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6º ano - Matemática

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 61, 62 e 63

Professor: Debora Hanzen Frank

Email: deborafrank@gmail.com

WhatsApp: (51) 982183320


Atividade referente a semana de 16/3/20 à 21/3/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. No ano de 1992, os candidatos ao vestibular de uma faculdade foram distribuídos em 112 salas de 35 lugares cada uma. Tendo sido necessário, ainda, formar uma classe incompleta com 18 candidatos, quantos candidatos havia para o vestibular dessa faculdade?

2. Se o dobro de um número adicionado 123, vamos obter 501. Calcule esse número? 

3. Calcule:

a) 213 – 53
b) 23 x 5
c) 72 ÷ 8
d) 144 ÷ 12
e) 522 -35
f) 2547 – 156
g) 94 ÷ 2
h) 1532 – 74
i) 3421 + 573
j) 230010 - 991



Atividade referente a semana dos dias 23/3/20 à 28/3/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Calcule:

a) 4879 ÷ 17
b) 720 x 21
c) 330 ÷ 22
d) 9999 – 590
e) 210743 – 2034
f) 94 ÷ 2
g) 32 x 7
h) 94721 – 593
i) 1722 ÷ 14
j) 181920 + 3995
k) 181920 + 3995


2. Qual o resultado da multiplicação de 63 por 12?

3. Para distribuir igualmente 726 laranjas em 6 caixas, quantas laranjas você deve colocar em cada caixa?


Atividade referente a semana dos dias 30/3/20 à 4/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Uma família gasta, em média, 24 sacolas de plástico por mês.
a) Se a família deixar de usar sacolas plásticas durante todo ano, quantas sacolas não serão usadas?
b) Uma família deixou de usar 264 sacolas plásticas. Durante quantos meses não foram usadas sacolas plásticas?

2. Calcule as seguintes expressões:
Lembre-se: para se calcular uma expressão numérica devemos seguir a ordem a seguir:
1° Calcula-se multiplicações e divisões
2° Calcula-se adições e subtrações (da esquerda para a direita)
Exemplo:



a) 25 x 3 + 24
b) 82 ÷ 2 + 13
c) 72 + 80 ÷ 2 – 15
d) 24 ÷ 2 + 3 x 7
e) 64 ÷ 8 + 42 ÷ 2
f) 5843 – 203 + 450
g) 1234 – 525 + 2034
h) 12 x 2 + 30 ÷ 5
i) 42 ÷ 2 + (7 x 3) ÷ 3
j) 7285 – 6002 + 13




Atividade referente a semana dos dias 6/4/20 à 9/4/20



Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Resolva o seguinte desafio.

2. Cristina foi a uma livraria para comprar 5 cadernos e 1 livro. O total da conta foi 22 reais. Como o livro custou 7 reais e todos os cadernos têm o mesmo preço, quanto ela pagou por cada caderno?

3. Perguntaram a Helena a sua idade e ela respondeu: "Se ao dobro da minha idade você adicionar 25 anos obterá 57 anos ". Qual é a idade de Helena? 

Atividade referente a semana dos dias 13/4/20 à 18/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Quero distribuir meus 116 chaveiros entre 3 amigos de modo que cada um receba a mesma quantidade. Quantos chaveiros cada amigo vai receber? Quantos chaveiros ainda restarão para mim? 

2. Cada embalagem tem 12 canetas coloridas. Quantas dessas embalagens podem ser feitas se tivermos 624 canetas? 

3. Para distribuir igualmente 726 laranjas em 6 caixas, quantas laranjas você deve colocarem cada caixa? 

Atividade referente a semana dos dias 20/4/20 à 25/4/20

Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

1. Uma doceira produziu 702 balas de coco, as quais devem ser colocadas em pacotes. Se cada pacote forem colocadas 54 balas, quantos pacotes a doceira vai formar?

2. Se você trabalhar 5 dias e, por esse trabalho, receber 1205 reais, qual a quantia que você ganhará por dia? 


3. Uma fábrica produziu 1872 tabletes de chocolate, que devem ser distribuídos igualmente em 36 caixas. Quantos tabletes de chocolate serão colocados em cada caixa? 

Atividade referente a semana dos dias 27/4/20 à 30/4/20


Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.


Atividade referente a semana dos dias 1/6/20 à 6/6/20
 Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Esta atividade precisa ser enviada por email.
1. Efetue as seguintes expressões numéricas:
a) (3 + 4) x (9 - 8)
b) (20 + 8) : (3 + 4)  
c) 15 + 8 x (2 + 3) 
d) (5 + 3 x 2) -1 
e) 25 + (8 : 2 + 1) -1
f) 4 x ( 10 + 20 + 15 + 30) 
g) (10 x 6 + 12 x 4 + 5 x 8 ) – 40
h) (3 + 2) x (5 - 1) + 4
i) 82 – 8 x 7 : (4 – 1 x 3)

Atividade referente a semana dos dias 8/6/20 à 13/6/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Esta atividade precisa ser enviada por email.
 Multiplos de um número
Os multiplos de um número natural são aqueles obtidos quando multiplicamos eles pelos números naturais.
Exemplo:
Multiplos de 2 = 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, ....
M(5) = 0, 5, 10, 15, 20, 30, 40,....

1. Escreva os doze primeiros multiplos de cada número:
a) M(3) =
b) M(6) =
c) M(9) =
d) M(12) =
e) M(20) =
 2. Coloque C se for correto e E se estiver errado:
a) 958 é múltiplo de 3 ?
b) 55 é múltiplo de 8 ?
c) 70 é múltiplo de 2 ? 
d) 25 é múltiplo de 5 ?


Atividade referente a semana dos dias 15/6/20 à 20/6/20
 Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Divisores de um número

Os divisores de um número natural são aqueles que podem ser divididos por um número natural onde a divisão é EXATA.
Ex: Divisores de 12 = 1, 2, 3, 4 ,6, 12.

Exercícios
1. Determine os divisores dos números a seguir:
a) D(14) =
b) D(13) =
c) D(15) =
d) D(16) =
e) D(20) =
f) D(18)=
g) D(32) =

Atividade referente a semana dos dias 22/6/20 à 27/6/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Exercicios de múltiplos e divisores:
1. Escreva:
a) Os 5 primeiros múltiplos de 10      
b) Os 5 primeiros múltiplos de 45
c) Os 5 primeiros múltiplos de 18
d) Os 5 primeiros múltiplos de 50

2. Escreva as seguintes sequências:
a) Múltiplos de 14 =      
b) M (23) =
c) M(10) =
d) Divisores de 40 =        
e) D(16) =
f) M(16) =
g) M(35) =                       
h) D(35) =        
i) M(29) =


Atividade referente a semana dos dias 29/6/20 à 4/7/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.
Olá turma, para esta semana, vamos realizar uma atividade um pouco diferente.
Você deve acessar o link abaixo e responder as questões, no final, é só enviar. Não esqueça de colocar seu nome.
Lembrando: esta atividade não precisa ser colocada no caderno, pois eu irei recebê-la automaticamente e individualmente. ASSECE O LINK APENAS DA SUA TURMA.
Boa atividade!

Turma 61:

Turma 62:

Turma 63:

Atividade referente a semana dos dias 6/7/20 à 11/7/20
Atenção: A atividade deve ser copiada (ou colada) e respondida no caderno. Todas as questões precisam ter o cálculo.

Vamos realizar mais alguns exercícios sobre múltiplos e divisores. Caso você não tenha conseguido compreender muito bem sobre, sugiro que antes de realizar os exercícios, assista o vídeo com a explicação do conteúdo:

Exercícios de múltiplos e divisores:
1. Determine os divisores de:
a) 7
b) 40
c) 50
d) 25
e) 24

2. Determine os seis primeiros múltiplos de:
a) 14
b) 8
c) 46
d) 78
e) 100

3. Os divisores de 20 que são múltiplos de 5.

4. Qual é a soma de todos os divisores de 10?


5. Quantos divisores tem o número 8?