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T5 e T6 - Geografia

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: T5 e T6

Professor: Sandra Mara Berchet

Email:saniberchet@yahoo.com.br

WhatsApp:991817140

Atividade do dia 16/03/2020  ATÉ DIA 20/03/2020

Sobre os dez mandamentos do gaúcho:
ler o número 3 e 6 e pesquisar: sobre as tradições gaúcha e o Hino Rio Grande do Sul. 





                                       



                                                                                                                                                                  
Atividade  do dia 23/03/2020 até 27/03/2020






ATIVIDADE: SOBRE A REGIÃO SUL - (NO LINK)



RESPONDA:

1-QUAIS SÃO OS ESTADOS E CAPITAIS DA REGIÃO SUL?



2- EXPLIQUE COMO É O RELEVO  E CLIMA DA REGIÃO SUL.


  •                                     

                                     A Importância do Solo

   
       solo corresponde a camada superficial da crosta terrestre, sendo muito importante para o desenvolvimento da vida na terra, visto que dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência.

Note que utilizamos o solo não somente para a produção da alimentação, mas também como matéria prima para diversas construções.
Além disso, o solo possui importantes funções, desde o armazenamento e escoamento e infiltração da água na superfície, sendo um componente fundamental para o desenvolvimento de diversos ecossistemas.
Por esse motivo, o manejo adequado e a preservação do solo tornam-se tarefas essenciais, já que é um recurso natural não renovável, ou seja, é limitado, e a exploração desenfreada pode acarretar muitos problemas futuros.
A Lei Federal 7867 de 13 de novembro de 1989, implementou no Brasil o “Dia Nacional da Conservação Solo” que é comemorado todo dia 15 de abril.
A data alerta para a importância desse recurso tão importante para o desenvolvimento da vida na Terra, assim como a água, o ar, a fauna e a flora.
Composição e Tipos de Solo
O solo é um complexo composto de minerais e matéria orgânica oriundo de um lento processo decorrente da degradação de rochas e da decomposição de diversos animais e plantas.
Existem diversos tipos de solo, resultantes da ação de elementos como a água, o clima e o relevo. Assim, os principais tipos de solo , são classificados em:
  • Solo Arenoso
  • Solo Argiloso
  • Solo Orgânico
                   A Importância do Solo para o Ser Humano
Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência.
Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.
A Importância do Solo para os Animais
Para os animais, tanto quanto para os seres humanos, o solo é um recurso muito importante de desenvolvimento, pois é dele que eles retiram os alimentos para sobreviverem.
                A Importância do Solo para a Agricultura
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem.
O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas. Isso porque há solos pobres de nutrientes, os quais impedem o desenvolvimento da flora.
Para melhorar os problemas ambientais causados no solo, a produção sustentável de alimentos através da agricultura biológica tem sido uma boa alternativa.
Os alimentos orgânicos são produzidos pela ausência de produtos químicos (agrotóxicos, inseticidas, adubos químicos). O sistema de agricultura mais utilizado afeta não somente o solo, empobrecendo-o, mas também podem gerar diversas doenças nos seres humanos.
               Poluição do Solo
A poluição do solo pode ocorrer de diversas maneiras, sendo que a ação humana tem sido um importante fator de degradação.
As queimadas, o desmatamento, o desenvolvimento de pastos (para animais) ou plantações e a contaminação dos recursos hídricos (água) geram diversos problemas ambientais, como a erosão, que afeta diretamente o solo, desequilibrando os ecossistemas.
Algumas medidas importantes devem ser tomadas, por exemplo:
  • diminuição de queimadas e do uso de agrotóxicos na agricultura;
  • reflorestamento de determinadas zonas;
  • não jogar lixo e produtos químicos (geralmente causado pelas indústrias) em locais inapropriados;
  • fazer a separação dos resíduos segundo  a coleta Seletiva.

RESPONDA: 

1- EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DO SOLO.
2- POR QUE DEVEMOS PRESERVAR O SOLO?
3- QUAIS SÃO OS TIPOS DE SOLO?
4- POR QUE O SOLO  É IMPORTANTE PARA O SER  HUMANO?
5- COMO OCORRE  A POLUIÇÃO DO SOLO? EXPLIQUE. 


ATIVIDADE - 13/04/2020 até 17/04/2020


                           A DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
          
         Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.
            As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada,
tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
  O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, curral, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.
           No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
    Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

RESPONDA
1-  Como é representada  as  festas da  região Norte?
2- Explique a culinária da região Centro Oeste?
3- Explique os aspectos culturais da sua região.
  

ATIVIDADE : 20/04/2020 até 24/04/ 2020.


Atividades. 

1-  Pesquisar os  conceitos De:  

Geopolítica -

Estado -

Nação -

Território - 

País - 



ATIVIDADE DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020



                        BULLYING NAS  ESCOLAS







       
                          O  bullying nas  Escolas
          
 A escola pode lidar com o bullying tanto buscando medidas de prevenção quanto estratégias de intervenção. Confira a seguir o que são elas e como colocar em prática: 
                 
                              Medidas de prevenção: 
          Na prevenção, a escola trabalha com a conscientização dos alunos e da família acerca do assunto, deixando claro que é uma prática negativa, imoral e que, caso ocorra, terá suas devidas penalizações para os agressores. Essa medida é importante pois muitos estudantes não sabem da gravidade do bullying e que existe uma lei cujo objetivo é a criminalização dessas ocorrências.  
              Uma forma de trabalhar com a prevenção do bullying é com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, contribuindo para a formação de alunos mais empáticos, que sabem lidar melhor com conflitos em geral. O número de casos desse tipo tendem a diminuir em escolas que trabalham com o socioemocional, uma vez que os estudantes passam a respeitar mais as diferenças e conseguem se comunicar de forma mais clara e com menos anseio caso alguma agressão ocorra, sentindo-se mais confortáveis para procurar a direção escolar e a pedir ajuda.
           O bullying pode ser combatido com medidas de prevenção e de intervenção. Isso pode ser feito por meio de desenvolvimento socioemocional dos alunos e também com uma formação e capacitação do corpo docente em relação a essa prática.
O mais importante é que tanto os alunos quanto a família e toda a equipe escolar precisam estar esclarecidos em relação ao assunto, sabendo da sua seriedade e consequências.
A consciência dos malefícios ocasionados pelo bullying gera empatia, que, por sua vez, gera tolerância, transformando positivamente a convivência social. 


ATIVIDADES.
A- Elaborar uma resenha ( Resumo) , sobre o vídeo.
B- Como podemos combater o bullying nas escolas?



     Atividade 01/06/2020 até 05/06/2020 




                     BIOMAS BRASILEIROS

   O que são - definição
 Biomas são grandes unidades biogeográficas caracterizadas por tipos de vegetação e vida animal que se estendem ao longo de uma região e estão associadas ao clima e ao relevo onde ocorrem. Portanto, a definição de bioma engloba diversos aspectos da paisagem e corresponde à forma como esses elementos se organizam para dar origem a formas de vida e paisagens singulares em cada região.
 Os biomas brasileiros apresentam uma grande biodiversidade. Entretanto, atualmente, todos eles sofrem com a exploração insustentável de seus recursos naturais, que ameaça a biodiversidade e coloca em risco as inúmeras espécies de plantas e animais, muitas delas endêmicas, ou seja, que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
 No território brasileiro é possível distinguir seis biomas diferentes: a Floresta Amazônica, o Cerrado, os Pampas, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Pantanal.
Principais biomas brasileiros

Bioma Amazônia
   A Floresta Amazônica é o maior bioma em extensão do Brasil, ocupando 49% do território do país. Apresenta clima equatorial, quente e úmido, com temperaturas elevados ao longo de todo o ano e alto índice pluviométrico, com chuvas frequentes no inverno.

   A região da Floresta Amazônica é, em sua maior parte, plana e recortada por inúmeros cursos d’água pertencentes a bacia do Rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo.   A floresta abriga uma grande biodiversidade vegetal e animal. Boa parte dessa biodiversidade está diretamente ligada ao manuseio sustentável que os povos indígenas fazem na floresta há milhares de anos.

        Bioma Cerrado
  O cerrado ocupa cerca de 22% do território brasileiro, abrangendo, principalmente, os estados da região centro-oeste e avançado sobre parte do território de sobre Minas Gerais, Paraná e São Paulo e sobre algumas áreas da região Norte do país.
  São características da paisagem do Cerrado as árvores de pequeno e médio porte, com galhos grossos e retorcidos e raízes profundas, capazes de alcançar as camadas mais úmidas do subsolo. Esse tipo de vegetação é adaptado às condições climáticas da região, que conta com verões chuvosos e invernos secos.

  Grande parte das espécies que vivem no Cerrado são endêmicas, como o buriti (Mauritia flexuosa) e o Beija-Flor-de-Gravata-Verde (Augastes scutatus). Por sua alta taxa de endemismo, o Cerrado é considerado um dos hotspots de biodiversidade do Brasil.  Entretanto, apesar de sua riqueza natural, o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Atualmente, restam apenas 20% de sua cobertura original.  

Bioma Mata Atlântica
  O Mata Atlântica é um bioma que abriga diversos ecossistemas, como os manguezais e as Matas de Araucária. Originalmente, esse bioma ocupava toda a região litorânea brasileira, adentrando o território principalmente na região Sul do país. Atualmente, restam apenas 7% da vegetação original.

  A Mata Atlântica é formada por uma floresta fechada, com árvores de médio e grande porte, que superam os 30 metros de altura. O clima predominante é o tropical úmido, com chuvas provenientes das massas de ar úmidas do Atlântico.
 região possui uma grande biodiversidade que está constantemente ameaçada pelo crescimento acelerada das cidades na região leste de todo o Brasil. Como resultado, muitas de suas espécies estão ameaçadas de extinção, como o mico-leão dourado (Leontopithecus rosalia) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

Bioma Pantanal
  O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, localizado na bacia do Alto Paraguai. Esse bioma, que se estende por grande parte do território da Bolívia e do Paraguai, corresponde a apenas 1,7% do território brasileiro. Apesar disso, é considerado uma das áreas com maior biodiversidade do país.
A região abriga espécies vegetais e animais c
aracterísticas da Amazônia, do Cerrado, Mata atlântica e Caatinga. O Tuiuiú, ave símbolo da região, por exemplo, é encontra

do em grandes populações no Pantanal, mas também ocorre na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.

  O clima desse bioma é marcado por verão chuvoso e inverno seco. Durante o verão, a área é alagada, dando origem à um grande pântano. No inverno, que vai de maio a outubro, quase não chove, de forma que as áreas de alagamento recuam, dando espaço para gramíneas e espécies rasteiras nascerem nas margens dos rios.

Bioma Caatinga
  A caatinga ocupa o interior dos estados nordestinos, bem como o norte do estado de Minas Gerais, ocupando 11% do território brasileiro. O clima semiárido é característico da região, com temperaturas médias que ultrapassam os 25°C e com poucas chuvas ao longo do ano.

A vegetação da região é formada por arbustos e árvores pequenas, com raízes superficiais para melhor absorverem a água das poucas chuvas. Mas, apesar da seca, pesquisas recentes estão revelando a rica em biodiversidade da região, sobretudo de espécies vegetais e invertebrados.
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Bioma Pampas
  Os pampas são um bioma característico da região sul do país, sobretudo do Estado do Rio Grande Sul. A principal característica da região é a sua vegetação herbácea, formada por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte.
  Por ser uma área de pasto natural, a região foi tradicionalmente utilizada para a criação de gado. Como consequência do uso de grandes áreas para a pecuária e a monocultura, os pampas estão passando por um processo de desertificação.
  Com clima ameno, a temperatura média na região não ultrapassa os 20°C. Por sofrer influência de massas de ar úmida provenientes do Atlântico Sul, as chuvas são bem distribuídas ao longo de todo o ano.

ATIVIDADES 

Responda 
1- Qual é a definição de bioma? Explique .
2- Quantos e quais são os biomas brasileiros? 
3- Explique o bioma Pantanal.
4- Qual é a principal Característica do bioma Pampas? 

Atividades 08/06/2020 Até 12/06/2020

                              A Globalização e as desigualdades Sociais 
         
               A Globalização é um processo de aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos espalhados pelo mundo.
Está caracterizada pela ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.
                Origem da Globalização

         A origem da globalização remonta ao século XV durante o período mercantilista. Várias nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas.
  Posteriormente, no século XVIII caracterizou-se por um aumento ainda maior no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e na Ásia.
   O homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes e estabeleceu relações comerciais e culturais em níveis sem precedentes.
   No século XIX, com a invenção da eletricidade, das ferrovias e dos navios à vapor, as distâncias encurtaram e os produtos puderam chegar nos lugares mais remotos.
  Esse conjunto de transformações, de ordem política e econômica, intensificou-se, sobretudo, no final do século XX, com destaque para o período pós Segunda Guerra Mundial.
   Após o fim da União Soviética, o mundo já não estava mais dividido por uma barreira ideológica. Os países que pertenceram ao bloco comunista iriam adotar o liberalismo e o capitalismo como forma de governo e política econômica.
  Surge o neoliberalismo que ganhará força e irá impulsionar o processo de globalização econômica pelos quatro cantos do mundo.
        
                    Características da Globalização
·          
           Integração social, econômica e política;
·         união de mercado mundial (relações comerciais e financeiras);
·         fortalecimento das relações internacionais;
·         aumento da produção e do consumo de bens e serviços;
·         avanço tecnológico e dos meios de comunicação;
·         instantaneidade e velocidade das informações (por exemplo, via internet);
·         aumento da concorrência econômica e do nível de competição;
·         surgimento dos blocos econômicos e desaparição das fronteiras comerciais;
·         ampliação do uso de máquinas na execução de tarefas;
·         crescimento da economia informal;
·         valorização de mão-de-obra qualificada;
·         privatização de empresas estatais.
         
                     Globalização no Brasil

   Da mesma maneira que nos países colonizados por outros europeus, a globalização no Brasil tem início com a chegada dos portugueses no país.
Isso porque começam as relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos que aqui viviam e os colonizadores.
   No entanto, foi somente no século XX que esse processo teve maior impacto na economia do Brasil. Destacam-se a implementação do neoliberalismo através do Plano Collor e as privatizações das empresas estatais.
Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.
     
                Globalização Econômica
  
      Um fato notável da globalização é o acúmulo de conhecimentos. Isso provoca aumento no compasso das transformações nos meios de produção e tem como consequência o barateamento do método produtivo das indústrias.
  Assim, desde os primórdios, notamos uma dispersão da cadeia de produção, através da qual os produtos são fabricados em vários países.
  O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento.
  Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.
  O intuito é encurtar as distâncias, facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabelece a conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.
    Nesse sentido, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio) criaram um sistema eficaz para beneficiar a transferência de capital e comercializar ações em escala mundial.
        Blocos Econômicos
 Estas relações entre os países gerou a necessidade de expandir seus mercados e conduziu as nações à abertura econômica para produtos estrangeiros.
        Assim, ocorreu a criação de blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Com este propósito, surgem a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA, o PACTO ANDINO e a APEC.
   Isso fortaleceu a releitura da filosofia de origem iluminista liberal que, agora, é chamada de Neoliberalismo.
               Globalização Cultural

    Com a abertura de mercados, o consumidor (que passa a ser uma nova categoria de cidadão) tem acesso a produtos importados de qualidade a baixo custo.
   Este processo contribui ainda para a universalização do acesso aos meios de cominicação pelo barateamento das tecnologias e dos métodos de produção.
  A globalização tem como seu ícone mais notável a Internet, a rede planetária de computadores. Ela tornou-se possível graças a pactos entre diferentes entidades públicas e privadas por todo mundo.
   Deste modo, a língua inglesa torna-se fundamental na Internet, como uma forma rápida eficiente e totalmente nova para se relacionar com pessoas de outros países.
   No entanto, não deixa de ser uma forma de colonização cultural, pois outros idiomas e expressões culturais são deslocados ou sub-valorizados.
      Vantagens e Desvantagens da Globalização
    
     Como principal ponto positivo da globalização podemos citar os avanços tecnológicos que tornam mais fácil a vida das pessoas. Ela facilita o fluxo de informação e de capitais mediante inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática.
   Com ponto negativo, é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos. Estes conseguem lucros astronômicos e cria uma relação desproporcional, o que gera uma brutal concentração da riqueza.
  Curiosidade
A Globalização fez surgir a Geração Y a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais.

Atividades

1- Responda

1- Explique o conceito de Globalização. 

 2-Segundo o texto, qual é a origem da Globalização?

3-  Por que esse conjunto de transformações se intensificaram no seculo XX?

 4- Cite 3 características da Globalização.


     2- Relacione as Colunas

(  1  ) Globalização no Brasil           (     ) Facilita o fluxo de informações. 


(  2 ) Globalização Econômica        (     )... neoliberalismo através do plano Collor.

(  3 ) Globalização  Cultural             (     )...tem seu ícone mais notável a internet.  

( 4 )  Vantagens da Globalização  (    ) ...reduzir os custos pela exploração da mão de 

obra.

  Atividade 15/06/2020 até 20/06/2020

       
                              A Guerra Fria


            A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
                  
                     Causas

    A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
   Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear,  e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta.  Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã
   Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.
    A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim.      Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando maior insatisfação soviética e o que provocou  a divisão da   Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.
   Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
  Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia
  Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

         Origem do nome
    É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

          Envolvimentos Indiretos
   Guerra da Coreia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.
   Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 

     Fim da Guerra Fria
  
 Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas. 


Atividades

Copiar e responder as atividades no caderno.

1- marque um ( X ) na resposta correta

Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:

a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.

 Buscava implantar o Capitalismo.

a) União Soviética
b) Alemanha 
c-  Itália
d) Estados Unidos 
e) Japão 


 Por que o nome Guerra Fria

a) Porque onde eles se confrontavam era muito gelado 

b) Porque foi um momento de tensão, entretanto sem combates.

 c) Porque, geralmente , os combatentes morriam de frio.

d)  Porque aconteceu na Rússia onde é frio



 Quais os dois sistemas econômicos que entraram em conflito durante a Guerra Fria?
a) Socialismo e Comunismo.

b) Comunismo e Coletivismo.

c) Capitalismo e Anarquismo.

d) Socialismo e Capitalismo.


2-  Explique o fim da Guerra Fria.


Atividade 22/06/2020 até  27/06/2020 


A Imagem a seguir esta relacionada ao conteúdo anterior ( A Guerra Fria).




1- O que representa a imagem? Explique:



Atividade 29/06/2020 até 04/07/2020

Planeta Água (Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão 
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão 
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão 
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos 
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção 
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação 
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água 
Água que nasce na fonte serena do mundo 
E que abre um profundo grotão 
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
 Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
 Águas que banham aldeias e matam a sede da população
 Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
 E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra 
Terra, planeta água (5X).

Atividades

   1-  No texto acima, são citadas algumas utilidades da água. Quais são elas?