Páginas


TURMA 91 - História

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 91

Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga

Email: alexsbfraga@gmail.com

Resultados da pesquisa

Resultado da Web com links de sit

Facebook: Alex Fraga   

(2º  e 4º feiras)

WhatsApp:   989091757   (enviar foto das atividades) (2º  e 4º feiras)





Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras)








TAREFA1: (Atividades de 16/03/2020 até 20/03/2020)



leia o texto e responda as questões no caderno.



O Imperialismo
- Movimento de expansão dos mercados europeus em busca de matérias-primas e mercado consumidor. Conquista pela guerra de novas terras, pessoas e riquezas das nações industrializadas.
- Modelo que tinha em sua base ideológica a ideia de que europeus eram civilizados e superiores.
- Ocupação de territórios na Ásia e na África, também conhecido como neocolonialismo.
-Viajantes europeus percorreram o continente africano a mando de seus países para pesquisar a região e as possíveis riquezas, como os ingleses Richard Francis Burton e John Hanning Speke, e Henry Morton Stanley, prestando serviços à Bélgica, e que possibilitou a conquista do reino do Congo.
Impacto sobre o continente africano
• perda da soberania e independência de seus povos
• violência
• perda do direito a liberdade
• trabalhos forçados
• cobrança de altos impostos para financiar a colonização.
• destruição dos costumes tradicionais e das culturas locais
• políticas de segregação, separação entre europeus e africanos
• urbanização e chegada de produtos industriais europeus
Resistências
Muitos grupos resistiram à dominação europeia durante todo o período de colonização, como os Zulu e os Ashanti. A resistência por parte da Etiópia surpreendeu os europeus, que não conseguiram invadi-la.

a)defina imperialismo
.
b)como se deu a prática do imperialismo?

c)destaque dois aspectos negativos do imperialismo. Justifique sua resposta.

d)destaque as principais  formas de resistência a pratica imperialista.


__________________________________________________

TAREFA 2-  (Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020)

-Assista ao vídeo a seguir e, faça uma síntese dos principais países imperialistas e quais foram os efeitos desta pratica de dominação.



__________________________________________________


TAREFA 3- Atividades de 30/30/2020 até 03/04/2020

O “fardo” do homem branco
Além dos motivos econômicos, justificativas políticas e ideológicas também foram utilizadas pelas potências industrializadas para justificar a exploração e a dominação de territórios na África e na Ásia.
Vários empresários, escritores, religiosos e políticos consideravam o colonialismo benéfico para os povos africanos e asiáticos, vistos como atrasados do ponto de vista tecnológico e cultural. Aos olhos dos europeus, as instituições políticas e econômicas e o desenvolvimento industrial da Europa eram evidências da superioridade do homem branco. Eles acreditavam que deveriam libertar os povos africanos e asiáticos da suposta “barbárie” em que viviam e ingressá-los na chamada “civilização”.Ideologias racistas, baseadas na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, foram utilizadas para justificar a exploração da África e da Ásia. Difundiu-se o
darwinismo social, cujos teóricos defendiam que “sociedades superiores” deveriam “civilizar” as “sociedades inferiores”. Essa distor-ção das teorias darwinistas, legitimada por muitos biólogos e antropólogos, foi amplamente popularizada na literatura e nos meios de comunicação. Em 1899, o poeta britânico Rudyard Kipling compôs um poema em que justificava a política expansionista afirmando que os países desenvolvidos tinham o “fardo” de levar os valores da “civilização europeia” para os povos “atrasados”, nem que para isso fosse necessário o uso da força.
Tomai o fardo do homem branco
Enviai os melhores de tua linhagem
Vão, condenem seus filhos ao exílio
Para servirem aos seus cativos [...].
KIPLING, Rudyard. O fardo do homem branco, 1899. Fordham University.
Disponível em: <https://sourcebooks.fordham.edu/mod/kipling.asp>.
Acesso em: 12 set. 2018. (Tradução nossa)

O fardo do homem branco (Apologia a Kipling), charge de F. Victor Gillam, publicada na revista estadunidense Judge, 1899. Biblioteca de Cartuns e Museu Billy Ireland, Columbus, Estados Unidos. Nas pedras estão escritas palavras como superstição,
ignorância, opressão,canibalismo etc
1. Identifique os países representados nas figuras dos homens que carregam os balaios e os países representados nas figuras das pessoas dentro dos balaios.

2. Por que podemos afirmar que o chargista  reproduzas ideias do período estudado? Exemplifique com elementos da charge.


____________________________________________________

TAREFA 4. Atividades de 06/04/2020 até 10/04/2020


        -Considerando a reflexão feita a respeito da oposição entre civilização/barbárie, um dos eixos da ideologia que impulsionou o imperialismo europeu no século XIX e no princípio do século XX,
revejam as charges reproduzidas na tarefa 3, e criem a sua própria charge , expressando uma crítica à visão preconceituosa a respeito do “outro”.





_______________________________________________

TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020

-Revisão, assista ao vídeo a seguir e faça algumas anotações com relação a prática imperialista sobre a Ásia.





 TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020

-Faça uma pesquisa e responda.

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

a)Como estava a Europa antes da primeira guerra mundial?
b) O que foi a paz armada?
c) Que países faziam  parte da tríplice aliança  e da tríplice entente?

 Vídeo de apoio: 



TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/05/2020

-copie no caderno o resumo a baixo;

       O início da guerra

-         Questão balcânica: Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia disputam a região.
-     Junho de 1914: assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, em Sarajevo, por uma sociedade secreta sérvia.
-          Julho de 1914: governo austro-húngaro declara guerra à Sérvia, que é apoiada pela Rússia, deflagrando a política de alianças.

_______________________________________________________________________________________



TAREFA 8-  Atividades de 01/06/2020 até 06/6/2020

-copie no caderno o resumo a baixo;

A guerra de trincheiras



Previsão de um conflito de curta duração não se confirma e a guerra se estende por quatro anos;

- Construção de trincheiras trava a movimentação das tropas e os ganhos e perdas de posições eram medidos em metros;

- Combates corpo a corpo e ataques de cavalaria, elementos fundamentais das guerras até então, deixam de ocorrer.
 Rússia
                       Sai da guerra
                       Revolução socialista.
                       Argumentavam que a Primeira Guerra era um conflito imperialista entre potências capitalistas.
EUA
                       Entram na guerra.
                       Navios atacados por submarinos alemães.
                       Temiam perder o mercado europeu em caso de vitória alemã.


TAREFA 9-  Atividades de 08/06/2020 até 13/6/2020.
-copie no caderno o resumo a baixo;
    
O fim da guerra e os tratados pós-guerra.

- Utilização de tanques pela Entente rompe as barreiras alemãs, que assinam a rendição em 11 de novembro de 1918;
- A Primeira Guerra Mundial termina com um saldo de aproximadamente 17 milhões de mortos e 20 milhões de feridos.
- Presidente estadunidense Woodrow Wilson propôs, em janeiro de 1919, os 14 pontos para a paz mundial, defendendo a criação de uma Liga das Nações para preservar a paz;
- O Tratado de Versalhes, assinado pelo governo alemão em junho de 1919, impôs uma série de perdas e restrições à Alemanha, que considerou seus termos humilhantes e vingativos.
____________________________________________




Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno  até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp:    989091757  (2º  e 4º feiras).


 _____________________________________________________________________________



TAREFA 10-  Atividades de 08/06/2020 até 13/6/2020.
-copie no caderno as questões  a baixo;

1- As cláusulas a seguir fazem parte do Tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho de 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Leia-as com atenção e responda ao que se pede.

Artigo 45 – A Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...] com direito total de exploração das minas de carvão situadas na bacia do Rio Sarre [...] Artigo 56 – [A Alemanha devolve a Alsácia-Lorena à França]. Os bens e propriedades dos Estados alemães na região também deviam ser transferidos para a França, sem que nenhuma indenização fosse paga aos alemães. [...] Artigo 119 – [...] A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os seus direitos sobre as colônias ultramarinas. JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Grande Guerra. São Paulo: Atual, 1992. p. 62-63.

a) O que se pode concluir lendo essas cláusulas?
 b) Resuma com suas palavras o conteúdo dessas cláusulas.
__________________________________________________________________

TAREFA 11 -  Atividades de 22/06/2020 até 27/6/2020.
-copie no caderno o exercício  a baixo:

 (Ufpel-RS) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):
Art. 45 – Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 – A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 – Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 – A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. MARQUES, Adhemar Martins et al. História Contemporânea: Textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.

2-   De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

a) Encerrou a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
 b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na Primeira Guerra Mundial.
 d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha, no fim da Segunda Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
 e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da Primeira Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

______________________________________________________

TAREFA 12 -  Atividades de 29/06/2020 até 04/7/2020.
-copie no caderno o exercício  a baixo:

3= Assinale a INCORRETA e corrija-a. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Brasil contribuiu com o esforço de guerra enviando para as frentes de batalha:
 a) Dois cruzadores, cinco contratorpedeiros, um navio auxiliar e um rebocador.
b) Aviadores, que combateram ao lado de pilotos britânicos e franceses.
 c) Oficiais, que integraram o Exército francês na frente ocidental.
d) 86 médicos, sendo que 17 deles eram professores de Medicina.
e) Nenhuma das anteriores.
_________________________________________________________________


TAREFA 13 -  Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.

*Produza uma breve redação, onde você sintetize:
    -causas da primeira guerra mundial.
    - ações e reações durante a guerra
    - as consequências da primeira guerra.