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6º ano - Ciências


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




Turmas: 61, 62 e 63

Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira

Email: ppaulopereira93@gmail.com

WhatsApp: (51) 984183918

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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                 Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                              Data: 16/03/2020 a 20/03/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
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Bom dia! 
Vale a pena viver, apesar de tudo, eu sou feliz.

Atividade 1:

Segue os links:


ou



Atividade: Fazer uma pesquisa no youtube, da seguinte forma: ministério da saúde COVID-19.
Assista pelo menos 3 reportagens e faça um relatório de pelo menos 10 linhas, falando sobre a gravidade deste vírus.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                  Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                               Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 2:

Segue o link:


Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                             Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 3:

Pesquisar o vocabulário:

  • Alvéolos;                                          
  • DNA;
  • RNA;
  • Vírus;
  • Epidemia;
  • Pandemia;
  • Isolamento;
  • Núcleo;
  • Célula;
  • Infectar;
  • Letalidade;
  • Nutriente;
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira                Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                             Data: 06/04/2020 a 10/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 4:

Segue o link:


Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                           Data: 13/04/2020 a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Atividade 5:

Segue o link:


Atividade: Fazer um relatório sobre a vídeo aula, com pelo menos 10 linhas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                           Data: 20/04/2020 a 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.



Conceito de ciências


A educação do século XXI deve-se voltar ao desafio de promover no aluno o desenvolvimento de habilidades e de competências. Ou seja, deve formar pessoas que dominem a escrita e a leitura, consigam se comunicar com clareza, saibam buscar informações e consigam utilizá-las com propriedade para elaborar argumentos e tomar decisões, sejam capazes de trabalhar em equipe, de construir um olhar crítico sobre a sociedade, e criar soluções.

Espero também que você dedique seu olhar investigativo para a vida humana, não somente no sentido de preserva-la e de entender o funcionamento dos organismos, buscando permanente compreensão e respeito pelas diversidades cultural, étnica, religiosa e de gênero.


Rotação e translação da terra

Segue o link com a explicação deste assunto.:


Exercícios:
1.     1.   O que é rotação e qual o seu tempo?
2.       O que é translação e qual o seu tempo?
3.       O que é ano bissexto? Explique.
4.       Podemos ver a hora pela posição da sombra?
5.       Pesquise e explique o que é e como funciona o relógio solar.
6.       O que é eclipse solar?
7.       O que é eclipse lunar?
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                           Data: 27/04/2020 a 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
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Sistema solar



Faça um desenho em seu caderno com a escala do sistema solar, proporcional ao tamanho da folha de seu caderno.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                           Data: 01/06/2020 a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
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Horizontes do solo

solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas. É o material orgânico ou mineral inconsolidado na porção superior da crosta terrestre que serve de base para todas as atividades socioespaciais e naturais. A área do conhecimento que se preocupa em estudar especificamente os solos é chamada de Pedologia.
Trata-se de um recurso renovável, ou seja, o solo é um elemento natural que pode ser por diversas vezes utilizado pelo ser humano em suas atividades produtivas, embora a má utilização e a não conservação dos solos façam com que eles se tornem incultiváveis. Para melhor compreender a sua estrutura, elaboraram-se os conhecimentos a respeito dos horizontes do solo, assim nomeados: O, A, B, C e rocha mãe. 
Os perfis ou horizontes do solo representam diferentes características de um mesmo elemento
Os perfis ou horizontes do solo representam diferentes características de um mesmo elemento
   Detalhamento das características principais de cada perfil do solo.
Horizonte O – é o horizonte orgânico formado a partir da decomposição de materiais orgânicos de origem animal e vegetal.

Horizonte A – é o horizonte mineralógico que, como o nome indica, é composto por compostos minerais oriundos da rocha mãe (a rocha que se decompôs e deu origem ao solo) e também de outras áreas. Geralmente, essa camada apresenta uma boa quantidade de material orgânico decomposto, o que faz com que também se chame de solo humífero.
Horizonte B – é o horizonte de composição essencialmente mineral. Ele é formado pela acumulação de argila e também de oxi-hidróxicos de ferro e alumínio.
Horizonte C – é a zona de transição entre o solo e a sua rocha formadora, sendo chamado também de saprolito. É formado por alguns sedimentos maiores e menos decompostos, representando o processo de decomposição da rocha.
Os elementos e as características do solo costumam seguir uma combinação de diferentes características, tais como: o tipo de rocha mãe, idade do solo, transporte de sedimentos advindos de outras áreas, presença de matéria orgânica resultante da decomposição de seres vivos, entre outras. Por esse motivo, diferentes classificações são utilizadas com base em diferentes critérios preestabelecidos.
Por exemplo, se levarmos em conta a profundidade, os solos dividem-se em rasos (menos de 50 cm), semiprofundos (50 a 100 cm), profundos (100 cm a 200 cm) e muito profundos (mais de 200 cm). Já pela drenagem, eles podem ser classificados em excessivamente drenados, bem drenados e mal drenados. Existem ainda muitos outros critérios que originam nomes como latossolos, luvissolos, solos argilosos, solos areníticos e muitos outros.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                           Data: 07/06/2020 a 12/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

Faça uma pesquisa diferenciando agricultura orgânica de convencional. 
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                           Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.


Tipos de Rochas

Os três tipos de rocha existentes são as: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Lembre-se que rocha é um agregado natural formado por um ou mais minerais. Seu processo de formação é contínuo e as primeiras rochas surgiram após a formação e resfriamento da Terra.
Ao longo da história geológica da Terra, as rochas se formam e se modificam constantemente. Rochas antigas são transformadas em rochas novas. É o chamado "ciclo das rochas".

Origem e Classificação das Rochas


Na Era Primitiva ou Pré-Cambriana a Terra devia ser uma só massa incandescente, com temperaturas elevadíssimas, sem existência de matéria sólida.
Os minerais eram uma massa pastosa, semelhante ao magma. Quando a Terra começou o processo de esfriamento, muitos minerais se solidificaram e formaram as primeiras rochas do planeta - as rochas magmáticas.
Os gases e vapores que escaparam do resfriamento dos minerais deram origem à camada de ar que envolve a Terra: a atmosfera.
Com a formação das chuvas, dos rios e oceanos, agindo como agentes de erosão, foram se formando novas formas de relevo.
Os detritos resultado das erosões das rochas primitivas foram sendo depositados, camadas por camadas, nas depressões, dando origem às rochas sedimentares.
Submetidas às condições de temperatura e pressão, as rochas magmáticas e sedimentares deram origem às rochas metamórficas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Rochas Magmáticas

rochas magmáticas, também chamadas de ígneas, são formadas pelo resfriamento e solidificação do magma pastoso. O magma que existe no interior da terra é expelido pelas erupções vulcânicas.

A solidificação do magma ocorre de duas maneiras: na superfície e no interior da Terra.
O magma que chega à superfície e sofre rápido resfriamento permite que se formem pequenos cristais na sua composição, não visíveis a olho nu. Recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas.
O resfriamento no interior da terra forma as rochas magmáticas plutônicas ou intrusivas. Nesse caso o resfriamento do magma é lento, permitindo a formação de grandes cristais, visíveis a olho nu. São também chamadas de rochas cristalinas.
São exemplos de rochas magmáticas:
·         basalto, que é o tipo de rocha magmática mais comum. É utilizado como paralelepípedo para o calçamento de ruas;
·         granito, que polido é usado no revestimento de pisos, paredes e tampo de pia de cozinhas e de banheiros. Sem o polimento é usado como calçamento de ruas;
·         diorito, cuja finalidade é especialmente fazer pedra britada para construção de estradas.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Rochas Sedimentares


As rochas sedimentares resultam da deposição de detritos de outras rochas ou de matérias orgânicas em depressões do relevo terrestre.
A ação das chuvas, dos ventos, dos rios, mares e geleiras sobre o relevo, desgasta as rochas da superfície terrestre.
Esses processos vão formando detritos que são transportados para as partes mais baixas do relevo, dos mares, lagos e rios.
No processo de formação das rochas sedimentares, os detritos se acumulam e se consolidam em camadas de estratos.
As rochas sedimentares são também chamadas de rochas estratificadas, pois se apresentam em camadas de sedimentos.
A formação de petróleo originou-se da deposição de micro-organismos em bacias sedimentares. Estas podem existir tanto nos continentes quanto nos oceanos.
A deposição dos sedimentos ocorre também por meio de processos químicos, como as estalactites e estalagmites das grutas calcárias.
As estalactites são formas que pendem do teto e as estalagmites são provenientes de pingos d'água que se acumulam no chão. Ambas são formadas por bicarbonato de sódio dissolvido em água.
São exemplos de rochas sedimentares:

·         arenito, que é empregado na fabricação de vidros;
·         argila, que é empregada na fabricação de tijolos e telhas;
·         carvão mineral, que é utilizado como combustível.
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AULA PROGRAMADA
Professor: Paulo Magno Echeveste Pereira              Disciplina: Ciências
Atividade 6° ano                                                Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.

Rochas Metamórficas


As rochas metamórficas têm sua origem na transformação de outras rochas (magmáticas e sedimentares), quando submetidas a certas condições de umidade, calor e pressão no interior da Terra.
A rocha transformada adquire novas características e tem sua composição alterada.
São exemplos de rochas metamórficas:
·         mármore, que é bastante utilizado na construção e na criação de monumentos;
·         quartzito, utilizado para fins ornamentais, é uma rocha parecida com o mármore, porém, mais resistente.
·         gnaisse, além de ser utilizada na ornamentação, é utilizada também na construção civil.
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