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TURMA 92 - História

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 92

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O E-MAIL, CONSTANDO NOME DO ALUNO E TURMA.  

ATIVIDADES DE 16/03/2020 ATÉ 20/03/2020
Leia os textos e responda as questões abaixo. Enviar as respostas para o e-mail: mariafguig@outlook.com

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

(07/09/1822)

AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
O 7 de Setembro foi comemorado em muitas partes do Brasil com festas de ruas e vivas a D. Pedro.
 A independência não foi aceita em todas as províncias brasileiras. Militares e políticos portugueses fiéis às cortes de Lisboa continuavam controlando várias províncias. (Bahia, Piauí, Grão-Pará, Maranhão e Província Cisplatina). Para sufocar os revoltosos,dom Pedro I contratou oficiais estrangeiros para comandar o Exército.
• As lutas pela independência duraram cerca de dois anos.
O RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA

A notícia que o Brasil havia se separado de Portugal não foi bem recebida na Europa. Existiam vários interesses em jogo:

1. Países que formavam a Santa Aliança ameaçavam invadir o Brasil para devolvê-lo a Portugal;
2. A Inglaterra apoiava a emancipação política do Brasil para garantir e ampliar o seu comércio com o mesmo;
3. Os Estados Unidos também tinham interesse em ampliar sua influência no restante da América.

Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer nossa independência. Com o lema: “A América para os americanos” (Doutrina Monroe).
A Inglaterra,procurou convencer Portugal a aceitar a soberania do Brasil. O governo português fez várias exigências para aceitar a independência brasileira, entre elas o pagamento de dois milhões de libras esterlinas (moeda inglesa). Como o Brasil não tinha dinheiro pediu empréstimo aos bancos ingleses.
Assim, a Inglaterra reconheceu a emancipação política do Brasil. Para isso, exigiu a renovação do Tratado de Comércio e Navegação por mais quinze anos. Com isso, a Inglaterra aumentava seu poder e sua influência no Brasil.

ATIVIDADES:


1. Os principais focos de resistência à Independência do Brasil foram? 

2. O que fez dom Pedro I pra enfrentar as rebeliões contra a Independência do Brasil?


ATIVIDADES DE 23/03/2020 ATÉ 27/03/2020

O PRIMEIRO REINADO (1822-1831)
O REINADO DE D. PEDRO I: uma cidadania limitada

UMA CONSTITUIÇÃO PARA O BRASIL

INDEPENDENTE DE PORTUGAL, O BRASIL PODIA FAZER SUAS PRÓPRIAS LEIS.
EM MAIO DE 1823 REUNIU-SE NO RIO DE JANEIRO UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE.
OS DEPUTADOS ERAM QUASE TODOS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE GRANDES PROPRIETÁRIOS RURAIS E RICOS COMERCIANTES.

A ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ESTAVA DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS POLÍTICOS

O PARTIDO PORTUGUÊS QUE ERA FAVORÁVEL A QUE D. PEDRO I TIVESSE PLENOS PODERES.

O PARTIDO BRASILEIRO QUE DEFENDIA A LIMITAÇÃO DOS PODERES DE D. PEDRO I E NÃO QUERIA A PARTICIPAÇÃO DE ESTRANGEIROS NA VIDA POLÍTICA BRASILEIRA.

O PROJETO CONSTITUCIONAL DETERMINAVA:

OS ESTRANGEIROS NÃO PODIAM SE CANDIDATAR AOS CARGOS DE DEPUTADO OU SENADOR;
A CÂMARA DOS DEPUTADOS NÃO PODIA SER DISSOLVIDA PELO IMPERADOR;
PARA SER ELEITO, ERA PRECISO TER UMA RENDA MÍNIMA EQUIVALENTE A 150 ALQUEIRES DE FARINHA MANDIOCA.

PERCEBENDO QUE ESSE PROJETO LIMITAVA SEUS PODERES D. PEDRO TOMOU UMA ATITUDE EXTREMA: DETERMINOU A DISSOLUÇÃO DA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE.

A CONSTITUIÇÃO OUTORGADA DE 1824

D. PEDRO NOMEOU DEZ PESSOAS DE SUA INTEIRA CONFIANÇA ENGARREGANDO-AS DE ESCREVER UMA NOVA CONSTITUIÇÃO NO PRAZO DE QUARENTA DIAS.

A 25 DE MARÇO DE 1824, D. PEDRO I OUTORGOU A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO PAÍS E ÚNICA DO IMPÉRIO.

CARACTERÍSTICAS DA CONSTITUIÇÃO DE 1824:
  • Voto masculino, censitário e indireto;
  • Instituição de 4 poderes no Império;
  • Unitarismo;
  • A Igreja Católica era a igreja oficial do país.
  • Igreja subordinada ao Estado. (beneplácito)
  • O PODER MODERADOR: EXERCIDO EXCLUSIVAMENTE PELO IMPERADOR, QUE PODIA DISSOLVER A CÂMARA DOS DEPUTADOS, CONVOCAR AS FORÇAS ARMADAS E NOMEAR MINISTROS, PRESIDENTES DE PROVÍNCIAS, AUTORIDADES DA IGREJA CATÓLICA, SENADORES, JUÍZES.


ATIVIDADES:

1. Havia dois grupos políticos atuando na Assembleia Constituinte de 1823: Cite os grupos?  

2. Quais as características da Constituição de 1824?


ATIVIDADES 30/03/2020 ATÉ 03/04/2020

Período Regencial

O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).


Regentes que governaram o Brasil no período:
- Regência Trina Provisória (1831): regentes Lima e Silva, Senador Vergueiro e Marquês de
Caravelas.
- Regência Trina Permanente (1831 a 1835): teve como regentes José da Costa Carvalho,
João Bráulio Moniz e Francisco de Lima e Silva.
- Regência Una de Feijó (1835 a 1837): teve como regente Diogo Antônio Feijó.
- Regência Interina de Araújo Lima (1837): teve como regente Pedro de Araújo Lima.
- Regência Una de Araújo Lima (1838 a 1840): teve como regente Pedro de Araújo Lima.


Um período tumultuado
O Brasil passou por uma grave crise política e diversas revoltas durante o período regencial.


Crise politica
A crise política deveu-se, principalmente, a disputa pelo controle do governo entre diversos grupos políticos: Restauradores (defendiam a volta de D. Pedro I ao poder); Moderados (voto só para os ricos e continuação da Monarquia) e Exaltados (queriam reformas para melhorar a vida dos mais necessitados e voto para todas as pessoas).


Revoltas
As revoltas ocorrem basicamente por dois motivos: más condições de vida de grande parte da população (mais pobres) e vontade das elites locais em aumentar seu poder e serem atendidas pelo governo.


Principais revoltas do período:
- Cabanagem (1835 a 1840) – motivada pelas péssimas condições de vida em que vivia a grande
maioria dos moradores da província do Grão-Pará.
- Balaiada (1838 – 1841) – ocorreu na província do Maranhão. A causa principal foi a exploração
da população mais pobre por parte dos grandes produtores rurais.
- Sabinada (1837-1838) – ocorreu na província da Bahia. Motivada pela insatisfação de militares
e camadas médias e ricas da população com o governo regencial.


Golpe da Maioridade e fim do Período Regencial
Os políticos brasileiros e grande parte da população acreditavam que a grave crise que o país enfrentava era fruto, principalmente, da falta de um imperador forte e com poderes para enfrentar a situação.
Em 23 de julho de 1840, com apoio do Partido Liberal, foi antecipada pelo Senado Federal a maioridade de D. Pedro II (antes de completar 14 anos) e declarado o fim das regências. Esse episódio ficou conhecido como o Golpe da Maioridade. Foi uma forma encontrada pelos políticos brasileiros de dar poder e autoridade ao jovem imperador para que as revoltas pudessem ser debeladas e a ordem restaurada no Brasil.

ATIVIDADES:
  1. Quais as principais revoltas do período Regencial ?
  1. O que foi o Golpe da Maioridade?


ATIVIDADES DE 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020


Segundo Reinado (1840 – 1889)

O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.

Política no Segundo Reinado
A política no Segundo Reinado foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o Conservador. Estes dois partidos defendiam quase os mesmos interesses, pois eram elitistas. Neste período o imperador escolhia o presidente do Conselho de Ministros entre os integrantes do partido que possuía maioria na Assembleia Geral. Nas eleições eram comuns as fraudes, compras de votos e até atos violentos para garantir a eleição.

Término da Guerra dos Farrapos
Quando assumiu o império a Revolução Farroupilha estava em pleno desenvolvimento. Havia uma grande possibilidade de a região sul conseguir a independência do restante do país. Para evitar o sucesso da revolução,Dom Pedro II nomeou o barão de Caxias como chefe do exército. Caxias utilizou a diplomacia para negociar o fim da revolta com os líderes. Em 1845, obteve sucesso através do Tratado de Poncho Verde e conseguiu colocar um fim na Revolução Farroupilha.

Revolução Praieira
A Revolução Praieira foi uma revolta liberal e federalista que ocorreu na província de Pernambuco, entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última. Ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal dirigido pelos liberais revoltosos (chamados de praieiros) situava-se na rua da Praia.

Guerra do Paraguai
Conflito armado em que o Paraguai enfrentou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) com apoio da Inglaterra. Durou entre os anos de 1864 e 1879 e levou o Paraguai a derrota e a ruína. 

Ciclo do café
Na segunda metade do século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno.
Os fazendeiros (barões do café), principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto. As mansões da Avenida Paulista refletiam bem este sucesso. Boa parte dos lucros do café foi investida na indústria, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo o processo de industrialização do Brasil. 

Imigração
Muitos imigrantes europeus, principalmente italianos, chegaram para aumentar a mão de obra nos cafezais de São Paulo, a partir de 1850. Vieram para, aos poucos, substituírem a mão-de-obra escrava que, devido as pressões da Inglaterra, começava a entrar em crise. Além de buscarem trabalho nos cafezais do interior paulista, também foram para as grandes cidades do Sudeste que começavam a abrir muitas indústrias.

Questão abolicionista

- Lei Eusébio de Queirós(1850): extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil
- Lei do Ventre Livre (1871): tornou livre os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei.
- Lei dos Sexagenários (1885): dava liberdade aos escravos ao completarem 65 anos de idade.
- Lei Áurea (1888): assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.


Fim da Monarquia e a Proclamação da República
Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, destituiu o Conselho de Ministros e seu presidente. No final do dia, Deodoro da Fonseca assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
No dia 18 de novembro, D. Pedro II e a família imperial brasileira viajaram para a Europa. Era o começo da República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo, de forma provisória, o cargo de presidente do Brasil.

ATIVIDADES:

1. O que foi a Revolução Praieira?

2. Cite a Lei que extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil em (1850)?


Turmas: 92

Professor: Maria Terezinha Felipe Guimarães

Email: mariafguig@outlook.com




TODOS OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES SERÃO CORRIGIDAS NO CADERNO QUANDO RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS, QUAISQUER DÚVIDAS, ESTAREI DISPONÍVEL ATRAVÉS DE MEU EMAIL.

AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DEVERÃO SER ENVIADAS PARA O MEU E-MAIL E RESPONDIDAS NO CADERNO.   


ATIVIDADES DE 13/04/2020 ATÉ 17/04/2020 





ATIVIDADES DE 20/04/2020 ATÉ 24/04/2020


                                                       A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

     Graças à sua indústria a Inglaterra dominava a maioria dos mercados consumidores mundiais. Mas a indústria da Alemanha, logo após a unificação, desenvolveu-se, e o país passou a procurar mercados consumidores e fontes de matérias-primas.

     O governo alemão projetou a construção de uma estrada de ferro ligada a cidade de Berlim a Bagdá, com a finalidade de ter acesso ao petróleo do golfo Pérsico e aos mercados orientais. A Inglaterra opô-se a esse projeto, porque criaria dificuldade para o comércio com suas colônias. Para deter o avanço da Alemanha, os ingleses procuraram alianças.
     Em 1904, a França aliou-se à Inglaterra, porque quando perdeu os territórios da Alsácia-Lorena, sua indústria ficou prejudicada com a falta de minas de ferro e carvão. Os nacionalistas franceses pregavam o revanchismo e a recuperação dos territórios perdidos.
Finalmente a França e a Alemanha disputaram o domínio do Marrocos, país ao norte da África.
     Ao mesmo tempo, eclodiu a chamada crise de Bálcãs. Em 1908, dois Estados eslavos a Bósnia e a Herzegovina, foram anexados ao Império Austro-Húngaro, contrariando o ideal nacionalista, o pan-eslavismo, a união e a autodeterminação dos povos eslavos.
     Os governos dos países capitalistas clamavam pela paz, mas estimulavam a fabricação de armamento e recrutavam civis para o exército. O militarismo cresceu, e era cada vez mais difícil manter o equilíbrio entre as nações imperialistas. Os focos de tensões e a disputa pela supremacia levaram os países europeus à corrida armamentista. Para defender seus interesses, as nações europeias buscaram alianças. Surgiram dois blocos: a Inglaterra, a França e a Rússia formaram a tríplice Entente, e a Alemanha,  o Império Austro-Húngaro e a Itália, a Tríplice Aliança.  
    No dia 28 de junho de 1914, o  Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, em visita  a Sarajevo, capital da Bósnia, foi assassinado. A responsabilidade do assassinato coube a um estudante que fazia parte de uma sociedade secreta da Sérvia, a Mão Negra. Esse foi o estopim para a deflagração da Primeira Guerra Mundial.


ATIVIDADES DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020


ATIVIDADES
  
Responda os exercícios:

1. Por que a Alemanha ameaçava o poder da Inglaterra?

2. O que fez a Inglaterra para deter o avanço da Alemanha?

3. Por que a França tinha interesse em enfraquecer a Alemanha?

4. Quais os blocos em que se dividiram os países europeus?

5. Que fato desencadeou a Primeira Guerra Mundial?


ATIVIDADES DE 01/06/2020 ATÉ 05/06/2020


LEIA OS TEXTOS E RESPONDA AS ATIVIDADES


TEXTO

 Revolução Russa


No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois cerca de 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

Rússia Czarista

Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.

No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

A Rússia na Primeira Guerra Mundial

Faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar muito a insatisfação popular com o czar.

Greves, manifestações e a queda da monarquia

As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerensky (menchevique) como governo provisório.

Lênin fala aos revolucionários em 1917

A Revolução Russa de outubro de 1917



Com Kerensky no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Muitos integrantes da monarquia, além de seus simpatizantes e opositores ao nascente regime socialista, foram perseguidos e condenados à morte pelos revolucionários.
Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).
A formação da URSS e as consequências da revolução
Após a revolução, foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP (Nova Política Econômica). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria.
Após a revolução, a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS. Milhares de opositores foram perseguidos, presos e assassinados pelo governo bolchevique.
O regime totalitário soviético atuou até mesmo no campo da fé. O Estado Soviético agiu para enfraquecer o cristianismo e outras religiões, incentivando o ateísmo (nas escolas, meios de comunicação, locais de trabalho, etc.) e proibindo as religiões. O pensamento de Marx de que "a religião é o ópio do povo" foi seguido à risca pelo governo socialista soviético.
Triste situação que perdurou durante toda a história da União Soviética, ou seja, de 1922 a 1991.
ATIVIDADE

EXERCÍCIO:

1) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:


ATIVIDADES DE 08/06/2020 ATÉ 12 /06/2020

ATIVIDADE

PESQUISE E RESPONDA os exercícios:


1) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país.
Quais medidas foram adotadas pelo novo governo.

2) No contexto da Revolução Russa (1917), o que os bolcheviques defendiam:
                            
AULA PROGRAMADA
Professora: Maria Terezinha                                        Disciplina: História
Atividade 9° ano                                                          Data: 15/06/2020 a 20/06/2020


ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve constar no caderno de cada aluno.

TEXTO:
            
                    O PERÍODO ENTRE GUERRAS

         O entre guerras, período compreendido entre o término da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda Guerra Mundial (1939), foi marcado por crises econômicas, políticas e sociais em vários países.
          Quando o primeiro conflito mundial terminou, os Estados Unidos eram uma nação poderosa, a mais rica do mundo.
          No entanto, em 1929, os norte-americanos vivenciaram uma grande dificuldade, com a queda da Bolsa de Valores de Nova York, que gerou, por sua vez, uma gravíssima crise interna, provocando alto índice  de desemprego e acabando por afetar vários países do mundo. 
          Ao terminar a Primeira Guerra Mundial, os europeus esperavam que a paz estivesse assegurada. Entretanto, o entre guerras foi um período muito conturbado, com a ocorrência de vários conflitos e a radicalização política, surgindo regimes totalitários, como o fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha. 
          A  tensão entre as nações cresceu, ocasionou a Segunda Guerra Mundial, apenas 20 anos depois de estabelecido o Tratado de Versalhes. 
    

O fim da guerra e os tratados pós-guerra.

- Utilização de tanques pela Entente rompe as barreiras alemãs, que assinam a rendição em 11 de novembro de 1918;
- A Primeira Guerra Mundial termina com um saldo de aproximadamente 17 milhões de mortos e 20 milhões de feridos.
- Presidente estadunidense Woodrow Wilson propôs, em janeiro de 1919, os 14 pontos para a paz mundial, defendendo a criação de uma Liga das Nações para preservar a paz;
- O Tratado de Versalhes, assinado pelo governo alemão em junho de 1919, impôs uma série de perdas e restrições à Alemanha, que considerou seus termos humilhantes e vingativos.

1- As cláusulas a seguir fazem parte do Tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho de 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Leia-as com atenção e responda ao que se pede.

Artigo 45 – A Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...] com direito total de exploração das minas de carvão situadas na bacia do Rio Sarre [...] Artigo 56 – [A Alemanha devolve a Alsácia-Lorena à França]. Os bens e propriedades dos Estados alemães na região também deviam ser transferidos para a França, sem que nenhuma indenização fosse paga aos alemães. [...] Artigo 119 – [...] A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os seus direitos sobre as colônias ultramarinas. JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Grande Guerra. São Paulo: Atual, 1992. p. 62-63.

RESPONDA:

a) O que se pode concluir lendo essas cláusulas?

 b) Resuma com suas palavras o conteúdo dessas cláusulas.
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ATIVIDADES DE 22/06/2020 ATÉ 29/06/2020
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Copie no caderno os exercícios  a baixo e responda:

 (Ufpel-RS) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):
Art. 45 – Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 – A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 – Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 – A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. MARQUES, Adhemar Martins et al. História Contemporânea: Textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.

2-   De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

a) Encerrou a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.

 b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na Primeira Guerra Mundial.

 d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha, no fim da Segunda Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.

 e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da Primeira Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.


ATIVIDADES DE 30/06/2020  ATÉ 04/07/2020

                                                                                          Clique na image para aumentar o tamanho

TEXTO: 
                                     O nascimento do Brasil República
Isso era o que muitas pessoas pensavam em 1889, quando, depois de 67 anos, a Monarquia chegou ao fim no Brasil e foi substituída pela República.
Os governos Militares ( 1889 – 1894)
Logo após a proclamação da República, foi constituído um Governo provisório presidido pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Esse governo comandou o país até fevereiro de 1891, quando o congresso nacional elegeu indiretamente Deodoro da Fonseca para Presidência da República, e o Marechal Floriano Peixoto, para Vice Presidência.
Os primeiros anos do novo regime foram marcados pela grande participação de militares nas decisões políticas.
  Foi sob o governo de Marechal Deodoro da Fonseca, que o poder legislativo elaborou a primeira Constituição republicana, promulgada em 1891.
O país – que ficava livre da escravidão   passaria a viver sob novas leis e poderia escolher seus governantes por meio de eleições.
Essa transformação envolvia não só a criação de um novo governo, mas também a de símbolos que representassem a grande mudança política.
  Um desses símbolos seria uma nova bandeira, que substituiria a da Monarquia.
                  Clique nas imagens das bandeiras para aumentar os tamanho
     
                                                         
 Além dela outros símbolos – como monumentos, quadros, esculturas, hinos – seriam criados com o intuito de representar o nascimento de uma nova nação
A nova carta que substituiu a Constituição do Império, em vigor  desde 1824, definiu a forma de governo como presidencialista e estabeleceu a divisão do poder do Estado entre os  poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em vigor até os dias de hoje.
Separação entre o Estado e a Igreja.  A partir de então não existia mais uma religião oficial, era garantida liberdade religiosa e a igreja deixaria  de ter influência  nas decisões do Estado, como ocorreu durante o Império.
A nova lei proibia o voto aos analfabetos, mendigos, soldados e membro de ordens religiosas e também excluía as mulheres.
Deodoro, porem, entrou em choque com o Congresso  e com o partido de Floriano Peixoto. Sem apoio no exército, renunciou a presidência  em novembro de 1891. Floriano Peixoto assumiu então a chefia do governo e também enfrentou graves problemas. Porem permaneceu no poder até  o fim do mandato, em 1894, quando Prudente de Morais, um representante das elites  paulistas, venceu a eleição.

ATIVIDADES DE 06/07/2020 ATÉ 11/07/2020
A República Oligárquica (1894 – 1930)
Um governo Oligárquico é aquele em que o poder está nas mãos de um pequeno grupo de pessoas e a maioria da população é excluída das decisões políticas. Essa característica marcou as primeiras décadas da República brasileira. 
 
                                       Clique na imagem para aumentar o tamanho

Copie em seu caderno o mapa mental.

Os coronéis controlavam a política nas suas regiões. Garantiam seu poder local por meio de alianças com políticos estaduais e nacionais.
  Para isso, obrigavam a população de suas regiões a votar nesses políticos. Em troca, recebiam deles certos favores, com a aprovação de verbas para uma ou outra melhoria em suas regiões.  
O poder dos coronéis dependia diretamente de sua capacidade de mobilizar Jagunços para intimidar a população e manter o controle das eleições
O voto a cabresto facilitava o controle do eleitorado pelos coronéis. Estes podiam intimidar os eleitores com ameaças e ações violentas.
                                                           Clique na imagem para aumentar o tamanho


Alguns desses jagunços atuavam em bandos armados, especialmente nos sertões nordestinos. Outros grupos armados eram formados por pessoas em conflito com os grandes fazendeiros. Esses grupos levavam uma vida nômade e seus integrantes eram conhecidos como CANGACEIROS.

ATIVIDADE DE PESQUISA

Faça uma pesquisa e responda em seu caderno:

1. Quais foram as revoltas populares que ocorreram na República Velha?