Páginas


TURMA 92 - Português

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 92

Professor: Marta Silvana da Silva Rodrigues

Email: martassr@hotmail.com

WhatsApp: 99848-6113


ATIVIDADES DE 16/03/2020 a 21/03/2020

Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.


Leia:

A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas e grãos de um arbusto específico.

Os monges que viviam na região colheram os frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem mais acordados nas noites de vigília e oração.

Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.





Questão 1 – O tema do texto é:

a) a etimologia da palavra “café”.

b) a origem do café.

c) as sensações oriundas do consumo do café.

d) a importância do café para o povo árabe.


Questão 2 -  Assinale o trecho em que uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:
a) “As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas [...]”.
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem [...]”.
c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe [...]”.
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.

Questão 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam substituir “terminantemente” no contexto acima:
______________________________________________________________________________

Questão 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação de:
a) finalidade
b) causa
c) consequência
d) conclusão

Questão 5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah aparece em itálico porque:
a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.
b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.
c) apresenta grafia controversa.
d) constitui uma palavra de origem estrangeira.

Questão 6 – Em “[...] após perceber que suas cabras andavam agitadas [...]”, a forma pronominal destacada refere-se:
a) ao povo mulçumano
b) ao pastor etíope Caldi
c) aos monges
d) ao povo árabe

Questão 7 – O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:
a) “[...] sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia.”. (causa)
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente [...]”. (lugar)
c) “[...] que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. (concessão)
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa [...]”. (restrição)


Questão 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação: 
a) iniciada no presente. 
b) que tinha presença contínua no passado.
c) iniciada no passado e que permanece nos dias atuais.
d) que já foi encerrada.


ATIVIDADES DE 23/03/2020 a 28/03/2020.

Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.

Agora vamos relembrar um pouco, sobre os verbos?




1 -  Conjugue o verbo “JOGAR”, no pretérito e futuro, do modo imperativo.






2 – Conjugue o verbo “AMAR”, no presente e pretérito, do modo indicativo.





3 – Conjugue somente no futuro, o verbo “ESCOLHER”.




ATIVIDADES DE 30/03/2020 a 04/04/2020.

                                       Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.


A CAUSA DA CHUVA
(MILLOR FERNANDES, Fábulas Fabulosas)
1.        Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
2.        – Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
3.       – Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
4.        – Como assim? disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
5.        Nesse momento começou a chover.
6.      - Viram? gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
7.      – Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
8.    – Mas, como assim? tornava a lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?
_____________________________________________
Assinale a única opção correta de acordo com o texto:
1. Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.(   ) a chuva que caía    
b.(   ) a falta de chuva  
c.(   ) as discussões sobre animais  
d.(   ) a conclusão  a que chegaram
2. A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.(   ) “Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.(   ) “… outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.(   ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.(   ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)
3. O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
a.(   ) correto       b.(   ) aceitável     c.(   ) absurdo     d.(   ) científico
4. A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.(   ) “Como assim?” (par. 4)   
b.(   ) “Viram?” (par. 6)  
 c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)  
 d.(   ) “Parecem cegos?” (par. 8)
5. A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.(   ) dúvida interrogativa   
b.(   ) aceitação resignada   
c.(   ) conformismo exagerado        
d.(   ) negação peremptória
6. A expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:
a.(   ) “Como assim?” (par. 4)   
b.(   ) “Viram?” (par. 6)  
c.(   ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)  
d.(   ) “Parecem cegos?” (par. 8)
7. A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.(   ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.(   ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.(   ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.(   ) o mundo é repleto de cientistas
8. O relato nos leva a concluir que:
a.(   ) a galinha tinha razão
b.(   ) a razão estava com o sapo
c.(   ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.(   ) as opiniões estavam objetivamente erradas.
9. Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.(   ) a discussão terminou
b.(   ) chegaram a um acordo
c.(   ) começou a chover
d.(   ) foram apartados por outro animal
10. Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.(   ) A mentira tem pernas curtas.
b.(   ) As aparência enganam.
c.(   ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.(   ) Não julgueis e não sereis julgados.

ATIVIDADES DE 06/04/2020 a 09/04/2020

Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.

Fazer uma Redação “História”, sobre a “PÁSCOA”.


Obs. Utilizando uma folha de seu caderno.           


                                                     ATIVIDADES DE 13/04/2020 a 18/04/2020

Continua revisão sobre verbos.




1. Observe a imagem e responda as perguntas que seguem:

a) Qual o assunto tratado neste texto?

b) Quantos verbos esse texto apresenta no geral, contando desde o título até a última palavra?

c) A expressão “VAI CAIR” presente na imagem poderia ser substituída por apenas um verbo e matéria o mesmo sentido. Que verbo seria esse?

d) Os verbos COPIAR, DEIXAR, CAIR, SER, e REPETIR estão em que forma verbal nesta imagem?


e) Na pergunta: “Por que o senhor nunca FALTA?” A palavra m destaque está em que modo verbal?



2. Leia o texto abaixo e circule todos os verbos presentes:

Joãozinho voltou da aula de catecismo e perguntou ao pai: 
- Pai, porque quando Jesus ressuscitou, apareceu primeiro para as mulheres e não para os homens? 
- Sei não, meu filho! Vai ver que é porque ele queria que a notícia se espalhasse mais depressa!

3. Grife os verbos das frases abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas. 

4. Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso.............muito. (estudar - futuro).
b) ...............boas lembranças da minha infância. (ter - presente).
c) Marcela e Bruna...................ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito).
d) Nesta vida................o que plantamos. (colher - presente).
e) Pedro..................futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro).
f) Os homens...................viola durante a serenata. (tocar - futuro).
g) O aluno..................um prêmio ao final do semestre. (ganhar - presente).

h) A menina..................alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito).



                                          ATIVIDADES DE 20/04/2020 a 25/04/2020.


Português turma 92

Diga o que é cada um:


Texto dramático

Crónica
 
Soneto
 
Romance


Poema
Conto

Lenda



Fábula


                                              ATIVIDADES DE 27/04/2020 a 30/04/2020.



Como as atividades que passei na semana passada é bastante. Essa semana vou deixar para vocês concluirem. E fazer uma redação sobre "DIA DO TRABALHADOR".



                                             ATIVIDADES DE 01/06/2020 a 06/06/2020.




                                                 

                                                  ATIVIDADES DE 08/06/2020 a 13/06/2020.

Essa semana fica para colocarem as atividades em dia, sei que tudo é novidade e muitas matérias.



                                                   ATIVIDADES DE 15/06/2020 a 20/06/2020.





                                            ATIVIDADES DE 22/06/2020 a 27/06/2020.


                                  Escrever uma redação sobre " São João".



                                          ATIVIDADES DE 29/06/2020 a 04/07/2020.


Leia:

Erva-mate

    Um cacique guarani, considerado o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de gosto agradável.
    Tupã também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para acomodar a erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver o líquido quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos. No decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de metal e criaram enfeites para as cuias.
    O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar. Quando ia se sentir só, preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho pelo pai a transformou na protetora de todos os ervais do Rio Grande do Sul.
    Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de solidão e tristeza, o chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde do corpo e da alma, ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e mantém todo mundo alegre.

URBIM, Carlos. “O negrinho do pastoreiro e outras lendas gaúchas”. Porto Alegre: RBS Publicações, 2004.

                                                ATIVIDADES DE 06/07/2020 a 11/07/2020.

Questões

Questão 1 – Quem conta a história acima?
a) um cacique guarani.
b) Caá-yari, única filha do cacique guarani.
c) Tupã.
d) o narrador-observador.

Questão 2 – Segundo o texto, um cacique guarani andava infeliz. Por quê?


Questão 3 – Diante da situação de infelicidade, o cacique guarani tomou uma atitude para resolver o seu problema. Identifique-a:
a) proibiu a filha de se casar.
b) decidiu que moraria com a sua filha.
c) rezou ao deus Tupã, pedindo um companheiro.
d) aprendeu a cultivar a erva-mate.

Questão 4 – O problema do cacique guarani começou a ser resolvido quando o deus Tupã:
a) “ouviu a prece e mostrou para o índio um erval”.
b) “ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas”.
c) “nasceu a erva-mate”.
d) “ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia”.

Questão 5 – Ao final da história, o cacique guarani conseguiu o que desejava? Conte:

Questão 6 – Assinale a frase em que a expressão sublinhada se refere ao cacique guarani:
a) “[…] queria se casar com um jovem guerreiro.”
b) “Como não teria a filha a seu lado nos anos […]”
c) “[…] um companheiro para as horas de solidão.”
d) “Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho […]”

Questão 7 – Na passagem “Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam […]”, o termo “Como” introduz:
a) uma exemplificação.
b) uma comparação.
c) uma causa.
d) uma conclusão.

Questão 8 – O texto lido é do gênero “lenda”. Por isso, podemos concluir que ele atende ao propósito de:
a) explicar o surgimento do chimarrão.
b) narrar uma história de amor.
c) destacar a importância do chimarrão para a saúde.
d) ensinar o preparo do chimarrão.