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TURMAS 82 e 83 - Português

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 82 e 83

Professor: Carla Michele Carvalho da Silva

Email: carlamcs20@hotmail.com

WhatsApp: 984631869


Atividade de 16/03 até 20/03/2020.


Deve ser entregue pelo e-mail ou whats até o dia 17/04/2020. Pode ser respondido no caderno.



Entrevista: Respostas sigilosas. Somente a professora terá acesso.



1) Fico feliz toda vez que...

2) Nada me aborrece mais que...

3) Se não fosse eu mesmo (a), gostaria de ser...

4) A coisa que mais me magoa é...

5) Quem realmente me conhece bem sabe que eu...

6) Para mim o amor é...

7) Uma coisa que me faz sentir bem em grupo é...

8) Raramente sou compreendido quando...

9) Se eu pudesse recomeçar minha vida eu...

10) Sinto que sou bastante aceito quando...

11) O que mais gosto em mim mesmo (a)...

12) Eu poderia ser...

13) Se fosse um náufrago agarrado ao tronco pensaria...

14) Sempre sinto insegurança quando...

15) O que eu não gosto em mim mesmo (a) é...
16) Uma pessoa que me marcou bastante foi...
17) A maior força de um grupo está...
18) Acho que as pessoas do meu lado demonstram solidariedade quando...
19) Nem sempre a solidão é...
20) Entre amor, poder, dinheiro e dever, eu...
21) Entre prestígio, segurança e competência, eu...
22) Quando ocorre um conflito no grupo eu...
23) Um exemplo de ótimo colega é...
24) Um exemplo de ótimo professor é...

Atividade de 23/03 até 27/03/2020.


Deve ser entregue pelo e-mail ou whats até o dia 17/04/2020. Pode ser respondido no caderno.


 O BICHO

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.


Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947.



1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) (   ) alegrou-se com a cena.                   
b) (   ) ficou indiferente.
c) (   ) solucionou um problema social.
d) (   ) fiou chocado com o espetáculo.

2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) (   ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                      
b) (   ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) (   ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (   ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (   ) prazer.
b) (   ) admiração.
c) (   ) pena.
d) (   ) desprezo.

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (   ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                
b) (   ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (   ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (   ) o homem deve ser tratado como animal.

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) (   ) a própria fome.
b) (   ) a imundice do pátio.
c) (   ) o cheiro da comida.
d) (   ) a amizade pelo cão.

6. O assunto do texto é:
a) (   ) a imundice de um pátio.
b) (   ) um bicho faminto.
c) (   ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) (   ) a triste situação de um homem.

7. Este poema serve para:
a) (   ) distrair.
b) (   ) informar sobre um acontecimento.
c) (   ) partilhar um sentimento.
d) (   ) informar sobre a vida de um homem.

8. Esse poema apresenta:
a) (   ) fato.                 b) (   ) opinião.            c) (   ) descrição.


Atividade de 30/03 até 03/04/2020.


Deve ser entregue pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Pode ser respondido no caderno.


1 – Pela leitura da tira, podemos afirmar que Garfield é:
a) animado
b) inquieto
c) preguiçoso
d) ágil

2 – Observe a transformação da feição do Jon no diálogo com o Garfield. Por que ela acontece?

3 – Releia:

“Correr por que?!”

Justifique o emprego da forma acima destacada:

4 – Identifique na tira uma inadequação referente à concordância verbal. Em seguida, explique o porquê da inadequação, fazendo a alteração necessária:

5 - Agora refaça o cartum acima e crie uma nova história.

Atividade de 06/04 até 10/04/2020

Deve ser entregue pelo e-mail ou whats até o dia 24/04/2020. Pode ser respondido no caderno.

Dos Nomes

Hoje acordei com uma pulga atrás da orelha: Pedro Barreiro. Esse meu nome de pia, quer dizer, de batismo.
Como será que meus pais chegaram a tal escolha? E os seus? Já pensou em seu nome? Eu tenho uma
prima que é Vera. Primavera é uma estação. Ela é Vera Lúcia. Verdadeira Luz, ou Luz da Verdade. E é na
Primavera que a verdade da criação divina se manifesta, em forma de cores, aromas...
Pedro é nome comum, depois que Jesus renomeou Simão, o pescador. ‘’Tu és pedra e sobre ti edificarei
minha igreja’’. Belas palavras! Mas não nasci em 29 de Junho. Barreiro é sobrenome de meu pai. Qualquer
um sabe que barreiro vem de barro e que o barro sempre foi muito utilizado na confecção de utensílios
diversos: panela de barro para uma boa moqueca capixaba. Também dizem que há barros medicinais...
E há a Velho Barreiro! Caninha, cachaça, pinga... Muito comum ouvir-se: “Ah! Tava um barrero danado, a
estrada!” Ou “Sicrano é barro, quero distância dele!” Vejam bem, então, a contradição existente em meu
nome, que é minha identidade! O nosso nome diz muito de nossa personalidade? Pedro é variante de pedra,
ou seja, diz respeito a algo sólido, duro mesmo! Todo mundo conhece e usa a metáfora: “Fulano, aquilo tem
coração de pedra!” Por outro lado, barreiro é um lugar onde há muito barro, que é coisa mole, escorregadia,
deslizante. Será que sou realmente o paradoxo existente em meu nome? Será que também sou uma
metamorfose ambulante? Raul é luar aos avessos e a lua é mutante... (Publicado na revista Na Real, em Junho de 2012)

1) Identificar o gênero de um texto, percebendo a voz ou vozes que nele falam, com que intenção, a respeito de quê, como falam, são passos importantes para que a leitura seja proveitosa. Analise as afirmações feitas a respeito do texto e identifique aquela que é FALSA.
(A) Pode ser uma crônica, pois é um texto curto, publicado em uma revista.
(B) O texto é narrado em 1a pessoa e o narrador parece estar falando com alguém bem próximo dele.
(C) A intenção do narrador é provocar, com certo humor, uma reflexão sobre os nomes que recebemos.
(D) O narrador faz uso de uma linguagem que não é própria ao gênero textual escolhido.

2) Quando o narrador diz que acordou com uma pulga atrás da orelha, significa que
(A) Acordou com uma pulga picando-lhe a orelha.
(B) Acordou ansioso para falar alguma coisa.
(C) Acordou com um pensamento perturbando-lhe a cabeça.
(D) Acordou lembrando-se de um sonho com uma pulga.

3) Claro que quando escrevemos não temos uma única intenção, mas temos sempre uma de maior destaque.
No caso do texto lido, A PRINCIPAL INTENÇÃO DO NARRADOR É
(A) Descobrir as razões de ter recebido aquele nome.
(B) Conversar com alguém sobre os nomes que recebemos.
(C) Explicar o significado das palavras que formam o nome dele.
(D) Propor uma reflexão sobre os nomes que recebemos e a relação deles com nossa personalidade.

4) É muito comum percebermos, em um texto, referências a outros textos, sejam para criticar, reforçar, ampliar uma ou mais ideias. Analise as alternativas e identifique a única que exemplifica o que foi dito.
(A) ‘’Tu és pedra e sobre ti edificarei minha igreja’’.
(B) ‘’Qualquer um sabe que barreiro vem de barro... ’’.
(C) ‘’ Vejam bem, então, a contradição existente em meu nome, que é minha identidade! ’’
(D) ‘’ Será que sou realmente o paradoxo existente em meu nome? ’’

Atividade de 13/04 até 17/04/2020

Não há atividade para entregar nesta semana, apenas assistam a vídeo aula https://www.youtube.com/watch?v=jv2Nucfx-Rk e leiam o texto com atenção.

Tipos de sujeito


O sujeito é um termo essencial da oração sobre o qual se faz uma declaração e pode ser classificado em vários tipos, de acordo com o núcleo que apresenta.


Como você já deve saber, o sujeito é um termo essencial da oração e é definido como o ser sobre o qual se faz uma declaração. No entanto, existem algumas características que fazem com que ele receba diferentes classificações, tais como: sujeito simplessujeito compostosujeito oculto (determinado) e sujeito indeterminado. Vamos analisar cada um deles neste texto:

Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere a uma só palavra:

Exemplos:

Pedro viajou. (o verbo refere-se a um substantivo)
Nós aprendemos o alfabeto. (o verbo refere-se a um pronome)
Os três construíram o projeto. (o verbo refere-se a um numeral)
humilde aprende mais. (o verbo refere-se a uma palavra substantivada)
É provável que ele viaje hoje. (o verbo refere-se a uma oração)

Sujeito composto: é aquele que possui mais de um núcleo.

Exemplos:

Pai e filho viajam juntos todos os anos. (o verbo refere-se a mais de um substantivo)
Viajamos ele eu para Cancún. (o verbo refere-se a mais de um pronome)
Aprendem mais os humildes e os esforçados. (o verbo refere-se a mais de uma palavra substantivada)
Chegaram seis ou sete clientes. (o verbo refere-se a mais de um numeral)
Era melhor esquecer o carro novo viajar para Cancún. (o verbo refere-se a mais de uma oração)

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.

Exemplos:

Gosto de viajar todos os anos. (sujeito oculto “eu”, determinado pela desinência verbal)
Chamava-se Maria, tinha 16 anos e trabalha no hospital municipal. (sujeito oculto “Maria”, determinado pela presença do sujeito em oração antecedente)

Sujeito indeterminado: é aquele no qual não é possível identificar um referente explícito na oração (ou no contexto do enunciado) para a flexão verbal. Pode ser construído por:

a) Verbo transitivo direto na 3ª pessoa do plural:

Anunciaram a morte do prefeito.

b) Verbo transitivo indireto, verbo intransitivo ou verbo de ligação flexionado na 3ª pessoa do singular + pronome “se”:

Não se fala da morte do prefeito no jornal local.

**Agora, observe as orações seguintes e tente identificar o sujeito delas:

Chove muito nessa cidade.
Há muitos animais no zoológico de Brasília.
Como você pôde perceber, não é possível determinar o sujeito delas, não é mesmo? Isso se deve ao fato de serem orações sem sujeito. Os casos em que esse fenômeno gramatical ocorre são:


Oração sem sujeito


Com verbos ou expressões que denotam fenômenos da natureza.

Exemplo: De manhã choveu muito.

Com o verbo “haver” no sentido de existir.

Exemplo:  muitos animais no zoológico de Brasília.

Com o verbo “haver”, quando indica tempo decorrido.

Exemplo: Aguardo a encomenda  dois dias.
Como os verbos “ser”, “fazer” e “ir” na indicação de
 tempo ou relacionados a fenômenos da natureza.

Exemplos: Era bastante tarde.
Fazia frio durante aquela noite.
Vai para uns dois anos que não vejo meus pais.


Atividades de 20/04 até 24/04/2020

Observe as imagens e faça as atividades no caderno.
Entreguem pelo whats. 












 1) Relacione as orações com os tipos de sujeito:
a) ( ) Choveu muito ontem à noite.
b) ( ) Cantar faz bem para a alma.
c) ( ) As chaves e as malas da Joana já estão no carro.
d) ( ) Não encontraram o culpado.
e) ( ) Perdi o voo.

I. Sujeito composto.
II. Sujeito oculto.
III. Oração sem sujeito.
IV. Sujeito indeterminado.
V. Sujeito simples.

2) Identifique os sujeitos das orações a seguir e classifique-os:
a) A festa continuou madrugada a fora. -
b) Encerrou satisfeito a reunião o diretor da empresa. -
c) Bateram no meu carro. -
d) Faz muitos anos que ele partiu. -
e) Estudo e dedicação são essenciais para a aprovação. -

3) Na oração “Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande desejo meu”: Marque a alternativa correta.
a) ( ) O sujeito é “trabalhar”.
b) ( ) O sujeito é oculto: eu.
c) ( ) É uma oração sem sujeito.
d) ( ) O sujeito é indeterminado.
e) ( ) O sujeito é “Tribunal”.

4) Leia o trecho  as seguir, retirado do livro “Uma noite na praia", de Elena Ferrante.

Está escurecendo. Nada de estrelas nem de lua. O barulho do mar ficou mais alto. /Sinto a umidade no ar, vou ficar resfriada. Mati sempre me diz:/ “Se você ficar resfriada, vai ter febre.” Repete exatamente o que a mãe diz para ela. Porque Mari e eu também somos mãe e filha.

a)    Qual é o sujeito das orações destacadas? Liste abaixo.

Oração 1 –
Oração 2 –
Oração 3 –
Oração 4 –
Oração 5 –

5) Identifique os tipos de sujeitos nas orações abaixo:
a)    Havia muitas pessoas sem sair de casa. –
b)    A linda mulher chegou cedo. -
c)    Chegamos cedo à festa. -
d)    O menino é a menina saíram de casa. -
e)    Saíram para passear no parque. -



Atividades de 27/04 até 01/05

Fazer um "MAPA MENTAL" sobre os "TIPOS DE SUJEITO". Segue exemplo abaixo de um mapa mental cujo assunto é a população. No caso da atividade será sobre TIPOS DE SUJEITO. Fazer em folha ofício e bem colorido. Usem a criatividade. Dúvidas chamem no whats. 
























Atividade de 01/06 até 05/06/2020

Copiar no caderno e enviar a foto no whats ou e-mail.


Predicado


Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.

Predicado Verbal

O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

Os alunos estudam todos os dias para o concurso.

Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

Predicado Nominal

No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito.
Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.

1ª. Ela está cansada.
2ª. As taxas de juros continuam elevadas.

Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”.
Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de análise: perguntamos quem continua? e continua o quê? E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicativo nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicado) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

Predicado verbo-nominal

O predicado verbo-nominal possui dois núcleos: um verbo nocional, como vimos no predicado verbal, e um predicativo, que pode referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo.

Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.

Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo nocional (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito. Poderíamos desdobrar a última oração em duas:

Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos.

Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.




Atividades de 08/06 até 12/06/2020



1) Leia a tirinha a seguir para classificar as orações quanto ao tipo de predicado:

a) A alegria é contagiosa!

Predicado:

b) Eu sou imune.
Predicado:

2) Para cada frase abaixo, identifique seu sujeito e seu predicado:
a) As crianças brincavam na praia.
 Sujeito:
 Predicado:
b) Os lagos, próximos às cidades, estão cada vez mais poluídos.
 Sujeito:
 Predicado:
c) A chuva não cedia mesmo com o fim da estação.
 Sujeito:
 Predicado:
d) A professora ensinou a fazer cálculos.
 Sujeito:
 Predicado: 




Atividades de 15/06 até 20/06/2020



ATENÇÃO! NÃO ESTOU RECEBENDO OS TRABALHOS DE VOCÊS. 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
PODEM ME CHAMAR NO WHATS (984631869)
QUERO MUITO CONHECER VOCÊS.


Proposta de atividade:

Faça um MAPA MENTAL sobre os tipos de predicados;

No mesmo modelo citado em atividade anteriores;
Em folha ofício;
Bem colorido.


Atividades de 22/06 até 27/06/2020


Tipos de Texto

Os tipos de textos são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Texto Narrativo

A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um enredo, no qual são desenvolvidas as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço.
Assim, a narração engloba o que chamamos de 5 elementos da narrativa:

1.          Enredo: designa a história da narrativa. Dependendo de como a trama é contada, ele é classificado em dois tipos: enredo linear (sequência cronológica) e enredo não linear (não possui uma sequência cronológica).

2.          Narrador: também chamado de foco narrativo, representa a "voz do texto", ou seja, determina quem está contando a história. Os tipos de narrador são: narrador observador (não faz parte da história, sendo somente um observador), narrador personagem (faz parte da história) e narrador onisciente (conhece todos os detalhes da narração).

3.          Personagens: são aqueles que fazem parte da história e podem ser: personagens principais (protagonista e antagonista) ou personagens secundárias (adjuvante ou coadjuvante).

4.          Tempo: marca o momento em que a trama está sendo desenvolvida. Ele é dividido em dois tipos: tempo cronológico e tempo psicológico.

5.          Espaço: representa o local (ou locais) onde se desenvolve a história e que pode ser: físico, psicológico ou social.


Proposta de atividade: 

Copiar no caderno;

Ler com atenção.


Lembre-se: Se houver alguma dívida, chame a professora no whats (984631869)

Ficarei feliz em ajudá-lo (a). ❤





Atividades de 29/06 até 04/07/2020


Proposta de atividade:

Copie o texto;

Tire dúvidas com a professora pelo whatsapp;




Estrutura dos textos narrativos:

Os textos narrativos possui uma estrutura básica: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Apresentação: trata-se da introdução do texto, onde são apresentadas algumas de suas principais características como o tempo, o espaço e os personagens que fazem parte da trama.

Desenvolvimento: designa a maior parte do texto, onde são desenvolvidas as ações das personagens numa sequência de acontecimentos.

Clímax: representa a parte mais emocionante, surpreendente e tensa da narrativa.

Desfecho: é a parte final da trama, determinada pelo arremate de toda a história. Nela, é revelada o destino dos personagens.

Alguns exemplos de textos narrativos:
Conto
Fábula
Romance
Novela

Crônica




Atividades de 06/07 até 11/07/2020


Proposta de atividade: 

Após estudarmos um pouco sobre o texto narrativo, escolha um conto que conheças e faça uma adaptação da história;

Torne esse texto interessante, trazendo assuntos atuais, mas não fuja do enredo da história original;

O título também deve ser adaptado;

Mínimo de linhas: 15;

Faça o caderno e envie foto no whats ou e-mail.

Qualquer dúvida, chama no whatsapp.