NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: T5 e T6
Professor: Sandra Mara Berchet
Email:saniberchet@yahoo.com.br
WhatsApp:991817140
Atividade do dia 16/03/2020 ATÉ DIA 20/03/2020
Sobre os dez mandamentos do gaúcho:
ler o número 3 e 6 e pesquisar: sobre as tradições gaúcha e o Hino Rio Grande do Sul.
ler o número 3 e 6 e pesquisar: sobre as tradições gaúcha e o Hino Rio Grande do Sul.
Atividade do dia 23/03/2020 até 27/03/2020
ATIVIDADE: SOBRE A REGIÃO SUL - (NO LINK)
RESPONDA:
1-QUAIS SÃO OS ESTADOS E CAPITAIS DA REGIÃO SUL?
2- EXPLIQUE COMO É O RELEVO E CLIMA DA REGIÃO SUL.
A Importância do Solo
O solo corresponde a camada superficial da crosta terrestre, sendo muito importante para o desenvolvimento da vida na terra, visto que dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência.
Note que utilizamos o solo não somente para a produção da alimentação,
mas também como matéria prima para diversas construções.
Além disso, o solo possui importantes funções, desde o armazenamento e
escoamento e infiltração da água na superfície, sendo um componente fundamental
para o desenvolvimento de diversos ecossistemas.
Por esse motivo, o manejo adequado e a preservação do solo tornam-se
tarefas essenciais, já que é um recurso natural não renovável, ou seja, é
limitado, e a exploração desenfreada pode acarretar muitos problemas futuros.
A Lei Federal 7867 de 13 de novembro de 1989, implementou no Brasil o
“Dia Nacional da Conservação Solo” que é comemorado todo dia 15 de abril.
A data alerta para a importância desse recurso tão importante para o
desenvolvimento da vida na Terra, assim como a água, o ar, a fauna e a flora.
Composição e Tipos de Solo
O solo é um complexo composto de minerais e matéria orgânica oriundo
de um lento processo decorrente da degradação de rochas e da decomposição de
diversos animais e plantas.
Existem diversos tipos de solo, resultantes da ação de elementos como
a água, o clima e o relevo. Assim, os principais tipos de solo , são
classificados em:
- Solo Arenoso
- Solo Argiloso
- Solo Orgânico
A Importância do Solo para o Ser Humano
Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele
retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência.
Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na
construção de casas, edifícios, dentre outros.
A Importância do Solo para os Animais
Para os animais, tanto quanto para os seres humanos, o solo é um
recurso muito importante de desenvolvimento, pois é dele que eles retiram os
alimentos para sobreviverem.
A Importância do Solo para a Agricultura
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois
é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se
desenvolverem.
O tipo de solo é muito importante para as plantações e o
desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, não são todos os solos que
auxiliam na reprodução de plantas. Isso porque há solos pobres de nutrientes,
os quais impedem o desenvolvimento da flora.
Para melhorar os problemas ambientais causados no solo, a produção
sustentável de alimentos através da agricultura biológica tem sido uma boa
alternativa.
Os alimentos orgânicos são produzidos pela ausência de
produtos químicos (agrotóxicos, inseticidas, adubos químicos). O sistema de
agricultura mais utilizado afeta não somente o solo, empobrecendo-o, mas também
podem gerar diversas doenças nos seres humanos.
Poluição do Solo
A poluição do solo pode ocorrer de diversas maneiras, sendo
que a ação humana tem sido um importante fator de degradação.
As queimadas, o desmatamento, o desenvolvimento de pastos (para
animais) ou plantações e a contaminação dos recursos hídricos (água) geram
diversos problemas ambientais, como a erosão, que afeta diretamente o
solo, desequilibrando os ecossistemas.
Algumas medidas importantes devem ser tomadas, por exemplo:
- diminuição de
queimadas e do uso de agrotóxicos na agricultura;
- reflorestamento de
determinadas zonas;
- não jogar lixo e
produtos químicos (geralmente causado pelas indústrias) em locais
inapropriados;
- fazer a separação
dos resíduos segundo a coleta
Seletiva.
RESPONDA:
ATIVIDADE - 13/04/2020 até 17/04/2020
A DIVERSIDADE CULTURAL
NO BRASIL
Apesar do processo de globalização, que busca
a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de
comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam
fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades
continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma
vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e
os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação
cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães,
árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a
cultura de um povo.
As
regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O Centro-Oeste brasileiro
tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado
de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de
origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os
pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano,
pamonha, angu, curral, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
As representações culturais no Norte
do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de
Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande
herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá,
pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala
são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá,
graviola, buriti.
No Sudeste, várias
festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa
do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a
peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu
boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os
principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de
feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
Sul apresenta aspectos culturais dos
imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos.
Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas,
como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o
fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na
culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe,
marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.
RESPONDA
1- Como é representada as festas da
região Norte?
2- Explique a culinária da região Centro Oeste?
3- Explique os aspectos culturais da sua região.
ATIVIDADE : 20/04/2020 até 24/04/ 2020.
Atividades.
1- Pesquisar os conceitos De:
Geopolítica -
Estado -
Nação -
Território -
País -
ATIVIDADE DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020
O bullying nas Escolas
A escola pode lidar com o bullying tanto
buscando medidas de prevenção quanto estratégias de intervenção. Confira
a seguir o que são elas e como colocar em prática:
Medidas de prevenção:
Na prevenção, a escola
trabalha com a conscientização dos alunos e da família acerca do
assunto, deixando claro que é uma prática negativa, imoral e
que, caso ocorra, terá suas devidas penalizações para os agressores.
Essa medida é importante pois muitos estudantes não sabem da gravidade do bullying e
que existe uma lei cujo objetivo é a criminalização
dessas ocorrências.
Uma forma de trabalhar com a prevenção
do bullying é com o desenvolvimento
socioemocional dos estudantes, contribuindo para
a formação de alunos mais empáticos, que sabem lidar melhor
com conflitos em geral. O número de casos desse tipo tendem
a diminuir em escolas que trabalham com o socioemocional, uma vez
que os estudantes passam a respeitar mais as
diferenças e conseguem se comunicar de forma mais clara e com
menos anseio caso alguma agressão ocorra, sentindo-se mais
confortáveis para procurar a direção
escolar e a pedir ajuda.
O bullying pode
ser combatido com medidas de prevenção e de intervenção. Isso pode ser feito
por meio de desenvolvimento socioemocional dos alunos e também
com uma formação e capacitação do corpo docente em relação a
essa prática.
O mais importante é que tanto os
alunos quanto a família e toda a equipe escolar precisam estar esclarecidos em
relação ao assunto, sabendo da sua seriedade e consequências.
A consciência dos malefícios
ocasionados pelo bullying gera empatia, que, por sua vez, gera
tolerância, transformando positivamente a convivência social.
ATIVIDADES.
A- Elaborar uma resenha ( Resumo) , sobre o vídeo.
B- Como podemos combater o bullying nas escolas?
Atividade 01/06/2020 até 05/06/2020
BIOMAS BRASILEIROS
O que são - definição
Biomas são grandes unidades biogeográficas caracterizadas por tipos de vegetação e vida animal que se estendem ao longo de uma região e estão associadas ao clima e ao relevo onde ocorrem. Portanto, a definição de bioma engloba diversos aspectos da paisagem e corresponde à forma como esses elementos se organizam para dar origem a formas de vida e paisagens singulares em cada região.Os biomas brasileiros apresentam uma grande biodiversidade. Entretanto, atualmente, todos eles sofrem com a exploração insustentável de seus recursos naturais, que ameaça a biodiversidade e coloca em risco as inúmeras espécies de plantas e animais, muitas delas endêmicas, ou seja, que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.No território brasileiro é possível distinguir seis biomas diferentes: a Floresta Amazônica, o Cerrado, os Pampas, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Pantanal.
Principais biomas brasileiros
Bioma AmazôniaA Floresta Amazônica é o maior bioma em extensão do Brasil, ocupando 49% do território do país. Apresenta clima equatorial, quente e úmido, com temperaturas elevados ao longo de todo o ano e alto índice pluviométrico, com chuvas frequentes no inverno.
A região da Floresta Amazônica é, em sua maior parte, plana e recortada por inúmeros cursos d’água pertencentes a bacia do Rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo. A floresta abriga uma grande biodiversidade vegetal e animal. Boa parte dessa biodiversidade está diretamente ligada ao manuseio sustentável que os povos indígenas fazem na floresta há milhares de anos.Bioma CerradoO cerrado ocupa cerca de 22% do território brasileiro, abrangendo, principalmente, os estados da região centro-oeste e avançado sobre parte do território de sobre Minas Gerais, Paraná e São Paulo e sobre algumas áreas da região Norte do país.São características da paisagem do Cerrado as árvores de pequeno e médio porte, com galhos grossos e retorcidos e raízes profundas, capazes de alcançar as camadas mais úmidas do subsolo. Esse tipo de vegetação é adaptado às condições climáticas da região, que conta com verões chuvosos e invernos secos.
Grande parte das espécies que vivem no Cerrado são endêmicas, como o buriti (Mauritia flexuosa) e o Beija-Flor-de-Gravata-Verde (Augastes scutatus). Por sua alta taxa de endemismo, o Cerrado é considerado um dos hotspots de biodiversidade do Brasil. Entretanto, apesar de sua riqueza natural, o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Atualmente, restam apenas 20% de sua cobertura original.
Bioma Mata AtlânticaO Mata Atlântica é um bioma que abriga diversos ecossistemas, como os manguezais e as Matas de Araucária. Originalmente, esse bioma ocupava toda a região litorânea brasileira, adentrando o território principalmente na região Sul do país. Atualmente, restam apenas 7% da vegetação original.
A Mata Atlântica é formada por uma floresta fechada, com árvores de médio e grande porte, que superam os 30 metros de altura. O clima predominante é o tropical úmido, com chuvas provenientes das massas de ar úmidas do Atlântico.região possui uma grande biodiversidade que está constantemente ameaçada pelo crescimento acelerada das cidades na região leste de todo o Brasil. Como resultado, muitas de suas espécies estão ameaçadas de extinção, como o mico-leão dourado (Leontopithecus rosalia) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).
Bioma PantanalO Pantanal é a maior planície alagável do mundo, localizado na bacia do Alto Paraguai. Esse bioma, que se estende por grande parte do território da Bolívia e do Paraguai, corresponde a apenas 1,7% do território brasileiro. Apesar disso, é considerado uma das áreas com maior biodiversidade do país.
A região abriga espécies vegetais e animais características da Amazônia, do Cerrado, Mata atlântica e Caatinga. O Tuiuiú, ave símbolo da região, por exemplo, é encontra
do em grandes populações no Pantanal, mas também ocorre na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
O clima desse bioma é marcado por verão chuvoso e inverno seco. Durante o verão, a área é alagada, dando origem à um grande pântano. No inverno, que vai de maio a outubro, quase não chove, de forma que as áreas de alagamento recuam, dando espaço para gramíneas e espécies rasteiras nascerem nas margens dos rios.
Bioma CaatingaA caatinga ocupa o interior dos estados nordestinos, bem como o norte do estado de Minas Gerais, ocupando 11% do território brasileiro. O clima semiárido é característico da região, com temperaturas médias que ultrapassam os 25°C e com poucas chuvas ao longo do ano.
A vegetação da região é formada por arbustos e árvores pequenas, com raízes superficiais para melhor absorverem a água das poucas chuvas. Mas, apesar da seca, pesquisas recentes estão revelando a rica em biodiversidade da região, sobretudo de espécies vegetais e invertebrados..
Bioma PampasOs pampas são um bioma característico da região sul do país, sobretudo do Estado do Rio Grande Sul. A principal característica da região é a sua vegetação herbácea, formada por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte.Por ser uma área de pasto natural, a região foi tradicionalmente utilizada para a criação de gado. Como consequência do uso de grandes áreas para a pecuária e a monocultura, os pampas estão passando por um processo de desertificação.Com clima ameno, a temperatura média na região não ultrapassa os 20°C. Por sofrer influência de massas de ar úmida provenientes do Atlântico Sul, as chuvas são bem distribuídas ao longo de todo o ano.
ATIVIDADES
Responda
1- Qual é a definição de bioma? Explique .
2- Quantos e quais são os biomas brasileiros?
3- Explique o bioma Pantanal.
4- Qual é a principal Característica do bioma Pampas?
Atividades 08/06/2020 Até 12/06/2020
Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
Por que o nome Guerra Fria
A Imagem a seguir esta relacionada ao conteúdo anterior ( A Guerra Fria).
Atividades 08/06/2020 Até 12/06/2020
A Globalização e as desigualdades Sociais
A Globalização é um
processo de aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e
políticas entre os povos espalhados pelo mundo.
Está caracterizada pela ausência ou
diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.
Origem da Globalização
A origem da globalização remonta ao
século XV durante o período mercantilista. Várias nações europeias lançaram-se
ao mar em busca de novas terras e riquezas.
Posteriormente, no século XVIII
caracterizou-se por um aumento ainda maior no fluxo de força de trabalho entre
os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e
na Ásia.
O homem europeu entrou em contato com
povos de outros continentes e estabeleceu relações comerciais e culturais em
níveis sem precedentes.
No século XIX, com a invenção da
eletricidade, das ferrovias e dos navios à vapor, as distâncias encurtaram e os
produtos puderam chegar nos lugares mais remotos.
Esse conjunto de transformações, de
ordem política e econômica, intensificou-se, sobretudo, no final do século XX,
com destaque para o período pós Segunda Guerra Mundial.
Após o fim
da União Soviética, o mundo já não estava mais dividido por uma
barreira ideológica. Os países que pertenceram ao bloco comunista iriam adotar
o liberalismo e o capitalismo como forma de governo e política econômica.
Surge o neoliberalismo que ganhará
força e irá impulsionar o processo de globalização econômica pelos quatro
cantos do mundo.
Características da Globalização
·
Integração
social, econômica e política;
· união
de mercado mundial (relações comerciais e financeiras);
· fortalecimento
das relações internacionais;
· aumento
da produção e do consumo de bens e serviços;
· avanço
tecnológico e dos meios de comunicação;
· instantaneidade
e velocidade das informações (por exemplo, via internet);
· aumento
da concorrência econômica e do nível de competição;
· surgimento
dos blocos econômicos e desaparição das fronteiras comerciais;
· ampliação
do uso de máquinas na execução de tarefas;
· crescimento
da economia informal;
· valorização
de mão-de-obra qualificada;
· privatização
de empresas estatais.
Globalização no Brasil
Da mesma maneira que nos países
colonizados por outros europeus, a globalização no Brasil tem início com a
chegada dos portugueses no país.
Isso porque começam as relações
econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos que aqui viviam e os
colonizadores.
No entanto, foi somente no século XX
que esse processo teve maior impacto na economia do Brasil. Destacam-se a
implementação do neoliberalismo através do Plano
Collor e as privatizações das empresas estatais.
Além disso, a expansão das indústrias
e das empresas multinacionais foram
essenciais para reforçar o processo de globalização no país.
Globalização Econômica
Um fato notável da globalização é o
acúmulo de conhecimentos. Isso provoca aumento no compasso das transformações
nos meios de produção e tem como consequência o barateamento do método
produtivo das indústrias.
Assim, desde os primórdios, notamos
uma dispersão da cadeia de produção, através da qual os produtos são fabricados
em vários países.
O objetivo principal é reduzir os
custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em
desenvolvimento.
Podemos também imaginar a globalização
como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.
O intuito é encurtar as distâncias,
facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabelece a
conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.
Nesse sentido, as instituições
financeiras (bancos, casas de câmbio) criaram um sistema eficaz para beneficiar
a transferência de capital e comercializar ações em escala mundial.
Blocos Econômicos
Estas relações entre os países gerou a
necessidade de expandir seus mercados e conduziu as nações à abertura econômica
para produtos estrangeiros.
Assim, ocorreu a criação de blocos
econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os
membros. Com este propósito, surgem a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA,
o PACTO ANDINO e a APEC.
Isso fortaleceu a releitura da
filosofia de origem iluminista liberal que, agora, é chamada de Neoliberalismo.
Globalização Cultural
Com a abertura de mercados, o
consumidor (que passa a ser uma nova categoria de cidadão) tem acesso a
produtos importados de qualidade a baixo custo.
Este processo contribui ainda para a
universalização do acesso aos meios de cominicação pelo barateamento
das tecnologias e dos métodos de produção.
A globalização tem como seu ícone mais
notável a Internet, a rede planetária de computadores. Ela tornou-se possível
graças a pactos entre diferentes entidades públicas e privadas por todo mundo.
Deste modo, a língua inglesa torna-se
fundamental na Internet, como uma forma rápida eficiente e totalmente nova para
se relacionar com pessoas de outros países.
No entanto, não deixa de ser uma forma
de colonização cultural, pois outros idiomas e expressões culturais são
deslocados ou sub-valorizados.
Vantagens e Desvantagens da
Globalização
Como principal ponto positivo da
globalização podemos citar os avanços tecnológicos que tornam mais fácil a vida
das pessoas. Ela facilita o fluxo de informação e de capitais mediante
inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática.
Com ponto negativo, é preciso afirmar
que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos. Estes
conseguem lucros astronômicos e cria uma relação desproporcional, o que gera
uma brutal concentração da riqueza.
Curiosidade
A Globalização fez surgir a Geração Y a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos
barreiras comerciais e culturais.
Atividades
1- Responda
1- Explique o conceito de Globalização.
2-Segundo o texto, qual é a origem da Globalização?
3- Por que esse conjunto de transformações se intensificaram no seculo XX?
4- Cite 3 características da Globalização.
2- Relacione as Colunas
( 1 ) Globalização no Brasil ( ) Facilita o fluxo de informações.
( 2 ) Globalização Econômica ( )... neoliberalismo através do plano Collor.
( 3 ) Globalização Cultural ( )...tem seu ícone mais notável a internet.
( 4 ) Vantagens da Globalização ( ) ...reduzir os custos pela exploração da mão de
obra.
Atividade 15/06/2020 até 20/06/2020
Atividade 15/06/2020 até 20/06/2020
A Guerra Fria
A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Causas
A União Soviética buscava implantar o
socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social,
baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade
social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência
mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de
mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o
contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política,
ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar
outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa)
com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de
armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos
dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos
acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e
no Vietnã
Com o objetivo de reforçar o
capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano
Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e
investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem
se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou,
em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que
impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto
pelo então inimigo político.
A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano
Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse
todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha,
apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas
provocando maior insatisfação soviética e o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.
Em 1949, os Estados Unidos juntamente
com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que
tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se
proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com
seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das
forças militares de toda a Europa Oriental.
Entre os aliados da Otan destacam-se:
Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental,
Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto
de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia
Entre os aliados da Otan destacam-se:
Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental,
Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto
de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental,
China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.
Origem do nome
É chamada "fria" porque não
houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória
em uma batalha nuclear.
Envolvimentos Indiretos
Guerra da Coreia : Entre os anos de 1951 e 1953 a
Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução
Maoista ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar o sistema
socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o
apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois
anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do
Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a
Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre
1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados
norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em
enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas
tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos
combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território
vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.
Fim da Guerra Fria
Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
Atividades
Copiar e responder as atividades no caderno.
1- marque um ( X ) na resposta correta
Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:
a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.
Buscava implantar o Capitalismo.
a) União Soviética
b) Alemanha
c- Itália
d) Estados Unidos
e) Japão
Por que o nome Guerra Fria
a) Porque onde eles se confrontavam era muito gelado
b) Porque foi um momento de tensão, entretanto sem combates.
c) Porque, geralmente , os combatentes morriam de frio.
d) Porque aconteceu na Rússia onde é frio
Quais os dois sistemas econômicos que entraram em conflito durante a Guerra Fria?
a) Socialismo e Comunismo.
b) Comunismo e Coletivismo.
c) Capitalismo e Anarquismo.
d) Socialismo e Capitalismo.
2- Explique o fim da Guerra Fria.
Atividade 22/06/2020 até 27/06/2020
A Imagem a seguir esta relacionada ao conteúdo anterior ( A Guerra Fria).
1- O que representa a imagem? Explique:
Atividade 29/06/2020 até 04/07/2020
Planeta Água (Guilherme Arantes)
Atividade 29/06/2020 até 04/07/2020
Planeta Água (Guilherme Arantes)
Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água (5X).
Atividades
1- No texto acima, são citadas algumas utilidades da água. Quais são elas?