NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: T5 e T6
Professor: Sandra Mara Berchet
Email: saniberchet@yahoo.com.br
WhatsApp: 991817140
Atividade- 16/03/2020 até 20/03/2020
Atividade.
1- EXPLIQUE O DOCUMENTÁRIO : " VISTA A MINHA PELE".
ATIVIDADE : 23/03/2020 até 27/03/2020
1- Sobre o documentário, responda:
a- Explique o nome do documentário." Vista a minha Pele".
b- Você ou alguém que você conhece já sofreu algum tipo de preconceito?
c- Na sua opinião. Como podemos combater esse tipo de preconceito?
Atividade: 30/03/ 2020 ate 03/04/2020
https://www.sohistoria.com.br/resumos/iluminismo.php
1- COPIAR O TEXTO DO LINK ( O ILUMINISMO) NO CADERNO
ATIVIDADE : 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
Atividade
1- Elaborar um infográfico sobre o texto. ( A Revolução Industrial).
ATIVIDADE DE 27/04/2020 ATÉ 01/05/2020
Elabore um texto relacionando o conteúdo anterior a (Revolução Industrial) com a música da Legião Urbana - FÁBRICA.
Responda
Atividade 29/06/2020 até 04/07/2020
A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
A vinda da família real foi um acontecimento iniciado em 29 de novembro de 1807, e o seu desembarque em terras brasileiras ocorreu em 22 de janeiro de 1808, na cidade de Salvador. A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental.
SUGESTÃO DE FILME : Carlota Joaquina - a Princesa do Brasil
atividade 06/07/2020 até 11/07/2020
Atividades.
ATIVIDADE : 23/03/2020 até 27/03/2020
1- Sobre o documentário, responda:
a- Explique o nome do documentário." Vista a minha Pele".
b- Você ou alguém que você conhece já sofreu algum tipo de preconceito?
c- Na sua opinião. Como podemos combater esse tipo de preconceito?
Atividade: 30/03/ 2020 ate 03/04/2020
https://www.sohistoria.com.br/resumos/iluminismo.php
1- COPIAR O TEXTO DO LINK ( O ILUMINISMO) NO CADERNO
ATIVIDADE : 06/04/2020 ATÉ 10/04/2020
O Iluminismo
Responda ( link)
1- Explique o Iluminismo.
2- Quais eram os ideais
iluministas ?
3- O que defendia os
Iluministas ?
4- Explique a filosofia de Jean Jacques Rousseau .
5- Quais eram as críticas do
filosofo Voltire .
Atividade - 13/04/2020 até 17/04/2020
Atividade.
1- Explicar em forma de texto o documentário: A Revolução Industrial.
Atividade: de 20/04/2020 até 24/04/2020.
Atividade - 13/04/2020 até 17/04/2020
Atividade.
1- Explicar em forma de texto o documentário: A Revolução Industrial.
Atividade: de 20/04/2020 até 24/04/2020.
A REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL
A Revolução Industrial teve início no
século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção.
Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de
produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros,
menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar e
aumentar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento
populacional, na Inglaterra e em outros países europeus, como outra razão para
o aumento da demanda de produtos e mercadorias.
A Inglaterra
foi o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial, do século
XVIII. Este pioneirismo pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra
possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a
principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as
locomotivas à vapor.
Além da fonte de energia disponível, os
ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal
matéria-prima utilizada nesse período. A mão de obra disponível em abundância
(desde a Lei dos Cercamentos de Terras),
também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando
emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital
suficiente para financiar as fábricas, comprar matérias-primas e máquinas, e
contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser apontado como
importante fator, que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Avanços
da Tecnologia
O século XVIII foi marcado pelo grande
salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor,
principalmente os gigantes teares, revolucionaram o modo de produzir. Se por um
lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por
outro, baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Na
área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas a vapor,
conhecidas popularmente como "Maria Fumaça". Com estes meios de
transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo
mais curto e com custos mais baixos.
Principais invenções técnicas da Revolução
Industrial: lançadeira volante de John Kay, tear
mecânico de Cartwright, máquina a vapor de JamesWatt e locomotiva de
Stephenson.
AS Fábricas
As fábricas do início da Revolução
Industrial
não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições eram
precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram
muito baixos. Chegava-se até a empregar, em grande quantidade, o trabalho
infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e
estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas
como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso
semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam
sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.
Em muitas regiões da Europa, os
trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os
empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie
de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos
empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o
Ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os
ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto
e revolta contra as condições de trabalho. Outro movimento, o cartismo, foi
mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando
diversos direitos políticos para os trabalhadores.
INFOGRÁFICO - É uma ferramenta que serve
para transmitir informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos
visuais. Normalmente o infográfico acompanha o texto, funcionando como um
resumo didático e simples.
Atividade 01/06/2020 até 05/06/2020
A França no século XVIII
A situação da França, no século XVIII,
era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro
Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena
burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social,
com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
Nessa época, a França era um país, que
possuía um governo absolutista. O rei governava com poderes absolutos,
controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos
súditos. Havia falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar e
nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na
Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à morte.
A sociedade francesa, do século XVIII,
era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social estava
o clero, que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo
do clero, estava a nobreza; formada pelo rei e sua família, condes, duques,
marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base
da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e
burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho
e com o pagamento de altos impostos. A condição de vida dos desempregados, que aumentavam
em larga escala nas cidades francesas, era dramática.
A vida dos trabalhadores e camponeses
era de extrema miséria. Por esta razão, desejavam melhorias na qualidade de
vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava
uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
A
Revolução Francesa: Queda da Bastilha
A situação social era tão grave e o nível de
insatisfação popular tão grande, que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar
o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI. O
primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha, em
14/07/1789, marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política
era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucionários era
"Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os
desejos do terceiro estado francês.
Durante o processo revolucionário, grande
parte da nobreza deixou a França; porém, a família real foi capturada enquanto
tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei
Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta, foram guilhotinados, em 1793. O clero
também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a
revolução.
No
mês de agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos
feudais que existiam. E promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão. Este importante documento, trazia significativos avanços sociais, que
garantiam direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política
para o povo.
Girondinos e Jacobinos
Após
a revolução, o terceiro estado começou a se transformar. Em decorrência disso,
começaram a surgir partidos com opiniões diversificadas. Os girondinos, por
exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior
dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Por outro lado, os jacobinos, representavam a baixa burguesia e
defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre
e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam, também, profundas
mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.
A
Fase do Terror
Em
1792, os radicais jacobinos, liderados por Robespierre, Danton e Marat, assumiram o
poder e a organização das guardas nacionais. Estas, receberam ordens, dos
líderes, para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes
da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte neste
período. A violência e a radicalização política foram as principais marcas
desta época.
A
burguesia no poder
Em
1795, os girondinos assumiram o poder e começaram a instalar um governo burguês
na França. Uma nova Constituição foi aprovada, garantindo o poder da burguesia
e ampliando seus direitos políticos e econômicos. O general francês, Napoleão Bonaparte, foi colocado no poder após o
Golpe de 18 de Brumário, em 9 de novembro de 1799, com o objetivo de controlar
a instabilidade social e implantar um governo burguês. Napoleão assumiu o cargo
de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.
Responda
1- Descreva a França no século XVII.
2-
Elabore uma pirâmide social da França.
3-
Como ocorre a Queda da Bastilha? Por que ?
4-
Qual era o Lema dos revolucionários?
5-
O que ocorreu com o rei, nesse período? Explique
6-
O que representava o Jacobinos? Quem era
seu líder?
7-
Explique a fase do Terror.
Atividade 08/06/2020 até 12/06/2020
Documentário - A Revolução Francesa.
Atividades
1- Elaborar um resumo do Vídeo.
Pesquisar :
1- O conceito de Revolução.
2 - O Líder da revolução: Maximilien Robespierre.
Atividade 15/06/2020 até 20/06/2020
A ERA NAPOLEÔNICA
No desenrolar da Revolução Francesa nas duas
últimas décadas do século XVIII, os jacobinos assumiram o poder e instalaram a
chamada “fase do terror” ou “Terror Revolucionário”.
Nessa fase, que se tornou crucial a partir do ano de 1793, uma série de crises
começou a ocorrer na França, tanto de ordem política quanto de ordem econômica
e militar. Tais crises implicaram a insatisfação dos setores políticos mais
moderados, os quais passaram a articular o afastamento dos jacobinos do poder.
Para tanto, tornava-se necessário o estabelecimento de uma nova estrutura
política que fosse gerenciada por um líder habilidoso e com grande prestígio
popular.
Napoleão Bonaparte, apesar de jovem,
destacou-se como um dos mais respeitáveis generais do exército francês durante
a Revolução. Sua habilidade na guerra devia-se a variados fatores, mas
principalmente à verdadeira reforma que empreendeu com suas tropas, concedendo
vantagens, motivação, profissionalização e, sobretudo, a infusão de um espírito
nacional nos soldados. O exército de Napoleão foi o primeiro exército popular
da história ligado à ideia de nação – a Nação Francesa –, ao contrário dos
exércitos tradicionais que eram eminentemente aristocráticos.
Napoleão assumiu o poder apoiado pelos
setores da burguesia que queriam o fim do Diretório, comandado pelos
Girondinos. Napoleão pôde, assim, reprimir tanto os revolucionários que estavam
à esquerda quanto os monarquistas que estavam à direita política da França à
época. A manobra político-militar que o colocou no poder ficou conhecida
como golpe do 18 de Brumário (nome que faz referência ao dia e
mês do calendário revolucionário) em 1799. No ano seguinte ao golpe, uma nova
Constituição foi promulgada, fortalecendo o Poder Executivo e dando a Napoleão
o cargo de cônsul vitalício.
Entretanto, dado o enorme poder que passou
a concentrar no cargo de cônsul, Napoleão coroou-se, em 1804, na catedral de Notre-Dame,
em Paris, tornando-se imperador dos franceses – esse fato tornou-se símbolo da
total independência que o novo imperador passou a ter em relação à Igreja, já
que antes era o Papa que coroava o Rei.
A partir de então, o imperador Napoleão
passou a estabelecer uma série de mudanças na França, desde a reabilitação da
Igreja Católica, promovendo reformas no clero e, em certa medida,
controlando-o, até a instituição de um novo Código Civil, que veio a estruturar
uma complexa legislação que até hoje tem seu reflexo no Direito Constitucional
e Internacional do mundo todo.
Além disso, Napoleão também procurou
expandir seu império para várias regiões da Europa. Suas campanhas contra a
Prússia e a Rússia tornaram-se notórias. O exército nacional francês conseguiu
vitórias espetaculares contra os outros exércitos aristocráticos. Aos povos
conquistados, Napoleão dava a justificativa de que os “libertava” da estrutura
do absolutismo, ou do Antigo Regime, que vigorava até então em vários países da
Europa.
O
principal entrave aos projetos de Napoleão foi o Império Britânico. A
Grã-Bretanha, por consistir em um conjunto de ilhas, não ficou exposta aos
ataques da infantaria napoleônica e, não obstante, detinha a marinha mais
poderosa do mundo na época. Napoleão procurou, então, estabelecer uma
estratégia diferente contra os britânicos: bloqueá-los economicamente. Essa
estratégia ficou conhecida como “Bloqueio Continental” e consistia em
pressionar as nações europeias que estavam sob influência da França a não estabelecerem
vínculo comercial com a Inglaterra. Foi nesse contexto que o rei português, D.
João VI, que era apoiado pela Grã-Bretanha, fugiu com a sua corte para o Brasil
– até então colônia – por não atender às determinações de Napoleão.
De
1813 a 1815, Napoleão sofreu, gradativamente, desgastes em seu império,
sobretudo pela grande resistência que países como o Reino Unido, Áustria,
Prússia e Rússia ofereciam ao seu domínio. A batalha mais famosa que marcou o
declínio de Napoleão foi a Batalha de Waterloo, de onde saiu
derrotado. A dinastia de Bourbon foi restaurada na França e ascendeu ao trono o
rei Luís XVIII. Assim acabou o reinado dinástico de Napoleão, que foi exilado
na ilha de Santa Helena e lá morreu em 1821.
ATIVIDADES
Responda:
1- Quem
foi Napoleão Bonaparte ?
2-
Como Napoleão assumiu o poder? Explique:
3-
Explique o Golpe 18 Brumário.
4-
Explique o “Bloqueio Continental”
5-
Em qual batalha Napoleão saiu derrotado? Explique. .
Atividade 22/06/2020 até 27/06/22020
.
Atividade 22/06/2020 até 27/06/22020
.
Atividades
1 - Elaborar um texto sobre o documentário. ( A morte de Napoleão).
2- Fazer um Infográfico sobre o texto ( A Era Napoleônica )
1 - Elaborar um texto sobre o documentário. ( A morte de Napoleão).
2- Fazer um Infográfico sobre o texto ( A Era Napoleônica )
Atividade 29/06/2020 até 04/07/2020
A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
A vinda da família real foi um acontecimento iniciado em 29 de novembro de 1807, e o seu desembarque em terras brasileiras ocorreu em 22 de janeiro de 1808, na cidade de Salvador. A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental.
A vinda da família real para o Brasil é consequência
direta do período napoleônico, mais especificamente, na disputa travada entre França e Inglaterra.
Esse certame entre as duas nações estava em curso desde a Revolução Francesa e
intensificou-se quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França, por meio
do Golpe 18 de Brumário, em 1799.
O início da Revolução Francesa colocou em xeque a
existência das monarquias absolutistas, e, assim, esses países uniram-se contra
a França, concretizando uma série de conflitos no final do século XVIII. Com a
posse de Napoleão, as guerras continuaram, mas, agora, porque a França havia
decidido dominar todo o continente europeu.
Assim, a rivalidade entre França e Inglaterra
acirrou-se porque os ingleses eram o grande obstáculo para Napoleão no seu
projeto de dominar o continente. Esse impasse refletiu-se em toda a Europa, e
Portugal não escapou disso. As disputas internas entre os apoiadores da França
e da Inglaterra aumentaram a ponto de interferência no governo português.
O governo português, no entanto, buscava,
desde o tempo da Revolução Francesa, manter uma posição neutra para
não desagradar as duas nações. A situação agravou-se para ele quando franceses
e espanhóis aproximaram-se, o que fez que as relações entre Portugal e Espanha
ficassem tensas.
Por que a família real veio para o Brasil?
A vinda da família real portuguesa para o
Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da
disputa desta com a Inglaterra. Os franceses pressionavam os portugueses para
que eles cortassem relações diplomáticas com a Inglaterra.
Em 1806, os franceses não tinham conseguido
derrotar os ingleses e não tinham conseguido invadir seu território, protegido
pela poderosa marinha inglesa. Sendo assim, como forma de enfraquecer a
Inglaterra, Napoleão Bonaparte decidiu impor o Bloqueio Continental. Com essa medida, as nações
europeias ficavam proibidas de receber embarcações inglesas e de enviar as suas
a portos ingleses.
Já nesse momento, os
portugueses começaram a cogitar a possibilidade de mudarem-se para o Brasil.
Isso garantiria a liberdade de d. João, uma vez que ele estaria inalcançável a
Napoleão Bonaparte. A tensão em Portugal era evidente pelo fato de que o país
não queria ser forçado a abrir mão de sua aliança com a Inglaterra.
Mesmo com o Bloqueio Continental, os
portugueses continuaram recebendo as embarcações inglesas, e, por isso,
Napoleão Bonaparte deu um ultimato a
eles para que acatassem uma série de imposições contra a Inglaterra até
setembro de 1807. Isso levou a semanas de negociações entre franceses e
portugueses para que a situação fosse resolvida, mas não houve acordo.
Uma das imposições dos franceses era que
Portugal confiscasse os bens de ingleses instalados no país e aprisionasse-os.
Como Portugal recusou-se a aceitar esse e outros termos, Napoleão decidiu
colocar em prática a sua promessa de acabar com a Casa de Bragança, e, assim,
enviou tropas para Portugal a fim de ocupar o país. A ideia era dividir o
território português com a Espanha, aliada da França.
Vinda da família para o Brasil
A decisão que determinou a transferência
da corte portuguesa para o Brasil foi emitida pelo próprio regente de Portugal, d. João, no dia
24 de novembro de 1807. Na ocasião, ele anunciou para membros do governo que os
franceses poderiam chegar a Lisboa em até quatro dias. Isso deu início aos
preparativos para embarcar, o mais rápido possível, tudo que fosse necessário
para que os Bragança pudessem continuar reinando no Brasil.
Como
a vinda da família real deu-se em uma situação emergencial, os preparativos
foram feitos às pressas, e os relatos contam do pânico que dominou as pessoas durante os dias de embarque, de
25 a 27 de novembro de 1807. Os historiadores contam que entre 10 mil e 15 mil pessoas embarcaram junto
à família real portuguesa.
Sendo assim, a embarque
da corte portuguesa foi um evento, uma vez que todo o aparelho administrativo
de Portugal foi embarcado em três dias. Naturalmente, o grau de desorganização
de tudo que aconteceu fez com que muita coisa fosse deixada para trás. Em
Portugal, não ficou nenhum membro da corte que fazia parte da linha sucessória
dos Bragança, e o território ficou sob responsabilidade de uma junta governativa.
Em 29 de novembro de 1807, as embarcações
portuguesas iniciaram sua viagem na direção do Brasil e, no alto-mar,
encontraram-se com embarcações de guerra dos ingleses. Estas escoltaram os
portugueses em segurança até o Brasil. No fim do dia 29, os franceses entraram
em Lisboa.
O
percurso foi cheio de problemas. Os recursos disponíveis não
eram suficientes para a quantidade de pessoas que estavam nos
navios, por isso, alimentos e água foram racionados ao máximo. Também não havia
espaço para todos, e os dormitórios precisaram ser improvisados. A quantidade
de gente e os problemas de higiene resultaram em um surto de piolhos, o
que forçou as mulheres a rasparem os seus cabelos.
Família real no Brasil
A chegada dos Bragança no Brasil
aconteceu em 22 de janeiro de 1808. Após 54 dias de viagem, os portugueses chegaram a Salvador, e lá se estabeleceram
por alguns dias. Com isso se iniciou um período da história brasileira
conhecido como Período Joanino.
Em Salvador, d. João tomou uma medida muito importante para o Brasil: abertura dos portos brasileiros às
nações amigas.
Essa medida promoveu mudanças para a
economia brasileira e aumentou a influência dos ingleses no comércio de nosso
país. Em 8 de março, a corte portuguesa chegou ao Rio de Janeiro, seguida de
outras embarcações que tinham se perdido durante a viagem. A presença da
família real aqui, ainda, trouxe transformações significativas que adiantaram o
percurso do Brasil na direção da independência.
Responda:
1- Quando a família
real veio para o Brasil?
2- Qual era a posição
de Portugal diante da rivalidade entre França e Inglaterra?
3- Por que Napoleão
decretou o Bloqueio Continental?
4- Explique o Bloqueio
Continental.
5- Como ocorreu a vinda
da corte portuguesa? Explique:
6- Quando a Família
real chegou? Qual ano? Como esse período ficou conhecido? Onde?
7- Por que chegando no
Brasil, D. João abre os portos as “nações amigas”? Quem são as
nações amigas”?
8- Por que o autor
afirma: A presença da família real aqui, ainda, trouxe transformações
significativas que adiantaram o percurso do Brasil na direção da independência.
( pessoal).
atividade 06/07/2020 até 11/07/2020
Atividades.
"Avinda da família real para
o Brasil mudou,
também, a fisionomia do Rio de Janeiro. A cidade que
os estrangeiros acharam suja, feia e malcheirosa começou a se
expandir e cuidar de sua aparência, abrindo-se às modas europeias. Para zelar
pela segurança e policiamento da cidade, foi criada, ainda em 1808, a
Intendência de Polícia, encarregada de todos os serviços de melhoria e
embelezamento da cidade."
1- Assim como a cidade do Rio de Janeiro se expandiu com a chegada da Família Real, o seu bairro também pode.Basta escrever uma carta pedindo para o prefeito melhorias para o seu bairro. ( falta de iluminação pública, postos de saúde, escolas, saneamento básico...) 10 linhas.
Modelo de carta