NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: T5 e T6
Professor: Solange Rosa Lompa
Email: solange.lompa75@gmail.com
WhatsApp:
Querido(a) Aluno (a),
Esse texto de resumo da história da arte é referente a recuperação das nossas aulas da semana de 16/03 até 09/04/2020, ou seja, 4 períodos. Qualquer dúvida entre em contato comigo através do e-mail acima. Faça as atividades em folha de ofício para anexar no portifólio. Bom trabalho! Em breve nos veremos!
História da arte – Linha do tempo – Breve resumo
Este segmento vive hoje um momento assinalado por grande liberdade estilística e cultural, chamado por muitos de período pós-moderno, no qual e possível coexistirem diversas tendências do passado. Para retratar esse fenômeno, estão relacionadas a seguir os principais movimentos artísticos, de forma concisa, complementadas por datas que assinalam as épocas nas quais foram feitos seus primeiros registros na história.
Períodos da história da arte na linha do tempo
Arte Rupestre (20.000 a.C.)
Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, foi realizada em cavernas, grutas ao ar livre. Para criar figuras foram usados corantes naturais, foram usados corantes naturais, fabricados a partir da terra, e a tonalidade preta era obtida do carvão vegetal. Acredita-se que esses símbolos profunda importância para sociedade pré-histórica, desempenhando talvez uma função magica ou até mesmo ritualística.
Arte Egípcia (3.000 a.C.)
Os artistas estavam mais interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas pinturas que ainda permanecem são decorações de tumbas – motivo de conservação. As figuras são essencialmente simbólicas e seguem rígidos padrões de representação, mostradas de ângulos que as identificam facilmente em uma escala que se baseava na hierarquia.
Arte Grega (Século 9 a.C.)
Poucos exemplares resistiram á ação do tempo, pois os gregos pintavam diretamente sobre painéis de madeira. Para se ter uma ideia de suas propriedades, e imprescindível estudar a pintura decorativa de vasos, na qual a preocupação com a anatomia e o homem são as principais temáticas.
Arte Romana (Século 8 a.C.)
Com influencia da arte grega, entre os gêneros populares estavam o retrato, a paisagem e as pinturas triunfais e populares que expressavam a realidade vivida. Os suportes eram a madeira, o tecido (linho) e o marfim para painéis portáteis, e a pedra e o estuque para a pintura mural.
Arte Gótica (Século 13)
A pintura durante esse movimento era praticada em quatro principais ofícios: iluminura de manuscritos, afrescos, painéis e vitrais, ganhando destaque nos últimos três séculos da Idade Média. Na verdade, a arte era vista como um recurso didático para difundir o Cristianismo, exposta como ícone, para intensificar a contemplação e a prece.
Renascimento (Século 14)
Período que marcou o final da Idade Média e começo da Idade Moderna, no qual as telas conquistaram um espaço cênico, suportado por princípios matemáticos e pelas perspectivas linear, rigorosa e científica que permitiram um tratamento real do espaço e da luz.
Barroco (Século 16)
Este estilo remete a uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens e na natureza morta. Composição assimétrica, em diagonal, acentuado contraste de claro – escuro e escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática são as principais características,
Rococó (Século 17)
Este estilo remete a uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens e na natureza morta. Composição assimétrica, em diagonal, acentuado contraste de claro- escuro e escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática são principais características.
Neoclassicismo (Século 18)
Período caracterizado por pinturas de forte realismo, em que o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor. As figuras assumiriam uma postura rígida, na qual a luz artificial direcionada ajudou na criação de imagens solidas e monumentais.
Romantismo (Século 18)
Este não foi um estilo unificado em termos de técnica ou temática, pois o principal objetivo deste movimento foram às ideias individuais de cada pintor, que favoreceram o nascimento de liberdade de escolha, de um senso de integridade e independência, e de um espírito avesso ás convenções estilísticas de sistemas de valores genéricos e impessoais.
Realismo (Século 19)
Datado em 1850, foi utilizado para designar formas de representação objetiva da realidade. Como doutrina estética, o realismo surgiu na França. O enfrentamento direto e imediato da realidade, com o auxílio das técnicas pictóricas, descartou o ilusionismo por parte dos artistas.
Impressionismo (Século 19)
Corrente pictórica inaugural da arte moderna iniciada em 1860, caracterizada pelo registro da experiência contemporânea: observação da natureza com base em impressões pessoais e sensações visuais, suspensão dos contornos dos claro–escuros pinceladas fragmentadas; aproveitamento da luminosidade e uso de cores complementares, favorecidos pela pintura ao ar livre.
Fauvismo (Século 20)
Corrente artística famosa em 1905 pela liberdade com que os artistas usavam tons puros, nunca mesclados, manipulando – os arbitrariamente, e que deram origem a superfícies planas. As pinceladas nítidas construíram bases lisas, iluminadas por vermelhos, azuis e alaranjados.
Expressionismo (Século 20)
Movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha, focado na interiorização da criação artística, projetando na obra uma reflexão individual e subjetiva.
Cubismo (Século 20)
Período que remonta ao ano de 1912, conhecido por tratar as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. Para complementar, elementos heterogêneos – como recortes de jornais, pedaços de madeira e cartas de baralho -, foram agregados a superfície de telas, dando origem ás famosas colagens.
Futurismo (Século 20)
Conhecido como concretização da pesquisa no espaço bidimensional. Procurou-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço.
Dadaísmo (Século 20)
Sua proposta era de que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinado elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o movimento defendeu o absurdo, incoerência, e desordem e o caos.
Abstracionismo (Século 20)
Esta arte suprimiu a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. As formas e cores são organizadas da tal maneira que a composição expressa uma concepção geométrica.
Surrealismo (Século 20)
Corrente artística moderna de representação do irracional e do subconsciente, que surge todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente. Por meio de qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse qualquer controle, pintores tentavam recriar as imagens do subconsciente.
Op–art (Século 20)
A expressão vem do inglês opticalarte e significa “arte óptica”, que defendia menos expressão e mais visualização. Apesar do rigor com qual é construída, surgiu em 1950 e simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante, porém excessivamente cerebral e sistemático mais próximo das ciências do que das humanidades.
Pop-art (Século 20)
Movimento criado em 1954, representa os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo dos Estados Unidos, que têm poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade século 20. Uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
1. Faça uma pesquisa dos principais artistas de cada período da história da arte.
2. Baseado no exemplo de obra de cada período, qual você mais gostou? Porque?
3. Escolha uma obra acima e faça em uma folha de ofício uma releitura (cópia da obra mas com um toque pessoal, de acordo com sua próprias experiências).
Bom Trabalho!
Fique em casa!
SEMANA DE 13/04 ATÉ 17/04/2020
Querido(a) aluno(a), a atividade dessa semana é uma reflexão da importância da arte nesse período de isolamento social que estamos vivendo devido a pandemia. Faça uma reflexão depois escreva um texto de no mínimo 15 linhas sobre como a arte esta sendo útil no seu dia-a-dia durante esse período de quarentena.
Bom trabalho!
SE PUDER FIQUE EM CASA PRA LOGO ESTARMOS JUNTOS!
Querido(a) aluno(a)! Tudo bem?
Seguem as atividades para semana de 20/04 a 24/04, 27/04 a 30/04/2020.
Após leitura do texto, responda as seguintes questões:
1. Quando e onde surgiu o pontilhismo?
2. Explique como é feita a técnica da pintura em pontilhismo.
3. Quais são os pintores precursores do pontilhismo?
4. Escolha uma obra dos artistas pontilhistas e faça uma releitura em folha de ofício pra anexar no portifólio.
Bom trabalho!
Se puder, fique em casa pra logo estarmos juntos!
SEMANA DE 13/04 ATÉ 17/04/2020
Querido(a) aluno(a), a atividade dessa semana é uma reflexão da importância da arte nesse período de isolamento social que estamos vivendo devido a pandemia. Faça uma reflexão depois escreva um texto de no mínimo 15 linhas sobre como a arte esta sendo útil no seu dia-a-dia durante esse período de quarentena.
Bom trabalho!
SE PUDER FIQUE EM CASA PRA LOGO ESTARMOS JUNTOS!
Querido(a) aluno(a)! Tudo bem?
Seguem as atividades para semana de 20/04 a 24/04, 27/04 a 30/04/2020.
PONTILHISMO
Estilo de pintura francesa que surgiu nas últimas décadas do século XIX.
O pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista.
Essa técnica de pintura é bastante diferenciada porque os pintores fazem suas artes não com largas pinceladas, mas com pequenos pontos de cores lado a lado, muitos próximos, sem mesclar as cores.
Pode-se ainda definir o pontilhismo como uma arte de pintar em pontos coloridos justapostos, a ponto que não se perceba os espaços em brancos, e bem organizados se constrói todo o conjunto.
E dessa maneira, os pintores franceses criam e recriam um “efeito óptico” nos olhos dos espectadores. Esse efeito é produzido justamente pela proximidade dos pontos coloridos construindo a imagem.
Esse toque diferencial no modo de pintar dos artistas pontilhistas era ainda conhecido por outros termos. E eram eles: divisionismo, cromoluminismo, punctilhismo, neo-impressionismo e pintura de pontos.
De modo geral, pode-se estabelecer características da técnica pontilhista. E são elas:
• Preferência pela uso das tintas a óleo, porque tinham melhor espessura e não escorriam com facilidade;
• O trabalho ao ar livre a fim de captar a luminosidade;
• Movimento artístico que se fundamenta em estudos científicos das cores;
• A técnica da justaposição dos pontos coloridos entre cores primárias e cores secundárias propicia efeito óptico;
• Pinturas que valorizam a natureza.
Pontilhismo e os estudos científicos
O pontilhismo é um movimento artístico que está fundamentado nos estudos científicos do químico francês Michel Eugène Chevreul (1786-1889).
Aproximadamente em meado do século XIX, em 1839, Eugène Chevreul publicou o livro “De la Loi du Contrast Simultané des Couleurs”. E entre os assuntos abordados estava a lei das cores complementares.
Esses assuntos serviram como verdadeiros para a técnica pontilhista. Entre os princípios dos estudos que os pintores passaram a seguir, foi relacionado ao brilho e as justaposições corretas. Pois, para causar uma qualidade melhor no brilho das cores era preciso duas ações precisas dos pintores – escolher os tons correto das cores adjacentes e os pontos exatos do conjunto.
E as justaposições também são precisas. Assim, a combinação dos pontos coloridos qualificam os resultados artísticos.
Outro importante estudo científico teórico para o pontilhismo foi do médico e físico alemão Hermann von Helmholtz.
A teoria tricomática foi inicialmente desenvolvida pelo físico e médico Thomas Young. E anos depois, Helmholtz aprimorou a teoria que explica o funcionamento as visão humana. Então, segundo essa teoria, o globo ocular tem três receptores. Cada um com determinada sensibilidade a um comprimento de onda das cores primárias – azul, vermelho e verde.
E cada receptor ocular reage de modo diferente. Pois, o olho ao ver as cores primárias, o cérebro faz a interpretação dos comprimento de onda, semelhante a uma mistura, resultando assim na visualização de cores secundárias.
Os conhecimentos de Hermann von Helmholtz sobre Física e Fisiologia óptica foram publicados no livro "Manual de óptica fisiológica" ("Handbuch der physiologischen Optik"). Esse e outros conhecimentos no campo da visão tiveram grande valia para os pintores franceses no tange aos efeitos ópticos das pinturas.
Pontilhismo: pintores e obras
Os pintores precursores do pontilhismo foram os franceses Georges Seurat e de Paul Victor Jules Signac.
Georges Seurat (1859-1891) estudou na Escola Superior de Belas Artes, em Paris capital da França, e desde cedo descobriu o talento na pintura e a habilidade para inovar técnicas artísticas.
Uma das pinturas mais famosa de Seurat é o quadro “Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte”.
A obra pontilhista foi produzida entre os anos de 1884 a 1886 e apresenta a beleza das árvores e a harmonia da convivência social das pessoas as margens do rio Sena, na Ilha de Grande Jatte, em Paris.
Imagem da obra Torre Eiffel de Georges Seurat produzida em 1889. (Foto: Wikipédia)
Entre os mais de cem quadros pintados por Georges Seurat pode-se destacar os seguintes:
• Jovem maquilhando-se (1890);
• Angélica no rochedo (1878)
• O Jardineiro (1882)
• O canal de Gravelines (1890);
• Le Chahut (1890);
• Um banho em Asnières (1884).
Paul Victor Jules Signac (1863-1935) era um artista com pensamento à frente do seu tempo.
Signac se alinhava com o pensamento da filosofia anarquista e participou de espaços artísticos importante, como a Escola de Artes Decorativas e do Grupo dos XX.
O hobby de Signac era a coleção de barco. Ela possuía 30 barcos e sua paixão pela viagem de barco o inspirou a conhecer e usar tons de cores novas. E a justificativa disso era porque gostava de identificar o tom da claridade que cada região tinha.
Georges Seurat e Paul Signac fundaram a Sociedade dos Artistas Independentes em 1884.
Nas pinturas de Paul Signac destacam os retratos e as composições de figuras. Entre os títulos delas destacam-se:
• A Ponte De Asnieres (1888);
• Entrada do Porto de Marselha (1911);
• Subúrbios de Paris (1883);
• Moinhos de Mont-Martre (1884);
• O Monte de Areia (1906);
• Retrato de Félix Fénéon (1890)
Imagem da pintura “Domingo” de Paul Signac produzida entre os anos de 1888 a 1890. (Foto: Wikipedia)
Outros pontilhistas
Além dos pintores precursores, o pontilhismo caiu nas graças de diversos outros. O pintor francês Edgar Hilaire Germain Degas destacou-se pelas pinturas femininas, especificamente de bailarinas.
Diferentemente da maioria dos pintores pontilihistas, Edgar Degas não gostava de pintar seus quadros ao ar livre.
Um dos elementos diferenciais do pintor eram os traços e o sentido de movimento nas obras. Por isso, as imagens apresentavam-se cortadas nas bordas. Entre as principais abras de Edgar Degas destacam-se:
• Os Bastidores da Dança (1872);
• Ensaio de Balé (1873);
• Aula de Dança (1874);
• O Absinto (1876).
O pintor holandês Vincent Willem van Gogh (1853-1890) foi autor de mais 800 pinturas a óleo com temas de diversas paisagens, da vida campesina, de trabalhadores do campo, retratos e autorretratos.
Vincent van Gogh ainda teve o estilo de pintura do fauvismo surgido no início do século XX. Entre as principais abras de Vincent van Gogh destacam-se:
• Auto-retratos (1886-1890);
• Noite Estrelada (1889);
• Doze girassóis numa jarra (1889);
• Retrato do Dr. Gachet (1890).
Os quadros do pintor francês Paul Gauguin foram singulares. Ele fundou o grupo artístico “Les Nabis” que interpretava a pintura como uma filosofia de vida.
Um dos destaques dos quadros de Paul Gauguin era a arbitrariedade nas cores e a simplicidade. Entre as principais abras de Paul Gauguin destacam-se:
• Jacó e o Anjo (1888);
• O Filho de Deus nascido (1896);
• Mulheres de Taiti na Praia (1891);
• Café em Arles (1888).
Após leitura do texto, responda as seguintes questões:
1. Quando e onde surgiu o pontilhismo?
2. Explique como é feita a técnica da pintura em pontilhismo.
3. Quais são os pintores precursores do pontilhismo?
4. Escolha uma obra dos artistas pontilhistas e faça uma releitura em folha de ofício pra anexar no portifólio.
Bom trabalho!
Se puder, fique em casa pra logo estarmos juntos!
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Olá queridos
alunos!
Segue as atividades referentes a semana 01/06 até 06/06 e semana do dia
08/06 até 12/06/2020
Renascimento Artístico
O Renascimento
Artístico representou uma das vertentes do período renascentista com a
profusão de diversas obras.
Lembre-se que o Renascimento foi um movimento artístico, intelectual e
cultural que teve início no século XV na Itália.
Foi com o declínio do sistema feudal e de diversas caraterísticas
associadas ao período medieval, que surgiu a Renascença, um período de
efervescência cultural, artística e científica que se espalhou pela Europa.
A Adoração dos Reis
Magos (1475) de Sandro Botticelli
Características
do Renascimento nas Artes
Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve
inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam
sido esquecidas durante séculos.
Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período
medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos.
Isso porque, o medievo esteve intimamente relacionado a uma cultura
religiosa, donde o teocentrismo (Deus no centro do
Universo) regia a vida das pessoas.
Foi a partir do avanço científico, social e cultural que surge o
movimento do renascimento, o qual foi marcado sobretudo pelo caráter humanista.
Assim, o teocentrismo medieval dá lugar ao antropocentrismo renascentista, com
a chegada da Idade Moderna.
A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva
e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a
arte da renascença promoveu um outro olhar.
Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do
renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia,
fundamentadas na arte clássica.
Vale lembrar que o renascimento artístico incluiu a evolução da pintura,
escultura, arquitetura e literatura, valorizando aspectos humanos e da
natureza.
Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam
associados ao plano religioso e espiritual, a mudança de mentalidade da época
proporcionou incluir uma variedade de temáticas. Os assuntos abordados variavam
desde os costumes, a mitologia, as paisagens, dentre outros.
Principais
Artistas e Obras
Segue abaixo os principais artistas e obras do período renascentista, os
quais foram grandes destaques na área da pintura, arquitetura, escultura e
literatura.
Leonardo da
Vinci (1452-1519)
Sem dúvida, Leonardo foi um dos principais artistas do Renascimento.
A última ceia (1495-1498)
Pintor, escultor, arquiteto e literato renascentista, de suas principais
obras destacam-se:
·
A Virgem das Rochas;
·
Michelangelo
(1475-1564)
Michelangelo foi pintor, escultor, arquiteto e escritor renascentista.
Pietà (1498-1499)
Considerado o “Gigante do Renascimento”, destacou-se com a produção de
sua escultura de diversas obras, entre elas, destacam-se:
·
Moisés;
·
Donatello di
Niccoló (1368-1466)
Donatello foi um escultor italiano nascido em Florença, teve grande
destaque na arte renascentista.
David (1430-1440)
De seus trabalhos destacam-se as esculturas:
·
David;
·
Gattamelata;
·
São Marcos;
·
Tabernáculo de São Jorge.
Sandro
Boticcelli (1445-1510)
Pintor e desenhista italiano, Boticcelli foi um dos principais nomes do
renascimento italiano.
O nascimento de Vênus (1485-1486)
De suas obras destacam-se:
·
Adoração dos Reis Magos;
·
Primavera e Virgem com o Menino;
·
São João Batista Criança.
Rafael
Sanzio (1483-1520)
Pintor italiano que, em suas obras, utilizou a técnica do contraste de
luz e sombras, sendo reconhecido como um dos principais nomes do movimento
renascentista.
Madona do Prado (1506)
De suas obras merecem destaque as diversas pinturas de Madonas e O
Casamento da Virgem.
Masaccio
(1401-1428)
Pintor italiano considerado o primeiro grande pintor do renascimento
artístico.
O pagamento do tributo (1425)
De suas obras merecem destaque:
·
Sagrada Trindade;
·
A Natividade;
·
Tríptico de San Giovenale;
·
Expulsão do Paraíso;
·
O pagamento do tributo.
·
Filippo
Brunelleschi (1377-1446)
Arquiteto e escultor italiano.
Cúpula da Catedral Santa
Maria del Fiore (1438) em Florença
Suas principais obras arquitetônicas foram:
·
Domo (cúpula) da catedral de Santa Maria del Fiore;
·
Hospital do Inocentes;
·
Palácio Pitti;
·
Capela Pazzi.
Tintoretto
(1518-1594)
Jacopo Comin, mais conhecido como Tintoretto, foi um pintor italiano da
última fase do renascimento artístico (denominada de alto renascimento).
A última ceia (1592-1594)
Considerado precursor do movimento do barroco, suas obras mais notáveis
são:
·
Marte e Vênus surpreendidos por Vulcano;
·
O Milagre de São Marcos;
·
A Última Ceia;
·
São Jorge lutando contra o Dragão.
Paolo
Veronese (1529-1588)
Pintor italiano pertencente à última fase do renascimento, a obra de
Veronese abrange aspectos da escola maneirista.
As bodas de Caná
(1562-1563)
De suas pinturas mais notáveis destacam-se:
·
As Bodas de Caná;
·
A Batalha de Lepanto;
·
O Sacrifício de Isaac;
·
Adoração pelos Magos.
Andrea
Mantegna (1431-1506)
Pintor e gravador italiano, Andrea contribuiu com a técnica do
ilusionismo espacial.
Lamentação sobre o
Cristo Morto (1480)
De suas principais obras merecem destaque:
·
Quarto dos esposos;
·
Lamentação sobre Cristo Morto;
·
Judite e Holofernes;
·
A Circuncisão de Jesus.
Fra Angelico
(1387-1455)
Guido di Pietro
Trosini, mais conhecido pelo nome Fra Angelico, foi um pintor italiano
beatificado pela Igreja Católica em 1982.
A anunciação (1437-1446)
Um dos precursores da pintura renascentista, destacou-se com suas obras:
·
O Juízo Final;
·
Adoração dos Reis Magos;
·
A Anunciação;
·
A Coroação do Virgem.
Donato
Bramante (1444-1514)
Arquiteto e pintor Bramante foi discípulo de Andrea Mantegna.
Cristo na coluna (1479)
Contribuiu para as construções arquitetônicas da Igreja de São Pedro, em
Montorio, e da Basílica de São Pedro. Na pintura, merecem destaque as obras:
·
Cristo na Coluna;
·
Homens de Armas.
Dante
Alighieri (1265-1321)
Escritor italiano, considerado um dos primeiros e dos maiores escritores
de língua italiana.
Dante e seus
Poemas (1460), por
Domenico di Michelino.
Além da literatura, foi um estadista e político da época da renascença.
De suas obras merece destaque:
·
Sobre a Eloquência Vernácula;
·
Vida Nova e Monarquia.
Francesco
Petrarca (1304-1374)
Escritor italiano considerado o "Fundador do Humanismo
Renascentista" e criador da forma fixa literária, os sonetos.
Francesco Petrarca na
obra Ciclo dos Famosos Homens e Mulheres (1450), por
Andrea di Bartolo di Bargilla.
De suas obras destacam-se:
·
Cancioneiro e o Triunfo;
·
Meu Livro Secreto;
·
Itinerário para a Terra Santa;
·
Remédios para os Trancos e Barrancos.
Giovanni
Boccaccio (1313-1375)
Escritor e humanista italiano, Boccaccio foi um estudioso da obra de
Dante.
Representação de
Boccaccio, autor desconhecido
Suas obras de destaque, são:
·
Decameron (grande obra que inclui cerca de 100 novelas);
·
Mulheres famosas;
·
Rima e Visão Amorosa.
Nicolau
Maquiavel (1469-1527)
Escritor, historiador e político italiano, Maquiavel foi um dos grandes
nomes da literatura renascentista.
Retrato de Nicolau
Maquiavel feito na segunda metade do século XVI, por Santi di Tito
Considerado o “Pai do
Pensamento Político Moderno” sua principal obra é O
Príncipe, que aborda
sobre o tema da unificação italiana.
AVALIAÇÃO: Após a leitura, responda as questões
abaixo:
1. O que
representou o período de Renascimento Artístico?
2. Diferentemente da arte
medieval, o renascimento artístico inspirou-se em que?
3. Foi a
partir do avanço de quais áreas que surgiu o Renascimento?
4. Qual
escritor era considerado o “Pai do Pensamento Político Moderno” e qual sua principal obra?
5. Como foi denominada a
última fase do Renascimento Artístico?
Bom trabalho, beijos e até breve!
Atividade da semana de 15 a 20/06 e de 22 a 27/06/2020.
Faça a leitura do texto:
Resumo - O Iluminismo - Pensadores e características
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:
- Mercantilismo.
- Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Com base nos três pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.
As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.
- Mercantilismo.
- Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Com base nos três pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.
As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.
Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas.
Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.
Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:
John Locke
John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.
Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.
Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.
Voltaire
François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.
Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
Rousseau
Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.
Quesnay
François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.
Adam Smith
Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
Após a leitura do texto faça uma pesquisa sobre um dos pensadores acima com o resumo de sua principal obra!
Bom trabalho! Cuide-se para logo estarmos juntos!
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Queridos(as)!
A Atividade da semana de 29/06 a 04/07 e de 06/07 a 10/07 será um texto de no mínimo 15 linhas sobre o que aprendeu até aqui. Pode aprofundar através de uma pesquisa em algum conteúdo que te causou curiosidade. Vale nota!
Bom Trabalho!