Arte abstrata.
_____________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade 6º
ano Data: 23/03/2020
a 27/03/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar
no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Função
da Arte
A arte tem várias funções na
vida do homem. Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a
percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade.
Além disso, a arte tem sua
função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os
horizontes de cidadãos marginalizados. Por sua função social, a arte é
empregada em diversos projetos em periferias das grandes cidades.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e
ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas
representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais,
como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos
tristes.
A arte também tem uma função ambiental, que está baseada
na alfabetização estética, ou ensinar o homem a organizar formas, luzes e
cores, garantindo equilíbrio e harmonia a sua vida.
A arte ainda ajuda a manifestar as qualidades étnicas e psíquicas de uma nação,
e expõe sentimentos e anseios individuais.
A arte deve ser analisada sob uma concepção humanística, que mostra que as
manifestações artísticas existem para tornar a vida mais bela. A arte deve ser
valorizada em todas as suas concepções.
Exercícios:
1- A
arte tem várias funções na vida do ser humano, dê exemplos alguns exemplos com
base no texto.
2- Por
que a arte é usada em diversos projetos em periferias nas grandes cidades?
3- A
arte é algo novo? e ela sempre foi como é hoje?
4- Dê
exemplos de artes que estão no nosso dia a dia.
______________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade 6º
ano Data: 30/03/2020
a 03/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar
no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Movimentos artísticos
Um
movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou
objectivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período
de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).Os
movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde
cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista.Os
movimentos quase que desapareceram completamente na arte contemporânea, onde
prevalecem o individualismo e a diversidade. Os
historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos
ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das
produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois
a partir de 1848 consideramos o início da Arte Contemporânea e o movimento
Pop Art o início da Arte Pós-Moderna.Apresenta-se a
arte por meio da linha do tempo histórica, por considerar ser mais
didática.Considera-se
o impressionismo como o
primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. No
passado, sobretudo desde a constituição da chamada arte autônoma - quando
o fazer artístico se desprende da sua função religiosa, seguindo "em
direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato secular e
finalmente a produção para o mercado" - a História da Arte tratava
de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista, a escola
flamenga", o gótico" e a tendência romântica, por exemplo).A
constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX,
com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do
século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda
artística.Um
movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local,
participantes e, em alguns casos, por um manifesto.
Linha do Tempo
Pré
– História:
·
Pré
– história
·
Stonehenge
Arte
Antiga:
·
Arte
Egípcia
Clássica:
·
Arte
Grega
·
Arte
Romana
·
Arte
Paleocristã
·
Arte
Bizantina
·
Arte
Islâmica
Arte
Média:
·
Arte
Românica
·
Arte
Gótica
Moderna:
·
Renascimento
·
Maneirismo
·
Barroco
·
Rococó
Contemporânea:
·
Neoclassicismo
·
Romantismo
·
Realismo
·
Impressionismo
·
Expressionismo
·
Fovismo
·
Cubismo
·
Futurismo
·
Pintura
Metasífica
·
Dadaísmo
·
Abstratcionismo
·
Concretismo
·
Cobra
·
Surrealismo
·
Pop
art
·
Op
art
·
Graffiti
·
Arte
Naif
ARTE
NEOCLÁSSICA
-Tendência
artística e literária que surgiu em contraposição as ideias do Barroco e do
Rococó.
-Este
estilo representa a restauração ou reconstrução das formas artísticas da
Antiguidade Clássica e Greco – Romana.
ROMANTISMO
-Há
a valorização do exótico, do pitoresco, do fantástico e do aventuroso.
-Delacroix
é o expoente máximo da pintura romântica.
-Alto
relevo, liberdade de composição, exuberância de cor vermelho, contraste de luz
e sombra, pinceladas livres.
__________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade 6º
ano Data: 06/04/2020
a 09/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar
no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Continuação de Movimentos artísticos
REALISMO
-Surgiu
contrapondo a ideia do romantismo.
-O
avanço tecnológico fez com que os homens se voltassem para o real, concreto, o
científico, o objetivo. Começaram a surgir grandes edifícios de ferro, betão e
vidro, muito aço.
-desaparecem
das pinturas os santos, histórias e literários.
-O
pintor só pinta o que viu e o que está a ver.
-Artista:
Rodin, Gustave Coubert.
ARTE
MODERNA, PÓS- MODERNA E CONTEMPORÂNEA:
IMPRESSIONISMO
Pintura
baseada nas diversas variações da cor da luz. Pintavam ao ar livre, procurando
fixar nas telas a luminosidade e a atmosfera do ambiente.
Artistas:
Manet, Monet, Cézanne, Degas, Renoir.
EXPRESSIONISMO
Surge
em oposição ao impressionismo e reflete a angústia e a instabilidade do período
entre a primeira e segunda Guerra Mundial. Pintura deformada de imagens e da realidade,
emocional, sentimental, utilizando temas como o amor, o ódio, a miséria, o
medo, a solidão, a prostituição e outros.
Artistas: Van Gogh, Munch,
Toulouse-Lautrec.
FAUVISMO
Deformadores
de imagens da realidade por isso em suas telas não produzem sentimentos, mas
simplesmente sensações, impulsos vitais. É uma pintura que agride por suas
cores fortes e quentes. O desenho e a forma estão em segundo plano.
Artista:
Matisse, Maurice Vlaminick.
CUBISMO
Simplificação
e geometrização da forma. Abandono da terceira dimensão. Trata as formas como
se fossem cones, esferas e cilindros.
Artistas:
Paul Cézanne, Pablo Picasso, Mondrian, Braque.
ABSTRACIONISMO
É
uma pintura cuja forma não possui qualquer relação com as imagens ou aparências
da realidade exterior.
Artista: Kandinsk, Mondrian,
Paul Klee.
DADAÍSMO
Pintura
irracional, sem sentido, debochada, satírica. Reflete um espírito de
insatisfação e tédio, pois surgiu num período de saturação cultural. Desordem
duvida improvisação.
Artista:
Duchamp.
SURREALISMO
Sem
preocupação estética ou moral baseia-se inteiramente no comando do
subconsciente. Baseado no valores do sonho e suas associações.
Artistas:Dali,
Miro.
FUTURISMO
Pintura
dinâmica, vertiginosa, compatível com a velocidade da era da máquina. Usam formas
geométricas para dar movimento.
Artista:
Duchamp, Balla.
OP
ART
Propõe
participação ativa do contemplador na obra. Criação em série, simboliza o mundo
precário.
Artista:
Vassarely.
POP
ART
Evidencia
o quotidiano, o comum. Exagero de formas para chamar atenção. Expressão do
vulgarismo americano valorizando produtos fabricados e consumidos em massa.
Artista:
Warhol.
___________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade 6º
ano Data: 13/04/2020
a 17/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar
no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Exercícios sobre movimentos artísticos:
1. O
que é movimento artístico?
2. Faça
um desenho na da arte do abstracionismo.
3. Faça
um desenho na arte do cubismo.
Utilize meia folha do seu caderno
para cada desenho, não se esqueça de pintar!!!
_________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira Disciplina: Artes
Atividade 6º ano Data: 20/04/2020 á 24/04/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
________________________________________________________________________________
Atividade: Desenho surrealismo.
______________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira Disciplina: Artes
Atividade 6º ano Data: 27/04/2020 á 01/05/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
_____________________________________________________________________________
Atividade: Desenho modernismo
__________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade 6º
ano
Data: 01/06/2020 a 05/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar
no caderno de cada aluno.
__________________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora: Daiane Oliveira Disciplina: Artes
Atividade 6º ano Data: 08/06/2020 a 012/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
Faça em seu caderno um desenho de acordo com o tipo de arte que você mais gosta. Não se esqueça de pintar!
________________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade
6º ano
Data: 15/06/2020 a 20/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve
constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Origem das
Histórias em Quadrinhos
A primeira história em quadrinhos com as
características que conhecemos hoje foi publicada nos EUA em 1894 em uma
revista chamada Truth, pelo americano Richard Outcault. Meses
mais tarde, o jornal New York World começou a publicá-la
oficialmente.
Essa HQ intitulou-se “The Yellow Kid” e
narrava as peripécias de uma criança que vivia nos guetos de Nova Iorque,
sempre vestida com uma grande camisola amarela.
A personagem comunicava-se por meio de gírias,
numa linguagem bastante coloquial, e trazia reflexões acerca da sociedade de
consumo e de questões raciais e urbanas.
"The Yellow Kid" -
personagem criada pelo artista Richard Outcault em 1894.
Embora essa seja considerada a primeira história
em quadrinhos, é importante destacar que algumas manifestações artísticas a
influenciaram.
Como, por exemplo, as pinturas do século XIV nas
igrejas católicas contando a via-sacra. Nelas é possível observar a trajetória
do julgamento e crucificação de Jesus Cristo através de desenhos feitos de
forma sequencial.
________________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade
6º ano
Data: 22/06/2020 a 27/06/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser copiada no caderno de cada aluno.
_________________________________________________________________________________
História em Quadrinhos no Brasil
No Brasil, a primeira revista em quadrinhos
chamou-se O Tico-Tico e foi publicada em 1905 pelo periódico O
Malho.
Idealizada pelo artista Renato de Castro, foi
influenciada pela HQ francesa La Semaine de Suzette e teve
como personagem mais popular o garoto Chiquinho.
Mas foi apenas em 1960 que o público brasileiro
teve um gibi inteiramente colorido com a publicação de A Turma
do Pererê, do cartunista Ziraldo. O gibi foi apresentado pela
Editora O Cruzeiro e trazia personagens inspirados na
cultura nacional.
Personagens
de A turma do Pererê, do cartunista Ziraldo
Em 1964 o gibi foi retirado de circulação por
conta da censura instaurada durante a ditadura militar e só voltou a ser
publicado novamente em 1975.
Foi também na década de 60 que surgiu a história
em quadrinhos mais conhecida do Brasil, a Turma da Mônica, criada
pelo paulistano Maurício de Souza. A revistinha fez tanto sucesso que hoje
é publicada em mais 40 países e traduzida em 14 idiomas.
Evolução da
personagem Mônica, de Maurício de Souza
História
em Quadrinhos pelo Mundo
As histórias em quadrinhos estão presentes em todo
o mundo e existem várias personagens emblemáticas.
Uma delas é Mafalda, criação do
cartunista argentino Quino no ano de 1964. Nessa tirinha, a garota de
aproximadamente 6 anos de idade possui um pensamento reflexivo e questionador
acerca da realidade mundial, sempre trazendo um ponto de vista humanista sobre
as situações.
Mafalda é muito conhecida em toda a
América Latina e na Europa e se tornou um símbolo argentino.
Mafalda,
do argentino Quino
Outra HQ notável é Calvin and
Hobbes (intitulada Calvin e Haroldo no Brasil). Criada
em 1985 pelo americano Bill Watterson, as tirinhas foram exibidas em jornais
até o ano de 1995.
Nela, o garoto Calvin vive as maiores aventuras e
uma amizade profunda com o tigre Haroldo - que na realidade não passa de um
bicho de pelúcia.
Calvin e
Haroldo
____________________________________________________________________________________________
Professora: Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade 6º ano
Data: 29/06/2020 a 03/07/2020
ATENÇÃO:
Toda matéria e atividade deve constar no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Graphic Novel
As graphic novels – Romance
Gráfico em português – são HQs que apresentam conteúdos voltados para o público
adulto. Com histórias longas, densas e elaboradas como os romances, geralmente
usam como suporte livros com edições caprichadas, papéis e impressões de alta
qualidade.
Como exemplo importante dessa forma de arte temos
a obra Maus, de Art Spiegelman, publicada em dua partes, em
1986 e em 1991.
Nesse romance, o autor narra as
memórias de sua família pela perspectiva de seu pai, que junto com sua mãe,
passou pelos horrores do holocausto na Alemanha nazista. Na história, os judeus
são representados pela figura de ratos e os nazistas aparecem como gatos.
Em
1992, Maus ganhou o Prêmio Pulitzer de
literatura, oferecido a obras jornalísticas. Foi a primeira vez que uma
história em quadrinhos ganha esse tipo de reconhecimento.
A obra
autobiográfica Maus, de Art Spiegelman
____________________________________________________________________________________________
AULA PROGRAMADA
Professora:
Daiane Oliveira
Disciplina: Artes
Atividade
6º ano
Data: 06/07/2020 a 11/07/2020
ATENÇÃO: Toda matéria e atividade deve ser
copiada no caderno de cada aluno.
______________________________________________________________________
Atividade:
1. Crie
uma história em quadrinho, relatando a COVID-19, os tempos de quarentena. Não
esqueça de pintar!
|