NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 101, 102, 103 e 104
Professor: Rosemary Paula Barros
Email:rosinhamamusk@gmail.com
WhatsApp:
ATIVIDADES de 16\03\2020 até 20\03\2020
Queridos alunos, sejam bem-vindos a nossa primeira aula virtual de Língua Portuguesa!
Nossa língua materna é rica de palavras e expressões que se dividem em "classes e funções", por isso a necessidade de conhecê-la para termos uma boa fala, leitura e escrita.
Vamos recapitular o que vocês já estudaram:
1) O que você entende por CLASSE GRAMATICAL? Quais são elas?
2) O que você entende por FUNÇÃO SINTÁTICA? Quais são elas?
Obs. : As respostas deverão estar no caderno do aluno, com a devida data. Logo após o retorno às aulas esse material será avaliado por mim,
ATIVIDADES de 23\03\2020 até 27\03\2020
Olá, pessoal ! Vamos a mais uma aula:
Baseado no que você aprendeu na atividade anterior e diante da atual situação a qual estamos vivendo, responda:
a) Qual a origem das palavras SURTO, EPIDEMIA e PANDEMIA?
b) Qual o significado de cada uma delas?
c) Qual a diferença delas dentre a população?
d) A que classe gramatical pertence essas palavras?
Obs.: respostas no caderno do aluno. Visto e avaliação da professora.
Bom trabalho! Dúvidas chamar no e mail.
ATIVIDADES de 30/03/2020 até 03/04/2020
Olá, turma!
Vamos a mais uma semana de atividades
Todos nós estamos passando pelo "isolamento social", portanto, escreva, em poucas palavras, o que você entende por "isolamento social".
Obs.: redação feita no caderno para visto e nota.
ATIVIDADES de 06/04/2020 até 10/04/2020
Olá, queridos alunos!
As definições de classe e funções de uma palavra cabe ao estudo da Morfologia e da Sintaxe.
Defina MORFOLOGIA e SINTAXE. Dê um exemplo para cada uma.
A partir da frase abaixo responda:
"O isolamento social, em tempo de pandemia, garante a segurança da sua saúde, da sua família e a dos outros!"FIQUE EM CASA!
a) Quem é o SUJEITO dessa oração?
b) Na oração FIQUE EM CASA, quem é o sujeito?
c) Elabore uma frase(oração), onde a palavra QUARENTENA seja o sujeito.
Obs.: todas as respostas no caderno de português. Visto e nota , logo após ao retorno à escola.
Bom trabalho! Dúvidas , chamar no e mail.
Olá, queridos alunos!
Vocês não imaginam como estou ansiosa para conhecê-los pessoalmente, mas, enquanto não podemos, vamos nos habituando a esse contato virtual, que tem o mesmo valor e importância das aulas presenciais.
Vamos lá então, para mais uma semana de atividades online.
Espero que as atividades das semanas anteriores tenham sido proveitosas e com facilidade de compreensão. Não esqueçam de, em qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail disponibilizado.
ATIVIDADES de 13/04/2020 até 17/04/2020
Nas aulas anteriores, estudamos que nossa língua materna apresenta, através das palavras e expressões, lugares pré estabelecidos na Gramática Normativa, isto é, o nosso falar e escrever requer normas e regras.
Entretanto, nossa linguagem não se forma somente a partir do concreto, real e lógica. Há também, o que chamamos de Linguagem Figurada.
A linguagem figurada é apresentada na comunicação verbal ou escrita. Tem como finalidade apresentar palavras ou expressões que fogem do seu real sentido, aquele que encontramos nos dicionários. A linguagem figurada é utilizada em textos informais, como os poemas, textos literários, anúncios publicitários, na linguagem dos quadrinhos, na letras de músicas,etc.
Portanto, podemos dizer que nossa língua portuguesa oferece duas formas de expressões,claro, que dependendo do contexto o qual vamos estar inseridos:
1) DENOTAÇÂO : quando as palavras e os enunciados são apresentados no seu sentido literal, do dicionário.
Ex.: O homem operou o coração.
2) CONOTAÇÂO: quando as palavras e os enunciados são apresentados em sentido figurado, irreal , determinado pela situação e pelo contexto histórico-cultural,
Ex.: O coração de Ana estava dividido entre Marcos e José.
A partir dessas informações que acabamos de estudar, tente construir frases empregando à palavra destacada os sentidos DENOTATIVO e CONOTATIVO: siga o modelo acima.
PEDRA, TESOURO, NUVEM, MAR
Obs.: construa as frases no caderno de Língua Portuguesa.Ao retorno à escola, todas as atividades serão corrigidas e avaliadas.
Você pode consultar outras fontes se sentir necessidade para compreensão do conteúdo acima estudado. Também pode entrar em contato comigo pelo e-mail sugerido.
Bom trabalho!
Até a próxima semana! FIQUEM E CASA!
Você pode consultar outras fontes se sentir necessidade para compreensão do conteúdo acima estudado. Também pode entrar em contato comigo pelo e-mail sugerido.
Bom trabalho!
Até a próxima semana! FIQUEM E CASA!
ATIVIDADES de 20/04/2020 até 24/04/2020
Oi, pessoal,
espero encontrar todos vocês com muita saúde e paz!
Mais uma semana com atividades virtuais, mas levando um pouco de conhecimento e aprendizagem para vocês. Espero que estejam compreendendo e aproveitando as aulas. Quando retornarmos, pessoalmente, farei a explicação e detalhamento de todo o conteúdo já estudado.
Hoje, vamos trabalhar com a Denotação e a Conotação a partir do texto de Adélia Prado, "Explicação de poesia sem ninguém pedir"
Um trem de ferro é uma coisa mecânica,
Mas atravessa a noite, a madrugada, o dia
Atravessou minha vida,
Virou só sentimento.
Leia com atenção e responda as questões que seguem:
1) A expressão trem de ferro é conceituada, no primeiro verso, como "coisa mecânica". No caso, ela está sendo empregada com o sentido comum ou sentido figurado?
2) Compare essas frases:
O trem de ferro atravessou a rua, enquanto os carros esperavam.
O trem de ferro "atravessa a noite, a madrugada, o dia"
O trem de ferro "atravessou minha vida, virou só sentimento"
a) Em qual delas o verbo atravessar foi empregado com seu sentido comum, encontrado no dicionário, que é "transpor, passar para outro lado"?
b) Em qual deles esse verbo ganha um sentido figurado, completamente diferente do seu sentido comum?
c) Qual é esse sentido figurado?
3) No segundo verso, a palavra mas introduz uma ideia de oposição em relação a outra ideia anteriormente expressa. Quais são as ideias que estão em oposição?
4) O poema inicialmente parece querer conceituar o que seja um trem de ferro .No entanto, pelo título se nota a intenção de conceituar a própria poesia.
a) Dos dois sentidos que trem de ferro apresenta no poema, qual deles se aproxima do conceito de poesia para a autora?
b) Levante hipóteses: Qual deve ser, então, o conceito de poesia para a autora?
Obs.: todas as respostas no caderno de Língua Portuguesa, para fim de avaliação.
ATIVIDADES de 27/04/2020 até 01/05/2020
Olá, alunos queridos,
vamos a mais uma semana de conhecimento e aprendizagem.
Nossa aula de hoje será sobre Figuras de Linguagem
Figuras de linguagem é uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em sentido diferente daquele em que encontramos no dicionário.
As figuras de linguagem são normalmente utilizadas para tornar mais expressivo o que queremos dizer. Empregadas tanto na língua escrita quanto na língua falada, ampliam o significado de uma palavra, suprem a falta de termos adequados, criam significados diferentes. Vejamos algumas delas:
COMPARAÇÃO, METÁFORA e METONÍMIA
COMPARAÇÃO é a figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, de modo que as características de um seja atribuídas ao outro, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso: como, tal qual, semelhante a, que nem, etc.
Ex.:
Meu coração tombou na vida
tal qual uma estrela ferida
pela flecha de um caçador. Coração está sendo comparado a estrelas
METÁFORA é a figura de linguagem que consiste em uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, de intersecção entre dois termos.
Ao contrário da comparação que usa elementos comparativos, a metáfora também faz uma comparação, porém sem utilizar esses elementos.
Ex.:
Meu coração é uma estrela.
Ex.:
O samba é pai do prazer.
O samba é filho da dor.
Caetano Veloso
METONÍMIA é a figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão, de implicação.
A metonímia ocorre quando empregamos:
* o efeito pela causa e vice-versa:
Conseguiu sucesso com determinação e suor. (trabalho)
* o nome do autor pela obra:
Ler Guimarães Rosa é desafiante.(obra)
* o continente ( o que esta fora) pelo conteúdo:
Você já tomou dois copos, agora chega. (a bebida)
* a marca pelo produto:
Para dar brilho, use bombril. (uma palha de aço)
* o concreto pelo abstrato:
Trata-se de um papo-cabeça. (intelectual)
* o lugar pelo produto característico de determinado local:
Quero tomar um porto na temperatura certa. (vinho do Porto)
* a parte pelo todo:
Nunca tive um teto próprio. (casa)
* o singular pelo plural:
O francês cultiva a arte culinária.(os franceses)
* a matéria pelo objeto:
Ao cair da tarde, o bronze soa lento e triste. (o sino)
EXERCÍCIOS:
1) Crie COMPARAÇÕES a partir dos pares de palavras abaixo, utilizando um elemento comparativo expresso. Veja o exemplo:
meu amigo - raposa
Meu amigo é esperto COMO uma raposa.
a) vida - espuma
b) pensamento - navio
c) amor - fogo
d) olhos - noite
e) palavras - fel
2) Identifique nos textos abaixo as figuras de linguagem: comparação, metáfora e metonímia.
a) Para a florista
as flores são como beijos
são como filhas
são como fadas disfarçadas.
( Roseana Murray)
b) Sou metal, raio, relâmpago e trovão
Sou metal, eu sou ouro em seu brasão
Sou metal: me sabe o sopro do dragão.
(Legião Urbana)
c) Cessou o bailado do povo nas ruas
Dançando quadrilhas pra lá e pra cá.
(Ascenso Ferreira)
Obs.: todas respostas no caderno. Visto e notas quando voltarmos à escola.
Fiquem bem! Fiquem em casa!
.
Até breve!
Beijossss
ATIVIDADES de 01/06/2020 até 05/06/2020
Olá, turmas! É muito bom estar com vocês novamente, pena que ainda continuamos com essa distância, mas é para o bem de todos nós.
Então vamos dar continuidade aos nossos estudos, esse sim não pode parar!
Vimos na última aula algumas figuras de linguagem, como: comparação, metáfora e metonímia.
Agora, você deverá pesquisar, copiar e exemplificar as figuras de linguagem listadas abaixo:
Prosopopeia ou personificação-
Antítese-
Hipérbole-
Eufemismo-
Ironia-
Gradação-
Catacrese-
Respostas no caderno e envio para o meu e-mail. Bom trabalho!
Fiquem em casa com segurança e proteção! Bjssss
ATIVIDADES de 08/06/2020 até 12/06/2020
Oi turma! Bom estar com vocês, mesmo virtual!
Daremos continuidade as nossas aulas de língua portuguesa. Espero que todos estejam aproveitando e na medida do possível, aprendendo!
Vamos exercitar, então:
1) Leia este trecho de um texto que um leitor enviou a uma revista:
UM OCEANO DE OURO NEGRO
A descoberta de uma das maiores áreas de exploração de petróleo do mundo reativou os ânimos ufanistas* de muitos brasileiros, há tempos guardados dentro de uma gaveta velha de uma cômoda quase esquecida. (...)
Raphael Scire.
*ufanismo: sentimento exagerado de orgulho patriótico, motivado pelas riquezas do país e suas belezas naturais.
a) É válido afirmar que, no corpo do texto, o autor emprega as palavras e frases exclusivamente em sentido denotativo? Justifique.
b) Identifique e explique as figuras de linguagem que constituem o título do texto.
2) O trecho a seguir foi extraído do conto "Minha gente", de Guimarães Rosa. Leia-o e responda os itens propostos.
Pelo rego desciam bolas de lã sulfurina*: eram os patinhos novos, que decerto tinham matado o tempo, dentro dos ovos, estudando a teoria da natação. E , no pátio, um turbilhão de asas e bicos revoluteava e se embaralhava, rodeando a preta, que jogava os últimos punhados de milho(...).
Guimarães Rosa
*sulfurina: amarela: da cor do enxofre, que é amarelo.
a) Para dizer que os patinhos novos eram "bolas de lã" , o autor se apoiou em aspectos comuns aos patinhos e a bolas de lã. Quais seriam eles? Como se chama a figura de linguagem presente nesse caso?
b) O autor utiliza as palavras asas e bicos em lugar de aves. Explique por que a troca foi possível e dê o nome dessa figura de linguagem.
c) O trecho apresenta uma hipérbole. Transcreva-a e justifique sua resposta.
Agora é com vocês! Bom trabalho! Se cuidem! Fiquem em casa!
Obs: todas as atividades enviadas para o meu e-mail até o dia 18/06/2020.
Até breve! Bjsss
ATIVIDADES 15/06/2020 até 20/06/2020
Olá, alunos! Espero encontrá-los com muita saúde e saudades da escola!
Vamos trabalhar,hoje, com a ORTOGRAFIA de nossa língua materna.
ORTOGRAFIA ( do grego, orto: "reto", "direito", + grafia: "escrever") é a parte da gramática normativa que trata de como as palavras devem ser escritas.
Para reproduzirmos a comunicação oral ou escrita, contamos com uma série de sinais gráficos denominados letras. Além das letras, utilizamos outros sinais, denominados notações léxicas: os acentos gráficos: agudo (´), grave (`) e circunflexo (^), o hífen ou traço de união (-), o til (~), a cedilha (Ç) e o apóstrofo (' ).
É importante sabermos empregar as letras e esses sinais, uma vez que há, na nossa língua um fonema (som) representado por letras diferentes.
Veja:
fonema /z/ mesa, examinador, certeza.
Ao observarmos essas três palavras podemos constatar que um mesmo fonema (/z/) pode ser representado por letras diferentes.
Desta forma, a ortografia portuguesa é apresentada na linguagem escrita.
Agora, vamos exercitar a nossa ortografia estudando outras letras e seus respectivos fonemas.
Defina o emprego das seguintes letras e dê dois ou mais exemplos de cada um:
a) emprego do h
b) emprego do s
c) emprego do z
d) emprego do g/j
e) emprego do x
f) emprego do e/i
g) emprego do s/c/ç/sc/ss
Todas as respostas devem ser enviadas para o meu e-mail.
Bom trabalho!
Fiquem em casa com saúde e proteção! Bjsss
ATIVIDADES 22/06/2020 até 27/06/2020
Oiiiii!!!
Ainda precisamos permanecer afastados, pela segurança e saúde de todos, mas se cada um fizer a sua parte direitinho, logo,logo estaremos juntos pessoalmente. Enquanto isso... Vamos a mais uma semana de atividades virtuais.
Na aula passada, vimos o emprego de certos fonemas e grafias, de certas letras, que variam na nossa forma de escrever, a chamada Ortografia .
Hoje estudaremos as palavras que são confundidas pelo fonema na hora de escrever. São os PARÔNIMOS e HOMÔNIMOS.
PARÔNIMOS- são palavras parecidas na grafia ou na pronúncia, mas com significados diferentes.
Como: cavaleiro (que cavalga) / cavalheiro (homem cortês)
descrição ( ato de descrever) / discrição (reserva, prudência)
AGORA É VOCÊ: escreva mais cinco parônimos da nossa língua.
HOMÔNIMOS- são palavras que tem a mesma pronúncia, às vezes a mesma grafia, mas significados diferentes. Como: acender (pôr fogo) / ascender (subir)
acento (sinal gráfico) / assento (lugar em que se senta)
AGORA É VOCÊ: escreva mais cinco homônimos da nossa língua.
Após resolver os exercícios envie-os para o meu e-mail.
Tenham todos uma ótima semana com muita saúde, paz, amor e proteção! Bjsss
ATIVIDADES 29/06/2020 até 04/07/2020
Bom dia, meus queridos alunos!
Novamente estamos juntos parta mais uma semana de aulas virtuais. Espero encontrá-los com muita saúde e vontade de estudar.
Vamos lá então!
Na semana anterior, estudamos sobre o emprego de palavras PARÔNIMAS E HOMÔNIMAS, certo? A partir daí daremos continuidade a alguns exercícios.
Complete as frases com as palavras adequadas de dentro dos parênteses:
a) O mandato do senador foi .............. (cassado/ caçado)
b) A .................. de autógrafos começará logo que todos estiverem presentes
( sessão/seção/cessão)
c) Os alimentos foram guardados na .............................. .(dispensa/ despensa)
d) Percebe-se uma pessoa educada a partir do seu ................(cumprimento/comprimento)
e) A aluna fez uma excelente ................... da leitura de um romance. (discrição/descrição)
Construa duas frases empregando as palavras infringir e infligir. Uma frase para cada palavra.
Até a próxima semana! Deus abençoe a todos!
ATIVIDADES 06/07/2020 até 11/07/2020
Oi pessoal,
essa é a nossa última semana de atividades pelo blogger, a partir do dia 13/07/2020 segunda-feira, será pela plataforma Google classroom, não esqueçam de se cadastrarem, hem!!!
Para concluirmos essa primeira etapa, vocês farão uma pequena dissertação(redação), comentando como foi essa experiência de aulas virtuais. Os aspectos positivos e negativos que vocês sentiram ao longo dessa aprendizagem.
Agora, nossos próximos encontros, serão nas aulas remotas online.
Fiquem com Deus!
Se possível, fiquem em casa!
Muita saúde, paz e equilíbrio a todos.
Um super beijo em cada um de vocês.
Prof° Rose