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TURMA 63 - Arte

 


NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE AULAS REMOTAS:

Até agora muitas escolas usaram várias formas para se manter em contato com os alunos, e de algum modo, realizar o ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. 

No nosso caso, temos usado nosso blog. 
Que continua a ser usado até o dia 11/07/2020.

Pois bem! A partir de agora, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, vão usar o Google sala de aula. Onde, segundo o governo, vai ser recriada uma escola virtual com aulas online. 
Mas, para que os alunos possam continuar em contato com seus professores, e com mais qualidade, é preciso que os alunos façam seu cadastro na plataforma do Google classroom.
Precisamos que os alunos cadastrem suas contas no link abaixo para que tenham acesso às Aulas Remotas.

O cadastro é realizado pelo link:



A partir do dia 13/07/2020 nossas aulas online serão pela plataforma Google classroom.




Cadastro para estudantes da E.E.E.M. AÇORIANOS:





O diretor MARCELO, continua a disposição PELO WHATS 981619769, tentando ajudá-los e esclarecendo as dúvidas. 
Esclarecemos que esta nova orientação para o Google sala de aula, é uma determinação do governo para todas as quase 2.500 escolas estaduais do Rio Grande do Sul.




 

Turmas: 63

Professor: Daiane Souza de Oliveira

Email: prof.daianebio@outlook.com

WhatsApp:(51) 993682237

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AULA PROGRAMADA

Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes

Atividade 6º ano                                                          Data: 16/03/2020 á 20/03/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.

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Conceitos Básicos de Arte


A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes.

Arte Figurativa e Arte Abstrata
A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros.
A origem da arte figurativa remonta séculos de existência humana. As pinturas rupestres já indicavam a necessidade do homem de expressar emoções, sentimentos e de “copiar” e reproduzir figuras da natureza.

Então podemos dizer que:

Arte Figurativa: arte visual que representa as formas, imagens, transmite o que é conhecido, o que foi visto ex.: humanas, da natureza, animais são geralmente representadas em gravura, pintura esculturas.

Arte abstrata: é voltada para representar a expressão e não algo visual, o artista expressa em suas pinturas o que sente no íntimo, faça sentido ou não visualmente. São representadas com cores, linhas, formas, todas de forma livre sem seguir uma lógica, somente o ritmo do sentimento.

Arte figurativa.
Arte abstrata.

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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 23/03/2020 a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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Função da Arte

A arte tem várias funções na vida do homem. Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade.
Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados. Por sua função social, a arte é empregada em diversos projetos em periferias das grandes cidades.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes.
A arte também tem uma função ambiental, que está baseada na alfabetização estética, ou ensinar o homem a organizar formas, luzes e cores, garantindo equilíbrio e harmonia a sua vida.

A arte ainda ajuda a manifestar as qualidades étnicas e psíquicas de uma nação, e expõe sentimentos e anseios individuais.

A arte deve ser analisada sob uma concepção humanística, que mostra que as manifestações artísticas existem para tornar a vida mais bela. A arte deve ser valorizada em todas as suas concepções.


Exercícios:

1-      A arte tem várias funções na vida do ser humano, dê exemplos alguns exemplos com base no texto.
2-      Por que a arte é usada em diversos projetos em periferias nas grandes cidades?
3-      A arte é algo novo? e ela sempre foi como é hoje?
4-      Dê exemplos de artes que estão no nosso dia a dia.
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 30/03/2020 a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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Movimentos artísticos

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objectivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).Os movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista.Os movimentos quase que desapareceram completamente na arte contemporânea, onde prevalecem o individualismo e a diversidade. Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Contemporânea e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna.Apresenta-se a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerar ser mais didática.Considera-se o impressionismo como o primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. No passado, sobretudo desde a constituição da chamada arte autônoma - quando o fazer artístico se desprende da sua função religiosa, seguindo "em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato secular e finalmente a produção para o mercado"  - a História da Arte tratava de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista, a escola flamenga", o gótico" e a tendência romântica, por exemplo).A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda artística.Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto. 
Linha do Tempo

Pré – História:

·         Pré – história  
·         Stonehenge

Arte Antiga:

·         Arte Egípcia

    Clássica:

·         Arte Grega
·         Arte Romana
·         Arte Paleocristã
·         Arte Bizantina
·         Arte Islâmica

Arte Média:

·         Arte Românica
·         Arte Gótica

Moderna:

·         Renascimento
·         Maneirismo
·         Barroco
·         Rococó

Contemporânea:

·         Neoclassicismo
·         Romantismo
·         Realismo
·         Impressionismo
·         Expressionismo
·         Fovismo
·         Cubismo
·         Futurismo
·         Pintura Metasífica
·         Dadaísmo
·         Abstratcionismo
·         Concretismo
·         Cobra
·         Surrealismo
·         Pop art
·         Op art
·         Graffiti
·         Arte Naif


ARTE NEOCLÁSSICA  

-Tendência artística e literária que surgiu em contraposição as ideias do Barroco e do Rococó.
-Este estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da Antiguidade Clássica e Greco – Romana.

ROMANTISMO 

-Há a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso.
-Delacroix é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto relevo, liberdade de composição, exuberância de cor vermelho, contraste de luz e sombra, pinceladas livres.
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 06/04/2020 a 09/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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 Continuação de Movimentos artísticos


REALISMO 

-Surgiu contrapondo a ideia do romantismo.
-O avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, o científico, o objetivo. Começaram a surgir grandes edifícios de ferro, betão e vidro, muito aço.
-desaparecem das pinturas os santos, histórias e literários.
-O pintor só pinta o que viu e o que está a ver.
-Artista: Rodin, Gustave Coubert.


ARTE MODERNA, PÓS- MODERNA E CONTEMPORÂNEA:

IMPRESSIONISMO 

Pintura baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando fixar nas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Artistas: Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.

EXPRESSIONISMO 

Surge em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade, emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o medo, a solidão, a prostituição e outros.
Artistas: Van Gogh, Munch, Toulouse-Lautrec.

FAUVISMO 

Deformadores de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano.
Artista: Matisse, Maurice Vlaminick.

CUBISMO 

Simplificação e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como se fossem cones, esferas e cilindros.
Artistas: Paul Cézanne, Pablo Picasso, Mondrian, Braque.

ABSTRACIONISMO 

É uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências da realidade exterior.
Artista: Kandinsk, Mondrian, Paul Klee.

DADAÍSMO 

Pintura irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem duvida improvisação.
Artista: Duchamp.

SURREALISMO  

Sem preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações.
Artistas:Dali, Miro.

FUTURISMO 

Pintura dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da máquina. Usam formas geométricas para dar movimento.
Artista: Duchamp, Balla.

OP ART 

Propõe participação ativa do contemplador na obra. Criação em série, simboliza o mundo precário.
Artista: Vassarely.

POP ART 

​Evidencia o quotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa.
Artista: Warhol.
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 13/04/2020 a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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Exercícios sobre movimentos artísticos:

1.      O que é movimento artístico?

2.      Faça um desenho na da arte do abstracionismo.


3.      Faça um desenho na arte do cubismo.

Utilize meia folha do seu caderno para cada desenho, não se esqueça de pintar!!!
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 20/04/2020 á 24/04/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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Atividade: Desenho surrealismo.
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 27/04/2020 á 01/05/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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Atividade: Desenho modernismo

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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 01/06/2020 a 05/06/2020

ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.

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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 08/06/2020 a 012/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.


Faça em seu caderno um desenho de acordo com o tipo de arte que você mais gosta. Não se esqueça de pintar!
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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Origem das Histórias em Quadrinhos

 

A primeira história em quadrinhos com as características que conhecemos hoje foi publicada nos EUA em 1894 em uma revista chamada Truth, pelo americano Richard Outcault. Meses mais tarde, o jornal New York World começou a publicá-la oficialmente.
Essa HQ intitulou-se “The Yellow Kid” e narrava as peripécias de uma criança que vivia nos guetos de Nova Iorque, sempre vestida com uma grande camisola amarela.
A personagem comunicava-se por meio de gírias, numa linguagem bastante coloquial, e trazia reflexões acerca da sociedade de consumo e de questões raciais e urbanas.
"The Yellow Kid" - personagem criada pelo artista Richard Outcault em 1894.

Embora essa seja considerada a primeira história em quadrinhos, é importante destacar que algumas manifestações artísticas a influenciaram.
Como, por exemplo, as pinturas do século XIV nas igrejas católicas contando a via-sacra. Nelas é possível observar a trajetória do julgamento e crucificação de Jesus Cristo através de desenhos feitos de forma sequencial.
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.
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História em Quadrinhos no Brasil

 

No Brasil, a primeira revista em quadrinhos chamou-se O Tico-Tico e foi publicada em 1905 pelo periódico O Malho.
Idealizada pelo artista Renato de Castro, foi influenciada pela HQ francesa La Semaine de Suzette e teve como personagem mais popular o garoto Chiquinho.
Mas foi apenas em 1960 que o público brasileiro teve um gibi inteiramente colorido com a publicação de A Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo. O gibi foi apresentado pela Editora O Cruzeiro e trazia personagens inspirados na cultura nacional.

Personagens de A turma do Pererê, do cartunista Ziraldo
Em 1964 o gibi foi retirado de circulação por conta da censura instaurada durante a ditadura militar e só voltou a ser publicado novamente em 1975.
Foi também na década de 60 que surgiu a história em quadrinhos mais conhecida do Brasil, a Turma da Mônica, criada pelo paulistano Maurício de Souza. A revistinha fez tanto sucesso que hoje é publicada em mais 40 países e traduzida em 14 idiomas.

Evolução da personagem Mônica, de Maurício de Souza

História em Quadrinhos pelo Mundo

As histórias em quadrinhos estão presentes em todo o mundo e existem várias personagens emblemáticas.
Uma delas é Mafalda, criação do cartunista argentino Quino no ano de 1964. Nessa tirinha, a garota de aproximadamente 6 anos de idade possui um pensamento reflexivo e questionador acerca da realidade mundial, sempre trazendo um ponto de vista humanista sobre as situações.
Mafalda é muito conhecida em toda a América Latina e na Europa e se tornou um símbolo argentino.

Mafalda, do argentino Quino
Outra HQ notável é Calvin and Hobbes (intitulada Calvin e Haroldo no Brasil). Criada em 1985 pelo americano Bill Watterson, as tirinhas foram exibidas em jornais até o ano de 1995.
Nela, o garoto Calvin vive as maiores aventuras e uma amizade profunda com o tigre Haroldo - que na realidade não passa de um bicho de pelúcia.

Calvin e Haroldo
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Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
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Graphic Novel


As graphic novels – Romance Gráfico em português – são HQs que apresentam conteúdos voltados para o público adulto. Com histórias longas, densas e elaboradas como os romances, geralmente usam como suporte livros com edições caprichadas, papéis e impressões de alta qualidade.
Como exemplo importante dessa forma de arte temos a obra Maus, de Art Spiegelman, publicada em dua partes, em 1986 e em 1991.
 Nesse romance, o autor narra as memórias de sua família pela perspectiva de seu pai, que junto com sua mãe, passou pelos horrores do holocausto na Alemanha nazista. Na história, os judeus são representados pela figura de ratos e os nazistas aparecem como gatos.
Em 1992, Maus ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura, oferecido a obras jornalísticas. Foi a primeira vez que uma história em quadrinhos ganha esse tipo de reconhecimento.

A obra autobiográfica Maus, de Art Spiegelman
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AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira                                         Disciplina: Artes
Atividade 6º ano                                                          Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.
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Atividade:
1.     Crie uma história em quadrinho, relatando a COVID-19, os tempos de quarentena. Não esqueça de pintar!