NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 101, 102, 103 e 104
Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães
Email: mariafguig@outlook.com
OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL, CONSTANDO NOME DO ALUNO E TURMA.
ATIVIDADES DE 16/03/2020 ATÉ 20/03/2020
Leia o texto abaixo e responda as atividades. Enviar para o e-mail: mariafguig@outlook.com
SEMANA
SANTA - Páscoa
A
semana que vem antes da Páscoa cristã é chamada de semana Santa.
A
Semana Santa começa com o Domingo
de Ramos.
O
Domingo de Ramos é quando se benzem ramos de oliveira ou ramos de
palmeiras, e se lê o texto evangélico da entrada solene de Jesus em
Jerusalém. Este ramo bento simbolizar a força da vida e a esperança
da ressurreição.
Na Quinta-feira santa
se celebra a Ceia do Senhor, a missa com a tradicional cerimônia do
Lava-pés. No final da missa ocorre a cerimônia da adoração do
Santíssimo Sacramento.
A Sexta-feira Santa
é dia de silêncio e recolhimento. São feitas procissões da
Via-Sacra ou Caminho da Cruz, com suas quinze estações. Também
ocorrem as grandes preces da Igreja pelo mundo e a adoração da
cruz, que nasceu em Jerusalém.
A
última noite da Semana é a chamada Vigília Pascal ou Sábado
de Aleluia.
No
Sábado de Aleluia ao meio-dia costuma-se "malhar o Judas",
ou seja, bater e queimar um boneco de pano representando a traição
de Judas Iscariotes que vendeu Jesus.
ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
Páscoa
da Ressurreição de Jesus -
Páscoa, do latim paschalis, deriva da palavra hebraica Pessah,
passagem. Com este nome designamos a festa judaica da saída do
povo do Egito conduzido por Moisés. Simboliza também a festa cristã
da Ressurreição de Jesus de Nazaré no ano 30 da era cristã, a
celebração do fogo.
Ovos
de Páscoa –
Os ovos coloridos são oferecidos como alimento no dia de Páscoa.
Ovos são símbolos da vida em germe, que está a ponto de eclodir.
Coelhos -
Representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.
Colomba
ou Pomba de Páscoa -
A pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos
quando Cristo ressuscita e para não nos deixar órfãos envia o
Defensor dos pobres. A terceira pessoa da Santíssima Trindade é a
garantia de que o amor de Deus permanece em nossa casa, em nossa vida
e nossa Igreja.
ATIVIDADES DE 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020
Atividades
da Páscoa
1.
Crie um caça-palavras com as principais palavras do texto.
2.
Como é chamada a semana que vem antes da Páscoa?
3.
Explique o Domingo de Ramos.
4.
Explique a Quinta-feira santa.
5.
Explique a Sexta-feira santa.
ATIVIDADES DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
Continuação das atividades de Páscoa:
6.
Explique o Sábado de Aleluia.
7.
Explique o significado de Páscoa.
8.
Qual o significado dos ovos de páscoa?
9.
Qual o significado dos coelhos?
10.Qual
o significado da pomba de páscoa?
Turmas: 101, 102, 103 e 104
Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães
Email: mariafguig@outlook.com
TODOS
OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDAS NO CADERNO QUANDO
RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS, QUAISQUER DÚVIDAS, ESTAREI
DISPONÍVEL ATRAVÉS DE MEU EMAIL.
AS
PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DEVERÃO SER ENVIADAS PARA O
MEU E-MAIL E RESPONDIDAS NO CADERNO
ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020
Leia o texto abaixo e resolva os exercícios
Sociologia
Apesar
de ser um país com uma vasta constituição cultural, o Brasil
apresenta elementos que atestam a desigualdade social entre as
diversas culturas que o constituem. A cultura
brasileira é
diversificada, o que não exclui a evidente desigualdade
social.
A desigualdade social, uma característica marcante de nosso país, é
atestada pela evidente hegemonia de uma classe social nos processos
de divisão social do trabalho e de divisão da renda, além de
fatores como o acesso à saúde, educação, saneamento e segurança.
Apesar
de vasta e ampla, a cultura brasileira torna-se símbolo de status
para as elites,
que selecionam arbitrariamente aquilo que deve ou não ser consumido,
relegando o que não foi selecionado para o limbo da produção
cultural. Ademais, a nossa rica cultura popular faz contraste ao
nosso povo, desprovido, muitas vezes, de insumos básicos para a
sobrevivência.
É
comum escutarmos que o Brasil é um país
miscigenado,
de cultura vasta e crenças religiosas sincréticas. De fato, a
formação étnica do povo brasileiro ocorreu, primeiramente, com a
miscigenação entre povos africanos, portugueses (que já tinham em
sua linhagem traços de miscigenação entre povos diversos do
continente europeu) e indígenas.
Ao
longo do tempo decorrido, desde o início da república, o Brasil
recebeu imigrantes italianos, japoneses, alemães e de outros países
sul-americanos. Isso somente atesta que, tomando o significado
de cultura por
uma concepção geral que envolve os hábitos, costumes, a culinária,
as crenças e o modo de vida geral de um povo,o
Brasil é realmente vasto.
Porém,
essa concepção diversa da cultura
brasileira pode
resultar em um olhar equivocado quanto à não existência de mazelas
sociais, como a desigualdade
social, o
elitismo cultural e o racismo
.
Gilberto
Freyre,
em Casa
Grande e Senzala,
aponta sua análise sobre a sociedade colonial brasileira para um
rumo, no mínimo, estranho: ele fala de uma relação
harmônica entre
negros e brancos no Brasil Colonial, o que parece ser um eufemismo
que relativiza o que realmente aconteceu – a dominação pura e
simples de brancos contra negros.
A
miscigenação que Freyre utiliza como dado para atestar a sua
teoria nada mais foi que fruto de abusos sexuais e estupros de homens
brancos contra as suas escravas e contra as mulheres indígenas.
Quando se relativiza
a dominação branca durante o período colonial,
tende-se a apoiar um racismo estrutural que perdura até hoje.
O eletismo
cultural (que
apesar de toda a vastidão cultural brasileira, existe por aqui)
também é fator estruturante para a manutenção das desigualdades
sociais que privilegiam etnias, classes sociais e regiões.
Durante
muito tempo, a Antropologia formulou
teorias que tentaram justificar a existência de culturas superiores
e inferiores, de acordo com o desenvolvimento fenotípico dos povos
que criaram essas culturas. Uma dessas teorias é o darwinismo
social, que passou a ser questionado por Franz Boas, no fim do
século XIX, e somente caiu de vez a partir do estruturalismo de
Claude Lévi-Strauss.
ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020
ATIVIDADES
1.
Na sua opinião quais são as causas das desigualdades sociais no
Brasil atualmente, e o que poderia ser feito pelos governantes para
melhorar essa situação?
2.
Quais são as principais consequências das desigualdades sociais?
IMAGEM DAS GRANDES METRÓPOLES REVELAM A DESIGUALDADE SOCIAL |
Clique na imagem para ampliar.
ATIVIDADES DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020
3. Faça uma redação de 10 linhas relatando o que a imagem acima representa.
DOCUMENTÁRIO
ATIVIDADES 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020
LEIA OS TEXTOS E RESPONDA OS EXERCÍCIOS
TEXTO
Classe social
Classe social é um conceito da Sociologia que se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalismo. Há uma hierarquia de grupos sociais, as classes, que possuem diferentes importâncias e ocupam diferentes cargos dentro da divisão social do trabalho. Chamamos de estratificação social o fenômeno que permite essa divisão.
Classe social para a Sociologia
O conceito de classe social passou a ganhar destaque na Sociologia ainda em seu período clássico (no século XIX, período em que a Sociologia foi criada). O filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx dedicou-se a estudar o fenômeno das classes sociais e a interação entre elas.
Com o avanço dos estudos sociológicos, novas classificações passaram a denominar o conceito de classe social, e vários outros sociólogos, historiadores, geógrafos e economistas dedicaram-se a estudar esse fenômeno. Podemos citar como exemplos o sociólogo clássico, professor, jurista e escritor francês Émile Durkheim, o economista inglês John Maynard Keynes e o geógrafo britânico de inspiração marxista David Harvey, autor do livro Condição Pós-Moderna |1|.
Para os sociólogos em geral, a estratificação social (fenômeno social que gera a divisão de classes) é uma consequência do capitalismo e da intensa divisão social do trabalho produzida por esse sistema. Para Durkheim, o trabalho em sociedades capitalistas pós-industriais é diversificado e entoado por diversas pessoas em diferentes postos de trabalho.
Não é possível, nesse sistema dividido, haver autossuficiência de um indivíduo, pois como o trabalho é dividido, diversas pessoas exercem diversas atividades diferentes, gerando um sistema que cria as classes sociais ao estabelecer diferentes valorizações e diferente níveis de importância das atividades exercidas.
Temos, como exemplo, o faxineiro de uma indústria, o operário de uma indústria, o engenheiro de produção de uma indústria, o dono da indústria e o médico que pode cuidar da saúde de todas as pessoas descritas no exemplo. Essas pessoas têm diferentes níveis de instrução e diferentes tipos de trabalho, o que, na teoria das classes sociais, sob o viés capitalista de Durkheim, justifica o fato de cada um ter uma diferente posição hierárquica e uma diferente remuneração.
Obviamente, o faxineiro da indústria é o que ganharia menos no sistema por desenvolver um trabalho que requer pouca instrução. O operário ganharia um pouco mais, mas menos que o engenheiro e o médico, que têm formação superior e estão na categoria de prestadores de serviços. Já o dono da indústria seria o que possuiria maior remuneração, mesmo sem ter, muitas vezes, um nível de escolaridade compatível ou superior à escolaridade do engenheiro e do médico. Isso porque ele é o dono dos meios de produção e tem direito ao lucro obtido pela produção de sua indústria.
Para Weber, há um status relacionado às classes sociais que não é medido somente pela divisão do trabalho, mas pelo tipo de trabalho (ocupação), pelo consumo e pelo estilo de vida. Nesse sentido, nas sociedades capitalistas que surgiram, sobretudo a partir do século XX (sociedades em que o consumo é hipervalorizado), o que você tem, compra e exibe é um demonstrativo da classe a que você pertence e do prestígio social que você tem.
ATIVIDADE
EXERCÍCIOS:
1) Qual período a Sociologia foi criada?
2) Para Weber qual é o status relacionado as classes sociais?
ATIVIDADES DE 08/06/2020 ATÉ 12/06/2020
Classe social para Karl Marx
O filósofo e sociólogo alemão Karl Marx foi um crítico da divisão de classes sociais. Para o pensador, a divisão social do trabalho nada mais é que a exploração do trabalhador por parte da classe burguesa. Só existem, segundo Marx, duas classes sociais: a burguesia (donos dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores explorados pela burguesia).
Na ótica marxista, a burguesia estaria usurpando a força de trabalho das pessoas por meio da exploração de sua miséria para conseguir fazer com que esses trabalhadores gerem lucros para o próprio burguês. Dessa maneira, não haveria (e realmente não há) mobilidade social quase nenhuma, pois as pessoas eram exploradas e não tinham condições de caminhar entre os estratos sociais e ascender socialmente, sendo exploradas pela burguesia por toda a sua vida. Toda essa dinâmica capitalista que deu origem à teoria marxista, também conhecida como materialismo histórico dialético ou socialismo científico, foi detalhadamente descrita no livro O Capital.
A exploração das classes era, para Marx, elemento suficiente para justificar uma revolta do proletariado contra a burguesia. Essa revolta, chamada de revolução do proletariado, foi defendida no livro Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e seu parceiro intelectual, o também filósofo, jornalista e escritor Friedrich Engels. Para os pensadores, após a revolução, haveria a instauração de uma ditadura do proletariado, que tomaria os meios de produção (as fábricas e a propriedade privada) e tornaria esses meios propriedade do Estado.
O Estado implantaria um sistema de governo igualitário, com igual distribuição de renda. Com o tempo, a tendência, segundo Marx e Engels, era que a burguesia sumisse a partir da repressão, até chegar ao ponto em que a burguesia e a propriedade privada não mais existiriam, extinguindo as diferenças de classes sociais, ou seja, acabando com a diferenciação de classe e, consequentemente, com as classes sociais. A partir daí, não haveria mais a necessidade de um governo repressor ditatorial com um Estado forte e controlador, e o governo tenderia para um comunismo de perfeita igualdade.
ATIVIDADE
EXERCÍCIOS:
3) Com o avanço dos estudos sociológicos, além de karl Marx,vários outros sociólogos, historiadores, geógrafos e economistas dedicaram-se a estudar esse fenômeno.
Cite exemplos de quem foram eles?
4) O que era a exploração de classes para Marx?
AULA PROGRAMADA
Professora: Maria Terezinha Disciplina: Sociologia
Atividade 1° ano Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
LEIA O TEXTO E RESPONDA A ATIVIDADES.
Texto:
Indivíduo e sociedade
DIFERENÇAS ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
A visão dicotômica entre indivíduo e sociedade é fundamental nas Ciências Sociais, e faz parte dos primórdios do desenvolvimento da Sociologia, que surgiu em meio a um crescente processo de industrialização iniciado ainda no século XVIII e que levou ao surgimento de inúmeros problemas sociais no inicio do século seguinte, quando surgiu a disciplina. Podemos dizer que as transformações ocorreram pela transição de uma realidade rural para um ambiente urbano e industrial. O advento de estruturas sociais mais complexas fez com que os homens se vissem na necessidade de compreendê-las. Brota uma nova ciência que, partindo do instrumental das ciências naturais e exatas, tenta explicar a realidade, estudando sistematicamente o comportamento social dos grupos e as interações humanas.
Chineses cruzando a rua na cidade de Nanjing. (Foto: Stougard/Wikimedia Commons)
CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR O TAMANHO
Basicamente buscou-se compreender que todas as relações sociais estão conectadas, formando um todo social, que chamamos de sociedade. A passagem de uma sociedade rural para uma sociedade urbana, com a formação de grandes cidades, abriu novos espaços de sociabilidade, em que conviveram pessoas diferentes e estranhas umas às outras, com objetivos e motivações distintas. Esses novos espaços substituíram os espaços tradicionais de relações. Essa transição é essencial para compreender a sociologia. O rápido processo de urbanização provocou a degradação do espaço urbano anterior, do meio ambiente, e a destruição dos valores tradicionais. As indústrias atraíram as populações rurais para as cidades.
ATIVIDADES DE 22/06/2020 ATÉ 29/06/2020
ATIVIDADE:
- Assista ao vídeo e faça uma análise com suas palavras acerca do que você entendeu sobre a fala Minorias Sociais.
ATIVIDADES DE 30/06/2020 ATÉ 04/07/2020
Leia o texto e responda as atividades.
Texto:
Cultura brasileira: da diversidade à desigualdade
SOCIOLOGIA
Apesar de ser um país com uma vasta constituição cultural, o Brasil apresenta elementos que atestam a desigualdade social entre as diversas culturas que o constituem.A cultura brasileira é diversificada, o que não exclui a evidente desigualdade social. A desigualdade social, uma característica marcante de nosso país, é atestada pela evidente hegemonia de uma classe social nos processos de divisão social do trabalho e de divisão da renda, além de fatores como o acesso à saúde, educação, saneamento e segurança.Apesar de vasta e ampla, a cultura brasileira torna-se símbolo de status para as elites, que selecionam arbitrariamente aquilo que deve ou não ser consumido, relegando o que não foi selecionado para o limbo da produção cultural. Ademais, a nossa rica cultura popular faz contraste ao nosso povo, desprovido, muitas vezes, de insumos básicos para a sobrevivência.
É comum escutarmos que o Brasil é um país miscigenado, de cultura vasta e crenças religiosas sincréticas. De fato, a formação étnica do povo brasileiro ocorreu, primeiramente, com a miscigenação entre povos africanos, portugueses (que já tinham em sua linhagem traços de miscigenação entre povos diversos do continente europeu) e indígenas.
Ao longo do tempo decorrido, desde o início da república, o Brasil recebeu imigrantes italianos, japoneses, alemães e de outros países sul-americanos. Isso somente atesta que, tomando o significado de cultura por uma concepção geral que envolve os hábitos, costumes, a culinária, as crenças e o modo de vida geral de um povo, o Brasil é realmente vasto.
Porém, essa concepção diversa da cultura brasileira pode resultar em um olhar equivocado quanto à não existência de mazelas sociais, como a desigualdade social, o elitismo cultural e o racismo.
Gilberto Freyre, em Casa Grande e Senzala, aponta sua análise sobre a sociedade colonial brasileira para um rumo, no mínimo, estranho: ele fala de uma relação harmônica entre negros e brancos no Brasil Colonial, o que parece ser um eufemismo que relativiza o que realmente aconteceu – a dominação pura e simples de brancos contra negros.
A miscigenação que Freyre utiliza como dado para atestar a sua teoria nada mais foi que fruto de abusos sexuais e estupros de homens brancos contra as suas escravas e contra as mulheres indígenas. Quando se relativiza a dominação branca durante o período colonial, tende-se a apoiar um racismo estrutural que perdura até hoje.
O elitismo cultural (que apesar de toda a vastidão cultural brasileira, existe por aqui) também é fator estruturante para a manutenção das desigualdades sociais que privilegiam etnias, classes sociais e regiões.
Durante muito tempo, a Antropologia formulou teorias que tentaram justificar a existência de culturas superiores e inferiores, de acordo com o desenvolvimento fenotípico dos povos que criaram essas culturas. Uma dessas teorias é o darwinismo social, que passou a ser questionado por Franz Boas, no fim do século XIX, e somente caiu de vez a partir do estruturalismo de Claude Lévi-Strauss.
ATIVIDADES DE 06/07/2020 ATÉ 11/07/2020
Formação e diversidade cultural da população brasileira
Clique na imagem para aumentar o tamanhoATIVIDADESPesquise e responda em seu caderno- Escreva as diferença entre diversidade cultural e desigualdade social
- Faça um resumo do que você entendeu dos temas trabalhados no vídeo indicado a baixo: