá-los em um corpo de conhecimentos
sistematizados.
Mas se a preocupação do professor ainda for com a alfabetização,
esta pode ser articulada com o ensino de Ciências, pois as formas de registro
como listas, tabelas, pequenos textos, podem ser utilizadas a partir ou junto
com os conhecimentos adquiridos em Língua Portuguesa e Matemática.
Caro aluno, responda com seu entender.
1)
Qual o meio que você
usaria para estudar ciências?
2)
Porque se diz que é
importante o estudo de ciências?
3)
Como você acha que o
professor deveria orientar o caminhar do aluno na busca do conhecimento?
4)
Porque ao estudar ciências
devemos considerar o corpo humano como parte de todo o universo?
5) Pesquise
: o que é ensino propedêutico ?
ESCOLA ESTADUAL
AÇORIANOS EJA 5/6 ANO:
2020/01
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SEMANAS: 01/06
a 12/06
Exercícios
no caderno ! Pesquise em livros , internet,
revistas ou colegas.
COMPLETE AS LACUNAS:
1) Ao comer arroz, que tipo de consumidor você está sendo em
uma cadeia alimentar? E quando come um bife de carne de boi? Você é um
organismo herbívoro, carnívoro ou onívoro?
Resposta: quando comemos arroz somos consumidores .........................e quando comemos carne como o bife de boi somos consumidores ....................... Sou onívoro, porque como tanto .................. como .................................
2) Um seringueiro de Xapuri (AC) falou: "Ao derrubarem as árvores, não haverá mais sementes e as cotias desaparecerão por falta de comida __ e eu também não terei mais o que comer".
Esquematize uma cadeia alimentar com os seres mencionados na frase e classifique cada elemento como produtor, consumidor primário ou consumidor secundário.
Resposta: Sementes ------> cotias -------> seringueiro
.................. produtor, ..................... consumidor primário e ...................... consumidor secundário.
3) Ao observar determinada espécie de mosquito, percebemos que o macho se alimenta de seiva de plantas e a fêmea do sangue de mamíferos. Ambos tem hábitos noturnos.
Pode-se dizer que o macho e a fêmea dessa espécie de mosquito têm o mesmo nicho ecológico?
Justifique sua resposta.
Resposta: não, porque cada um tem uma...............................................................
4) O que a ecologia estuda?
Resposta: é a ciência que estuda as relações dos.................. entre si e com o ...........................
5) Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico?
Resposta: habitat é o............ em que uma espécie vive. O nicho ecológico é o conjunto de ..................... de um organismo com o .................... em que vive e o seu modo de vida na natureza.
6) Considere uma cadeia alimentar. Como se classifica um animal que come gafanhotos? E um animal que come algas? E as próprias algas?
Resposta: animal que come gafanhotos é consumidor ................................ Animal que come algas consumidor .........................., E as algas ............................
7) Complete:
Os consumidores podem ser:
_________________________ alimentam-se de algas e plantas.
_________________________ alimentam-se de animais.
_________________________ têm uma alimentação variada, incluindo algas, plantas, animais e fungos.
Resposta: quando comemos arroz somos consumidores .........................e quando comemos carne como o bife de boi somos consumidores ....................... Sou onívoro, porque como tanto .................. como .................................
2) Um seringueiro de Xapuri (AC) falou: "Ao derrubarem as árvores, não haverá mais sementes e as cotias desaparecerão por falta de comida __ e eu também não terei mais o que comer".
Esquematize uma cadeia alimentar com os seres mencionados na frase e classifique cada elemento como produtor, consumidor primário ou consumidor secundário.
Resposta: Sementes ------> cotias -------> seringueiro
.................. produtor, ..................... consumidor primário e ...................... consumidor secundário.
3) Ao observar determinada espécie de mosquito, percebemos que o macho se alimenta de seiva de plantas e a fêmea do sangue de mamíferos. Ambos tem hábitos noturnos.
Pode-se dizer que o macho e a fêmea dessa espécie de mosquito têm o mesmo nicho ecológico?
Justifique sua resposta.
Resposta: não, porque cada um tem uma...............................................................
4) O que a ecologia estuda?
Resposta: é a ciência que estuda as relações dos.................. entre si e com o ...........................
5) Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico?
Resposta: habitat é o............ em que uma espécie vive. O nicho ecológico é o conjunto de ..................... de um organismo com o .................... em que vive e o seu modo de vida na natureza.
6) Considere uma cadeia alimentar. Como se classifica um animal que come gafanhotos? E um animal que come algas? E as próprias algas?
Resposta: animal que come gafanhotos é consumidor ................................ Animal que come algas consumidor .........................., E as algas ............................
7) Complete:
Os consumidores podem ser:
_________________________ alimentam-se de algas e plantas.
_________________________ alimentam-se de animais.
_________________________ têm uma alimentação variada, incluindo algas, plantas, animais e fungos.
ESCOLA ESTADUAL AÇORIANOS EJA 5/6 ANO: 2020/01
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SEMANA: 15/06 a 27/06
29/06 a 11/07
Exercícios no caderno ! Pesquise em livros , internet, revistas ou colegas.