NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 92
Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães
Email: mariafguig@outlook.com
OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL, CONSTANDO NOME DO ALUNO E TURMA.
ATIVIDADES DE
16/03/2020 ATÉ 20/03/2020
Leia os textos e responda
as questões abaixo. Enviar as respostas para o e-mail:
mariafguig@outlook.com
INDEPENDÊNCIA DO
BRASIL
(07/09/1822)
AS LUTAS PELA
INDEPENDÊNCIA
• O 7 de
Setembro foi comemorado em muitas partes do Brasil com festas de ruas
e vivas a D. Pedro.
A
independência não foi aceita em todas as províncias brasileiras.
Militares e políticos portugueses fiéis às cortes de Lisboa
continuavam controlando várias províncias. (Bahia, Piauí,
Grão-Pará, Maranhão e Província Cisplatina). Para
sufocar os revoltosos,dom Pedro I contratou oficiais estrangeiros
para comandar o Exército.
• As lutas
pela independência duraram cerca de dois anos.
O RECONHECIMENTO DA
INDEPENDÊNCIA
A notícia que o
Brasil havia se separado de Portugal não foi bem recebida na Europa.
Existiam vários interesses em jogo:
1.
Países que formavam a Santa Aliança ameaçavam invadir o Brasil
para devolvê-lo a Portugal;
2.
A Inglaterra apoiava a emancipação política do Brasil para
garantir e ampliar o seu comércio com o mesmo;
3.
Os Estados Unidos também tinham interesse em ampliar sua influência
no restante da América.
Os Estados Unidos
foram o primeiro país a reconhecer nossa independência. Com o lema:
“A América para os americanos” (Doutrina Monroe).
A
Inglaterra,procurou convencer Portugal a aceitar a soberania do
Brasil. O governo português fez várias exigências para aceitar a
independência brasileira, entre elas o pagamento de dois milhões de
libras esterlinas (moeda inglesa). Como o Brasil não tinha dinheiro
pediu empréstimo aos bancos ingleses.
Assim, a
Inglaterra reconheceu a emancipação política do Brasil. Para isso,
exigiu a renovação do Tratado de Comércio e Navegação por mais
quinze anos. Com isso, a Inglaterra aumentava seu poder e sua
influência no Brasil.
ATIVIDADES:
1. Os principais focos de resistência à Independência do Brasil foram?
2. O que fez dom Pedro I pra enfrentar as rebeliões contra a Independência do Brasil?
ATIVIDADES
DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020
O PRIMEIRO REINADO
(1822-1831)
O REINADO DE D. PEDRO I:
uma cidadania limitada
UMA CONSTITUIÇÃO
PARA O BRASIL
INDEPENDENTE DE
PORTUGAL, O BRASIL PODIA FAZER SUAS PRÓPRIAS LEIS.
EM MAIO DE 1823
REUNIU-SE NO RIO DE JANEIRO UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE.
OS DEPUTADOS ERAM
QUASE TODOS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE GRANDES PROPRIETÁRIOS RURAIS
E RICOS COMERCIANTES.
A ASSEMBLÉIA
CONSTITUINTE ESTAVA DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS POLÍTICOS
O PARTIDO PORTUGUÊS
QUE ERA FAVORÁVEL A QUE D. PEDRO I TIVESSE PLENOS PODERES.
O PARTIDO
BRASILEIRO QUE DEFENDIA A LIMITAÇÃO DOS PODERES DE D.
PEDRO I E NÃO QUERIA A PARTICIPAÇÃO DE ESTRANGEIROS NA VIDA
POLÍTICA BRASILEIRA.
O PROJETO CONSTITUCIONAL
DETERMINAVA:
OS ESTRANGEIROS
NÃO PODIAM SE CANDIDATAR AOS CARGOS DE DEPUTADO OU SENADOR;
A CÂMARA DOS
DEPUTADOS NÃO PODIA SER DISSOLVIDA PELO IMPERADOR;
PARA SER ELEITO,
ERA PRECISO TER UMA RENDA MÍNIMA EQUIVALENTE A 150 ALQUEIRES DE
FARINHA MANDIOCA.
PERCEBENDO QUE ESSE
PROJETO LIMITAVA SEUS PODERES D. PEDRO TOMOU UMA ATITUDE EXTREMA:
DETERMINOU A DISSOLUÇÃO DA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE.
A CONSTITUIÇÃO
OUTORGADA DE 1824
D. PEDRO NOMEOU DEZ
PESSOAS DE SUA INTEIRA CONFIANÇA ENGARREGANDO-AS DE ESCREVER UMA
NOVA CONSTITUIÇÃO NO PRAZO DE QUARENTA DIAS.
A 25 DE MARÇO DE
1824, D. PEDRO I OUTORGOU A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO PAÍS E ÚNICA
DO IMPÉRIO.
CARACTERÍSTICAS DA
CONSTITUIÇÃO DE 1824:
- Voto masculino,
censitário e indireto;
- Instituição de
4 poderes no Império;
- Unitarismo;
- A Igreja
Católica era a igreja oficial do país.
- Igreja
subordinada ao Estado. (beneplácito)
- O PODER MODERADOR:
EXERCIDO EXCLUSIVAMENTE PELO IMPERADOR, QUE PODIA DISSOLVER A
CÂMARA DOS DEPUTADOS, CONVOCAR AS FORÇAS ARMADAS E NOMEAR
MINISTROS, PRESIDENTES DE PROVÍNCIAS, AUTORIDADES DA IGREJA
CATÓLICA, SENADORES, JUÍZES.
ATIVIDADES:
1. Havia dois grupos políticos atuando na Assembleia Constituinte de 1823: Cite os grupos?
2. Quais as características da Constituição de 1824?
ATIVIDADES
30/03/2020 ATÉ 03/04/2020
Período
Regencial
O
Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos
de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em
1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha
apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período
determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por
regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).
Regentes
que governaram o Brasil no período:
-
Regência Trina Provisória (1831): regentes Lima e Silva, Senador
Vergueiro e Marquês de
Caravelas.
- Regência Trina Permanente (1831 a 1835): teve como regentes José da Costa Carvalho,
- Regência Trina Permanente (1831 a 1835): teve como regentes José da Costa Carvalho,
João
Bráulio Moniz e Francisco de Lima e Silva.
- Regência Una de Feijó (1835 a 1837): teve como regente Diogo Antônio Feijó.
- Regência Interina de Araújo Lima (1837): teve como regente Pedro de Araújo Lima.
- Regência Una de Araújo Lima (1838 a 1840): teve como regente Pedro de Araújo Lima.
- Regência Una de Feijó (1835 a 1837): teve como regente Diogo Antônio Feijó.
- Regência Interina de Araújo Lima (1837): teve como regente Pedro de Araújo Lima.
- Regência Una de Araújo Lima (1838 a 1840): teve como regente Pedro de Araújo Lima.
Um
período tumultuado
O
Brasil passou por uma grave crise política e diversas revoltas
durante o período regencial.
Crise
politica
A
crise política deveu-se, principalmente, a disputa pelo controle do
governo entre diversos grupos políticos: Restauradores (defendiam a
volta de D. Pedro I ao poder); Moderados (voto só para os ricos e
continuação da Monarquia) e Exaltados (queriam reformas para
melhorar a vida dos mais necessitados e voto para todas as pessoas).
Revoltas
As
revoltas ocorrem basicamente por dois motivos: más condições de
vida de grande parte da população (mais pobres) e vontade das
elites locais em aumentar seu poder e serem atendidas pelo governo.
Principais
revoltas do período:
-
Cabanagem (1835 a 1840) – motivada pelas péssimas condições de
vida em que vivia a grande
maioria
dos moradores da província do Grão-Pará.
- Balaiada (1838 – 1841) – ocorreu na província do Maranhão. A causa principal foi a exploração
- Balaiada (1838 – 1841) – ocorreu na província do Maranhão. A causa principal foi a exploração
da
população mais pobre por parte dos grandes produtores rurais.
- Sabinada (1837-1838) – ocorreu na província da Bahia. Motivada pela insatisfação de militares
- Sabinada (1837-1838) – ocorreu na província da Bahia. Motivada pela insatisfação de militares
e
camadas médias e ricas da população com o governo regencial.
Golpe
da Maioridade e fim do Período Regencial
Os
políticos brasileiros e grande parte da população acreditavam que
a grave crise que o país enfrentava era fruto, principalmente, da
falta de um imperador forte e com poderes para enfrentar a situação.
Em 23 de julho de 1840, com apoio do Partido Liberal, foi antecipada pelo Senado Federal a maioridade de D. Pedro II (antes de completar 14 anos) e declarado o fim das regências. Esse episódio ficou conhecido como o Golpe da Maioridade. Foi uma forma encontrada pelos políticos brasileiros de dar poder e autoridade ao jovem imperador para que as revoltas pudessem ser debeladas e a ordem restaurada no Brasil.
Em 23 de julho de 1840, com apoio do Partido Liberal, foi antecipada pelo Senado Federal a maioridade de D. Pedro II (antes de completar 14 anos) e declarado o fim das regências. Esse episódio ficou conhecido como o Golpe da Maioridade. Foi uma forma encontrada pelos políticos brasileiros de dar poder e autoridade ao jovem imperador para que as revoltas pudessem ser debeladas e a ordem restaurada no Brasil.
ATIVIDADES:
- Quais as principais revoltas do período Regencial ?
- O que foi o Golpe da Maioridade?
ATIVIDADES
DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
O Segundo Reinado é a
fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro
II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na
Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14
anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou
em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
O governo de D. Pedro
II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais,
política e econômicas no Brasil.
Política no Segundo
Reinado
A política no Segundo
Reinado foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o
Conservador. Estes dois partidos defendiam quase os mesmos
interesses, pois eram elitistas. Neste período o imperador escolhia
o presidente do Conselho de Ministros entre os integrantes do partido
que possuía maioria na Assembleia Geral. Nas eleições eram comuns
as fraudes, compras de votos e até atos violentos para garantir a
eleição.
Término da Guerra dos
Farrapos
Quando assumiu o império
a Revolução Farroupilha estava em pleno desenvolvimento. Havia uma
grande possibilidade de a região sul conseguir a independência do
restante do país. Para evitar o sucesso da revolução,Dom
Pedro II
nomeou o
barão de Caxias como chefe do exército. Caxias utilizou a
diplomacia para negociar o fim da revolta com os líderes. Em 1845,
obteve sucesso através do Tratado de Poncho Verde e conseguiu
colocar um fim na Revolução Farroupilha.
Revolução Praieira
A Revolução Praieira
foi uma revolta liberal e federalista que ocorreu na província de
Pernambuco, entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas
ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última. Ganhou o
nome de praieira, pois a sede do jornal dirigido pelos liberais
revoltosos (chamados de praieiros) situava-se na rua da Praia.
Guerra do Paraguai
Conflito armado em que o
Paraguai enfrentou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai)
com apoio da Inglaterra. Durou entre os anos de 1864 e 1879 e levou o
Paraguai a derrota e a ruína.
Ciclo do café
Na segunda metade do
século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação
brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno.
Os fazendeiros (barões
do café), principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio
do produto. As mansões da Avenida Paulista refletiam bem este
sucesso. Boa parte dos lucros do café foi investida na indústria,
principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro,
favorecendo o processo de industrialização do Brasil.
Imigração
Muitos imigrantes
europeus, principalmente italianos, chegaram para aumentar a mão de
obra nos cafezais de São Paulo, a partir de 1850. Vieram para, aos
poucos, substituírem a mão-de-obra escrava que, devido as pressões
da Inglaterra, começava a entrar em crise. Além de buscarem
trabalho nos cafezais do interior paulista, também foram para as
grandes cidades do Sudeste que começavam a abrir muitas indústrias.
Questão abolicionista
- Lei Eusébio de Queirós(1850): extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil
- Lei do Ventre Livre
(1871): tornou livre os filhos de escravos nascidos após a
promulgação da lei.
- Lei dos Sexagenários
(1885): dava liberdade aos escravos ao completarem 65 anos de idade.
- Lei Áurea (1888):
assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.
Fim da Monarquia e a
Proclamação da República
Em 15 de novembro de
1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos,
destituiu o Conselho de Ministros e seu presidente. No final do dia,
Deodoro da Fonseca assinou o manifesto proclamando a República no
Brasil e instalando um governo provisório.
No dia 18 de novembro, D.
Pedro II e a família imperial brasileira viajaram para a Europa. Era
o começo da República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca
assumindo, de forma provisória, o cargo de presidente do Brasil.
ATIVIDADES:
1. O que foi a Revolução Praieira?
2. Cite a Lei que extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil em (1850)?
Turmas: 92
Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães
Email: mariafguig@outlook.com
TODOS
OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDAS NO CADERNO QUANDO
RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS, QUAISQUER DÚVIDAS, ESTAREI
DISPONÍVEL ATRAVÉS DE MEU EMAIL.
AS
PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DEVERÃO SER ENVIADAS PARA O
MEU E-MAIL E RESPONDIDAS NO CADERNO.
ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020
ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020
Graças à sua indústria a Inglaterra dominava a maioria dos mercados consumidores mundiais. Mas a indústria da Alemanha, logo após a unificação, desenvolveu-se, e o país passou a procurar mercados consumidores e fontes de matérias-primas.
O governo alemão projetou a construção de uma estrada de ferro ligada a cidade de Berlim a Bagdá, com a finalidade de ter acesso ao petróleo do golfo Pérsico e aos mercados orientais. A Inglaterra opô-se a esse projeto, porque criaria dificuldade para o comércio com suas colônias. Para deter o avanço da Alemanha, os ingleses procuraram alianças.
Em 1904, a França aliou-se à Inglaterra, porque quando perdeu os territórios da Alsácia-Lorena, sua indústria ficou prejudicada com a falta de minas de ferro e carvão. Os nacionalistas franceses pregavam o revanchismo e a recuperação dos territórios perdidos.
Finalmente a França e a Alemanha disputaram o domínio do Marrocos, país ao norte da África.
Ao mesmo tempo, eclodiu a chamada crise de Bálcãs. Em 1908, dois Estados eslavos a Bósnia e a Herzegovina, foram anexados ao Império Austro-Húngaro, contrariando o ideal nacionalista, o pan-eslavismo, a união e a autodeterminação dos povos eslavos.
Os governos dos países capitalistas clamavam pela paz, mas estimulavam a fabricação de armamento e recrutavam civis para o exército. O militarismo cresceu, e era cada vez mais difícil manter o equilíbrio entre as nações imperialistas. Os focos de tensões e a disputa pela supremacia levaram os países europeus à corrida armamentista. Para defender seus interesses, as nações europeias buscaram alianças. Surgiram dois blocos: a Inglaterra, a França e a Rússia formaram a tríplice Entente, e a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália, a Tríplice Aliança.
No dia 28 de junho de 1914, o Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, em visita a Sarajevo, capital da Bósnia, foi assassinado. A responsabilidade do assassinato coube a um estudante que fazia parte de uma sociedade secreta da Sérvia, a Mão Negra. Esse foi o estopim para a deflagração da Primeira Guerra Mundial.
ATIVIDADES DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020
ATIVIDADES
Responda os exercícios:
1. Por que a Alemanha ameaçava o poder da Inglaterra?
2. O que fez a Inglaterra para deter o avanço da Alemanha?
3. Por que a França tinha interesse em enfraquecer a Alemanha?
4. Quais os blocos em que se dividiram os países europeus?
5. Que fato desencadeou a Primeira Guerra Mundial?
ATIVIDADES DE 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020
LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS ATIVIDADES
TEXTO
Revolução Russa
No
começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e
dependente da agricultura, pois cerca de 80% de sua economia estava
concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Rússia
Czarista
Os
trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando
altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II.
O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava
poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo
os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca
indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
No
ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu
governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar
milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim
também foram reprimidos pelo czar.
Começava
então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores
russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a
preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
A
Rússia na Primeira Guerra Mundial
Faltavam
alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores,
salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia
numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram
aumentar muito a insatisfação popular com o czar.
Greves,
manifestações e a queda da monarquia
As
greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território
russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército
russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos,
melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo
de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerensky
(menchevique)
como governo provisório.
Lênin
fala aos revolucionários em 1917
A
Revolução Russa de outubro de 1917
Com
Kerensky
no
poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados
por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro
de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin
assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo.
As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os
bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos
trabalhadores. Muitos integrantes da monarquia, além de seus
simpatizantes e opositores ao nascente regime socialista, foram
perseguidos e condenados à morte pelos revolucionários.
Lênin
também retirou seu país da Primeira
Guerra Mundial
no
ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido
Comunista).
A
formação da URSS e as consequências da revolução
Após
a revolução, foi implantada a URSS (União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento
econômico, principalmente após a NEP (Nova Política Econômica). A
URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde
rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra
Fria.
Após
a revolução, a situação da população geral e dos trabalhadores
pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista
reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos
princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.
Milhares de opositores foram perseguidos, presos e assassinados pelo
governo bolchevique.
O
regime totalitário soviético atuou até mesmo no campo da fé. O
Estado Soviético agiu para enfraquecer o cristianismo e outras
religiões, incentivando o ateísmo (nas escolas, meios de
comunicação, locais de trabalho, etc.) e proibindo as religiões. O
pensamento de Marx de que "a religião é o ópio do povo"
foi seguido à risca pelo governo socialista soviético.
Triste
situação que perdurou durante toda a história da União Soviética,
ou seja, de 1922 a 1991.
ATIVIDADE
EXERCÍCIO:
1) A
abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos
meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a
Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais
medidas adotadas na Rússia por:
ATIVIDADES DE 08/06/2020 ATÉ 12 /06/2020
ATIVIDADE
PESQUISE E RESPONDA os exercícios:
1) A
Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o
socialismo no país.
Quais medidas foram adotadas pelo novo governo.
Quais medidas foram adotadas pelo novo governo.
2) No
contexto da Revolução Russa (1917), o que os bolcheviques defendiam:
AULA PROGRAMADA
Professora: Maria Terezinha Disciplina: História
Atividade 9° ano Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
TEXTO:
O PERÍODO ENTRE GUERRAS
O entre guerras, período compreendido entre o término da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda Guerra Mundial (1939), foi marcado por crises econômicas, políticas e sociais em vários países.
Quando o primeiro conflito mundial terminou, os Estados Unidos eram uma nação poderosa, a mais rica do mundo.
No entanto, em 1929, os norte-americanos vivenciaram uma grande dificuldade, com a queda da Bolsa de Valores de Nova York, que gerou, por sua vez, uma gravíssima crise interna, provocando alto índice de desemprego e acabando por afetar vários países do mundo.
Ao terminar a Primeira Guerra Mundial, os europeus esperavam que a paz estivesse assegurada. Entretanto, o entre guerras foi um período muito conturbado, com a ocorrência de vários conflitos e a radicalização política, surgindo regimes totalitários, como o fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha.
A tensão entre as nações cresceu, ocasionou a Segunda Guerra Mundial, apenas 20 anos depois de estabelecido o Tratado de Versalhes.
O fim da guerra e os tratados pós-guerra.
- Utilização de tanques pela Entente rompe as barreiras alemãs, que assinam a rendição em 11 de novembro de 1918;
- A Primeira Guerra Mundial termina com um saldo de aproximadamente 17 milhões de mortos e 20 milhões de feridos.
- Presidente estadunidense Woodrow Wilson propôs, em janeiro de 1919, os 14 pontos para a paz mundial, defendendo a criação de uma Liga das Nações para preservar a paz;
- O Tratado de Versalhes, assinado pelo governo alemão em junho de 1919, impôs uma série de perdas e restrições à Alemanha, que considerou seus termos humilhantes e vingativos.
1- As cláusulas a seguir fazem parte do Tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho de 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Leia-as com atenção e responda ao que se pede.
Artigo 45 – A Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...] com direito total de exploração das minas de carvão situadas na bacia do Rio Sarre [...] Artigo 56 – [A Alemanha devolve a Alsácia-Lorena à França]. Os bens e propriedades dos Estados alemães na região também deviam ser transferidos para a França, sem que nenhuma indenização fosse paga aos alemães. [...] Artigo 119 – [...] A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os seus direitos sobre as colônias ultramarinas. JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Grande Guerra. São Paulo: Atual, 1992. p. 62-63.
RESPONDA:
a) O que se pode concluir lendo essas cláusulas?
b) Resuma com suas palavras o conteúdo dessas cláusulas.
__________________________________________________________________
ATIVIDADES DE 22/06/2020 ATÉ 29/06/2020
.
Copie no caderno os exercícios a baixo e responda:
(Ufpel-RS) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):
Art. 45 – Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 – A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 – Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 – A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. MARQUES, Adhemar Martins et al. História Contemporânea: Textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.
2- De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
a) Encerrou a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na Primeira Guerra Mundial.
d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha, no fim da Segunda Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da Primeira Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.
ATIVIDADES DE 30/06/2020 ATÉ 04/07/2020
Clique na image para aumentar o tamanho
TEXTO:
O nascimento do Brasil República
Isso era o que
muitas pessoas pensavam em 1889, quando, depois de 67 anos, a Monarquia
chegou ao fim no Brasil e foi substituída pela República.
Os
governos Militares ( 1889 – 1894)
Logo
após a proclamação da República, foi constituído um Governo
provisório presidido
pelo
Marechal
Deodoro da Fonseca. Esse
governo comandou o país até fevereiro de 1891, quando o congresso
nacional elegeu indiretamente Deodoro da Fonseca para Presidência da República, e o Marechal Floriano
Peixoto, para
Vice Presidência.
Os
primeiros anos do novo regime foram marcados pela grande
participação de militares nas decisões políticas.
Foi sob o governo de Marechal Deodoro
da Fonseca, que o poder legislativo elaborou a primeira Constituição
republicana, promulgada em 1891.
O país – que ficava
livre da escravidão passaria a viver sob novas leis e poderia
escolher seus governantes por meio de eleições.
Essa
transformação envolvia não só a criação de um novo governo, mas
também a de símbolos que representassem a grande mudança
política.
Um desses símbolos seria uma nova bandeira, que substituiria a
da Monarquia.
Clique nas imagens das bandeiras para aumentar os tamanho
Além
dela outros símbolos – como monumentos, quadros, esculturas, hinos – seriam
criados com o intuito de representar o nascimento de uma nova nação.
A
nova carta que substituiu a Constituição do Império, em vigor desde 1824, definiu a forma de governo como presidencialista e
estabeleceu a divisão do poder do Estado entre os poderes Executivo, Legislativo e
Judiciário, em vigor até os dias de hoje.
Separação
entre o Estado
e a Igreja. A
partir de então não existia mais uma religião oficial, era
garantida liberdade religiosa e a igreja deixaria de ter influência nas decisões do Estado, como
ocorreu durante o Império.
A
nova lei proibia
o voto aos analfabetos,
mendigos, soldados e membro de ordens religiosas e também excluía as mulheres.
Deodoro,
porem, entrou em choque com o Congresso e com o partido de Floriano
Peixoto. Sem
apoio no exército, renunciou a presidência em novembro de 1891. Floriano
Peixoto assumiu
então a chefia do governo e também enfrentou graves problemas. Porem permaneceu no poder até o fim do
mandato, em 1894, quando Prudente de Morais, um representante das
elites paulistas, venceu a eleição.
ATIVIDADES DE 06/07/2020 ATÉ 11/07/2020
A
República Oligárquica (1894 – 1930)
Um
governo Oligárquico é
aquele em que o poder está nas mãos de um pequeno grupo de pessoas e a maioria
da população
é excluída das decisões políticas. Essa característica marcou as primeiras
décadas da República brasileira.
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Copie em seu caderno o mapa mental.
Os
coronéis controlavam a política nas suas regiões. Garantiam seu poder local por meio de
alianças com políticos estaduais e nacionais.
Para isso, obrigavam a população de suas
regiões a votar nesses políticos. Em troca, recebiam deles certos favores,
com a aprovação de verbas para uma ou outra melhoria em suas regiões.
O
poder dos coronéis
dependia
diretamente de sua capacidade de mobilizar Jagunços para
intimidar
a população e
manter o controle
das eleições
O
voto a cabresto facilitava
o controle do eleitorado pelos coronéis.
Estes podiam intimidar os eleitores com
ameaças e ações violentas.
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Alguns
desses jagunços
atuavam em bandos
armados, especialmente
nos sertões nordestinos. Outros grupos armados eram formados por pessoas em conflito com os
grandes fazendeiros. Esses
grupos levavam uma vida nômade e seus integrantes eram conhecidos como CANGACEIROS.
ATIVIDADE DE PESQUISA
Faça uma pesquisa e responda em seu caderno:
1. Quais foram as revoltas populares que ocorreram na República Velha?