NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:
Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato
com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para
crianças e adolescentes.
No nosso caso, temos usado nosso blog.
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.
Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul,
vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser
recriada uma escola virtual com aulas online.
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus
professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu
cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.
O cadastro é realizado pelo link:
A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.
Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:
O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas.
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma
determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do
Rio Grande do Sul.
Turmas: 92
Professor: Marta Silvana da Silva Rodrigues
Email: martassr@hotmail.com
WhatsApp: 99848-6113
ATIVIDADES DE 16/03/2020 a 21/03/2020
Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.
Leia:
A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. Foi
cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso conhecido
também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o fruto
proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após perceber que
suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas e grãos de
um arbusto específico.
Os monges que viviam na região colheram os
frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram a consumir frequentemente a
bebida para ficarem mais acordados nas noites de vigília e oração.
Seu cultivo tornou-se tão importante para
o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a
região. Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais
germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na
Holanda.
Questão
1 –
O tema do texto é:
a) a etimologia da palavra “café”.
b) a origem do café.
c) as sensações oriundas do consumo do café.
d) a importância do café para o povo árabe.
Questão
2 - Assinale o trecho em
que uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:
a) “As
sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas [...]”.
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente a
bebida para ficarem [...]”.
c)
“Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe [...]”.
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo
cultivada na Holanda.”.
Questão
3 – “Seu
cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente
proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam
substituir “terminantemente” no contexto acima:
______________________________________________________________________________
Questão
4 – “Todo
café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais
germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação de:
a) finalidade
b) causa
c) consequência
d) conclusão
Questão
5 – A
palavra “café” vem do árabe qahhwah e
significa “vinho”. O vocábulo gahhwah aparece em itálico porque:
a) foi
citado para explicar a origem de uma palavra.
b)
consiste em um termo pouco usual no Brasil.
c)
apresenta grafia controversa.
d)
constitui uma palavra de origem estrangeira.
Questão 6 – Em “[...] após
perceber que suas cabras andavam agitadas [...]”, a forma pronominal
destacada refere-se:
a)
ao povo mulçumano
b)
ao pastor etíope Caldi
c)
aos monges
d)
ao povo árabe
Questão 7 – O item
abaixo em que o elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:
a)
“[...] sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia.”. (causa)
b)
“A partir daí, passaram a consumir frequentemente [...]”. (lugar)
c)
“[...] que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”.
(concessão)
d)
“Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa [...]”. (restrição)
Questão
8 – “Apenas
no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.
A forma verbal sinalizada indica uma ação:
a) iniciada no presente.
b) que tinha presença contínua no passado.
c) iniciada no passado e que permanece nos dias atuais.
d) que já foi encerrada.
ATIVIDADES DE 23/03/2020 a 28/03/2020.
Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.
Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.
Agora vamos relembrar um pouco, sobre os verbos?
1 - Conjugue o verbo
“JOGAR”, no pretérito e futuro, do modo imperativo.
2 – Conjugue o verbo “AMAR”, no presente e pretérito, do
modo indicativo.
3 – Conjugue somente no futuro, o verbo “ESCOLHER”.
ATIVIDADES DE 30/03/2020 a 04/04/2020.
Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.
A CAUSA DA CHUVA
(MILLOR FERNANDES, Fábulas
Fabulosas)
1. Não chovia há muitos
e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia
chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma
conclusão.
2.
– Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
3. – Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da
lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
4. – Como assim? disse a
lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a
deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
5.
Nesse momento começou a chover.
6. - Viram? gritou a galinha. O teto do meu
galinheiro está pingando. Isso é chuva!
7.
– Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
8. – Mas, como assim? tornava a
lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?
_____________________________________________
Assinale a única
opção correta de acordo com o texto:
1. Percebe-se
claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.( ) a
chuva que caía
b.( ) a falta de chuva
c.( ) as discussões sobre
animais
d.( ) a conclusão a que
chegaram
2. A resposta à
questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.( )
“Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.( ) “…
outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.( )
“Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.( )
“Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)
3. O sapo achou que o
esclarecimento feito pela galinha era:
a.( )
correto b.( )
aceitável c.( )
absurdo d.( ) científico
4. A expressão do
texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.( )
“Como assim?” (par. 4)
b.( ) “Viram?” (par. 6)
c.( ) “Ora, que bobagem!” (par.
3)
d.( ) “Parecem cegos?” (par.
5. A atitude da lebre
diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.( )
dúvida interrogativa
b.( ) aceitação resignada
c.( ) conformismo
exagerado
d.( ) negação peremptória
6. A expressão do
texto que confirma a resposta à questão 5 é:
a.( )
“Como assim?” (par. 4)
b.( ) “Viram?” (par. 6)
c.( ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)
d.( ) “Parecem cegos?” (par.
7. A fábula de Millôr
Fernandes é uma afirmativa de que:
a.( ) as
pessoas julgam os fatos pela aparência
b.( )
cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.( )
todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.( ) o
mundo é repleto de cientistas
8. O relato nos leva
a concluir que:
a.( ) a
galinha tinha razão
b.( ) a
razão estava com o sapo
c.( ) A
lebre julgava-se dona da verdade.
d.( ) as
opiniões estavam objetivamente erradas.
9. Cada um dos animais
teve sua afirmação satisfeita quando:
a.( ) a
discussão terminou
b.( )
chegaram a um acordo
c.( )
começou a chover
d.( )
foram apartados por outro animal
10. Toda fábula
encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através
da frase:
a.( ) A
mentira tem pernas curtas.
b.( ) As
aparência enganam.
c.( )
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.( ) Não
julgueis e não sereis julgados.
ATIVIDADES DE 06/04/2020 a 09/04/2020
Atividades feitas no caderno, correção no retorno das aulas.
Fazer
uma Redação “História”, sobre a “PÁSCOA”.
Obs. Utilizando uma folha de seu caderno.
ATIVIDADES DE 13/04/2020 a 18/04/2020
Continua revisão sobre verbos.
ATIVIDADES DE 20/04/2020 a 25/04/2020.
Crónica
Soneto
Romance
ATIVIDADES DE 27/04/2020 a 30/04/2020.
Como as atividades que passei na semana passada é bastante. Essa semana vou deixar para vocês concluirem. E fazer uma redação sobre "DIA DO TRABALHADOR".
ATIVIDADES DE 01/06/2020 a 06/06/2020.
ATIVIDADES DE 08/06/2020 a 13/06/2020.
Essa semana fica para colocarem as atividades em dia, sei que tudo é novidade e muitas matérias.
ATIVIDADES DE 15/06/2020 a 20/06/2020.
ATIVIDADES DE 22/06/2020 a 27/06/2020.
Escrever uma redação sobre " São João".
ATIVIDADES DE 29/06/2020 a 04/07/2020.
ATIVIDADES DE 06/07/2020 a 11/07/2020.
Continua revisão sobre verbos.
1. Observe a imagem e responda as perguntas que seguem:
a) Qual o assunto tratado neste texto?
b) Quantos verbos esse texto apresenta no geral, contando desde o título até a última palavra?
c) A expressão “VAI CAIR” presente na imagem poderia ser substituída por apenas um verbo e matéria o mesmo sentido. Que verbo seria esse?
d) Os verbos COPIAR, DEIXAR, CAIR, SER, e REPETIR estão em que forma verbal nesta imagem?
e) Na pergunta: “Por que o senhor nunca FALTA?” A palavra m destaque está em que modo verbal?
2. Leia o texto abaixo e circule todos os verbos presentes:
Joãozinho voltou da aula de catecismo e perguntou ao pai:
- Pai, porque quando Jesus ressuscitou, apareceu primeiro para as mulheres e não para os homens?
- Sei não, meu filho! Vai ver que é porque ele queria que a notícia se espalhasse mais depressa!
3. Grife os verbos das frases abaixo.
a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas.
4. Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.
a) Preciso passar no vestibular, por isso.............muito. (estudar - futuro).
b) ...............boas lembranças da minha infância. (ter - presente).
c) Marcela e Bruna...................ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito).
d) Nesta vida................o que plantamos. (colher - presente).
e) Pedro..................futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro).
f) Os homens...................viola durante a serenata. (tocar - futuro).
g) O aluno..................um prêmio ao final do semestre. (ganhar - presente).
h) A menina..................alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito).
ATIVIDADES DE 20/04/2020 a 25/04/2020.
Português turma 92
Diga o que é cada um:
Texto dramático
Crónica
Soneto
Romance
Poema
Conto
Lenda
Fábula
ATIVIDADES DE 27/04/2020 a 30/04/2020.
Como as atividades que passei na semana passada é bastante. Essa semana vou deixar para vocês concluirem. E fazer uma redação sobre "DIA DO TRABALHADOR".
ATIVIDADES DE 01/06/2020 a 06/06/2020.
ATIVIDADES DE 08/06/2020 a 13/06/2020.
Essa semana fica para colocarem as atividades em dia, sei que tudo é novidade e muitas matérias.
ATIVIDADES DE 15/06/2020 a 20/06/2020.
ATIVIDADES DE 22/06/2020 a 27/06/2020.
Escrever uma redação sobre " São João".
ATIVIDADES DE 29/06/2020 a 04/07/2020.
Leia:
Erva-mate
Um cacique guarani, considerado o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de gosto agradável.
Tupã também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para acomodar a erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver o líquido quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos. No decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de metal e criaram enfeites para as cuias.
O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar. Quando ia se sentir só, preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho pelo pai a transformou na protetora de todos os ervais do Rio Grande do Sul.
Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que, nas horas de solidão e tristeza, o chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde do corpo e da alma, ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e mantém todo mundo alegre.
URBIM, Carlos. “O negrinho do pastoreiro e outras lendas gaúchas”. Porto Alegre: RBS Publicações, 2004.
Questões
Questão 1 – Quem conta a história acima?
a) um cacique guarani.
b) Caá-yari, única filha do cacique guarani.
c) Tupã.
d) o narrador-observador.
Questão 2 – Segundo o texto, um cacique guarani andava infeliz. Por quê?
Questão 3 – Diante da situação de infelicidade, o cacique guarani tomou uma atitude para resolver o seu problema. Identifique-a:
a) proibiu a filha de se casar.
b) decidiu que moraria com a sua filha.
c) rezou ao deus Tupã, pedindo um companheiro.
d) aprendeu a cultivar a erva-mate.
Questão 4 – O problema do cacique guarani começou a ser resolvido quando o deus Tupã:
a) “ouviu a prece e mostrou para o índio um erval”.
b) “ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas”.
c) “nasceu a erva-mate”.
d) “ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia”.
Questão 5 – Ao final da história, o cacique guarani conseguiu o que desejava? Conte:
Questão 6 – Assinale a frase em que a expressão sublinhada se refere ao cacique guarani:
a) “[…] queria se casar com um jovem guerreiro.”
b) “Como não teria a filha a seu lado nos anos […]”
c) “[…] um companheiro para as horas de solidão.”
d) “Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho […]”
Questão 7 – Na passagem “Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam […]”, o termo “Como” introduz:
a) uma exemplificação.
b) uma comparação.
c) uma causa.
d) uma conclusão.
Questão 8 – O texto lido é do gênero “lenda”. Por isso, podemos concluir que ele atende ao propósito de:
a) explicar o surgimento do chimarrão.
b) narrar uma história de amor.
c) destacar a importância do chimarrão para a saúde.
d) ensinar o preparo do chimarrão.