NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 91 e 92
Professor: Solange Rosa Lompa
Email:solange.lompa75@gmail.com
WhatsApp:
Olá queridos alunos!
Segue as atividades referentes a semana 16/03 até 20/03 e semana do dia 23/03 até 27/03/2020.
AULA:
Devido a essa pandemia que estamos passando, não conseguimos estar com aulas presenciais, mas quero muito tentar passar pra vocês a importância da atividade física diária em nossas vidas. Por isso, nessas duas semanas iniciais de aula a distância quero
que entendam o quanto é fundamental manter hábitos diários de atividade física.
OBJETIVO DAS AULAS: O objetivo das aulas será o movimento físico, visando o bem estar físico e emocional através da liberação de endorfina liberada durante a prática de exercícios físicos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Um tapete, colchonete ou pano que possa ser colocado no chão para deitar-se.
VAMOS INICIAR NOSSA AULA?
ALONGAMENTO: Escolha um local de sua casa que tenha um pouco de espaço ou se tiver pátio vá para o sol (antes das 10 h e depois das 15 h) e já se carregue dessa energia maravilhosa do sol, sintetizando a vitamina D.
Pronto! Com esse alongamento, já preparamos nosso corpo para começarmos os exercícios.
EXERCÍCIOS:
AULA 1:
Vamos trabalhar a musculatura das pernas, abdômen e glúteos? Pule 30 vezes com os dois pés saindo do chão juntos e sem sair do lugar. Descanse contando lentamente até 20. Repita mais duas vezes.
Agora pule num pé só, se tiver espaço se desloque contando até 20. Descanse 20 segundos. Troque o pé de apoio e repita o exercício, descanse. Repita mais duas vezes com cada pé.
AGACHAMENTO: Em pé, pernas afastadas da largura do quadril, agache jogando o quadril pra trás como se fosse sentar em uma cadeira.(Importante que os joelhos não dobrem pra frente) desça lentamente depois suba lentamente. Faça 20 repetições. Descanse 20 segundos e repita a série mais 2X.
AGACHAMENTO ISOMÉTRICO: encostado em uma parede, costas eretas, pernas flexionadas, joelhos com ângulo de 90° manter a posição por 30 segundos. Descansar e repetir mais 2 séries de 30 segundos.
AGACHAMENTO ALTERNADO: De pé, pés afastados da largura do quadril, desloca um pé pra trás e desce com a coluna reta lentamente conforme a figura abaixo. Sobe lentamente, troca o pé que vai pra trás e repete o movimento. Faça 3 séries de 20 repetições com descanso de 30 segundos entre elas.
ABDOMINAIS: deite-se em decúbito dorsal (de barriga para cima). Flexione os joelhos. Coloque as mãos atrás da cabeça sem puxá-la para frente. Levante o tronco até tirar as escápulas do chão e volte devagar. Faça 3 séries de 30 abdominais, descansando 30 segundos em cada série.
Abdominal prancha: vire-se deitando de barriga para baixo. Apoiando os cotovelos e ponta dos pés no chão, mantenha o quadril alinhado com os ombros e segure a posição sem deixar o quadril descer segurando com a força isométrica do abdômen por 1 min. Descansa 30 segundos e repete mais 2X.
AULA 2:
Vamos trabalhar o tronco e braços?
APOIO FEMININO: apoie-se nos joelhos, mãos abertas apoiadas no chão, lateralmente aos ombros. Encaixe o quadril e desça lentamente até bem próximo ao solo e volte. Faça 3 séries de 20 repetições.
APOIO MASCULINO: apoia a ponta dos pés no solo e o restante do movimento igual ao apoio feminino.
TRÍCEPS: sente em uma cadeira ou sofá. Apoie a palma das mãos na borda do assento. Tire o quadril da cadeira e deslize os pés para frente como se fosse sentar ao chão na frente da cadeira mas sem tirar as mãos do assento. Repita esse movimento fazendo 3 séries de 15 repetições com 20 segundos de intervalo entre elas.
BÍCEPS: em pé, com as mãos espalmadas segure um kg de alimento ou uma garrafa pet com água em cada mão. Desça os braços ate quase encostar nas coxas e suba devagar flexionando os cotovelos até quase encostar no peito. Faça 3 séries de 20 repetições com 20 segundos de intervalo entre cada série.
Faça diariamente esses exercícios, num dia execute a aula 1, no outro dia a aula 2 e assim sucessivamente por 2 semanas.
AVALIAÇÃO: Anote no seu caderno de Educação Física o que sentiu de dificuldade, como foi seu fôlego, se cansou muito, se ficou muito ofegante, se fez sozinho ou com irmãos, primos ou os pais, se gostou, enfim, o que sentiu ao fazer os exercícios.. Depois vou ler e avaliar esses registros. Convide alguém da sua casa pra fazer a aula contigo, se possível, registre esse momento com uma pequena filmagem ou foto e guarda pra me apresentar também. Certo?
Boa aula! Divirta-se!
Aula das semanas de 30/03 à 03/04 e de 06/04 à 09/04/2020
Pensando em como melhorar sua flexibilidade e o seu bem-estar? Pois saiba que existem alongamentos para iniciantes que você pode começar a praticar hoje mesmo. Assim, é possível sair do sedentarismo, melhorar seu condicionamento físico e entrar numa rotina mais saudável.
Praticar alongamentos diariamente melhora a flexibilidade, a disposição e, aliado à alimentação saudável, promove uma melhor saúde como um todo. Por isso, confira a seguir exercícios que você pode encaixar no seu dia a dia!
Afinal, o que são alongamentos?
Em suma, são atividades físicas que promovem maior flexibilidade muscular. Isso acontece pelo estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento.
Quais são os benefícios do alongamento?
Em primeiro lugar, o principal benefício é o aumento da flexibilidade, que resulta na maior amplitude de movimento possível, ao longo da articulação do seu corpo. Ou seja, quanto mais alongado é um músculo, maior será seu movimento.
Manter o corpo flexível ajuda a prevenir lesões articulares e desconfortos comuns, como as dores na coluna. Existe uma famosa frase da yoga que ressalta os benefícios da prática. Conforme esse ensinamento, “o corpo é tão jovem quanto flexível”.
Isso ressalta a importância do alongamento para a longevidade e um bom funcionamento do corpo. Além disso, alongar-se promove uma melhora da postura, ajuda no relaxamento e até mesmo ajuda a circulação sanguínea a trabalhar de forma mais eficiente.
Principais tipos de alongamentos
Estático
É uma das formas mais conhecidas, onde os exercícios são feitos em repouso. Assim, no alongamento estático, alonga-se o músculo até uma determinada posição, que deve ser mantida durante 30 segundos. O objetivo é alongar até o limite do confortável.
Dinâmico
Já o alongamento dinâmico, por outro lado, consiste em alongar dando impulso. Nesse caso, são utilizados movimentos de saltos, corridas e afins para promover a amplitude de movimento e flexibilidade. No entanto, não se deve exceder os limites dos alongamentos estáticos ou gerar desconfortos.
Ativo
É um tipo de alongamento estático, que consiste em alongar com o máximo alcance do movimento voluntário, usando a força dos músculos agonistas e relaxamento dos músculos antagonistas.
Passivo
Nesse tipo de alongamento, faz-se uso de forças externas para alcançar a flexibilidade máxima. São eles: pesos, a gravidade, ou um parceiro de atividade, por exemplo.
Balístico
Bastante parecido com o alongamento dinâmico, mas, diferencia-se por forçar os limites dos músculos. É realizado de forma rápida e com saltos. Em outras palavras, o alongamento balístico utiliza as contrações musculares para forçar a extensão do músculo. Isso, por meio de movimentos pendulares ininterruptos.
Isométrico
É um tipo de alongamento estático em que os músculos implicados fazem força contra o estiramento. A prática deste exercício requer maiores exigências do músculo alongado.
Afinal, consiste em assumir uma posição de alongamento passivo e, em seguida, contrair o músculo alongado, mantendo a contração por alguns segundos, antes de relaxar. É considerado um dos métodos mais seguros e eficazes para aumentar o movimento das articulações.
Como fazer alongamentos?
Antes de mais nada, é necessário prestar muita atenção à respiração. Ao respirar fundo, aumenta-se o relaxamento muscular. Em geral, a respiração dita o ritmo do exercício. Portanto, deve ser lenta e profunda.
Em segundo lugar, a pressa é inimiga da evolução. Durante a prática dos alongamentos, você deve respeitar seus limites. Forçar o alongamento, aliás, pode causar lesões nos músculos e tendões.
Lembre-se: o aumento da flexibilidade é gradual e vem aos poucos. Regularidade e relaxamento são fundamentais para um bom alongamento. Afinal, eles conseguem resultados aumentando a temperatura da musculatura e promovem pequenas distensões.
Agora que você já sabe os benefícios de se alongar diariamente, reserve um tempo e um espacinho para a nossa lista de alongamentos a seguir.
Os principais alongamentos para iniciantes
1 – Alongamento do tronco
Para que serve: esse exercício é ideal para aliviar a tensão e dor nas costas. É útil, principalmente, para quem passa muitas horas em frente ao computador. Ajuda também a contribuir para uma boa postura.
Como fazer: sentado na sua própria cadeira, gire o tronco para o lado e mantenha o movimento por 20 segundos. Depois, faça o mesmo movimento para o lado contrário. Pode ser realizado várias vezes ao dia, conforme você achar necessário.
2 – Alongamento para pernas: isquiotibiais
Para que serve: melhora a flexibilidade e amplitude de movimento. Pode aliviar desconforto nas pernas, e é ótimo para quem pratica atividades físicas como caminhada ou passa muitas horas sentado.
Como fazer: de pé, leve a perna direita um passo curto à frente da perna esquerda. Apoie o peso na perna esquerda e flexione-a levemente. Estique a perna direita com a ponta do pé inclinada para o alto e leve a mão direita à ponta do pé.
Você pode apoiar o braço esquerdo na perna esquerda para ter mais equilíbrio. Mantenha-se na posição por até 30 segundos e, em seguida, repita do outro lado.
3 – Alongamento de lombar
Para que serve: é recomendado para melhorar a flexibilidade e a postura. Proporciona alívio para quem sofre com dores nas costas.
Afinal de contas, a região lombar é composta por músculos e nervos interligados. Assim, o movimento a seguir, que trabalha regiões relacionadas, como quadril e glúteos, também alonga a lombar.
Como fazer: deitado no chão, dobre a perna direita, trazendo o joelho em direção ao peito. Com a mão esquerda, puxe seu joelho na direção esquerda. A outra perna deve ficar estendida no chão. Segure nessa posição por até 30 segundos. Depois, repita com o lado contrário.
4- Alongamento para as costas: pose da criança
Para que serve: esse alongamento bastante conhecido é oriundo de uma posição de ioga. Além de alongar a lombar, trabalha a flexibilidade das costas. As regiões envolvidas no movimento são a pélvis, pernas, ombros e costas.
Como fazer: comece na posição ajoelhada, com os joelhos ligeiramente afastados, e sente sobre os seus pés. Em seguida, estique os braços pra frente e abaixe o rosto em direção ao chão.
Por último, encoste o peito nas pernas e a cabeça no chão. Essa posição deve ser mantida durante 20 a 30 segundos. Durante o exercício, você sentirá a lombar ser levemente alongada. Volte à posição inicial e repita o alongamento quantas vezes for necessário.
5 – Alongamento de tríceps
Para que serve: muito útil no pós-treino, esse alongamento pode auxiliar na recuperação, evitar o aparecimento de lesões, além de ajudar a aumentar a amplitude de movimento do músculo.
Como fazer: em primeiro lugar, fique em pé, com as pernas afastadas na distância da largura do quadril. Os dedos dos pés devem apontar pra frente e os joelhos devem flexionar levemente. Em segundo lugar, levante o braço direito pra cima, próximo à orelha.
Depois, dobre o cotovelo, colocando a mão direita sobre o ombro esquerdo, atrás das costas. Os dedos da mão direita devem permanecer apontando pra baixo, tocando a parte traseira da escápula. Por fim, leve o braço esquerdo sobre a cabeça, segurando o cotovelo direito.
Para intensificar o alongamento, você pode puxar o braço direito usando a mão esquerda. Mas lembre-se: deve sentir apenas o alongamento, e não dor. Mantenha a posição por 30 segundos e não esqueça da respiração. Ao terminar, troque a posição do braço e repita o exercício, se necessário.
AVALIAÇÃO: Após a leitura e a prática dos alongamentos, responda no caderno as seguintes questões:
1. O que são alongamentos?
2. Quais os benefícios de se alongar?
3. Em qual parte do corpo você sentiu maior dificuldade em se alongar?
4. Como foi fazer os alongamentos, o que você sentiu?
ATIVIDADE PARA A SEMANA DE 13/04 ATÉ 17/04
Querido(a) aluno(a), a atividade dessa semana será um relatório descrevendo o que sentiu ao realizar os exercícios. Sensações durante e após o exercício, como sentiu os músculos exercitados no dia posterior a realização. Descreva se esta sendo prazeroso ou não praticá-los. Se não fez os exercícios, justifique o motivo.
Atividade de pesquisa
Converse com familiares ou pesquise na internet e construa um jogo antigo, que talvez seus pais ou avós já tenham jogado, o jogo chama-se CINCO MARIAS. Peça ajuda de um adulto para confeccionar o jogo. Pesquise e escreva no caderno a origem desse jogo, quais materiais são utilizados para confecção e suas regras. Depois de confeccioná-lo e jogar, escreva no caderno o que achou do jogo e quais habilidades motoras você precisou para jogá-lo?
Bom trabalho!
SE PUDER, FIQUE EM CASA PRA LOGO ESTARMOS JUNTOS!
Olá querido(a) aluno(a)!
O conteúdo a seguir contempla as atividades de 2 aulas das semanas
20 a 24/04, 27 a 30/04/2020.
1. O que são alongamentos?
2. Quais os benefícios de se alongar?
3. Em qual parte do corpo você sentiu maior dificuldade em se alongar?
4. Como foi fazer os alongamentos, o que você sentiu?
ATIVIDADE PARA A SEMANA DE 13/04 ATÉ 17/04
Querido(a) aluno(a), a atividade dessa semana será um relatório descrevendo o que sentiu ao realizar os exercícios. Sensações durante e após o exercício, como sentiu os músculos exercitados no dia posterior a realização. Descreva se esta sendo prazeroso ou não praticá-los. Se não fez os exercícios, justifique o motivo.
Atividade de pesquisa
Converse com familiares ou pesquise na internet e construa um jogo antigo, que talvez seus pais ou avós já tenham jogado, o jogo chama-se CINCO MARIAS. Peça ajuda de um adulto para confeccionar o jogo. Pesquise e escreva no caderno a origem desse jogo, quais materiais são utilizados para confecção e suas regras. Depois de confeccioná-lo e jogar, escreva no caderno o que achou do jogo e quais habilidades motoras você precisou para jogá-lo?
Bom trabalho!
SE PUDER, FIQUE EM CASA PRA LOGO ESTARMOS JUNTOS!
Olá querido(a) aluno(a)!
O conteúdo a seguir contempla as atividades de 2 aulas das semanas
20 a 24/04, 27 a 30/04/2020.
Tarefa avaliativa no caderno:
Copie o texto no caderno inclusive o desenho da quadra de voleibol cm o posicionamento dos jogadores e sentido da rotação, após responda as perguntas abaixo.
1. No que consiste os esportes de rede/parede?
2. Qual a característica principal desses esportes?
3. Quando, por quem e com qual objetivo foi criado o voleibol?
4.Quando o voleibol foi incluído no Jogos Olímpicos?
5.Descreve como o voleibol é jogado.
6.De quantos jogadores são compostas as equipes
7. Desenhe uma quadra com os jogadores e o sentido da rotação.
8. Como se vence um set?
9. Quando é feito o rodízio (rotação)?
10. Qual numeração dos jogadores da zona de ataque e da zona de defesa?
11. Quantos toques a equipe pode dar na bola para passar ao campo adversário?
12.O saque dá inicio ao jogo. Descreve cada tipo de saque:
13. Descreva o que é a recepção da bola:
14. Qual o objetivo do segundo toque, o levantamento?
15. O terceiro toque na bola é o de ataque, explique como pode ser.
16. Qual a função do bloqueio?
17. Quantos jogadores participam do bloqueio?
18. Qual objetivo da defesa?
19. Qual a função do jogador líbero?
20. Use sua criatividade e construa uma maquete de uma quadra de voleibol, desenhe o pontilhado com o sentido da rotação e use objetos que representem os jogadores para praticar o deslocamento da rotação.
Observação: Todas as atividades serão avaliadas. Esse questionário completo com a maquete vale 5 pontos.
Bom trabalho!
Se puder, fique em casa pra breve estarmos juntos!
Olá querido aluno! Tudo bem? Comigo tudo certo! Torcendo pra que asse logo essa pandemia pra estarmos juntos novamente!
Atividades da semana de 01 a 05 e de 08 a 12 de junho!
Continuando os estudos dos esportes de rede/parede, vamos aprender sobre Tênis de mesa/Pingue-pongue
Copie o texto as perguntas e respostas no caderno.
1. Qual a diferença entre tênis de mesa e pingue-pongue
2. Como se deu a origem do nome pingue-pongue?
3. Porque o tamanho da bolinha foi aumentado?
4. Em quantos sets é jogado uma partida?
5.Em quantos pontos se fecha a partida? E em caso de empate?
6. Descreva como deve ser o saque.
7. Como acontece a pontuação?
8. Traduza as palavras: "forehand" e "backhand".
9. Como é a mesa oficial e quais são suas medidas?
10. Como é feito o sorteio para o início do jogo?
Bom trabalho! Se cuide, pra logo estarmos juntos!
Olá querido(a) aluno(a)!
As atividades a seguir reference a semana de 15 a 20/06 e de 22 a 27/06/2020.
Agora vamos trabalhar os esportes de invasão. Copie o texto abaixo no caderno e após copie e responda o questionário.
Após copiar o texto responda o questionário no caderno.
1. Como ocorreu o surgimento do futsal?
2. Quantos jogadores em quadra compõem um time?
3. Porque aumentaram o peso da bola?
4. Quantos minutos são jogados em cada tempo de partida?
5. Qual a função dos jogadores fixos?
6. Qual a função dos pivôs?
7. Os jogadores que jogam pelas laterais do campo, Ligando defesa e ataque são os:
8. Qual a função do goleiro?
9.Como podem ser os passes de bola?
10. Escolha uma técnica básica do futsal (passe, dribles/condução de bola, fintas ou chutes) imagine e descreva como faria um exercício para trabalhar essa técnica. Pode ser usado desenhos para a explicação.
Bom trabalho! Se cuide para breve estarmos juntos!
Bjos no coração!
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Olá queridos(as)!
Semana de 29/06 a 04/06 e de 06/07 a 10/07/2020
Dando continuidade aos esportes de invasão, vamos estudar sobre o Handebol.
Após leitura do texto, responda as perguntas no caderno:.
1. Explique como surgiu o handebol.
2. Porque razão o jogo foi transferido para lugares fechados?
3. Quais são as principais características do handebol?
4. Qual a duração do jogo? E em caso de empate?
5. Quantos jogadores compõem uma equipe?
6. Até quantos passos podem ser dados sem quicar a bola ao chão?
7. Diferente dos demais jogadores, o goleiro pode tocar na bola com quais partes do corpo?
8. Quantas categorias as bolas apresentam?
9. Onde é marcada a linha de tiro direto?
10. Quais as condições para um arremesso a gol ser válido?
Bom Trabalho! Cuide-se!
Bjos com carinho!