NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 91
Professor: Alex Sandro Bandeira de Fraga
Email: alexsbfraga@gmail.com
Resultados da pesquisa
Resultado da Web com links de sit
Facebook: Alex Fraga
(2º e 4º feiras)
WhatsApp: 989091757 (enviar foto das atividades) (2º e 4º feiras)
Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras)
TAREFA1: (Atividades de 16/03/2020 até
20/03/2020)
leia o texto e responda as questões no caderno.
O Imperialismo
- Movimento de expansão dos
mercados europeus em busca de matérias-primas e mercado consumidor. Conquista
pela guerra de novas terras, pessoas e riquezas das nações industrializadas.
- Modelo que tinha em sua base
ideológica a ideia de que europeus eram civilizados e superiores.
- Ocupação de territórios na Ásia
e na África, também conhecido como neocolonialismo.
-Viajantes europeus percorreram o
continente africano a mando de seus países para pesquisar a região e as
possíveis riquezas, como os ingleses Richard Francis Burton e John Hanning
Speke, e Henry Morton Stanley, prestando serviços à Bélgica, e que
possibilitou a conquista do reino do Congo.
Impacto sobre o continente
africano
• perda da soberania e
independência de seus povos
• violência
• perda do direito a liberdade
• trabalhos forçados
• cobrança de altos impostos para
financiar a colonização.
• destruição dos costumes
tradicionais e das culturas locais
• políticas de segregação, separação
entre europeus e africanos
• urbanização e chegada de
produtos industriais europeus
Resistências
Muitos grupos
resistiram à dominação europeia durante todo o período de colonização, como os
Zulu e os Ashanti. A resistência por parte da Etiópia surpreendeu os europeus,
que não conseguiram invadi-la.
a)defina
imperialismo
.
b)como
se deu a prática do imperialismo?
c)destaque
dois aspectos negativos do imperialismo. Justifique sua resposta.
d)destaque
as principais formas de resistência a
pratica imperialista.
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TAREFA 2- (Atividades de 23/03/2020 até 27/03/2020)
-Assista
ao vídeo a seguir e, faça uma síntese dos principais países imperialistas e
quais foram os efeitos desta pratica de dominação.
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TAREFA 3- Atividades de 30/30/2020 até
03/04/2020
O “fardo” do homem branco
Além dos motivos econômicos, justificativas políticas e ideológicas também foram utilizadas pelas potências industrializadas para justificar a exploração e a dominação de territórios na África e na Ásia.
Vários empresários, escritores, religiosos e políticos consideravam o colonialismo benéfico para os povos africanos e asiáticos, vistos como atrasados do ponto de vista tecnológico e cultural. Aos olhos dos europeus, as instituições políticas e econômicas e o desenvolvimento industrial da Europa eram evidências da superioridade do homem branco. Eles acreditavam que deveriam libertar os povos africanos e asiáticos da suposta “barbárie” em que viviam e ingressá-los na chamada “civilização”.Ideologias racistas, baseadas na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, foram utilizadas para justificar a exploração da África e da Ásia. Difundiu-se o darwinismo social, cujos teóricos defendiam que “sociedades superiores” deveriam “civilizar” as “sociedades inferiores”. Essa distor-ção das teorias darwinistas, legitimada por muitos biólogos e antropólogos, foi amplamente popularizada na literatura e nos meios de comunicação. Em 1899, o poeta britânico Rudyard Kipling compôs um poema em que justificava a política expansionista afirmando que os países desenvolvidos tinham o “fardo” de levar os valores da “civilização europeia” para os povos “atrasados”, nem que para isso fosse necessário o uso da força.
“Tomai o fardo do homem branco
Enviai os melhores de tua linhagem
Vão, condenem seus filhos ao exílio
Para servirem aos seus cativos [...].”
KIPLING, Rudyard. O fardo do homem branco, 1899. Fordham University.
Disponível em: <https://sourcebooks.fordham.edu/mod/kipling.asp>.Acesso em: 12 set. 2018. (Tradução nossa)
Além dos motivos econômicos, justificativas políticas e ideológicas também foram utilizadas pelas potências industrializadas para justificar a exploração e a dominação de territórios na África e na Ásia.
Vários empresários, escritores, religiosos e políticos consideravam o colonialismo benéfico para os povos africanos e asiáticos, vistos como atrasados do ponto de vista tecnológico e cultural. Aos olhos dos europeus, as instituições políticas e econômicas e o desenvolvimento industrial da Europa eram evidências da superioridade do homem branco. Eles acreditavam que deveriam libertar os povos africanos e asiáticos da suposta “barbárie” em que viviam e ingressá-los na chamada “civilização”.Ideologias racistas, baseadas na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, foram utilizadas para justificar a exploração da África e da Ásia. Difundiu-se o darwinismo social, cujos teóricos defendiam que “sociedades superiores” deveriam “civilizar” as “sociedades inferiores”. Essa distor-ção das teorias darwinistas, legitimada por muitos biólogos e antropólogos, foi amplamente popularizada na literatura e nos meios de comunicação. Em 1899, o poeta britânico Rudyard Kipling compôs um poema em que justificava a política expansionista afirmando que os países desenvolvidos tinham o “fardo” de levar os valores da “civilização europeia” para os povos “atrasados”, nem que para isso fosse necessário o uso da força.
“Tomai o fardo do homem branco
Enviai os melhores de tua linhagem
Vão, condenem seus filhos ao exílio
Para servirem aos seus cativos [...].”
KIPLING, Rudyard. O fardo do homem branco, 1899. Fordham University.
Disponível em: <https://sourcebooks.fordham.edu/mod/kipling.asp>.Acesso em: 12 set. 2018. (Tradução nossa)
O fardo do homem
branco (Apologia a Kipling),
charge de F. Victor Gillam, publicada na revista estadunidense Judge, 1899.
Biblioteca de Cartuns e Museu Billy Ireland, Columbus, Estados Unidos. Nas
pedras estão escritas palavras como superstição,
ignorância, opressão,canibalismo etc
ignorância, opressão,canibalismo etc
1. Identifique os países representados nas figuras dos homens que
carregam os balaios e os países representados nas figuras das pessoas dentro
dos balaios.
2. Por que podemos afirmar que o chargista reproduzas ideias do período estudado? Exemplifique com elementos da charge.
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TAREFA 4. Atividades de 06/04/2020 até 10/04/2020
-Considerando a reflexão feita a respeito da oposição entre civilização/barbárie, um dos eixos da ideologia que impulsionou o imperialismo europeu no século XIX e no princípio do século XX,
revejam as charges reproduzidas na tarefa 3, e criem a sua própria charge , expressando uma crítica à visão preconceituosa a respeito do “outro”.
revejam as charges reproduzidas na tarefa 3, e criem a sua própria charge , expressando uma crítica à visão preconceituosa a respeito do “outro”.
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TAREFA 5- Atividades de 13/04/2020 até 17/04/2020
-Revisão, assista ao vídeo a seguir e faça algumas anotações
com relação a prática imperialista sobre a Ásia.
TAREFA 6- Atividades de 20/04/2020 até 24/04/2020
-Faça uma pesquisa e responda.
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
a)Como estava a Europa antes da primeira guerra mundial?
b) O que foi a paz armada?
c) Que países faziam
parte da tríplice aliança e da
tríplice entente?
Vídeo de apoio:
TAREFA 7- Atividades de 27/04/2020 até 01/05/2020
-copie no caderno o resumo a baixo;
O início da guerra
-
Questão balcânica: Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia
disputam a região.
- Junho de 1914:
assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, em Sarajevo,
por uma sociedade secreta sérvia.
-
Julho de 1914:
governo austro-húngaro declara guerra à Sérvia, que é apoiada pela Rússia,
deflagrando a política de alianças.
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TAREFA 8- Atividades de 01/06/2020 até
06/6/2020
-copie no caderno o resumo a baixo;
A
guerra de trincheiras
Previsão
de um conflito de curta duração não se confirma e a guerra se estende por
quatro anos;
-
Construção de trincheiras trava a movimentação das tropas e os ganhos e perdas
de posições eram medidos em metros;
-
Combates corpo a corpo e ataques de cavalaria, elementos fundamentais das
guerras até então, deixam de ocorrer.
Rússia
Sai
da guerra
Revolução
socialista.
Argumentavam
que a Primeira Guerra era um conflito imperialista entre potências capitalistas.
EUA
Entram
na guerra.
Navios
atacados por submarinos alemães.
Temiam
perder o mercado europeu em caso de vitória alemã.
TAREFA 9- Atividades de 08/06/2020 até
13/6/2020.
-copie no caderno o resumo a baixo;
O fim da guerra e os
tratados pós-guerra.
-
Utilização de tanques pela Entente rompe as barreiras alemãs, que assinam a
rendição em 11 de novembro de 1918;
- A
Primeira Guerra Mundial termina com um saldo de aproximadamente 17 milhões de
mortos e 20 milhões de feridos.
-
Presidente estadunidense Woodrow Wilson propôs, em janeiro de 1919, os 14
pontos para a paz mundial, defendendo a criação de uma Liga das Nações para
preservar a paz;
- O Tratado
de Versalhes, assinado pelo governo alemão em junho de 1919, impôs uma
série de perdas e restrições à Alemanha, que considerou seus termos humilhantes
e vingativos.
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Obs: As tarefas devem ser feitas no caderno até 18/6/2020 e enviar foto da atividade para o WhatsApp: 989091757 (2º e 4º feiras).
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TAREFA 10- Atividades de 08/06/2020 até
13/6/2020.
-copie no
caderno as questões a baixo;
1- As cláusulas a seguir fazem
parte do Tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho de 1919, após o fim da
Primeira Guerra Mundial. Leia-as com atenção e responda ao que se pede.
Artigo 45 – A Alemanha cede à
França a propriedade absoluta [...] com direito total de exploração das minas
de carvão situadas na bacia do Rio Sarre [...] Artigo 56 – [A Alemanha devolve
a Alsácia-Lorena à França]. Os bens e propriedades dos Estados alemães na
região também deviam ser transferidos para a França, sem que nenhuma indenização
fosse paga aos alemães. [...] Artigo 119 – [...] A Alemanha renuncia, em favor
das potências aliadas, a todos os seus direitos sobre as colônias ultramarinas.
JANOTTI, Maria de Lourdes. A
Primeira Grande Guerra. São Paulo: Atual, 1992. p. 62-63.
a) O que se pode concluir lendo
essas cláusulas?
b) Resuma com suas palavras o conteúdo dessas
cláusulas.
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TAREFA 11 - Atividades de 22/06/2020 até 27/6/2020.
-copie no
caderno o exercício a baixo:
(Ufpel-RS) Artigos do Tratado de
Versalhes (séc. XX):
Art. 45 – Alemanha cede à França
a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de
carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 – A Alemanha renuncia,
em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias
ultramarinas.
Art. 171 – Estão proibidas na
Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer
outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 – A Alemanha se
compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências
aliadas e a seus bens. MARQUES, Adhemar Martins et al. História Contemporânea:
Textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.
2- De
acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de
Versalhes:
a) Encerrou a Segunda Guerra
Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os
países dos Aliados.
b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a
criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de
preservar a paz mundial.
c) Estimulou a competição
econômica e colonial entre os países europeus, culminando na Primeira Guerra
Mundial.
d) Permitiu que as potências aliadas
dividissem a Alemanha, no fim da Segunda Guerra Mundial, em quatro zonas de
ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da
Primeira Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as
forças políticas do país.
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*Produza uma breve redação, onde você sintetize:
TAREFA 12 - Atividades de 29/06/2020 até 04/7/2020.
-copie no
caderno o exercício a baixo:
3= Assinale a INCORRETA e
corrija-a. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Brasil contribuiu com o esforço
de guerra enviando para as frentes de batalha:
a) Dois cruzadores, cinco contratorpedeiros,
um navio auxiliar e um rebocador.
b) Aviadores, que combateram ao
lado de pilotos britânicos e franceses.
c) Oficiais, que integraram o Exército francês
na frente ocidental.
d) 86 médicos, sendo que 17 deles
eram professores de Medicina.
e) Nenhuma das anteriores.
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TAREFA 13 - Atividades de 06/7/2020 até 11/7/2020.
*Produza uma breve redação, onde você sintetize:
-causas da primeira guerra mundial.
- ações e reações durante a guerra
- as consequências da primeira guerra.