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TURMA 104 - História

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 104

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com


OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL, CONSTANDO NOME DO ALUNO E TURMA.  



ATIVIDADES DE 16/03/2020 ATÉ 20/03/2020


Leia os textos abaixo e responda os exercícios: Enviar as respostas para o e-mail: mariafguig@outlook.com



REVISÃO DE CONTEÚDOS


A República Oligárquica (1894 – 1930) 

Um governo Oligárquico é aquele em que o poder está nas mãos de um pequeno grupo de pessoas e a maioria da população é excluída das decisões políticas. Essa característica marcou as primeiras décadas da República brasileira.

Os coronéis controlavam a política nas suas regiões. Garantiam seu poder local por meio de alianças com políticos estaduais e nacionais.

Para isso, obrigavam a população de suas regiões a votar nesses políticos. Em troca, recebiam deles certos favores, com a aprovação de verbas para uma ou outra melhoria em suas regiões.

O poder dos coronéis dependia diretamente de sua capacidade de mobilizar Jagunços para intimidar a população e manter o controle das eleições

O voto a cabresto facilitava o controle do eleitorado pelos coronéis. Estes podiam intimidar os eleitores com ameaças e ações violentas.

Alguns desses jagunços atuavam em bandos armados, especialmente nos sertões nordestinos. Outros grupos armados eram formados por pessoas em conflito com os grandes fazendeiros. Esses grupos levavam uma vida nômade e seus integrantes eram conhecidos como CANGACEIROS.


ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020



Um Governo em Três Fases 

Getúlio Vargas foi o presidente que governou o país durante mais tempo.

Governo Provisório (1930 – 1934) A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).

Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder. Muitos historiadores, inclusive, entendem o período 1930-1937 como a “gestação” da ditadura de Vargas. Vargas também ficou marcado pela sua aproximação com as massas, característica que se tornou muito marcante durante o Estado Novo

Permaneceu no poder até 1945, quando foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares.

Governo constitucional (1930-1934)

Período com diversas lutas políticas.

Terminou com um golpe de Estado dado por Vargas e apoiado pelo Exército.

O Congresso Nacional foi fechado E os partidos políticos extintos.


ATIVIDADES DE 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020


Estado Novo (1937- 1945) 

Vargas anuncia uma nova constituição e submete o país a uma ditadura.

A partir de 1943, setores da população mobilizam - se e em 1945 o Estado Novo foi derrubado por um movimento militar.

Primeiras mudanças

Vargas era apoiado por alguns oligarcas, por militares, por setores da casse média e por muitos trabalhadores urbanos. A proposta política de Vargas era muito diferente dos governos anteriores e respondia em grande parte, aos interesses da classe trabalhadora.
         
Entre as medidas adotadas por Vargas estão:

• O estabelecimento de uma legislação trabalhista que assegurasse os direitos dos trabalhadores urbanos;

• Uma política de estímulo à Industrialização e à produção para o mercado interno.

• No Brasil, o processo de modernização, a partir da década de 1930, foi impulsionado pelos meios de comunicação de massa, especialmente o rádio, que era o principal veículo de comunicação no período.

Além da Bandeira do Brasil, outros símbolos – como monumentos, quadros, esculturas, hinos – seriam criados com o intuito de representar o nascimento de uma nova nação.

A nova carta que substituiu a Constituição do Império, em vigor desde 1824, definiu a forma de governo como presidencialista e estabeleceu a divisão do poder do Estado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em vigor até os dias de hoje.

Separação entre o Estado e a Igreja. A partir de então não existia mais uma religião oficial, era garantida liberdade religiosa e a igreja deixaria de ter influência nas decisões do Estado, como ocorreu durante o Império.

A nova lei proibia o voto aos analfabetos, mendigos, soldados e membro de ordens religiosas e também excluía as mulheres.

Deodoro, porém, entrou em choque com o Congresso e com o partido de Floriano Peixoto. Sem apoio no exército, renunciou à presidência em novembro de 1891. Floriano Peixoto assumiu então a chefia do governo e também enfrentou graves problemas. Porem permaneceu no poder até o fim do mandato, em 1894, quando Prudente de Morais, um representante das elites paulistas, venceu a eleição.


ATIVIDADES DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020

ATIVIDADES
:

Responda os exercícios:

1. O que é um governo oligárquico?

2. Quais símbolos foram criados com o intuito de representar o nascimento de uma nova nação no período do Estado Novo?

3. Qual foi o período do Governo Provisório de Vargas?

4. Qual foi o período considerado "A ditadura de Vargas"?


 TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDAS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS, QUAISQUER DÚVIDAS, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DE MEU EMAIL.


AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DEVERÃO SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL E RESPONDIDAS NO CADERNO.

   
ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ  17/04/2020


ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO
 

Leia os textos abaixo e responda os exercícios


Evolução Humana

A evolução humana corresponde ao processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie.

As características próprias da espécie humana foram construídas ao longo de milhares de anos, com a evolução dos primatas. Charles Darwin foi o primeiro a propor a relação de parentesco da espécie humana com os grandes macacos, os antropoides.

Atualmente, os cientistas acreditam que esses antropoides e a espécie humana tiveram um ancestral comum, cerca de 8 a 5 milhões de anos atrás. A evidência desse fato é a grande semelhança entre os humanos e os macacos antropoides, como o chimpanzé. Existe 99% de igualdade genética entre um ser humano e um chimpanzé.

A evolução da espécie humana foi iniciada há pelo menos 6 milhões de anos. Nesse período, uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente.

O primeiro grupo permaneceu no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés. O segundo grupo se adaptou a ambientes mais abertos, como as savanas africanas, dando origem ao Homo sapiens. Por isso, o continente africano é chamado de berço da humanidade.

ATIVIDADES

1.  Faça uma pesquisa na internet e copie para seu caderno, como funciona o processo de evolução de acordo com as leis da Seleção Natural, descobertas por Charles Darwin.


Atividades do dia 20/04/2020 até 24/04/2020


As etapas da Evolução Humana 

Os pré-australopitecosEssas primeiras espécies viveram logo após a separação do grupo que originou os hominídeos e os chimpanzés. Sua principal característica era o modo de vida arborícola.

O registro fóssil remonta algumas das espécies desse período:
Sahelantropus tchadensis: Fóssil encontrado no continente africano, pertencente a uma espécie de primata. Essa espécie já possuía a postura bípede. É o mais antigo ancestral da linhagem humana.
Orrorin tugenensis: Fóssil encontrado no Quênia. Também já apresentava indicações da postura bípede. Os cientistas acreditam que a espécie viveu há 6 milhões de anos atrás.
Ardipithecus ramidus e Ardipithecus kadabba: Fóssil encontrado na Etiópia. Nessas espécies permanece a postura bípede. Os cientistas acreditam uma espécie do gênero Ardipithecus foi a ancestral dos australopitecos.

Os australopitecos
Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus. Constituíram um grupo diversificado e bem sucedido. As principais características desse grupo eram: a postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a da espécie humana.

Australopithecus africanus: O primeiro fóssil de australopiteco encontrado. Provavelmente, habitou a Terra há 2,8 a 2,3 milhões de anos atrás. Outros fósseis de australopitecos foram encontrados. Algumas espécies são: A. afarensis, A. robustus e A. boisei.

Acredita-se que muitos australopitecos tenham coexistido e competido entre si. Todas as espécies foram extintas. Porém, uma delas teria sido a ancestral do gênero Homo.

O gênero Homo

A extinção da maioria dos australopitecos possibilitou o surgimento de uma nova linhagem. O gênero Homo se destaca pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência. Além disso, apresentava adaptações evolutivas, como o bipedalismo.

Homo habilis: Atualmente, com o estudo dos fósseis, o mais aceito é considerá-lo como australopiteco, sendo Australopithecus habilis. A espécie viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás. Foi o primeiro a fabricar instrumentos de pedra e dividir o trabalho entre homens e mulheres.

Homo erectus: Essa espécie se destacou pela fabricação de instrumentos e utensílios de pedra, madeira, pele e ossos. O grupos saiu da África e alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania. Foram os primeiros hominídeos a dominar o fogo, o que permitiu sua expansão para outros territórios. Além da redução da musculatura da face, pois podiam cozinhar os alimentos, amaciando-os e eliminando doenças.

Homo heidelbergensis: Seria uma sub-espécie do H. erectus que teria migrado para a Europa e parte da Ásia, onde deu origem a várias linhagens, uma delas o Homo neanderthalensis.

Homo sapiens neanderthalensis: Conhecido por neandertais, tinham o corpo adaptado ao frio, testa baixa, pernas arqueadas e cérebro maior do que os dos seres humanos atuais. Os neandertais apresentavam comunicação verbal rudimentar, organização social e sepultamento de mortos. Esse grupo conviveu com os primeiros homens modernos. Atualmente, acredita-se que o homem moderno surgiu na África entre 200 mil a 150 mil anos atrás, a partir das linhagens de H. heidelbergensis.

O homem moderno
Homo sapiens sapiens é a denominação científica do homem moderno, sendo uma subespécie do Homo sapiens. A principal característica do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, é o cérebro bem desenvolvido.

ATIVIDADES

2. Faça no seu caderno, uma árvore genealógica da evolução humana.

 Atividades do dia 27/04/2020 até 01/05/2020


 
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 MESOPOTÂMIA

A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa "terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

Principais povos

Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.

Características comuns

No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa (imperador ou rei) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.

Vantagens da região

Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.

Sumérios

Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.

Babilônios

Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento.
Baseando-se nas Leis de Talião ("olho por olho, dente por dente"), o imperador de legislador Hamurábi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código de Hamurábi, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido.
Os babilônios também desenvolveram um rico e preciso calendário, cujo objetivo principal era conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates e também obter melhores condições para o desenvolvimento da agricultura. Excelentes observadores dos astros e com grande conhecimento de astronomia, desenvolveram um preciso relógio de sol.

Além de Hamurábi, outro imperador que se tornou conhecido por sua administração foi Nabucodonosor II, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia (que fez para satisfazer sua esposa) e a Torre de Babel (zigurate vertical de 90 metros de altura). Sob seu comando, os babilônios chegaram a conquistar o povo hebreu e a cidade de Jerusalém.

Assírios

Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.

Caldeus

Os caldeus, de origem semita, habitaram a região conhecida como Baixa Mesopotâmia no primeiro milênio antes de Cristo. Entre 612 a.C. e 539 a.C., formaram um império na Mesopotâmia (Segundo Império Babilônico). O auge o império caldeu ocorreu em 587 a.C., quando Nabucodonosor conquistou os judeus de Jerusalém e ampliou o território do império. Portanto, Nabucodonosor II foi o mais importante imperador caldeu. Após a morte deste imperador, o império babilônico foi conquistado pelos persas, em 539 a.C., sob o comando do rei Ciro.

ATIVIDADES


Responda os exercícios:


1. Qual o significado da palavra Mesopotâmia?

2.Quais dos principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?

3. Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade:


6. Qual característica geográfica possibilitava a sobrevivência dos povos da Mesopotâmia?



ATIVIDADES DE 01/06/2020 ATÉ 08/06/2020






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ATIVIDADES DE 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020





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AULA PROGRAMADA
Professora: Maria Terezinha                                        Disciplina: História
Atividade 1° ano                                                          Data: 15/06/2020 a 20/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.


LEIA O TEXTOS E RESPONDA AS ATIVIDADES. 


Texto:
                           Civilização Egípcia
         A Civilização Egípcia foi uma das mais importantes civilizações que se desenvolveram na região do Crescente Fértil. Instalada no extremo nordeste da África, numa região caracterizada pela existência de desertos e pela vasta planície do rio Nilo.
        A Civilização Egípcia formou-se a partir da mistura de diversos povos, entre eles, os hamíticos, os semitas e os núbios, que surgiram no Período Paleolítico.
         Os primeiros núcleos populacionais só começaram a se formar durante o Período Neolítico, onde as comunidades passaram a se dedicar mais à agricultura do que a caça ou a pesca.

Por volta de 4000 a.C., os antigos núcleos deram lugar a pequenas unidades políticas, os nomos, governados por nomarcas, que se reuniram em dois reinos, um do Baixo Egito, ao norte e outro do Alto Egito, ao sul.
Por volta de 3200 a.C., Menés, o governante do Alto Nilo, unificou os dois reinos e tornou-se o primeiro faraó, dando origem ao período dinástico, que pode ser dividido em três momentos distintos: Antigo Império, Médio Império e Novo Império.
            Antigo Império (3200 – 2300 a.C.) – época em que foi concluída a unificação do Egito. A capital egípcia passou a ser Tínis e depois transferida para Mênfis, na Região do Cairo (capital atual do Egito).
              O faraó, considerado uma divindade, governava com poder absoluto. Entre 2700 e 2600 a.C., foram construídas as pirâmides de Guizé, atribuídas aos faraós Quéopes, Quéfren e MiquMédio Império (2000 – 1580 a.C.) - nessa fase os faraós reconquistaram o poder que estava enfraquecido por ação dos nomarcas. Na Palestina conquistada, foi encontrada mina de cobre, e na Núbia, mina de ouro.
             Entre 1800 e 1700 a.C.), os hebreus retirando-se da Palestina, chegaram ao Egito. Os hicsos, povo nômade, de origem asiática, invadem o pais, permanecendo na região até 1580 a.C.)
                ovo Império (1580 – 525 a.C.) – foi marcado pela expulsão dos hicsos, pelo grande desenvolvimento militar e pela conquista de um vasto território. Os hebreus foram escravizados e por volta de 1250 a.C., sob a liderança de Moisés, os hebreus conseguiram fugir do Egito, no episódio que ficou conhecido como Êxodo e está registrado no Antigo Testamento da Bíblia.
              O auge da civilização egípcia foi atingido durante o longo governo do faraó Ramsés II(1292 – 1225 a.C.), que derrotou vários povos asiáticos.
               Após seu reinado, as lutas entre os sacerdotes e os faraós enfraquecem o Estado, o que estimulou novas invasões. Em 525 a.C., os persas comandados por Cambires, derrotaram os egípcios na Batalha de Pelusa e conquistaram definitivamente a região.
             A partir de então, o Egito deixaria de ser independente por pelo menos 2500 anos, período em que se tornaria sucessivamente, província dos persas, território ocupado por macedônios, romanos, árabes, turcos e finalmente ingleses.
               As invasões constantes exerceram grande influência na cultura egípcia, sobretudo o domínio macedônico que permitiu a penetração das ideias gregas.
                  Esse domínio instaurou uma dinastia de origem macedônica, chamada ptolomaica ou lágida, a qual Cleópatra pertenceu.
                     Seu filho com o imperador romano Júlio César foi o último rei ptolomaico. Em seguida, a região caiu sob o domínio romano e mais tarde árabe Nesse período foram introduzidos elementos culturais cristãos e muçulmanos sucessivamente.

 ATIVIDADES DE 22/06/2020 ATÉ 29/06/2020

Religião na Civilização Egípcia


A sociedade egípcia era marcada por uma profunda religiosidade. Politeístas, adoravam diversos deuses: Amon-Ra, protetor dos faraós; Ptah, protetor dos artesãos; Thot, deus da ciência e protetor dos escribas; Ambis, protetor dos embalsamentos; Maat, deusa da justiça, entre outros.
Acreditavam em vida após a morte e no retorno da alma ao corpo, cultuavam os mortos e desenvolviam técnicas de mumificação, para conservar os corpos.

ATIVIDADE

RESPONDA:
  • O auge da civilização egípcia foi atingido durante o governo de qual Faraó?
  • Qual era a religião da sociedade egípcia?

ATIVIDADES DE 30/06/2020 ATÉ 04/07/2020 

Leia o texto e responda as atividades.

Texto:
                             Grécia Antiga

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2.000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), unidades político-administrativas, caracterizaram a vida política dos gregos. Elas surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia Antiga foram: Esparta e Atenas.
Expansão do povo grego (diáspora)
Entre os séculos VII a.C. e V a.C. aconteceram várias migrações de povos gregos para vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundaram colônias, na parte sul da Península Itálica e fizeram o mesmo na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasionaram as famosas Guerras Médicas (499 a.C. a 449 a.C.), em que os gregos saíram vitoriosos.
                  Economia da Grécia Antiga
A economia dos gregos baseava-se, principalmente, no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas eram usadas para o transporte de vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo, os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras, foram utilizados como mão de obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha seu próprio sistema político-administrativo, organização social e deuses protetores.

Cultura e religião (principais características)

Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje, a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V (Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período

ATIVIDADES DE 06/07/2020 ATÉ 11/07/2020


                               Esparta e Atenas
As cidades de Esparta e Atenas se formaram durante o período Arcaico, no contexto da formação das primeiras polis gregas, processo que se consolidou entre 700 a.C. a 500 a. C. quando os Genos (tribos) nômades se tornaram sedentários.
Mesmo que se denominassem Helenos e compartilharem de alguns costumes e tradições, como as divindades e os privilégios à aristocracia local, os gregos eram totalmente independentes entre si e possuíam diferenças marcantes, o que não permite afirmarmos a existência de uma nação grega. E, dentre todas as cidades, Esparta e Atenas constituíram as duas maiores antíteses da Grécia Antiga.
Observe que, a sociedade espartana já havia se tornado uma potência grega em torno de 520 a.C., quando dominava a Liga do Peloponeso. Foi nessa época que começaram os atritos com Atenas. Ora, em 510 a.C., Cleômenes de Esparta tenta vencer os atenienses, mas é derrotado. Contudo, alguns anos mais tarde, em 480 a.C., estas duas cidades irão se unir contra o rei Xerxes, do Império Persa, com Atenas esmagando sua força naval e Esparta destroçando suas forças terrestres.

              Principais Características de Esparta
Esparta (ou Lacedemônia) surgiu em torno de 1200 a.C., quando os Dórios, que dominavam técnicas de metalurgia para fabricar ferro, conquistaram o sul do Peloponeso. Em 700 a.C., eles já haviam derrotados seus inimigos e conquistaram toda a península, transformando-os em vassalos e escravos. Isso deu a Esparta uma grande quantidade de terras férteis, o que facilitou o seu isolamento e lhe garantiu a alcunha de xenófobos (aversão aos estrangeiros).
Sobre sua educação, esta começava aos 7 anos de idade para os homens e aos 12 para as mulheres. Basicamente, seu treinamento se resumia na preparação física e psicológica, de cunho militarista, para transformar os homens em poderosos e obedientes guerreiros. Por sua vez, as mulheres também eram treinadas para o combate, e sua educação as preparavam para conduzir todos os assuntos domésticos na ausência dos maridos. Além disso, elas eram bem vindas nas assembleias e nas competições desportivas.
Não obstante, os únicos a terem direitos políticos na sociedade espartana eram os descendentes diretos dos dórios; eles eram servidos pelos periecos, descendentes dos aqueus conquistados que praticavam o comércio e artesanato; por fim, a base da sociedade era composta pelos hilotas, escravos capturados durante as guerras.

              Principais Características de Atenas
A cidade de Atenas foi estabelecida pelos Jônios por volta de 1600 a.C, na região da península Ática. Outros povos creto micênicos, como aqueus, jônios e eólios também compuseram o seu povo.
Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo, aproveitaram de sua posição geográfica estratégica para desenvolver o comércio de trigo, uva e azeitona e cerâmica com as colônias gregas no Mar Mediterrâneo e na Ásia menor.

Mais equilibrados, os atenienses conciliar o desenvolvimento físico e mental durante a educação de seus cidadãos, a qual era um privilégio das famílias mais abastadas. Não obstante, valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia. Contudo, as mulheres não desfrutavam muito dessa educação, uma vez que eram criadas para serem dóceis e submissas, prendadas apenas para as atividades domésticas cotidianas.

ATIVIDADES

Responda em seu caderno:

  • Como era a educação dos Esparta? 
  • Como era a educação dos atenienses?