NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 92
Professor: Daiane Souza de Oliveira
Email: prof.daianebio@outlook.com
WhatsApp:(51)993682237
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 16/03/2020
a 20/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
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Coronavírus
Para começar esse assunto, devemos saber que o
coronavírus não se trata de um vírus novo, ele foi isolado (separação do
material genético do vírus para estudo) em 1937, mas somente em 1965 que foi descrito como coronavírus,
por sua estrutura ser semelhante ao de uma coroa.
O coronavírus pertence a uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. No entanto, o coronavírus sofreu uma mutação, que
foi descoberto em 31/12/19, após registros de casos na China. Assim passou a
ser chamado de COVID-19.
Muitas pessoas são infectadas com os coronavírus mais
comuns ao longo da vida, as crianças pequenas são mais propensas a se
infectarem com eles. Sim, existem outros coronavírus, como o alpha coronavírus
229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1, esses são os mais comuns e capazes
de infectarem os humanos.
Lembrando que o coronavírus sofreu
uma mutação, surgindo assim um novo vírus, a COVID-19 (novo coronavírus).
A COVID-19 causa problemas
respiratórios semelhantes a gripe, e sintomas como tosse, febre e em casos mais
graves, dificuldade para respirar.
A principal forma de contágio da
COVID-19 (novo coronavírus), se dá através do contato com uma pessoa infectada,
que por sua vez transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Também se
propaga quando a pessoa toca em superfícies ou objetos contaminados e depois
tocando nos olhos, nariz ou boca.
Como modo de prevenção, lave
sempre as mãos com água e sabão, se não for possível, faça o uso do álcool em
gel.
Segue uma entrevista com o
Virologista Paulo Eduardo Brandão:
De acordo com o virologista Paulo
Eduardo Brandão, expert em coronavírus e professor da Universidade de São Paulo (USP),
há duas hipóteses mais documentadas: na primeira, o vírus foi entrando em
contato aos poucos com a espécie humana e criando estratégias para fazer o
salto. Na segunda, ele teria vindo mais “pronto” de um morcego e feito a
transmissão interespécie de modo mais acelerado.
“Morcegos podem ser infectados por vários tipos de
coronavírus no mundo todo. Já encontramos até alguns exemplares com esses vírus
na cidade de São Paulo”, diz Brandão. Que fique claro: os bichos daqui
carregavam OUTROS coronavírus, não o causador da pandemia.
Na história natural da passagem
para o corpo humano, ainda se suspeita que o vírus da Covid-19 possa ter feito
um pit stop evolutivo num mamífero chamado
pangolim, como mostra essa matéria de VEJA. O certo,
porém, é que a coisa veio de morcegos. E lá na China.
“É provável que o contato silvestre tenha sido o
principal vetor de transmissão. Nessas situações, as pessoas têm contato com
saliva e fezes dos morcegos”, avalia Brandão. Essa tese teria mais sustento que
a de que tudo começou com alguém que degustou sopa de morcego. No entanto, a
caça desses animais e a introdução deles em mercados pode ter dado sua pitada
de contribuição.
Teorias à parte, o que se sabe é que o novo
coronavírus já sofreu diversas mutações e tem uma configuração própria para
infectar seres humanos. “A evolução do vírus não para”, ressalta o professor da
USP.
Para aqueles que curtem teorias da
conspiração: a história de que o SARS-CoV-2 teria sido fabricado em laboratório não tem respaldo
algum da ciência. Inclusive, pesquisas preliminares indicam que, pela
análise genômica do vírus, há um padrão de mutações aleatório que o tornou mais
infeccioso para nossa espécie. Não é tecnologia. É seleção natural!
Exercícios:
1.
O que a COVID-19 causa?
2.
Em que ano surgiu o primeiro caso de
coronavírus?
3.
Por que o nome de coronavírus?
4.
O coronavírus é um vírus novo?
5.
Como prevenir a COVID-19?
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 23/03/2020
a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
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Átomo
O átomo é
a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma
reação química.
O estudo do átomo se iniciou
na Grécia
antiga com o filósofo Leucipo e
seu discípulo Demócrito:
para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo,
então, impossível dividí-lo em partes menores.
Ao desenrolar da história,
diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma,
dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então,
os modelos atômicos.
Modelos
Atômicos
Para John Dalton, a teoria
de Leucipo e Demócrito era bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos
eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam
massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.
Através da descoberta do
elétron (partícula constituinte do átomo com carga elétrica negativa), o modelo de Dalton ficou defasado. Assim, com os
estudos de Thomson, um novo modelo foi idealizado.
De acordo com este novo
modelo, o átomo era uma esfera de carga elétrica positiva incrustada com
elétrons, com carga negativa, tornando-se assim eletricamente neutro. Ficou
conhecido como pudim de passas.
Rutherford ao
bombardear partículas alfa sobre uma lâmina de ouro percebeu que a maioria atravessava a lâmina. Enquanto que uma
menor parte sofria pequeno desvio, e uma parte ínfima sofria grande desvio
contrário à trajetória.
A partir desse
experimento, foi possível perceber que os átomos não eram maciços como se
pensava, mas dotados de grande espaço vazio. Assim como, que eram constituídos
por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem
eletrônica carregada negativamente. Essa nuvem
eletrônica era composta por elétrons que giravam em órbitas elípticas ao redor
do núcleo (assim como os planetas ao redor do sol).
Também constatou-se que a
maior parte da massa de um átomo se concentra no núcleo (que rebatia as
partículas alfa no sentido contrário do bombardeio).
Mas ainda havia um enigma:
De acordo com a teoria das ondas eletromagnéticas, os elétrons ao girarem em torno do núcleo perderiam gradualmente
energia, começariam a descrever um movimento helicoidal, e simplesmente cairiam
no núcleo. Mas, como isso pode acontecer se os átomos são estruturas estáveis?
Dois anos após Rutherford
ter exposto o seu modelo atômico, Niels Bohr o aperfeiçoou. A teoria de Bohr pode ser fundamentada em três postulados:
1)
Os elétrons descrevem, ao redor do núcleo, órbitas circulares com energia fixa
e determinada. Sendo denominadas órbitas estacionárias;
2)
Durante o movimento nas órbitas estacionárias, os elétrons não emitem energia
espontaneamente;
3)
Quando um elétron recebe energia suficiente do meio externo, realiza um salto
quântico: migra entre dois orbitais. E, como tende a voltar ao orbital inicial,
a energia recebida é emitida na mesma quantidade para o meio. Sendo essa energia
(recebida e emitida) a diferença energética entre os dois orbitais.
Apesar de bastante
difundida no ensino médio, o modelo atômico de Rutherford-Bohr é, em parte,
ineficiente. Pois:
- Os
elétrons, na prática, não realizam trajetórias circulares ou elípticas ao
redor do núcleo;
- Não deixa
claro o porquê de os elétrons não perderem energia durante seu movimento;
- Não
explica a eletrosfera de átomos que possuem muitos elétrons.
Assim, o modelo atômico
ideal está sendo obtido a cada dia em que se descobrem mais informações acerca
da estrutura íntima da matéria.
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 30/03/2020
a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
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Estrutura de
um Átomo
Os átomos são compostos
de, pelo menos, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons (na verdade, apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutron: é apenas um elétron girando em torno de um
próton).
- Elétrons –
Os elétrons são partículas de massa muito pequena (cerca de 1840 vezes
menor que a massa do próton. Ou aproximadamente 9,1.10-28g) dotados
de carga elétrica negativa: -1,6.10-19C. Movem-se muito
rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.
- Prótons –
Os prótons são partículas que, junto aos nêutrons, formam o núcleo
atômico. Possuem carga positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos
elétrons; assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.
- Nêutrons –
Os nêutrons, junto aos prótons, formam o núcleo atômico. E, como possuem
massa bastante parecida, perfazem 99,9% de toda a massa do átomo. Possuem
carga elétrica nula (resultante das sub-partículas que os compõem), e são
dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que
dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron (princípio da
fissão nuclear) causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe.
Os elétrons estão
dispostos em 8 camadas que constituem a eletrosfera. Para cada
camada, determinado número de subníveis (orbitais) são preenchidos. A mais externa é chamada camada de valência, sendo também a mais energética.
Exercícios:
1. O
que são elétrons?
2. Qual
foi o modelo atômico proposto por Thomson?
3. O
que são prótons?
4. O
que é átomo?
5. O
que são nêutrons?
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 06/04/2020
a 09/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade, deve
constar no caderno de cada aluno.
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Classificação
dos Elementos
A classificação periódica dos elementos é feita
baseada na Tabela Periódica. A tabela periódica relaciona os elementos em
linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem
crescente de seus números atômicos.
As fileiras horizontais na tabela periódica são
chamadas períodos e as colunas verticais são chamadas grupos. A primeira coluna
(grupo 1) da tabela periódica é a dos metais alcalinos e a última coluna (grupo
18) é a dos gases nobres. As propriedades dos elementos do mesmo grupo são
semelhantes.
Existem sete períodos e são:
• 1º: Camada K
• 2º: Camada L
• 3º: Camada M
• 4º: Camada N
• 5º: Camada O
• 6º: Camada P
• 7º: Camada Q
Na Tabela Periódica, os elementos químicos também
podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo
com sua configuração eletrônica:
• Elementos representativos: pertencentes aos
grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
• Elementos (ou metais) de transição:
pertencentes aos grupos de 3 a 12.
• Elementos (ou metais) de transição interna:
pertencentes às séries dos lantanídeos e dos actinídeos.
• Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.
Além disso, podemos classificar os elementos de acordo
com suas propriedades físicas nos seguintes grupos:
Metais: Eles constituem a
maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor,
são maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos,
com exceção do mercúrio.
Não-Metais:
São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons
condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem
brilho.
Gases Nobres:
São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a inércia
química.
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Classificação
dos elementos
Exercícios:
1. Fazer
uma pesquisa sobre as famílias existentes dentro da tabela periódica, apontando
o seu grupo correspondente. Insira na posição correta na tabela do exercício 5
2. Quais
são os elementos que constituem a maior parte da tabela periódica e são bons
condutores de eletricidade e calor?
3. Como
são chamadas as fileiras horizontais presentes na tabela periódica?
4. A
qual grupo pertencem os gases nobres?
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 20/04/2020
a 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
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Estados Físicos da Matéria
Os estados físicos da matéria correspondem às
formas pela qual a matéria pode se apresentar na natureza.
Esses estados são definidos de acordo com a
pressão, temperatura e sobretudo, pelas forças que atuam nas moléculas.
A matéria, constituída de pequenas partículas
(átomos e moléculas), corresponde a tudo aquilo que possui massa e que ocupa
determinado lugar no espaço.
Estados Sólido, Líquido e Gasoso
No
estado sólido as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e
possuem forma própria e volume constante, por exemplo, o tronco de uma árvore
ou o gelo (água em estado sólido).
No
estado líquido, as moléculas já apresentam uma menor união e maior agitação, de
forma que apresentam forma variável e volume constante, por exemplo, a água em
determinado recipiente.
Já
no estado gasoso, as partículas que formam a matéria apresentam intensa
movimentação, pois as forças de coesão são pouco intensas nesse estado. Neste
estado, a substância apresenta forma e volume variáveis.
Sendo
assim, no estado gasoso, a matéria terá forma segundo o recipiente que se
encontra, caso contrário ela permanecerá disforme, tal qual o ar que respiramos
e não vemos.
Para
exemplificar, podemos pensar no botijão de gás, o qual apresenta gás comprimido
que adquiriu determinada forma.
Mudanças de Estados Físicos
As
mudanças de estado físico dependem basicamente da quantidade de energia
recebida ou perdida pela substância. Existem essencialmente cinco processos de
mudanças de estado físico:
1.
Fusão: passagem do estado sólido para
o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora
do congelador vai derretendo e se transformando em água.
2.
Vaporização: passagem do estado
líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação
(aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).
3.
Liquefação ou Condensação: passagem do
estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a
formação do orvalho.
4.
Solidificação: passagem do estado
líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre
por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.
5.
Sublimação: passagem do estado sólido
para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode
ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco
(dióxido de carbono solidificado).
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Outros Estados Físicos
Além dos três estados básicos da matéria, existe ainda mais
dois: o plasma e o condensado de Bose-Einstein.
O plasma é considerado o quarto estado físico da matéria e representa
o estado onde o gás encontra-se ionizado. O Sol e as estrelas são formados
basicamente de plasma.
Acredita-se que a maior parte da matéria que existe no
universo está em estado de plasma.
Além do plasma, existe ainda um quinto estado da matéria chamado
de condensado de Bose-Einstein. Que recebeu esse nome por ter sido previsto
teoricamente pelos físicos Satyendra Bose e Albert Einstein.
Um condensado é caracterizado pelas partículas se comportam
de maneira extremamente organizada e vibrarem com a mesma energia como se
fossem um único átomo.
Esse estado não é encontrado na natureza e foi produzido
pela primeira vez em 1995 em laboratório.
Para
se chegar a ele é necessário que as partículas sejam submetidas a uma
temperatura próxima do zero absoluto (- 273 ºC).
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 27/04/2020
a 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Outros Estados Físicos
Além dos três estados básicos da matéria, existe ainda mais
dois: o plasma e o condensado de Bose-Einstein.
O plasma é considerado o quarto estado físico da matéria e representa
o estado onde o gás encontra-se ionizado. O Sol e as estrelas são formados
basicamente de plasma.
Acredita-se que a maior parte da matéria que existe no
universo está em estado de plasma.
Além do plasma, existe ainda um quinto estado da matéria chamado
de condensado de Bose-Einstein. Que recebeu esse nome por ter sido previsto
teoricamente pelos físicos Satyendra Bose e Albert Einstein.
Um condensado é caracterizado pelas partículas se comportam
de maneira extremamente organizada e vibrarem com a mesma energia como se
fossem um único átomo.
Esse estado não é encontrado na natureza e foi produzido
pela primeira vez em 1995 em laboratório.
Para
se chegar a ele é necessário que as partículas sejam submetidas a uma
temperatura próxima do zero absoluto (- 273 ºC).
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 01/06/2020
a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Quarto
estado físico da matéria
Plasma
O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado
quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado
de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de
ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo. Os elétrons acabam
“soltando-se” e a substância torna-se uma massa disforme, eletricamente neutra
e formada por elétrons e núcleos dissociados.
É
comum no nosso cotidiano encontrarmos as substâncias em seus três estados físicos: sólido, líquido
ou gasoso. Apesar de não ser fácil a obtenção do plasma na superfície do nosso
planeta, ele constitui 99% de tudo o que existe no universo. Isso porque grande
parte dos astros celestes é formada por substâncias nesse estado de agregação.
Embora raros, podemos citar alguns exemplos da presença do plasma, como o fogo,
lâmpadas fluorescentes, televisão com tela de plasma, os raios, entre outros.
Para
compreender melhor como se forma o plasma, tomemos como exemplo o caso da água.
Ao fornecermos energia (calor) ao gelo, ele derrete e transforma-se em água. Ao
fornecer energia à água, ela evapora e transforma-se em vapor. Se fornecermos
mais energia ainda ao vapor, a agitação térmica molecular será maior do que as
forças de ligação que mantêm os elétrons em órbita e ocorrerá ionização dos
gases (oxigênio e hidrogênio), o que fará com que a substância torne-se
condutora de eletricidade e calor.
Na
figura a seguir vemos os quatro estados físicos da matéria:
A figura mostra os quatro estados físicos da matéria. Observe que o plasma é o estado físico do Sol
Os
gases e o plasma apresentam algumas características em comum, como a baixa
densidade e a capacidade de fluir. Apesar disso, eles não podem ser classificados
de forma igual, pois, a nível atômico e molecular, apresentam estruturas e
propriedades completamente diferentes. O plasma pode conduzir corrente elétrica
melhor do que o cobre, fluir como um líquido viscoso e interagir com campos
elétricos e magnéticos, diferentemente dos gases.
Apesar
de o plasma ser um bom condutor de eletricidade, uma das suas características
mais importantes é a tendência que ele tem de permanecer eletricamente neutro,
já que possui a mesma quantidade de cargas elétricas negativas e positivas. A
interação entre essas cargas é a responsável pelas propriedades já citadas.
Além
disso, o plasma sempre emite luz ao entrar em contato com alguma excitação
elétrica e com campos magnéticos. Um exemplo disso são as auroras polares, que se formam a
partir da interação entre as partículas solares carregadas e o campo magnético
terrestre.
O
primeiro cientista a descrever o plasma foi o físico inglês Willian Crookes
(1932-1919), na década de 1850, após a criação do tubo de raios catódicos. Este
é constituído por um tubo de vidro preenchido por gases a baixa pressão que, ao
serem submetidos a uma diferença de potencial, tornam-se condutores.
Quando
um gás conduz eletricidade, pode-se observar a formação de pequenos raios, que
são denominados raios catódicos. Eles têm a propriedade de emitir luz quando se
chocam com as paredes de vidro do tubo, gerando o plasma.
Alguns
anos mais tarde, foi J. J. Thompson que descobriu o elétron através do tubo de
raios catódicos. Somente em 1928 que Irving Langmuir deu a esses raios o nome
de plasma porque a forma do fluido elétrico obtido lembrava o plasma sanguíneo.
Exercícios:
1.
Qual é o quarto estado físico da matéria?
2.
Como esse estado físico é formado?
3.
Quem descobriu o quarto estado físico da
matéria?
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Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 08/06/2020
a 12/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Quinto
estado físico da matéria
Condensado de Bose-Einstein
Em 1995, físicos da Universidade do Colorado, nos
Estados Unidos (EUA), concentraram e congelaram um conjunto de 2 mil átomos de rubídio
a uma temperatura de apenas 170 bilionésimos de grau acima do zero absoluto
(273 graus Celsius negativos). Com isso, pela primeira vez construíram um
condensado de Bose-Einstein – uma minúscula porção de matéria cujas partículas
se comportam de maneira extremamente organizada, vibrando com a mesma energia e
a mesma direção, como se constituíssem um único superátomo. Esse é o quinto
estado da matéria, previsto pelo físico alemão Albert Einstein e pelo
matemático indiano Satyendra Nath Bose, em 1924.
Até então, conheciam-se apenas quatro estados:
sólido, líquido, gasoso e plasma. Todos ligam-se ao movimento de átomos e de
moléculas. Essa movimentação define também a temperatura. Quanto mais eles se
mexem, mais alta ela é; quanto menos se movimentam, mais baixa ela fica. O
plasma, um tipo de gás ionizado, constitui o estado mais caótico, em que os
átomos se movem em diferentes velocidades e direções. A partir daí, a matéria
se ordena cada vez mais ao passar para os estados gasoso, líquido e sólido.
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 15/06/2020
a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve copiada no caderno de cada aluno.
Substância
química
Substância química é cada uma das
espécies de matéria que constitui o universo.
As substâncias químicas podem ser
classificadas de duas formas: quanto ao tipo de ligação que as forma e quanto
ao número de elementos químicos que participam na ligação.
Classificação
Tipo de ligação
Quanto ao tipo de ligação, as
substâncias são classificadas em iônicas, moleculares ou metálicas. As
substâncias iônicas têm pelo menos uma ligação iônica.
Exemplo:
NaCl (cloreto de sódio)
NaNO2 (nitrito de sódio)
As substâncias iônicas têm elevados
pontos de ebulição e fusão; muitas delas, ao serem dissolvidas na água, têm os
seus íons separados por ação da água num processo chamado dissociação iônica; conduzem
corrente elétrica em solução aquosa. Acompanhe a tabela com outros exemplos de
substâncias iônicas.
SUBSTÂNCIA IÔNICA
DESCRIÇÃO
SULFATO DE BÁRIO
USADO EM ESTUDOS DE RAIOS X NO TRATO
GASTRINTESTINAL
ÓXIDO DE CÁLCIO
CAL
CARBONATO DE CÁLCIO
MÁRMORE
ÓXIDO FÉRRICO
FERRUGEM
HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO
ANTIÁCIDO
HIDRÓXIDO DE SÓDIO
SODA CÁUSTICA
As substâncias moleculares são
formadas exclusivamente por ligações covalentes. Em geral, têm baixa
temperatura de ebulição e de fusão. A maioria delas não conduz eletricidade em
solução aquosa. Formam moléculas. Exemplos:
água (H2O)
amoníaco (NH3)
Exercícios:
1. O que é substância
química?
2. Como são
classificadas as substâncias químicas?
3. Como são formadas as
substâncias moleculares
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 22/06/2020
a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.
1. Substância
química
2.
Tabela com outros
exemplos de substâncias moleculares:
SUBSTÂNCIA MOLECULAR
DESCRIÇÃO
MONÓXIDO DE CARBONO
GÁS VENENOSO RESULTADO DA COMBUSTÃO INCOMPLETA DA GASOLINA E DO
ÁLCOOL
DIÓXIDO DE CARBONO
PRODUTO DA REAÇÃO DE COMBUSTÃO. ABSORVIDO PELAS PLANTAS PARA
UTILIZAR NA
FOTOSSÍNTESE
ETANOL
INGREDIENTE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E COMBUSTÍVEL
SACAROSE
AÇÚCAR COMUM
3.
As substâncias metálicas são
formadas exclusivamente por ligações metálicas. Exemplos:
4.
Ferro (Fe), Prata
(Ag), Ouro (Au), Alumínio (Al).
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 15/06/2020
a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve copiada no caderno de cada aluno.
Substância
química
Substância química é cada uma das
espécies de matéria que constitui o universo.
As substâncias químicas podem ser
classificadas de duas formas: quanto ao tipo de ligação que as forma e quanto
ao número de elementos químicos que participam na ligação.
Classificação
Tipo de ligação
Quanto ao tipo de ligação, as
substâncias são classificadas em iônicas, moleculares ou metálicas. As
substâncias iônicas têm pelo menos uma ligação iônica.
Exemplo:
NaCl (cloreto de sódio)
NaNO2 (nitrito de sódio)
NaNO2 (nitrito de sódio)
As substâncias iônicas têm elevados
pontos de ebulição e fusão; muitas delas, ao serem dissolvidas na água, têm os
seus íons separados por ação da água num processo chamado dissociação iônica; conduzem
corrente elétrica em solução aquosa. Acompanhe a tabela com outros exemplos de
substâncias iônicas.
SUBSTÂNCIA IÔNICA
|
DESCRIÇÃO
|
SULFATO DE BÁRIO
|
USADO EM ESTUDOS DE RAIOS X NO TRATO
GASTRINTESTINAL
|
ÓXIDO DE CÁLCIO
|
CAL
|
CARBONATO DE CÁLCIO
|
MÁRMORE
|
ÓXIDO FÉRRICO
|
FERRUGEM
|
HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO
|
ANTIÁCIDO
|
HIDRÓXIDO DE SÓDIO
|
SODA CÁUSTICA
|
As substâncias moleculares são
formadas exclusivamente por ligações covalentes. Em geral, têm baixa
temperatura de ebulição e de fusão. A maioria delas não conduz eletricidade em
solução aquosa. Formam moléculas. Exemplos:
água (H2O)
amoníaco (NH3)
amoníaco (NH3)
Exercícios:
1. O que é substância
química?
2. Como são
classificadas as substâncias químicas?
3. Como são formadas as
substâncias moleculares
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 22/06/2020
a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve ser copiada no caderno de cada aluno.
1. Substância
química
2.
Tabela com outros
exemplos de substâncias moleculares:
SUBSTÂNCIA MOLECULAR
|
DESCRIÇÃO
|
MONÓXIDO DE CARBONO
|
GÁS VENENOSO RESULTADO DA COMBUSTÃO INCOMPLETA DA GASOLINA E DO
ÁLCOOL
|
DIÓXIDO DE CARBONO
|
PRODUTO DA REAÇÃO DE COMBUSTÃO. ABSORVIDO PELAS PLANTAS PARA
UTILIZAR NA
FOTOSSÍNTESE |
ETANOL
|
INGREDIENTE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E COMBUSTÍVEL
|
SACAROSE
|
AÇÚCAR COMUM
|
3.
As substâncias metálicas são
formadas exclusivamente por ligações metálicas. Exemplos:
4.
Ferro (Fe), Prata
(Ag), Ouro (Au), Alumínio (Al).
5. Número de elementos químicos
6.
Quanto ao número de
elementos químicos, as substâncias podem ser classificadas como simples ou
compostas.
7.
Substância simples é
aquela formada por um único elemento químico.
8.
Ex. Ferro (Fe),
Alumínio (Al), gás hidrogênio (H2).
9.
SUBSTÂNCIA SIMPLES – FERRO
10. Substância composta é aquela formada por mais de um tipo de
elemento químico.
11. Ex. Cloreto de sódio (NaCl), Monóxido de Carbono (CO), Água
(H2O).
12.
SUBSTÂNCIA COMPOSTA – NaCl
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 29/06/2020
a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Substância química em nosso cotidiano
É muito comum nos depararmos com o
termo substância química em nosso cotidiano, no
entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como algo que cause
danos à saúde e ao meio ambiente. Este é um uso errôneo para o termo pois, as
substâncias químicas estão a toda nossa volta e, inclusive, dentro de nós.
O nosso corpo é formado por
diversas substâncias químicas. A água (H2O) compõe mais de 50% da
massa do corpo humano e as nossas células são compostas por carboidratos (açucares), lipídios, proteínas, entre
outras substâncias. Nossa alimentação também é baseada em substâncias químicas,
tanto naturais quanto sintéticas.
Substância química é qualquer espécie de matéria formada
por uma composição constante de elementos químicos, e
que tenha propriedades físicas e químicas definidas.
Por exemplo, a substância química
água é um líquido à temperatura ambiente (25°C), de característica incolor e
inodora, composta por moléculas de H2O,
que à pressão de 1 atm possui temperatura de fusão igual a 0ºC e de ebulição
igual a 100°C.
Um mesmo elemento químico pode formar substâncias
diferentes, dependendo de como estes elementos se organizam, ou com quais
outros elementos se combinam, podendo se ligar com um isótopo ou com outros
elementos, formando substâncias
simples ou compostas.
Quando um átomo de um elemento
se liga a outro átomo isótopo dele, este elemento pode formar mais de um alótropo, como é o
caso do oxigênio (O)
que forma o gás oxigênio (O2) e o ozônio (O3).
Este tipo de combinação é chamada de substância simples, pois temos apenas um
tipo de elemento se combinando. Já em situações onde temos mais de um tipo de
elemento se ligando, temos substâncias compostas, como é o caso da água (H2O),
formada por 2 átomos de hidrogênio e
1 de oxigênio.
Uma substância química pode ser
classificada como pura ou mistura. Substâncias puras possuem
características definidas e sempre se comportam da mesma maneira, como é o caso
do ácido
clorídrico (HCl), ácido forte presente
no estômago humano. Já as misturas são a junção de duas ou mais substâncias
puras, como a água do mar ou a maionese e podem ser subdivididas em homogêneas ou heterogêneas.
As misturas homogêneas são aquelas em que não há separação
de fases, ou seja, ao observarmos ao olho nu, vemos como uma só substância,
como é o caso da água do mar, que é formada por H2O e NaCl (dentre
outros sais dissolvidos), mas ao olho nu vemos apenas água salgada.
As misturas heterogêneas são aquelas que formam mais de uma
fase ao olho nu, como é o caso de óleos bifásicos ou de uma simples mistura de
água com areia.
Existe uma classe de substâncias químicas conhecida como coloides. Esta classe
apresenta substâncias que ao olho nu parecem como uma substância pura, no
entanto, ao olharmos cuidadosamente em um microscópio, vemos uma separação de
fases. Um bom exemplo de coloide é a maionese, que ao ser observada no
microscópio, é possível ver as moléculas de gordura que a formam dispersas no
líquido.
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade
9° ano
Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
6.
Quanto ao número de
elementos químicos, as substâncias podem ser classificadas como simples ou
compostas.
7.
Substância simples é
aquela formada por um único elemento químico.
8.
Ex. Ferro (Fe),
Alumínio (Al), gás hidrogênio (H2).
9.
SUBSTÂNCIA SIMPLES – FERRO
10. Substância composta é aquela formada por mais de um tipo de
elemento químico.
11. Ex. Cloreto de sódio (NaCl), Monóxido de Carbono (CO), Água
(H2O).
12.
SUBSTÂNCIA COMPOSTA – NaCl
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade 9°
ano Data: 29/06/2020
a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Substância química em nosso cotidiano
É muito comum nos depararmos com o
termo substância química em nosso cotidiano, no
entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como algo que cause
danos à saúde e ao meio ambiente. Este é um uso errôneo para o termo pois, as
substâncias químicas estão a toda nossa volta e, inclusive, dentro de nós.
O nosso corpo é formado por
diversas substâncias químicas. A água (H2O) compõe mais de 50% da
massa do corpo humano e as nossas células são compostas por carboidratos (açucares), lipídios, proteínas, entre
outras substâncias. Nossa alimentação também é baseada em substâncias químicas,
tanto naturais quanto sintéticas.
Substância química é qualquer espécie de matéria formada
por uma composição constante de elementos químicos, e
que tenha propriedades físicas e químicas definidas.
Por exemplo, a substância química
água é um líquido à temperatura ambiente (25°C), de característica incolor e
inodora, composta por moléculas de H2O,
que à pressão de 1 atm possui temperatura de fusão igual a 0ºC e de ebulição
igual a 100°C.
Um mesmo elemento químico pode formar substâncias
diferentes, dependendo de como estes elementos se organizam, ou com quais
outros elementos se combinam, podendo se ligar com um isótopo ou com outros
elementos, formando substâncias
simples ou compostas.
Quando um átomo de um elemento
se liga a outro átomo isótopo dele, este elemento pode formar mais de um alótropo, como é o
caso do oxigênio (O)
que forma o gás oxigênio (O2) e o ozônio (O3).
Este tipo de combinação é chamada de substância simples, pois temos apenas um
tipo de elemento se combinando. Já em situações onde temos mais de um tipo de
elemento se ligando, temos substâncias compostas, como é o caso da água (H2O),
formada por 2 átomos de hidrogênio e
1 de oxigênio.
Uma substância química pode ser
classificada como pura ou mistura. Substâncias puras possuem
características definidas e sempre se comportam da mesma maneira, como é o caso
do ácido
clorídrico (HCl), ácido forte presente
no estômago humano. Já as misturas são a junção de duas ou mais substâncias
puras, como a água do mar ou a maionese e podem ser subdivididas em homogêneas ou heterogêneas.
As misturas homogêneas são aquelas em que não há separação
de fases, ou seja, ao observarmos ao olho nu, vemos como uma só substância,
como é o caso da água do mar, que é formada por H2O e NaCl (dentre
outros sais dissolvidos), mas ao olho nu vemos apenas água salgada.
As misturas heterogêneas são aquelas que formam mais de uma
fase ao olho nu, como é o caso de óleos bifásicos ou de uma simples mistura de
água com areia.
Existe uma classe de substâncias químicas conhecida como coloides. Esta classe
apresenta substâncias que ao olho nu parecem como uma substância pura, no
entanto, ao olharmos cuidadosamente em um microscópio, vemos uma separação de
fases. Um bom exemplo de coloide é a maionese, que ao ser observada no
microscópio, é possível ver as moléculas de gordura que a formam dispersas no
líquido.
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AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Ciências
Atividade
9° ano
Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e
atividade, deve constar no caderno de cada aluno.
Separação de Misturas
A separação
de misturas em substâncias simples pode ser realizada através dos
seguintes procedimentos:
- Peneiração: usada entre dois sólidos
de tamanhos diferentes. Exemplo: Pedra e areia.
- Levigação: usada entre
sólidos heterogêneos através da mistura de um deles à água.
- Centrifugação: através da
utilização de uma centrifuga, que agiliza a decantação.
- Decantação: quando
houver substâncias com diferentes densidades. Uma delas se deposita no
fundo do recipiente e pode ser retirada.
- Dissolução
fracionada:
pode ser utilizada quando um dos componentes da misture é solúvel em
líquido. Depois de dissolvida uma das partes, a outra é filtrada e o
restante evaporado.
- Destilação
simples:
quando há temperaturas de ebulição distintas.
- Destilação
fracionada:
semelhante à destilação simples,
mas no vidro há diversos obstáculos que retém as partes da mistura aos
poucos.
- Catação: separação
manual de sólidos diferentes.
- Flotação: usada para
separar sólidos de densidade diferentes. Enquanto um deles afunda, o outro
permanece na superfície.
- Fusão
fracionada:
quando as substâncias químicas possuem pontos de fusão diferenciados, uma
delas é aquecida e separada.
- Sublimação: é a
passagem de solido para gás que algumas substâncias químicas podem sofrer,
com o aquecimento adequado.
Além disso, ainda é possível fazer a separação
magnética ou a separação por filtragem.
Exercícios:
1.Como ocorrem as separações das
misturas de substâncias?
2. O que fusão fracionada?
3. O que é destilação simples?
4. Pesquise um exemplo de
centrifugação.
A separação
de misturas em substâncias simples pode ser realizada através dos
seguintes procedimentos:
- Peneiração: usada entre dois sólidos
de tamanhos diferentes. Exemplo: Pedra e areia.
- Levigação: usada entre
sólidos heterogêneos através da mistura de um deles à água.
- Centrifugação: através da
utilização de uma centrifuga, que agiliza a decantação.
- Decantação: quando
houver substâncias com diferentes densidades. Uma delas se deposita no
fundo do recipiente e pode ser retirada.
- Dissolução
fracionada:
pode ser utilizada quando um dos componentes da misture é solúvel em
líquido. Depois de dissolvida uma das partes, a outra é filtrada e o
restante evaporado.
- Destilação
simples:
quando há temperaturas de ebulição distintas.
- Destilação
fracionada:
semelhante à destilação simples,
mas no vidro há diversos obstáculos que retém as partes da mistura aos
poucos.
- Catação: separação
manual de sólidos diferentes.
- Flotação: usada para
separar sólidos de densidade diferentes. Enquanto um deles afunda, o outro
permanece na superfície.
- Fusão
fracionada:
quando as substâncias químicas possuem pontos de fusão diferenciados, uma
delas é aquecida e separada.
- Sublimação: é a
passagem de solido para gás que algumas substâncias químicas podem sofrer,
com o aquecimento adequado.
Além disso, ainda é possível fazer a separação
magnética ou a separação por filtragem.
Exercícios:
1.Como ocorrem as separações das
misturas de substâncias?
2. O que fusão fracionada?
3. O que é destilação simples?
4. Pesquise um exemplo de
centrifugação.