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TURMA 72 - Matemática

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




Turmas: 72

Professor: Debora Hanzen Frank

Email: deborafrank@gmail.com

WhatsApp: (51) 982183320



Atividade referente a semana de 16/3/20 à 21/3/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Vamos lembrar
Potência
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência).
O expoente possui um papel fundamental na potenciação, pois ele é quem define quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma. Observe:
26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64                          42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125

Raiz
Raiz quadrada de um número é uma importante operação matemática, assim como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Somente alguns números possuem raiz quadrada, são aqueles considerados quadrados perfeitos. Os números considerados quadrados perfeitos recebem este nome por serem resultados de multiplicações de números iguais. Observe:


1 x 1 = 1
2 x 2 = 4
3 x 3 = 9
4 x 4 = 16
5 x 5 = 25
6 x 6 = 36
7 x 7 = 49
8 x 8 = 64
9 x 9 = 81
10 x 10 = 100
11 x 11 = 121
12 x 12 = 144...


Observe que os quadrados perfeitos são infinitos.
A raiz quadrada exata de um quadrado perfeito é o número que multiplicado por ele mesmo, resulta no número da raiz. Veja:

√4 = 2, pois 2 x 2 = 4                               √36 = 6, pois 6 x 6 = 36
√81 = 9, pois 9 x 9 = 81                           √121 = 11, pois 11 x 11 = 121


Mínimo Múltiplo comum
Caso não lembre como resolver, assista o vídeo a seguir.
Lembre-se: Números primos: 2, 3, 5, 7, 11, 13 .....

Agora, resolva os seguintes exercícios:
1. Calcule as seguintes potências e raízes:

a) 34                   b) √81                 c) 50                           d) √196
e) 41                   f) 26                        g) √64                     h) √400
i) 82                     j) √256               k) √4                        l) √121


2. Calcule:
a) MMC (10, 12)
b) MMC (2, 5, 10)
c) MMC (4, 16)
d) MMC (21, 15)
e) MMC (10, 20, 30)
f) MMC (15, 25, 40)

Atividade referente a semana de 23/3/20 à 28/3/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Calcule:
a) 3³                                b) 6³                             c) 2
d) √121                           e) 40                                   f) 34                        
g) √81                             h) √36                          i) 72                 
j) √16                              k) 10²                           l) 10³ 

2. Efetue:
a) m.m.c (3, 4, 6)
b) m.m.c (2, 4, 8)
c) m.m.c (3, 6, 9)
d) m.m.c (4, 8, 10)
e) m.m.c (6, 12, 15)
f) m.m.c (6, 15, 18)
g) m.m.c (8, 12, 20)


Atividade referente a semana de 30/3/20 à 4/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Efetue as seguintes expressões numéricas:
Lembre-se calculamos:
1° Potência e raiz
2° Multiplicação e divisão
3° Adição e subtração

a) 74 - √25 x 3  + 91
b) 34 - √4 + (5 x 3) ÷ 3
c) 50 + √144 ÷ 2 + 72
d) (4 x 7) ÷ √4 + 62
e) 14 + (5 - 2)2 + √121


Atividade referente a semana de 6/4/20 à 9/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Assista o vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=KhWNf7bfG9g

1. João diz: “Na minha sala de aulas há 25 estudantes, dos quais 3/5 são moças”. Quantos moços e moças há na sala de aulas?

2. Efetue:
 
Atividade referente a semana de 13/4/20 à 18/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Efetue as seguintes adições e subtrações de frações:



2. Túlio comprou duas dúzias de bombons e comeu 1/4. Quantos bombons ele comeu?



Atividade referente a semana de 20/4/20 à 25/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Determinado produto é vendido em, no máximo, três prestações mensais e iguais, totalizando o valor de R$900,00. Se o produto for adquirido à vista, a loja oferece um desconto de 12%. Qual é o preço do produto na compra à vista?



2. Efetue:

Atividade referente a semana de 27/4/20 à 30/4/20


Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.


Atividade referente a semana dos dias 1/6/20 à 6/6/20

 Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. Calcule:

















Atividade referente a semana dos dias 8/6/20 à 13/6/20
 Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
1. O desempenho de uma equipe de basquete pode ser obtido pela divisão entre o número de jogos ganhos e o número de jogos realizados. Qual foi o percentual de desempenho de uma equipe que ganhou 16 dos 25 jogos de que participou em um campeonato?
 





3. Fabiana e João são candidatos a representantes dos alunos da escola da Vila campestre. A escola tem 840 alunos, e todos os alunos votaram. Cada aluno votou em um único candidato. Fabiana obteve 35% dos votos. Quantos foram os votos de João?


Atividade referente a semana dos dias 15/6/20 à 20/6/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.


1. Descubra o valor final de cada figura abaixo.

Atividade referente a semana dos dias 22/6/20 à 27/6/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Calcule as expressões numéricas com parênteses:
a) (13 + 2) x 3 + 5 
b) 82 – 8 x 7 : (4 – 1 x 3)
c) (3 + 4) x (9 - 8)
d) (10 x 6 + 12 x 4 + 5 x 8 ) – 40  
e) 5² : (5 +1 -1)+ 4 x 2
f) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰
g) 3²: (4 – 1) + 3 x 2²
h) (7 + 4) x ( 3² - 2³)

i) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) 


Atividade referente a semana dos dias 29/6/20 à 4/7/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Olá turma, para esta semana, vamos realizar uma atividade um pouco diferente.
Você deve acessar o link abaixo e responder as questões, no final, é só enviar. Não esqueça de colocar seu nome.
Lembrando: esta atividade não precisa ser colocada no caderno, pois eu irei recebê-la automaticamente e individualmente.
Boa atividade!



Atividade referente a semana dos dias 6/7/20 à 11/7/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Exercicios de problemas matemáticos

1. Uma formiguinha andou sobre a borda de uma régua, da marca 6 cm até a marca de 20 cm. Ela parou para descansar na metade do caminho. Em que marca ela parou?
a) 11 cm            b) 12 cm          c)13 cm           d) 14 cm                  e) 15 cm
2. As senhoras A, B e C concorriam à liderança de um certo partido político. Para escolher o líder, cada eleitor votou apenas em dois candidatos de sua preferência. Houve 100 votos para A e B, 80 votos para B e C e 20 votos para A e C. Em consequência:
a) Venceu A, com 120 votos.
b) Venceu A, com 140 votos.
c) A e B, empataram em primeiro lugar.
d) Venceu B, com 140 votos.
e) Venceu B, com 180 votos.

3. Carlos comprou uma televisão no valor de R$ 950,00, dividida em 10 prestações iguais. Ao pagar a 4º prestação, recebeu de presente de seu avô, o restante do dinheiro para a quitação do aparelho. Quanto Carlos recebeu?

4. Maria Joaquina comprou os seguintes materiais escolares: Uma borracha R$ 00,50; Um caderno R$5,00; Um apontador R$ 1,00; Uma tesoura R$ 2,00. Ao todo quanto Maria Joaquina gastou?
a) R$ 8,00
b) R$ 8,25
c) R$ 9,00
d) R$ 9,50
e) R$ 8,50


5. Para a organização da tabela dos jogos da copa do mundo, os 48 países participantes foram divididos em 8 grupos com a mesma quantidade de times. Cada grupo ficou com?